Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

25 de ago. de 2017

A SAGA CONTINUA

MARCOS PARET


Saga ruim, é bom que se frize

Os atravessadores - a série

A saga - dos aliciadores e atravessadores do nosso futebol - Já temos notícia na internet dando conta de que o atravessador paulista agora quer aliciar o Gatito Fernandez. Tudo por dinheiro. Se perdermos o nosso goleirão, nem nos faria tanta falta assim, já que teríamos o Jefferson efetivado e assim, com chances de que ele desista da aposentadoria após a Copa do Mundo. Mas a sanha mau caratista continua. O Corinthians aprendeu, após a invasão chinesa de 2 anos atrás mas este aí parece assanhado feito rato na prateleira.
_______________________________________________

Novos nomes

Os novos vão vingar?


O globoesporte.com mostrou hoje que, após a eliminação da CB, competição na qual não era permitido usar novos contratados, o Botafogo, enfim, pode voltar a utilizar todos os atletas à sua disposição. Agora, nomes como Brenner e Leo (foto acima) já podem ser pensados para todos os nossos jogos, o que pode fazê-los subir de produção.
_______________________________________________


Os garotos

Já uma outra reportagem do site dá conta de que os nossos "emprestados" andam fazendo bonito por onde atuam. Se Gegê virou rei em Natal, Renan Gorne, o garoto de ouro campeão brasileiro sub 20 anda brilhando na liga americana de futebol, sendo titular e com excelentes atuações. André Luis, outro atacante, é artilheiro da série C e Yuri, defensor (agora - era meia) está muito bem no Santa Cruz. Que retornem como retornaram Sassá e Igor Rabelo. Vamos precisar muito. A reportagem cita vários dos nossos emprestados (leia aqui).

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

23 de ago. de 2017

VALE VAGA NA FINAL








No Maracanã, time não
impõe o seu jogo e
perde por 1x0

Não jogamos absolutamente nada nas semifinais.

Eu comecei falando desta forma para sintetizar o que foi o Botafogo nesta fase da Copa do Brasil. Se não apertamos o nosso adversário no Nilton Santos mas saímos no zero, hoje tentamos levar o placar em branco por muito tempo mas, no único vacilo de marcação do Vitor, tomamos o gol fatal.

E nem foi um erro tão criticável assim, haja vista a inteligência do atleta adversário na jogada.

Não se pode afirmar que o time sentiu a falta do Pimpão, uma vez que, enquanto o grupo esteve bem, o Guilherme não comprometeu. Contudo, logo no início da partida, perdeu um gol que poderia ter sido fundamental.

Vida que segue. Fica para a próxima.


O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer

22 de ago. de 2017

UMA META, DOIS DESEJOS, TRÊS CAMINHOS





Esta semana uma reportagem, entre tantas, causou certa indignação aos botafoguenses. Nem teve tanto destaque, no meio de tanto disse-me-disse e confusões. E até porque, de certa forma tem razão, mesmo estando totalmente errada. Segue o link:

http://sportv.globo.com/site/programas/troca-de-passes/noticia/2017/08/apos-derrota-do-bota-barreto-adverte-para-risco-de-time-ficar-sem-nada.html


Diante do falado resolvi fazer minhas considerações, e concluir que praticamente já temos tudo, mas que não podemos baixar a guarda e bobear nesses meses que faltam para encerrar o ano.

Meu primeiro comentário é insistir no que deve ser nossa principal meta do ano, o piso de conquistas aceitáveis. E insisto que nossa meta é dar continuidade e manutenção ao que foi conquistado. Ou seja, precisamos em 2018 jogar a Libertadores e entrar na Copa do Brasil nas oitavas, conforme fizemos este ano. Esta é a meta básica. Este é o caminho de resgate do clube, e é fácil de entender porque.

Somos hoje 35819 sócios-torcedores, com um número crescente, que até o final do ano deve chegar aos 40 mil, e que com vaga na Libertadores 2018 nos garantirá a manutenção desse número e até algum crescimento.

Para chegar nessa vaga temos amanhã o confronto na semifinal da Copa do Brasil. Antigo desejo do clube e dos torcedores. Faltam teóricas 3 partidas para isso, sendo a de amanhã portanto a partida mais importante do ano, até agora.

Se a mídia diz que podemos ficar sem nada, digo que nada nos tira o que já conquistamos este ano. No momento pode não ser títulos, mas se na visão deles podemos ficar sem nada, digo que Palmeiras, Atlético-MG quase certamente ficarão sem nada. Que Flamengo, Santos e Cruzeiro podem ficar sem nada. Que Botafogo e Grêmio podem ficar sem nada. Até o Corinthians pode ficar sem nada. Nada está decidido, então só estão falando o óbvio.

Mas os quase 36 mil STs, os 10 milhõess de renda na Libertadores, o reencontro de torcida, time e clube, isso ninguém nos tirará.

Temos que continuar nossa jornada. Nada está ganho, mas chegamos até aqui porque fomos capazes, e podemos ir mais longe. É possível, e é nosso desejo, vencer a Copa do Brasil. É possível, e é nosso desejo, vencer a Libertadores 2017. E uma dessas conquistas premiará um trabalho consistente e vencedor que vem sendo feito, e dará de bônus o atingimento da meta básica, disputar a Libertadores 2018 (e aumentar ST, obter mais renda, mais exposição na TV, mais patrocinadores, etc.).

Há o caminho pelo Brasileirão para se atingir a meta, mas é sem dúvida a terceira via, e ela é possível. Há de se lembrar que alguns dos clubes que estão na nossa frente no Brasileirão são também alguns dos que podem ser o obstáculo no caminho para nossos desejos. Santos, Grêmio, Flamengo, Cruzeiro estão ali, na mesma briga.

Estou muito confiante com este ano de 2017. Acredito que podemos chegar a esta necessária vaga pelos 3 caminhos, ao mesmo tempo. Não é fácil, mas é possível.

O que não faltará será luta.

Dá-lhe Fogão.

20 de ago. de 2017

BRASILEIRÃO - SEGUNDA RODADA

Time visita a Ponte Preta


COMEÇA JOGANDO BEM,
SOFRE 1 GOL NO INÍCIO, REAGE,
MAS CAI DE PRODUÇÃO E PERDE


BOTAFOGO 1 X 2 PONTE PRETA

Botafogo, visando o jogo da volta da Copa do Brasil, veio a campo com um time alternativo, que não pode ser nomeado de reserva, e que no papel é muito interessante. Inclusive, provando que nome não resolve nada, diria que essa escalação chamaria mais a atenção do que a que vem fazendo todo o sucesso como principal.

Indo com Jefferson, Arnaldo, Carli, Emerson Santos, Gilson, Dudu Cearense, Bruno Silva, Marcos Vinícius, Leandrinho e Leo Valência, Brenner. Um bom time, que deixava dúvidas se era um 4-5-1, um 4-2-3-1, ou o nosso eficaz 4-4-2. Sinceramente? Não sei exatamente qual era formação, e isso tem sido um detalhe, umas vez que nossos volantes não são volantes, e nossos meias não são meias, e nossos atacantes não são atacantes.

O time começou jogando bem, mas logo no início Leo Valência cometeu falta desnecessária, entrando de carrinho, e levou o terceiro amarelo, ficando suspenso. Ele também perdeu gol fácil em excelente passe de Brenner. E foi o jogador que destoou. Jair precisará conversar e tirar a ansiedade dele. Um papo com Jefferson deve ajudar também.

Brenner e Leandrinho tiveram boas movimentações enquanto souberam manter o ritmo. Marcos Vinícius foi mais discreto, mas atuou bem. Bruno Silva foi bem, mas sem a mesma intensidade dos outros jogos decisivos. Dudu Cearense irregular sem comprometer.

Sofremos um gol logo aos 12 minutos, em falha de marcação na direita, quando Arnaldo ficou só com dois atacantes, e a bola sobrou para Sheik na cara do Jefferson.

Mas tivemos poder de reação, e em bela bola enfiada pelo Dudu Cearense para Arnaldo, sofremos pênalti, bem cobrado e convertido por Brenner.

No segundo tempo Jair trocou Valência por Pimpão, que entrou sem a mesma postura dos jogos da Libertadores. O campo pesado pela chuva dificultava para todos. Logo a seguir Leandrinho, com uma ótima atuação de volante-meia, ocupando espaço de forma semelhante ao João Paulo, acabou sentindo músculo da coxa. Preocupante, no momento em que mais uma promissora revelação da nossa base começa a despontar como uma firme opção de banco. Infelizmente volta a ele o fantasma da contusão.

Sai Leandrinho e entra Fernandes, e em poucos minutos este se machuca num choque com Emerson Sheik, indo as travas da chuteira no seu rosto. Bastante sangue, uma certa preocupação sobre o estado dele, e a última substituição sendo utilizada, entrando Wenderson, garoto da base, bom futebol, que vem atuando (jogou bem no empate contra o Coritiba no meio da semana) em torneios sub-20.

Não podemos culpá-lo, mas numa bola alçada na área, já perto do fim do jogo, nosso garoto, também ainda frio, falhou ao tirar a bola da área, e ela caiu certa no pé de Sheik para acertar daqueles chutes improváveis, e que acabou por selar o placar.

Então, de negativo deste jogo, além de se perder 3 pontos de jogo que tivemos oportunidades para matar, ficaram as contusões de Leandrinho e Fernandes.

Quarta tem decisão, e na outra quarta também, e na outra também... com contusões, e a posição na tabela caindo um pouco, será necessário entrar com uma postura mais firme e time mais eficiente em jogos do Brasileirão. Mais superação será necessária.

Abraços.

Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG