Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

12 de out. de 2010

A LIBERTADORES - OLHO VIVO, GALERA!!!


Olá amigos...

Conforme falei ao nobre alvinegro Henrique na postagem anterior, nos comentários que fecharam aquela notícia, segue depoimento sobre a possibilidade de G3 ou G4, em contraponto à participação na sulamericana.

Retornando da comemoração de um belíssimo dia das crianças com minha galerinha feliz, digo-lhes o que acho, o que ouvi e o que tenho testemunhado, sobre a neura da midiazinha anti-Fogo com a possibilidade de ver nosso time ir à Libertadores e fazer tudo o que eles queriam que os outros por quem torcem fizessem.

Esta situação do julgamento que corre a favor da quarta vaga, pelo que se vê, é questão já pacificada, vez que o órgão diretivo é soberano e dirigido de forma perpétua. Isto mostra que ali, manda sempre e a vida inteira quem pode e obedecem todos.

Num destes programas de rádio aqui do Rio, falando de uma reclamação do nosso diretor de futebol, um jornalista fez chacota com o Botafogo sobre a possibilidade de ficarmos em quarto lugar, sem a vaga e rindo ao microfone dizendo tratar-se de um novo chororô. Na verdade amigos, o pavor que eles têm de verem um projeto tão bem elaborado pela nossa diretoria vingar logo nos primeiros meses, e com solidez de vir e ficar aí se perpetuando, é muito grande. Um Botafogo alçado ao primeiro time das equipes sulamericanas neste momento, mata todo o planejamento desta mídia sem escrúpulos de querer ver sempre os ‘povudos’ lá em cima, custe o que custar.

As novas/velhas humilhações assustam esta mídia. Ali, existem representantes declarados do time ‘povudo’ e esta gente só se rende quando não é mais possível sonhar que estas tais agremiações sempre ajudadas possam almejar alguma coisa que lhes seja de utilidade para venderem suas cervejas, sabonetes e planos de saúde. O Maurício Assumpção, no encerramento do já enigmático Botafogo 2x0 S. Paulo, deu uma entrevista de mais de uma hora a uma destas emissoras, e o quadro que ele traçou deixou aqueles jornalistas de queixo caído. Todos sabem que somos o time mais bem estruturado da cidade e já um dos melhor planejados do país.

O planejamento é forte mas o formato é bem simples. Maurício negociou Maicosuel para não despender muito além do planejado em 2009, com vistas à construção dos CT´s de Caio Martins e do gigantesco projeto de Marechal Hermes. Sendo bombardeado pela futura presidenta do mais ‘povudo’ aqui do Rio na Câmara, nem teve time e nem viu os projetos saírem do papel, mas sempre dizia nas entrelinhas que não queria segunda divisão pois de 2010 para a frente, era época dos times de sonhos. E sabem do mais? Nosso time já com os jogadores que ora retornam, nada deixa a dever aos melhores que estão aí e querem sabem mais ainda? Se 2011 for de Sulamericana, o time é este com os outros lesionados voltando mas se for Libertadores, aquele grande time do Flu/2008 vai parecer time-exibição perto do que virá. E não esqueçam também que A Arena Stadium Rio com todas as suas instalações e possibilidades, já está praticamente certa como um CT de primeira linha para abrigar uma das seleções de ponta na Copa. Creiam-me. Esta é a mais pura verdade.

E isto mata a todos aí fora de medo. Três décadas (30/50 e 60) de humilhações arrasaram seus antepassados e estes que falam e escrevem hoje nasceram sob esta égide. Não querem de jeito nenhum um Botafogo imbatível de volta.

É viver para crer.


10 comentários:

  1. João Melgarejo13/10/2010, 17:03

    Olha a uruca ! Marcello mattos se contundiu com a trave, saiu do treino e é dúvida para o jogo de domingo.... Se não treinar amanhã, está fora .....

    ResponderExcluir
  2. Isto sim meu prezado João, é coisa da fase braba.

    Mas teremos que passar por provações sim, pois se vier fácil vai mais fácil ainda (os caminhos de Flu e do seu filho maltido nestas Libertadores que o digam).

    Uma pena se o Mattos não jogar, mas vida que segue. Joga nas próximas.

    Paret.

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Também acredito em vaga na LA, sendo possível chegar em segundo. Se for assim receberemos gozações pelo vice mas não tou nem aí. O projeto é bom, e considero semelhante ao do Inter (estou sempre falando nisso).

    E vejam o que o Inter conseguiu... não ganha um brasileirão desde 1979, mas foi vice em 2009, 2006 e 2005. Mas, em compensação, campeão da LA em 2006 e 2010, mundial de 2006, Recopa de 2007 e Sulamericana de 2007.

    Mas, voltando a luta pela vaga na LA, estamos nela, com G4 temos muito mais chances. Mas temos condições de levar a briga pelo G3. Hoje temos algumas partidas importantes. Santos e Inter e Vasco e Corinthians, encerrando os jogos a menos.

    Mas tem outros jogos importantes. Pode ser que hoje (ou amanhã, não vi a data correta) o Palmeiras abandone a briga pela vaga na LA no campeonato brasileiro.

    Porque, isto? O Palmeiras viaja para fazer partida da Sulamericana, e se fizer um bom placar poderá começar a focar nesta competição, onde terá outra partida no meio da semana que vem. Ou seja, pode começar a priorizar a Sula e sair da briga do brasileiro.

    Vamos ver os jogos de hoje. Por sinal, se o Corinthians perder, aquela nossa probabilidade de 12.9% de conseguir a vaga deve subir bem, para mais de 15%.

    Depois da rodada eu volto aqui.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Às suas afirmativas Henrique, apenas a confirmação do que você falou, completando com o fato de saber que o próprio Felipão já havia declarado antes da última vitória (antes do jogo contra nós), que talvez fosse mesmo viável priorizar a sula.

    Este campeonato acabou virando o complemento do G3/4, já que o título também dá vaga na Libertadores.

    Paret.

    ResponderExcluir
  5. Conforme falado...

    Vasco venceu, e pelo site da UFMG nossas chances de Libertadores subiram para 14,7%.

    Nosso principal adversário, além dos 3 a frente, é o Palmeiras, com 12,6% de chances.

    Mas eles não vão ter este descanso de meio de semana. Jogam hoje lá na Bolívia. No fim de semana encaram o Ceará em casa, para depois receber os bolivianos em casa no meio de semana e encarar o Corinthians no outro fim de semana.

    Eles devem se enrolar e priorizar uma das competições. Provavelmente a Sulamericana.

    Depois da pedreira do Fluminense, encaramos o Vitória no Stadium Rio, o Galo mineiro, que está em operação de resgate para virar Fênix, e depois o Atlético-GO no Stadium Rio.

    Acho que com 10 pontos nestes 12 alcançamos o Corinthians. Mas se não der para alcançar, ou fazer os 10 pontos, ainda restarão outros 15. O importante é tirar a diferença progressivamente, jogo a jogo.

    Pra finalizar, o site da UFMG já dá 60% de chances do Cruzeiro ser campeão. Esquecendo matemáticos, acho que a probabilidade é maior que isso.

    Abraços.

    PS: Vamos torcer pra uma vitória de 1 a 0 do Palmeiras.

    ResponderExcluir
  6. Pois é Henrique. Nós já pegamos aquela série de pedreiras e agora, trocaremos de lugar (não tenho mais nenhuma dúvida quanto a isto) com o Curinguinha (eu só achava que quem estava ‘flanelando’ a vaga para nós era o Flu-C.

    No mais, ainda aposto em Atlét.-PR também na Libert pois mesmo que nos vença domingo, o Flu vai também desabar na tabela. E não acho que teremos que esperar até o nosso jogo contra o Patético-GO para passar o Curinguinha não. Eles estão naquela de começarem uma série negativa e só não os ultrapassaremos em pontos rapidinho, caso nosso time também se enrole. Mas acho que agora é a nossa vez. Tudo anda conspirando a favor.

    Ontem, o Vasco já fez o serviço. Talvez o Guarani também faça. Então, o timãozinho é a nossa meta e continuo insistindo que ela está logo ali.

    Paret.

    ResponderExcluir
  7. Caro amigo Paret.

    Após ler na íntegra seu editorial acima, nada tenho a acrescentar.

    Mas, sempre como bom botafoguense fico com a pulga atrás da orelha não com a mídia, porque esta sempre foi invejosa com o nosso clube, mas com o quadro de árbitros que todos sabemos como age nestes momentos. Desde aquele episódio da Ana Paula, somos tratados como cachorro sarnento, e na dúvida sempre contra nós.

    Esse na minha opinião é o maior dos nossos problemas, sempre falamos que o Botafogo joga contra 14 e não é de hoje. Só que nos anos em que vc mencionou lá em cima, tínhamos um time, pessoas na mídia que não deixavam falar mal do Botafogo, e o mais importante todos respeitavam nosso clube, pois fomos o clube que mais forneceu atletas as seleções nacionais.

    Hoje não sei se podemos gritar, vão ter que nos engolir. Quiçá vc esteja certo em seus prognósticos.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Olá Luiz. Decerto que o Fogão tem jogado à base de 11x14 (às vezes temos jogado ultimamente até com 10, vide a violência dos sãopaulinos que nos quebraram 2 num mesmo jogo).

    Acontece que se o nosso time, repito, não der mole e se firmar após este jogo de domingo, acredito firmemente que, sendo um clássico, ou seja, havendo a possibilidade de tomarmos aquele um a zero azedo e não empatarmos, ainda assim, após isto, o caminho ruim será o deles.

    E veja que o ajudado da hora, o curinguinha, despenca sem uma "Fênix" a poder tirá-lo do buraco aonde está se metendo, ou seja, é ano de o Botafogo brilhar e partir para uma década gloriosa (seria a nossa quarta década).

    Quiçá, como diz você, eu não esteja tão errado assim, mas quiçá mais ainda, a má sorte não nos atrapalhe neste momento, que quero seja mágico.

    Paret.

    ResponderExcluir
  9. Começando pelo prognóstico: Palmeiras venceu por 1 a 0.

    Agora na semana que vem ele está numa ótima situação, mas não o suficiente para entrar com time reserva. Então é mais provável que passe a poupar no Brasileirão, e aí vai sair da luta pela vaga.

    Vejam que o Valdívia saiu sentindo a coxa. Quase certo que não jogue no fim de semana.

    Sobre jogar contra 14 ou mais? Esta tem sido nossa sina, mas estamos aprendendo a enfrentar isto. O projeto é bom, concordo com Paret. E se resistirmos a estas pressões externas, os títulos virão. Vejam que é um processo a longo prazo. Mas que nos renderam 8 finais de turno do Carioca nas últimas 10 disputadas, com 6 vitórias.

    Este trabalho também vem rendendo boas campanhas no brasileirão, sendo o ano passado o ponto fora da curva. E também tivemos algumas boas campanhas em Copa do Brasil e Sulamericana.

    Precisamos de mais resultados. De mais títulos. Mas antes de mais nada precisamos acreditar no trabalho e apoiar. Não deixar que isso tudo se perca, que desanimem com as dificuldades. Como falei antes, o trabalho do Inter rende muitos frutos, e a maior parte fora do Brasil, pois eles também enfrentam os esta imprensa e proteção a outros clubes. Só pra lembrar recentemente perderam um título dado ao Fla e um pouco antes outro dado ao Corinthians pela fraude do Edilson.

    E mesmo com isso tudo o projeto deles é bem sucedido, muito bem sucedido.

    Se a vaga na LA não vier, devemos reforçar a equipe para levar outro carioca, tentar levar a copa do brasil, fazer uma boa sulamericana, e correr atrás do título de 2011. Vejam que uma parte razoável do elenco está com contrato longo. Não devemos sofrer aquela reestruturação total do elenco.

    Este ano está sendo de bom a ótimo, e pode encerrar muito bem. E ano que vem tem tudo para ser melhor.

    Dá-lhe Fogão.

    ResponderExcluir
  10. De cara amigo Henrique. Eles jogam o brasileirão sem Valdívia e sem aquele craque brigão (nem lembro se é Kleber).. aquele que foi do Cruzeiro. O Valdívia pelo terceiro cartão e o outro, expulso. Então, é jogo importante do brasileirão mas sem os dois principais jogadores.

    No mais, a certeza de que o ano que vem será brilhante sim.

    Paret.

    ResponderExcluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG