Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

10 de abr. de 2013

BOTAFOGO VENCE OUTRA DE 3


BOTAFOGO 3X1 FRIBURGUENSE
Coloquei a minha mão sobre as Taças


Os gols da partida - Lancenet
Olá meus amigos.

Este “Na TV” aí acima hoje se deu pela metade, já que todos trabalhamos e não temos condições de acompanhar jogo que começa às 4 horas da tarde. Bola fora, mais uma vez, para a politicagem que interditou o nosso estádio. Mas o time entrou em campo, segundo o relato que acompanhei pelo rádio, imbuído daquele espírito de marcação firme que tem sido a marca do Botafogo e assim, não demorou muito para fazer os 2 gols deste etapa. O primeiro tempo acabou com 2x0, o primeiro num chutaço do Bolívar no canto esquerdo do goleiro e o segundo, em bola mal atrasada pelo zagueiro e muito bem aproveitada pelo Fellype Gabriel, hoje até jogando de forma discreta.

Bolívar comemora o primeiro gol, o seu quarto desde que chegou ao Botafogo

No segundo treino.. ooppsss.. tempo, teve uma bola na trave do Seedorf em cobrança de falta aos 17 minutos e muita cadência do time. Até a chegada do tempo técnico, nossa equipe andava pelo campo e, vez por outra, deixava o adversário chegar na nossa área mas nada que assustasse ao Jefferson. Nesta parte do jogo a torcida já pedia pelo Vitinho, pois o que precisávamos era de velocidade para chegarmos ao terceiro gol. Isto (a entrada do 31) só se deu quase 4 minutos depois (no lugar do Fellype), vez que a velocidade do jogo vista em campo já era a deles, com nossos atletas passeando pelo gramado, como num segundo TREINO conforme falei acima, e não num jogo para valer.

E aí, com Vitinho em campo, o time ameaçou voltar com a velocidade da primeira etapa. Num belo toque de cabeça do Seedorf, Lodeiro perdeu o gol aos 23 minutos, chutando com a esquerda mas pelo lado direito do gol, mas ficou nisto. Aos 29, Renato entrou no lugar do Rafael Marques para dar mais posse de bola ao time no meio de campo mas a lentidão continuou. Passamos então a viver dos lampejos do Seedorf que, a esta altura do jogo, poupava-se visivelmente. Aliás, vários atletas receberam orientação para que segurassem a onda e não corressem os dois tempos. Isto jamais seria admitido pela comissão técnica mas quem acompanha futebol sabe.

Só que nas boas fases tudo ajuda. Aos 34 minutos, o ataque deles avançou sobre a nossa marcação que a esta altura dormia em bons colchões de mola e, sozinho, seu atacante chutou no poste. O rebote daria condições de gol visto terem eles chegado com três homens na área mas que nada. A volta da bola da trave foi nas mãos do Jefferson. E aí meus amigos, Vitinho neles. Numa jogada em que a defesa adversária abriu, Lodeiro passou para o garoto que fez aquele deslocamento rápido e sapecou as redes, marcando o nosso terceiro gol. Lucas, que ficou no banco para se poupar para a maratona de jogos, substituiu Lodeiro aos 36 minutos só que, a esta altura, o sono era tanto que, numa jogada (mais uma) de desatenção da nossa meia, o jogador adversário pegou a bola pela meia esquerda e fuzilou as redes do Jefferson. Tomamos nosso primeiro gol em 7 jogos e neste, Jeff também foi na bola com sono. No fim, Renato ainda deu um chute que merecia sorte melhor, mas a bola foi para fora e não nos deu a chance de chegar ao quarto gol.

Eu ainda não posso apostar que temos um número 9. Vitinho é garoto e, definitivamente, não está pronto para um brasileiro mas aí, vai que....? O Vitinho, neste campeonato, é o Dimba/97 (só que com muito mais técnica) e, acho que irão concordar, é também o Caio/2010. Tomara que não volte à fominhagem que fez o Caio se perder em General Severiano.

Os primeiros comentários que estou ouvindo do rádio estão elogiando a primeira etapa mas criticando com veemência a segunda, falando até em bagunça tática. Não concordo com esta opinião, já que foi justamente este segundo tempo que assisti pela TV. O time desta vez saiu matando, fez o placar e se poupou visivelmente, pois a maratona de jogos só está começando.


Amigos. parodiando o Silvio Santos, não vi mas gostei.


Conforme o banner aí em cima, nem "Fui ao jogo" e nem vi "Na TV". Fui de rádio, no celular, junto com Tempo Real na Internet, tudo meio sem atenção.

Iniciado o jogo, ficou explicada a poupada no Lucas. Ele está suspenso na Copa do Brasil e não atuará na primeira partida contra o Sobradinho, ou seja, já está correndo o planejamento para a importante competição. Ponto para o Oswaldo de Oliveira e a comissão técnica.

Interrupções no trabalho, volto ao rádio, olho na Internet e já está 1 a 0 Botafogo, gol de Bolívar. Luiz com toda razão, tudo indica que está ficando fácil, muito fácil. Volto ao assunto depois.

Logo a seguir, bobeira da defesa e gol de Fellype Gabriel. Botafogo passeando em campo, tudo simples demais. Fomos ao intervalo.

Voltamos com mesmo time, mas sem a mesma vontade. Friburguense cresceu, era isso que eu ouvia, e não matávamos o jogo por total falta de pegada e vontade. O time acomodou. Realmente, com esta situação na tabela e 2 a 0 no placar contra time pequeno, é difícil manter a concentração e não pensar lá na frente.

Oswaldo resolveu mexer. Tirou Fellype Gabriel e colocou Vitinho, ótima substituição, tanto para poupar de vez o jogador do meio que tem sido peça importante, como para colocar a vontade, juventude e velocidade de Vitinho. Depois tirou Rafael Marques e colocou Renato. Nesta substituição fiquei confuso, talvez um teste para ver o time com três volantes, ou como ficaria o Renato de meia.

Com esta formação Vitinho balançou as redes mais uma vez, mesmo com o time não estando bem. 3 a 0 no placar e garantia de fatura liquidada. Mas ainda teve tempo para tirar o Lodeiro e colocar o Lucas, o que me deixou mais confuso ainda. Como ficou o time? Dois laterais direitos? Edilson ficou mais na defesa e Lucas fez papel de meio-campo jogando de ala?

Não sei. Só sei que o Frisão conseguiu seu golzinho de honra para fechar o placar em 3 a 1. Estamos classificados para as semifinais da Taça Rio. Isto implica que basta jogar bem e vencer 2 jogos para conquistarmos o estadual. Para ser o primeiro do grupo bastam dois empates nas próximas partidas. E com duas vitórias, teremos o primeiro lugar na classificação geral. Está tudo encaminhado, temos saldo de gols na Taça Rio que é praticamente o dobro do segundo maior, 4 vezes os terceiros maiores.

Sobre atuações, eu ainda quero ver o Edilson atuando. Hoje o que ouvi é que ele não foi bem, mas não julgo por uma partida só. Espero que o Oswaldo insista neste trabalho de dar ritmo a ele e ao Gilberto, e a todos os jogadores que tem atuado pouco. Precisamos encorpar este elenco e uma parte disso pode ser feito com quem já está aí mas não vem sendo utilizado.

Teremos mais um treino no fim de semana, e depois partida muito séria no meio da semana, aonde o objetivo será eliminar o jogo da volta.

Abraços!     
   

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

7 de abr. de 2013

OUTRO 3 A 0 E A JUSTA LIDERANÇA

BOTAFOGO 3 x 0 OLARIA



Outra vitória, outro 3 a 0,  a justa liderança, que de fato nunca deixou de ser nossa, só nos foi tirada pelos adiamentos de jogos, e continuamos, e só nós, com os 100% na Taça Rio.

Mais alguma coisa para se falar? Sobre a campanha, não. Sobre o jogo poderia enaltecer as atuações de Lodeiro e Vitinho, mas deixarei isso para o Paret. Discorrer sobre o andamento da partida também não será o caso, 3 a 0 com gols no segundo tempo, o primeiro de Lodeiro e dois de Vitinho. Mas não, vou escolher falar sobre o treino. Sim, o treino que esta partida foi.

Para começar, entramos sem Seedorf, Jefferson e Dória. Então era momento de se observar Renan, que não precisa de teste, só de ritmo, André Bahia, que já havia atuado mas em circunstâncias diversas, e Bruno Mendes.

O que posso dizer é que os 3 foram bem. Renan não teve trabalho, mas mesmo assim mostrou tranquilidade, André Bahia parecia preocupado em aparecer bem, e apesar da tensão se saiu bem, e Bruno Mendes continuou devendo, apesar da atuação não ter sido tão ruim. É claro que o tipo de jogo do Botafogo não facilita o trabalho dele.

Ainda em observação tínhamos Rafael Marques e o próprio Oswaldo. Rafael repetiu as atuações anteriores, mostrando que pode ser jogador de elenco, mas não pode ter vaga garantida mesmo neste time do Botafogo que almeja muito mais que um título estadual.

E Oswaldo foi bem. Vendo que o time dominava a partida, que o gol era questão de tempo, e sabendo que a vitória era importante, tirou Mattos no intervalo, que cometeu alguns erros bobos, e colocou Renato, o que melhorou bastante o passe e a saída de bola. O principal disso foi poder ver Renato atuando novamente. Acho que ele pode ajudar muito este elenco, e era partida para esta volta.

E mais, já com 1 a 0 no placar, ficou claro que precisávamos de velocidade, e a primeira opção era a entrada do Vitinho. Pensei nisso, a torcida logo em seguida também, e pediu nosso garoto em campo. Oswaldo atendeu, mas fez uma substituição errada. No meu entender era para tirar o Rafael Marques e deixar o Bruno Mendes. Ele fez o contrário, mas fazendo a recomendação de que Rafael ficasse mais na área. Palavras em vão, Rafael não mostrou presença de área, mas a entrada do Vitinho incendiou a partida.

Vitinho fez um golaço, e pouco depois Oswaldo corrigiu o erro, tirando Rafael Marques e colocando Henrique. Neste caso foi um duplo acerto, pois mesmo tendo só uns 10 minutos, era mais uma oportunidade para o jovem atacante entrosar e ganhar ritmo de jogo.

Vitinho, autor de dois golaços na vitória por 3 a 0

Mas quem continuou brilhando foi Vitinho, que fez outro golaço. Um jovem, moleque, que vem atuando de meia-atacante, mas que acho que deve ser enquadrado na categoria de segundo atacante, jogando mais junto da área e com atribuições mais relativas de criação e marcação.

Agora espero que Oswaldo de Oliveira siga o trabalho de reabilitação e engajamento do elenco. Mais peças precisam entrar em campo nas próximas partidas.

Antes de finalizar, só uma provável constatação. Creio que não tem sido só a escalação da dupla de volantes Mattos-Gabriel, ou a zaga mais firme com Bolívar, Dória ou André Bahia, o motivo de tomarmos quase nenhum gol. A participação simples, discreta, mas sem inventar história e criar riscos desnecessários de Júlio César tem sido fundamental. Não há mais a velha avenida na nossa esquerda, uma que já recebeu o nome de Azevedo-Ferreira.

Abraços.




Os belos gols da partida - Lancenet
Fogão 3x0, show do Vitinho. Imagem nem precisa, visto o belo visual desta postada aí acima pelo Henrique.

Nosso time precisava de goleadas como a da última quarta em cima do Vasco, precisava de disputas como as da Taça GB há 20 dias mas igualmente, precisava também de um jogo assim, com um pequeno desesperado e fechando o jogo à sua feição até com certa determinação, não dando espaços para os nossos inoperantes homens de frente (coloquei no plural mas falo do Bruno Mendes).

Bruno, definitivamente, não está em boas condições para ser titular mas em outra ponta, Vitinho também não tem se mostrado ainda um atacante pronto para sair jogando e ter bom rendimento. E como Henrique não vai mesmo dar em bola (o que joga no time e não o blogueiro.. haha), a solução é a sempre reclamada, de trazer um veterano matador (Denis Marques, Borges, He-man ou qualquer outro aí) para que este atleta, com a sua experiência, vá colocando os nervos da garotada no lugar. Sobre Bruno Mendes, já está na hora de pedir aos seus empresários que o levem e sejam felizes.

Mas aí está, mais um 3x0 com cara de 4 ou 5, jogo no qual tivemos sim dificuldades com a retranca deles e também com uma certa preguiça do nosso time no primeiro tempo mas o momento e a superioridade do elenco do Fogão fizeram a diferença para se alcançar o resultado no placar. Somos líderes da chave, seremos de todo o campeonato se vencermos na quarta e isto é o que importa no carioca, para levar a vantagem do empate para as fases finais (de Taça Rio e da decisão, se houver).

Está valendo muito a pena ver esta evolução do Botafogo galera. Vivas para a agora compreendida maneira de jogar do Rafael Marques, um dos mais importantes jogadores em campo (mais uma vez). Distribui bem o jogo, com qualidade e inteligência e só desejo que mantenha este nível no brasileiro. E finalmente, menção honrosa para Nicolas Lodeiro, o pequenino uruguaio que se agiganta em campo com a sua técnica mas, principalmente, com a sua vontade de jogar, do primeiro ao último minuto. Parabéns ao uruguaio pelo golaço, de oportunismo e técnica. Vamos que vamos.

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG