E A LIDERANÇA, HOJE NAS NOSSAS MÃOS,
PODE COMEÇAR A FICAR LONGE A PARTIR DE AMANHÃ.
Ufa, ufa meus amigos. Cheguei a temer pela derrota, quando vi o time deles crescer no fim com aquele gol “achado” e começar a chegar de forma seguida com o perigo que chegou à nossa área. Posso até dizer que, pelas circunstâncias trazidas a campo com a pixotada do André Bahia, saímos apenas com ferimentos leves. Vejam que não estou dizendo que eles mereceram a vitória, pois num primeiro tempo em que igualaram as ações, ainda assim, fomos melhores e no segundo, mandamos no jogo até tomarmos aquele gol bizarro.
CONTINUO 'RECLAMANDO', NÃO TEMOS ELENCO.
Esta partida de hoje mostrava-se relativamente tranquila, com casa cheia, mesmo em Brasília, contra um adversário mal posicionado na tabela e sem força técnica e o nosso time em grande momento no campeonato. Por outro lado, fomos de Renato, André Bahia e Elias, substitutos dos titulares Gabriel, Bolívar e Lodeiro. Elias hoje começou a mostrar, já na primeira etapa, que é jogador de intervalo, de entrar nos finais de jogos. Aos 10 minutos, em falha de posicionamento, desperdiçou de cara o nosso primeiro gol, chutando nas redes mas em impedimento. Ainda no final deste primeiro tempo, chutou igualmente de forma pífia desperdiçando bela jogada pela meia esquerda.
Na ausência do Gabriel e do Lodeiro, este atacante reserva, tendo que sair da área para marcar acabou ficando torto, já que é homem de chegada e, marcando, pouco se posicionava lá na frente na hora de concluir ou, como já citado acima, chegava, ou impedido ou tendo que trabalhar mais a bola antes do chute, algo que, definitivamente, não é o seu forte.
Com muita marcação, time pouco produziu hoje
O nosso time acabou então por ficar preso na marcação adversária e, com o obeso atacante deles jogando como gente grande, chegamos a tomar sufôco a partir dos 30 minutos. Eu diria até que, na jogada de bola cruzada na nossa área aos 37 minutos, o adversário perdeu dois gols em sequência. Seedorf, no ferrolho feito por eles para conter o nosso time, era o homem a ser marcado e assim, deslocou-se para a lateral bem antes do que costuma fazer para tentar criar jogadas, só que hoje, sem a companhia do Lodeiro.
E tivemos que ir para o intervalo com aquela preocupação em torno de quem poderia entrar para mudar a forma de jogar do time, ou o que o Oswaldo poderia fazer para que nos livrássemos da marcação feroz do time deles, liberando mais o Seedorf que sofreu, por todos os 45 minutos iniciais, marcação individual e muito severa. Veio então o segundo tempo e parecia que o papo do vestiário tinha trazido aquele Botafogo líder, enfim, a campo. Vitinho mandou uma bola no travessão aos 4 minutos (o garoto entrou com tudo nesta segunda etapa) e com tanta movimentação, em mais uma bela carregada e distribuição de bola do Vitinho, atuando bem melhor nestas últimas 3 partidas, a bola foi lançada na área e, resvalando em Elias, sobrou para Rafael Marques que abriu o placar. Eram 6 minutos e o Botafogo já tivera pelo menos 3 chances de gol até àquele momento.
Em nova jogadaça aos 12, desta vez com Gilberto pela direita (Este menino é bem melhor do que Lucas), Elias perdeu um gol daqueles que dá medo de fazer falta. E acabou fazendo meus caros amigos. Aos 14, Oswaldo colocou Lima no lugar do Julio Cesar que sentiu um problema físico mas continuávamos senhores do jogo. Das vezes em que chegavam à nossa área, São Jefferson dava a conta. Foi para deixar o vídeo no blog, a portentosa defesa em chute do Renan Oliveira, aos 19 minutos
.
Mas, infelizmente, num lance de área bobo em que o nosso goleiro poderia chegar tranquilo para afastar o perigo, André Bahia colocou a perna no caminho e desviou a bola para as nossas redes, deixando o jogo empatado em momento perigoso, por volta dos 24 minutos. A partir daí então, talvez pelo cansaço (não acredito em abatimento pelo gol), começou a correria do bom time adversário. Aos 33, Oswaldo tirou Elias para colocar o insosso Henrique, ou seja, estávamos testando atacantes em plena 13ª rodada co campeonato.
E tome correria. Devolveram a bola na trave aos 37 minutos, em momento irrecuperável em termos de placar, caso o gol deles saísse e, não raro, saíam para contraataques com muito mais eficiência do que nós conseguíamos trabalhar a bola para fazê-la chegar limpa lá na frente. Via-se com clareza que, depois que tomamos o gol, o adversário passou a sobrar física e taticamente. Aos 38, Alex entrou no lugar do Rafael Marques, uma amostra do desespero que bateu no banco de reservas (leia-se comissão técnica). Confesso que “não vi” Alex em campo até o final da partida.
Estes sim, foram os 2 pontos irrecuperáveis neste campeonato. Na quinta-feira, vem aí o Internacional, jogo antes relativamente tranquilo mas agora, com ares de dramalhão alvinegro.
Seedorf - marcação cerrada até depois do apito final
O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.
Amigos alvinegros:
ResponderExcluirDankler é destro. Bahia é canhoto. Aquela canelada pra trás é típica do jogador que não sabe usar a perna direita. Só que, sabendo disso, deveria evitar se precipitar usando a perna direita. Pode parecer bobagem, mas coisas assim definem partidas.
Botafogo fraco no primeiro tempo, melhor no começo do segundo(colocando bola na trave e fazendo o primeiro gol), até Elias perder o segundo gol. Depois, bola na trave do Botafogo, que poderia ter perdido.
Uma história que tem se repetido...lembre-se que em quase todas as vitorias(e também nas 2 derrotas) a diferença é pequena. O time não "sobrou" em campo, a não ser no segundo tempo do Nautico, no começo do jogo do Vasco...mas, não sinto firmeza de campeão. Vou ver os demais jogos de amanhã para ver se o Cruzeiro ou outra equipe tem esse perfil. De qualquer forma, me parece uma temeridade qualquer equipe disputar os dois torneios com a mesma intensidade.
SAN
Não amigo Diogo.
ExcluirNosso time não tem ainda perfil de campeão mas, na minha opinião, fora estes apagões, joga melhor que os concorrentes que podem, neste domingo, nos ultrapassar.
Por outro lado, vou continuar insistindo em que não temos elenco. Quem escala, num mesmo jogo, vindo do banco, Henrique, Lima e Alex, vai ter que ralar para pensar em título a cada saída do time do Seedorf ou de algum titular importante (até Lodeiro, que só voltou a mostrar bom futebol no segundo tempo do jogo passado).
Paret.
É Paret, a canelada na bola do André Bahia foi de lascar, o difícil é imaginar um perna de pau desses como profissional, se o OO quiser ser campeão ele tem que mandar para o fedorento esse péssimo jogador de volta.
ExcluirOlá amigo Braso.
ExcluirNa verdade meu prezado, esta é mais uma das tantas que estão indo para a conta do OO. O zagueiro tentou o que pôde.
Explico: com a barração quase definitiva do A. Carlos e a suspensão do Bolívar, ficamos com 2 defensores canhotos e assim, alguém teria que ficar na direita. Como Doria não foi deslocado (é também canhoto), coube ao André urubu ficar ali.
Com o rosto do atleta todo preso por ataduras e tocas, claro que ao ver o time adversário pressionando, OO teria que ter substituído o mesmo bem rápido. Alguém sem impedimento no rosto iria naquela bola de cabeça (jogada típica de se cabecear para escanteio) mas o André, com receio, resolveu esticar a perna ruim e deu no que deu.
Aliás, OO já deveria saber ainda no primeiro tempo que aquele time até poderia (como o foi no início do segundo) ser envolvido pelo nosso toque de bola mas que jamais se entregaria. Assim, já teria que voltar para a segunda etapa com quem estivesse ali no banco, qualquer zagueiro. Acho que foi isso.
Paret.
Meus caros Paret e Braso.
ExcluirEssas coisas do futebol é que eu não entendo. Já tinha assistido algo parecido quando da Copa das Confederações, o zagueiro David Luiz quebrou o nariz se esvaia em sangue e não substituem, primeiro colocam um OB no nariz para estancar o sangue e o time fica sem ele pelo menos uns quatro minutos, depois deixam o cara com um Modess na cara jogando até o final.
Não assisti o jogo pois o trabalho sábado não me permiti estes luxos. Mas quando assisti os melhores momentos e vi o André Bahia com aquela máscara na cara cheguei a mesma conclusão que vc Paret, ele jamais iria colocar a cabeça para tirar a bola. Eu só fico a pensar, será que ele é tão melhor do que o zagueiro que está no banco, porque não substitui logo de uma vez para não correr estes riscos. Com a resposta o nosso gênio OO.
Bom dia meus caríssimos Botafoguenses.
ResponderExcluirEm primeiro lugar aos PAPAIS botafoguenses os meus sinceros parabéns pelo nosso dia.
Infelizmente não podemos comemorar muito, mas esses são os calos de ser líder. Diria que somos o time a ser batido e todos viram bicho contra nós. Mas de todo não foi ruim, fará falta? Pode ser, mas ainda é muito cedo para avaliações pessimistas. O problema principal se resume no cansaço, essas viagens longas podem atrapalhar um pouco os planos, mas vai fazer o quê, o din din foi bom então aguenta.
Um abraço a todos e um feliz domingo com os filhos.
Galera botafoguense, o segundo resultado do bota fora da curva, o primeiro foi a derrota para o bahia, e nos dois fatalidades determinaram o resultado, derrota com lancamento de felippe gabriel contra e o gol do andre ontem.
ResponderExcluirO elenco e mediano, sabemos bem disso, perdemos muito tatica e tecnicamete com as saidas de fg e andrezinho e continuamos sem atacantes de peso. Mesmo com nossas deficiencias, a unica partida ate agora que fomos inferiores ao adversario foi contra o bahia, jogamos muito mal aqule dia, e isso me da confianca neste trabalho que vem sendo feito.
Ganhar do inter sera importantissimo, mas jogaremos no maracana, pois nossa casa e rio de janeiro, jogar em braslia ou outro estadio, mesmo com mando, nao e jogar em casa.
Antes de mais nada Parabéns a todos nós, pelo nosso dia.
ResponderExcluirConcordo com a avaliação do Luiz Fernando, e como bem disse o Paulo, foi uma fatalidade. O time do Goiás é encardido, e muito perigoso nos contra-ataques... E debito a jogada infeliz do André Bahia à falta de ritmo. Pode até ser que a lesão no choque com o M. Mattos tenha ajudado, mas são coisas que acontecem... Acho que a equipe médica é quem deveria ter dado o toque, em relação à lesão do André Bahia. Mas não vejo como fatalidade. Estamos no topo da tabela e o CB é longo. Outros tropeços virão, e eu vejo um time que joga para frente, sempre pressionando o adversário e jogando de igual com todos. Não temo nenhuma equipe atual, pois temos elenco, sim. Não é top, mas temos. O problema é em relação a uma mudança muito brusca. Saída de F. Gabriel, Jadson e Andrezinho. E agora, Bolívar, Lodeiro e Gabriel. Três jogadores importantes. Penso que estamos perdendo mais pelos nossos próprios erros que pela qualidade dos adversários. A oscilação é normal para uma equipe que vem sempre trocando peças, por lesão, venda, suspensões, convocações ou para poupar (como foi com o Seedorf no jogo com o Franguinho). Vejo um time forte, competitivo e que tem tudo para nos dar muitas alegrias.
Mais uma coisa, no segundo tempo o time perde fôlego e o OO parece que não vê.
ResponderExcluirAmigos,
ResponderExcluirParabéns a todos pelo dia dos pais!
Fim de semana fora e não consegui assistir o jogo do Fogão. Vi Atlético-MG x Náutico, tentando ouvir o jogo do Fogão. Só deu para concluir que não tem bobo mesmo, este time do Náutico vai crescer e dar trabalho, e pode não cair.
Sobre o Botafogo, não assisti, fico com a avaliação dos amigos e a certeza que estes foram 2 pontos perdidos, mas que não nos tiram da briga pelo título. E o no final os resultados nos ajudaram.
Vamos à luta contra o Inter. Vencer nos deixará em ótima situação.
Abraços.
Olá Henrique.
ExcluirO Náutico, decerto, vai mesmo começar a dar trabalho. Acabei de ouvir aqui no programa esportivo que têm 2 jogos a menos - conferi na tabela e é isso mesmo. Ele e o Santos só jogaram 11 vezes mas o Santos não está tão bem assim e não deve conseguir grande coisa.
O que estou vendo de positivo agora é que, quem nos tirou pontos, vai tirar de todos. O Flamengo está, claudicando sim mas crescendo de produção, este Goiás de ontem já engoliu o time do Vasco quando este começava a alçar vôo e não o venceu por milagre.
A lamentar, a derrota totalmente sem sentido para o Bahia, um elenco decididamente de time lá da rabeira.
Quem está ameaçando é o Corinthians, que junto com o Fogão é o time há mais tempo formado e que vem tentando encaixar as peças novas. O Furacão, que enfrentaremos lá daqui a três rodadas, está com um time bem normal, até de razoável para fraco, mas resolveu 'botafoguizar', ou seja, utilizar este nosso sistema de marcar pressão para retomar a bola. Só tem uns 3 jogadores que podem dar trabalho mas convém tomar cuidado.
No mais, nossa caminhada começa a ficar tranquila (se jogar sério na quinta, a defesa do Inter é uma baba) e a do Cruzeiro vai complicar já já.
Teremos..
1-Bota pega o Inter (aqui) enquanto o Cruzeiro vai pegar o Grêmio lá no sul. Podem empatar.
O Corinthians (correndo por fora) vem pegar o Flu no Maraca.
2-Vamos ao Canindé pegar a Lusa - O Cruzeiro recebe o Vitória e o Corinthians recebe o Coxa (jogo interessante pois um tira o outro da jogada).
3-Pedreira: vamos a Curitiba pegar o Furacão - O Cruzeiro vai a Campinas pegar a Ponte (igualmente ruim p/eles) e o Corinthians vem pegar o Vasco.
AÍ, JÁ ESTAREMOS NA 16ª RODADA.
4-Recebemos o S. Paulo, o que hoje considero 3 pontos certos - O Cruzeiro recebe o vasco (pode ser surpreendido) e o Corinthians recebe o Flamengo no Pacaembu (resultado imprevisível).
5-PENÚLTIMA RODADA - Recebemos o Coxa (jogando sério, mais 3 pontos pois duvido que o time durma em campo) - O Cruzeiro vai pegar o Bahia em Salvador (jogo que agora está se configurando não tão difícil assim - tomaram de 3 hoje do Grêmio na Fonte Nova) e o Corinthians sai para pegar o Inter.
6-ÚLTIMA RODADA - Vamos pegar o Criciúma lá (jogando sério, mais 3 pontos) - O Cruzeiro recebe o Flamengo que dificilmente se dá bem com eles em Minas enquanto o Corinthians recebe o Náutico.
MInha análise então é: se jogarmos sério, 14 pontos serão possíveis na nossa caminhada (com 11 bem confiáveis - 36 pontos no turno).
Cruzeiro - 11 pontos possíveis mas se derem um mole como o de hoje contra o Santos, não passam de 9.
Corinthians - 11 pontos possíveis e se a fase for mesmo de time embalado, podem chegar a 13 ou 14.
A análise é minha mas pode sim dar errado. Senão, daria para ganhar 10 mil toda semana na Loteca.. rsrsrsrs.
Paret.