Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

22 de jun. de 2013

E A COPA CONTINUA



DOIS ASSUNTOS: O Futebol e a nação.



A PÁTRIA

O país acordou. Uma pena mesmo a bandidagem, provavelmente de comunidades, estar infiltrada no meio da gente de valor para proporcionar as lamentáveis cenas diárias de quebra-quebra e roubos vistos nas transmissões dos movimentos. No post anterior, um interessante debate entre o Carlos e o Luiz, versava sobre a fala da Presifake, a mulher que veio do nada e vejam, ocupou o lugar que era lustrado e reservado para o Sr. José Dirceu. Como estamos mal hein? A mulher não disse nada, falou que não falou, jogou no microfone uma série de verdades já ouvidas das ruas, disse que vai incrementar a saúde e aí, não dei mais importância ao que ela dizia. Totalmente despreparada para o cargo estando ali apenas pelo voto inercial do Lula.

Não sabemos aonde tudo isto vai dar, haja vista não haver um líder saindo das manifestações mas de bom, o movimento trouxe a total hojeriza à política instituída, aos partidos tradicionais. Seria a tal revolução que tanto pensei desde menino, quando (juro galera) vi aquele barbudo lutando por direitos, me empolguei para logo depois o ver desempregado e flanando por aí, viajando para lá, viajando para cá e principalmente, cercado por uma classe média que hoje diríamos "não nos representar". Gente 'riquinha' misturada a operários? Não me convenceu mesmo (e jamais me convenci com o discurso daquele cara de 9 dedos). O estado de coisas está aí e agora, é conosco.


O FUTEBOL

Hoje tem Brasil x Itália (Brazil x Italy). Jogo apenas para confirmar o primeiro lugar ou então, para provar que o time ainda não está preparado. Esta Itália, mesmo sem dois ou três titulares, será sim o grande teste desta seleção que não pode achar que está pronta só por ter vencido aquela França capenga ou o Japão, brigador mas ainda inexperiente em matéria de raia grande no futebol.

Então meus amigos, vamos ao jogo. Após a partida, viremos falando sobre o que rolou em campo.



BRASIL 4x2 ITÁLIA

PARET

Pois é meus amigos. Enquanto o povo ainda se manifestava nas ruas, em Belo Horizonte, próximo ao Mineirão, aonde se apresentavam México e Japão (o jogo terminou em 2x1 para os mexicanos), nossa seleção dava mostras de ser um time quase pronto para atuar em casa. Felipão conseguiu implementar um jogo de abafa que, aliado aos gritos de uma torcida que só quer ver entrega e gols, vem dando certo.

Se dará certo contra o hoje melhor futebol do mundo praticado pela Espanha já são outros quinhentos. Tivéssemos na nossa seleção dois laterais efetivos e não os falidos Marcelo o Dani Alves e principalmente, um número 8 dos bons (como nos velhos tempos), eu não teria o que temer aqui nestes torneios realizados no Brasil. Eu não temeria sequer a Espanha mas, não sei mesmo se chegando à final, resistiremos ao mais que eficiente futebol dos atuais campeões do mundo. Vamos que vamos. Henrique também virá mais tarde com a sua avalizada opinião sobre o que viu hoje na Fonte Nova.


HENRIQUE

Um resumo: a Itália não foi o grande teste para esta seleção. Sem Pirlo se mostrou frágil, algo que já havia mostrado contra o inexperiente mas bom Japão.

Em termos de futebol, esta nossa seleção não nos deixa ser otimista, mas não nos permite ser pessimista. Não sei aonde iremos chegar, mas temos que tirar o chapéu para o Felipão, mais uma vez. Sem tempo, sem testes, esta seleção já tem cara de seleção. A acusação de que ela andou para trás é verdadeira, passou a ter cara de seleção 10 anos atrasada. Mas há 10 anos havíamos acabado de conquistar o penta... 

Creio que nosso adversário na semifinal será o Uruguai. Será um jogo duro, mas a vitória e a final esperada com a Espanha parece cada vez mais real. Título? Possível, não necessário.

Abraços!

19 de jun. de 2013

PÁTRIA DESCALÇA

Amigos,

Hoje tem jogo da seleção pela Copa das Confederações. Este é um BLOG de esportes, mais precisamente de futebol, e detalhadamente e amiúde, sobre o Botafogo.


E como bem dito por Nelson Rodrigues, a seleção é a pátria de chuteiras.

Não, não quero explicar o inexplicável. Não quero ser reducionista e simplista. Só quero apontar este ponto extra, este temperinho na nossa salada cultural, regada a vinagre e pimenta, muito gás pimenta: a pátria está descalça.

Vemos uma manifestação nacional ao mesmo tempo coesa e difusa. A pauta é extensa, não são 20 centavos, nem Fifty Cents. O povo não está representado, nem no Congresso, nem nas Assembléias Legislativas, nem nas Câmaras de Vereadores, nem nos palácios, e nem nos gramados...



Não é de hoje, vemos o povo-torcedor longe da seleção. Mais recentemente, longe dos estádios. Longe do futebol. Como cantou o botafoguense Marcelo Adnet no Fantástico, "domingo, eu vou ao Maracanã, comer caviar e beber Champagne... não tem mais arquibancada, nem geral e nem povão, e os meus filhos nunca vão entender, que o velho Maraca acabou, não vai mais ter."

Como disse, este é só um temperinho, uma constatação quase espúria da realidade que o país vive, e não é de hoje. A ficha ainda está caindo, e de certa forma eu torço para que algumas pessoas estejam com medo. Sim, com medo.

Afinal, o país não mudou. Ainda vemos Renans, Malufs, Sarneys transitando, e mais do que isso, controlando e se locupletando à vontade. O país não mudou, ainda.


De qualquer forma, hoje jogamos contra o México. Se contra o Japão fomos goleados, contra o México ainda podemos empatar.



Abraços.



Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG