Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

27 de mar. de 2012

AS DIVISÕES DE BASE


Uma grande caixa preta

Olá meus caros amigos. Sei que o título já assusta mas infelizmente, é isto mesmo que se deve ter em mente quando vem a indagação sempre corrente de ‘o que é feito com tanto garoto bom de bola da base’? 

Sim ilustres alvinegros. O que é feito com os jogadores melhores (muito melhores) do que os bons que sobem para o time principal? Alguém sabe? Alguém pode dizer porquê estamos tão organizados hoje mas não conseguimos trazer mais um Josimar que jogue ao lado de um outro Alemão e ainda encontre um Mendonça no time? 

Ou então, porquê o Vasco não consegue mais fazer subirem Pedrinhos, Felipes e Juninhos que lá em cima vão substituir Romário, Dinamite e Mazinho? E o Flamengo, um time que após a nossa derrocada passou a ser o grande criador de talentos, e que substituía Zico, Leandro e Adílio por Mozer, Jorginho e Aldair, que eram substituídos por Juan, Leonardo e Bebeto? 

Alguém sabe dizer porquê hoje sobem apenas aqueles bons de bola, ou seja, aqueles que ao menor sinal de descuido no time principal somem e seu futebol é logo misturado a uma insegurança e a um despreparo para segurar a onda quando a coisa pega? Fato este que é perfeitamente superado quando o talento chega ao nível do de um Neymar, um Ganso ou um Lucas (o do São Paulo)? 

Será que o país parou de produzir craques mesmo, ou será que algo de podre ocorre nos porões da base, estas informações são sempre abafadas e o grande público do futebol jamais chega a saber aonde aqueles talentos raros foram parar? 


Bom, chega de suspense não é mesmo? Num recente programa esportivo (me permitam não citar a fonte da informação mesmo ela tendo sido pública), falava-se justamente destas contratações de jogadores que vêm do exterior mas ninguém ou quase ninguém mais lembra o time em que jogou aqui, de quem leva mais ou menos ao se repatriar tanto jogador mediano, de contratarmos técnicos não tão mágicos assim mas que levam salários de 700 mil reais e que sempre carregam consigo tais jogadores e aí, quando um dos jornalistas perguntou aonde estavam os meninos da base, um terceiro, meio que querendo falar e querendo abafar o caso mandou na latinha (o microfone)... “aaaahhhh! Mas ali na base ninguém mexe!... Quero ver quem é que vai assumir um clube e mexer naquele vespeiro da base!.... Duvido!... O dia em que alguém assumir a direção de um clube e quiser mexer na base, cai do cargo no dia seguinte.... colocam rapidinho para correr!”. 


Ainda veio a nada singela explicação de como se dá o sumiço dos candidatos a craques: surge um garoto bem dotado futebolisticamente nas categorias mirins, abre-se no clube a porta para um cara que antigamente era conhecido como empresário e o sujeito manda 30 mil dólares na mão de um pai que jamais veria tanto dinheiro na vida (normalmente, 80% destes jovens vêm de áreas bem carentes). Com isto, o filho já deixa de ter vínculo (qualquer vínculo) com o clube. Claro que se ninguém no clube pode “mexer com este vespeiro”, alguém lá dentro deve também levar a sua parte e deve ser muuuuiiiiito dinheiro. É evidente e cristalino que, aqueles garotos que vemos em torneios de bairros e que fazem misérias com a bola não deixaram de existir de uma hora para outra. Basta se passar em frente a uma quadra quando os turnos de aulas nas escolas acabam para que confirmemos este fato: crianças que driblam galalaus bem maiores do que elas como se estivessem andando pela calçada e desviando de um simples obstáculo, magia pura com a bola nos pés. Escolinhas de futebol também proliferam e hoje as temos em muito maior número do que as que existiam há umas 3 décadas. 

Bom meus amigos. O fato parece ser este mesmo. O debate está aberto e só posso dizer que, infelizmente, não tive como me calar ante o conhecimento de algo que desconfiávamos ser esquisito mas que, só mesmo com detalhes como estes, pudemos ver o quão tenebroso é de verdade. Isto foi falado, repito, num programa esportivo e apesar de sermos um blog “familiar”, se alguém ler e aparecer para comentar contestando, podem acreditar que estou falando a verdade. 


O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

37 comentários:

  1. Paret,

    Estou enrolado aqui e só vou abrir os debates.

    Acho que é público e notório que a situação é esta mesma. O fato é que os clubes estão muito endividados, por conta das décadas de sangrias e incompetências, e a situação é essa: vende-se a janta para pagar o almoço, ou seja, vende-se a base para conseguir pagar os jogadores atuais.

    E isso vira um ciclo vicioso, conforme o Luis fala, vende-se mal e compra-se mal. É aquela situação do país, vende o ferro e compra o aço, vende o minério bruto para depois pagar muito mais caro na matéria trabalhada, e às vezes já desgastada.

    Volto depois. Mas tem muita notícia boa rolando hoje, e só olhei o Fogaonet.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro amigo.

      O que saiu daquela declaração no programa esportivo, a meu ver, extrapola o simples "vender almoço para comprar a janta".

      Ali, ficou claro que a base pode estar perdida e dos clubes já estão reféns da própria falta de estrutura do nosso futebol. E o vespeiro parece braso, algo como mexer em todo um sistema político e de politicagens, se fôssemos fazer analogia ao sistema de governo num país como o nosso.

      Parece algo meio fora de controle e coisa do tipo "quem mexer, ou sai ou é 'saído' ...." e 'saído' seja de que maneira for. Eu não sei se levei a coisa a limites apocalípticos por ter ouvido a declaração e ter me assustado com a forma como tudo foi dito, mas se formos tentar entender de fato porquê só surgem Neymares e Lucas lá em São Paulo e aqui já não aparece nada parecido faz muito tempo, podemos chegar a uma explicação mais racional.

      Vou também estar pegado o dia todo mas se puder, passo para ver os debates. Se não der, hoje só consigo vir mesmo no final da noite, início da madruga.

      Paret.

      Excluir
  2. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

    Infelizmente o futebol de hoje confundiu-se com a política, e onde existe política podem ter a certeza de que a podridão é infernal e imoral.

    Lógico que todos sabem o que ocorre mas ninguém tem o saco roxo para falar. Da mesma forma que muita gente quer entrar para a política, fica a pergunta do porquê alguém quer ser presidente de clube de futebol? Se sabe que vai administrar prejuízos. Por amor ao clube? Conta esta para outro.

    Muito dinheiro corre nas entranhas dos clubes de futebol e começa exatamente pela base onde o diamante bruto é lapidado para poder um dia ser aproveitado em benefício próprio daqueles que dirigem os clubes. Esta é a questão.

    Enquanto um jogador mediano no futebol de hoje ganhar míseros 150 mil reais por mês; enquanto técnicos de futebol ganharem 700 mil por mês; vamos ter gente dizendo que o Botafogo está nadando em dinheiro e que a hora que precisar tira o coelho da cartola.

    A hipocrisia, a demagogia, o toma-lá-da-cá, a prepotência, a certeza da impunidade impera no país assim como nos clubes de futebol. Quando lí a resposta do meu grande Marcos Paret(sem crítica-lo por favor amigo) sobre as dívidas do clube com o INSS, se tem a certeza de que estamos vivendo numa Sodoma e Gomorra. O INSS um dia terá que pagar a sua aposentadoria caro amigo e de muitos outros que passaram a vida toda pagando(coisa que o Botafogo não fez)e por causa dele e de milhares de empresas e clubes que pensam desta maneira, não sei se vc conseguirá um dia recebê-la.

    Clube de futebol no Brasil, e talvez até no mundo, são uma piada. Ganham de mão beijada as suas praças de esporte e seus estádios, devem verdadeiras fortunas ao país de origem, e sequer, ou melhor JAMAIS são incomodados para pagarem o que devem, e quanto mais devem mais recebem em benesses. O ditado dêem pão e circo ao povo que tudo ficará bem, e eles esquecerão as mazelas de suas vidas é a realidade simples de hoje. Para comprovar o que digo tentem fazer um parâmetro entre uma empresa particular e um clube de futebol e verão o disparate e o abismo que existe entre os dois. E vejam que não usei e nem falei em lavagem de dinheiro.

    Quanto a consertar isso meu amigo Marcos Paret, dirão aqueles que "comandam": CONSERTAR PARA QUE? ESTOU GANHANDO O MEU LEGALMENTE. Mas nem sempre o que é moral é legal, já dizia um grande jurista brasileiro.

    Este assunto se bobiar ficaremos discutindo, ou melhor, conversando dias a fio aqui, e jamais chegaremos a uma conclusão plausível, pois independe de nós e muito menos de nossa vontade a sua solução, se é que existe alguma. Seria utopia nossa querer o contrário a tudo que está aí.

    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  3. Olá meu amigo Luiz. Não pude voltar, por absoluta falta de tempo estes dias aqui no trabalho, ao comentário no qual falei que Borer se precipitou em vender a nossa Sede por dívidas mas cabe um esclarecimento. Jamais quis compactuar com um possível calote à Previdência, pois tenho consciência meu amigo, de que a Previdência é um dos pilares da nossa sociedade. Não fui claro lá naquele comentário e acabei cometendo este deslize de deixar parecer que andava para a dívida, mas corrijo a falha aqui e digo que o que tenho como opinião, é que havia solução menos gravosa ao clube para a quitação da dívida e que se deveria ter ‘andado’ mesmo, era para a pretensão de Vale de somente aceitar General Severiano. Deveriam ter batido o pé pois acabariam aceitando o Mourisco, que foi mesmo sacrificado para a nossa volta à sede.

    Espero ter esclarecido.

    Abços... Paret.

    ResponderExcluir
  4. Meu nobre amigo.

    Sei de sua firmeza de caráter e jamais pensaria ao contrário disso.

    Só me referi ao assunto tentando mostrar o que a maioria destas pessoas que vivem ou se utilizam do futebol fazem com o dinheiro que não é deles. Aqui em Curitiba um Secretário para Assuntos da Copa, Atleticano fanático, em uma reunião com o Conselho do clube sugeriu aos mesmo que fizessem um empréstimo para custear as obras do seu estádio junto ao BNDES para poder viabilizar apenas quatro jogos da Copa na Arena, coisa de megalomaníaco.

    Para simplificar o assunto, este secretário salafrário teve a a cara de pau de além de sugerir aos conselheiros que pedissem o empréstimo não se preocupassem em pagar, pois em futebol não se paga nada e o próprio governo federal baseado nos interesses políticos da questão iria perdoar a dívida.

    Então meu amigo continuo no meu pensamento o futebol de hoje é uma vergonha nacional para muitos mas não para poucos, assim como a política. Só se pensa no quanto eu levo nisso. E consertar isso meu nobre é simplismente utópico.

    Me perdoe pela referência ao seu comentário.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde amigos,
    o Marcos sintetizou o que acontece nosso e em outros clubes principalmente o Rio, é uma verdade que muitos já sabiam ou desconfiavam e não queriam acreditar, a imundice que paira sobre o futebol e mesma que paira em nossos governos.
    Tem dois vídeos abaixo com o Bebeto que explica ou nos dá uma ideia do que ou o porque:
    http://www.youtube.com/watch?v=-ZYjsbrLfzY
    http://www.youtube.com/watch?v=3szrglaJHOU&feature=related

    Sem «cultura ética» , não há salvação para os homens. Albert Einstein

    ResponderExcluir
  6. Galera botafoguense, sem dúvida nehuma é um tema complexo, delicado e de extrema importância pois se está lidando com crianças e adolescentes. Em função disso, a obscuridade em que se encontra este assunto tem que mudar, tem que vir à luz do dia. Não tenho conhecimento sobre o assunto para aprofundar neste momento, mas parabéns por colocar este debate e que a gente se volte também a este assunto.
    Vejo avanços hoje no Botafogo, o Zen e Cidinho já foram para a seleção brasileira, estão subindo ao elenco principal de forma gradativa vários jogadores da base e alguns que estamos colocando esperanças como o Jeferson, Vitinho, Sassá, Gegê, para citar alguns, coisa que faz tempo não víamos no nosso Clube.

    ResponderExcluir
  7. Paret e Luiz, vou citar um exemplo que nada tem haver com futebol, no setor de saúde temos temos a mafia formada pela maioria dos médicos que sobrevivem do dinheiro do sus, seus contratos de trabalhos permite que eles trabalhem no serviço publico em vários hospitais, pasmem, tem medico que tem carga horaria de 15 horas por dia e ainda atendem no seu consultório particular, todo mundo sabe e ninguém explica, imaginem no futebol!!!! que tem pernas de pau com salários de 200,000, se o perneta receber 50.0000 ainda é duro de acreditar, por ai vai.

    ResponderExcluir
  8. Amigos,

    Ainda sem poder entrar na discussão, copio diversas notícias republicadas no Fogaonet somente hoje:

    http://fogaonet.com/noticia.asp?n=25531&t=blog+botafogo+ganha+r+400+mil++jogo+globo+nao+mudara+carioca

    http://fogaonet.com/noticia.asp?n=25532&t=conselho+fiscal+do+botafogo+acusa+falta+de+seu+parecer+no+balanco+de+2011++

    http://fogaonet.com/noticia.asp?n=25537&t=conselho+define+hoje+se+aprova+balanco-+2011+e+orcamento-2012

    http://fogaonet.com/noticia.asp?n=25540&t=divida+clube+alega+pagamento+de+r+30+milhoes+e+reajuste+de+juros

    http://fogaonet.com/noticia.asp?n=25545&t=blog+loco+abreu+no+corinthians+seria+%C3%A2%E2%82%AC%CB%9Cnegocio+da+china%C3%A2%E2%82%AC%E2%84%A2+para+o+botafogo

    Alés dessas todas, catei essa pela Internet:

    http://www.guiafut.com/2012/02/volante-do-botafogo-troca-de-clube-na.html

    Gerson era tido como uma das grandes revelações da base. Vem andando pelo mundo. Qual o objetivo? Ganhar experiência? Valorizar o jogador para vender?

    Giácomo é um bom meia, lembro de algumas partidas dele.

    Ainda temos o Alex emprestado ao Joinvile, e o Somália, que não tem relação nenhuma com a base, indo para Ponte Preta por empréstimo.

    Pelo menos vejo os garotos sendo emprestados, e não negociados de qualquer forma. Mas a participação do Botafogo neles é pequena. Lembro de ter lido que do Caio o clube só tem 20%.

    Tambem lembro de ter lido que no projeto do CT de Mal Hermes há uma previsão dos investidores terem percentual dos jogadores revelados.

    A coisa é complicada.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Olá meus amigos.

    O negócio então é torcermos para que o time dê liga, pois pelo que se vê dos outros três do Rio, um bom momento só dura mesmo naquela taça, naquele título.

    Uma sequência hoje aqui no Rio como a que foi conseguida pelo São Paulo se vê inviável, pois logo após um título o clube desanda devido a este vai e vem de contratos e negociatas.

    Pois é. Esta semana, esta postagem aí vai atrair cobras e lagartos em matéria de lama remexida no fundo do poço.

    Paret.

    ResponderExcluir
  10. Simplesmente sensacional.

    O site se chama AQIP (A Quem Interessar Possa) e mostra a zoeira da Fla-Globo-Press.

    Vejam (leiam) isto..

    http://aqipossa.blogspot.com.br/2012/03/entrevista-com-tufao.html


    E aqui eles dão uma esculachada, mostrando uma verdade temerária e brincando com ela.

    http://aqipossa.blogspot.com.br/2012/03/extra-extra-novela-para-idiotas.html

    ResponderExcluir
  11. Amigo Paret,

    Infelizmente o futebol virou um grande "business". Em qualquer torneio de divisões inferiores o que se vê é empresário. Quando um jogador se destaca, vem logo o empresário oferecendo apartamento, carro e leva o atleta.

    O atleta deixou de ser propriedade do clube e passou a ser propriedade do empresário. O clube investe no jogador e depois de pouco tempo (2 anos ) fica sem o vínculo com o clube (lei Pelé).

    Falar isso aqui é redundância, mas só para introduzir meu comentário.

    Continuando,

    Para piorar a situação - que você colocou com muita propriedade, existe o conluio entre empresário, técnicos e presidentes de clubes, negociando jogadores da base, colocando jogador em vitrine para ser negociado e toda sorte de maracutaias em favor deles e em detrimento ao clube.

    Nem precisamos estar nos bastidores para saber. É só acompanhar a mídia especializada para conhecer o passivo dos clubes, o do nosso Botafogo por exemplo.

    Para mudar esse cenário, temos que ter uma legislação condizente. Só depois de uma regulamentação é que esse quadro pode mudar. Aí então é que entra a importância da política. A necessária e boa política. Não essa que vivenciamos, cheias de fisiologismos e interesses incomuns.

    Mas para que isso aconteça temos que caminhar muito, penso.

    Abração amigo Paret e demais amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Jonas.

      Confundiram aqui no país durante muito tempo, craque de bola com pensador de futebol. Aquela de "Pelé calado é um poeta" é meio grosseira, mas suas atitudes tomadas sem o aval dos homens da Warner (aqueles que realmente o deixaram rico o fazendo apenas rir) sempre foram polêmicas.

      Um dos maiores exemplos foi a perda de poder para montar times competitivos do Grêmio, que sempre vendia bem um craque para ir fazendo aqueles times pegadores. Quando eles perderam R. Gaucho de graça a coisa começou a desandar.

      Ex atleta para se mostrar bom administrador tem que ser testado, tem que recomeçar em outra área e muitos ainda confundem um passado de futebol exemplar com capacidade para gerenciar também de forma ímpar. E isto tem sido fatal para os clubes no futebol.

      Não vejo num futuro próximo uma forma de se mudar a legislação e que venha a ser capaz de alterar este estado de coisas. E com isto, vamos caminhando para mais uma Copa do Mundo em casa sem saber direito quem são os reais craques do nosso futebol ou se vamos com para a competição com um "time de interior arrumadinho", destes que vez ou outra chegam entre os primeiros das competições nacionais, e aí meu amigo, mais uma vez, a vaca pode ir para o brejo.

      Paret.

      Excluir
  12. Amigos,
    tenho certeza da vitória no domingo o quero saber é quantos gols o Loco vai fazer.
    Eu acho que Loco faz 2 gols.

    ResponderExcluir
  13. Também torço por ele Orlando. E agora, com a confirmação de que o contrato será cumprido, acho que ainda nos dará mais alegrias.

    A conferir.

    Paret.

    ResponderExcluir
  14. Marcos,
    eu acho que uma boa solução para Loco seria ele jogar apenas um tempo dos jogos, preservaria o jogador em relação sua idade e poderíamos testar outras situações de jogo e de opções.
    O que acham???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejo isto como uma solução muito viável. Mesmos nestes anos em que brilhou, Loco sempre mostrou cansaço na fase final do brasileirão (exceto no ano passado, quando ficou muito tempo na seleção e se desgastou menos).

      O problema é equacionar isto com o próprio jogador, um sujeito de opinião firme e com pontos de vista inabaláveis. Mas quem sabe, né?

      Paret.

      Excluir
  15. Bom dia nobres alvinegros! Em casa nesse horário por causa da greve mas já saindo para o batente. Essa semana fiquei muito feliz com uma reportagem sobre os ônibus dos times do RJ, a exceção do Botafogo que ainda não tem, ou melhor, não tinha. Já está em fase final com uma montadora para o FOGÃO ter o próprio bus. Já era hora de ver a estrêla "caminhando" pelas ruas do Estado do RJ e quem sabe, fora Dele?
    Gigante (scos) abraços botafoguenses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Gigante (hehehe)!!!

      Que ótimo vê-lo aqui novamente! Realmente é uma boa notícia, inclusive porque vem na forma de patrocínio.

      E também já tem notícia indicando que o orçamento do clube foi aprovado. Não sei isso é bom ou ruim. Prevê um deficit de 42 milhões, algo bem exagerado, uma vez que acredito que nosso orçamento não chegue a 150 milhões. Isso precisa ser revertido, mas é bem complicado, e é um dos motivos que levam a esta situação da base. Como é mesmo aquele ditado?

      Em casa que falta pão, todos brigam e ninguém tem razão.

      Abraços.

      Excluir
    2. BOA TARDE GALERA GLORIOSA

      Não há muito o que se fazer com relação a este fato (mercado negro de jogadores no "nascedouro"). O que eu poço dizer é que: "No creo en brujas, pero que las hay, las hay y de que vuelan, vuelan"... hehehe Ou seja, tem gente que não "acredita", mas existe... rsrsrs Esse tipo de "caixa preta" (by Paret) é daquelas que vc sabe que existe, vc tem idéia do que tem dentro, mas não consegue encontrar a "chave" para a constatação da prova "derradeira". Também se fosse fácil, a casa já tinha caído faz hora... kkkkk Espertalhões enriquecendo a conta bancária, isso não é de hoje. O que mais chateia é que, na ponta, perde o atleta e mais do que ninguém, o clube. Lastimável realidade. Fico por aqui. Um ótimo final de semana e que venha a consolidação da liderança.

      Forte abraço

      Alexandre.

      Excluir
  16. Olá amigos,
    vocês acham que o Botafogo ajuda as torcidas organizadas ??
    Tem um link interessante a respeito:
    http://esporte.ig.com.br/futebol/maioria-dos-grandes-clubes-do-brasil-financia-organizadas/n1597724067161.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Orlando, assunto interessante.

      Lembro que um tempo atrás, creio que na época do bebeto, houve um rompimento com as organizadas e até um certo movimento de boicote e algum bate-boca.

      Hoje parece que a convivência é amistosa e creio que há alguma facilitação para compra de ingressos, ou desconto. Mas só acho, pois não tenho informação real nenhuma.

      Mas o Botafogo é possivelmente, dos 4 grandes do Rio, o que mantém relação mais "distante" das organizadas.

      Abraços.

      Excluir
  17. Olá meus amigos. Inicialmente, mais uma vez saudando o Gigante pela passada no blog. Seja sempre bem vindo, meu caro amigo. E você não viu ainda foi sobre os ônibus dos clubes, imagem que saiu por aí nas redes sociais. Hoje vou pegar a imagem e passar para todos.. Hilária..hehehehe.

    E aí o Orlando levanta outro assunto até de certa forma ligado a este da postagem: a “caixa preta” da ligação nefasta ‘clubes/torcidas organizadas’. Ajudam sim Orlando. Financiam ingressos, bancam viagens e etc.. Isto aqui até pode funcionar como nova denúncia como esta aí dos esquemas da base, mas aqueles ingressos de cambistas que são oferecidos na porta dos estádios, é esquema clube/torcida/cessão de ingressos gratuitos (ingressos estes cedidos para que as organizadas freqüentem as arquibancadas mas que vão para a venda ilegal).

    Eles vendem, entram no jogo com o encalhe (já percebeu como a parte da TO só enche após o jogo iniciado?) e vários acessos são franqueados pelos membros do clube que participam da maracutaia.

    Paret.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Paret,

      A forma mais básica de ajuda é o clube dar uma parte dos ingressos de graça para as organizadas. Algo assim, dá-se 1000 ingressos de graça, a cúpula da organizada entra de graça, uma parte paga 10% do ingresso, ou até os recebe de graça pois paga "mensalidade" à torcida, mas só vão uns 200 ou 300 ao estádio. Então os outros 700 são vendidos, meio no esquema cambista mesmo, na porta do estádio, ou até antecipado, e esta venda financia as atividades do grupo.

      Mas há outras formas, como a própria reportagem cita.

      Abraços.

      Excluir
  18. Prezados Alvinegros

    Não sei se alguém já comentou a matéria aqui neste espaço, mas achei MUITO interessante a análise tática do nosso time feita pelo André Rocha no site do Globo Esporte, que é intitulada erroneamente de:
    Inteligência tática de Fellype Gabriel já é essencial ao Botafogo
    link:
    http://globoesporte.globo.com/platb/olhotatico/2012/03/25/inteligencia-tatica-de-fellype-gabriel-ja-e-essencial-ao-botafogo/

    Erroneamente pois fala muito além da importância de Felype Gabriel no esquema de O.O.

    Fala do buraco entre a defesa e o meio de campo (já identificado pelo Legend aqui no Blog).
    Comenta a lentidão de nossa defesa e do Mattos, e da falha constante da defesa quando tem que dar combate direto aos atacantes adversários em caso de subida dos laterais.
    Fala da oscilação (ou Montanha Russa do C. Henrique) de nossos jogadores, em especial do Elkeson.
    E fala também da necessidade de peças de reposição, especialmente nas laterais, coisa que o idiota do nosso presidente não consegue enxergar já que ele tem que gastar dinheiro contratando tal Madger para o futebol de areia. Safado !!

    Recomendo !

    Sds Alv
    Quarentinha

    AHHH, Antes que eu me esqueça:
    FORA LOCO ABREU E FORA "FALHO" FERREIRA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Quarentinha.

      Muito legal o texto, vez que o time é visto de forma crítica e não no formato ôba-ôba por estar liderando, ou naquela forma de ignorar por não ser midiático, ou ainda pior, naquelas análises rápidas e inconsequentes, na qual passarm rápido pelo nome do time e caem sempre naqueles mais povudos.

      Acho que com as contratações pontuais que o time precisa, Oswaldo terá como resolver estas questões. Só temos agora que torcer para que abram o olho no clube e contratem.

      Paret.

      Excluir
  19. Excelente texto.

    Preciso e abordando o assunto de forma ampla e inteligente. São estes textos que nos motivam a continuar lendo a imprensa. Pena que são poucos e são os que não fazem sucesso.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  20. Aproveitando para adicionar mais um, rsss. O Blogger estava com pane geral. Sistema de comentários não funcionava, mas em todos os blog da blogspot.

    Pelo visto está resolvido. hehehehe.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Amigos, vejam a notícia:

    http://fogaonet.com/noticia.asp?n=25620&t=medico+poe+loco+em+duvida+nao+parece+grave+mas+preocupa

    Leve contusão no treino em cima da hora. Sinceramente, acho que não estamos tendo excesso de contusões coisa nenhuma. Metade dessas contusões devem ter feito parte do sistema de rodízio, descanso, geladeira e teste. Para não dizer que o cara foi barrado, fala-se em contusão, trabalho especial de condicionamento físico e por aí vai. Acho que só as contusões do Maicosuel e do Cidinho foram de fato.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  22. Olá Henrique. Como é sabido, aqui do trabalho não se acessa a opção "responder" e assim, lá vou eu debater acerca do seu comentário "Carlos HenriqueMar 30, 2012 11:58 AM"
    ______________________________________

    Decerto que andam querendo a melhor formação e provavelmente, OO veio lá de fora com este macete para lá de interessante: os caras são medalhões, não andam jogando bem, os que os substituem entram e resolvem a parada, então para não barrar os antigos titulares, faz-se um acordo de cavalheiros para que eles não fiquem mal e vai se inventando contusão e recondicionamento físico.

    Faz todo o sentido. Afinal, a preparação física no ano passado conseguiu reverter o quadro de 2010, quando Joel poderia ter levado o time à Libertadores mas todo mundo quebrou no final da temporada. Em 2011, todos começaram a sentir suas contusões no início e no segundo semestre, todos estavam a postos e inteiros.

    Paret.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Paret,

      Agora notícias já no ritmo de pré-jogo:

      http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/03/oswaldo-reclama-do-nivel-do-treinamento.html

      Vamos ver se o time entra em campo ligado e faz uma boa partida. Repetir a atuação contra o Vasco.

      Uma vitória já nos deixa na boca da classificação, daí é concentrar todos os esforços na Copa do brasil.

      Abraços.

      Excluir
  23. Bom dia Paret, Henrinque e demais nobres Alvinegros!

    Ando meio sumido do blog, não tenho postado nada, mais estou sempre de olho, quero inicialmente parabenizar pelo excelente texto, bem pertinente ao momento do futebol brasileiro, mais creio que os clubes já estão dispertando quanto a saída precoce de atletas, haja visto que essa é a única forma dos clubes levantarem um boa quantia com a venda e formar um time com um custo relativamente baixo, e quero acreditar que nosso clube tambem esteja inserido nesta mudança de mentalidade, mesmo sabendo que tem os tais investidores que andam rondando e lógico tem que tirar o dele de qualquer forma.
    Quanto ao jogo de domingo, acredito que vamos com tudo pra cima do flu, com ou sem o Loco, e temos tudo para vencer e ficar com a classificação bem adiantada.

    Saudações alvinegras!

    ResponderExcluir
  24. Bom dia a todos. BLOG devagar no clima pré-clássico...

    Então vamos com notícia relacionada ao post:

    http://fogaonet.com/noticia.asp?n=25647&t=ibasei+juvenil+e+infantil+vencem+o+nova+iguacu+e+mantem+100+na+taca+gb

    A base pode ser uma caixa preta, mas vemos jogadores aí despontando no time principal, como Caio, Jeferson, Vitinho, Cidinho, temos um bom time de juniores na briga pela TG, que já falei algumas vezes, não está melhor porque volta e meia tem desfalques relacionados com o time principal, temos um grupo sub-23 forte que esteve na Índia muito bem, o juvenil e infantil mandando bem, e jogadores emprestados como Alex no Joinville, o Gerson na Europa, e outros.

    Pode ter muita coisa para arrumar, mas hoje pelo menos temos uma base.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  25. Extra, extra,

    Maurício Assunpção acaba de informar que toda a DIVIDA do Botafogo está PAGA.
    Após uma grande negociação com credores foram sanadas todas as dívidas e deixa o clube com R$ 100.000.000,00 livres para novos investimentos.

    ResponderExcluir
  26. Olá amigos.

    Dia complicado no blog, opção "responder" indisponibilizada, vou aqui de resposta a Henrique e Orlando.

    A nossa base vem brilhando já há algum tempo Henrique, e vejo num futuro próximo um time com muitos jogadores revelados em casa no elenco principal.

    E sobre os 100 milhões, valeu pelo primeiro de abril meu caro Orlando.

    O Lancenet também mandou um "do cacete", com uma chamda na capa do site dizendo "extra.. extra... irritada com o curinguinha, Fifa elege o Parque Antárctica reformado como palco da Copa em São Paulo.

    Acessei a matéria e eles meteram um "ahaaaaaaaaaaaaaaaa!!".. hehehehe.

    Pois é meus amigos. Eu também caí.

    Abços.. .

    Paret.
    ________________________________

    Estou indo almoçar para depois, começar meu caminho até ao NOSSO ESTÁDIO. E por falar em NOSSO ESTÁDIO, o pessoalzinho da periferia tá chiando feito panela de pressão, pois o Fogão jogou o clássico das multidões para o sábado para que pudéssemos jogar contra o Boavista no próximo domingo. Maurício mandou um "o estádio é meu e então, se virem e procurem outro horário".

    E está para lá de certo. Quem assume as despesas astronômicas para se manter um aparelho como aquele é o Botafogo e então, se o time precisa de local para fazer seu jogo e é o detentor lícito do estádio, a periferia que se vire.

    ResponderExcluir
  27. Meu caro Paret,
    realmente é um 1° de abril, e um enorme desejo que se torne verdadeiro.
    Vamos a mais uma vitória hoje.

    ResponderExcluir
  28. NENSEEEE... NENSEEEE... 4 X O Pro nense.... kkkkkk











    PRIMEIRO DE ABRIL, MANÉ.... HAUHAUAHAUHAUAHAUAHUAHAUAHAUAHAU

    Fui...

    ResponderExcluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG