Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

3 de out. de 2011

BANANA BEBA: O CRAQUE


Olá amigos,
Antes que pensem “O Carlos Henrique bebeu...”, por favor, leiam a história toda, creio que consigo esclarecer o título.

Bem, em segundo lugar, me desculpo porque será um texto longo. Por outro lado, havia escolhido esta data para a postagem, e estava preocupado, pois iria atropelar o post de um jogo do Botafogo. Mas como o Botafogo não jogou (nada), então ficou melhor.

Amigos, venho aqui para contar uma história minha pessoal, como botafoguense. Vendo a história de amigos como  Luiz Fernando e Heleno, sabia que deveria escrever a minha. E vendo os amigos falando de Garrincha, Didi, Nilton Santos e tantos outros, sabia que deveria falar de um craque do Botafogo que tive o prazer de ver jogar, e conviver, e o nome dele é Banana Beba (não, acreditem, eu não bebi, e sei que vocês nunca ouviram falar dele).

Esta história encaixa muito bem neste momento de incerteza que vivemos agora, pois é uma história de  resistência, de acreditar no que se faz, de acreditar no Botafogo, de acreditar na vida. Uma história de superação.

Ela se passa na segunda metade da década de 70, fora do Rio de Janeiro. Eu ainda criança, o Botafogo tendo comemorado o aniversário do urubu com uma goleada de 6 a 0 poucos anos antes (creio que foi a partir deste dia que me vi botafoguense, pois pouco lembro de futebol antes disso), mas em claro declínio, entrando na tenebrosa era de 21 anos sem títulos.


Botafogo inesquecível
Pois bem, nesta época fomos morar em outro estado, em local aonde conviviam pessoas de vários locais do país, e tínhamos livre acesso a quadras de Futsal. Não, na verdade de Futebol de Salão, como se chamava na época o esporte. Neste ambiente, pude ver o futebol do meu irmão desabrochar. Sua característica, de dribles desconcertantes, com uma mobilidade aguda e irreverente, um jeito meio que de boneco-de-mola, parecendo que iria cair a qualquer momento, e mais o fato de ser alto e branco, lhe rendeu o apelido de banana bêbada, ou de forma simplificada, Banana Beba.

Só para clarear o estilo, eram umas passadas largas desengonçadas, meio ao estilo do Somália, com dribles desconcertantes ao melhor estilo Maicosuel. Na época,  comparavam ao estilo cambaleante do Toninho Cerezo. Acho que com essa descrição os amigos conseguem desenhar uma imagem do estilo do jogador. É claro que tudo isso num menino, iniciando a adolescência, e no tal futebol de salão.

Pois bem, ele era figura constante na pelada da criançada. A pelada sempre rolava naquele tradicional esquema de time de fora, e ele era um daqueles que estava sempre entre as primeiras escolhas. E dificilmente recusava uma partida, fominha de bola que era. Entretanto, além das peladas, a garotada “torcedora” acabou montando uns times fechados. Vou ser sincero, eram só dois times, o Vasco e mais outro, que realmente não lembro se Fluminense ou Flamengo. E volta e meia marcavam umas partidas, onde só o pessoal do grupinho fechado participava. Eram escalações prontas, o pessoal com uniforme e tudo. Nós que não estávamos no grupo e não tínhamos um time, só assistíamos. Inclusive o Banana Beba.

Na mesma época, os adultos resolveram aproveitar o espaço existente e organizar um clube dos moradores. O projeto foi bem pra frente, e acabou, para a garotada, resultando na criação de um torneio infanto-juvenil de futebol de salão. Abriram as inscrições, e logo estavam lá inscritos Vasco, Flamengo e Fluminense, pois já haviam criado um terceiro time, e seria um triangular.

Mas o Banana Beba, visionário (e isto me lembra o Paret com o seu/nosso BLOG), logo questionou:”Como pode o Botafogo ficar de fora dessa?”. Então ele correu atrás, arrumou quem topasse bancar parte do uniforme, e arrumou uns amigos para conseguir fazer a inscrição inicial do time dentro do prazo. E nessa estava lá eu, moleque, pequeno, franzino e perna-de-pau, compondo o elenco. Outro amigo de todas as horas, mas que não jogava nada, o Delany, também botou o nome lá. Assim como um melhorzinho no toque de bola, também botafoguense, o Ednaldo.


Galerinha em frente de casa
Estávamos inscritos! Haveria um Botafogo naquele torneio. E éramos a piada. Um verdadeiro exército de Brancaleone. Todo mundo apostando quem conseguiria a maior goleada em cima de nós. Mas o Banana Beba não era bobo, e sabia honrar o nome do Botafogo. Havia tempo para inscrever mais gente, e ele correu atrás, catando um pessoal que pouco participava das peladas, mas que ele sabia da qualidade técnica. E em poucos dias, batendo de porta em porta, ele conseguiu montar o time. Lembro até hoje e com facilidade a escalação final. Miltinho no gol, irmãos Caminha (não lembro o primeiro nome deles, talvez Márcio e Maurício), um fazendo o fixo, outro a ala esquerda, Banana Beba pela ala direita, e Ednaldo fazendo algo tipo um pivô.

Ainda assim éramos a piada do torneio. Veio o sorteio e o excelente e favorito time do Vasco, que possuía um fixo chamado Arquimedes, no melhor estilo volante inteligente, caiu para enfrentar o Flamengo. Coube ao Fluminense jogar contra nós na primeira partida do torneio. Ou seja, na cabeça de todo mundo a final seria Vasco contra Fluminense, apesar dos flamenguistas acreditarem numa vitória frente ao Vasco.


O time a ser batido
Fomos para o jogo. Eu e aqueles amigos de primeira hora fomos com muita honra para o banco de reservas, torcedores de luxo. Acabamos cumprindo papel importante naquela primeira partida.  Porque? Porque era um torneio de duas partidas, no mesmo dia, jogo depois de jogo, e era importante não cansar demais os jogadores principais. Além disso, ainda houve um motivo nobre, gesto inteligente do nosso técnico. Explico fácil, aconteceu que Banana Beba e Ednaldo começaram a partida arrasadores, e o Caminha, nosso fixo, não perdia uma atrás. Então, em determinado momento do segundo tempo a partida teve que ser interrompida para atenderem o goleiro do Fluminense, que havia desabado na área, aos prantos. Local da contusão? No coração e no orgulho, pois isto ocorreu no momento em que ele sofreu o sexto gol, e vencíamos por 6 a 0, num baile total.

Depois de alguns minutos, o menino convencido a continuar no jogo, voltamos com time todo reserva, inclusive eu na quadra, e terminamos a partida com um acachapante 8 a 2. Não éramos mais piada, muito pelo contrário. Esperávamos a final. O outro jogo foi duro, e se a memória não me falha, terminou 2 a 1 para o Vasco sobre o Flamengo.

Mesmo com o 8 a 2, todos acreditavam no título do Vasco. Entramos na final com o time principal, a partida foi dura, mas fizemos 2 a 1. Já próximo ao fim do jogo o Banana pegou uma bola pela direita, driblou um, tocou para o Ednaldo que fez o pivô e devolveu rasteira para o próprio Banana, que encheu o pé e acertou o ângulo. Golaço! E me lembro bem até hoje, o Banana Beba pulando ao estilo Pelé, comemorando aquele golaço, que sentenciava a vitória. A partida realmente fechou naqueles 3 a 1, recebemos as medalhas, orgulhosos. E a coisa foi tão intragável, que já saímos dali ouvindo o planejamento de um novo torneio, pois aquela situação era inadmissível para eles. Mas não tinha como, aquele título era nosso. Um sonho realizado.

Prontos para receber a medalha
Mais do que isso, fizeram o tal novo torneio, e a coisa quase que se tornou evento anual, pois depois do segundo tiveram que fazer um terceiro e um quarto torneio. Conseguimos nada menos que o tricampeonato. E Banana Beba foi o craque do tricampeonato do Botafogo no final da década de 70, pelo menos na minha cabeça de criança, naquele nosso mini-universo, distante do Rio de Janeiro. Pode parecer besteira? Mas não. Saibam que com isso nenhum dos garotos tinha coragem de falar mal do Botafogo, falar da nossa crise de títulos, e os diversos problemas do clube, como a perda de General Severiano. Afinal, sofriam diretamente na pele as derrotas. Foi um ponto de resistência, foi algo que nos serviu de apego, naqueles e em mais alguns anos de dificuldades.


Banana Beba amadureceu, se aventurou pelo futebol de campo, e numa brincadeira de pelada chegou a dar uns dribles num cara, mais velho, mais forte, e que conseguia detonar todo mundo que tentava driblá-lo. Ao final da pelada, o cara se apresentou e fez  um convite. Ele era jogador, zagueiro dos juniores de importante time do futebol brasileiro, antigo campeão brasileiro e atualmente na série B. Ele disse que apresentaria o Banana Beba para o técnico, para fazer um teste, e que tinha certeza que ele conseguiria a vaga. Meus pais não deixaram o teste se realizar, depois nos mudamos, outras prioridades vieram, e aí ele se afastou do futebol, apesar de jogar as peladas, sempre bem sucedido.

Veio a faculdade, e perto do fim do curso, quando ainda vivendo seu prazer pelo esporte e fazendo remo (já havia feito também atletismo), teve fortes dores nas costas. Avaliação médica indicava problema muscular, depois algo de coluna, após 3 semanas as dores só pioraram, e acabei o acompanhando carregado ao hospital, ele sem conseguir andar, sem força nenhuma nas pernas. Finalmente, rapidamente um neurologista fez o diagnóstico: um tumor pressionava sua coluna. Cirurgia feita, e a constatação de que era um tumor maligno, linfoma não-Hodgkin, levando também à quimioterapia e radioterapia. Aos 24 anos, foram 4 semanas deitado na cama, mais alguns meses entre cama e cadeira de rodas, muita fisioterapia, quase um ano necessitando de duas muletas para andar, depois só uma muleta, e finalmente usando eventualmente uma bengala para dar mais firmeza e tranquilidade.

Neste tempo todo eu também amadureci, também fiz faculdade, me formei, casei.  Meu futebol de perna-de-pau evoluiu alguma coisa, evidentemente no gol, onde acabam parando os sem talento com os pés. E perto de casa havia um campo de futebol, e então um dia fui lá, eu, meu sogro, meu cunhado e o Banana Beba, já recuperado, só com o uso eventual de sua bengala. Resolvemos bater uma bolinha, só aquela brincadeira de troca de passes, afinal éramos somente nós 4 em um campo. Acabou que depois virou uma brincadeira de chute a gol, e eu de goleiro.

A brincadeira fluía bem, saindo alguns gols e algumas defesas, aquele bate-bola onde não sai nada que preste de jogada. Nem o Banana acertava nada, afinal eram quase 2 anos sem tocar em bola, e há pouco ele andava com facilidade. Quando de repente a bola espirrou para fora da quina esquerda (direita do goleiro) da área, eu me desloquei para lá, mas o Banana correu, pegou a bola. Dei dois passos para trás e para direita, fechei o canto, e saiu o chute dele. A bola subiu, e o chute abriu, como se fosse sair a minha esquerda lá pela linha de fundo, mas eu vi que o bola já vinha com efeito, e não havia como, alta e aberta, passou por cima e à minha esquerda, e caiu em curva, entrando no ângulo esquerdo do gol. Eu olhei a bola no fundo da rede, olhei para ele e sorri com aquele pensamento de goleiro que pensa “FDP, essa não tem como, vai sacanear outro”. Ele sorriu também, baixou a cabeça. Respirou fundo, botou as mãos na cintura, e falou: “Cansei. Estou satisfeito”. Eu concordei, também estava satisfeito. 

Que orgulho daquele gol. Que orgulho de ter visto Banana Beba jogar. Que orgulho de ser tricampeão pelo Botafogo.
Que orgulho de ser Botafogo.
Parabéns Banana Beba.

38 comentários:

  1. Fala Henrique.

    Aqui no BLOG, Cada etapa uma surpresa, cada tela um flash.. kkkkk.

    Quando eu viajava em dezembro e lá naqueles locais com LENternet de onde eu penava para postar, fui surpreendido com o "Sou Botafogo, Papai" do Heleno. Tivemos também a belíssima história do Luiz e de como ele e seu pai se dedicaram ao Glorioso com tudo o que tinham e podiam.

    Agora, abro nosso blog no final da noite e me deparo com esta belíssima história alvinegra. Pena o seu irmão "Beba" não ter podido chegar junto com o Mendonça e o Josimar, hein? Aí sim, poderíamos ter aquele meia atacante para sermos campeões nos 80´s.

    De qualquer forma meu amigo, história emocionante e que tenho certeza, deve ter mexido também com você no momento da montagem da narrativa. Nosso povão-Fogão vai gostar e os recém-chegados irão ver porque somos diferentes.

    Parabéns pela bela história que viveu ao lado do seu irmão e amigos.

    Paret.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela História com "H" maiúsculo.

    Merlin
    A bordo do Botafogo desde 1534

    ResponderExcluir
  3. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

    Mais uma HISTÓRIA emocionante que presenteia este espaço.

    O mais engraçado disto tudo, é que percebemos que muitos de nós teriam motivos de sobra para torcermos por qualquer clube menos o Botafogo e contrários a tudo é exatamente o que fizemos, torcer pelo clube. Por isso sempre digo, ser Botafoguense é ter paz no coração é um estado de espírito que só nós o temos. E é isso que nos faz diferente e insuportáveis aos outros. Eu diria que somos o sangue azul do esporte.

    PARABÉNS meu grande amigo CARLOS HENRIQUE, sua narrativa é digna dos grandes torcedores Botafoguenses.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Bom dia caríssimo Luiz.

    O Henrique ontem me fez parar, pensar e ver como é bonito o desenrolar de um sonho. E no caso dele e da turma do Botafogo, eles conseguiram uma verdadeira proeza que foi, na virada dos anos 70 para os 80, conseguir na sua cidade inverter papéis e nos colocar, de excluídos nas rodas de conversa sobre futebol, para donos da verdade forjada neste belo tricampeonato vencido, parece que também lá, contra tudo e contra todos. Eles tiveram que nos engolir.

    Bela história, bela experiência. Vida longa ao nosso bravo Henique e a todos nós. Isto aqui meu amigo, virou parte da minha vida. Acordo, vejo meus filhos, tomo café e abro o blog. Chego no trabalho, acesso o sistema, vejo se tem algo urgente a ser feito e abro o blog. Volto para casa, faço aquela sala costumeira com a família e abro o blog.

    É isto.

    Paret.

    ResponderExcluir
  5. Olá galera alvinegra.

    Na expectativa para o jogão de sábado e vamos todos para São Januário.

    O Fogão tem obrigação de vencer.


    Paret.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Carlos Henrique pela linda historia sua e de seu irmão botafoguense, pessoas como vocês é que nos deixam mais Botafoguenses ainda se isso for possível.

    ResponderExcluir
  7. Valeu braso. Henrique já havia me contado parte desta bela história mas aqui, o filme ganhou forma.

    Só eles conseguiram, naqueles terríveis 70/80, praticar o nosso NINGUÉM CALA, não é mesmo? Naquele tempo, botafoguense gritar era meio que pregar no deserto.

    Paret.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde!

    E aí Marcos e amigos Botafoguenses o que acham dessa história do Kajuru, isso não pode ser noticia plantada para dar uma desestabilizada no nosso time, ainda mais com a possibilidade eminente dos cariocas dominarem esse brasileirão.

    Saudações alvinegras!

    ResponderExcluir
  9. É Lucas.

    Na postagem sobre o jogo do último domingo no NINGUÉM CALA, discutimos sobre todo tipo de armação, incluída aí a de 92 quando Renê Playboy, Valber e C. A. Dias se venderam.

    Depois, Merlin postou sobre a vida do Cajuru e os interesses envolvidos para o G4.

    Não acredito mesmo em motim.

    Paret.

    ResponderExcluir
  10. Olá amigos!!!

    Obrigado pelo apoio e elogios. Depois de escrever a história tive que tirar um dia sabático. Não é mole, né? Agora entendo perfeitamente o Heleno e Luiz.

    Obrigado Paret, Luiz, Merlin, Braso.

    Sobre a história do Jururu, parece coisa mesmo de quem sumiu da mídia e precisava de alguma coisa para aparecer.

    Analisando:
    1 - a fonte não é confiável;
    2 - a história não faz sentido, porque se recusariam a jogar só a partida da Sulamericana? Porque Antonio Carloe e Loco ficariam de fora do motim? Porque Elkeson entrou no segundo tempo? Porque alguns ficaram no banco? Porque Cortez, vindo da seleção esgotado, estava no camarote do clube?
    3 - Se o problema fosse salário atrasado e estivessem fazendo corpo mole, não haveria pelo menos uma reclamação pública em relação aos salários?

    Não creio mesmo nesta história.

    E o que interessa é que sábado precisamos vencer. E vamos ficar de olho no que o Atlético-GO vai fazer contra o Corinthians.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. É Carlos.

    Merlin postou no NINGUÉM CALA, à 1 da matina, hoje (1:02h para ser mais preciso), e discorreu sobre a posibilidade de ficar o Botafogo aonde está, encastelado no G4, e o quanto isto incomoda aos investimentos clubes/TV (mormente aquele time que teve até jogador contratado pela emissora).

    Paret.

    ResponderExcluir
  12. É Paret,

    Incomoda, e incomoda muito. Até porque o esquema deles anda enrolado.

    E para quem acha que isso é papo de neurótico, de que é mania de perseguição, lembro aos amigos que agora, na sexta-feira da semana que vem, inicia-se um Panamericano. E o que vemos na Globo sobre isso? Silêncio total. Nem um palavra, nem um linha. Isso que chamam de jornalismo isento? Isso que chamam de jornalismo?

    Se acham exagero, coloquem no Google:"Panamericano 2011". Vai aparecer site oficial, wikipedia, terra, uol, ig, etc. E nada de Globo, Globoesporte, G1. Depois de muitas páginas aparece algo do Sportv, sem relevância nenhuma.

    Quer ir mais longe? Coloca no Google "Panamericano 2011 Globo". O que aparece é notícia da Globo sobre o banco Panamericano do Silvio Santo quebrando. E notícias de outros sites falando que Globo e Band iriam "ignorar o Pan".

    Ora bolas, então assumam que o que fazem é merchandising, venda de produtos, defesa de interesses próprios e de amigos, politicagem chula, e não jornalismo verdadeiro ou um serviço ao público e ao país.

    Se parece besteira, reflitam, qual será o impacto desse desserviço que estão prestando ao esporte amador nacional? Um esquema destes por 2, 3 ou 4 anos pode ser desastroso, provocar um esvaziamento, revertendo todo o efeito benéfico e exposição que o Pan do Rio trouxe.

    Fico muito aborrecido com isso.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. É isso aí Carlos Henrinque, concordo plenamente e acho que nossa diretoria tem que se unir a FERJ e ficar bem acordada e ligada a tudo em volta, e digo mais, estava tudo perfeitinho enquanto o campeonato estava polarizado com o timão e o flamengo, mais agora que os dois ficaram pra trás e correndo um alto risco de piorar a situação.

    Saudações alvinegras

    ResponderExcluir
  14. É Lucas, valeu mesmo.

    Temos que ficar atentos e fiscalizar estas coisas. Podemos fazer barulho.

    Em relação ao Pan, o que acham de começarmos a postar em todos os lugares, tipo O Globo, Globoesporte, Ninguém Cala, etc. alguma frase tipo:

    "Panamericano 2011, a Globo ignora, mas eu torço para o Brasil!"

    Vamos espalhar isso, para mudar esta situação.

    E dá-lhe Fogão. Como falei nesta história, temos que resistir a toda essa pressão.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Olá amigos.

    Quando iam terminar a edição, o JN mostrou uma última notícia muito triste. Faleceu hoje (e poucos órgãos já noticiaram) Steve Jobs, um dos grandes responsáveis por estarmos aqui agora e termos este forum eletrônico para que possamos nos comunicar.

    Com certeza isto explica como ele se afastou de vez do comando da Apple este ano e mostra que a saúde dele estava mesmo precaríssima.

    Que Deus o tenha.

    Paret.

    ResponderExcluir
  16. Caramba,

    Era fato que ele não estava bem. Um câncer de pâncreas raro havia o afastado da Apple um tempo atrás, e sua saída agora certamente estava relacionada ao fato da evolução da doença.

    Eu só não tinha ideia que sua saúde estava tão precária.

    Sem dúvida um gênio. Que Deus o tenha.

    ResponderExcluir
  17. Olá pessoal.

    Jogo do São Paulo encerrado, empataram e agora a obrigação de vencer do Botafogo aumentou para sábado.

    Vencendo e o Corinthians perdendo em S. Paulo (viável pois recebem o Atlético-GO completinho), assumimos o segundo lugar na tabela e vamos para o jogo do Pacaembu com a moral lá em cima, e até podendo jogar pelo empate.

    Paret.

    ResponderExcluir
  18. É Paret,

    Empataram de 3 a 3 com Cruzeiro. E o Grêmio ganhou do Santos aquele jogo atrasado.

    Agora alguém pode me explicar, porque o São Paulo com 2 pontos a mais que nós, mas também com 2 jogos a mais, está firme na briga pelo título, e nós não estaríamos?

    E mais, porque o Santos, agora com o mesmo número de jogos que nós, e 10, isso mesmo, 10 pontos a menos, só agora a "imprensa" diz que "praticamente deu adeus ao título"?

    Não podemos entrar nesta conversa deles. Estamos muito firmes neste campeonato.

    Segundo o site da UFMG (http://www.mat.ufmg.br/futebol/dados/campeao_serieA.html), as probabilidades são:

    1 Vasco 36,4%
    2 Corinthians 25%
    3 Botafogo 19,4%
    4 Fluminense 9,4%
    5 São Paulo 5,4%
    6 Flamengo 2,6%
    7 Internacional 0,59%

    Em relação a Libertadores, temos 80% de chances. E estes números todos devem melhorar se fizermos a nossa parte e vencermos o Bahia, independente de resultados, uma vez que teremos Fla-Flu.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  19. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

    As preocupações de todos é sempre evidente, pois sabemos de cor e salteado que contra o Botafogo tudo é possível. Arma-se de tudo e essa história de salários atrasados no final do ano está sempre em moda.

    Isso pode até acontecer mas lá para dezembro quando o clube e tem grandes despesas de pessoal, além do que com o show do garotinho ontem o Botafogo faturou alto.

    Os resultados começaram a n os sorrir novamente, e temos que corresponder desta vez, pois talvez será a última oportunidade de nos colocarmos bem na tabela e partir para o título.

    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  20. Olá galera, olá Henrique. Bom dia.

    Veja só também, em outra ponta, como nossos jogadores, à la Loco Abreu, terão que ter 'culhões' para vencer este jogo de sábado: estemos em meia crise, perdemos referências (ataque e gol), o time deles vai querer pontos e é adpto de uma retranca que demora mais para se desaprender (vide nosso time) do que para assimliar (ganhamos o carioca rapidinho com a chegada do Natalino) e isto acaba dando um tom de periculosidade a um jogo como este que talvez nossa torcida ainda não tenha se dado conta.

    Vamos vencer sim, esta é a força de pensamento e de torcida (eu vou.. hehehe) que teremos que ter. Mas não devemos jamais achar que é jogo ganho antes do apito final. Veja como o S. Paulo, perdendo apenas uma de suas referências (Lucas) e ainda com outra que somente agora chega (Luis Fabiano), ontem não conseguiu vencer um dos mais notórios mortinhos deste campeonato.

    Vamos que vamos mas vamos com cuidado.

    Paet.

    ResponderExcluir
  21. Amigos, desculpem-me insistir na matemática, ainda mais quando futebol é tão incerto e imprevisível quanto o mais esotérico dos conhecimentos.

    Mas olhem só como a coisa vai convergindo...

    Eu postei no dia 03/10 de tarde:

    "Total conservador (nem otimista, nem pessimista) de 19 pontos conquistados, completando 64 pontos.

    Isso dá 99,6% de classificação para Libertadores, e somente 27% de chances de título (http://www.mat.ufmg.br/futebol/br_serie_a.html).

    Entretanto, fazendo mais 3 pontos em casa (4 vitórias e um empate), e mais 2 nos clássicos (um empate e uma vitória), já são 69 pontos no final, o que dá 92% de chances de título."

    Somente estes resultados de ontem já mudaram estes números. Agora são assim:

    64 pontos - 99,7% de Libertadores, 29,7% de título;

    69 pontos - 100% de Libertadores, 93,2% de título.

    Vejam que os 64 pontos não dependem de nenhum desempenho especial. E se vierem com vitória sobre Corinthians e Vasco, em troca de outras derrotas, facilitam mais ainda.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  22. Amigos,

    Saindo dos números e olhando a tabela. Precisamos vencer o Bahia e pronto. Não há necessidade de torcer contra ninguém. O confronto de Fla-Flu já pode facilitar mais ainda nosso caminho para Libertadores.

    Ainda temos Internacional e Vasco, e um empate facilitaria tanto Libertadores, quanto a briga pelo título.

    Além disso o Palmeiras enfrenta o Santos, e pode começar a dar adeus definitivo pela briga de vaga na Libertadores se não vencer o Peixe.

    Finalmente, Corinthians recebe o Atlético-GO, time com a quarta melhor campanha nas últimas 10 rodadas, e pode perder pontos também.

    Isso tudo só olhando esta rodada. Na seguinte, também nos bastará um bom resultado contra o Corinthians, e nesse caso pode até ser um empate. Também haverá aí alguns confrontos que podem nos beneficiar, mas deixemos isto para depois.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  23. Paulo Sergio Xavier - Cuiaba-MT06/10/2011, 13:31

    Belissima historia, caro Carlos Henrique, digna de um grande botafoguense, e obrigado por divida-lo conosco, pois tambem nos fazem lembrar de emocoes vividas com esta estrela solitaria que tanto nos apaixona e que aprendi a amar com meu pai, quando escutava os jogos do Botafogo com ele no radinho de pilha no final dos anos sessenta e inicio dos anos setenta.

    ResponderExcluir
  24. FALA GALERA ALVINEGRA

    Só passei aqui para comentar, rapidamente, o pênalti perdido pelo São Paulo. O sujeito se jogou por cima do goleiro, que nem encostou no jogador. Mas como era o São Paulo, pênalti. Só pontuei esse lance pelo que li, sobre as armações X paranoia (complexo de perseguição ou teoria da conspiração?). Tudo o que foi dito aqui, anteriormente, mostra de maneira clara o direcionamento que é dado para determinados times. Esse direcionamento tem haver com diversos fatores, como já foi discutido aqui em outros momentos. Passa por interesses de empresários. Passa por imprensa missivista (publica o que lhe pagam para publicar). Falta de caráter de determinados jornalistas (não há necessidade de "enaltecer" nomes), bem como os "amebas" que são claramente parciais (não todos) e que por vezes determinam os rumos da partida e influenciam as próximas, com cartões a torto e a direita. Todo esse ”angu de caroço” explica, em parte, o "gelo" que o Botafogo recebe da mídia.
    SMJ é minha opinião.

    Abs.

    Alexandre

    ResponderExcluir
  25. Olá amigos. Inicialmente Paulo Sérgio, o pioneiro aqui no blog em histórias pessoais foi o nobilíssimo brother Heleno de Freitas (nick, claro.. rsrsrs), que possivelmente por razões de trabalho não consegue vir muito. No final do ano passado, começamos a inserir um tipo de editorial que chamávamos de ‘postagem da galera’ e deu certo. Luiz Fernando também já mandou a sua e agora o Henrique. Assim que eu tiver tempo, irei pesquisar no blog e te passarei tais postagens mas ainda assim, vendo o “Leia também” (aqueles 3 link´s com imagens que ficam logo abaixo da postagem), de vez em quando uma delas surge na amostragem aleatória.

    Já sobre o jogo de ontem amigo Alexandre, serve para dar bem uma medida do que espera este nosso amado alvinegro agora postulante a vôos maiores. Veja que até o super organizado Cruzeiro sofre com armações de apito, então, ficar de olho é pouco, nesta reta final tão benéfica para nós em matéria de adversários.

    E sobre tais armações amigão, desconfiado de buxixos sobre 92, fui comentar de leve lá no NINGUÉM CALA do Lancenet e pimba: como é site popular e o blog é sempre lotado de alvinegros (média de mais de 200 comentários por postagem), um deles trouxe à tona confissão feita pelo próprio René Playboy de que este, Valber e Carlos Alberto Dias se venderam para o adversário sob promessa do rancoroso Márcio Braga (que ficara com raiva qdo Renato trocou seu time pela proposta do Emil) de que ganhariam emprego lá. Ganharam o que aquela citada senhora conhecida da anedota ganhou atrás da moita e aí, Playboy ficou lá trabalhando, provavelmente como ajudante de lavagem de carros do Nunes e os outros dois, foram tentando a sorte com o talento na bola. Hoje, sem jamais ter sequer passado na Gávea para visitar a mulher do Márcio Braga, Válber é sempre chamado para comemorações como a festiva estréia do dentuço, quando ficou no camarote como se tivesse feito parte da estorinha daquele clubeco. Mas disto ninguém faz questão de falar.

    Paret.

    ResponderExcluir
  26. Obrigado, Paulo Sergio,

    Era uma história que eu tinha que escrever. Foi muito bom partilhar com todos vocês. O Paret já falou sobre esta iniciativa, iniciada no final do ano passado pelo Heleno. Pois bem, acho que o Paret não percebeu, mas eu coloquei os nomes do Luiz e do Heleno lá na introdução da história, e os coloquei como links, é só clicar e ir para os posts deles. São histórias muito bonitas e emocionantes, vale a pena ler.

    Sobre as mutretas e beneficiadas, temos que ficar de olho e fazer barulho sim. Temos instrumentos para ir progressivamente mudando esta situação. Não podemos esmorecer.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  27. Puxa. Ato super falho e logo vindo de mim Henrique, que acompanhei par e passo a sua iniciativa.

    Foi mal mesmo. Esqueci que no início do texto as duas postagens estavam em link.

    A gente lê, relê e depois vai só comentando e aí, isto nos escapa.

    E sábado, vamos que vamos.

    Paret.

    ResponderExcluir
  28. Valeu Paret... um simples esquecimento. Clicando lá fica mais fácil. Mas também temos a outra história do Heleno, super engraçada, e o post Booooombaaaaaa!, que eu postei sem recursos, sobre a sensacional façanha do nosso amigo Linstock. Hehehehe.

    Mas a grande novidade está no Fogaonet, contratação do Cortês fechada, com pagamento efetuado! Ainda assim falam que ele deve sair em janeiro. Mas aí são outros quinhentos, ou melhor, dizem que são outros 15 milhões. Só não sei se são 15 só para o Botafogo ou a serem rachados com o Nova Iguaçu.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  29. É Henrique. Valeu pelas desculpas (hehehehe) do erro imperdoável do amigão aqui.

    E sobre janeiro, fica difícil para o clube manter o atleta sendo dono de apenas 50% do passe, vez que o clube N. Iguaçu vai querer comprar até aquele aeroporto ao lado da sede com a venda.. hehehehe.

    De qualquer forma, o elenco dará um jeito para o ano que vem, vez que com Libertadores iremos precisar bombar mesmo o time.

    Paret.

    ResponderExcluir
  30. Boa noite Botafoguenses!

    Fico muito feliz de ver nossa torcida comentando e opinando sobre o nosso time, com seriedade, otimismo, acreditando nas possibilidades eminentes que vivemos, sem persseguição a técnico ou jogador (haja visto que bem ou mal esse é o elenco que temos até o final do ano) e sem aquelas críticas pesadas e destrutivas que devido ao momento se tornam totalmente inoportuna, é isso aí galera o momento é de acreditar, nos unir-mos e fechar com o time até o final da temporada, e deixar exclusivamente para os Kajuru's da vida tentarem plantar crise.

    Saudações alvinegras rumo ao título!

    ResponderExcluir
  31. Boa noite Lucas!

    Valeu mesmo! Eu também creio que tem que ser assim mesmo. Tenho minhas críticas a várias coisas do Botafogo, e ao desempenho do Caio Jr. e de todos os jogadores. Ninguém é perfeito! Então é muito fácil para apontar erros, desestimular, desancar.

    Mas somos torcedores, devemos é apoiar e ver os caminhos para o sucesso. Deixemos as críticas ferinas para esses nosso inimigos já conhecidos.

    Eu apoio e acredito. Acho que o trabalho está sendo muito bem feito, mesmo com os percalços que passamos.

    Abraços, rumo ao título.

    ResponderExcluir
  32. Prezado Carlos Henrique

    Após uns dias em viagem, e sem poder postar no Hotel onde estava (Internet parecia aquela da época dos Modems de 64 K, mas disseram que a culpa era da GVT), volto a este espaço amigo.

    Quando arrumaram a Internet, não conseguia postar. Não entendi muito bem o que acontecia no Blog, até receber email do Paret explicando.

    Parabéns ao Carlos Henrique e ao "Banana Beba", sem dúvida uma história de vida, de brio e de luta. Um exemplo de luta apaixonada pela vida assim como a de todos os Botafoguenses.

    Por outro lado, após a ridícula apresentação lá em Goiás, parte por culpa do Caolho Junior, mas boa parte desta vez atribuível a um elenco preguiçoso, que não quer nem ir à LA, também não tinha mais nada a oferecer que minhas reclamações recheadas de palavrões furiosos ante a nossa pífia apresentação.

    Perdemos a chance. E que chance nos deram os adversários. De bom pude resgatar a correta reação do Presidente Assunção ! Um puxão de orelha, que pra mim ficou até barato.

    Não tenho mais expectativas daqui pra frente, e resolvi adotar a postura do " o que vier é lucro". O time, apático, sem personalidade, sem garra e sonolento, não me permite sonhar ! Mas óbvio que vou continuar torcendo como "Louco", porém sem aquela expectativa que tinha até antes do jogo do domingo passado.

    SAN
    40tinha
    P.S: Como está de saúde "Banana Beba" hoje em dia ?

    ResponderExcluir
  33. Olá caro 40tinha. Eu vou ao jogo meu prezado amigo e já que a bola foi lançada aqui, digo que quando fui contra o Ceará fui com certeza de vitória mesmo com terremoto seguido de tsunami e meteoro caindo na Rio Branco.

    Amanhã, vou lá com o coração na mão e sei que o retranqueiro feroz pode sim nos surpreender, pois bastam para tanto, uns 30 minutos de aperto na defesa deles sem gol para nossos garotos de ataque começarem a ficar preocupados, até porque a torcida vai cair em cima.

    Jogo perigoso p/ccte portanto. Vamos acreditar e acompanhar pois se vencermos (e tenho fé que vamos vencer) aí respiramos e seguimos firmes no campeonato. É vitória que pode valer a vice liderança, vez que o S. Paulo já ficou na poeira.

    Paret.

    ResponderExcluir
  34. Olá Quarentinha,

    Obrigado pelos elogios. Sei muito bem as dificuldades de acessar e postar no BLOG nestas viagens, passei por isso recentemente, por exemplo naquele jogo contra o Grêmio. Até quando as coisas parecem que terão boa infraestrutura, desanda e não funciona direito.

    Sobre o jogo, este eu acabei tendo a "sorte" de não assistir, e entendo que seja uma ducha de água fria. Mas que tal ducha não sirva para desanimar, mas sim para acordar de vez este time.

    A coisa nem está perdida, e nem está fácil. Continuamos na briga, e digo que nos bastam jogar 7 partidas, das 12 que faltam, como jogamos contra Vasco e Ceará. Feito isso, é 100% de Libertadores e mais de 90% de chances de título.

    Será tão difícil conseguir isto? Veja que ainda sobrarão 5 partidas que poderemos repetir o desastre de Curitiba ou de Goiânia, e ainda assim chegarmos ao título.

    Sobre o Banana Beba, a data do post foi escolhida pelos 47 anos do mito. E vou lhe dar a mesma resposta que dei para minha prima em 94. Agora ele está muito bem, muito melhor que nós. Com certeza aperfeiçou o drible que deu no jogador do Vasquinho com ajuda de Garrincha, e melhorou aquela folha-seca, que me presenteou, com as dicas do Didi.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  35. FOGOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!

    ResponderExcluir
  36. hehehehehehe.

    Graaaannnnnnde Braso. Estou aqui resolvendo umas coisas em casa mas já ligado no jogo de logo mais caro amigo. Vou ver o Fogão querido detonar o Bahia (time o qual também admiro muito) e partir para o título.

    Semana que vem já teremos Loco em definitivo (acho que eliminatórias agora só ano que vem) e o time completo vai decolar de vez.

    Paret.

    ResponderExcluir
  37. É isso aí Braso e Paret!

    Dá-lhe Fogão!

    Dá-lhe Fogão!

    Hoje é a hora!

    ResponderExcluir
  38. Amigos,

    Tudo a ver com o post, tudo a ver com o dia de hoje, tudo a ver com o Botafogo.

    http://fogaonet.com/noticia.asp?n=21621&t=vale+ler+o+botafogo+e+um+martir+e+algo+glorioso+esta+por+vir

    Texto do botafoguense Marcelo Adnet.

    Abraços!

    ResponderExcluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG