Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

21 de dez. de 2010

Sou Botafogo Papai!


Sou Botafogo Papai!

Não sou o melhor para manter um blog e responder os comentários, me vejo mais lá no OGloboOn acertando os urubulinos. Meu tempo está muito fechado e terei dificuldades. Mas como nosso blogueiro mor Marcos Paret nos abriu bela oportunidade acho que posso compartilhar com os amigos um belo momento de minha infância.

No interior do Rio de Janeiro, no tempo da TV preta e branca, TV à cores só para ricaços, onde só se via TV Tupi e Rede Globo, em época que o rádio de papai, um Semp 4 faixas já sem válvula, moderníssimo com transistor e um circuito integrado, coisa de dar inveja a muitos, aquela caixa de abelhas narrava jogos do Botafogo na década de 70 quando pude escolher meu time de coração.

Nada de influência de mídia pesada, pois poucos tinham TV e tempo para ver. Tempo de muito trabalho. Papai era um comerciante das antigas. Na Venda dele achávamos anzol mosquitinho, banha, enxadas, feijão, açúcar, canjiquinha, arroz vendido a peso (vendi várias vezes 500g de arroz pesado na balança e colocado em sacola de papel) e etc. Tínhamos no quintal galinhas, porcos que matávamos e vendíamos em nossa venda. Povo da roça vinha à cidade resolver problemas e fazer compras. A venda de papai era a primeira da cidade ao entrar e o povo da zona rural fazia ali seu ponto para pegar o caminhão de volta a roça.

Papai ligava o rádio para que todos pudessem ouvir os jogos de futebol. Como bom comerciante colocava de todos os times. Eu já sabia que papai torcia para o Botafogo, mas ele era bem contido para não perder os fregueses .

Eu tinha cinco anos de idade e me lembro de todos os detalhes, dos balcões, das prateleiras, das bebidas, de muitos que já foram e não estão mais entre nós.

Sempre éramos convidados para aniversários. Trabalhávamos muito e tínhamos pouco tempo para festas, mas minha querida mãe sempre que podia me levava.

Certo dia, voltei tristinho de um aniversário. Lembro como hoje! Minha mãe perguntou e eu disse que não era nada não. Chegando em casa, a Venda ainda estava aberta e já era noite, meio tarde. Papai me viu triste e perguntou: O que foi filho? Eu na simplicidade de criança disse: Papai! Eu sempre canto parabéns para meus colegas, mas ninguém canta para mim! Os olhos do velho ficaram vermelhos e ele me disse tão meigo e amável: Filho, no seu próximo aniversário seus amiguinhos vão cantar parabéns para você! Que a alegria encheu meu coração.

Chegando os seis anos de idade, papai comprou um cabrito que fiquei penalizado, mas foi para minha festa. Eu alimentava o cabritinho, e sabia que ele iria morrer. Eu gostava tanto de brincar com o bichinho. Papai comprou dezoito galinhas caipiras para a festa. Mandou fazer salgadinhos que foram aos milhares. Refrigerante as centenas. Mamãe encomendou um bolo que era um castelo encantado todo ornamentado de diversos tipos de balas e guloseimas. O fotografo da cidade foi contratado para fazer as fotos! Vovó, que ainda vive, trabalhou muito pois era uma das melhores cozinheiras da cidade. Ganhei dezenas de presentes. Tudo que é tipo de presentes e brinquedos.
Meu irmão mais velho tinha um Estrelão e jogos de botões, mas sem escudos de times. Ganhei muitos jogos de botões, até do coisa ruim ganhei. Mas pasmem! Só ganhei um, um só da Estrela Solitária.

No outro dia, passada a festa, peguei aquele jogo de botão do Botafogo e fui até papai e perguntei: Pai, este é o seu time? O velho respondeu: Sim! E eu disse: Então Sou Botafogo Papai. Obrigado pela festa! O velho abaixou com um sorriso que sinto saudades e quase venho às lágrimas ao escrever estas linhas, me deu um beijo paterno de amor e carinho e um abraço e falou: Viu seus amiguinhos cantaram parabéns para você! Você está feliz? Eu disse sim, obrigado papai.
Sou Botafogo de gratidão, sou Botafogo em homenagem ao velho amigo que se foi quando eu tinha 17 anos de idade.

Mario Filho representa bem nas palavras: “MAS SER BOTAFOGO É ESCOLHER UM DESTINO E DEDICAR-SE A ELE. NAO SE PODE SER BOTAFOGO COMO SE É OUTRO CLUBE. É PRECISO SER DE CORPO E ALMA.“

Desde então sou Botafogo, um destino escolhido sem influências, nem de meu querido amigo, mas de gratidão a um homem trabalhador, honesto e digno de onde tiro até os dias de hoje exemplos para mim e minha linda família.

Sei que meus queridos amigos tem suas histórias e poderíamos vez por outra compartilhar. Deixo os comentários dos amigos sem as minhas inserções.

Um forte abraço e me desculpem por não ser um homem das palavras como nossos amigos Paret e Carlos Henrique.

Heleno de Freitas

44 comentários:

  1. Amigos,

    Eis a surpresa. Tirei férias das férias do Paret. Hehehe.

    É claro que vou continuar aqui firme e forte, mas com um texto deste eu tinha que passar a bola, não? Só discordo quando nosso modesto Heleno diz que não é de palavras. Pula que partiu! (desculpe, não deu pra segurar). Eu me emocionei com a história.

    Deixa eu explicar para vocês... estava eu preocupado, imaginando o que postar para Natal e Ano Novo. Já tinha tido uma ideia, algo ainda em maturação, para o Ano Novo, mas Natal ia ser difícil. Estava pensando até em colocar uma imagem de Natal e desejar Feliz Natal para todos, bem simples.

    Então me aparece o Heleno com esta história, dele, real. Não é uma história de Natal, mas é perfeita, família, carinho, respeito. Ou seja, é uma história de Natal. É para refletir, é para se emocionar.

    A ideia inicial era o Paret publicá-la quando voltasse, mas não podia deixar passar a oportunidade. Botei a carroça na frente dos burros (e lá vou eu empurrando a carroça de novo), e providenciei a postagem. Heleno, como fala no próprio texto, não quer ficar moderando os comentários. Sem problemas, estou aqui pra isso. :-))

    Então, pessoal, esta é minha pequena surpresa e presente para vocês neste Natal, inclusive para o Paret, que não imaginava esta postagem agora. Na verdade peguei carona neste presentão que o Heleno nos brindou.

    Então, amigos, neste primeiro comentário, quase um sub-post, quero desejar muita saúde para todos e seus familiares, e que tenham um Feliz Natal, repleto de luz, da estrela solitária, nossa estrela de Belém.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. João Melgarejo21/12/2010, 17:12

    Sensacional ! Mais tarde vou escrever sobre o texto do Heleno e as suas considerações Carlos Henrique ....

    Venho dar notícias .... O Jobson já acertou com o nosso cliente mineiro.A parte financeira já foi acertada, entre o galo e o Fogão.

    ResponderExcluir
  3. João Melgarejo21/12/2010, 17:16

    Danny Moraes está fora do elenco em 2011.

    ResponderExcluir
  4. Valeu João. Aguardo suas palavras.

    Acho que o Jobson precisa disso. Mas as chances dele estão se esgotando. Parece que o acerto com o Galo será por empréstimo, então se o Jobson se recuperar, pelo menos o dinheiro investido retornará.

    O Danny segue o mesmo caminho do Cordeiro. Empréstimo não renovado.

    O foco de contratações parecem ser Marcelo Mattos e Antonio Carlos. Marcio Azevedo fechado, e parece que está adiantado o Everton. Fica faltando só o lateral direito.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Bom gente depois dessa ai de cima, fica difícil escrever alguma coisa, haja coração para tanta alegria e emoção.

    Meu caríssimo amigo Heleno. Como vc diz todos nós temos nossas histórias. A sua foi de emocionar bastante, pois como Botafoguense sabemos que essa paixão é incorrigível.

    Meus parabéns pela sua história de vida. Quanto a surpresa meu caro Henrique vc está saindo melhor que a encomenda, se continuar assim o nosso grande Paret não vai mais querer voltar. hehehehe

    Abraço a todos

    ResponderExcluir
  6. Grande Luiz!

    Pois é, foi isso mesmo que pensei quando li: fica difícil escrever alguma coisa. Daí não escrevi, o post tinha que ser do Heleno.

    E quanto a volta do Paret, hehehe, ele ensinou direitinho, por isso não estou dando muito furo.

    Ele volta, mas acho que eu não saio mais daqui não. E com certeza vocês também não. Hehehe. Ainda mais com o ano que promete que vem por aí.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Um abraço a todos valentes Botafoguenses, temos historia e a do grande Heleno nos deixou emocionado, concordo com o Carlos Henrique,a bela historia do Heleno foi uma linda mensagem de natal para os Botafoguenses.

    Abraços a todos do Brazopolitano- Paulo de Tarso.

    ResponderExcluir
  8. Alexandre Rodrigues22/12/2010, 01:52

    BOM NATAL A TODOS!

    Um Natal com muita paz e esperança para todos nós. Que nossas famílias, unidas, passem mais um ano de confraternização, gazando de muita saúde. Um ótimo Ano Novo a todos e que o nosso Botafogo consiga bons nomes para a defesa, meio e laterais. rsrs

    Forte Abraço.

    Alexandre.

    ResponderExcluir
  9. João Melgarejo22/12/2010, 02:26

    Ainda podemos ter surpresas no caso Jóbson...Tudo pode acontecer!

    ResponderExcluir
  10. Valeu Brazo,

    Valeu Alexandre,

    Valeu João.

    É muito bom ver a galera toda por aqui. Curiosamente, quem está faltando neste post é o Paret, mas sabemos que de frente pra praia vai ser mais difícil ele acessar o blog, hehe.

    Já estamos aqui: Heleno, Carlos Henrique, João, Luiz, Brazo e Alexandre. Espero que a galera apareça mais. A história é muito boa e é legal que seja compartilhada com toda nossa galera, o Heleno merece.

    Sobre o Jobson, João, só sei da ida para o Galo. Mas o Botafogo queria mesmo era negociar para fora. Vamos aguardar. Lembra do Richarlyson? Falou-se de Botafogo, deram como certo no Flu, e está no Galo. Essas negociações são assim.

    E mais uma vez (não vou cansar de repetir), um abração e Feliz Natal a todos.

    ResponderExcluir
  11. Caríssimos amigos Carlos Henrique, João, Heleno, Brazo e Alexandre, e o nosso querido Paret onde ele estiver.

    UM FELIZ NATAL, UM ANO NOVO CHEIO DE SAÚDE E PROSPERIDADE a todos vocês.

    Desejar que o Botafogo tenha sucesso, isso nós fazemos todos os dias de nossas vidas e a cada dia que passa renovamos nossas esperanças de glórias.

    Portanto, que todos passem as noites de Natal e Ano Novo com muita alegria e felicidade.

    Um grande abraço fraterno a todos.

    ResponderExcluir
  12. Valeu Luiz!

    Um Feliz Natal e muita saúde para toda sua família.

    E pessoal, fiz uma descoberta interessante. Podem colocar lá no Google as palavras "Botafogo Eterno", e vejam o resultado! Sensacional!

    Um abração para todos!

    ResponderExcluir
  13. Olá amigos. Eu só tenho uma coisa a dizer....

    Caraaaaaaaaaaaaaaaaacaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    Eu acabo de sair de Aracaju (uma jóia européia encravada num deserto de falhas históricas em investimentos, agora parecendo corrigidos), e só acessei o blog no dia inicial da viagem, numa pousada em Minas, e mesmo assim sem preparo físico para comentar, acho que no “E LA NAVE VA”.

    Retorno agora já aqui em Salvador e vejo, maravilhado, que o super Henrique, acessando a postagem magistral do honorável Heleno, fez as vezes e mandou ver na publicação. Eu agora afirmo mesmo, já estando comentando com Heleno, Carlito, Henrique e Alexandre, e já tendo conhecido pessoalmente na Arena O próprio Henique e seus valorosos alvinegros, o João e o Gigante e família, que eu estou mesmo no melhor grupo de amigos do mundo.

    E sobre não sair daqui Henrique, vc acabou me tirando a vergonha de pedir justamente isto e falando o que eu queria. A partir desta data sua brilhante idéia está instalada. Eu vou postar esporadicamente e qualquer amigo que assim o desejar, que ver uma partida e se sentir como se pudesse e quisesse falar dela, desabafando ou comemorando, mandará o aviso e deixará sua marca no NOSSO BLOG. Acho que nós realmente reinventamos a roda.

    E finalmente, sobre a História do grande Heleno, nada a declarar. Eu a li ainda no Rio, uns 2 dias antes de pegar a estrada e fiquei realmente tocado. Mandei mensagem para ele dizendo que a publicaria mas o Henrique, felizmente, a mandou para o ar como o nosso manifesto de Natal, através da experiência de vida de uma pessoa tão digna e grandiosa. Muita emoção com suas palavras, amigo Heleno. Nestes dias de internet (repito, até o provável 26/12), vou tentar vir algumas vezes e ir até ao jornal para ver como anda a minha “adoraaaada” mulambadinha.. hehehehe. Eles não vivem sem mim (sem nós), pelo menos sempre temos esta impressão.

    Sobre o bem amado Glorioso, perder Jobson já sem estímulo para ser profissional e alguns que já patinavam mas ter o Everton, é mais uma jogada que mostra como esta equipe diretiva está se profissionalizando. Este lateral será o motivo da volta do Grande El Loco, pois com ele, os cruzamentos chegarão definitivamente e o time só terá a ganhar.

    Volto assim que puder.

    E amigo Heleno. Parabéns, cara. Me emocionei de novo com a sua história.

    E aqui na boa terra, aonde passarei o Natal cercado de pessoas especialíssimas, desejo a todos a melhor das festas e um Ano Novo repleto de realizações. Até o dia 26/7 irei postando mas a partir daí, acho que somente na volta ao Rio, depois do dia 9.
    _______________________________________________

    E last but no last... VINNNNNTEEEE MIIIIIIILLLLLLL. hehehehe.

    Outra que também não vi devido ao embasbacamento com aquela maravilhosa orla sergipana, mas cuja marca foi atingida pelo amigo João. Parabéns João, parabéns Henrique, parabéns a vocês todos e agora concordem comigo: este blog existiria sem vocês?

    Respostas aqui nesta "casa"

    Paret.

    ___________________________

    EM TEMPO nº II

    Se vocês puderem me perdoar a ausência, mas eu não quis saber de internet (meu vício) nem por decreto nestes dias. Agora, vou tentar nestes 4 dias em que ficarei aqui em Salvador, visitar o nosso blog enquanto puder.

    ____________________________________________

    EM TEMPO nº III

    Henrique amigão. O desencadeamento da postagem está realmente com aquele toque profissional. hehehehe. Vc é mesmo o cara do nosso blog. Distribuição de imagens com o texto, escolha de imagens, nada a acrescentar.

    Fui.

    ResponderExcluir
  14. Grande Paret!!!

    Fala mestre! Estou me esforçando. :-))))

    E foi isso aí, por coincidência, logo depois que você saiu de viagem, o Heleno me encontrou no msn e me passou a história, e eu falei que ia atropelar e publicá-la. Não pude deixá-la para depois.

    Olha, não tem jeito, de uma forma ou de outra vou firmar nesta contribuição ao blog. Tenho lido, explorado muita coisa, e vejo que dá para ampliar mais ainda as coisas. E como você sugeriu, andei olhando por aí, e realmente não tem blog como esse aqui não.

    Amigo, fique tranquilo, aproveite a viagem e curta tudo aí. Sentimos sua falta, mas sabíamos que na primeira oportunidade você apareceria, e comentando em grande estilo!

    Sobre as notícias do Botafogo, estão dando que a ida do Jobson para o Galo está certa. Acho que vai ser bom, mais uma oportunidade para o garoto. Vamos ver se bota a cabeça no lugar.

    E também estão dando como certa a vinda do jovem Lucas, lateral direito do Figueirense. Vai encaixar como uma luva no elenco.

    Sobre os 20mil... os números estão em ebulição, a coisa está fervendo, e estamos em mês de "férias", hein?

    E sobre o post, eu fiquei maturando a postagem. A sugestão de imagens foi do próprio Heleno, mas o texto era tão bom que resolvi inserir algumas no meio, ilustrativas, para remeter ao ambiente descrito. Foi só escolher, montar, inserir, e aguardar a aprovação do Heleno. Estava pronta nossa mensagem de Natal.

    E nesta nossa festa de Natal agora somos: Heleno, Carlos Henrique, João, Luiz, Brazo, Alexandre e Marcos Paret, todos comentando neste post. Ainda acredito que mais amigos se juntarão a nós.

    Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  15. Heleno de Freitas23/12/2010, 22:05

    Caros amigos,

    Eu escrevi este texto numa pancada só. Eu sou botafoguense do pior período de nossa história.

    Tive de enfrentar meus colegas de escola onde eu era o único botafoguense e para zoar eu tive que ler muito sobre futebol e sempre me sai bem contra principalmente os urubulinos.

    Podem comentar e também desafio a escreveram coisas da infância que marcam como o Carlos Linstock que entrou quando criança no Maracanã de mãos dadas com nada mais que Mané Garrincha, mas como foi isto fica para ele contar.

    Carlos Henrique voce está muito bem como moderador. Parabéns.

    Paret curta as férias com a família que eu estou aqui morrendo de inveja, pois não viajarei de férias em janeiro.

    Sobre Natal gostaria que todos ao se juntar com suas famílias na noite de 24 dezembro para a ceia lembrassem não das bebidas, das comidas e dos exageros as vezes ocorre mas do aniversariante que é Jesus Cristo que num berço humilde nasceu sendo ele o amor de Deus manifestado para nós. Jesus é o presente de Deus para você meu amigo botafoguense. Que ele também nasça em seu coração e em toda a sua família.

    Feliz Natal para vocês e todos os seus familiares


    Abração


    Heleno de Freitas

    ResponderExcluir
  16. Grande amigo Heleno.

    Eu sou botafoguense classe 67, como se diz na caserna.

    Nasci campeão. Com um ano já era bi-campeão e campeão da Taça Brasil, tão na moda hoje. Mas tão pequeno, não vi nada disso.

    Como já falei aqui, cresci ouvindo muito. Mas não desisti. Lembro de ir com meu pai em Volta Redonda, estádio ainda de tubulação e madeira, ver Botafogo vencer o Voltaço por 3 a 1, com gol de Helinho.

    Também lembro do 3 a 1 contra os urubus no Maraca, pelas quartas-de-finais do brasileirão. Estava lá, nas duas partidas. Depois, com virose, não fui ver a semi contra o São Paulo, e assisti pela TV a roubalheira no Morumbi.

    Lembro também de muitos jogos em Caio Martins.

    Grande parte da década de 70 morei fora do Rio, mas isso não me afastou do Botafogo. Foi uma época difícil, mas bons tempos.

    Da minha parte o desafio está aceito. Sei qual história irei contar. Será sobre um grande craque alvinegro. Aguardem, não será em breve.

    Sobre o Natal, é isto mesmo. E por isso a sua história se encaixa perfeito neste espírito de Natal. Como falei é uma história sobre carinho, respeito, amizade, família. É uma história que sintetiza algumas das lições de Jesus. E por isso esta história nos emocionou tanto.

    Veja, só. Depois de a ler várias vezes, depois de publicada, já vista, testada, diagramada, quando fui mostrá-la e lê-la em voz alta para meu filho mais novo, tive que parar no meio duas vezes, para conseguir firmar a voz.

    É isso amigos, deseja a todos, mais uma vez, um Natal de muita paz e saúde.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  17. João Melgarejo24/12/2010, 13:50

    Boa tarde galerão !

    A narrativa do Heleno é muito emocionante.Além de escrever muito bem, nos presenteou com uma bela história.Esse é o espírito do torcedor Botafoguense.
    Acredito que cada um de nós tenha relatos interessantes, sobre o começo dessa paixão.A sugestão de escrevê-las, também é por mim muito apreciada.
    Carlos Henrique, fizestes a coisa certa ao publicar o texto, e como já prevíamos, o Paret não haveria de ficar chateado.Ainda mais que nas suas férias, nada deve lhe aborrecer .....hehehehe
    Heleno no seu último comentário, faz muito bem em nos chamar a atenção para o verdadeiro motivo da celebração natalina.Os atos consumistas se fazem presentes e acabamos por nos esquecer d'Aquele que veio até nós, deixar uma série de ensinamentos para que possamos viver melhor.Ainda somos muito imperfeitos e tais preciosidades filosóficas acabam por ser esquecidas, em vistas do nosso orgulho, egoísmo.Acredito piamente na evolução do ser humano.E, nada melhor do que uma pausa para reflexão, para avaliarmos que rumo estamos tomando.
    Que possamos carregar durante os 365 dias do ano, essa lembrança...a lembrança das palavras do Cristo, e que coloquemos em prática no nosso dia a dia, tudo de melhor que pudermos absorver, destas instruções.

    continua ....

    ResponderExcluir
  18. João Melgarejo24/12/2010, 13:54

    Um abraço fraterno a todos ...Paret, Carlos Henrique, Heleno, Brazo, Luiz Fernando, Alexandre e demais amigos Alvinegros e estendido a todos os familiares.

    Feliz Natal ! Muita Paz !

    ResponderExcluir
  19. Heleno de Freitas25/12/2010, 14:19

    Graças Dou por Minha Vida!

    Graças dou por minha vida
    que Jesus já transformou
    e também por meu futuro
    e por tudo o que passou;
    pelas bênçãos derramadas,
    pelo amor, pela aflição,
    pelas faltas perdoadas,
    grato sou de coração.

    Graças pelo azul celeste
    e por nuvens que há também:
    pelas rosas do caminho
    e os espinhos que elas têm.
    Pelas lutas desta vida,
    pela estrela que brilhou,
    pela prece respondida
    e a esperança que falhou.

    Graças dou a Jesus Cristo,
    que morreu em meu lugar,
    pela paz que é sem medida
    e me ajuda a caminhar.
    Graças dou por meus amigos
    e o consolo no chorar,
    pelo amparo nos perigos,
    sempre graças hei de dar.


    Feliz Natal ao meus amigos!


    Grande Abraço a todos


    Heleno de Freitas

    ResponderExcluir
  20. Olá Henrique e amigos. Tá flórida. Wireless muito

    lenta e a maior dificuldade em postar, já aqui em

    Feira de Santana, uma ilha de prosperidade numa

    espécie de portal do Sertão.

    Valeu Henrique, mas o nosso blog realmente chegou à

    maturidade e com apenas um ano. E veja que além do

    belo texto sobre esta parte da sua vida, o Heleno

    ainda mandou outro. Vou procurar e te enviar, ok? E

    veja que, acessando de onde posso, wireless, notebook

    em uma ou outra praça, no tempo que dá, nem pude ver

    como vc, com toda a sua criatividade, foi conseguir

    postar o que o Heleno mandou 'COMO HELENO', ou seja,

    vou agora ver se vc o cadastrou no blog.. hehehe. De

    qualquer forma, que venham todos pois o que queremos é

    isto.

    Sobre o Jobgol, já é um bom sinal a sua ida para o

    freguês eterno, vez que tremerá feito vara verde na

    primeira partida da sula. Já quano ao Everton, vindo

    com o garoto Lucas do Figueira, ficaremos com o elenco

    fechadinho para 2011. Talvez somente a vinda de outro

    meia de criação para dialogar com o Mago.

    E os 20 mil hein cara? Eu,como disse acima, acessei em

    wireless muito lento, mal fiquei tentando comentar

    (gastei uns 20 minutos para ver o comentário na tela)

    e aí, supreso, vi a imagem da comemoração. Muito

    criativa e suscinta. Enfim, posso mesmo morrer feliz,

    e ver o nosso mundo alvinegro lá de cima com toda esta

    gente do bem e vencedora.

    E vc hein Heleno? Tinha que ser você a marcar O MAIOR

    MOMENTO DO NOSSO BLOG, não tenho dúvidas em afimar. O

    Linstock adentrou ao Maraca, acho, naquela memorável

    tarde em que mais de 130 mil alvinegros foram ao

    estádio despedir-se de Nilton Santos (história que

    tenho aqui e que conto oportunamente), e com seus

    10/12 anos, levado pelas mãos de S. MAJESTADE

    GARRINCHA, assustou-se com o povão mas viu o sorriso

    de anjo da lenda a levar-lhe gramado a fora e como a

    dizer-lhe com este sorriso "não tenha medo". Demais,

    não?

    E sobre o Natal amigos e mormente Heleno, estou no

    meio de uma família com números incríveis, com tias

    sobrinhos e primos de uma imensa região aqui da Bahia.

    Eles continuam a manter a chama do Natal acesa e todos

    os pequenos acrediam em Papai Noel. Assim, ceiam e

    deixam sandálias com seus nomes ao dormir. Esperamos

    que caiam no sono, amontoamos os presentes de cada um

    sobre os calçado e aí, acordamos antes deles e os

    aguardamos com nossas câmeras. Depois mando as

    imagens. É muito muito bom.

    De qualquer forma, como esta ceia se aproxima aqui,

    deixo-lhes e a todos meus votos de um Natal super

    feliz e um período de festas maravilhoso. Como disse

    antes, vou tentar comentar mais e ir ao Globo ver

    "minha mulambadinha" sem noção. Tenho absoluta

    certeeeeeeeza de que estão 'sentindo a minha falta'..

    hehehehehe.

    Sobre o Fogão amigos, jogos memoráveis mas alguns

    simplesmente inesquecíveis. Uma tarde de novembro, céu

    nublado em S. Cristóvão, minha humilde me dizendo

    "filho.. estão falando de Botafogo... pegue ali o

    dinheiro e vá ao seu jogo". Eu com preguiça pelas

    nuvens que teimavam em não deixar aquela tarde de

    domingo de verão bonita como a época do ano pensei,

    pensei e fui..

    O resultado? 6x0 (EU TINHA 13 ANOS). Só depois (vcs já

    viram as imagens aqui no blog), os jornais falaram no

    aniversário do desnecessário e no bolo com fel de

    carangueijo (um troço mais amargo que mês sem

    salário). É isso. São histórias que ficam.

    E vejam a ironia: Palmeiras, aquele time chamado

    Academia de futebol, assume seu lugar ao lado do

    Santos de todos sabem quem. Boafogo ganha o que tem

    POR DIREIRO, Fluminense e Bahia idem e..... O SPORT

    CLUB RECIFE FINALMENTE VÊ UMA DECISÃO TRANSITADA EM

    JULGADO SER LEVADA A SÉRIO, já que na maré isto é como

    tomar cerveja e ir dirigir. Eles fazem e andam.

    Vou indo amigões.. Que Deus ilumine vcs e suas

    famílias.

    Paret.

    ResponderExcluir
  21. João Melgarejo26/12/2010, 12:12

    Henrique,

    você não recebeu minhas postagens no dia 24 ?

    ResponderExcluir
  22. Amigos,

    Lindas mensagens de todos vocês.

    Paret, estou fazendo tudo seguindo as lições do mestre.

    Espero que o Natal de todos tenha sido ótimo e que a luz de Jesus possa iluminar o caminho de todos em todos os dias.

    Heleno, grato pela oração de Natal.

    E amigos, principalmente João, desculpem-me pelo atraso, mas nestes dias, véspera e Natal, fiquei totalmente desconectado devido as comemorações. Foi um momento de família, e computador ficou desligado, portanto hoje estou recolocando o blog em dia.

    E conforme disse, sobre o desafio do Heleno, já está aceito, sei sobre o que vou escrever, mas tenho que amadurecer a história na minha mente, então não será para agora.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  23. João Melgarejo26/12/2010, 22:49

    Tranquilo amigão ...
    é que eu vi a postagem do Paret (26/12), então pensei que houvesse ocorrido algum problema na transmissão da minha postagem ....
    Todos sabemos que o momento é para ser vivenciado com familiares e amigos, então nada mais justo e sensato, que os equipamentos estejam desligados.

    Ao galerão, parece que teremos boas notícias essa semana ....

    Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  24. João Melgarejo26/12/2010, 22:53

    AH ! o link da homenagem ao Loco, vc colocou no "e la nave va"... talvez o pessoal não tenha visto.

    Abração

    ResponderExcluir
  25. Valeu João.

    Foi uma falha de comunicação e planejamento, deveria ter avisado que ficaria fora de 24 para 25. Além de estar em família, estava fora de casa, na minha sogra, e a previsão era retornar 25 a noite, mas a falha no planejamento me fez voltar só hoje, dia 26.

    Sobre a mensagem do Paret, é que os comentários dele, como administrador que é, entram direto. :-)

    E pela dificuldade narrada, ele não deve nem ter visto se havia comentário com moderação pendente.

    Mas já está tudo normal. Só este outro comentário seu que não sei como foi parar no E la nave va. Mas copio novamente aqui embaixo para quem não viu:

    João Melgarejo disse...
    e a Loucos pelo Botafogo, colocou mais um ídolo no muro em frente a GS....

    http://twitpic.com/3j6kqj

    24/12/10

    Legal a homenagem ao Loco. Aquele muro lá está cada vez melhor.

    E vamos aguardar as "novidades". Acho que o pacotão vai chegar.

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  26. Alexandre Rodrigues27/12/2010, 19:50

    GALERA ALVINEGRA,BOA TARDE!!

    Pessoal, vcs sabem alguma coisa sobre a "saída" do Somália? Vejam o link: http://globoesporte.globo.com/futebol/vai-e-vem-do-mercado/#/nacional/botafogo
    De onde tiraram essa "história"? Além dele estariam sendo negociados o L. Abreu e o Leandro Guerreiro... Tem alguma verdade nisso? Se alguém puder me informar de alguma coisa, eu agradeço. Abração. Alexandre.

    ResponderExcluir
  27. Olá Alexandre.

    Por coincidência meu filho apareceu ontem todo preocupado com este link. Fui procurar e fiquei preocupado também, por conta de ter visto que o Somália havia sido contratado por empréstimo e era só até o final deste ano.

    Pois bem, catei mais um pouco e veja as duas notícias que encontrei, de agosto passado:

    http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2010/08/30/botafogo-prorroga-contrato-do-volante-somalia-por-mais-tres-anos.jhtm

    http://oglobo.globo.com/esportes/brasileiro2010/mat/2010/08/30/botafogo-prorroga-contrato-de-somalia-por-cinco-anos-917513657.asp

    Ou seja, bla-bla-blá, como aquela história de Juan, etc.

    Para confirmar isto, veja a entrevista recente do Somália:

    http://www.fogaonet.com/noticia.asp?n=14625&t=somalia+na+minha+cabeca+vamos+brigar+para+levar+tudo+em+2011

    Sobre o Loco, o Cruzeiro chegou a especular e consultar, mas viu que não havia o menor interesse do Botafogo em negociar, ou seja, teriam que começar oferecendo muito alto só para iniciar as conversas.

    O detalhe é que para estrangeiro existe uma limitação de duração de contrato e prazo para renovação. O contrato do Loco é até final de 2011, e só pode ser renovado a partir de janeiro. Então o que rola por aí é que a renovação já foi negociada, discutida, e apalavrada, tanto da parte do Loco e empresário quanto do Botafogo, e em janeiro ele terá novo contrato até final de 2012.

    Sobre essa especulação, o João até mandou uma charge muita engraçada, conforme abaixo:
    João Melgarejo disse...
    Charge bem humorada ....

    http://bit.ly/f5LRN4

    15/12/10

    Já o Guerreiro, chegaram a abrir negociações com o Cruzeiro também. Ele tem prestígio com o Cuca, e era uma oferta boa. O Botafogo aceitou negociar, mas queria alto ou fazer troca por jogadores que o Cruzeiro não queria liberar. Não é impossível de acontecer, mas já saiu notícias com o pessoal do Cruzeiro falando que as negociações estavam paradas.

    Acho que o que está lá é bobeada do pessoal do Globoesporte.

    Sobre o blog, pessoal, estou verificando o que aconteceu com nosso contador. Já estávamos em uns 20500. O blogger oferece umas estatísticas também, mas iniciam em junho. O que posso falar é que já chegamos nas mil visitas em dezembro, o que não é muito, pois todos os meses anteriores também passaram de mil.

    O legal é que este post do Heleno, mesmo em um período tão corrido, e que o pouco tempo disponível procuramos dedicar as famílias, mesmo assim, este post já é o sexto mais visitado do blog. Para comprovar isto, ativei um recurso, o de Postagens Populares, apresentando estes 6 posts mais lidos, no menu a direita no blog. Depois vou ver com o Paret a manutenção deste recurso ativo ou não.

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  28. Bom dia caríssimos alvinegros.

    Meu amigo Alexandre não nos mate de susto. kkkkk

    Li ontem no Lancenet uma entrevista dele (Somália) que em 2011 ele quer ganhar tudo que o Botafogo disputar, pois o time é bom, o grupo é bom, e o técnico é ótimo. Quer um astral melhor do que ssse para iniciarmos o ano.

    Meu amigo foi só a múmia Lúcio (Fla)vio cair fora que o o astral muda. Vou repetir novamente o que disse aqui a um ano: um sujeito (me recuso a chama-lo de jogador)que tem no nome (Fla) pode jogar no Botafogo, mestre Didi deve estar se contorcendo no túmulo. Por falar em Didi, um dia com calma conto uma história minha com esta lenda do futebol do Botafogo em General Severiano.

    A especulação é tanta que até o Ronaldinho Gaucho vem para o Grêmio e o Adriano para o Corinthians. Para vender jornal e notícia eles fazem de tudo, principalmente nas férias que não tem o que dizer, e com o nosso querido Botafogo então, já venderam o time todo. kkkkkkkkkkkk

    Um grande abraço a todos

    ResponderExcluir
  29. Meu amigão Carlos Henrique.

    Quanto ao desempenho de Vossa Execelência na condução do blog, esteja certo que está nota 10, acredito que mestre Paret deve estar pensando seriamente se volta de Salvador. kkk

    Brincadeiras a parte meu amigo, está tudo ótimo, continuamos bombando e deixando meio mundo de boca aberta. Só o Botafogo e este blog é capaz disso. Parabéns Henrique.

    ResponderExcluir
  30. Grande Luiz!

    Acho que a entrevista do Somália é a mesma que eu vi. Gosto muito do Somália, é um cara dedicado, simples e atencioso. Antes do jogo contra o Prudente estive com meu filho, xará do Paret, lá em Gen. Severiano, assistindo aos treinos. Somália e Herrera treinavam à parte, ainda contundidos. O Somália foi super atencioso no final e distribuiu autógrafos e sorrisos. Foi um dos que assinaram a camisa amarela do Jefferson, do meu filho.

    Sobre as especulações, vão continuar comendo solto até meados de janeiro. As vezes as notícias são plantadas por empresários, tentando valorizar alguma negociação em curso com outro clube. As vezes alguns clubes atravessam negociações, só para forçar o adversário a pagar mais por uma contratação, e assim sair de outra briga.

    E por falar em especulação, estão falando em Davi Ceará, jovem de 20 anos, meia canhoto veloz, que fez boa campanha no Vila Nova-GO este ano. Seria a jovem promessa para compor o elenco do meio com Cajá e Maicosuel.

    Luiz, a verdade é que tenho me esforçado para seguir os ensinamentos do Paret. Na verdade eu fico pensando sempre em alguma novidade, querendo dar um toque pessoal, e ao mesmo tempo imaginando como o Paret faria e qual seria a ideia dele. Mas o fato é que o blog vai se diversificando, e no final tem a cara de todos nós.

    Então muito obrigado pelos elogios, e sem falsa modéstia, aceito o Vossa Excelência de bom grado, mas sabendo que todos somos merecedores. Você sabe, Luiz, que você é participante desde os primórdios do blog, e seus comentários bem humorados, construtivos, elucidativos e assíduos foram peça fundamental para o crescimento deste espaço.

    Muito obrigado mesmo.

    E abraços a todos!

    ResponderExcluir
  31. João Melgarejo28/12/2010, 15:21

    Boa tarde pessoal .... Vocês viram que as manipulações Globo iam entrar no circuito pra trazer o dentuço pro time da piada pronta ?
    Ficaram todos alegrinhos ... Só que o Gáucho não vai ser liberado pelo Milan.Vai jogar lé pelo menos até o meio do ano.
    E o Cajá renovou por mais um ano ...

    Abraços

    ResponderExcluir
  32. João Melgarejo28/12/2010, 15:25

    AH ! o empresário do ilustre desconhecido Ceará é também do Guerreiro ... Pode ser um facilitador.

    ResponderExcluir
  33. João Melgarejo28/12/2010, 15:56

    Segue link sobre a construção do CT em Marechal Hermes.

    http://t.co/a02YFje

    ResponderExcluir
  34. João Melgarejo28/12/2010, 16:32

    Botafogo fechou com o Lucas e pode trazer o zagueiro João Filipe de 22 anos tb do Figueira.E o empresário do Éverton já dá como certa sua ida pro Fogão.

    ResponderExcluir
  35. Boa Noite Prezados Alvinegros !

    Estive ausente, por motivos de viagem e muito (demais) serviço, cobrindo férias de amigos. Mas finalmente volto ao convívio deste espaço.
    Emocionante, de arrepiar mesmo, a história contada pelo Heleno. Botafoguenses, são, em sua grande maioria, homens de valores ! A história comprova !

    Um dia conto a vocês como me transformei em Botafoguense, mas nem de longe é tão bonita quanto a do Heleno... E quero comentar também que Mário Filho tinha razão, assim como Vinícius de Moraes ("Vc sabe lá o que é ser Botafoguense ?").
    Fiquei mais tranquilo hoje com uma notícia que ainda não consegui confirmar> A de que o Contrato do M. Mattos só termina em Julho e não agora em dezembro. Alguém sabe ao certo ?
    Por falar em alguém sabe... Alguém sabe quanto o empréstimo do Jobson vai render ao Bota ?
    E a novela do tal Everton como anda ? Nem sei se esse cara joga toda essa bola ?! Será que é bom esse tal Everton? Não consigo lembrar dele...deve ser meu Alzheimer começando já que em março faço meio século de vida, he he he
    Bom, desta vez foi rapidinha minha passagem por aqui !
    Quero desejar todos vcs Botafoguenses um Ótimo 2011, com muita saúde e títulos do Fogão !!
    Que Deus nos abençoe a todos e a nossos familiares também !
    E que o Presidentista e Joel enxerguem a verdadeira importância da Copa do Brasil !!

    Grande abraço,
    Antônio (40tinha )

    ResponderExcluir
  36. Boas notícias João.

    Essa novela do Dentucinho Gaúcho está engraçada.

    Pela imprensa gaúcha ele está 90% no Grêmio.

    Pela Flapress está 50% no urubu.

    Pela imprensa paulista ele tem boas chances de ir para o Palmeiras.

    Pela imprensa italiana ele não sai do Milan...

    Quanta coerência, não?

    Já o desconhecido Davi Ceará é jovem, 20 anos, dizem que tem talento. Parece que foi o destaque da campanha do Vila Nova-GO na série B, só que o Vila Nova quase foi rebaixado.(???)

    Os laterais estão acertados, só falta a divulgação oficial. O Cajá também renovou, e a renovação do Antonio Carlos está praticamente certa.

    Não sei como anda o negócio com o Marcelo Mattos, e o Everton está enrolado. Já este João Filipe, parece que há disputa com os urubus.

    E o CT, agora dependemos do governador. Vamos ver se sai.

    Ah, pessoal, sobre os post mais visitados, reduzi para 4 e estou pensando em reduzir mais, só para os 3 mais vistos, para não poluir muito a página. E uma coisa que me atentei depois é que esta contabilização de mais vistos é do blogger, e só iniciou em julho, ou seja, os antigos ficaram de fora desta estatística, então não sei se é muito legal. O que acham?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  37. João Melgarejo28/12/2010, 22:36

    Boa noite estelares amigos ...

    O Marcelo Mattos tem contrato até o meio do ano que vem.Só que a diretoria quer antecipar e prorrogar o vínculo por mais dois anos.O jogador quer ficar.
    Lucas e Márcio Azevedo devem ser apresentados oficialmente amanhã. Bons reforços, ainda mais na posição que mais precisamos. Laterais.
    Guilherme, lateral esquerdo e Willian, atacante, da base, foram oficialmente promovidos.Alex e Lucas Zen, também terão oportunidades...

    Abração !

    ResponderExcluir
  38. Dizia eu, lá no começo dos comentários:

    "E nesta nossa festa de Natal agora somos: Heleno, Carlos Henrique, João, Luiz, Brazo, Alexandre e Marcos Paret, todos comentando neste post. Ainda acredito que mais amigos se juntarão a nós."

    Pois bem, temos o Antonio Quarentinha também na lista.

    Quarentinha, muito bom seu retorno! E fique tranquilo. eu também não lembro deste Everton, que foi uma contratação milionária do futebol mexicano mas não vingou por lá. Vamos ver no que dá, se é que vem.

    Sobre o Marcelo Mattos, é isso mesmo, contrato até o meio do ano. Só que é prioridade do presidente a renovação e se possível a contratação em definitivo dele. Na tal visita em Gen. Severiano, antes do jogo contra o Prudente, eu ouvi pessoalmente o Maurício Assumpção falando com outras pessoas, que priorizava a renovação do Antonio Carlos e do Marcelo Mattos, mesmo o Mattos tendo contrato até o meio do ano.

    E vamos todos aceitar o desafio do Heleno e contar histórias pessoais? Eu já estou amadurecendo minha história.

    ResponderExcluir
  39. Bom dia caríssimos alvinegros.

    É as boas notícias estão começando a chegar para nós. Acho que vamos ter um ano novo com muitas alegrias.

    Quarentinha, Presidentista foi d+. Um grande abraço caro amigo e retribuindo, boas entradas no Ano Novo a vc e sua família, que 2011 possamos comemorar bastante com o nosso Botafogo.

    Tai Henrique boa idéia esta do desafio, seria interessante nos conhecer melhor, e saber como cada um se tornou o melhor e mais carismático torcedor do mundo.

    Vou lapidar a minha, que como disse lá em cima vem com a história do Didi que faz parte.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  40. Valeu, Luiz.

    Pelo visto a coisa vai ser boa. Vamos ter história de Garrincha e Didi aqui.

    Vamos ficar de olho, que hoje parece que tem novidades e vão começar os anúncios de contratações.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  41. João Melgarejo29/12/2010, 23:29

    Boa Noite Nobres ....

    Os catartídeos estão roendo os cotovelos de raiva..... O zagueiro João Filipe fechou contrato de 5 anos com o Fogão.Os caras tão espumando... hehehehehe

    ResponderExcluir
  42. João Melgarejo29/12/2010, 23:37

    Lucas fechou e Antonio Carlos fica até 2014 .... Boa !

    ResponderExcluir
  43. João Melgarejo30/12/2010, 13:11

    Boa tarde rapaziada ....

    Começamos com o lançamento do boneco do Garrincha e lançamento de sua camisa retrô ...
    A família nunca tinha permitido que se fizesse o uso da imagem, agora autorizou a homenagem...

    Legal !

    http://bit.ly/gzORfz

    Abraços

    ResponderExcluir
  44. Opa, João.

    Não sei o que está havendo, seus comentários estão saindo aqui no post do Heleno, e não no mais recente, o de Ano Novo agora.

    De qualquer forma copiei lá. E são bos notícias mesmo. Esse lance do Garrincha é importante, até para ter retorno para a própria família. Com o Nilton Santos tem tido muito retorno.

    Abraços!

    ResponderExcluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG