Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

16 de fev. de 2014

CARIOCA/2014


BOTAFOGO 2x1 DUQUE DE CAXIAS

Os gols da partida - Lancenet

O time foi anunciado com Dankler no lugar do lesionado Bolívar mas, mesmo sabendo da queda de nível nesta mudança na zaga, o time era o titular, aquele que deu um tremendo chocolate no campeão da Argentina ha apenas 5 dias. Poderíamos então esperar mais um show de bola e uma provável goleada. Ledo engano. E foi justamente através do único reserva em campo, que a coisa ameaçou dar errado.

Bom, com este 11 titular, que vem desfilando a classe do futebol-arte na Libertadores/2014, os quase 1.500 torcedores que foram a Volta Redonda esperavam show de bola do início ao fim do jogo, mas o time parece ter entrado em campo apenas para dizer que estava ali. Faltava a velocidade, faltavam as jogadas agudas e bem trabalhadas pelas laterais. Até se tinha a impressão de que Jorge Vagner pela esquerda e Edilson com Wallyson pela direita produziam jogadas de forma a levar bolas de perigo à área, mas era visível a tranquilidade do goleiro deles. O time, enfim, estava treinando, adquirindo mais ritmo de jogo e, em relação à partida, apenas “marcando ponto”.

Isto fez com que este fraquíssimo adversário até chegasse algumas vezes à nossa área e, para nossa sorte, por serem muito ruins, não vimos o Jefferson ter muito trabalho no gol. Dankler era um que, totalmente fora do ritmo deste grupo, perdia quase todas as bolas para o principal homem de frente deles mas, para nossa sorte, o atacante ganhava a bola mas não tinha mais ninguém com quem tabelar. E fomos assim para o vestiário, jogo morno, sem graça e sem qualquer jogada de emoção, apenas com alguns chutes tortos que animaram a galera na chuva de Volta Redonda.

Na segunda etapa, nada de mudança de postura. O mesmo sono, a mesma andança pelo campo e, claro, o fraquíssimo time adversário tentando se organizar para chegar ao nosso gol. O técnico então se viu obrigado a mexer no 11 titular com o intuito de melhorar, principalmente, a organização do jogo pela meia.

AS SUBSTITUIÇÕES FORAM (no segundo tempo)

Lodeiro no lugar do Junior Cesar aos 19

Mattos no lugar do Bolatti aos 20

e

Gabriel no lugar do Henrique aos 36

Logo após a entrada do Bolatti, o jogo foi paralisado para o tempo técnico e na volta, o time tentou então trabalhar mais bolas a partir do meio. Bolatti chegou até a perder um gol feito em bela jogada vinda da direita, mas nem assim a lerdeza do nosso time saiu de campo. Ficávamos dando passes a ermo, o adversário encolhido e tentando sair para achar aquela bola boa até que acharam. Em uma (mais uma) pixotada do Dankler, aos 33 minutos, a bola espirrou, tocou na cabeça do Dória e entrou, com Jefferson nada podendo fazer. Aí o treinador colocou Henrique em campo no lugar do Gabriel, mas poderia ter tirado de campo os hoje nulos Wallyson ou Ferreyra.

Com três atacantes em campo, o treinador tentava enfim fazer a bola ir para as redes do adversário e isto acabou dando certo. Numa jogada de insistência dos homens de trás, Jorge Vagner conseguiu cruzar para Ferreyra colocar no canto. Eram 39 minutos e o time enfim pôde se tranquilizar, o que levou logo à reação. Ferreyra, novamente ele, foi derrubado na área aos 43 minutos quando ia fazer o gol e, na cobrança do pênalti, Jorge Vagner virou o jogo. E foi só. Não adianta nem dizer que foi difícil furar a retranca de um time pequeno querendo sair da situação de sufôco no campeonato. A obrigação de buscar o jogo e vencer era mesmo do Botafogo. Na quinta-feira, no Maracanã, tem mais jogo deste elenco considerado o principal nesta temporada.

Nota do campo – entrevistado ao final da partida e chamado a falar sobre aquela postura sonolenta do time, Jorge Vagner soltou a pérola: “na verdade, está todo mundo olhando como estamos jogando e assim, não podemos mostrar o verdadeiro jogo do time”. Tradução – o nosso 10 declarou que o time titular escondeu o jogo. Pano rápido.


3 pontos.


Acho que isso é o que interessa e o que valeu. Não li o texto do Paret, deixei de ver os primeiros minutos do jogo, mas parece que não perdi muita coisa.


O que foi o jogo? O embate entre um time muito mais técnico e com pouca vontade e outro, muito limitado e com muita vontade. Acho que não poderíamos ver outra coisa além de certa letargia.


Pouco a dizer sobre o jogo então. Perguntado pelo meu filho, ainda com placar 0 a 0, sobre quem seria o melhor do Botafogo em campo minha conclusão é que não tinha ninguém. Nada tão ruim, mas ninguém a se elogiar de fato. Por sinal, melhor jogador em campo foi o goleiro Andrade do Duque de Caxias, que mesmo o Botafogo pouco levando perigo, salvou o time da Baixada algumas vezes, principalmente em finalizações de Ferreyra.


Acho que somente após o gol acidental do Duque de Caxias nosso time acordou, o que não significou muita coisa, somente o suficiente para em poucos minutos virarmos. Poderíamos ter perdido, poderíamos ter empatado. Vencemos. Sinceramente, só serviu pelos 3 pontos e para vermos algumas opções, como por exemplo o time jogando com 3 atacantes correndo atrás "no desespero". Este tipo de treino pode ser útil para o que interessa, a Libertadores.

Vamos ver como o time se comporta na próxima partida, mas acho que veremos mais uma atuação em ritmo de treino. Talvez a melhor opção fosse tentar um time misto, para podermos usar outro misto também no jogo contra o Flu. Vaga entre os 4? Eu creio. Mas não deve servir para muita coisa além de dar mais uma ou duas oportunidades de treinar nosso elenco.

Agora é esquecer esta exibição de hoje. Foco no próximo treino.

Abraços.

15 comentários:

  1. Eu tenho a opinião que o time dito titular jogou com certa reserva, pelo receio de uma lesão que o tire da Libertadores. Acho que isso mexe na cabeça do jogador. Pode ser o caso, por exemplo, do Wallyson... Mas a entrada do Bolatti foi muito importante, pois aquilo que venho falando foi exatamente o que aconteceu. Melhorou o toque de bola no meio, e o argentino fez a diferença na criação das jogadas. O Marcelo Mattos só serve para desarme. Só que "respeitar" o lanterna do Carioca é muito para minha cabeça. Tinha que ser um pouco mais ousado, Bolatti tinha que ter saído jogando. Ele marca bem e, principalmente, ajuda muito na criação das jogadas. O resto foi muito o que o Carlos Henrique disse, muita técnica e pouca determinação, de um lado, e muita determinação e pouca técnica do outro lado. O Duque de Caxias veio com ferrolho de "adamantium", pensando simplesmente que um empate já estaria de bom tamanho, e ainda achou um gol e deu no que deu, onze na defesa. As mudanças fizeram efeito e o time passou a criar com mais qualidade e chegou ao empate e à virada. Simples assim. E quanto ao que o sujeito falou, qualquer um pode pegar uma gravação e assistir, para ter uma exata noção com quem vai jogar. Não é um jogo de Campeonato Carioca que vai escancarar as qualidades e os defeitos do time A. Mas ficou patente que a pegada não foi a mesma, óbvio. É a minha opinião, SMJ.

    SAN

    Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vocês foram ao ponto certo. O time se poupou pois, para surpresa até deles mesmos, entraram na Libertadores para ver o que dava e saíram dos primeiros embates com uma ótima pinta e assim, num joguinho contra o lanterna do carioquinha esvaziado (palavras do sistemão contra o nosso carioca/2013), não seria inteligente colocar a canela à prova, principalmente pelo desespero do adversário.

      Paret.

      Excluir
  2. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

    Falar do Botafogo neste campeonato na minha opinião não tem graça nenhuma, três pontos e só é o que vale. O que vale mesmo só semana que vem.

    Peço licença aos nossos amigos aqui, mas não poderia deixar de falar. Quem viu a reprodução no Fantástico assistiu a nova moda do mais ajudado (By Paret). Que coisa feia meus amigos o juiz que corre na linha de fundo abaixado na linha do gol olhando atentamente vê a bola quicar dentro do gol e diz que não foi. Pelo amor de Deus como pode isso. Se tirasse a camisa amarela dele, por baixo tinha uma do Flamerda (By Braso). Essa foi pior do que aquela do impedimento de três metros.

    Um abraço a todos e boa semana.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com os amigos.

    E para ficar jogando com um time B, que está com sérias dificuldades de se acertar, ou um time principal, que não conseguirá foco na partida, acho que devemos ir de times mistos.

    Na próxima partida retornaria com Renan ou Helton Leite no gol. Deixaria Jefferson para o jogo contra o Flu, mesmo sendo partida às vésperas de viagem.

    Deixaria para o jogo contra o Flu alguns dos titulares mais jovens e menos desgastados. Dória e Gabriel, por exemplo, poupando-os do próximo jogo.

    Então, para quinta, o time poderia ser algo tipo:

    Helton Leite, Edílson, Bolívar (se estiver recuperado), André Bahia e Júlio César; Mattos (ou Rodrigo Souto) e Bolatti; Jorge Wagner e Daniel; Henrique e Ferreyra.

    E contra o Flu no fim de semana:

    Jefferson, Alex, Dankler, Dória e Junior César; Gabriel e Bollati; Daniel e Lodeiro; Wallyson e Henrique.

    O que acham?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia,
    Sobre o jogo ontem, valeu a vitória. O time visivelmente se segurou. Campo pesado, medo de contusão? Pode ser sim.
    Acho que Bolatti se aproxima de ganhar a posição de Mattos.
    Henrique, acho válida a proposta de escalação apresentada por você para quinta e domingo. Só uma dúvida. Lucas ainda não tem condições de jogo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta, Cadré.

      Se tiver, tem que ir logo a campo, nem que seja por 45 minutos ou um pouco mais. Acho que ele é daqueles jogadores necessários.

      Outros que podem ser usados nestes jogos, entrando no segundo tempo e complementando o revezamento, são Ronny, Renato, Airton e até o Zeballos, se for inscrito no Carioca.

      Abraços.

      Excluir
    2. Olá meus amigos.

      A questão "Bolatti" pode estar assim: ele foi da seleção argentina, um meia, ou seja, é mesmo aquele craque que desconfiamos que seja.

      Foi no entanto para o Inter e não deu em bola.

      A explicação então é a de que é lento e assim, um volante mais clássico, para jogos de técnica e não para partidas escamadas (uma decisão, por exemplo).

      Por outro lado, jogar no Inter e não mostrar serviço ao estilo gaucho em 1, 2, 3 partidas, é mesmo assinar o ponto no banco de reservas. Pode ser que com Gabriel segurando a onda, tenhamos enfim a ligação perfeita entre a defesa e o ataque que nem na época do Seedorf tivemos.

      Paret.

      Excluir
  5. Concordo como Paret. Sem tirar nem por... Complementando o que o Henrique e outros disseram, o sujeito pode muito bem jogar mais avançado, deixando para o Gabriel a pedreira de fechar a retaguarda, e ele subiria menos e o Bolatti mais. Já no Carioca, entraria no lugar do pouco produtivo (apesar de sabermos da capacidade técnica), Renato. Diria que ele tem visão de jogo excelente e acrescenta no poder de criação pelo meio, e até pelas laterais. Isso facilita para os laterais, que ficam menos visados. Quanto mais opções melhor, pois a melhor defesa é o ataque, é a regra (mas tem as exceções... rsrsrssrs).

    Fui....

    ResponderExcluir
  6. Galera,

    Mudando de assunto, hoje tem jogo do União Espanhola contra o Independente do Vale (vai traduzido que é mais fácil). Não sei o horário, mas vale a pena assistir nossos dois próximos adversários, e cabe também torcer pelo empate, que tira logo ponto dos dois.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou tentar assistir Henrique.

      Já li que os chielnos vão sem dois titulares lesionados.

      Paret.

      Excluir
    2. Qual o horário do jogo?

      E qual o horário do nosso jogo de quinta?

      Abraços.

      Excluir
    3. O horário do jogo dos chilenos eu não sei (costuma ser depois das 22 horas e agora, com o fim do horário de verão, possivelmente príximo das 11 da noite).

      Já o nosso jogo é 19:30.

      Paret.

      Excluir
    4. Valeu!

      Fui olhar no Globoesporte e consta o jogo de hoje para 22:30 em Rumiñahui (eta nome estranho), na casa do Independente, ou seja, deve ser no Vale.

      O nosso jogo é às 19:30 no Maraca? Sendo isso vou me planejar para ir, fica em tranquilo, só dependendo de algumas questões pessoais que podem me deixar de fora.

      Abraços.

      Excluir
    5. Valeu meu amigo. Também devo ir no jogo da quinta. E o tal do Vale da Independência chilena, pelo que já disseram nos programas esportivos, é mesmo em Santiago.

      Paret.

      Excluir
  7. Henrique, pela programação da Fox Sports o jogo hoje é 22h15. A não ser que a baertura da transmissão seja nesse horário e a partida em si depois, mas acho que é pelas 22h15...22h30, mesmo.
    Receberam alguma resposta do Lucas ontem, via twitter?
    Um abraço

    ResponderExcluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG