Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

6 de dez. de 2023

ACABARAM OS VEXAMES

 Time patina em Porto Alegre contra o Inter
e os gaúchos devolvem o placar do turno

3x1



  
PRÉ JOGO

- Notícias

- Gilmar Ferreira, no Extra, informou que o André Mazzuco deve deixar o clube. Será contratado um profissional mais experiente para a função.

- Outro que não deve permanecer no clube é o atacante Diego Costa.

- E o Textor, que já responde no STJD pelas acusações que fez ao sistema e à arbitragem, mandou fazer um levantamento de vários jogos do brasileirão (empresa estrangeira e conceituada) e pretende ir à justiça comum reclamar sobre erros, segundo o levantamento, não ocasionais. 
  

CONTRATAÇÕES

- O primeiro nome ventilado para a próxima temporada é o do atacante Nikão. Atualmente no Cruzeiro, o atleta era um dos caras do time do Athlético-PR na época do Tiago Nunes e mesmo depois da saída dele de lá.

- Escalação:  


O time titular

_______________________________________

FOI UM PASSEIO DELES, MAS SUBIMOS DO 11º LUGAR DE 2022
PARA O 5º LUGAR ESTE ANO..... MAS.....

.....PELAS CIRCUNSTÂNCIAS, FOI EVOLUÇÃO OU FRACASSO?

O JOGO - Mais um jogo insosso do nosso time, sem criatividade ou poder de ataque e para piorar, com a peneira da defesa funcionando a todo vapor. Tocávamos a bola, mas para que? Eles saíram na frente e na volta do intervalo, chegamos a empatar com o lutador Janderson, mas para que?

E já no meio da segunda etapa o Tiquinho foi colocado em campo junto ao Victor Sá e ao Junior Santos mas..... para que?

Se tivéssmos Suarez, Paulinho (do Galo) e Bruno Henrique para entrar ali, acho que não daria em nada pois o meio de campo virou uma piada depois da derrocada do time. A galera opinou no whatsapp que as entradas de atletas como o JP Galvão e MN seriam ótimas para já se pensar num esboço de time para 2024, que já começa com menos de um mês de volta das férias (carioca e pré Libertadores), mas sem nomes cascudos neste elenco vai ser complicado reerguer a cabeça e esquecer este vexame que já está sendo chamado de histórico, único.

Foi isto. Um ano que se apresentou mágico, resumido em 11 partidas sem nenhuma vitória.

3 de dez. de 2023

NO PENÚLTIMO JOGO DO ANO

 Botafogo recebe o Cruzeiro,
não joga absolutamente nada 
e fica no empate.

0x0





   
PRÉ JOGO

- Notícias

- Textor está no Rio. Veio para o seu julgamento no STJD, cujo resultado confirmou a suspensão. O clube entrou com um efeito suspensivo para que ele possa assistir ao jogo de hoje.
  

- Escalação: 


O time titular 

_______________________________________


O JOGO - Ao comentar no nosso grupo no whatsapp sobre, enfim, um final de jogo sem levar gol, a idéia que tive foi que o nosso futebol evoluiu (cresceu) feito rabo de cavalo: para baixo.

O Henrique chegou a argumentar que, ao menos, corrigiu-se minimamente o sistema defensivo mas pensando agora, nem sei se sim, ante a total inépcia deste adversário para chutar a gol. Eles têm o pior ataque da competição e vimos isto na quantidade de contraataques que desperdiçaram por pura ruindade.

Com a vitória do Grêmio no sul, em vez de atingirmos de novo a vice liderança caso tivéssemos vencido, caímos para o 5º lugar e agora, estamos trabalhando com a hipótese de 'desembarcarmos' na sinistra pré libertadores, disputa da qual temos ótimas lembranças de 2017 mas, naquela época, com um time pronto e guerreiro.

Foi isso. Vamos para o último jogo contra o Inter sem Diego Costa e Adryelson, que levaram o terceiro cartão amarelo. Este último, então, fez a sua derradeira partida vestindo a camisa do Botafogo, uma vez que vai defender o Lyon em 2024. 

29 de nov. de 2023

TIME VAI A CURITIBA

 Só a vitória interessava, mas time cede o empate no fim 

De novo


1x1





  

PRÉ JOGO

- Notícias

- O assunto mais relevante deste Pré jogo é a suspensão da punição a Coritiba e Cruzeiro, que vão poder atuar com torcida em seus jogos com mando de campo. Parece que um clube carioca que tem interesse na partida entre o Cruzeiro e o Palmeiras em BH convidou alguém da CBF para tomar café....de novo. Vida longa e mais sabedoria ainda ao John Textor!
  

- Escalação: 


O time titular


_______________________________________


O JOGO - É difícil falar, é amargo ter que engolir mas pior, é impossível saber o que se passa com este elenco do Botafogo. Teria sido aquele primeiro turno fantástico uma tremenda enganação?  E agora, o time é assim tão ruim a ponto de sofrer o que sofreu hoje em campo ante um adversário tão fraco, tão comum? 

Não sabemos e não sei se um dia iremos saber alguma coisa sobre essa debacle. 

Lembrei, no debate pelo WhatsApp, que já fazem 31 anos daquela tragédia da perda do brasileirão de 1992, tomando um 3x0 de um time tão inferior ao nosso que na segunda partida sequer foi capaz de segurar outra vitória e por pouco não os vencemos e mesmo assim, ninguém até hoje faz ideia do que aconteceu ali no 3x0.

Mas infelizmente, é assim que vai acabar este 2023. Do jogo, quase nada a dizer. A coisa ia para o 0x0 até que no penúltimo dos 5 minutos de acréscimo, o lutador Carlos Alberto sofreu um pênalti que, desta vez, foi magistralmente convertido pelo Tiquinho, aos 51 minutos. Frize-se que até então, o nosso artilheiro nada havia feito em campo.

Dada a saída de bola, fomos envolvidos na defesa por uma jogada comum do fraquíssimo time adversário que, numa bola cruzada no meio da nossa área, empatou.

O Flamengo perdeu o seu jogo e com isso, voltamos à vice liderança, mas este ponto conquistado hoje talvez só sirva mesmo para que fiquemos no G4, claro, se não ficarmos no zero nas duas partidas que restam.

Foi isso.

26 de nov. de 2023

PRECISANDO VENCER

Botafogo recebe o Santos, vacila no fim 
e cede o empate

1x1





 
PRÉ JOGO

- Notícias

- E a notícia deste fim de semana é mesmo a briga do John Textor com a torcida organizada Fúria Jovem.

- No meio do caos, uma alegria. Pequena mas significativa. 
.
- Escalação: 
 

_______________________________________


O JOGO - Num dia de expectativa de esperança pela volta do bom futebol, vimos novamente gigantes em campo, a saber, Gabriel, Danilo (disparado o melhor no gramado), Tchê Tchê, Eduardo, nosso vagalume da criação e vários outros errando quase nada. Nota triste: o futebol do Tiquinho (que foi substituído na segunda etapa pelo Janderson) já entrou de férias. Não acerta nada.

No mais, não há muito o que falar. Fizemos o gol cedo numa cabeçada do Danilo, perdemos outras chances mas fomos segurando o placar até um erro de marcação já nos últimos minutos, quando eles empataram.

Uma pena para se tentar ainda o título, mas um ponto num jogo pegado que, com outros resultados ao menos em dois dos próximos 3 (e últimos) jogos, podem nos levar ao G4, amargo sob o ponto de vista da vantagem do turno mas bom para a evolução do trabalho. Já estamos na Libertadores.

Não tenho muito mais o que falar do jogo. Vou aguardar pelo debate.

23 de nov. de 2023

JOGO ADIADO DA 29ª RODADA

 Time vai a Fortaleza 
mas só empata

2x2



 
PRÉ JOGO

- Notícias

- Contratado logo após o empate contra o Bragantino no jogo passado e com 10 dias para treinar o grupo, o técnico Tiago Nunes fará a sua estreia nesta partida. 
  
- Escalação: 
 

O time titular 


_______________________________________


O JOGO - O Tiago Nunes iniciou a partida com o mesmo time, com os mesmos defeitos e, claro, em cima destes defeitos nós levamos o primeiro gol.

E tomamos 1x0 de um time que tá no bagaço, após a perda da copa sul-americana. O atleta deles entrou como quis na nossa área, cruzou a bola sem ser incomodado e o autor do gol só teve o trabalho de escorar para dentro.

A essa altura, uma incrível posse de bola de mais de 80% a nosso favor mostrava como estávamos mal.

Tocávamos a bola de uma forma tão inútil, tão anêmica, que dava raiva.

A jogada saía do Marçal (que saiu machucado e deu lugar ao Hugo), ia no Cuesta, depois no Adryelson, chegava no Di Plácido e quando ia até o Junior Santos, era novamente recuada para o Adryelson. 

Tiquinho nulo, Eduardo sem nenhuma participação no jogo, Tchê Tchê tentando resolver tudo sozinho e perdendo bolas que geravam contra-ataques, mas que nunca eram aproveitados pois o adversário está mal e assim, conseguimos empatar mas não fizemos o gol: o atleta deles foi quem cabeceou a bola para a própria rede.

Mas tomamos o segundo e posso afirmar que levaríamos outra de 4 se este adversário não estivesse tão mal atualmente. 

Na segunda etapa, quando o Adryelson sentiu o tornozelo, o Tiago colocou o Danilo em seu lugar tirando também o inútil Tiquinho para a entrada do Diego Costa. Foram os dois que inflamaram o nosso desmotivado elenco e levaram o time à frente e ao empate (cobrança de escanteio do Hugo e cabeçada do Danilo).

A partir daí (o empate se deu pouco depois dos 32 minutos da etapa final) o Botafogo, aos trancos, equilibrou as ações e poderia ter virado, mas também o adversário chegou na nossa área e perdeu as suas chances.

Fomos para 61 pontos e permanecemos na vice liderança.

Agora jogaremos aqui no domingo, contra o Santos.

12 de nov. de 2023

BOTAFOGO 2x2 BRAGANTINO

 Em Bragança, time corrige vários
dos erros dessas últimas rodadas e quase
segura a vitória

2x2 



 
PRÉ JOGO

- Notícias

- Apesar do momento conturbado, a SAF fechou mais um patrocínio. Empresa de entretenimento INGRESSE.


- E o treinador Tiago Nunes, que estava no Sporting Cristal do Peru, aceitou o convite da SAF e vai assinar contrato até o final de 2024.

- Escalação: 
 
O time titular

_______________________________________

EMPATE AMARGO - RESULTADO SATISFATÓRIO (pelo desempenho)

O JOGO - Não desgostei do time hoje, o que não significar dizer que gostei. Tomamos aquele "gol da zica" antes do primeiro minuto, viramos já jogando bem melhor do que nas outras partidas e na segunda etapa, aquela etapa que por boa parte deste segundo turno vem sendo a nossa casa do espanto, seguramos o ímpeto deles por uns 12 minutos e novamente voltamos a controlar o jogo.

Perdemos o Tiquinho ainda na primeira parte do primeiro tempo (sentiu o tornozelo) e Diego Costa entrou, novamente, muito ligado. Vimos depois, por conta do bagaço em que ficaram vários atletas com o sol e o calor do primeiro tempo, mais 4 substituições que bem ou mal ajudaram bastante a manter o controle da partida mas infelizmente, com 14 minutos de acréscimo e a nossa marcação nas laterais do campo já derrotada fisicamente, sofremos o empate aos 55 minutos e não tivemos como tentar mais nada.

Desanimei - ao ver o preparo físico precário do time, que nos minutos finais se arrastava em campo, mesmo lutando por cada bola.

Animei - ao ver como voltamos a compactar e a eliminar os espaços que demos nas últimas derrotas.

Chegamos aos 60 pontos e caímos para o segundo lugar, contudo, com um jogo a menos que o líder. O terceiro e o quarto estão 1 ponto atrás de nós, com o quarto, o Bragantino, igualmente com um jogo a menos. Foi um resultado que não garante nada para título, mas pode ser fundamental na busca do G4 e, independentemente do que se consiga lá em dezembro, para dar tranquilidade para o reinício do trabalho com o novo técnico.

Não jogamos mal ou de forma desleixada como nas derrotas que antecederam a esta partida: o time se ligou nas oportunidades que surgiram e procurou lutar até o fim.

9 de nov. de 2023

BOTAFOGO 3x4 GRÊMIO

 Em São Januário, precisando vencer, time
"derrete" de novo e leva nova virada



 
PRÉ JOGO

- Notícias

- Começaram a circular notícias acerca do nome do novo técnico para 2024: Hernán Crespo, Cuba e Vojvoda estão entre os treinadores citados.
  
- Escalação: 
 

O time titular 


_______________________________________


O JOGO - Começamos bem até o gol do Diego Costa. Nem parecia que o caldo ia entornar com o empate deles mas agora, de cabeça fria, vemos que fez parte da peneira que virou o nosso sistema defensivo.

Fizemos o segundo com o Junior Santos e na volta do intervalo, o terceiro gol (Marlon) parecia mostrar que cozinharíamos o jogo até o fim.

Só que a falta de comando não explicou que um driblador de lado de campo como o Ferreira tem que ser marcado com dobra e aí, o cara se fez em cima do Hugo* em dois lances que deram o empate e acabaram com a calma do nosso time.

No quarto gol já estávamos entregues.

Se não reagir, periga não pegar nem G6.

*Correção: em cima do Di Plácido. 
______________________________________

Para refletir

- Lucio Flávio, frouxo e inseguro como atleta, mostrou que apesar de um estudioso vai ter imensas dificuldades para se firmar na profissão. Não percebeu que os espaços ainda do início da era Castro em 2022 voltaram a aparecer quando sofremos revezes, não viu que teria que mandar dobrar a marcação em cima do driblador Ferreirinha (deveria inclusive mandar pará-lo com faltas táticas - recurso que todos usam) até que tivéssemos de novo dois ou três bons ataques para equilibrar as ações, enfim, não sei se enxerga o jogo, mas é totalmente inábil na questão de mandar executar.

- A saída do Luis Castro, agora distante, foi mesmo um dos fatores preponderantes, não para a manutenção daquele aproveitamento insano do primeiro turno, mas sim para o caos que ora se instalou e que poderia ter sido contornado com comando firme.

- E, ironia das ironias, não fosse aquele gol do Goiás (ou mesmo se tivessem bancado o Lage após aquele empate), estaria o time hoje nesse degelo inexplicável? Isso aí jamais saberemos.

5 de nov. de 2023

BOTAFOGO x VASCO

 Em São Januário, time joga mal e perde outra vez 
1x0



 
PRÉ JOGO

- Notícias

- Com mando do adversário, a partida que poderia ser realizada no Maracanã acabou ficando mesmo no campo deles.
  

- Escalação: 
 

O time titular 

_______________________________________


O JOGO - Saímos dominando o jogo, tivemos uma bola de perigo com o Vitor Sá nos primeiros 15 minutos mas nada de jogada efetiva, chutes no gol, nada de dar trabalho ao goleiro deles. E nem eles ao Perri.

Era impressionante como este atual confuso e improdutivo Botafogo era superior ao seu adversário de hoje. Mesmo em modo arame liso. Mas mais impressionante era a confusão tática, as péssimas atuações de inúmeros atletas (Tiquinho nulo) e apenas Tchê Tchê tentando fazer o meio de campo funcionar.

Até o momento do gol, que saiu depois dos 20 minutos, as finalizações estavam em 3 a 0 para o Botafogo....até que.....numa jogada parecida com o primeiro gol da virada da partida passada, o atleta adversário foi avançando da direita para o meio, ninguém apertou a marcação e: gol deles.

Foi a senha para que se instaurasse a bagunça tática de vez e aí, qualquer time do z4 pode fazer frente ao ainda líder da competição.

Era um jogo tão díspare em matéria de tática que um dado pode comprovar isto: fizemos uma espécie de ataque contra defesa por quase todo o segundo tempo e do lado adversário, eles pegavam um contra-ataque atrás do outro e não sabiam como transformá-los em gol.

Perto do final do jogo, ficamos praticamente no campo deles mas não tínhamos nenhuma organização de jogadas, sucumbíamos à marcação deles e pouco se via o goleiro vascaíno trabalhar.

Ficou assim. Continuamos na liderança com um jogo a menos (o que nao significa muita coisa na fase atual) e na quinta feira vamos receber o Grêmio, ainda em São Januário.

1 de nov. de 2023

BOTAFOGO 3x4 PALMEIRAS

 Jogo complicado,  com final
trágico





 
PRÉ JOGO

- Notícias

- Sem novidades desde a derrota na segunda-feira, inclusive quanto a mudanças na escalação (por enquanto).
  
- Escalação: 


O time titular 


_______________________________________

Algumas verdades convenientes

1 - O sistema não está para brincadeira
2 - Faz tempo o Tiquinho já não deveria cobrar pênaltis.
3 - Não podemos errar mais


O JOGO - Vamos aqui tópico a tópico. O que foi a expulsão do Adryelson? E a não expulsão do Rony, que cometeu o pênalti desperdiçado pelo Tiquinho quando o jogo ainda estava 3x1? Se não foi o sistema, nossos juízes ainda estão no Jardim de infância da comissão de arbitragem. 

A verdade é que o Botafogo começou estranhamente avassalador, conseguindo um 3x0 que assustou e muito o adversário. Não era aquele o Botafogo do segundo turno (não querendo dizer que este do segundo turno é o que levou a virada).

Mal começou o segundo tempo e num erro do Perri na cobrança de tiro de meta, a bola foi no adversário que tocou no menino Endrick. Este entrou na nossa defesa driblando e diante do Perri, fez o primeiro gol deles.

Mas conseguimos esfriar os ânimos (eles voltaram com outra postura do vestiário). Tirando os lances de ataque deles, conseguimos uma jogada perfeita de contra-ataque e o Tiquinho foi derrubado dentro da área pelo Rony (que não foi expulso), mas desperdiçou a cobrança. 

Foi a senha. Morremos em campo, eles tomaram as rédeas da partida e aconteceu a virada.

Na próxima segunda iremos a São Januário enfrentar o Vasco SEM ESPAÇO PARA ERRAR.

Para encerrar. Devolvemos para eles a virada de 4x3 que levaram do Romário lá nos anos 90 no antigo Parque Antártica. 

29 de out. de 2023

EM BUSCA DA MANUTENÇÃO DA VANTAGEM

 Time recebe o Cuiabá, erra
e perde por 1x0



  
PRÉ JOGO

- Notícias

- Neste sábado, 28/10, foi comemorado o aniversário de nascimento do Garrincha. O fato foi lembrado até pela nefasta CBF.

- E para falar da dor de cotovelo "do todos" (C. T. C. T. - contra tudo e contra todos), foi inaugurada a loja Botagogo Store no Barra Shopping. Uma maravilha.
  

- Ontem, show do Roger Walters (encerrado 1:30 da madrugada deste domingo. Hoje, 10:00 (na imagem)



- Escalação: 


O time titular 


_______________________________________

PERDENDO PRÁ SI MESMO

O JOGO - "...O Botafogo só perde esse título pra ele mesmo...". É a cantilena que se lê/ouve desde que concluímos aquele magnífico primeiro turno.

Como que para corroborar esta afirmativa, o 'autogol' deste jogo não deixou margem a dúvidas. 

Junte-se a isso alguns fatores preocupantes.

Tiquinho pode até ter feito um gol por jogo daquele empate contra o Goiás até a última rodada, mas está mal. Errou a bola que iniciou a jogada do gol do Athlético-PR, não acerta mais passes que antes pareciam, para ele, fáceis, não se posiciona em campo como antes e na área, não consegue mais aquela cabeçada em situação de levar perigo ao gol adversário. 

Marçal anda perdido, parecendo sem confiança. Eduardo vem fazendo uns 5 ou 10 minutos bons e no mais, está uma nulidade só. Cuesta vem errando em demasia, possivelmente o fator que fez o Inter encostá-lo na reserva por lá.

E assim, com problemas em todos os setores do campo, qualquer adversário minimamente arrumado pode nos criar problemas. Vêm, melhor dizendo, nos criando problemas. Do competente Cuiabá ao bom mas inseguro América-MG. 

Olho vivo, Fogão! O Palmeiras não está nos seus melhores dias, mas pode estar esperando exatamente um momento nosso como esse para voltar a crescer.

21 de out. de 2023

BOTAFOGO 1x1 ATHLÉTICO-PR

 Dia de festa, jogo confuso




 
PRÉ JOGO

- Notícias

- A CBF confirmou que Botafogo e Vasco será disputado em São Januário, ao passo que os jogos no Niltão contra o Cuiabá e o Palmeiras terão tratamento especial para preparar o estádio, haja vista a realização de show na véspera.

- A 4ª camisa: abaixo, na imagem do Adryelson, vemos o modelo que começará a ser vendido antes da partida no estádio. Não há notícias informando se o time vai entrar em campo com este modelo.

- Escalação: 
 

O time titular 


_______________________________________


O JOGO - Primeiramente, cabe ressaltar a belíssima festa dada pela patrocinadora Pari Match antes da partida. Com os refletores desligados, entrou no gramado a bateria da Imperatriz Leopoldinense e um show de led deu o tom do espetáculo. O escudo do clube refletia-se das arquibancadas ao gramado, drones formaram um belo tapete azul no céu, enfim, um belíssimo espetáculo.

Ah, falei sobre refletores desligados (estádio às escuras)? Isto aí já foi o que deu o tom do jogo.

Partida iniciada, cada time fez o seu gol e o jogo corria disputado lá e cá até que parte dos refletores se apagou. O juiz foi tentando contornar o problema e até reiniciou a partida mas o problema começou a surgir com intermitência. Depois de algumas paralisações, foi dado o intervalo (sem solução para o problema) e na volta para o segundo tempo foi decidido entre os capitães o reinício da partida, mas isto não durou mais que 4 minutos.

Enfim, os times foram para os vestiários, o público começou a sair aos poucos mas ainda assim, a massa de torcedores ainda tentou fazer bonito nas arquibancadas com as lanternas dos celulares.

E foi já fora do estádio que ouvi da transmissão o encerramento do jogo e o adiamento do segundo tempo para domingo, 15h, sem público. Os times então fizeram o complemento da partida mas, de forma bem fria, o placar não se alterou mais.

Não deu mesmo para entender que apagão foi aquele.

18 de out. de 2023

BRASILEIRÃO 2023 - 27ª RODADA

 Em BH, time não vai bem
mas consegue a vitória 

2x1

 



 
PRÉ JOGO

- Notícias

- O América-MG disponibilizou carga de ingressos acima daquela determinada por lei (10%). 6 mil e 300 ingressos será a quantidade reservada para a torcida alvinegra, num estádio com capacidade máxima de 23 mil torcedores, ou seja, será jogo com estádio dividido. 

- Adryelson foi convocado para o jogo da seleção no Uruguai, por conta de uma contusão do zagueiro Nino.

- Marcos Rocha: foi anunciado que o atleta vai renovar com o Palmeiras.

- Botafogo x Grêmio poderá ser disputado em São Januário. Já os jogos contra o Palmeiras e o Cuiabá, partidas marcadas para dias com shows no estádio na véspera, serão disputadas no Niltão. Será feito um trabalho especial para deixar o gramado em ordem após os shows.


- Escalação: 
  

O time titular 


_______________________________________

FOI NO SUFÔCO

O JOGO - Começamos bem, impondo jogo, tocando bem a bola e num lance de competência (para armar toda a jogada) e sorte (pelo desvio no marcador), o Junior "Soares" Santos abriu o placar aos 21 minutos (aplausos para a jogada inicial do Tiquinho).

Mas alguns erros deram ao bom mas azarado adversário espaços e chances para chegar na nossa área e daí saiu o empate.

Na volta do intervalo, em mais um lance de sorte/competência, o atleta adversário se atrapalhou na saída de bola e recuperamos a jogada na qual saiu o outro belo gol do nosso pereba favorito, em noite de Junior Tiquinho. 

Viramos mas não retomamos as rédeas da partida e assim, até o apito final (já aos 54 minutos), passamos sufôco, contando com um perigoso 'ataque contra defesa' nos 20 minutos finais.

Mas vencemos mais uma, o que mostra que se os não perseguidores não reagirem podemos estar a 4 vitórias e uns 2 empates do título, isso em 11 jogos.

Seremos!!!


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG