Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

19 de jun. de 2013

PÁTRIA DESCALÇA

Amigos,

Hoje tem jogo da seleção pela Copa das Confederações. Este é um BLOG de esportes, mais precisamente de futebol, e detalhadamente e amiúde, sobre o Botafogo.


E como bem dito por Nelson Rodrigues, a seleção é a pátria de chuteiras.

Não, não quero explicar o inexplicável. Não quero ser reducionista e simplista. Só quero apontar este ponto extra, este temperinho na nossa salada cultural, regada a vinagre e pimenta, muito gás pimenta: a pátria está descalça.

Vemos uma manifestação nacional ao mesmo tempo coesa e difusa. A pauta é extensa, não são 20 centavos, nem Fifty Cents. O povo não está representado, nem no Congresso, nem nas Assembléias Legislativas, nem nas Câmaras de Vereadores, nem nos palácios, e nem nos gramados...



Não é de hoje, vemos o povo-torcedor longe da seleção. Mais recentemente, longe dos estádios. Longe do futebol. Como cantou o botafoguense Marcelo Adnet no Fantástico, "domingo, eu vou ao Maracanã, comer caviar e beber Champagne... não tem mais arquibancada, nem geral e nem povão, e os meus filhos nunca vão entender, que o velho Maraca acabou, não vai mais ter."

Como disse, este é só um temperinho, uma constatação quase espúria da realidade que o país vive, e não é de hoje. A ficha ainda está caindo, e de certa forma eu torço para que algumas pessoas estejam com medo. Sim, com medo.

Afinal, o país não mudou. Ainda vemos Renans, Malufs, Sarneys transitando, e mais do que isso, controlando e se locupletando à vontade. O país não mudou, ainda.


De qualquer forma, hoje jogamos contra o México. Se contra o Japão fomos goleados, contra o México ainda podemos empatar.



Abraços.


10 comentários:

  1. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

    Meu amigo Carlo Henrique, vc conseguiu retratar muito bem o estado de espírito do povo brasileiro nos dias de hoje. Venho lutando a muito, escrevendo sobre os perigos que esta "ditadura branca" a nós imposta corria, era uma bomba relógio a explodir a qualquer momento.

    Cansei de ver o poder e os políticos apodrecerem em suas próprias vaidades, eleitos pelo povo viraram as costas a ele para se locupletarem com o dinheiro de nossos impostos. A farra desta Copa na qual este BLOG foi testemunha quando disse aqui desde a escolha do Brasil que isto era uma loucura, que os beneficiados seriam apenas aqueles que fariam parte de uma curriola governamental, não podia dar em outra coisa.

    O povo cansado de ficar sem saúde, com uma educação ridícula, uma segurança onde vc sai de casa e não sabe se volta, com o desperdício de dinheiro que são estes estádios, muitas vezes em locais que jamais serão utilizados para pagar seus investimentos, tudo começou com o Pan-Americano, se rebelou contra tudo e contra todos. Onde vai parar isso sinceramente eu não sei, só espero que isso tenha um fim na eleição(duvido, o Bolsa Família garante o contrário), para que tudo que estão fazendo não tenha sido em vão.

    No nosso futebol, para não fugir do assunto principal deste BLOG, acho que os torcedores deveriam promover a mesma revolta, porque do jeito que as coisas estão se encaminhando não vai demorar muito e outra bomba relógio vai explodir nos mesmos moldes desta que estamos vendo agora.

    A lamentar apenas que alguns poucos se aproveitam de manifestações pacíficas como esta para fazer baderna e fugir aos objetivos principais.

    Quanto ao jogo de hoje carne de pescoço, um empate será bom resultado, pois como se classificam dois, com quatro pontos já estaremos praticamente classificados, o único problema é encarar a Espanha na semi, pois pelo que vi da mesma domingo com este futebolzinho que estamos jogando tomamos uma lavada.

    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Luiz, eu e minha família estamos participando desse lindo despertar da pátria. Vamos em frente e parabéns pelas sabias palavras.

    ResponderExcluir
  3. Paragéns Luiz e Braso, pelas vossas manifestações, sempre pertinentes, sempre corretas.

    Nota 1.000 para a postagem, Henrique. Está tudo aí.

    Paret.

    ResponderExcluir
  4. Grande Henrique!!

    Belo texto, sobre o momento dessa nossa Pátria Brasil! Parabéns!!!



    Orlando.


    ResponderExcluir
  5. Boa noite amigos,

    Nunca pensei que um dia veria isso... A torcida brasileira torcendo e vibrando com o Japão, mais que com a seleção brasileira. Sensacional!!!

    Para o torcedor não importa quem está em campo, e sim o que está em campo.
    Isso é o que leva publico aos estádios, luta, profissionalismo, emoção...sangue, suor e lágrimas!!


    Orlando.

    ResponderExcluir
  6. Amigos,

    Semana tumultuada de fato. Cheio de prazos estourados no trabalho, e morando próximo ao Maraca e trabalhando na Pres. Vargas ficava tudo muito complicado.

    Agradeço os elogios pela postagem, e posso dizer que só agora é possível ter uma noção melhor do que o Luiz já nos falava havia tempo.

    Vamos aonde isto tudo vai chegar, se é que vamos realmente sair do lugar.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia meu caríssimo Carlos Henrique.

    Posso lhe garantir uma coisa, pelo que ouvi de nossa Presidente ontem, pelo visto ela não entendeu nada o recado das ruas. Continua viajando na maionese e acreditando que no Brasil só existe ela o Lula e o PT.

    Pelo amor dos meus filhinhos, tamos funicados.

    Um abraço a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Luiz,

      Ontem estava ansioso pelo discurso dela e fiquei decepcionado. Discurso biscoito de polvilho, sem conteúdo ou recheio nenhum.

      Vai criar grupo de trabalho, vai convocar governadores e prefeitos para uma conversa, para criar um pacto pela mobilidade. Uma pena.

      Não precisamos de conversa e estudo. Antes de mais nada, atitude, coragem, e ação.

      Na quinta-feira, já tarde da noite, após ver vários noticiários, parei na TV Senado. Um grupo de senadores, ao vivo, debatia o fenômeno. Tudo bem, era só uma conversa de "compadres", uma solução não iria sair dali, mas algumas coisas interessantes eu observei.

      O primeiro fato marcante é que um grupo de senadores decidiu permanecer reunido enquanto houvesse manifestantes fora. Achei simpático e emblemático. Só que mas emblemático era a quantidade: 6 ou 7. E mais chamava atenção os presentes: Magno Malta, Cristóvão Buarque, Pedro Simon, Pedro Tasques, Paulo Paim e um Rodrigo não-sei-o-que do DF. E os outros? Cadê Sarney, Aécio, Lindbergh, Calheiros?

      Outra coisa que me chamou a atenção foi uma frase de Cristóvão Buarque: quando uma pessoa começa a quebrar tudo, é patológico. É doença, interna e coloca em tratamento. Quando 3, 4 ou 5 fazem isso, é quadrilha, prende, processa, e pronto. Mas quando 200, 300 ou 500 começam a fazer isso, você tem que primeiro tentar entender o que está acontecendo. Tem que punir, cobrar o conserto das coisas, aplicar a lei? Sim. Mas de nada adiantará só prender.

      O fato que a classe política não tem respeito e nem medo do povo. Pelo discurso da Dilma, continua sem medo. O respeito eu acho que vai ser muito difícil de ser conquistado.

      Abraços.

      Excluir
  8. Meu caro Carlos Henrique.

    O que está faltando neles, e isso ela não entendeu o recado, e moral e ética é o fim da impunidade e o respeito a coisa pública, a começar pelo próprio partido dela, e em todos níveis de poder, ou vc acredita que temos um Judiciário sério? Me engana que eu gosto. Obviamente existem exceções, mas é uma minoria tão pequena que é abafada pela maioria, que só quer se dar bem. Eu publiquei um comentário num blog aqui de Curitiba durante a semana e reproduzo para este BLOG para se ter uma ideia do meu sentimento e provavelmente do sentimento de todos que foram as ruas gritar.

    "Um país onde os ministros do STF são nomeados pelo Presidente para julgar seus interesses e o mensalão está ai como exemplo; um país onde o TCU é mero cabide de emprego para o companheiros, pois ao fiscalizar as coisas não toma nenhuma providência para consertar o que está errado; um país onde os Conselheiros dos Tribunais de Contas do Estado e Municípios são nomeados pelos Governadores para julgar sua contas, que coisa sensacional não?; num país onde Sarneys(falo no plural porque tem a filha e o filho que vão pelo mesmo caminho) manda no país mais que a própria Presidente, vira presidente do Senado e passa a bola para o Renan Calheiros, essa é tragicômica; um país onde a Câmara Federal abriga condenados pela Justiça e ninguém fala nada, recebendo entre salário e benesses quase 150 mil reais por mês; fora muitas outras coisas como 39 Ministérios para pendurar a corja e ser moeda de troca com o Congresso, como aumento de salários para certas camadas do poder, enquanto o resto que se dane; tudo isso a nossas custas, o que esperar desta Presidente? No meu entender nada. E ainda querem respeito da sociedade quanto ao patrimônio público? Não que eu seja a favor da bandalheira, muito pelo contrário, mas isto é o reflexo de tudo que está acontecendo nos poderes da República. Mesmo os bandalheiros estão dando a resposta a esta total falta de vergonha na cara dos políticos deste país."

    Pois é meu amigo, o meu sentimento é este de repúdio, de raiva mesmo, e as vezes transfiro isto para o futebol, por ver que o esporte vai pelo mesmo caminho da política federal: o poder a qualquer preço, mesmo que tenha que acabar com alguns.

    Um grande abraço e bom final de semana meu amigo.

    ResponderExcluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG