Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

22 de mar. de 2014

ADEUS CARIOCA! ... UFA-UFA!


BOTAFOGO 1 X 1 NOVA IGUAÇU


Tudo ruim...

Para começar, na TV o áudio estava tão ruim, sendo mais fácil ouvir os gritos da torcida do que o narrador do jogo, que resolvi seguir vendo o jogo na TV e ouvindo pelo rádio, ao mesmo tempo.

A escalação que começou foi Renan, Alex, Dankler, André Bahia, Júnior César, Airton, Dedé, Fabiano, Gegê, Cidinho e Zeballos.

Chama a atenção a insistência em jogar com 3 volantes no Carioca. Não que seja algo exatamente ruim, mas é uma formação diferente da usada na Libertadores.

Um empate sem sal, e no final a repórter de campo tentou entrevistar Eduardo Húngaro, que preferiu não falar nada. Concordo com ele, realmente não há nada para falar.

Assisti o jogo querendo observar um ou outro jogador, mas o baixo nível técnico, o desentrosamento e diversidade de objetivos dos vários jogadores dificulta tudo. Não dá para analisar atuação de Zeballos, Cidinho, Gegê, Fabiano, etc. por este jogo. E portanto, acho que este planejamento tem que ser repensado para o Brasileirão, já próximo de iniciar. Mas isso é papo para outra postagem.

Nesta postagem? Fico com o título criado pelo Paret: Adeus Carioca... ufa-ufa! 

Abraços. 


21 de mar. de 2014

LIBERTADORES - UM RAIO-X GERAL


Caros, resolvi fazer um texto meio geral sobre o que já tivemos de Libertadores. Não só do nosso grupo, mas da competição toda. Um raio-x básico, e aquele prognóstico estilo "chover no molhado".

Então vamos aos grupos.

Grupo 1


Neste grupo o Furacão conseguiu chegar à liderança do grupo após a 4a rodada. O Universitário foi o saco de pancadas, de toda Libertadores, conseguindo a proeza de 0 pontos, 0 vitórias, 0 empates e 0 gols feitos.

Apesar da vantagem interessante do Furacão, e a situação um pouco pior do Strongest, a coisa ainda é bastante incerta. Furacão enfrenta justamente os dois concorrentes, enquanto ambos terão uma partida contra o massacrado Universitário.

Vitória do Furacão na próxima partida, em casa contra o Velez, poderá selar a passagem do time paranaense para próxima fase.

Grupo 2

Neste, evidentemente, me estenderei.

Botafogo é o líder, e uma vitória no Maracanã sobre o Unión Española, no dia 02/04, garante a vaga para as oitavas. Mais ainda, se ocorrer empate entre San Lorenzo e Independiente del Valle, lá em Quito, garantimos logo a primeira posição do grupo.

Apesar disso, o grupo está mais embolado, com todos os clubes ainda tendo chances de classificação.

Então, lotar nossa casa e liquidar a fatura será muito importante. Mas sendo mais pragmático, podemos ver que mesmo um empate não é um resultado desastroso. 

Fazendo uma análise criteriosa, um empate nos levaria a 8 pontos, deixando o Unión com 7. Os outros dois clubes ou iriam a 5 pontos, em caso de empate deles, ou um deles a 7 e o outro permanecendo em 4. Ou seja, mesmo um empate nos mantém com certeza na liderança do grupo.

E mais, no jogo seguinte, com outro empate, garantiríamos a vaga, pois nos levaria a 9 pontos, deixando o San Lorenzo com 5, 6 ou 8 pontos, dependendo do resultado da quinta rodada. E entre Uniós e Del Valle o resultado só poderia levar um deles a 9 ou mais pontos.

Então é isso, o foco é a vitória, mas dois empates são suficientes, e a segunda vaga deverá ficar entre Unión Española e o vencedor do jogo em Quito.

Grupo 3


Outro grupo bem embolado. Cerro Porteño abriu pequena vantagem, mas tendo que enfrentar o Lánus no La Fortaleza, as coisas podem mudar totalmente de figura na proxima rodada.

Acho que este fato neste grupo, do líder fazer sua próxima partida fora, é o grande diferencial, deixando-o como o grupo mais incerto da Libertadores.

Grupo 4


O Atlético-MG abriu excelente vantagem, e provavelmente garantirá sua classificação na próxima rodada. Joga fora contra o Santa Fé, e mesmo em caso de tropeço, não deve ter dificuldade de confirmar o favoritismo jogando em casa contra o Zamorra depois.

A segunda vaga parece ficar desenhada para o Nacional do Paraguai. Além do ponto que o coloca a frente das outras duas equipes, ele tem a vantagem de não jogar mais contra o Atlético-MG, mas somente contra seus adversários diretos. Então o esperado é o grupo terminar nesta ordem que está, salvo surpresas.

Grupo 5


Primeiro grupo que vemos um brasileiro em situação complicada. Cruzeiro cedeu o empate ontem, e está em terceiro lugar no grupo, e irá ao Chile na próxima rodada enfrentar o líder.

Mesmo que o Cruzeiro consiga uma heróica vitória sobre La U, o outro jogo poderá mantê-lo em situação complicada. O Defensor visita o Real Garcilaso, e em caso de vitória dos uruguaios, a terceira posição no grupo ficará mantida, ainda que neste caso com boas chances de classificação. 

Isto porque na última rodada o Cruzeiro recebe o Real Garcilaso, pelo menos teoricamente o time mais fraco do grupo, enquanto La U vai visitar o Defensor em jogo que pode valer a vaga ou a liderança do grupo.

Em caso de empate do Cruzeiro lá no Chile, as esperanças irão se resumir em contar com derrota do Defensor nos dois jogos, para assim os mineiros chegarem ao segundo lugar. Situação pra lá de complicada para o atual campeão brasileiro, e que pode encerrar no jogo do dia 03/04 se não conseguir manter a calma, para superar o forte time chileno.

Minhas apostas são por mais um grupo com posições mantidas ao final, e chilenos e uruguaios classificados.

Grupo 6


O grupo da morte! 

E o Grêmio começou passeando, fazendo logo duas vitórias. Depois só alcançou mais dois empates, segue invicto, e com classificação bem encaminhada. Quem morreu foi o tradicional Nacional, clube original do Loco Abreu.

Ainda não há fatura decidida neste grupo, sendo uma briga dos 3 pelas duas vagas, mas podemos dizer que a situação do Grêmio é razoavelmente tranquila, mesmo fazendo o próximo jogo fora contra o Atlético Nacional de Medellín.

Na partida seguinte, recebe o já eliminado Nacional do Uruguai, e uma simples vitória em um destes jogos garante a classificação, provavelmente em primeiro. A segunda vaga será decidida no El Coloso del Parque, campo do NOB, na Argentina, quando receberá o Medellín.

Grupo 7

O grupo do outro brasileiro que pisou na bola. E não era um grupo complicado.

Tudo indicava para uma disputa entre León e Flamengo. Hoje o desenho é outro.

Na verdade, neste grupo a situação é bem parecida com a do grupo do Botafogo, com uma diferença. Quem está na situação do Botafogo é o Leon, e o Flamengo vive a situação do San Lorenzo.

Fazendo esta transposição, a análise é toda válida. Creio que o Leon garante a vaga vencendo o Bolívar em casa no dia 27/03. E na última rodada, Emelec e Bolívar deverão decidir entre si a segunda vaga, tendo o Bolívar a vantagem de jogar em casa.

Uma vitória do Flamengo contra o Emelec pode ainda embolar o grupo, mas pode não ser a salvação do time carioca.

Grupo 8


Santos Laguna praticamente garantiu a classificação. É o clube mais próximo da vaga, e só a perde por uma sequência inimaginável de resultados.

Mesmo perdendo seus dois jogos pode chegar à vaga. Devemos contar com ele nas oitavas, e para a segunda vaga do grupo, até o Deportivo possui chances, mas a vaga deverá ficar entre o Peñarol e o Arsenal. Apesar dos dois pontos de vantagem do time argentino, me parece que está tudo equilibrado, e o fato de não jogarem entre si deixa mais embolado. 

Uma leve vantagem para o Arsenal por enfrentar o Santos Laguna em casa, e provavelmente com eles já matematicamente classificados. Mas se o Peñarol conseguir uma vitória lá no México no próximo dia 26, tudo muda de figura.

É isso pessoal! E vamos ver o que o time reserva pode apresentar no treino deste sábado, contra o Nova Iguaçu. Falo isso só para não esquecermos. :-)



18 de mar. de 2014

É HOJE - O BOTAFOGO E A LIDERANÇA


BOTAFOGO 1 x 0 INDEPENDIENTE D. VALLE


A vitória do Glorioso - Lancenet

Vencemos!

O fato é que em Libertadores, empatar em casa é pior que perder fora.

E vencemos em casa. Entramos com Jefferson, Lucas, Dankler, Dória, Júlio César, Mattos, Gabriel, Lodeiro, Jorge Wagner, Ferreyra e Wallyson.

Os desfalques de Edílson e Bolívar geravam apreensão. Lucas pela falta de ritmo, e Dankler pela inexperiência e por não ter apresentado bom futebol durante o Carioca. Nenhum deles comprometeu.

Mas o time não jogou bem. Foi melhor que o adversário, o time da camisa feminina do Botafogo, e um empate seria injusto. Mas passamos um sufoco desnecessário, sinal de que o time precisa crescer e evoluir para almejar mais do que a classificação para oitavas.

Começamos abrindo o placar logo no início, Lucas brigou na direita, conseguiu o cruzamento, e colocou a bola na cabeça de Ferreyra, que abriu o placar, fazendo o que parecia o início de uma goleada mas foi o único gol da partida.

Alguns jogadores mostraram muito espírito de luta. Jefferson acabou brilhando em lances fundamentais, salvando o Botafogo. Ferreyra lutou e perturbou a zaga os 90 minutos. Não é craque, é lento tanto na condução da jogada quanto no raciocínio para a jogada de passe, mas é um atacante lutador, que incendeia o time e a torcida. E decidiu.

Gabriel lutou muito, alternava a função de volante, com chegadas mais junto da área, como um terceiro meia. Lodeiro também lutou muito, conseguiu no começo tomar conta do meio de campo, mas no segundo do tempo, e principalmente no final, cansou e perdeu o ritmo.

Por outro lado, alguns jogadores decepcionaram. Jorge Wagner e Júlio César foram bastante discretos, alternando algumas boas jogadas com umas dormidas no ponto. Poderiam ter rendido mais, mesmo tendo Jorge Wagner acertado a trave adversária por duas vezes.

Mattos foi eficiente na marcação, mas não fez boa partida também. Dória se mostrou um pouco inseguro, talvez desentrosado com Dankler, que mostrou estar pronto para substituir Bolívar quando for necessário.

E Wallyson... onde estava Wallyson? Parece que não saiu da cama. Entrou dormindo no jogo, não acompanhava as jogadas, errava os últimos passes, e foi bem substituído por Cidinho no segundo tempo. 

Mas Cidinho não entrou bem, muito porque o time não soube fazer as jogadas que ele havia entrado pra fazer. Contra-ataques foram desperdiçados, e mesmo assim, em um lance só não saiu cartão vermelho para os equatorianos, que mataram o contra-ataque com falta nele, porque a arbitragem, para variar, era muito ruim e tendenciosa.

Gabriel saiu para entrada de Bolatti, provavelmente por conta de cartão amarelo, equivocado, o que também o levou a suspensão. Bolatti entrou bem, fez também linda jogada na entrada da área deles que merecia ter resultado no nosso segundo gol. Mas mais uma vez finalizamos mal.

No final, Lucas não aguentou o ritmo, e Júnior César entrou para segurar a marcação na lateral direita, e foi o suficiente para encerrarmos o jogo com a vitória.

Uma vitória que nos levou aos 7 pontos, e que nos leva a uma situação de que ganhando de novo em casa no próximo jogo, contra o Unión Española, praticamente nos garante a classificação. Isso independente de resultados.

A torcida tem que comparecer em peso, superar de longe o público de hoje, que foi de razoável para bom.





Olá galera. Bom dia para todos!



Se quando assistimos ao jogo pela TV, aqui no nosso ofício de falar da partida (de fazer a postagem), já fica interessante, depois de ter o texto pronto saber a opinião do outro (sempre escrevo sem ler o que o Henrique falou), quando os dois vão ao estádio é que a coisa fica mais curiosa ainda. Hoje, creio que o nobre amigo tenha ficado ali do lado esquerdo do Setor Sul (hipoteticamente na antiga Folgada do Russão – local que temos frequentado desde a reabetura do estádio) mas no meu caso, tendo chegado em cima da hora, só me sobrou um espaço atrás do gol, bem junto à grade separatória do meio para este citado lado esquerdo do Sul, ou seja, o ângulo de visão de cada um foi bem diferente e diferentes conclusões poderiam ser tiradas de vários aspectos do jogo. 

Pois foi dali, bem de frente para onde eu estava, que vi o Botafogo sufocar naqueles minutos iniciais até nos brindar com o gol do Ferreyra, logo aos 3 minutos de jogo, gol de bela construção pela briga até a retomada da posse da bola, pela jogada do Lucas, com ou sem falta (várias a nosso favor foram ignoradas) e, por fim, com um cruzamento digno dos melhores dias do nosso lateral favorito até à cabeçada do El Tanque, o ‘homem-Libertadores’. 

Sim, sei que El Tanque é um bonde, sei também que o time, sem o espírito de luta do jogo contra o San Lorenzo, deixa qualquer time menor aí da competição igualar as ações em campo e, igualmente, todos sabemos que a nossa criação está em baixa, com o Lodeiro ainda perdido entre fazer bons passes ou tentar dribles inúteis e Jorge Vagner procurando a melhor posição para atuar dentro do campo (mas ainda assim, um maestro respeitável). 

Mas vejam meus amigos, tomamos sufôco sim, os caras perderam duas a três chances de gol sim mas nós ainda perdemos 3, com duas bolas na trave e um chute do Bolatti cara a cara com o goleiro que só não entrou, acho, pela falta de ritmo do argentino. Então prezados alvinegros, o que eu dizia em comentários, aqui e em outros sites que frequento, é que eu queria uma vitória consagradora mas, antes dela, eu queria mesmo os 3 pontos e para aquele povo todo que lá estava (quase 30 mil alvinegros) isso foi o que importou no fim. Bela festa, belíssima comemoração e, graças a Deus, nenhum joguinho sem sal do carioca pelo meio para nos tirar torcedores do estádio (este do próximo final de semana não vai fazer a diferença para uma torcida em festa com o resultado de hoje). 

Aquela briga intensa pela bola do citado jogo contra os argentinos não está mais, como era antes, no jogo como um todo mas ainda assim, os atletas se esforçam, tentam destruir todas as jogadas agudas do adversário e o prêmio, jogando em casa, é mesmo uma vitória como essa de hoje. Comoveu vermos El Tanque perder uma bola numa canelada mas, com atitude, mover seus noventa e tantos quilos em busca da mesma, perturbar um, dois, três adversários ficando numa roda de bobo mas, como prêmio, terminar por conseguir retomar a redonda. Não surtiu efeito algum para o nosso ataque mas a torcida o aplaudiu de forma veemente e, claro, após este esforço descomunal (foi no segundo tempo), fez ecoar o grito de guerra com o qual o gringo é saudado nos jogos ... “Uh! El Tannnqueeee!”. 

Foi isso então. Próxima parada, jogo contra os chilenos com um treino do carioca no meio. Tomara que a pegada volte pois no mata-mata, iremos de Zeballos no ataque e a minha previsão é que, com um time imbuído do espírito de luta necessário para uma competição desta natureza, o futebol do Zé renda e renda muito, fazendo-o até, quem sabe, um dos goleadores da competição. Sim, pois se Wallyson entrar em forma e voltar a marcar, periga termos os três artilheiros do torneio de 2014, o que se não chega aos pés de ser campeão, é sim uma bela marca.


O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

16 de mar. de 2014

PRÓXIMA PARADA, LIBERTADORES


MARCOS PARET


Bom dia meus amigos. Vamos logo desencanar desta coisa de carioca, afinal de contas, segundo a própria emissora/dona do negócio, um carioquinha sem valor algum, esvaziado e desprestigiado.


Vamos de Libertadores que é o que importa. Dankler será o substituto do suspenso Bolívar na zaga (Lancenet). Isto, a princípio, pode parecer temerário e de todo é mesmo para se pensar em algum sufôco pelo setor, mas tem uma explicação lógica: para quem se lembra daquele BotafogoxGoiás do ano passado, disputado no Mané Garrincha, vai ficar a imagem do André Bahia, canhoto mas escalado justamente no lugar do General, e colocando a bola nas nossas redes cedendo um empate que quase nos custou a vaga na Libertadores.

Na zaga este problema é mais sério do que da linha média para a frente. Ali, aonde não se pode errar, um cara jogando torto (canhoto atuando pela direita) pode colocar uma vitória a perder. Assim amigos vamos mesmo de Dankler pois o adversário permite. Mais para a frente, já está sendo colocado em forma o xerifão Mario Risso. Apesar da sua má atuação ontem, quero crer que ela se deveu unicamente à falta de ritmo. Na lateral, Lucas vai entrar no Lugar do Edilson e pelo jeito, ali vai ficar por uns dois ou três jogos, já que a suspensão do nervosinho deve ser maior do que a regulamentar, de um jogo por cartão vermelho.

Então é isso. Lugar de alvinegro nesta terça é no Maraca. No face, naquele ôba-ôba inútil, falam em 60 mil, 50 mil mas se formos em 30 mil torcedores, até pela data do mês, já é um negócio e tanto. Vamos em busca dos 3 pontos e da liderança.

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG