Esta semana uma reportagem, entre tantas, causou certa indignação aos botafoguenses. Nem teve tanto destaque, no meio de tanto disse-me-disse e confusões. E até porque, de certa forma tem razão, mesmo estando totalmente errada. Segue o link:
http://sportv.globo.com/site/programas/troca-de-passes/noticia/2017/08/apos-derrota-do-bota-barreto-adverte-para-risco-de-time-ficar-sem-nada.html
Diante do falado resolvi fazer minhas considerações, e concluir que praticamente já temos tudo, mas que não podemos baixar a guarda e bobear nesses meses que faltam para encerrar o ano.
Meu primeiro comentário é insistir no que deve ser nossa principal meta do ano, o piso de conquistas aceitáveis. E insisto que nossa meta é dar continuidade e manutenção ao que foi conquistado. Ou seja, precisamos em 2018 jogar a Libertadores e entrar na Copa do Brasil nas oitavas, conforme fizemos este ano. Esta é a meta básica. Este é o caminho de resgate do clube, e é fácil de entender porque.
Somos hoje 35819 sócios-torcedores, com um número crescente, que até o final do ano deve chegar aos 40 mil, e que com vaga na Libertadores 2018 nos garantirá a manutenção desse número e até algum crescimento.
Para chegar nessa vaga temos amanhã o confronto na semifinal da Copa do Brasil. Antigo desejo do clube e dos torcedores. Faltam teóricas 3 partidas para isso, sendo a de amanhã portanto a partida mais importante do ano, até agora.
Se a mídia diz que podemos ficar sem nada, digo que nada nos tira o que já conquistamos este ano. No momento pode não ser títulos, mas se na visão deles podemos ficar sem nada, digo que Palmeiras, Atlético-MG quase certamente ficarão sem nada. Que Flamengo, Santos e Cruzeiro podem ficar sem nada. Que Botafogo e Grêmio podem ficar sem nada. Até o Corinthians pode ficar sem nada. Nada está decidido, então só estão falando o óbvio.
Mas os quase 36 mil STs, os 10 milhõess de renda na Libertadores, o reencontro de torcida, time e clube, isso ninguém nos tirará.
Temos que continuar nossa jornada. Nada está ganho, mas chegamos até aqui porque fomos capazes, e podemos ir mais longe. É possível, e é nosso desejo, vencer a Copa do Brasil. É possível, e é nosso desejo, vencer a Libertadores 2017. E uma dessas conquistas premiará um trabalho consistente e vencedor que vem sendo feito, e dará de bônus o atingimento da meta básica, disputar a Libertadores 2018 (e aumentar ST, obter mais renda, mais exposição na TV, mais patrocinadores, etc.).
Há o caminho pelo Brasileirão para se atingir a meta, mas é sem dúvida a terceira via, e ela é possível. Há de se lembrar que alguns dos clubes que estão na nossa frente no Brasileirão são também alguns dos que podem ser o obstáculo no caminho para nossos desejos. Santos, Grêmio, Flamengo, Cruzeiro estão ali, na mesma briga.
Estou muito confiante com este ano de 2017. Acredito que podemos chegar a esta necessária vaga pelos 3 caminhos, ao mesmo tempo. Não é fácil, mas é possível.
O que não faltará será luta.
Dá-lhe Fogão.
Concordo com vc, Henrique..
ResponderExcluirDesconfiada é que a mídia não está. Pode até ter feito a reflexão (a do "ficar sem nada") pensando apenas nas taças e até nisto, foi desonesta.
Como é que, faturando além do que lhe pagam apenas por seus próprios meios (classificações em cascata e grandes bilheterias), o time vai ficar sem nada?
Também confio em título, meu amigo. E só não lhe digo que tenho certeza que o Botafogo de amanhã será o mesmo dos jogos contra Galo e Nacional, pq é clássico do Rio, contra time para quem os juízes sempre procuram aliviar e que acaba por não ter favorito.
Mas estou com fé, senão na CB, pelo menos na Libertadores.
Paret.
Estou confiante, e mais do que isso, estou certo de que tropeços, como essa derrota para Ponte, e dificuldades aparecerão para ser vencidas.
ResponderExcluirPor isso não podemos desistir.
Abraços.
Sim Henrique.. A derrota sempre antes da decisão..
ResponderExcluirTomamos aquela virada do S. P. no sábado e logo depois, até perdemos mas jogamos muito melhor do que o Palmeiras.. E, logo depois, estraçalhamos os uruguaios.
E assim, após a derrota para o Barcelona do Equador e todas as outras.
Arrisco a dizer que melhor do que vencer a Ponte fora e com festejos, foi esta derrota, para a CB.
Paret.
Bom dia caríssimos Botafoguenses.
ResponderExcluirO que a mídia, seja ela escrita ou falada, diz do Botafogo já foi o tempo em que eu ficava zangado. Hoje, pouco me diz respeito.
Mas não deixa de oportuno o editorial, quando fala do que conquistamos, e vou um pouco mais longe, nenhum clube nas condições em que esta direção recebeu, quase que sem nenhum investimento de patrocínio, afundado em dívidas quase que impagáveis, fez o que o Botafogo fez e conseguiu.
Se algum dia tivéssemos a arrecadação que principalmente Corinthians e Flamengo têm de patrocínio e da própria Tv, podemos imaginar o que teríamos conseguido a curto prazo. Mas nas condições em que estamos trabalhando hoje, podemos dizer que é um sucesso o conseguido, e se o planejamento está correto, como diz o ditado, estamos plantando e vamos colher muito mais.
Portanto, obviamente não se pode dar por satisfeito o que já foi conseguido, mas sim almejar muita coisa lá na frente, e podem ter a certeza que o caminho é duro, pois não contamos com nenhum incentivo por parte desta mídia carcomida e parcial que temos. Copa do Brasil e Libertadores foram sonhos hoje realizados, ganhar ou perder faz parte da vida, não vivemos de momentos mas sim a satisfação de nosso clube estar na cabeça e sem precisar de ajudinhas de árbitros.
Um abraço a todos.
Pois é Luiz..
ExcluirDiretoria que fez mágica ou então, pelo tamanho do clube, que fez o certo: contratou como podia, deu certo, acabou não se dando bem na contratação do figurão (Montillo) mas o trabalho bem feito e com seriedade não sentiu nada.
Estamos aí.
Paret.