Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

6 de ago. de 2016

SAMIR AIT SAID

E ME GANHARAM...




Habituado a acompanhar esportes, e assistir Olimpíadas, desta vez, com ela do lado de casa, estava bastante desanimado e desinteressado...  acho que nem preciso dizer porque.

Mas esta festa de abertura me ganhou! Desde Moscou 1980 não via algo tão agradável e emocionante, mesmo sem ter a pirotecnia e exageros de Los Angeles, Atlanta, Pequim e Londres.

E é claro que acabei recontagiado pelo espírito olímpico. Agora ligado na TV e nos "jornais" pela Intenet. Um show. Podemos ter acidentes, problemas, poréns, mas estou acreditando em um saldo bastante positivo do evento.


E para não ficar só na festa...


Começamos o primeiro dia de competições pós-abertura já ganhando medalha. Veio prateada, das mãos (e da arma), de Felipe Wu, nosso paulista do tiro em pistola de ar. Se nossa primeira medalha olímpica da história veio no tiro, a nossa primeira em casa também. Considerando que era somente a segunda medalha dos jogos, podemos dizer que começamos muito bem!




Dor, Drama e um Herói

Jogos olímpicos sempre fazem heróis. Grandes vencedores e medalhistas colocam seu nome na história. Assim aconteceu com Joaquim Cruz, para nós, ou Spitz ou Phelps, Carl Lewis, Bolt ou Juantorena... Nadia Comaneci.

Mas também fazem heróis sem medalhas de ouro, como nosso Vanderlei Cordeiro de Lima, bronze em Atenas, que completou e comemorou a medalha de bronze, ovacionado pelo estádio, após ser atrapalhado por um louco idiota. E com isso foi justamente homenageado acendendo a pira olímpica. Merecido!

Outros heróis, ou heroínas, nem medalha levam, e eternizam imagens, e exemplos de superação, como a suiça Gabrielle Andersen na maratona de Montreal em 1976. Inesquecível.

E Rio 2016 já tem seu primeiro herói... que comoveu o público. Samir Ait Said, francês de origem argelina, sofreu acidente assustador no salto sobre a mesa (também chamado antigamente de salto sobre cavalo). Ginásio aos prantos, não tem como não se assustar e não se arrepiar com a cena.(só recomendo clicar para ver o vídeo no Globoesporte se não se incomoda com cenas fortes)


Que o garoto se recupere e fique bem!

Olimpíadas rolando, vitórias e derrotas na esgrima, derrotas no judô, vitórias no volêi, no boxe, etc. Tem para todos os gostos... mas o futebol não para.

Hoje, amanhã e segunda tem rodada do brasileirão. Nessa rodada nosso jogo é contra o Grêmio, mas as partidas realizadas no Rio foram adiadas, resultado: bagunça na tabela e vamos ficar um tempo com jogo a menos. É oportunidade de recuperar os lesionados e tentar se manter fora do Z4 mesmo com o tal jogo a menos, para depois tentar uma arrancada tranquila. 

E para não dizer que não falei dos urubus... Ganhamos mais um título sobre eles, vencemos o Carioca Sub-20, nosso primeiro título na Arena! É mais uma geração de garotada chegando, para nos alçar de volta ao nosso lugar, no Olimpo do Futebol.

Abraços.

4 comentários:

  1. Show Henrique.

    E a Gabrielle, hoje uma senhora, foi entrevistada num desses programas da tv. Na correria, acabei não conferindo.

    Paret.

    ResponderExcluir
  2. Show Henrique.

    E a Gabrielle, hoje uma senhora, foi entrevistada num desses programas da tv. Na correria, acabei não conferindo.

    Paret.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lembro da cena, é a primeira Olimpíada que tenho recordação certa, pois Munique 72 não me vem a memória. E eu vi parte desta entrevista, ela dizendo que quando viu a cena ficou morrendo de vergonha do mico que tinha pago, e querendo ficar escondida na vila olímpica.

      Só depois, com o assédio de repórteres, começos a ter noção do impacto do que tinha feito.

      Abraços!

      Excluir
  3. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

    Permita-me concordar com tudo que vc escreveu meu amigo Paret. Como brasileiro e conhecendo como conhecemos as coisas do Brasil, jamais poderíamos acreditar que veríamos uma abertura tão bonita como esta. Parabéns aos coreógrafos e idealizadores do evento, digno de aplausos entusiastas.

    Espero que consigamos algumas medalhas para poder abafar um pouco da tristeza com que olhamos o Brasil de hoje como um todo.

    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG