Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

28 de nov. de 2011

TEMPO DE MUDANÇAS


A imagem que ilusta esta postagem é do jogo Botafogo 2x1 Palmeiras de 2009, ou seja, momento complicado, time lutando para não cair mas também momento de superação. Para que possamos agora, neste outro momento difícil, dar a volta por cima e esquecer todos estes percalços, precisamos mudar meus amigos. Não há mais espaço para desculpas ou pixotadas da diretoria e o que todos nós queremos agora é um novo ano tranqüilo e com os resultados que estão por vir faz tempo, mas cujo adiamento já está incomodando e muito. Queremos firmeza no comando do clube, gente competente para levar o time aos compromissos com mais eficiência e menos lambanças e estamos firmes na opinião de que não vai haver mais tempo para erros em 2012.

No seu comentário no fechamento da última postagem, Dan falou sobre o fato de o contrato com a Puma e o acerto com Wagner terem emperrado devido ao fracasso na busca pela Libertadores. Pode ser, mas bastará no início do ano a contratação de um bom técnico para que as portas se abram de novo. É só fazerem as coisas de forma correta.

Se vai ser um ano de dinheiro difícil, a diretoria que dê seu jeito e busque resultados, através, como já disse acima, da contratação de profissionais sérios, pois o tempo dos aventureiros ou incompetentes acabou. Agora a nossa torcida vai cobrar mais, reclamar mais e se vierem com soluções ao pior estilo, como a de contratar jogadores desconhecidos ou em final de carreira, temo que poderemos ter, a exemplo de outro clube aí, o primeiro impeachment da nossa história. Tomara que não cheguemos a tanto.



o acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

101 comentários:

  1. Amigos alvinegros:

    A imagem é perfeita e a palavra idem: superação. Depois de ler e pensar bastante sobre o Botafogo ao longo do dia, acredito que algo grave aconteceu dentro do clube, nos últimos jogos, além da incompetência do treinador e interino/sucessor.

    A indignação da torcida é fruto da dor de um time enganador, que tem jogadores que não estão a altura de vestir a camisa alvinegra. Basta ler alguns sinceros e inteligentes comentários de alguns botafoguenses espalhados por aí, para se entender o que digo.

    Acredito que este blog é um espaço para tentar ajudar a (re)construir um grande Botafogo dentro do campo, porque fora sempre foi e será grande. E, para isso, precisamos de reflexão e de ação. Por isso, resolvi escrever de vez em quando neste espaço, mas confesso que também estou indignado. Minha paciência com a mesmice acabou.

    Acorda, Botafogo! e se ocorreu um tão grande erro no planejamento, que o comando do futebol seja mudado. Não adianta o Presidente querer "mudar de assunto" com esta história do time não jogar no Engenhão. Melhor até não jogar lá porque nunca perdemos para o flor no Engnhão. O sentimento da torcida alvinegra é de dor e profunda indignação com a direção/treinador/elenco.

    E que os jogadores fiquem espertos porque a torcida está braba. Haja vaias. Acabou a admiração. Vivemos a hora da vergonha. Não que todos os jogadores sejam imprestáveis. Jamais diria isso, porque sem esta base o time entra arruinado no próximo ano. Mas, precisamos de mudanças, além de vários reforços. Não há dinheiro? quem tanto quis ganhar a eleição que arrume e use a criatividade.

    E isto é papel de todos(inclusive nosso) lutarmos para mudarmos este estado de coisas. Precisamos sonhar com "casamento" entre torcida e time. Mas, para isso acontecer, muitas coisa precisa mudar dentro do Botafogo de Futebol e Regatas. Um dos maiores clubes da História do futebol brasileiro não pode jamais se conformar com este estado de coisas, como jogadores desinteressados e diretoria omissa, alem de tecnico pra lá de incompetente.

    SAN

    ResponderExcluir
  2. Disse tudo Diogo.

    Agora não tem mais espaço para reclamar da torcida e é bom mesmo jogar em Volta Redonda ou Macaé.

    Afinal, de forma valente, o Vasco busca o título e é justo deixar os cruzmaltinos utilizar o espaço para tentar o seu intento. Em outro aspecto, como diz você de forma atenta, evitamos perder nossa invencibilidade tão bem iniciada na inauguração do estádio, e fechar um ano de forma tão negativa.

    Paret.

    ResponderExcluir
  3. BOA NOITE, AMIGOS BOTAFOGUENSES

    Já começou mal as "mudanças" no elenco. Manter o Cabeçandro? Fábio Ferreira? Mandar embora o Caio que, todos nós sabemos, tem potencial? Devem achar que todo torcedor é um otário nato. Vai enganar a mãe na zona. E querem saber, acredito piamente no que o Caio diz na matéria. E fico muito triste vendo o Fogãonet "comprar" como verdade tudo que a diretoria diz. Leiam, se acharem pertinente, no link abaixo.

    http://www.fogaonet.com/noticia.asp?n=22907&t=caio+rebate+cartola+reclama+de+ter+sido+cortado+e+nao+aceita+multa

    Esse clima de terrorismo é outro fator que desestabiliza um grupo, quanto mais um jogador. E no caso do Caio, um jogador jovem, que tem que ser ainda lapidado e não tratado como gado. Fora diretoria de futebol incompetente. Se essa diretoria de futebol já não tinha crédito comigo, depois disso tudo, não contrataria nem para síndico de condomínio. Fui...

    SAN.

    Alexandre

    ResponderExcluir
  4. Olá Alexandre. Sobre isto (mudanças), acabo de ler no Lancenet sobre o imbróglio com o Caio, que parece ser o mesmo que você trouxe aí do Fogãonet.

    - O garoto deu entrevista rebatendo acusação de André Silva após a partida de domingo, quando o dirigente disse que alguns jogadores não estavam comprometidos com o clube, atingindo com isto o jovem jogador que não foi a Minas. O atleta disse que sentiu dores no treino de sexta e que por isso pediu para sair do campo na mesma hora. Queria contudo ir para jogar mas ao ver no email os relacionados para o jogo, seu nome não constava. Vale a pena ler as declarações do atleta no Lancenet.

    http://www.lancenet.com.br/botafogo/Caio-explica-ausencia-Galo-criticas_0_599340119.html


    - Já o Harry Potter, cobrado pelos dirigentes, não garantiu Libertadores e dançou. Procurado hoje para falar a respeito, tinha ido a Barcelona dar uma olhada no jogo do time catalão. Faça-me rir muito, Mr. Radcliffe.

    ResponderExcluir
  5. Alexandre,
    Manter o "esforçado" Alessandro e "cabelinho" no time deve ser gozação. É querer sacanear a torcida de vez. Aliás, como o próprio Paret já disse, Alessandro não pode jogar no Engenhão, porque a torcida já se irrita. Temos que pressionar.

    Concordo com relação ao Caio. Para mim, um jogador jovem que pode ser trabalhado, veloz, incluisive queria vê-lo no jogo de ontem. Mas, segundo o colega Merlin, Caio foi usado como "exemplo".

    ResponderExcluir
  6. Paret,
    Agradeço por concordar com meu primeiro comentário. Acho que disse tudo que estava em meu coração ali. Ficou bem, acho. Então, nada do que escrever agora será melhor dito. Deixo a bola com você, lutador amigo alvinegro.
    Abraços e boa noite.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, amigo Paret

    Eu concordo contigo. Acho que o Presidentista está jogando confete pra galera. Concordo com o fato de que o Niltão, ou Engenhão, ou Stadium Rio, ou quem sabe Mané Garrincha, ou seja lá qual for o nome que for escolhido em definitivo, seja o nosso estádio. Mas a essa altura do campeonato, com um time claudicante desses, manter o mando para que? Passar vergonha? A torcida vai e... vexame, insiste e mais vexame, continua insistindo e tome novo vexame. A minha filha, que "está" (ou seja ainda é volúvel) Botafoguense, ao assistir o último jogo já tascou um "paiê", acho que vou mudar de time... nós só perdemos...
    PQP... Perder faz parte, mas tem que ser com dignidade, tem que perder demonstrando que jogou tudo que podia e a sorte não ajudou, ou o outro time jogou melhor (faz parte), ou o juiz erro (coisa comum para nós) e decidiu a partida, sei lá... Mas perder, sem demonstrar um espírito de luta, de quem está ali para se doar. Perder sem dar o sangue, e não buscar a primeira sombra para se encostar, para quem recebe salários em dia, que tem massagista, psicóloga, sala de musculação, equipe médica especializada, estádio próprio para treinar, e uma torcida apaixonada apoiando, é simplesmente uma pouca vergonha. É cuspir na cara de quem realmente paga o salário deles. Nós direta e indiretamente somos os que bancam os salário desses “porras’ (desculpem o palavreado), e estou falando também da diretoria. Não é se esconder detrás da bola, ou tocar sem objetividade nenhuma, apenas para se livrar do "problema" (bola), como uns tem feito, mas pelo contrário, se apresentar para resolver o problema. Esse tem sido outro mal no time, poucos se arriscam a "assumir" uma postura de buscar jogo, de partir para cima, de chamar a responsabilidade. E num momento de afunilamento, a queda gritante de ritmo e produção reflete os últimos resultados. Quais são os motivos que levaram a tamanho declínio, ninguém sabe ao certo. Vamos perguntar aos universitário ou, quem sabe, à Mãe Diná. Que os deuses do futebol tenham piedade do Botafogo, com essa Diretoria de esporte ridícula e vendida aos interesses financeiros escusos.

    SAN

    Alexandre

    ResponderExcluir
  8. É Diogo. Tá difícil esta semana e parece que vai chegar março mas não vai chegar janeiro.

    Eu não tenho mesmo palavras para definir o que se passa no nosso clube e assim, é bom esperar passar a tempestade (aguardar que o mar em fúria se acalme, como eu disse à tarde na postagem anterior), para ver o que teremos de bom para o ano que vem.

    Até amanhã meu amigo.

    Paret.

    ResponderExcluir
  9. Valeu amigo Alexandre.

    Vamos esperar que a diretoria acorde de vez e faça um novo triênio mais profissional.

    Se fizerem o óbvio, as coisas darão certo.

    ResponderExcluir
  10. Valeu, Diogo

    Acho que o mais interessante desse BLOG é justamente a liberdade de se expressar. Não é um BLOG imparcial, pelo contrário, somos todos Botafoguenses, e isso por si só já dá a tônica... rsrs Mas é um BLOG democrático, onde todas as opiniões são respeitadas e debatidas, de maneira fraterna e respeitosa, mesmo nas divergências. E as divergências são o "tempero" especial deste espaço, caso contrário seria um pé no saco... rsrsrsrs Aproveito para abraçar (tardiamente) a todos os que chegaram para compor este espaço privilegiado, fruto da objetividade do grande amigo Paret, com o apoio incondicional do Carlos Henrique... seja bem vindo, assim como todos os outros. Após esse breve discurso de campanhas (rsrsr), digo que mesmo sendo botafoguense, não me refuto a reclamar, xingar e azucrinar aqueles que acho que devo. Não é para botar para baixo o nosso Botafogo, pelo contrário. Não podemos é tapar o sol com a peneira, temos que colocar para fora a nossa indignação, nossas expectativas, nossas frustrações (em alto nível e não como a turma do lixão, lógico). E me sinto à vontade neste espaço para isso. Caso contrário não me veriam mais aqui. Faço votos de que você e todos os que aqui chegaram recentemente, façam deste BLOG um espaço da família botafoguense, espalhada por todo esse grande país.

    Forte Abraço

    Alexandre.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, amigos.

    Perfeito o comentário de abertura do Diogo. Acho que complementa a postagem, poderia ser parte da postagem. É o que venho tentando falar ao criticar Anderson Barros e questionar as coisas erradas. O elenco foi covarde? Sem dúvida. Tem fraquezas? Sim. Mas dizer que técnico, gerente e presidente não entram em campo para fazer gol é no mínimo sofismar.

    Quem o Voldemort indicou para reforçar o elenco? Felipe Menezes, Alexandre Oliveira e Gustavo. Se os jogadores são fracos, frouxos e não fazem gol, quem os contratou? Maurício Assumção, André Silva e Anderson Barros. E quem contratou o Voldemort, o FDPotter? Estes mesmos.

    Tenho certeza que não usaram o Caio de exemplo, mas sim de bode expiatório. Não acredito que ele fosse a solução, mas sem dúvida não era o problema. Como bem disse o Merlin no post anterior, ele nem no banco vinha ficando, era reserva do reserva.

    No mais, fico por aqui, aguardando ansioso que o barco tome o rumo certo, e agradecendo aos amigos as belas palavras. Acreditei no projeto do Paret, e acho que podemos fazer nossa parte aqui. Tenho muito carinho pelo BLOG, e orgulho, principalmente pela participação dessa nossa gente tão especial.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Olá amigos,

    Vejam só isto que pesquei no Fogaonet...

    "Pela primeira vez, desde a chegada do técnico Caio Júnior, o Botafogo tem uma semana de treinos pela manhã. Após a vergonhosa derrota para o Atlético-MG, no último domingo, o retorno ao Rio foi alterado. O elenco chegaria à cidade por volta do meio-dia da segunda-feira. No entanto, a programação foi alterada e o grupo voltou de ônibus, encarando seis horas de estrada e chegando no início da manhã."

    Não haviam treinos pela manhã???????

    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia galera.

    hehehehehehehe

    De ônibus Henrique? Putzz.. De buzu, cara (é assim que a paulistada escreve, buzu?)?

    Olha, só mesmo nos meus tempos de garoto e das viagens a Sampa com o fito de 'admirar' o montão de primas que papai do céu me deixou aqui na Terra. Ainda bem que a family não lê o blog.. hehehehe. Só mesmo naqueles idos anos 80 eu encarava 6 horas de Via Dutra mas a viagem valia apena.

    Estas 6 horas aí desde a boca do jacaré, creio que vieram como castigo, ou seja, minimiza o preju das passagens (não é a CBF quem banca estas viagens?) e os caras chegam aqui pensando na vida, pois é tanta vaquinha no pasto, tanto posto de gasolina perdido na estrada, tanta placa de "bem vindo a quixeramongaba... a caçapava de cima.... a jeremoabo do norte", que não tem como não pensar muito. Tem até cidade conhecida como cloaca a dentro, parto de Minas.. hehehehehe.. Se é que me entendem.. hehehehehe. Isto sim é que são entrelinhas.. .hehehehehe.. Botafoguense ninguém imita.. NINGUÉM CALA.

    Minhas viagens eram embaladas ao som do 'fab four' e aí amigo, com a festa que era a estadia, tudo brilhava. Mas botar a rapeizi para 6 horas no Mercedes com 8 rodas e motorista é mesmo para ver se tomam vergonha.. kkkkkkkkk

    Paret.

    ResponderExcluir
  14. Duas coisas sem relação com o que temos discutido aqui.

    1ª - Os comentários do GloboOn pararam por causa de nós. O jornal é do Rio de Janeiro e claramente flamenguista e promove o clubeco. Nós acabamos com as fantasias que o jornal promovia mostrando as verdades que eles escondiam.

    2ª - Alguém tem dúvidas? Vejam então esta reportagem sobre leilão de futebol como escondem a realidade das coisas sobre o pintinho de quintino em relação a Garrincha e pouco depois Pelé. http://oglobo.globo.com/esportes/pecas-raras-de-pele-garrincha-sao-leiloadas-no-rio-3344379


    aqui vejam o valor das camisas: http://www.ernanileiloeiro.com.br/catalogo.asp?PgI=40&p=on&Dia=&Num=074&Tipo=24&tpvalor=&Pesquisa=

    TADIM DO JORNAL E DOS URUBUS.

    Abraço

    Heleno

    ResponderExcluir
  15. kkkkkkkkkkkk, Heleno.

    O pano de chão do galinho não vale 1/5 da camisa do Milionário FC? E eles não publicam isso. É muita cara-de-pau. E Heleno, como tem alma penada sem saber aonde se encostar... se tivessem capacidade de fazer um blog, talvez se salvassem.

    E Paret, foi isso mesmo, voltaram de ônibus, seis horas de estrada. Mas o absurdo mesmo é o "castigo" de passarem a treinar de manhã. Não tinha treino de manhã antes? Porque? Voldemort preferia andar pelas trevas? Faz bem em ir Qatar coquinho, pois lá no Oriente Médio só se treina a noite.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. É meus amigos, tá bonito, tá maneiro.

    Ver almas penadas vagando ao vento, o esgoto fedendo lá longe e chegando aqui o barulho das aves de rapina é vitória na certa.

    Acabamos com a cidadela, aproveitando-se do fato de tentarem nos usar (nossa capacidade de articular) para manter um ninho para os sem letras e usando nós aquilo ali para criar nosso blog (foi ali que chegamos a formar o galerão e vir para cá) e agora, tá muuuuiito maneiro ver o "pessoalzim" sem ter aonde grasnar.

    Paret.

    ResponderExcluir
  17. Companheiros concordo com tudo que disseram, mas faco uma sugestão compatível com o momento, pensei em mandar a diretoria com elenco e tudo para a Atlântida que infelizmente é muito conhecida, então acho melhor manda-los para Lemúria que a maioria não conhece.

    ResponderExcluir
  18. Interessante Braso.

    Também estou pensando em encaixotar o Cabeça, o Cabelo (lembram dele?.. hehehe), o Chapinha (no cabelo.. aquele que se diz zagueiro) e mais uns 3 e deixar o caixote bem na areia da praia de Copacabana na noite de 11/12/2012. Assim, no dia seguinte, somem e viram raridade fóssil daqui a 5.000 anos.

    Já quanto ao outro assunto Henrique, de dia nada hein? kkkkkkkkkkkkkkk. Deve estar dando uma meeeedaaaaaaaaaaaa.. hehehehehehe. Quem tem (cloaca) tem, meu amigo.... kkkkkkkkkk

    Paret.

    ResponderExcluir
  19. Gente, é só especulação, mas a fonte é muito boa. AndremarquesRG via twitter. Autuori MUITO próximo, e diretoria quer anunciar novo técnico até sexta.
    falo que a fonte é boa pq aconpanho ele já a algum tempo e nunca vi factóide.

    ResponderExcluir
  20. Valeu Dan.

    Isto é que é reagir. Podem até não vir a público dizer que erraram feio em várias decisões mas com um anúncio de um técnico de ponta, e logo numa semana destas, já deixa o povão-Fogão muito mais ligado e numa boa expectativa.

    E não estou dizendo que a contratação de um técnico deste nível é a solução final, assim como também não estou também atestando que o sujeito é “o cara” até porque “o cara” no futebol brasileiro não existe. É como disse certa vez um torcedor de time paulista na discussão FelipãoXMuricy: “me dá o Santos completinho para eu colocar em campo para jogar contra o XV da Beira Serra e põe o Muricy para treinar o XV... Vê quanto vai ser o placar do jogo”.

    O negócio meu amigo é a atitude. Se Autuori for mesmo confirmado, podemos, com mais 2 boas contratações, entrar num ano que poderá ser parecido com o do Cruzeiro em 2003. Me cobrem depois.

    Paret.

    ResponderExcluir
  21. BOA TARDE, NOBRES ALVINEGROS

    Vejam como é a política no nosso Botafogo. Depois desse fim de temporada melancólico e desastroso, o presidentista, recém eleito, "banca" toda a kaka feita, assumindo a responsabilidade. Para quem conhece um pouco de política, ele como está garantidíssimo para os próximos 3 anos, livra a cara dos incompententes da diretoria futebolística. Ele está "blindado", pois acabou de receber um novo mandato, sacaram? Eles fazem o mesmo com os jogadores. Quando acontece um desastre (como no último jogo), eles pegam um jogador que está "de boa" com a torcida para falar as asneiras que eles querem e "acalmar" a torcida. Como já disse, consideram TODOS os torcedores um bando de tolos. Já percebi também que, quando eles querem tirar algum medalhão, esse aparece de um dia para outro "machucado", e é substituído. Tenho certeza que várias "substituições" foram feitas com essa "técnica". Por fim, gostaria de fazer uma sugestão de enquete (isto é um trabalho para o Super Henrique e Paret... rsrs). Quem deveria ficar, Anderson Barros ou Caio? Segunda enquete. Quem a maioria da torcida escolheria para compor a barca? Cabeçandro? Cabelo? Moicano? Alexandre Oliveira? Todas as alternativas? rsrsrs
    Fui...

    Alexanre (Rodrigues e não Oliveira... rsrsrsr)

    ResponderExcluir
  22. Amigos,
    Gosto do nome do Autori, porque não é o tipo de sujeito que vai por a culpa de uma eventual derrota na torcida ou em um jogador. Autori é um estudioso e vitorioso no futebol. Boa pedida.

    Mas, levando meio na brincadeira, e falando um pouco sério, este time estava precisando é de Dunguori(a mistura de Dunga com Autuori).

    Legal a enquete, já dei meu voto. Adivinhem para quem? uma dica: está precisando frequentar uma academia de ginástica...heheheh

    SAN

    ResponderExcluir
  23. Perfeito o comentário do Alexandre. Assumpção está devendo algo para o Anderson?

    SAN

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde carisssimos alvinegros!

    Alexandre gostei da sua proposta de enquete e já vai meu voto, é na saída do Fábio Ferreira com aquele cabelo de viado, que parece que infelizmente vai renovar e teremos que aquentar aquele babaca.
    Quanto ao técnico, concordo com o Paret, o anuncio do Autuori essa semana seria uma mostra de reação e um fato animador, assim como foi a chegada do Jobson que me parece mostrar intenção de mudança, espero que realmente queira jogar bola, pois assim teremos um grande reforço para o ataque, unindo velocidade, habilidade e poder de finalização.

    ResponderExcluir
  25. Olá caros amigos.

    Inicialmente, gostaria de dizer que agora os alvinegros que chegaram este ano podem ver como as coisas funcionam aqui. Eu e o Henrique apenas administramos mas as idéias são de todos.

    Não sei ao certo mas nossa entrada nesta coisa de enquetes foi sugestão inicial do Henrique, mas depois solicitada por um dos amigos, talvez mesmo o Alexandre. Hoje, mal o Rodrigues (não o Oliveira.. rsrsrs) mandou sua sugestão, só esperei um momento propício aqui no trab para montar logo a primeira. Ela vale até o dia 6.

    Quando esta se encerrar, viremos com a enquete da barca, do grande Catamarã. De cara, o “chapinha no cabelo” já vai ficar de fora, vez que parece fazer parte do elenco para o ano que vem (nada é perfeito). Agora vamos aguardar os nomes para o novo elenco e repito, o esquema tem que ser o mesmo do Cruzeiro de 2003, que partiu de um ano anterior sem resultados (semelhante a este nosso 2011) e montou time para ir para as cabeças.

    Paret.

    ResponderExcluir
  26. Isto não foi uma promessa que fizemos então, não é proibido falar. O Botafogo não tem hoje a menor condição psicológica de vencer o Fluminense mas com um bom puxão de orelhas, entra no jogo muito mais motivado do que o tricolor já consolidado na sua posição.

    Nossos concorrentes jogam clássicos como nós, Figueirense e Coritiba no estádio do adversário e Inter e São Paulo nos seus domínios. Fosse o Botafogo capaz de vencer seu jogo, empates nestes clássicos não seriam resultados impossíveis e num ano que terminou de forma bisonha, isto daria a classificação alvinegra para a Libertadores. Não estou sonhando mas apenas trazendo dados para serem analisados.

    Paret.

    ResponderExcluir
  27. Carlos Henrique,

    Se tivéssemos com condições de vencer o Flu, seria possível saber as chances matemáticas(eu disse matemáticas, não reais, antes que alguém me xingue) do Botafogo se classificar? sei que você pesquisa bem este assunto. Comentei isso, porque acho que, dentro do clube, o discurso deve ser este mesmo do Paret. Para isso ganham seus salários. E, mesmo com menos de 1% de chances, ou chances desprezíveis, pelo menos deveriam lutar para encerrar o Brasileiro dignamente, com uma vitória sobre o Flor. Meu palpite para a vaga é o Coxa. Talvez mais uma torcida, não podendo ir o Bota.

    ResponderExcluir
  28. Paret levantou, Diogo cortou, então vamos à frieza dos números, mas antes, ao que eu já falava.

    Várias rodadas atrás falei que com 62 era certo, com 61 bem provável, e com 60 possível conseguirmos a vaga. É exatamente o que temos hoje.

    Vamos direto a um modelo que gosto de seguir, o da UFMG. O que eles dizem:

    5 FLAMENGO-RJ 92.3
    6 CORITIBA-PR 43.7
    7 INTERNACIONAL-RS 28.7
    8 FIGUEIRENSE-SC 19.2
    9 BOTAFOGO-RJ 9.2
    10 SÃO PAULO-SP 6.9

    Curiosamente, eles colocam o São Paulo com menos chances que o Botafogo.

    Para o Botafogo a matemática é esta, vencer o Flu, e Figueira, Coritiba, São Paulo e Inter não vencerem.

    São 4 partidas em jogos difíceis, é bem provável que uns 2 destes realmente não vençam, ou até mesmo 3. Acreditar que os 4 não vençam, só sendo torcedor mesmo, é improvável. E como o Paret começou o comentário, o mais complicado é vencer o Flu.

    Curiosamente, o site da UFMG nos dá uma boa probabilidade de conseguir, melhor do que um sucesso do São Paulo frente o Santos. Conforme abaixo:

    SÃO PAULO-SP 23.42 42.55 34.03 SANTOS-SP

    BOTAFOGO-RJ 40.81 20.73 38.45 FLUMINENSE-RJ

    Isto se deve ao modelo utilizado, que considera o desempenho ao longo de todo o campeonato e também o retrospecto mais recente. E por incrível que pareça, ainda estamos em quarto lugar como melhor mandante, enquanto o São Paulo é somente o décimo-segundo neste quesito.

    Outra coisa que pesa no modelo é o desempenho recente, e utilizam uma tabela móvel de classificação nas 10 últimas rodadas. E neste item temos os mesmos 10 pontos que o São Paulo, com uma vitória a mais, em décimo-terceiro lugar, enquanto eles ficam em décimo-quarto. Nesta classificação, aparece em último o inacreditável Atlético-GO, que depois que nos venceu entrou num ciclo triste de derrotas.

    Outra coisa que chama a atenção nesta tabela das 10 últimas rodadas são os primeiros colocados:

    1 CORINTHIANS-SP 22
    2 CORITIBA-PR 20
    3 FIGUEIRENSE-SC 20
    4 ATLÉTICO-MG 19
    5 FLUMINENSE-RJ 18
    6 VASCO DA GAMA-RJ 18
    7 INTERNACIONAL-RS 17
    8 AMÉRICA-MG 17
    9 FLAMENGO-RJ 16

    Vejam que nossos algozes recentes aparecem quase todos aí, Vasco, América, Inter, Figueirense... e isto explica parte do insucesso, encaramos times que vinham muito bem, só que o Flu está aí, lá no topo.

    Resumindo, é possível conseguirmos a vaga, mas pouco provável, mesmo vencendo o Flu, o que só conseguiremos jogando muito mais do que fizemos nas últimas 8 partidas (incluo o desempenho contra o Cruzeiro).

    Se conseguirmos, vou festejar muito, mas vai ser mais um motivo para as cobranças se tornarem mais intensas e incisivas, pois este desempenho recente é inaceitável.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  29. Mudando de assunto:

    http://fogaonet.com/noticia.asp?n=22948&t=radio+ja+crava+a+barca+herrera+e+alessandro+devem+ficar

    "Na barca, o repórter colocou Alexandre Oliveira, Léo e Everton. Bruno Tiago e Gustavo só ficam se não tiver jeito. Caio, Marcio Azevedo, Araruama e Somália serão emprestados. E Thiago Galhardo terá sua prova de fogo domingo, contra o Fluminense.

    Dos juniores, subirão o goleiro Andrey, o lateral-esquerdo Renan Lemos, o volante Fabiano e os meias Jefferson e Vitinho."

    ResponderExcluir
  30. Valeu, Carlos, sempre preciso e com um texto repleto de detalhes. Entendo os modelos que os matemáticos seguem(retrospecto, situação como mandante, etc...) e realmente o tricolor paulista foi desastroso este ano em casa, perdendo para os 4 cariocas, se não me engano.
    Mas, o Santos vai com time reserva, me parece, embora tenha em bom elenco. E chama a atenção o desempenho de Coritiba e Figueirense na reta final.

    Fiquei muito surpreso com estes quase 10% de chances, mesmo sabendo que o modelo matemático não "saiba" o estado psicológico(e lógico) do Bota neste momento.

    De todo modo, mesmo que todos saibamos altamente improvável, deveria ser mostrado aos jogadores e percentual de chances, para que eles vistam a camisa do Botafogo com dignidade, ao menos.

    Obrigado e abr.

    ResponderExcluir
  31. Esta informação do Carlos de que F.Menezes e F.Ferreira não estão na "barca", não são animadoras. E é uma pena o Caio não ser aproveitado. Acho que acabou a era do Herrera no time.

    Mas, quando chegar o novo treinador, as coisas devem ser melhor esclarecidas. Pelo menos, ele vai querer montar o "seu" time.

    ResponderExcluir
  32. Voltando, resolvi entrar na calculadora.

    Usando a tabela de probabilidades da UFMG:

    http://www.mat.ufmg.br/futebol/dados/proxrodada_serieA.html

    Podemos fazer a seguinte conta. Considerando que o Botafogo venceu o Fluminense, ou seja, retirando este condicionante complicado, o que precisamos é "não vitória" simultânea dos 4.

    Pela tabela podemos aproximar:

    São Paulo - 77%
    Inter - 66%
    Coritiba - 66%
    Figueirense - 67%

    Utilizando a hipótese de que são eventos independentes, a probabilidade de ocorrerem simultaneamente pode ser calculada como o produto:

    0,77 x 0,66, x 0,66 x 0,67 = 0,22

    Teríamos 22% de chances.

    Abandonando a tabela da UFMG e considerando 33% para cada resultado possível dos jogos, teríamos 67% de cada um não vencer, o que nos leva a 20% de chances.

    Então é nessa situação que chegamos. Conseguir uma honrosa vitória sobre o Fluminense, que deve ser buscada a qualquer custo, para ter uma chance em 5 de conseguir a vaga.

    Melhor pensarmos só em fazer uma boa partida e deixar os resultados para olhar depois.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  33. Se tivéssemos chances reais, Carlos, entraria neste assunto matemático com mais força, porque também aprecio o assunto.

    Mas, prefiro ficar com sua última frase"...pensarmos em fazer uma boa partida...". Seria bom até para que os patrocinadores nos vejam com melhores olhos.

    Amanhã, voltarei para saber das novidades.

    SAN

    ResponderExcluir
  34. Olá amigos.

    Depois que o Henrique posta estes números nada mais precisa ser dito.

    Venho então falar que fiquei aliviado com o empréstimo do Caio, pois vejo este garoto entrando num time com menos pressão e arrebentando e aí sim, voltando para brilhar de vez no Fogão.

    E uma pena a permanência do Herrera. A comemorar, o fato de ver que ele já não é mais titular absoluto.

    Agora amigos Henrique e Diogo, vejam o que a votória obrigatória, ou sobre o Figueira ou sobre o combalido Inter faz falta hoje. Poderíamos nós irmos para o jogo contra os Florzinhas com tranquilidade, observando os outros adversários, já com Figueira ou Inter fora do páreo e torcendo por apenas três resultados, e isto se não vencêssemos. O FDPotter realmente nos ferrou em verde e amarelo (ou marrom vaso sanitário de boteco mesmo).

    Paret.

    ResponderExcluir
  35. É Paret,

    Esta é a conta que me deixa com raiva. Uma vitória, contra Vasco, Avaí, Inter, América-MG, Atlético-MG ou Figueirense, uma que fosse, e dependeríamos só de nós, e esta conta toda significaria a nossa chance de classificação mesmo perdendo para o Flu!

    Imagine isso! Se tivéssemos uma vitória, os resultados que teremos que torcer pensando em vencer o Flu, seriam os resultados que teríamos que torcer se perdessemos para Flu. Que diferença!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  36. Pois é meu amigo.

    Acabei de chegar em casa e fui "passear" pelas notícias aqui na internet.

    Osvaldo de Oliveira parece ser o nome mais forte, Jobson voltou dizendo que "chega de fazer M" (tenho minhas reservas), Caio pediu desculpas ao elenco e A. Carlos saiu do treino sentindo contusão e chateado.

    Paret.

    ResponderExcluir
  37. É Paret,

    Será que vão cortar e dispensar o Antonio Carlos igual ao Caio? A história está parecida. Só falta cortarem o Antonio Carlos do jogo, avisá-lo por e-mail, e ele ficar P e dar chilique.

    Outro assunto, INFOrmação da BASE, parece que um "amigo" nosso recebeu telefonema hoje no trabalho e não poderá mais vir ao BLOG. Veja que ele nem apareceu...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  38. hehehehehehehe.

    Eu nem ia tocar no assunto cloaquento.. hehehe. Que nos desculpem os amigos do blog mas tem uma mosca de padaria doida para aparecer e estamos "sendo sacaneados".. hehehehe. Nunca fui "tão sacaneado" na minha vida inteira.

    Tenho andado numa deprê tão medonha que estou até pensando em ir a Nikiti sem volta, ou seja, lá do alto do vão central... hehehehehehe.

    Mas Henrique, voltando ao que interessa, A. Carlos está mesmo com a musculatura no fio da navalha e periga ir para o estaleiro mais dia menos dia. Tem jogado meio que com a parte muscular na "gambiarra".

    Paret.
    _______________________________________________

    Mas que a parturiente tá sumidaça, isto está. E eu que já tinha nova modalidade de "viagem" no nosso blog, visitando também a área interna de comentários.. hehehehe. Peninha. Estava diversão pura, agora que a mãe Grobs os deixou sem teto (nisto também?).

    ResponderExcluir
  39. Pois é Paret,

    Creio mesmo que o Antonio Carlos esteja com problemas. Mas será que era certo que o Caio não estava?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  40. Boa Noite nobres alvinegros

    Com relação ao post do

    Carlos Henrique disse...
    http://fogaonet.com/noticia.asp?n=22948&t=radio+ja+crava+a+barca+herrera+e+alessandro+devem+ficar
    ----------

    Herrera e Cabeçandro ? puts.....

    Tudo isso somada à notícia da prorrogação do contrato do Fábio Ferreira, que comete falhas e mais falhas na defesa (quantos gols tomamos ali pelo lado dele???), juntando com a notícia da anistia ao drogado Jóbson, me levam a uma única conclusão:
    Maurício Assunção não aprendeu a lição, e pior que isso, está repetindo os erros (ou seja é burro !!!!!).
    Não espero muito de 2012, e como Marcos frisou, vai ser um ano de grana curta e vamos manter as perebas do elenco !!!!

    Me desculpem, mas isso desanima qualquer vivente !!

    E todos eles vão passar umas férias tranquilas, com salários rigorosamente em dia, 13°, que beleza !!!

    e nós, otários sofredores que pagamos ingressos e planos de sócio-torcedor (meu caso) ? Ah, o torcedor e o clube que se lixem, dirá Marcos Assunção e seus jogadores sem comprometimento !!

    Só falta uma coisa: Com Vasco, fla e flu na LA em 2012, o Madureira se sagrar Campeão Carioca no ano que vem ! Entenderam a sutileza né ?

    Sds Alv
    40-tinha

    ResponderExcluir
  41. Não sei cara. Caio também já havia criado problemas que só. Fominha jogando com Loco, em tempo que o time andava bem no ano passado, tomou bronca do Loco em pleno jogo (estávamos lá... Fogão 2x0 São Paulo), depois fominha com Herrera saíram no tapa e ficamos com 2 a menos ganhando de 3x0 (não lembro o adversário).

    Depois foi para o twitter (twitter... lembrei que "tenho um"... hehehe.. se é que vc me entende.. hehe).. e nesta ferramenta, meteu o pau no trabalho do Natalino. Não que o trabalho do Natalino não fosse criticável mas fazê-lo desta forma irresponsável, através de rede (micro rede) social é doideira.

    E tome de ser fominha, não vencemos o Bahia (2 pontos a menos) pela sua fominhagem, ano passado também perdemos 2 pontos no Pacaembu pela mania de querer ir até o fundo das redes.

    Tomara que emprestado, ganhe juízo e volte bem melhor.

    ResponderExcluir
  42. Henrique.

    Ainda que mal pergunte, cadê cara?

    Eu sinto falta.. hehehehe.. Vc sabe que sempre os tive como meus analfas de estimação.

    Eu até andava amestrando alguns lá no jornal mas depois que FLAcabaram com aquilo (QUE INFERNO) meu projeto alfabetizador dançou.

    UM INFERNO.. hehehehe

    O cloaquento não sabia até hoje e olha que repeti os bordões casados durante uns 3 anos.

    Paret.

    ResponderExcluir
  43. Olá Paret,

    Como falei lá atrás, o Caio não é nenhum santinho, é temperamental e tem língua afiada. Mas o tal Anderson Barros tem um currículo "invejável".

    Na enquete do BLOG votei no gordão. Mas acho que depois desta tempestade que aconteceu no Botafogo, o melhor para todos pode ser um empréstimo do Caio.

    Sobre seu bichinho de estimação, a INFOrmação é que tremeu na BASE mesmo. Pode ser que volte a aparecer por falta de opção, e porque nós sabemos que ele adora apanhar, ah como gosta.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  44. Valeu cara.

    Mas sobre a "véia valentona" da SFX, se ficar voltando, a cloaca periga virar uma couve-flor.

    Enfim, pdoe ser que gostche mesmo...

    ____________________________________________

    Votei na enquete também no gordo, vez que o sujeito vem prejudicando o clube desde o fatídico brasileirão de 2009.

    ResponderExcluir
  45. Carlos Henrique, Boa Noite

    Só uma pequenina correção. No nosso caso, o empate não interessa. Só serve derrota. Portanto são 67% contra.

    Fui...

    ResponderExcluir
  46. Bom dia amigos.

    Fala Henrique.

    Ontem cara, fui ao jornal o Globo e vi inacreditáveis 8 comentários na matéria do blog dos gillettes.

    Também né? O elemento que posta naquilo lá faz contas que deixariam tia Cotinha no CA roxa de vergonha/raiva/vontade de pular do trem (pelo trabalho não completado).

    Consertei a conta do autor da postagem. Ficou então a coisa toda resumida a "mágicos" 9 comentários. Você se lembra da coluna histórica do João Saldanha no melhor jornal que já foi publicado neste país e que acabou pela isenção e falta de vontade de se locupletar com o poder, o JB (estou citando isto pelo que vou falar lá no final)? Grande parte das vendas do jornal se dava pela isenção, outra pelo Sandro e outra pelas palavras sábias do João.

    Bons tempos, hein?

    hehehehehe. Putz.. Quando é que vão produzir algo que preste? 9 comentários, cara?

    ___________________________

    E para não dizer que é blog de torcida (ué.. e o tal mundo?.. Maior do que não sei o que).. a coluna do Renatacagácio Maurício Espraguejado, o que chama leitor de bocó (que nível, hein?.. Saudades de Sandro Moreira e João Saldanha de novo), também é um velório só.

    Pouquíssimas postagens passam de 10 comentários (deeeeeezzzzzzzzzzzzzzzzz). Algumas podem alcançar estupendos 28/29 mas dificilmente chegam a 35.

    Que coisa hein? Vou fazer uma seção gillette aqui (pode até ter o título urubuzecagada) e vou convidar o Espreguejado para vir chamar o povão que o ama de bocó.. hehehehe.. kkkkkkkkkkkkkkk

    Paret.

    ________________________________________

    e por fim, acho que uma história do tempo dos comentários do Globo se confirma a cada dia. Só dois sabiam escrever e aí, um fazia as vezes de vários. Eu sempre dizia que era síndrome de mamãe Bates (Psicose). hehehehehehehehe. É diversão pura. Até aqui no blog.

    ResponderExcluir
  47. Nesses dias turbulentos e especialmente para esse velho Botafoguense e jovem agricultor reiniciando nova carreira aos 66 anos de idade, tenho dedicado meu tempo na internet a "briga"em favor do novo código florestal, a luta a favor do codigo é contra os neoambientalistas nazistas, comandados por ONGs estrangeiras e rede globo, então minhas tarefas de lutas são contra aos mesmos inimigos, tanto do Botafogo como da Agricultura que mata a fome do mundo.

    ResponderExcluir
  48. Valeu Braso. Se for para combater os desmandos da Globo que tem bolas dentro mas pratica várias caneladas em favor dos seus índices, estamos aí.

    Paret.

    ResponderExcluir
  49. Olá Alexandre,

    Acho que minhas contas estão certas, eles tem 57 pontos, exceto São Paulo com 56. Se empatarem vão a 58, o mesmo número de pontos que alcançamos vencendo.

    Como já temos o mesmo número ou mais vitórias, ganhando mais uma ficamos a frente no primeiro critério de desempate. Pois então, se vencermos, quem não vencer fica para trás.

    E vejam como, pelo que ocorreu ano passado, qualquer posição melhor já sigifica muito mais dinheiro.

    http://www.correiodoestado.com.br/noticias/campeao-brasileiro-tera-premio-de-r-8-milhoes_88253/

    Abraços.

    ResponderExcluir
  50. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

    Caramba, a menos de um mês estávamos comemorando 50.000 visitas. Hoje, já estamos com 58.350, pô assim tamo bem pra cacete. O time pode ir mal, mas nós aqui vamo que vamo.

    Um abraço a todos

    ResponderExcluir
  51. Hehehehe, Luiz.

    É isso mesmo. Se eu tivesse encomendado um comentário sobre o assunto, não viria tão bom. Hehehehe.

    A situação é essa mesma, são uns 120 visitantes diários (IPs distintos), cada um fazendo em média mais de 2,5 ações, gerando mais de 300, até quase 400 visualizações de página por dia.

    E isso tudo só no Blog principal, pois ainda tem os acessos na parte de Notícias, no Vou Zoar, Humor da Galera, Botafogo Eterno em Imagens, etc., os quais unificamos todos no mesmo contador, afinal é tudo um espaço só, apesar do blogger contabilizar como blogs diferentes por terem endereços diferentes.

    Com uma ajuda dos resultados, e mais umas incrementadas já pensadas, mas faltando tempo para executar, a coisa vai pra estratosfera.

    Só para fechar: este mês já bateu o recorde de acessos, e podemos até o final do dia ultrapassar, só no blog principal, a marca de 5 mil acessos. Falta pouco.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  52. Olá galera.

    Blog bombando, time ainda respirando (por aparelhos mas querendo sair da UTI)e é isso mesmo amigos.

    Se os 4 empatarem e o Fogão ganhar, ainda dá Libertadores, mesmo sem que mereçamos pelo final de returno pífio.

    Não sei mesmo se este time teria psicológico para encarar o Fluminense que vem totalmente descompromissado, ou seja, jogando bem, e mesmo assim vencê-los e controlar os outros jogos. De toda sorte, vamos observar.

    Paret.

    ResponderExcluir
  53. Quero o castigo, ganhar bem e não classificar, afinal não merecemos mesmo.

    ResponderExcluir
  54. Valeu Braso!

    Mais um comentário que nem se eu tivesse encomendado. Eu vou de Fernando Pessoa, até para dar o velho tom artístico/cultural ao BLOG:

    “Lisbon Revisited (1923)”

    NÃO, Não quero nada.
    Já disse que não quero nada.

    Não me venham com conclusões!
    A única conclusão é morrer.

    Não me tragam estéticas!
    Não me falem em moral!

    Tirem-me daqui a metafísica!
    Não me apregoem sistemas completos, não me enfileirem conquistas
    Das ciências (das ciências, Deus meu, das ciências!) —
    Das ciências, das artes, da civilização moderna!

    Que mal fiz eu aos deuses todos?

    Se têm a verdade, guardem-na!

    Sou um técnico, mas tenho técnica só dentro da técnica.
    Fora disso sou doido, com todo o direito a sê-lo.
    Com todo o direito a sê-lo, ouviram?

    Não me macem, por amor de Deus!

    Queriam-me casado, fútil, quotidiano e tributável?
    Queriam-me o contrário disto, o contrário de qualquer coisa?
    Se eu fosse outra pessoa, fazia-lhes, a todos, a vontade.
    Assim, como sou, tenham paciência!
    Vão para o diabo sem mim,
    Ou deixem-me ir sozinho para o diabo!
    Para que havemos de ir juntos?

    Não me peguem no braço!
    Não gosto que me peguem no braço. Quero ser sozinho.
    Já disse que sou sozinho!
    Ah, que maçada quererem que eu seja da companhia!

    Ó céu azul — o mesmo da minha infância —
    Eterna verdade vazia e perfeita!
    Ó macio Tejo ancestral e mudo,
    Pequena verdade onde o céu se reflete!
    Ó mágoa revisitada, Lisboa de outrora de hoje!
    Nada me dais, nada me tirais, nada sois que eu me sinta.

    Deixem-me em paz! Não tardo, que eu nunca tardo...
    E enquanto tarda o Abismo e o Silêncio quero estar sozinho!



    Álvaro de Campos

    ResponderExcluir
  55. Putzzz.. E eu que estava com receio de mandar o que Braso largou aí com todas as letras: "pelo final melancólico, seria injustiça entrarmos na vaga em lugar, por exemplo, do Coritiba".

    Agora bela referência hein Henrique? E como um poeta nos tira dúvidas quando não sabemos bem se há a formação verbal. Li o trecho "não me macem" e deduzi ser maçar, maçante (lerdo). Mais à frente o texto pode ter esclarecido. Belíssima citação meu amigo.

    Agora, falar em "cultura", mas que quietude lá naquele outro setor do blog o qual comecei a curtir em visitar, hein? Tipo passarinho quando tá trocando penas (Braso saca esta). Mudinho, mudinho. hehehehehehe

    Paret.

    ResponderExcluir
  56. Que beleza, Carlos Henrique, não sabia que você também era fâ do Fernando Pessoa. Engraçado que eu estava falando de filosofia com um colega, e convenhamos, Alvaro de Campos era, dos heteronimos, o mais filosófico dos três.

    Mas, eu queria fazer umas perguntas a mim mesmo e aos amigos alvinegros:
    - o que de fato está acontecendo com o Botafogo?
    - ou seria mais de um evento?
    - falam que Loco, por se assumir lider, e centralizar o jogo, teria dividido o grupo. Então, se Loco é o divisor?(não sei se é) que ele vá pra rua;
    - falam que o Botafogo não tem treinador forte, porque "a publicidade" é que escala os jogadores. Será?
    - falam que F.Menezes, F. Ferreira e o já sabidamente fraco(embora esforçado) Alessandro não saem por interesses "estranhos". E póem na rua Caio e outros garotos, por não terem empresários fortes. Será?
    - falam que Anderson e outros dirigentes "lucrariam" com os jogadores. E também teriam prejuizos, decerto. Isso acontece em toda parte neste mundo capitalista-financeiro? Mas, será que é por isso que caimos tanto?

    Decerto, Henrique, Pessoa soubesse responder melhor a estas perguntas. Mas, na falta dele, bem que você poderia ajudar-me...
    Abraços,
    SAN.

    ResponderExcluir
  57. Novidades galera (sic.. novidades!... só se forem mesmo!).

    Tem um bocó, jornalista, que foi ao seu local de trabalho e mandou na sua pantomim.. (oooppsss.. .coluna/blog, seja lá o que for), que o Botafogo não é cavalo paraguaio: é pônei maldito.

    Este “profissa” já nos dá uma idéia de quem deve ter colocado pressão para que sumissem com os ‘comentes’ do tal jornal, neste novo formato, mormente na seção de esportes, vez que lancei lá nos 10 jogos sem nada (e dos quais o menguitinho saiu roubando o mequinha mineiro aqui), que o timeco do pano de chão era pônei maldito.

    Isto repercutiu a ponto de eu colocar todo o verso da musiquinha do comercial do SUV e o pessoal vir junto zoando também. Que coisa hein? Falta de idéias? Jogando com o anonimato dos torcedores comuns? Meu Deus. Saudades do Sandro, Saldanha, Waldir.. kkkkkk

    Paret.
    _________________________

    Se quem ganha para escrever já pratica atos como este, imagine quem o lê.

    ResponderExcluir
  58. Olá amigos,

    Que bom ver a receptividade. Eu lembrei do poema, precisamente da sua frase inicial (NÃO, Não quero nada), ao lembrar meu questionamento do que deveríamos esperar do jogo do Fluminense.

    E já tendo buscado o poema e lendo e relendo, lembrando das contas e tecnicismos que havia escrito sobre probabilidades, havia pinçado também a estrofe do meio (Sou um técnico, mas tenho técnica só dentro da técnica./Fora disso sou doido, com todo o direito a sê-lo/.
    Com todo o direito a sê-lo, ouviram?).

    E vi que iria postar o poema, pensando que Lisboa é o Botafogo, e o Tejo é Gen. Severiano, e a nossa Lisboa de outrora tem Tulio ou Mauro Galvão, Paulinho Criciuma e Maurício, ou para mim até o Jairzinho, ou o inesquecível Banana Beba. Para alguns amigos, Garrincha, Didi, Nilton Santos, Gerson e quantos a se desejar enumerar.

    E pensava isto, com o texto do poema aberto, e vejo o comentário do Braso, dizendo "Quero o castigo". Feito.

    Diogo, sobre Fernando Pessoa, gosto muito do Alberto Caeiro, mas sou só um técnico com minha doideira.

    E o Botafogo, muito difícil responder o que acontece. Não é só uma coisa. Não foi só o Voldemort, não é só o Loco, não é só uma briga de interesses e empresários. Mas há algo, e talvez fiquemos mesmo sem saber de fato.

    De tudo, posso dizer que no Lancenet Ninguém Cala alguns comentários perguntam se Loco teria isolado de propósito aquele penalti. Difícil crer. Mas só o fato de se poder cogitar já mostra o nível de confiança.

    Outra coisa que só juntei lé com cré agora. Li notícia outro dia dando conta que Caio mudou de empresário em setembro. Alguma relação com o que está ocorrendo agora?

    Outra coisa que me chama a atenção nas partidas é como o Maicosuel evitava passar a bola para o Cortez. Só passava bola sem possibilidade. Todas as jogadas de apoio com ultrapassagem do Cortez eram seguidas do Maicosuel driblando para dentro, em direção a intermediária.

    O que não consigo entender é como deixam isso acontecer. O prejuízo é muito grande para todos. Os jogadores se valorizam, os empresários lucram, tudo fica mais fácil com bons resultados.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  59. Concordo, Carlos Henrique, que talvez não saibamos o que aconteceu de fato em tudo isso, até surgir alguém para falar, como aconteceu na final de 92, contra o Flamídia. Mas, que alguma coisa aconteceu, fora a incompetêncida do treinador, aconteceu. Um dia, saberemos. Fica o suspense.

    Mas, como opinião pessoal(e opinião pessoal acho os contratos dos jogadores atuais muito longos, o que não me cheira bem. Sei que é uma "aposta", com a cláusula de rescisão e tudo o mais.

    Mas, jogadores como Marcelo Matos e Loco(este com idade já alta) com contratos até 2014,2015, pode levar à acomodação dentro do campo. E o Cortez também pode ser incluído nessa, depois da seleção. Não vou falar mais nestas hipóteses, porque são meras hipóteses, mas tenho opinião que contrato longo só com os "Neymar da vida".

    Abr

    ResponderExcluir
  60. Para arrematar por hoje, temos a segunda pior campanha do segundo turno, e este time, mesmo tendo nos enganado, não é o segundo pior time do campeonato. Seriamos rebaixados, não fosse a arrancada do final do primeiro turno.

    Um time que disputa campeonato tão longo, se tiver uma pendenga interna, um fato desestabilizador(pode ser até mesmo a desconfiança no treinador, sabe-se lá) gera uma espiral descendente.

    Até salários atrasados podem ser motivo para desmotivação, como ocorreu em um certo jogo do Bota contra o Inter, acho que no ano passado, com este com o time de reservas e implorando para perder para não favorecer o Gremio. E o Botafogo(segundo fontes nas quais acredito) entrou desmotivado naquele jogo. Daí a derrota.

    Enfim, espero que alguma coisa de positivo o Botafogo tenha aprendido com tudo isso. E que os jogadores joguem o que é obrigação deles jogar, contratualmente, no próximo domingo.

    E que pensem em derrotar o Fluminense.

    Ah, parabéns pelo número de visitantes. Muito legal isso!

    Abraços ao Paret, a você a todos os alvinegros.

    ResponderExcluir
  61. Olá Diogo.

    Lembro sim daquele jogo contra o Inter no ano passado, e a situação era em tudo semelhante a esta: jogo contra os vermelhos, se vencêssemos ficaríamos lá em cima, teríamos dois jogos fáceis contra Avaí e Ceará (só muda em relação a este ano o Ceará) e perdemos aqui, acho que por 2x1.

    Mas como diz você, um dia a verdade vem à tona.

    Paret.

    ResponderExcluir
  62. Estou saindo por hoje, Paret. Mas foi 2X1, sim. Em atuação pra lá de apática do Fogão. Não vou poder ler agora, porque tenho que sair, mas queria saber como você, Paret, e o Carlos, conseguem ficar on line o tempo todo?

    Vocês trabalham tanto quanto o Juca Kfouri, que ganha uma barbaridade, mas tem toda uma equipe para assessorá-lo. Não é elogio gratuito, é admiração mesmo. Eu amo o Botafogo. Muito. Basta ver o quanto escrevo aqui sobre o Bota.

    Mas, não sei se conseguiria fazer o trabalho que vocês fazem. E com sucesso. Sugeriria, mais tarde, ter algém para "filtrar" os comentários, tipo os de zoação, os dos rivais, você sabe. E tudo isso sem publicidade...eu amo o Botafogo, mas vocês amam ainda mais do que eu, reconheço.

    Enfim, amigo, entrega pra Deus o projeto de vocês. E quando um comentário meu não for adequado, ou estiver mal escrito, não se importe em deletá-lo. Vou lá pro calçadão correr alguns kilômetros.

    SAN

    ResponderExcluir
  63. Pois é Diogo.

    Tem alguns macetes para escrever daqui do trabalho, mas na verdade, ficamos numa sintonia bem legal eu e o Henrique ou seja, quem vai ao jogo e quem fica "NA TV", quem está mais pegado no trabalho e aí, o outro fica ligado.

    Isto começou quando o blog completou um ano e fui viajar em férias, depois de 3 anos sem sair do Rio. Chamei o Henrique que já era um cara que mandava idéias bem legais e aí, ficamos trabalhando em dupla. A partir daí, se um tiver que se ausentar o outro cobre.

    E sobre comentários sem noção, a coisa é bem tranquila para se administrar. Mas não pense que seus comentários serão limados. Deu nome já está lá no topo do blog ao lado dos novos e antigos e assim, você passa a fazer parte da galera que é "dona do blog", pois aqui não vai jamais entrar o "vai pagar quanto?" ou então o "se vier com um preço menor eu devolvo seu dinheiro".. hehehehe. Aqui é nosso e NINGUÉM CALA.

    Paret.
    ____________________________________

    EM TEMPO. Sobre moderar sempre rápido, às vezes chega a uma hora sem que vejamos um ou outro comentário mas invariavelmente sempre achamos rápido. Como a moderação é rapidinha (vemos o nome de vcs e não nos preocupamos em ler o que escreveram), acaba indo mais rápido para a tela. Se não pudermos na hora, lemos depois e respondemos.

    ResponderExcluir
  64. Meus amigos,

    Permitam-me a franqueza.
    A cada momento em que abro esse Blog – Botafogo Eterno – me sinto mais e mais à vontade.
    Não quero me torna espaçoso.
    Mas, sem dúvida, esse é um Blog verdadeiramente Alvinegro.
    Mesmo que a maioria esteja com o coração ferido pelo resultado final do time de futebol profissional, surge a pura alma alvinegra e verte-se para o melhor da poesia.
    O Diogo fala em três heterônimos de Pessoa.
    Só que Fernando teceu mais de 20 heterônimos, já devidamente classificados.
    Não se pode esquecer que o primeiro, Chevalier de Pas, foi criado em 1894, logo após a morte do seu irmão mais novo, o que ocorreu no dia 2 de janeiro daquele ano.
    Mesmo ano em que sua mãe, Maria Madalena Pinheiro Nogueira Pessoa, conhece o Comandante João Miguel Rosa, futuro padastro dele.
    Interessante que Ricardo Reis, formado em medicina e monarquista, expatriou-se voluntariamente em 1919 vindo morar no Brasil, morrendo por estas terras em 1936.
    O Botafoguense Português de incontestável Cinco Pontas, Rui Moura, criador e responsável pelo Blog Mundo Botafogo, garante que Fernando Pessoa seria Botafoguense, segundo apurado pelo magistral Paulo Mendes Campos.
    Esse grande Botafoguense Rui Moura assim se declara:

    “Nasci em Lisboa, viajo com muita frequência na comunidade dos países de língua portuguesa e a saga botafoguense acompanha-me desde longa data. Na minha alma vibra uma incomensurável paixão pelo clube da estrela solitária”.

    De fato, curiosamente, não foi Paulo Mendes Campos quem primeiro asseverou que Fernando Pessoa seria Botafoguense.
    Esse buxixo não me é novo e já o tinha ouvido em pesquisas que fiz em Lisboa sobre Fernando.
    Fernando, dono de uma cultura fabulosa e de difícil alcance, ao resolver exilar seu heterônimo Ricardo Reis no Brasil teria lido e se aprofundado em estudos sobre o Brasil (para poder mandar seu heterônimo – afinal ele já conhecia muito bem a África onde morou em Durban).
    Daí, ele teria, em fragmentos de papéis (rascunhos em garranchos) que foram encontrados, formatado a vida de Ricardo Reis no Brasil, adaptando-a aos costumes tupiniquins.
    Tendo estudado em colégios de formação inglesa, entrando na High Scool, Form 11-B, em 1899, todo seu convívio foi com estudantes ingleses e/ou de origem inglesa, razão pela qual conheceu de perto a paixão pelo nobre esporte bretão.
    Não tão sem lógica, portanto, ao procurar adaptar Ricardo Reis no Brasil tenha avançado para seu heterônimo – médico de formação – viesse a ter simpatia por um time de futebol brasileiro.
    Coincidentemente, Ricardo Reis teria vivido no Brasil no exato período do Campeonato de 1930 de do nosso inédito tetracampeonato em 1932, 1933, 1934 e 1935.
    Outra coisa que teria chamado a atenção de Pessoa sobre o Botafogo, foi a notícia sobre a partida disputada em 1917 contra o time uruguaio Dublin F.C.
    Só que, acredita-se, Pessoa, criado exatamente sob a cultura inglesa, não saberia que o Dublin que jogou contra o Botafogo era Uruguaio e não um time da República da Irlanda.
    Seja lá por quais coincidências existirem ou possam a vir a serem pautadas, certo é que traços existem quanto a possível curiosidade por parte de Pessoa com relação ao meu Botafogo, razão pela qual Paulo Mendes Campos e Rui Moura afirmam que Fernando Pessoa sera Botafoguense.

    Como não fui o Autor da possibilidade, qualquer dúvida, quando na eternidade, aproveitem e perguntem ao Paulo Mendes Campos.

    Saudações alvinegras de cinco pontas.

    Merlin
    A bordo do Botafogo desde 1534

    Merlin também está no
    twitter.com/#!/Merlin1534
    Orkut
    Blog do PC: blogdopcguima.blogspot.com
    Botafogo Eterno: botafogofr-paret.blogspot.com

    ResponderExcluir
  65. Carlos Henrique e Paret, minhas duas filhas, vem insistindo com o velho Botafoguense a ler um pouco mais!!!!! dizem que burro véio não pega marcha e não depena sábia rsrsrsr mas estou contrariando essa premissa somente no "burro véio" venho lendo um pouco mais pela insistência das filhas, agora aqui no blog vejo Fernando Pessoa ser postado e aceito por todos na maior naturalidade, que me"obrigou" a ir a minha modesta biblioteca e pegar o ultimo presente da minha filha mais nova que é Clássicos- Poemas de Álvaro de Campos e deve ser o mesmo livro do intelectual e Botafoguense Carlos Henrique, tenho orgulho do blog e dos amigos aqui conquistados.

    Abracos Paulo Gomes

    ResponderExcluir
  66. Bom dia amigos. Bom dia, caro Merlin.
    Foi por isso que o rubronegro Mário Filho (leiam na coluna à direita da seção – História _ Menu “Principal/História) escreveu sua ode ao Botafogo, comparando-nos aos ‘Grandes de Espanha’. Alguns destes cavaleiros épicos ainda podem ser vistos por aqui, na sua figura, na do Henrique e na do Diogo, por exemplo, meu amigo alvinegro. Só aqui, em matéria de espaço destinado a futebol, se poderia ver tamanha demonstração de cultura.

    Ainda bem que você se sente bem entre nós, vez que ficaríamos mais pobres agora caso você não fosse membro do blog. Só peço desculpas pela demora na moderação, visto que nestes dias pré-férias, o sono anda vencendo qualquer resistência movida a banho e um filme para ir passando o tempo.

    E GOSTARIA DE AVISAR AOS AMIGOS QUE ESTAREI FORA DO RIO A MANHÃ INTEIRA, e assim, só poderei voltar ao blog depois do meio dia e meia.

    Paret.

    ResponderExcluir
  67. É Braso.

    Comentamos ao mesmo tempo e só depois que publiquei minhas poucas palavras, li sobre o que você disse.

    Não ligue sobre leitura meu caro. Você está diante de um 'gajo' que só escreve razoavelmente da forma que o faz, devido a necessidade pela vida toda (redigi por mais de 20 anos no emprego anterior e saindo de lá, em 99, me obriguei a comer pedaços de gramática com vistas a estes concursos públicos praticamente impossíveis de serem vencidos - mas venci pois a necessidade obriga ao ladrão.. hehehe).

    Não leio nada meu caro, que não sejam notícias. Não consigo (conseguia na infância mas era cultura de massas) ler nada, e vejo estes Grandes de Espanha trocando informações aqui no blog com um misto de inveja (a boa inveja) e uma admiração profunda. Quando voltar a ver outro jogo com Henrique e família NO NOSSO ESTÁDIO (agora em caixa alta para irritar mais ainda alguns "frequentadores"), vou levar um tapete vermelho.. kkkkkkkkkkkk

    Paret.

    _________________________________________________
    SÓ CONSEGUIREI RETORNAR LÁ PELAS TREZE HORAS.

    ResponderExcluir
  68. Braso,

    Fique tranquilo, de Fernando Pessoa só conheço alguma coisa de teimosia e curiosidade. Quando postei o poema aqui, que adoro, não imaginei que iria reverberar tão bem, e nem que eu iria aprender tantas coisas. Não tinha a menor ideia que Pessoa, ou Ricardo Reis, ou os 21 heterônimos seriam botafoguenses. Para falar a verdade, só conhecia os três heteronimos famosos e tinha ouvido falar da existência de mais um, e nem sei distinguir a obra de um da do outro, apesar de saber que elas, apesar de amarradas pelo fio comum da personalidade de Pessoa, possuem vida e estilos próprios.

    Mas siga os conselhos das filhas, elas parecem saber muito e o principal: adoram o paizão sem a menor cerimônia.

    E divirta-se com o Álvaro Campos.
    -------

    Paret, pode deixar a manhã de hoje comigo.

    -------

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  69. Merlin, como o Paret não tinha lido os comentários acima, mas Obrigado pela aula sobre o Grande Poeta Fernando Pessoa, como sou espirita e acredito na reencarnação, tenho certeza se o Fernando Pessoa já reencarnou é com certeza um Botafoguense.

    Abraços Paulo Gomes

    ResponderExcluir
  70. Meus amigos,

    Em especial ao Braso,

    Botafoguense não tem nada para ensinar a outro Botafoguense.
    No mesmo rumo e prumo, Botafoguense nada tem para aprender com outro Botafoguense.
    De tão curiosos são os torcedores do Botafogo que conseguem dar nó na matemática.
    São os únicos torcedores do mundo que, entre si, conseguem, concomitantemente, somar e dividir.
    Pego carona, na deixa oportuna do Paret, sobre o belíssimo texto escrito por Mario Filho, que não era Botafoguense, para a coluna do Jornal dos Sports, de 18 de agosto de 1956, sob o título “O Clube de Capa e Espada”, quando Mario, sob redação impar, compara os torcedores do Botafogo aos “Grandes de Espanha”.
    Sempre me repito – para o desagrado de muitos e muitos – que existem Botafoguenses e existem Botafoguenses.
    Existem os que se declaram Botafoguenses.
    E existem aqueles que, sem qualquer razão e/ou fundamento plausível, se descobrem Botafoguenses.
    É curioso, sem qualquer carga genética, muitas vezes nascendo e crescendo em ambiente nada corredor e até, muitas vezes, em seio hostil, o torcedor escolhido, sem temor, se diz Botafoguense.
    No texto de Mario Filho, retratando o marcante episódio em que nos envolvemos em junho de 1911, em decorrência ao jogo contra o América no dia 25 de junho, quando, logo após sermos campeões em 1910, deixamos a Liga de Futebol e passamos a jogar as partidas disputadas pelos times da chamada Liga Barbante, cujo campo – se é que aquilo era campo – ficava no pátio da pedreira do Morro da Viúva (futuro terreno do Flamengo).
    Aquela ocorrência, deixar de participar da Liga Principal, desagradou a muitos sócios do Botafogo os quais começaram a deixar o Clube procurando pouso em times que continuavam participando da Liga Principal.
    Como me refiro, emprego a expressão “sócios do Botafogo” e não “torcedores do Botafogo”, pois entre esses existia larga diferença.
    Portanto, quem deixou o Botafogo foram sócios e não torcedores.
    Com base neste momento por nós vivenciado, Mario Filho, em sua crônica, assim concretiza:

    “Ficou com trezentos sócios, e cada sócio que saía unia mais o Botafogo. É que ficavam e ficariam os verdadeiros Botafogo, os Botafogos para a vida e para a morte”.

    Pois é, mesmo para um Mario Filho não alvinegro, já ficara claro a existência de Botafoguenses e de Botafoguenses.

    Quando leio – em outros blogs, principalmente no Ninguém Cala, Botafoguenses não escolhidos, colocarem na barca que vai partir, sem qualquer responsabilidade, cerca de 30 jogadores do Botafogo, gostaria que, juntamente com a barca que partirá, houvesse também um MS Freedom Of The Seas que levasse boa parte dessa torcida, descendente direta daquela que abandonou o clube em 1911 e somente fiquem no porto aqueles que, no texto de Mario Filho, estariam com o time “para a vida e para a morte”.

    Portanto, apenas para os que ficariam no porto, não há o que um Botafoguense poderia ensinar a outro Botafoguense.


    Saudações alvinegras de cinco pontas.

    Merlin
    A bordo do Botafogo desde 1534

    Merlin também está no
    twitter.com/#!/Merlin1534
    Orkut
    Blog do PC: blogdopcguima.blogspot.com
    Botafogo Eterno: botafogofr-paret.blogspot.com

    ResponderExcluir
  71. Caro Merlin e amgos botafoguenses,

    Passei a apreciar Fernando Pessoa lendo ele mesmo, que é um dos seus personagens. Comentei sobre os três(Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e Ricardo Reis) por serem os mais representativos. Já li que ele tem muitos outros heterônimos, mas me seria impossível conhecer e ler a todos. O único que li alguma coisa fora os três e ele próprio, foi o Bernardo Soares.
    E, simpatizo com Pessoa também pelo aprofundamento na cabala, ele que(como todos nós) tinha suas limitações e era vaidoso, embora muito solitário.

    Aprendi muito com o que escreveu o mestre Merlin e com o Carlos, e digo: este blog também é cultura!!!rs

    Falando do Bota...será quando que sai o nome do novo treinador? para que opinemos sobre a "barca" seria bom saber a opinião do treinador. Tenho dúvidas sobre F.Menezes(pode ser um reserva no Estadual, para que possamos observá-lo melhor. Para a Copa do Brasil, precisamos de elenco. Por isso a dúvida.

    Depois, chegaremos a melhores conclusões.

    Abr

    ResponderExcluir
  72. E complementando o que Merlin escreveu: botafoguense é um torcedor pra lá de especial. Nelson Rodrigues também falava sobre o trágico e o sublime no Botafogo, e está em seu livro de crônicas. Eu, por exemplo, tenho um pai, já falecido, tricolor e um irmão mais velho urubulino. Vai entender, como me tornei botafoguense, porque meu pai falava do Flu o dia inteiro. O Botafogo nos escolhe.

    SAN

    ResponderExcluir
  73. Belas palavras Merlin. Braso é sábio na sua sensibilidade e no seu tempo de permanência entre nós. É um daqueles amigos ao melhor estilo timoneiro, ou seja, falando por mim já com meus 5.2, se eu quiser fazer algo e o Braso estiver presente, pergunto ao Braso. Melhor do que ir na intuição e fazer errado.. rsrsrsrsrs.

    E Mário Filho descreveu tão bem a epopéia alvinegra que a sua crônica acabou ilustrando a nossa seção “história”. E tenho certeza meu amigo, que estes iletrados que jogam um pano estranho “em cima” em dias de apito amigo e somem com o dito trapo nos dias ruins, são botafoguenses ex-sócios, ou seja, abandonaram o Fogão em 1911 e hoje, ao menor sinal de sufoco por lá, abandonam a pobre agremiação que ora acompanham à própria sorte.

    Paret.
    _________________________________________________

    E obrigado pelas palavras de ontem Diogo. Respondi mais ou menos às dúvidas sobre como ir tocando o blog.

    ResponderExcluir
  74. É amigos,

    E aproveito as palavras do Merlin, para lembrar, não a ele, que sabe muito bem disto, mas aos menos acostumados a estes blogs, que lá no Ninguém Cala andam circulando torcedores de outros clubes se fingindo de botafoguenses só para tumultuar mais ainda o clima.

    Nós já tivemos aqui o nosso Anonimus e tenho muito para crer que um que se apresenta lá no Ninguém Cala como Leonardo Marrom seja o mesmo, que não se conteve e se confessou urubu nos comentários não publicados aqui.

    Sobre o assunto do momento, a barca, eu me preocupo mais com a que vem do que com a que vai. Por exemplo, muitos falam da saída do Alessandro. Até posso aceitar, tudo bem, que saia, mas quem vem? O Alessandro do Corinthians? O Fagner do Vasco? O Daniel Alves ou o Maicon? Se for, tudo bem... agora sair só por sair, para depois ver quem vai "tapar o buraco", eu não concordo. Por isso vejo com ressalvas até este empréstimo do Caio.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  75. Huuummmmm.. Leonardo marrom... = véia de calcinha (borrada) fogo.

    Marrom com os fundilhos borrados.

    hehehehehehehehehehehehehe

    Veja só hein Henrique? As coisas acabam fazendo sentido. hehehehehe.

    Agora a coisa é ser este estilo de pela daqueles que toma "pedala" o tempo todo e não aprende.

    Estende bandeira branca, some quando se localizam seus miguinhos, fica com meda quando é localizado mas nada. Adora uma surra.

    Paret

    ResponderExcluir
  76. Amigos,

    Concordo com você, Carlos, no sentido de que, primeiro, tem que se ter um elenco(com reforços) para depois em dispensas. Isto seria o que eu faria.

    No entanto, acho que já podemos ter, sim, uma primeira barca, com nomes quase incontroversos como Marcio Azevedo, Araruama, Alexandre Oliveira, Tiago Galhardo, Everton, etc...Claro que tudo isso deveria ter o aval do novo treinador. Mas, na minha barca, estes aí vão. Depois, mais tarde, a gente poderia fazer "a barca de cada um". Bem democrático e quem sabe não chegariamos a algum consenso?

    Depois, se tivermos reforços condizentes com o que almeja o Botafogo(um ou dois meias de armação, um ala esquerdo como opção ao Cortez e mesmo um ala direito, um atacante como opção ao Loco, 2 quarto zagueiros etc...aí eu pensaria em uma segunda barca.

    Barca essa que, no final das contas, tem que passar pelo crivo do treinador, que é de quem cobraremos depois.

    Por falar no blog do Lance...não é apenas um, não. Sáo vários que postam lá e não são botafoguenses. Engraçado é que nunca pensei em postar em blog de outro clube...são uns imbecis.

    Tenho muitos afazeres, amigos, e, ao longo da semana retorno, quando der. Antes do jogo de domingo. Paret, não fiz elogio gratuito. Comentei o que de fato é.

    Abraços e até o final-de-semana

    ResponderExcluir
  77. Valeu Diogo.

    Volte quando puder meu amigo pois o blog, como você já percebeu, É NOSSO.

    Já sobre as barcas, Alexandre foi o amigo que sugeriu e nós apenas inserimos a enquete. Ele mandou a sugestão de uma com o imbrólgio Caio/Barros (a que estará aí até terça) e a outra sobre quem deveria ter passagem de ida na barca (substituirá esta atual).

    Domingo viremos com a postagem sobre o jogo e no meio da semana, mostraremos algumas coisas sobre o blog para que os amigos tenham a noção exata de como estamos crescendo e isto meu caro Diogo, devemos a todos. Não fossem todos os que participam, não teríamos números para comemorar. A fé que tenho é que ano que vem, teremos um blog no topo mas com o time acompanhando.

    Paret.

    ResponderExcluir
  78. Orlando disse...

    Muitos são os torcedores mas, poucos os Botafogos!
    Em homenagem a Merlin, sempre leio seus comentários no ¨Ninguem Cala¨ e são admiraveis.
    E parábens a todos pelo Blog.

    ResponderExcluir
  79. Olá.

    Estás vindo há mto tempo ou chegastes agora, amigo Anônimo?

    Seja bem vindo mas se fores o gillette que vinha achando que era esperto, perdeu tempo.

    De toda sorte, desculpe se o parágrafo anterior não tem a ver com você. Este espaço é bom mas tem incomodado muito à periferia.. rsrsrsrs.

    Paret.

    ResponderExcluir
  80. CAROS AMIGOS ALVINEGROS

    Será que bons ventos virão, afinal? Mas, a saída do André Silva não resolve em absoluto. Tem que sair o anta mor: Anderson Barros (Como "solta barro", esse sujeito... rsrsr... Só kaka.

    Sob pressão, André Silva: 'Se o problema sou eu, deixo o cargo'

    Fui...

    ResponderExcluir
  81. Um já se foi.

    O problema agora é o barrento.

    Já soltou barro demais (by Alexandre).

    Paret

    ResponderExcluir
  82. Continuação.

    Esqueci de colocar o link... rsrsrs

    http://www.fogaonet.com/noticia.asp?n=22989&t=clube+negocia+com+atuais+patrocinadores+e+tem+mais+2+ofertas

    Com relação às reais chances de Libertadores, eu diria que o título do filme "A Espera de um Milagre", representa bem o meu espírito de torcedor... Apesar de tudo, quem sabe o final, neste caso, não muda? hehehe

    Fui, dinovu...

    ResponderExcluir
  83. Pois não é, amigo Paret. Se o principal, que é o ameba barrento não sair, ficamos na mesma kaka.

    ResponderExcluir
  84. kkkkkkkkkkkkk.

    Valeu.

    E atenção galera. A ameaça de temporal é iminente. Aqui aonde trabalho, longe da city, a coisa tá para ciclone tal a violência dos ventos.

    Atenção na volta para casa.

    O Blog também é "climatempo".. kkkk

    Paret.

    ResponderExcluir
  85. Meus amigos,

    Como todos sabem, se não sabem deveriam saber, sou amigo, muito amigo, de um ratinho que habita as fendas, os encanamentos e os caminhos mais difíceis da construção de General Severiano.
    Nossa amizade começou desde os primórdios alvinegros e depois foi consolidada quando passei a frequentar, com mais assiduidade, os corredores de General Severiano.
    Pegando sempre carona no utilitário do Botafogo, ele se desloca para o Engenhão, para o Caio Martins, para Marechal Hermes e qualquer outro pouso que a Estrela possa vir a fazer.
    Ele me disse que já frequentava os canteiros do Largo dos Leões quando o Botafogo começou a ter formação, embora eu, torcedor centenário, não me lembre dele naquela época.
    Talvez fosse problema de compreensão idiomática.
    Hoje conversando, em papo animado, lá na sede, ele me confidenciou a única razão da escalação do Cortês para o jogo de domingo contra o Tricolor.
    O pessoal do Napoli vem ao Brasil e o jogo a possível vitrine para que os Napolitanos se convençam a levá-lo para a terra da famosa pizza de mozzarella com tomate e orégano, já na janela que se abrirá em janeiro próximo.
    Como o Cortês está descendo ladeira abaixo, a Diretoria está com receio de acabar ficando em 2012 com o “Mico” sob um comprometimento salarial mensal de 150 mil e com desvalorização após cada jogo e sem qualquer possibilidade de retorno (inclusive de marketing).
    A idéia é passar o quanto antes o Cortês para algum time europeu, receber 50% de 10 milhões de reais.
    Além do acentuado declínio do jogador, a crise financeira européia talvez inviabilize o passe que foi fixado em Euro (€ 4.000.000,00).
    O Cortês despencando e o Euro despencando, o Botafogo receia em ficar com um “reserva” de 150 mil mensais.
    Será o reserva mais bem remunerado do futebol brasileiro, excetuando, é claro, os retornados, como é o caso do Adriano que deve ser o reserva mais caro do futebol mundial.

    Vende logo ou não vende ?

    Saudações alvinegras de cinco pontas.

    Merlin
    A bordo do Botafogo desde 1534

    Merlin também está no
    twitter.com/#!/Merlin1534
    Orkut
    Blog do PC: blogdopcguima.blogspot.com
    Botafogo Eterno: botafogofr-paret.blogspot.com

    ResponderExcluir
  86. Orlando,
    não, não sou gillete e só quiz fazer uma homenagem o Merlin com frase;¨Muitos são os torcedores mas, poucos os Botafogos!¨ fazendo uma alusão a( ¨muitos há chamados, mas poucos escolhidos. (S. MATEUS, cap. XXII, vv. 1 a 14.))¨
    já os botafoguenses são realmente escolhidos.
    Desculpem-me se não me fiz claro quanto as cores que defendo.
    sds.

    ResponderExcluir
  87. Olá Merlin.

    Eu acho que Cortez tem jeito, mas por 5 milhões, fora a oportunidade para ele, quem também vai ganhar uma boa grana, e mais o fato que saindo do clube, com novo ares, pode ajudá-lo a retomar o bom futebol, a negociação é a melhor coisa.

    Só não sei se ele é lateral esquerdo para o futebol italiano. Se bobear vai acabar indo jogar no meio, o que também pode ser bom pra ele.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  88. Olá, enquanto escrevia a resposta ao Merlin entrou mais uma mensagem do Anônimo Orlando (que incongruência, como posso chamar de anônimo e de Orlando?).

    Seja benvindo, eu havia visto a mensagem anterior e entendido como mais um alvinegro escolhido. A reação do Paret foi natural, é que andamos recebendo várias mensagens anônimas de urubus-gilettes querendo "participar" do BLOG, e aí, nos entenda, gato escaldado tem medo de água fria. Hehehehe.

    Mais uma vez, seja benvindo, e se desejar, faça seu cadastro como seguidor, que facilitará a postagem no BLOG e a sua identificação para todos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  89. Boa noite!

    Salve o MERLIN,fonte inesgotável de conhecimento e informações e que eleva ainda mais a qualidade do blog, juntando-se ao Henrique, Paret, Diogo, Luis Fernando, Dan e outros, tornou-se para mim leitura diária obrigatória.

    ResponderExcluir
  90. BOA NOITE, BRAVOS BOTAFOGUENSES

    Após esse comentário elucidativo do amigo Merlin, será que alguém ainda tem dúvida de que empresários "ajudam" a escalar o time? É por essas e outras que tem uns "amebas" que "jogando uma barbaridade(?)", permanecem no time titular. Será o caso do Herrera? Cabeçandro? Cortês e Elkeson? F. Ferreira? E alguns outros jogadores no mínimo duvidosos? Fica a pergunta. Quem se atreve a responder... rsrsr

    Fui...

    ResponderExcluir
  91. Fala amigo Orlando.

    Seja bem vindo, brother (desculpe o tratamento jovial, mas aqui fala/escreve um cinquentenário, roqueiro, easy rider, enfim, um paizão que não quer envelhecer.. rsrsrs).

    O negócio é o seguinte meu amigo. Já que Henrique, nosso blogueiro-GARRINCHA fez as honras, deixe-me explicar.

    Somos oriundos (praticamente todos) dos comentários das notícias do jornal da enganação, aquele famoso (o “G”). Íamos lá, quase nunca falar do Fogão mas defendê-lo e zoar, esculachar, jogar na lama, tudo o que é enganaFLAdor. Assim, arregimentamos alguns raivosinhos, a quem eu até 'amestrava' (cê sabe, ensinar a interpretar, ler às vezes, juntar uma preposição com um substantivo... coisas que tia Cotinha lutou mas não conseguiu no CA) mas para surpresa de todos, o jornal limou os "comentes" após esta última reformulação.

    Nós, os antigos, já estávamos aqui faziam 2 anos e o blog já era uma realidade. Nos chegaram, para nossa felicidade, Merlin, Dan, Diogo, Lucas Cachoeiro, Paulo Xavier e acho que alguns outros do Lancenet. Você deve ter vindo do Lancenet.

    As viúvas do jornal famoso não têm mais paradeiro. Vários pareciam não ter vida social, vez que amanheciam e madrugadavam comentando (avançar pela dita cuja – mas não sei se avançar pela madruga é madrugadar.... hehehe.. amanhecer numa situação é madrugar, certo?). Era uma baixaria só. Neguinho tentou de tudo, desde ameaças contra a minha pessoa, contra o Henrique e o Heleno, até práticas mais perniciosas.

    Nada conseguiram. Agora, um último vem tentando fazer sua zoeira em cima dos administradores do nosso blog mas coitado, só ele e seu ursinho de pelúcia sabem que ele "zoa tão bem".. hehehehe. Assim, quando vimos "anônimo", foi de supor tratar-se do 'sem teto'.

    Desta forma meu amigo, se assim o desejar, faça seu cadastro de seguidor e venha juntar-se a nós. Aqui, quando puder "viajar" pelo nosso menu, verás como temos material para ler, rir, zoar, comemorar, enfim, sem sermos pretensiosos, tentamos aqui inserir boa parte da história do nosso Glorioso mas claro que ainda não conseguimos. Como, sozinhos e com nossos empregos, eu e o Henrique poderíamos empreender tamanho esforço de pesquisa para dissecar a história do maior de todos aqui, certo? Mas isto vai chegar.

    Bom meu caro, me desculpe por me alongar tanto. Seja bem vindo e perdoe a desconfiança inicial.

    Paret.

    ResponderExcluir
  92. Recepcionando o amigo Orlando não li antes o comentário do Alexandre.

    Caríssimo brother. Aquele time de 2009, bom, muito bom mas inconstante por ter peças nulas às quais não eram remanejadas, era sim coisa destas empresas que vendem jogadores.

    Os diretores que andam com Assumpção assumiram o compromisso de deixá-los na vitrine aquele ano e o próprio presidente nada podia fazer, apesar de criticar à larga algumas amebas em campo pelos corredores do estádio. Se livrou de parte delas no início de 2010 e de quase todos este ano, mas vieram outras e ainda existem remanescentes.

    Consolo (isto existe?) Até Inter, Cruzeiro, Palmeiras e Flamengo sofrem com esta prática. David titular nos gillettes ou Andrezinho reserva no Inter te dizem alguma coisa?

    Paret.

    ResponderExcluir
  93. Disse tudo Alexandre!

    É a famosa lei "manda quem paga e obedece quem tem juizo", mais acredito que isso ocorra em todos os setores e não exclusivo no futebol, mais penso que cabe aos dirigentes e técnicos terem sabedoria para melhor conviver com essa relação em busca dos resultados onde todos lucram.

    ResponderExcluir
  94. Ola amigos, boa noite.
    Vi uma notícia intrigante, se o acordo com a Puma não for sacramentado o Bota tem planos de vir com uma marca própria de material esportivo, fabricação própria a exemplo do Atlético de Bilbao. Parece que para eles foi vantajoso. Será que para nós seria tb? Bom, até meu tênis de corrida é da Fila por causa do Botafogo.
    Respondendo a questão do Cortes. Eu acredito na recuperação dele, além disso lateral bom é difícil de encontrar. Uma ressalva, a volta do Cortes depende de um sistema de cobertura para ele tb. Naquele jogo da seleção ele foi bem muito por causa do apoio do Rever e do Paulinho(se não me engano).
    Outra coisa, renovar com asnosandro e facilitar a saída do Cortes é duro de aturar.
    Lucas amigo, obrigado por me incluir também. Lembra que vc perguntou sobre os garotos da base? Então, esse garoto Renan, lateral esquerdo que fará parte do elenco ano que vem é bom de bola, promete.
    Amigos eu não tenho postado, mas to sempre por aqui lendo-os. Não sei se é só impressão, mas eu tenho observado que muitos ainda acreditam, de forma discreta, meio sem querer transparecer. Estou certo? Eu tenho me sentido assim. Por mais que tudo aponte ao contrário eu não consigo jogar a toalha. Sou Botafogo.
    Quanto ao técnico tá com cara de Oswaldo Oliveira mesmo. Tava torcendo pro Autuori.

    ResponderExcluir
  95. http://www.lancenet.com.br/botafogo/Oswaldo-Oliveira-tecnico-Botafogo_0_601140092.html

    ResponderExcluir
  96. Boa noite Marcos e Herinque,
    errei ao não me cadastrar antes, agradeço pela palavras.
    Na realidade venho a procura de botafoguenses mais positivistas , realistas e racionais, que possam debater o Botafogo de forma elucidativa para podermos ter verdadeira noção do que é o Botafogo hoje e esse blog tem a alma alvi negra.
    Postarei pouca vezes, mas estarei sempre lendo e aprendendo com todos voces.
    Forte abraço a todos.

    ResponderExcluir
  97. Caro Dan. Acreditar temos que acreditar sempre. O problema fica sendo 4 adversarios empatarem/perderem ao mesmo tempo.

    Mas somos alvinegros e nada vem com facilidade.

    Paret.

    ResponderExcluir
  98. Olá,

    Vi o comentário do Dan (que rapidez) e fui direto no site do Botafogo. Ainda não tem nota oficial. Mas pelo teor da notícia do Lancenet, parece certo mas só deve sair a nota no início da semana que vem.

    Orlando, mais uma vez seja benvindo e participe como puder. O fato de não ter se cadastrado não foi um erro, mas diante dos dias que passamos recentemente ficamos ressabiados. Creio que entende.

    Sobre positivismo e a pergunta do Dan, fiz contas e mais contas, mas a verdade é que pelo que jogamos nas últimas 8 partidas, não dá.

    Mas eu estava no NOSSO ESTÁDIO contra o Flu, Ceará e Palmeiras, e pelo que se jogou naqueles jogos seria possível.

    Sobre os demais resultados, saiu publicação ontem ou hoje mostrando que pelos resultados da última rodada do primeiro turno nos classificaríamos, pois os mesmos 4 não venceram e nós ganhamos do Flu.

    Não espero classificação, só uma boa atuação. Se vier, vou festejar muito, e cobrar mais ainda.

    Para fechar, esta história de marca própria de uniforme é novidade pra mim. Será bom negócio?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  99. Olá pessoal.

    Vi a matéria e deduzi que cumpriram um anúncio que fizeram após o fiasco do domingo último: anunciar o novo técnico até esta sexta.

    Devem ter entrado em contato, o cara já havia sinalizado com aquela 'tiraçãozinha de onda' quando disse "não me telefonaram", recebeu a ligação, ouviu a proposta e a aceitou claro, pois deve ser uma grana das boas.

    Acho que deve ter sido isto.

    Só não sei aonde pode dar esta coisa de marca própria mas acredito numa coisa: se der certo, o torcidão alvinegro sai ganhando pois não "perde" a camisa a cada ano, a cada mudança de patrocínio.

    Paret.

    ResponderExcluir
  100. Amigos:
    Só voltei rapidamente para anunciar aqui o que vocês já devem ter lido no Lance: Oswaldo Oliveira é o novo treinador do Botafogo.
    Penso que é um tecnico instável, mas tem a qualidade de ser racional, na dele, mas mais seguro do que Caio Junior. Teve um começo meteórico na carreira.
    Vamos aguardar a confirmação sobre a noticia do Lance.

    SAN

    ResponderExcluir
  101. Olá galera.

    Postagem fechada em 100 comentários e já mandamos na tela postagem nova.

    Jobson/Oswaldo.

    Diogo fechou o número 100, vim com o 101 para avisá-los (vez que às vezes ficamos mesmo com a tela fixa na postagem e a atualização não traz o texto novo) e vamos que vamos.

    Paret.

    ResponderExcluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG