Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

30 de jun. de 2018

COPA DO MUNDO-2018-OITAVAS

Começa a fase de
oitavas de final


MARCOS PARET e CARLOS HENRIQUE


Termina, enfim, o "carioquinha" e...


COMEÇA A COPA DO MUNDO



30/6 - Sábado - 11:00 - França 4x3 Argentina

Abrindo o placar com um gol de pênalti logo aos 10 minutos, a França parecia candidata a patrocinar mais um chocolate contra os hermanos.

E por pouco isto não aconteceu.

E que jogaço foi esse? Belos gols, grandes jogadas e esta incrível camisa argentina jogando quase sozinha, pelo time todo. Nem Messi, nem Di Maria, nem ninguém. Era apenas a camisa, a mística, a marca.

Do lado francês, o Mbappé lembra muito o Kaká, antes dos problemas físicos: bom controle de bola aliado a uma velocidade infernal.

Não sei se ele será capaz de ter a habilidade do Ronaldo Fenômeno mas pelo que ae viu num jogo desta envergadura, Mbappé pode estar se colocando num patamar bem próximo do das grandes lendas do ataque na história do futebol.

Do lado argentino, a despeito do belo gol do Di Maria, ele e o Messi comprovaram hoje, de forma (acho) definitiva, que existem mesmo craques domésticos (e que são jogadoraços indiscutíveis) e craques completos, que resolvem jogos em qualquer "instância" do futebol para a qual sejam convocados.

Em resumo, pode-se explicar como este jogo chegou a este placar, dizendo que a categoria e a vontade de vencer do time francês fizeram os 4x2, numa revirada fantástica, e este quarto gol derrubou o moral e o emocional dos argentinos, que ainda chegaram ao gol de número 3 (sim...e foi depois dos 45 minutos) mas que não serviu para uma possível reação.

E nem dá para imaginar o que seria daqueles pouco mais de um minuto e meio para o final de jogo, não fosse a burrice do Ottamendi, que chutou desnecessariamente a bola em cima de um atleta francês caído e iniciou a confusão de que a França precisava para segurar a vitória

Foi, sem medo de errar, o melhor jogo da competição.

______________________________________________

Uruguai 2x1 Portugal - 15:00h

Esta foi a partida que muitos achavam que seria mais um "jogo do Cristiano Ronaldo": só que não.

Tão cedo quanto no confronto entre Argentina e França, saiu o gol do melhor time, o Uruguai. Foi ainda antes dos 7 minutos. Esperou-se o tempo todo pelos lampejos do melhor jogador do mundo mas hoje, ele não conseguiu sair da marcação.

Por mais que dominasse as ações no campo, mormente na primeira etapa, excetuando-se o gol de empate logo nos primeiros minutos do segundo tempo, o 11 português ficava no modo "arame liso", muito por conta da excelência do sistema defensivo uruguaio.

E assim, com mais um golaço do Cavani (o melhor jogador em campo), os uruguaios tomaram a frente do placar de novo e seguraram o resultado, até mesmo com a normal queda de rendimento técnico após a saída do Cavani por contusão.



01/7 - Espanha 1x1 Russia - 11:00h (o carioquinha do mundo de volta)


Quando este jogo já rolava a caminho "do infinito" (uma ruindade longa a não ter hora para acabar), um gaiato publicou o seguinte num dos grupos alvinegros do facebook

"...Espanha e Rússia matando a nossa saudade daqueles jogos maravilhosos dos estaduais...".

E foi isso: 1x1 no tempo normal e 4x3 para a Rússia nos pênaltis. Melhor não falar mais nada daquele horrendo show de mediocridade.


______________________________________________

Croácia 1x1 Dinamarca - 15:00h

A partida enganou a quem esperava por um bom jogo, com um gol da Dinamarca antes do primeiro minuto e o empate croata 2 minutos depois. Nada disto (jogo bom e movimentado) se viu.

Os craques da Croácia amarelaram (nesta partida) a ponto de, em boa parte da segunda etapa, parecer que a Dinamarca é que conseguiria fazer o segundo gol e passar de fase.

Quando aos 10 minutos do segundo tempo da prorrogação, Modrich perdeu um pênalti que, se convertido, teria cara de 'gol de ouro', pelo jeito com que se desenrolou esta partida, pensou-se logo: "vai dar Dinamarca".

Mas os dinamarqueses não souberam aproveitar o momento e o jogo foi para os pênaltis. Ali, após algumas defesas dos goleiros, os croatas levaram a vaga vencendo por 3x2.

28 de jun. de 2018

COPA DA RÚSSIA - 2018

RODADA FINAL DA
FASE DE CLASSIFICAÇÃO

MARCOS PARET e CARLOS HENRIQUE




28/6 - Quinta feira

Hoje se encerra a fase de classificação da Copa do mundo da Rússia. Amanhã não tem partidas: os confrontos retornam no sábado, já com o primeiro jogo das oitavas de final.
______________________________________________

Grupo H

11:00h - Colômbia 1x0 Senegal (Japão 1x0 Polônia). 

A boa técnica colombiana encontrou dificuldades para superar a força e a boa organização tática senegalesa. O empate, neste jogo, era dos africanos (a Colômbia precisava vencer para não ser eliminada).

Cuadrado, o mago da última partida, tinha enormes dificuldades para encontrar os espaços necessários para as suas avançadas pela lateral do campo, uma vez que a marcação dos africanos não dava espaços. A notícia do gol da Polônia no outro jogo até trouxe mais alívio para o time sulamericano e assim, o gol que não saía acabou surgindo, pela cabeça do defensor Yerri Mina, aquele que era do Palmeiras.

Foi mais uma boa jogada do ótimo Cuadrado. Ao tentar entrar na área pela direita, foi cedido o escanteio e na cobrança, o Mina cabeceou para o gol.

No outro jogo, a Polônia venceu os japoneses por 1x0 mas o time asiático se classificou em segundo lugar, eliminando o Senegal pelo critério disciplinar (número de cartões amarelos).

ADENDO

Após a rodada, a imprensa repercutiu o fato negativo patrocinado pelo time japonês, que parou de jogar por longos minutos para garantir o resultado que o estava classificando. O vergonhoso toque de bola lateral, sob orientação do treinador, irritou o público no estádio e manchou a lisura da competição.  Tremenda bola fora.
_______________________________________________

Grupo G

15:00h - Bélgica 1x0 Inglaterra (Tunísia 2x1 Panamá)

Nos jogos deste grupo, decide-se apenas quem será o primeiro do grupo entre ingleses e belgas. Tunisianos e panamenhos entram em campo apenas para cumprir tabela.

________________________________________________

As duas seleções entraram com time misto, poupando seus principais jogadores. O time inglês conseguiu ir “cozinhando” o 11 belga e levando a sua vantagem para ser primeiro do grupo sem sustos (a vantagem, no caso, era do critério disciplinar).

E nesta tranquilidade, a Bélgica até levou mais um cartão amarelo, mas o talento da afamada ‘geração belga’ fez a diferença. Com um golaço, o time vermelho abriu o placar, resistiu à pressão inglesa e ficou com o primeiro lugar do grupo. ).

No outro jogo, o Panamá mostrou que gostou do primeiro gol marcado em Copas (no jogo anterior) e abriu o placar no primeiro tempo, mas na segunda etapa a Tunísia virou o placar.



E ASSIM TERMINOU A PRIMEIRA FASE
DA COPA DE 2018.


27 de jun. de 2018

BRASIL ENFRENTA A SÉRVIA

Jogo da última rodada - 27/06 - Quarta feira

MARCOS PARET e CARLOS HENRIQUE


Seleção brasileira joga pelo empate, mas vence a Sérvia

2x0



Gols e melhores momentos do jogo - Globo (youtube)


__________________________________________________


A seleção brasileira jogou hoje uma partida com muito mais eficiência do que nas duas primeiras apresentações nesta Copa. Não se pode negar isto. Segundo o nosso treinador, o Neymar iria entrar nestes 3 primeiros jogos ainda sem o ritmo ideal e isto também foi obeservado pelo seu aproveitamento hoje: mais ágil, prendendo ainda mas prendendo bem menos a bola e com isto, claro, chamando a atenção da marcação para que companheiros de time mais em forma pudessem fazer o resultado (aí, destaque-se o excelente Phillippe Coutinho).

O adversário não facilitou em nada. Na marcação, nos pontapés e na vontade de vencee, pelo menos por alguns trechos do jogo. Mas a nossa meta praticamente não foi ameaçada, a não ser na bola em que o adversário cabeceou sem goleiro mas o Tiago Silva (outro que foi muito bem hoje) afastou de joelho. Vencemos, ficamos em primeiro lugar e, agora, “que venha o México”. Estamos nas oitavas.

__________________________________________________

Jogaram bem

Phillippe Coutinho (um monstro)
Felipe Luis
A zaga
Fagner
Casemiro

- Não atuou bem, apesar da tranquilidade para fazer o primeiro gol - Paulinho.
- Gabriel também não fez uma grande partida, mas já se viu evolução em relação aos dois primeiros jogos.

Perdemos o Marcelo mas o substituto (Felipe Luis) entrou e até deu mais consistência ao setor, já que o titular não vinha bem desde a estréia. Na direita, parece que o Fagner pode vir a ser o Cafu daquela decisão de 1994 - entrou ao acaso e se encaixou no esquema. Jogou muito bem hoje.

______________________________________________

Costa Rica 2x2 Suiça - Os suiços abriram logo o placar, com um belo gol, daqueles de fazer a defesa do adversário (no caso, um time de menor expressão) parar no "seu canto" e começar a se ligar para evitar a goleada. Só que não.

Os costarriquenhos não se intimidaram foram para cima, empataram, tomaram o segundo gol mas foram buscar novamente o empate. Saída honrosa da Copa para o time da América Central, que fio para a Rússia na expectativa de reviver o bom momento da Copa de 2014, mas se deparou com problemas intra e extra campo e não conseguiu repetir o mesmo sucesso.

A QUEDA DO MURO

27/6/2018 

11:00h - A HORA DA TRAGÉDIA


Alemanha 0x2 Coréia do Sul


Eles começaram assim

Foi como se fosse um outro 7x1.

Hoje, terminou para o time alemão a Copa de 2018.



E foram terminar assim

Ao entrar em campo, os alemães necessitavam até mesmo de um empate para seguir em frente e com isto, o time procurou fazer um jogo mais cauteloso no início, mas o que se viu com o desenrolar da partida foi a cautela se transformar em leseira total para, no final, virar tragédia (virar PASSEEEEEIOOOOO).

O time coreano, façam-nos um favor! É abaixo de qualquer crítica. Só consegue passar de fases de grupo na base da surpresa (e desta vez, nem assim). O resultado, o 2x0 fatal, pode não ter sido tão acachapante mas, pelo contexto (time campeão do mundo/favoritíssimo/perder para um time muito pequeno), podemos considerar este jogo como uma espécie de 7x1 contra os germânicos.

Na outra partida deste grupo, México x Suécia, o time dos hermanos ali da América Central entraram PRATICAMENTE classificados e com isto, tomaram também o seu sapeca iaiá dos suecos que, com a derrota alemã, acabaram classificados. Surpresa: os suecos ficaram em primeiro lugar do grupo, o que mostra que se tivesse havido a vitória alemã, o time que voltaria para casa junto com a Coréia (cada um para o “seu lar”, claro) seria o do México.

Trata-se mesmo de uma Copa estranha com jogos esquisitos.

25 de jun. de 2018

COPA DO MUNDO - ÚLTIMA RODADA_1ª FASE

MARCOS PARET e CARLOS HENRIQUE


Segunda-feira_25/06/2018
Chegamos à última rodada
da fase de classificação

E o torneio, que aqui já chamamos de 'Carioquinha do Mundo', chega ao final da fase de grupos, enfim, mostrando bons jogos. Esta última rodada então promete partidas daquelas de jogador "deixar o sangue" no gramado, tal o desespero de várias equipes (mormente algumas gigantescas). Vamos aos jogos.


25/6 - Segunda feira

Grupo A

11:00h - Uruguai 3x0 Russia (Arábia Saudita 2x1 Egito).

Hoje, terminou para o time russo o seu ‘campeonato carioquinha’ particular. Tivemos, nesta partida, o início do “brasileirão” para o fraco time anfitrião. Voltaram a disputar um jogo contra um “bigode grosso” e viram, como na fase pré-Copa, o que é um jogo de verdade. E vejam, o Uruguai nem é esta Coca Cola toda em relação aos bons conjuntos que temos visto da segunda rodada para cá. Perderia, sem medo de errar, para belgas e croatas.

Já no jogo dos eliminados, o Egito saiu na frente (Salah conseguiu o seu belo gol na Copa) mas os árabes empataram num pênalti confirmado pelo VAR e no finzinho (no tempo extra), virou o jogo.


______________________________________________

Grupo B

15:00h - Portugal 1x1 Irã (Espanha 2x2 Marrocos).

Independentemente do resultado (o empate que foi mais sofrido para Portugal), à medida em que os jogos vão surgindo vai sendo visto como certos times têm características interessantes: um desses times é o Irã.

Apenas esforçado na criação e quase sem atletas dignos de nota (para seleção, frize-se), o esquema tático do time salta aos olhos. Com uma defesa bem armada, cria muitas dificuldades até mesmo para times considerados grandes (Portugal foi o exemplo nesta Copa) e na saída para o contraataque as jogadas são sempre conduzidas com correção até à área. Lá é que a falta do talento acaba dificultando a criação de uma jogada mais aguda em direção ao gol.

Já na outra partida, de forma preocupante, a seleção espanhola conseguiu apenas um empate contra o time do Marrocos mas vai precisar melhorar muito para avançar nas próximas fases.




26/6 - Terça feira

Grupo C

11:00h - França 0x0 Dinamarca (Austrália x Peru) - Jogando com um time misto e enfrentando uma Dinamarca sem muitos valores individuais, a França até teve suas chances de gol, o que não tirou deste jogo de classificados a tarja de ‘partida insossa’. O placar final (o primeiro zero a zero desta Copa) acabou traduzindo o que se viu em campo em matéria de eficiência das duas equipes.

E na outra partida do grupo, depois de uma bela jogada do Guerrero pela meia esquerda (cruzando para a área com precisão), o Peru, já eliminado, fez 1x0 logo no primeiro tempo. Talvez, relaxado por jogar sem compromisso em relação à classificação (era o único eliminado do grupo), o 11 peruano chegou ao segundo gol (este do próprio Guerrero) na segunda etapa.


______________________________________________


Grupo D

15:00h - Argentina 2x1 Nigéria (Croácia 2x1 Islândia).

Foi sofrido

Mais um drama argentino, como sempre se vê nas histórias emolduradas por tangos. Quando Messi abriu o placar, bem cedo, parecia estar desencantando, pronto para, enfim, fazer o que sabe. 

Mas não.

O time não se achou e os nigerianos chegaram ao empate na segunda etapa e quase venceram. Em pelo menos 3 jogadas (uma delas, um pênalti não marcado depois do uso do VAR), a Nigéria deixou escapar a chance de marcar o segundo gol.

A pressão argentina era atabalhoada e os contraataques africanos desperdiçados. Não foi um "quem não faz, leva" mas, de tanto bater na 'parede', os hermanos conseguiram o gol da classificação no finzinho. Ufa, ufa!

Na outra partida, os Croatas, ajudados por um lance de "mão de alface" do goleiro da Islândia, conseguiram a sua vitória e ficaram em primeiro lugar no grupo.


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG