Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

10 de ago. de 2013

BOTAFOGO SÓ EMPATA



E A LIDERANÇA, HOJE NAS NOSSAS MÃOS, 
PODE COMEÇAR A FICAR LONGE A PARTIR DE AMANHÃ. 

Os gols da partida - Lancenet
 Ufa, ufa meus amigos. Cheguei a temer pela derrota, quando vi o time deles crescer no fim com aquele gol “achado” e começar a chegar de forma seguida com o perigo que chegou à nossa área. Posso até dizer que, pelas circunstâncias trazidas a campo com a pixotada do André Bahia, saímos apenas com ferimentos leves. Vejam que não estou dizendo que eles mereceram a vitória, pois num primeiro tempo em que igualaram as ações, ainda assim, fomos melhores e no segundo, mandamos no jogo até tomarmos aquele gol bizarro.

CONTINUO 'RECLAMANDO', NÃO TEMOS ELENCO.

Esta partida de hoje mostrava-se relativamente tranquila, com casa cheia, mesmo em Brasília, contra um adversário mal posicionado na tabela e sem força técnica e o nosso time em grande momento no campeonato. Por outro lado, fomos de Renato, André Bahia e Elias, substitutos dos titulares Gabriel, Bolívar e Lodeiro. Elias hoje começou a mostrar, já na primeira etapa, que é jogador de intervalo, de entrar nos finais de jogos. Aos 10 minutos, em falha de posicionamento, desperdiçou de cara o nosso primeiro gol, chutando nas redes mas em impedimento. Ainda no final deste primeiro tempo, chutou igualmente de forma pífia desperdiçando bela jogada pela meia esquerda.

Na ausência do Gabriel e do Lodeiro, este atacante reserva, tendo que sair da área para marcar acabou ficando torto, já que é homem de chegada e, marcando, pouco se posicionava lá na frente na hora de concluir ou, como já citado acima, chegava, ou impedido ou tendo que trabalhar mais a bola antes do chute, algo que, definitivamente, não é o seu forte.

Com muita marcação, time pouco produziu hoje

O nosso time acabou então por ficar preso na marcação adversária e, com o obeso atacante deles jogando como gente grande, chegamos a tomar sufôco a partir dos 30 minutos. Eu diria até que, na jogada de bola cruzada na nossa área aos 37 minutos, o adversário perdeu dois gols em sequência. Seedorf, no ferrolho feito por eles para conter o nosso time, era o homem a ser marcado e assim, deslocou-se para a lateral bem antes do que costuma fazer para tentar criar jogadas, só que hoje, sem a companhia do Lodeiro.

E tivemos que ir para o intervalo com aquela preocupação em torno de quem poderia entrar para mudar a forma de jogar do time, ou o que o Oswaldo poderia fazer para que nos livrássemos da marcação feroz do time deles, liberando mais o Seedorf que sofreu, por todos os 45 minutos iniciais, marcação individual e muito severa. Veio então o segundo tempo e parecia que o papo do vestiário tinha trazido aquele Botafogo líder, enfim, a campo. Vitinho mandou uma bola no travessão aos 4 minutos (o garoto entrou com tudo nesta segunda etapa) e com tanta movimentação, em mais uma bela carregada e distribuição de bola do Vitinho, atuando bem melhor nestas últimas 3 partidas, a bola foi lançada na área e, resvalando em Elias, sobrou para Rafael Marques que abriu o placar. Eram 6 minutos e o Botafogo já tivera pelo menos 3 chances de gol até àquele momento.

Em nova jogadaça aos 12, desta vez com Gilberto pela direita (Este menino é bem melhor do que Lucas), Elias perdeu um gol daqueles que dá medo de fazer falta. E acabou fazendo meus caros amigos. Aos 14, Oswaldo colocou Lima no lugar do Julio Cesar que sentiu um problema físico mas continuávamos senhores do jogo. Das vezes em que chegavam à nossa área, São Jefferson dava a conta. Foi para deixar o vídeo no blog, a portentosa defesa em chute do Renan Oliveira, aos 19 minutos
.
Mas, infelizmente, num lance de área bobo em que o nosso goleiro poderia chegar tranquilo para afastar o perigo, André Bahia colocou a perna no caminho e desviou a bola para as nossas redes, deixando o jogo empatado em momento perigoso, por volta dos 24 minutos. A partir daí então, talvez pelo cansaço (não acredito em abatimento pelo gol), começou a correria do bom time adversário. Aos 33, Oswaldo tirou Elias para colocar o insosso Henrique, ou seja, estávamos testando atacantes em plena 13ª rodada co campeonato.

E tome correria. Devolveram a bola na trave aos 37 minutos, em momento irrecuperável em termos de placar, caso o gol deles saísse e, não raro, saíam para contraataques com muito mais eficiência do que nós conseguíamos trabalhar a bola para fazê-la chegar limpa lá na frente. Via-se com clareza que, depois que tomamos o gol, o adversário passou a sobrar física e taticamente. Aos 38, Alex entrou no lugar do Rafael Marques, uma amostra do desespero que bateu no banco de reservas (leia-se comissão técnica). Confesso que “não vi” Alex em campo até o final da partida.

Estes sim, foram os 2 pontos irrecuperáveis neste campeonato. Na quinta-feira, vem aí o Internacional, jogo antes relativamente tranquilo mas agora, com ares de dramalhão alvinegro.

Seedorf - marcação cerrada até depois do apito final 



O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

7 de ago. de 2013

TEMPO EXTRA: ATÉ A HORA EM QUE EMPATAREM


BOTAFOGO 2X2 ATLÉTICO-MG

Os lances do jogo - Lancenet

Olá guerreiros alvinegros.

Aquele aviso que deixei aqui na postagem da vitória sobre o Vasco, sobre o cansaço do elenco e a sequência de jogos, não era brincadeira. Até fiz comentário mostrando a ingratidão da tabela num ano de Copa, e em momento em que temos que penar para montar um elenco preparado para este difícil campeonato. Vejam como serão 10 jogos nos próximos 32 dias.

Vejam a nossa maratona em agosto

07/08 – Quarta – Galo em BH
10/08 – Sábado – Goiás em Brasília
15/08 – Quinta – Inter no Maraca (jogo escamado com o time mais cansado do que no último domingo)
18/08 – Domingo – Lusa em SP
21 ou 22/08 – Quarta ou Quinta – Galo aqui (primeira da CB)
25/08 – Domingo – Furacão lá em Curitiba
28 ou 29/08 – Quarta ou Quinta – Galo lá em BH (decisão da vaga da CB)
1/9 – Domingo – São Paulo aqui
4/9 – Quarta – Coritiba aqui
8/9 – Domingo – Criciúma em Santa Catarina ENCERRANDO O TURNO DO BRASILEIRÃO

E logo na abertura do returno, já recebemos um Corinthians que deve vir embalado, e novamente 4 dias depois, em 11/9. E a maratona segue. Não há físico que aguente e mais gente vai quebrar.



Então meus amigos, fomos para o jogo. Coube ao Rafael Marques, pelo menos no anúncio do treinador, a tarefa da criação ficando o Elias como homem de frente, ou seja, o cara encarregado de nos trazer os gols necessários à manutenção da liderança. E o time não entrou para brincadeira. Nossa marcação surpreendeu o ótimo time deles e apesar de terem em Tardeli e Ronaldinho dois nomes que desequilibravam, sempre saíamos bem com a bola para chegar lá na frente tentando o gol.



E o gol saiu, com Elias, aos 14 minutos, em cobrança de escanteio do Vitinho, cobrança com maestria. Foi aquela cobrança em curva, perfeita, que deixa o atacante somente na obrigação de raspar para completar o trabalho. Antes, Richarlison já houvera dado uma entrada criminosa no Vitinho, num carrinho frontal muito perigoso no qual o juiz apenas marcou a falta mas felizmente, não perdemos o garoto para o restante da partida. Só que o time deles resolveu hoje jogar tudo o que não jogou até agora e apesar da nossa boa marcação, alguns nomes no nosso time destoavam. Hoje, Vitinho, mesmo com o belo cruzamento para o gol, não apareceu em quase nenhum lance deste primeiro tempo e Lodeiro continuava sendo um a menos. E, pasmem, Mattos resolveu começar a falhar justamente no único quesito em que consegue se mostrar eficiente, a marcação. Como deu bolas de graça, como errou passes e, principalmente, como deixou o time a descoberto com jogadas bisonhas na entrada da nossa área. Numa dessas jogadas, Bolívar fez falta em Ronaldinho e o craque deles cobrou com perfeição para fazer o gol deles.

Voltamos então para o segundo tempo com o jogo empatado, mas com o nosso time procurando o jogo. Numa sucessão de laterais que tivemos ao lado da área deles, uma bola acabou sendo tocada do Mattos para Lodeiro na área, aos 14 minutos, e o uruguaio chutou com perfeição para fazer o nosso segundo gol. Passamos então a administrar o resultado e eu nem digo que perigosamente, visto estarmos muito bem na marcação. Até Lodeiro, muito mal no primeiro tempo, passou a atuar bem e a distribuir o jogo com mais correção para os homens de frente. Poderíamos sim ter chegado ao terceiro gol mas esbarramos, de novo, na individualidade do Vitinho. E aí meus amigos, veio o de sempre. Faltas e mais faltas eram cavadas pelo adversário e o nosso time, provando que o elenco não é tão completo assim, teve que lançar mão dos fracos Zen e Sassá. O empate deles aos 48 minutos e meio foi cruel pois não jogamos para deixar esta vitória escapar, mas fazer o que se já dão todo este tempo de acréscimos justamente com intenções duvidosas? Se eram 5 minutos, porquê o juiz apitou antes dos 50, quando dávamos a saída de bola?

De bonito mesmo, além da entrega do time, foi ouvir nas arquibancadas daquele alçapão a torcida do Glorioso cantando “E ninguém cala..... esse nosso amor”. Vamos para Brasília enfrentar o Goiás sem Bolívar e Gabriel, mas com a esperança de ver Seedorf em campo. E na minha opinião, mesmo que Seedorf tenha que ser poupado, passamos por este adversário sem sustos.



Com licença. Não falo sobre o jogo.

Vitória seria excelente, empate foi bom, mesmo com a vitória do Cruzeiro no finzinho do jogo. E derrota não teria desastre.

Jogo fora, sem Seedorf, eles voltando a usar o elenco principal. Empate pode ser considerado normal.

Somamos um ponto. Seguimos com uma boa sequência de invencibilidade. 

Podemos ver vários lados positivos. Inclusive as atuações de Jefferson, Gilberto, Gabriel, Vitinho e principalmente de Rafael Marques, e até o gol de Lodeiro.

Temos elenco! Isto é fato, temos um grupo forte que não depende do Seedorf. É claro que com ele o time fica mais forte. Mais forte. O time não é fraco sem ele.

Acredito no grupo. Acredito no trabalho. E acredito que voltaremos à liderança já na próxima rodada. Liderança definitiva? Duvido. Espero muita alternância nessa disputa, pelo menos por enquanto.

Agora é encher o Mané Garrincha e depois o Maracanã. Casa cheia e 6 pontos nos deixarão com provável larga vantagem.

Abraços.


6 de ago. de 2013

DUAS VEZES O GALO


Em duas frentes.

Olá meus amigos. Como se fosse num lance do destino, agora há pouco, acabou de ser feito o sorteio dos jogos da Copa do Brasil/2013. Coube ao Glorioso enfrentar o Atlético-MG, nosso adversário desta quarta feira pelo brasileirão. Longe porém de achar que não demos sorte, sorte que deram Inter, Vasco e Corinthians, que irão enfrentar os times tidos como novidade na competição (pelo menos nesta fase), considero o embate contra os mineiros como bem mais tranquilo.

Eles estarão preocupados com o desempenho no brasileirão, já estão classificados para a Libertadores/2014 por conta do título deste ano e, certamente, não é jogo para virem ao Rio querendo a todo custo a classificação.

Então meus amigos, vamos por partes. Primeiro os 3 pontos no jogo desta quarta, fundamentais na manutenção da liderança e só depois, deveremos nos preocupar em como enfrentá-los, naquele caldeirão fervente, pelo mata-mata. O ano pode acabar sim em tríplice coroa e para isto, estamos bem encaminhados.


DE ÚLTIMA HORA

Em mais uma justa homenagem e para fixar o nosso controle do Engenhão, mesmo sem pesquisar mais sobre a intenção da diretoria, foi inaugurada com festa a estátua do Zagallo no Setor oeste da nossa casa, ao lado das já existentes do Garrincha, Nilton Santos e Jairzinho. A notícia saiu esta manhã no Lancenet e, claro merecia destaque aqui no blog.

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

4 de ago. de 2013

BOTAFOGO 3x2 VASCO

NO MARACANÃ



E o time se
firma na liderança.

Nossos 11 heróis - com eles, vamos em busca do título

Foi impressionante o domínio do Botafogo sobre o adversário de hoje durante praticamente todo o primeiro tempo desta partida. Domínio que só deixava para eles a opção das bolas paradas do Juninho. Numa delas, aos 22 minutos, ele cobrou uma falta na área e, como o atacante que cabeceou para as redes estava impedido, o gol foi anulado. Na volta da bola, Gabriel chutou p/encontrar Rafael Marques, o homem-clássico, livre e em condições de marcar na área. Foi só escolher o canto e chutar. Eram 22 minutos e 30 segundos e o Fogão coroava a sua superioridade em campo.

O futebol do Lodeiro ainda está longe mas já começou a produzir boas jogadas de ataque. O do Vitinho também vai aparecendo. Ele ainda tenta seus chutes a gol sem muita possibilidade de marcar mas na maioria das vezes, já faz o jogo coletivo como tem que ser feito. A enfiada de bola que deu para o Seedorf aos 30 minutos foi perfeita para que, com extrema elegância e habilidade, o holandês fizesse o segundo gol. 2x0 justo no placar, ante a imensa superioridade do Fogão em campo e sobre um time que ainda carece de conjunto e vem montando seu elenco no correr do campeonato.

FOI O PRIMEIRO GOL DO SEEDORF NO MARACANÃ
E MERECIA PLACA.


Dominávamos o jogo e perdíamos jogadas de gol, uma atrás da outra mas, numa bola perdida pelo Gabriel aos 45 minutos, eles retomaram a jogada e fizeram o seu gol. Bobeira generalizada do nosso time, pane em hora errada que poderia nos custar o placar em vantagem mas felizmente, a primeira etapa se encerrou mesmo com 2x1 para o Botafogo. Restava a esperança de que o time voltasse para o segundo tempo ligado, sem a letargia que mostrou no clássico do último domingo mas, infelizmente, o pior aconteceu: cedemos o empate ainda antes dos dois minutos em nova pane geral, agora na defesa.

Mas num jogo em que parecia ser letra do destino a escrita de que não perderíamos os 3 pontos, e mantendo também uma certa escrita de freguesia com este adversário no século XXI, adversário do qual fomos os maiores fregueses no século anterior, em mais uma bela jogada do Vitinho, Rafael Marques recebeu livre e de maneira sensacional, cortou o zagueiro e mandou na gaveta. Eram 3x2 antes dos 3 minutos de jogo . Fomos perdendo gols que não poderíamos perder, como na bola do Lodeiro aos 16 minutos, após mais uma bela arrancada do Vitinho e aí meus caríssimos, um inimigo se fez presente: o cansaço.

O time não estava aguentando jogar no segundo tempo a partir dos 20 minutos e o adversário partiu para cima. Tivessem já o seu elenco preparado e fatalmente teríamos perdido este jogo. Era visível como passamos quase meia hora deste segundo tempo tentando segurar o jogo para evitar o pior. Custou cartões amarelos para Mattos, Gabriel e sustos para Jefferson lá atrás mas, como prêmio pelo momento, seguramos a vitória e saímos líderes nesta rodada, de novo. Assusta, porém, ir a Belo Horizonte na quarta-feira e não conseguir correr contra o perigoso Atlético Mineiro. Vamos ver como o elenco poderá responder nesta hora.

Nossos heróis agradecem ao povão-Fogão após a vitória.



Os golaços do Botafogo no jogo - Lancenet
Caros, como sempre é muito difícil escrever sobre o jogo depois do Paret. O que se falar a mais sobre a partida?


Bem, posso dizer que foi a melhor que eu assisti deste campeonato. E não digo a melhor apresentação do Botafogo, falo do jogo em si.  Dominamos e poderíamos ter goleado no primeiro tempo, mas principalmente por méritos do Botafogo, pois o Vasco tentou o mesmo, marcava forte, passava bem, mas eramos um pouco superiores, o suficiente para ficarmos mais com a bola, e criar lances de perigo com frequência.


E isto dá gosto. Vencer um adversário que se empenha, se organiza, que buscou o resultado até o último minuto, dá muita confiança. Assim como naquele jogo contra o Grêmio, que podíamos no mínimo ter empatado, são partidas assim que mostram que podemos jogar de igual pra igual contra qualquer time do campeonato e vencer.

Faltou pernas no final? Claro, foram 90 minutos de muita movimentação, muitas trocas de passes, muita mobilidade das duas equipes. Ataques e contra-ataques frequentes. Jogadores marcando e atacando. Já aos 15 minutos do segundo tempo dava para perceber que o cansaço já aparecia para muitos jogadores. Neste momento eu torcia para marcarmos logo o quarto gol, e Oswaldo poder tirar Seedorf para reduzir o desgaste dele, e dar mais vigor à nossa equipe. Isto não aconteceu, e Seedorf seguiu até o final.

Estou confiante, mas a partir de agora, e com o retorno da Copa do Brasil, elenco será essencial e decisivo. Lucas fará falta, apesar de Gilberto  ter atuado muito bem hoje. Renato sem ter boas atuações pode custar caro. Não ter outros meias experientes pode ser problemático, apesar de Jeferson, Gegê e Dedé terem muita qualidade.



No ataque, hoje não podemos deixar de dar o braço a torcer por Rafael Marques. Fez dois gols, o mesmo que o "especialista" do outro lado, o jovem André, que eu temia poder desequilibrar o jogo municiado pelos passes de Juninho. E Rafael Marques foi muito mais efetivo na marcação, na ajuda na defesa, e na criação no meio. 

Por outro lado, Vitinho foi muito mais eficiente, e vejo Lodeiro muito participativo e começando a superar as dificuldades que vinha apresentando. Ambos podem melhorar, e é a continuidade desta ascendente que ditará nosso rumo no campeonato.

Na quarta-feira visitaremos o Galo, que ainda não sei como está se posicionando neste campeonato. Ficará só na figuração ou tentará buscar melhores posições? De qualquer forma, a ressaca deles já deve ter passado, e não espero facilidade. Mas mesmo assim, o resultado de hoje nos coloca numa posição bem confortável: mesmo com derrota e vitória dos adversários, temos garantida a vice-liderança. Que isso não seja motivo para relaxar, mas só um estímulo para seguir forte no trabalho feito, mesmo que ocorram eventuais tropeço.

Vamos seguir acumulando pontos, pois existem equipes, como o Inter, que possuem elenco muito forte mas ainda não estão bem organizadas, mas mesmo assim vem acumulando pontos importantes. O campeonato é uma maratona, e ainda não completamos um terço dela. Seguir o planejamento será fundamental. E o apoio da torcida também.

Abraços.

Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG