Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

31 de out. de 2015

BOTAFOGO 1x0 BAHIA

Tá chegando a hora
da volta à elite



Na saída do estádio, a torcida grita 'éé.. campeãããoo'- imagens/Botafogo Eterno

Olá amigos. Faz tempo não via o Botafogo jogar uma partida de forma tão consistente, com o 11 em campo tão coeso e tão ciente da responsabilidade do jogo e do momento. Fora as amebices do cara do apito, posso dizer que o Bahia teve sim as suas chances, mas tal foi o domínio imposto pelo Botafogo que ficou difícil pensar em resultado diferente da nossa vitória na partida desta tarde.

Especialmente inspirados, Neilton, Jefferson (que defesa ainda no primeiro tempo) e William Arão deram o tom do que foi hoje este embate com o (talvez) adversário mais difícil desta caminhada. E o time se impôs como Botafogo, jogou como Botafogo e venceu, o que é o mínimo que se poderia esperar. E que gol senhores: logo aos 6 minutos do segundo tempo, com o time em cima, perdendo uma ou outra jogada de ataque mas voltando para buscar, para morder a jogada, Neilton (hoje quase perfeito) tabelou com o Ronaldo, hoje também uma grata supresa, e se deslocou de forma brilhante para, recebendo de calcanhar, apenas tocar de leve, no canto do goleiro, sem nenhuma chance de defesa.

O golaço do jogo - Neilton_ESPN (youtube)

Hoje o jogo seguiu naquele 1x0 magro mas não deu o medo que sentimos em outros jogos com placar assim. A entrega foi total e mesmo quando eles conseguiam boas estocadas pelos lados do campo, ainda assim não lhes era possível trazer perigo maior ao gol do Jefferson, tal a segurança demonstrada pelos homens de área. Gostei do que vi, vi que tem aí uns 3 a 4 jogadores para começarmos a pensar no elenco de 2015 e, mais feliz ainda, sei que temos uma base com atletas que estão subindo e mostrando competência. Agora podemos dizer, sem medo de errar, que voltamos ao lugar de onde nunca deveríamos ter saído. A série A chamou e nós estamos lá. Os 2 próximos jogos são apenas detalhes no caminho.

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

11 comentários:

  1. Detalhe em relação à volta para a série A, amigo Paret, mas o Botafogo voltou a ser o time a ser batido. Isso significa que teremos retrancas à vista. E se o acesso está apenas por detalhes "matemáticos", mera burocracia estatística, o título ainda não é fava contada. E se esse time, que está fazendo por merecer o título, baixar a guarda todo o esforço realizado pode ir por ralo a baixo. Gostei muito do tal Ronaldo. Tem muito potencial, vamos ver se ele mantém o foco e se a diretoria fez um bom contrato, porque logo, logo será mais um assediado.

    Grande Abraço aos nobres alvinegros, bom fds.

    Alexandre.

    ResponderExcluir
  2. Luiz Fernando, sinta-se à vontade para discordar meu amigo. rsrssrs Título é sempre importante, lógico, pois traduz superioridade. E como bem dito por ti, é um campeonato muito mais importante, com mais peso, do que qualquer regional. Um campeonato com times que querem subir para primeira divisão, e muitos que lá já estiveram, ao contrário da maioria dos times dos regionais. O Campeonato Carioca é um exemplo claro de um torneio que está necessitando se reinventar, para atrair público e voltar a ter a importância que já teve outrora. Mas digo que, sendo o Botafogo um time de série A, (e a comparação é nesse nível), um título de série B não se compara com o título de 1995, por exemplo (e é nesse sentido que falei), na minha singela opinião. Concordo com a tua comparação e considero muito importante o título, não só para coroar o trabalho da equipe mas também, como já disse, reforçar o caixa. Falam em aumento da verba de TV em 15 milhões, e mais 20 de verba de patrocínio. O Botafogo já aderiu ao tal PROFUT, e deve reservar gordura para manter SEMPRE pago esse programa. Devemos lembrar o que não deve ser feito, tomando como exemplo a gestão (indigestão) do Presidentista. Isso nos dará tranquilidade para crescer com o Niltão, somado com a promessa de valorização dos meninos da base, o que tende a reforçar ainda mais o caixa. Acredito que com o acesso, depois de tantas sacanagens (fechamento do Niltão é uma delas), teremos um aumento no número de sócios torcedores. A diretoria ainda mantém credibilidade, e isso é importante. Ainda falta fazer uma devassa nas contas anteriores, e punir a quem deva ser punido. Voltando para a questão principal, temos um bom esqueleto para o time de 2016. Acredito que Jefferson, Neilton, Arão, Ronaldo, Luis Ricardo, Navarro (não acho ele grades coisas), Daniel Carvalho (crescendo física e tecnicamente), até o Sassá (para "talismã"), que pode se valorizar no Carioca e quem sabe dar um bom retorno os dois lados, e com uma ou outra pinçada já temos um "esboço" do que será o time mostrará a cara em 2016. Não sei o que passa na cabeça da diretoria para manter inutilidades como Carleto... Espero que seja um contrato bemmm baratinho, tipo final de feira... rsrsrsrs Acho que alguns jogadores bem criticados ainda podem dar caldo, como o Camacho, Renan Fonseca em que pese sua falta de intimidade com a pelota, tem sido seguro na defesa e com poucas faltas. Agora eu discordando de alguns comentários do Luiz Fernando (hehehe), acho que o Elvis ainda pode dar caldo. O Lulinha ao que parece é um Henrique da vida, e não consegue se firmar... Em que pese ter potencial, assim como o Henrique, hoje no Coritiba. O Rodrigo Lindoso também é um que deve ser testado no Carioca. Bem, fico por aqui. Um grande abraço.

    SAN

    Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia (boa tarde...rsrs).

      Alexandre amigão, podemos subir até sendo derrotados pelo Criciúma no próximo jogo, já que ficarão apenas 12 pontos em disputa e a distância para o quinto já é de 12 (no caso, o Sampaio Correa) e de 13 para o sexto, o Paysandu. Assim, caso percamos mas os dois também percam seus jogos, só se tomarmos goleadas históricas nos jogos reatantes é que o caldo pode entornar.

      Mas meu brother, creia que aquele tempo de cochilos já pode ter passado. Falo 'pode', pois as retrancas, como bem lembra você, vão vir com tudo. De toda sorte, até nisto estamos de boa, já que a retranca do próximo jogo será benéfica para nós. Será na casa deles e assim, ou eles saem ou então, se o nosso time souber cozinhar o jogo, não saímos também e ficamos no zero. Mais um ponto.

      Já quanto a esta coisa de taça de série B ou carioca, sou da opinião de que não vai ter como proibir que os 40 mil alvinegros que irão lá na Arena (vão liberar tudo no próximo jogo em casa) vibrem e gritem. Veja como ontem, nos corredores de saída, o grito já veio com tudo. Assim, fosse eu da diretoria do clube, levaria a taça discretamente e a guardaria em separado, como se fosse a daquele torneio Peregrino (ou nome assim), como se fosse um troféu de uma comemoração qualquer de uma destas prefeituras. Tá cheio de taças assim lá na sede, da época em que mandávamos no futebol.

      E vida que segue. Tem uma lista enorme de bons jogadores a serem observados para o ano que vem pois na minha opinião, para o Botafogo, 2016 já chegou (em termos de planejamento).

      Paret.

      Excluir
  3. Paret, de fato a equipe se portou bem ontem. O time esteve ligado, em partida difícil como a de ontem. Gostei da participação de Ronaldo. Camacho, criticado algumas vezes, achei que esteve melhor ontem do que Lindoso.

    Uma vitória simples contra o Criciúma, garante o acesso matematicamente, independente de outros resultados (o 5º, Sampaio, poderia nos alcançar em pontos, mas não no nº de vitórias).

    O título pode vir contra o Luverdense, isso se vencermos Criciúma e o próprio Luverdense e América/MG e Vitória empatarem pelo menos um de seus dois próximos jogos.

    Um ótimo feriado a todos!

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Sobre o acesso, há séria discordância em relação à matemática e estatística. Os números não mentem, mas podem ser torcidos e destorcidos para dizerem o que se quiser.

    Alguns falam que nos basta a vitória para garantir o acesso, e este é o raciocínio raso e válido. Outros dizem que basta o empate, e fica complicado de explicar porque.

    Mas o fato é que nas 5 rodadas que faltam ainda teremos jogos como Bahia x Santa Cruz e Paysandu x América-MG na próxima rodada, América-MG x Vitória, Náutico x Bahia e Santa Cruz x Vitória em outras...

    Resumindo, pelo site da UFMG as probabilidade são:

    http://www.mat.ufmg.br/futebol/dados/quatroprim_serieB.html

    100,00% para o acesso e

    http://www.mat.ufmg.br/futebol/dados/campeao_serieB.html

    95,3% para o título.

    Estes 100% significam que em 1 milhão de simulações de resultados diferentes, nem em 10 casos o Botafogo ficou fora dos 4. Se isto ocorresse em 10 casos a probabilidade de acesso seria 99,999%, pois o site trabalha com 3 casas decimais e 1 milhão de simulações.

    Resumindo, como o cara do Premiere falou e eu achei bem inteligente: que me perdoe a matemática, mas o Botafogo já está classificado.

    Sobre o título, é algo que merece muito ser conquistado, mas não é tanto para se comemorar. De qualquer forma, ganhar honestamente sempre é bom, muito bom.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

    Caro Alexandre, remover casca de merda só voltamos a sentir o cheiro. Deixa aquela turma anterior se ferrar sozinha. Isso não nos trás nenhuma alegria, a não ser se fosse para repatriar(nome da moda agora) algum din-din que tivessem afanado. Fora isso acho melhor deixar para lá.

    Quanto ao jogo, muito bom, time vai se encontrando no final assim como o do Santos. Quanto ao Elvis meu caro pode até ser uma boa para ficar sentadinho esquentando banco, pois o futebolzinho dele só se enxerga de lupa de tão pequenininho.

    Pois eu vou comemorar e muito o título, e como torcedor para mim é muito importante, e principalmente pela observação felicíssima do Henrique, HONESTAMENTE. Obviamente não se compara ao de 1995 Alexandre, mas não deixa de ser uma conquista.

    Não perco meu tempo fazendo contas, mais cedo ou mais tarde as coisas ficam claras, tem que fazer igual o Corinthians, foi lá em Belzonte e fritou o Galo com batata e tudo. rsrsrsrsrs.

    Um abraço a todos e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E um detalhe que esqueci, parabéns ao "técnico", só vou tirar as aspas quando ele me demonstrar que realmente está fazendo um bom trabalho, por enquanto na minha opinião está razoável. Acho que como não está muito difícil este campeonato, ele está fazendo testes a pedido da diretoria para ver com quem fica para o ano que vem. Pode ser isto a sua inconstância.

      Excluir
    2. Esqueci também, estou muito feliz ao ver aquele merda do OO se ferrando no mais ajudado, como é bom ver este sujeito se fuder, por onde ele passa deixar um rastro de cagadas que me faz muito alegre. Aliás são dois que vão pagar pela língua por muito tempo Ele e o mentor dele, que não falo o nome nem sob tortura. kkkkkkkkk

      Excluir
  6. Olá meus amigos.. um ótimo feriado para todos.

    Li os comentários só agora e vejo que falou-se de matemática (aquela que, segundo a minha nada respeitável opinião - não sou dos números... gosto de humanas - o Botafogo acaba de jogar no lixo) e creiam, a matemática vai endoidar MAS JÁ SUBIMOS E ESTAMOS COM A MÃO NA TAÇA. E digo mais, estamos com as duas mãos e pisando com um dos pés, ou seja, tá presa, ninguém tira.

    E só vejo tudo isso pela ótica do futebol no campo. Como bem falou o Luiz, o novo conjunto do novo elenco formado após a debandada de meio de ano veio surgir agora, com a subida de produção do Daniel Carvalho, do Neilton e do sistema de marcação (palmas para o Lindoso).

    E em ponto em contrário, fora o Bahia que também cresceu mas está 11 pontos atrás de nós, todos os adversários diretos estão, ou estabilizados ou em curva decrescente. Isto é do futebol e só mesmo um elencão caro como o do Corinthians é capaz de jogar o mesmo futebol do início ao fim do campeonato, até pelo segredo de deixar para engrenar do meio do primeiro turno para o fim (lição de casa para o ano que vem).

    Já quanto ao OO 'calça apertada', tem ele, o mentor e ainda o maluco, o cara que nos rebaixou e que este ano não participou da bagunça mas tirou um garoto sério como o Everton da linha (não duvido disso).

    Que se explodam.

    Paret.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde,

    Também considero o acesso sacramentado, assim como o título quase lá, afinal a vantagem sobre o segundo é grande e como destacou o Henrique, haverá confronto direto entre quem vem logo atrás da gente.

    Os dados que havia passado era somente a título de informação sobre quando poderia ser concretizado o acesso e o título. Como eu gosto de números, acredito que às vezes exagero.

    O que importa mesmo é que estamos subindo com dignidade, no campo e bola, sem tapetão, sem virada de mesa, sem qualquer favorecimento.

    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, também gosto dos números e acho o trabalho da UFMG bem sério.

      Tem uma boa metodologia para representar e quantificar o que vemos em campo.

      E uma prova disso é que eles elencam umas informações importantes, que acabam por traduzir tudo isso: classificação geral, classificação nas 10 últimas rodadas, classificação como mandante, classificação como visitante, classificação no turno e classificação no returno.

      Olhando a informação das 10 últimas rodadas:

      http://www.mat.ufmg.br/futebol/dados/classif10_serieB.html

      e do returno:

      http://www.mat.ufmg.br/futebol/dados/classif2oTurno_serieB.html

      Vemos porque o acesso é certo e o título só há uma remota possibilidade do América-MG nos tirar, ou melhor, nós entregarmos para eles, pois só deixando o campeonato de lado é que isso ocorre.

      Abraços.

      Excluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG