Mas o time cedeu o empate
Botafogo 1x1 Ceará
PRÉ JOGO
- Notícias
- Marcelo, ex Real Madri. Uma notícia veiculada pela ESPN informou que o atleta, sem clube, continua no radar do Botafogo. É um 'projeto pessoal do Textor ", segundo a reportagem.
- Igor Gomes, do São Paulo, outro nome muito ventilado nos últimos meses, não renovou com o clube e fica livre para assinar outra agremiação a partir de outubro. Vem sendo informado também que o Danilo Barbosa (Nice) está bem encaminhado e mesmo quanto ao Tiquinho Soares.
- Escalação:
Novidade no blog a partir deste jogo
O PALPITE DO HENRIQUE
O editor Carlos Henrique aposta que o time pode ir a campo com: Gatito, Saravia, Sampaio, Adryelson e Daniel Borges. Tchê Tchê, Lucas Fernandes e Eduardo. Luís Henrique, Erison e Jefinho.
E o time foi a campo com:
_______________________________________
O JOGO -
1 - Ainda não temos time (conjunto) e ao enfrentarmos times mais arrumados, que jogam junto há muito mais tempo, sempre vai haver dificuldade no confronto.
2 - Alguns atletas têm um limite. Um teto, um estágio de desenvolvimento que não vai ultrapassar este limite: Saravia, Daniel Borges, Sampaio e hoje em dia, até o próprio Gatito. Num time como o do Ceará eles podem se encaixar: num dos 12 grandes, mal servem para reservas.
3 - Matheus Nascimento: a única boa jogada feita por ele perto do meio de campo (longe da área, para melhor explicar), foi aquela roubada em cima do Lucas Lima (Palmeiras) em 2020. Ele tomou, carregou até à grande área e rolou para o gol do Navarro. No mais, ele é jogador de área e, mormente tendo que se adaptar ao elenco principal, vai desaparecer se o obrigarem agora a sair para buscar jogo.
E foi isso. Abrimos o placar cedo mas num erro crasso de marcação, permitimos o empate. Falando sem clubismo, eles mereceriam muito mais o segundo gol do que nós.
O JOGO -
A realidade.
1 - Ainda não temos time (conjunto) e ao enfrentarmos times mais arrumados, que jogam junto há muito mais tempo, sempre vai haver dificuldade no confronto.
2 - Alguns atletas têm um limite. Um teto, um estágio de desenvolvimento que não vai ultrapassar este limite: Saravia, Daniel Borges, Sampaio e hoje em dia, até o próprio Gatito. Num time como o do Ceará eles podem se encaixar: num dos 12 grandes, mal servem para reservas.
3 - Matheus Nascimento: a única boa jogada feita por ele perto do meio de campo (longe da área, para melhor explicar), foi aquela roubada em cima do Lucas Lima (Palmeiras) em 2020. Ele tomou, carregou até à grande área e rolou para o gol do Navarro. No mais, ele é jogador de área e, mormente tendo que se adaptar ao elenco principal, vai desaparecer se o obrigarem agora a sair para buscar jogo.
E foi isso. Abrimos o placar cedo mas num erro crasso de marcação, permitimos o empate. Falando sem clubismo, eles mereceriam muito mais o segundo gol do que nós.
Do Contra
Bem, como Paret colocou no início da postagem, resolvi fazer um exercício para entender a cabeça do Luís Castro, e contrariando o que havia sido noticiado no FogãoNet , resolvi especular uma escalação, e errei só um jogador: achei que Cuesta não estaria pronto para retornar ao jogo usando máscara e especulei que iria estrear o Adryelson.
No meu entendimento Castro iria na segurança de lançar Daniel Borges na esquerda e Saravia pela direita, sem arriscar DG de titular. E na falta de Piazon lançaria Luís Henrique na direita, enquanto repetiria o meio de campo que começou contra o Athlético-PR: Tche Tche, Lucas Fernandes e Eduardo.
O que vejo de positivo: já existe um esqueleto de time, que é basicamente este com Piazon fazendo a direita, mais como quarto homem de meio, no lugar de Luís Henrique, que não atuou bem.
O esqueleto de Castro então deve ser: Gatito, Daniel Borges, Sampaio, Cuesta, Marçal, Tche Tche, Lucas Fernandes, Piazon, Eduardo, Jeffinho e Erison. Com retornos de Sauer e Rafael podemos ter mudanças, assim como se chegarem Danilo Barbosa e Tiquinho Soares.
Não vou entrar em mais detalhes do jogo em si, só gostaria de salientar que Botafogo, Goiás, Coritiba e Avaí subiram da B ano passado, nessa ordem. E neste momento temos Botafogo décimo-segundo com 25 pontos, Goiás décimo-terceiro com 25 pontos, Coritiba décimo-quinto com 22 e Avaí décimo-sexto com 22, sendo que Goiás e Coritiba ainda irão jogar. Trago isso para o argumento que é o desempenho esperado para o que os clubes trouxeram da B para A, mesmo considerando o investimento a mais feito com a subida.
A questão é que diferente dos outros 3 nós recebemos o aporte da SAF e fizemos investimentos muito mais elevados, e daí vem a expectativa de que estivéssemos em outro nível, logo se justifica a frustração.
E porque motivo não estamos nos saindo melhor? Separo 3 respostas parciais, que somadas talvez formem a explicação.
1 - Problema estrutural, o investimento e o time foi formado em cima da hora. Técnico, novas contratações, comissão, tudo chegou com o campeonato já começando, sem pré-temporada. O período de adaptação está passando agora, e daqui pra frente é que se espera melhores resultados. De fato, para mim deveria ter começado hoje.
2 - Problema conjuntural, muitas lesões inesperadas, com uma taxa de desfalques e improvisações muito elevadas. Isso acaba atrasando o entrosamento e o entendimento do grupo como um todo. Só agora consigo imaginar e entender como Castro vai entrar como time, e o acerto sobre a escalação me mostrou isso, seguirei fazendo este exercício de escalação nas próximas partidas, ressaltando, não estou apontando uma escalação que gostaria, mas o que acho que o Castro vai tentar.
3 - A resposta que todos querem: investimento mal feito. Colocou-se muita grana em jogadores duvidosos, ficando o mais claro de todos o PK. Essa terceira parte acaba sendo explicada pela primeira também, o investimento foi corrido, para montar um time minimamente competitivo, às pressas, e pelo visto o pessoal, do Textor até os auxiliares do Castro, não tinham essa visão de que é mais fácil encontrar um Jeffinho no Resende do que fazer um jogador semi-estrela encostada no Palmeiras ou na Europa, voltar a jogar bem.
No final das contas sigo acreditando no projeto, mas as coisas serão mais devagar do que os mais pessimistas estavam crendo. O time tem um esqueleto e começa a ganhar uma forma de jogar, mas ainda erra muito. Algumas peças terão que ser repensadas, PK é um, mas por exemplo o grupo de atacantes pro lado, Victor Sá, Vinícius Lopes e Luís Henrique, precisam mostrar uma fração maior do que Jeffinho mostra para permanecer no grupo, senão a solução será contratar mais um para a posição e dispensar dois desses três.
Aguardemos o próximo jogo com retornos de Marçal e Piazon, precisaremos muito dos 3 pontos.
COMENTÁRIO DO PARET
ResponderExcluirBoa noite!
Vejo na postagem "do contra" do Henrique uma conclusão importante: formamos o time com o torneio em andamento e só por isso tivemos tantas oscilações. Doravante, é bem possível vermos um futebol mais organizado.
Por fim, acho que a gangorra pode continuar mas não deveremos sofrer tanto quanto no primeiro turno.
Paret
Sem dúvida, e o excesso de contusões também complicou o processo de amadurecimento e entrosamento.
Excluiras vejo uma certa falta de garra e pegada no grupo. Esse é um problema que o técnico deveria trabalhar, e não sei se o Castro consegue.
Abraços.
Meu caro CH , primeiro bom dia. De tudo que vc escreveu só concordo com o item 3 e seu comentário acima.
ExcluirO time do Botafogo, eu nunca disse que era ruim e continuo achando que não é, e pode ter a certeza de que é muito superior ao do Ceará e de outros também. Na minha opinião o que está acontecendo é que são muito mal orientados por este arremedo de técnico que nós temos. O time não consegue se encontrar em campo, pratica um futebol de péssima qualidade, não tem padrão, uma peça não sabe o que a outra faz em campo, são todos querendo resolver as coisas a sua maneira, e isso é notório, treinam, treinam e não apresentam nada que se aproveite. O jogo contra o Athlético mostrou isso, se não fosse a qualidade dos jogadores não teríamos ganho.
Este péssimo técnico Luis Castro vai queimar o Matheus Nascimento junto a torcida para poder vendê-lo ao exterior, pois como já cansei de dizer aqui, o técnico não quer ninguém do time anterior a sua chegada, por isso ele é insistente com este Saravia, e está queimando também o Daniel Borges que é um dos melhores laterais que o Botafogo nos apresenta nos últimos tempos. Gatito Fernandes pode não ser hoje dos melhores mas é que nós temos e não pode ser descartado da maneira como a direção está fazendo, sempre foi a nossa tábua de salvação lá atrás e continua sendo, mas de repente não serve mais?
Esta situação é muito parecida com as empresas que são compradas e cujos funcionários são demitidos assim que nova direção entra. Já vi este filme várias vezes, senão como explica a entrada de Luiz Henrique no time, gordo sem as mínimas condições de sequer ficar no banco. Ressalta-se que ele não jogava a três meses, e entra para apresentar o quê? Só na cabeça do técnico ele poderá ser útil.
Estamos participando de apenas uma competição este ano, tempo de treino de uma semana inteira desde que o elenco foi formado, e vc diz que não há conjunto. Como isso se explica, é porque o elenco não sabe o que fazer em campo, pois a orientação é uma porcaria. O Botafogo entrava em campo em 2020 igualzinho, e olha que o time não era ruim, pelo menos para não cair, mas tínhamos Chamusca, Bruno Lazaroni e por fim Barroca, queriam o quê? Deu no que Deu. Comparar este elenco ao Goiás ou ao Coritiba, é sacanagem. Nos preparamos para ser muito melhores em qualidade se tivéssemos técnico, e só não estamos na zona de rebaixamento porque estamos dando muita sorte, pois até agora não apresentamos nada para estarmos onde estamos.
Não é pessimismo, é a realidade, e os exemplo estão aí na nossa cara, só não enxergamos o óbvio, este técnico não serve para o Botafogo, e se não mudarmos agora não adianta chorar no final do ano. O Flamengo mandou o seu Português embora contratou um meia boca que é Dorival Junior, e NÃO PERDEU MAIS. Engraçado não? O Atlético-MG mandou o seu turco embora e foi buscar o Cuca novamente, porque temos que aturar a Bosta deste Luís Castro. Algo tem que ser feito e URGENTE.
Bom domingo a todos.
Bom dia Luiz,
ExcluirDesculpe a demora em fazer um réplica. Só complementando minha explicação, ano passado disputamos o acesso com esses outros 3 clubes que usei na comparação, e subimos junto com eles nessa posição, 1o Botafogo, 2o Goiás, 3o Coritiba, 4o Avaí. E curiosamente estão todos os 4 próximos na tabela e nessa ordem.
O fato é que os 4, com recursos da visibilidade, cota de TV e premiação da A fizeram investimentos e deveriam estar melhor estruturados esse ano que o ano passado, mas os investimentos e a expectativa do Botafogo era muito maior, tanto pela SAF como por outras questões inclusive históricas.
Só que eu acho importante lembrar que até próximo ao fim do estadual o que víamos era o time em situação pior do que havia terminado a série B, tínhamos perdido mais jogadores relevantes do que feito contratações.
Eu não vou chegar, nesse momento, ao ponto de dizer que Luís Castro é péssimo e não serve para o Botafogo. Mas a verdade é que, assim como vários jogadores que chegaram, ele não veio pronto. Ele tem convicções e um entendimento sobre futebol que não incluí características do futebol brasileiro. Ele está aprendendo. Podemos esperar ou não? Devemos tratar de outra forma ou não? Ainda não sei.
Eu vejo um processo de construção de estrutura em andamento, e é promissor, o quanto que terá dedo dele, o quanto poderia transcorrer de forma mais tranquila com outras comissões técnicas é muito difícil de dizer. Acho que ficou claro o incômodo dele com algumas reações, a surpresa dele com alguns detalhes do futebol brasileiro, e como ele teve dificuldades com o excesso de lesões, para culminar essa semana, que só depois de postar e comentar eu fui ver que havia sido tão ruim, ele citou em entrevista jogador perdendo 4kg por conta da virose gastrointestinal, surto de piriri. Ele citou jogador que voltou aos treinos e não aguentou. Lembrei do Hugo entrando no jogo contra o Corinthians e passando mal, com a mão na barriga e ameaçando vomitar.
Há um risco de queda, e por mais que o campeonato esteja em um nível elevado, onde já passado um turno só temos um candidato forte ao rebaixamento, o Juventude, eu não nos vejo em risco evidente de queda, há uma possibilidade mínima disso. Com jogadores recuperados, como Cuesta, Carli, Marçal, Piazon, Sauer, Rafael, e ainda se tivéssemos as opções de Carlinhos e Kayque pelo menos no banco , esses dois não devem jogar esse ano, é improvável, muito improvável, cair.
Esperava mais do Luís Castro, e vou seguir dando um voto de confiança por conta das últimas 4 partidas, onde o time apresentou um padrão de jogo, mesmo tendo sido este jogo contra o Ceará o piro dos 4.
Mas como coloquei no final da postagem, precisamos muito dos 3 pontos contra o Atlético Goianiense. Se esses 3 pontos não vierem, e se não vierem com uma atuação consistente (não estou nem dizendo boa, como foi contra o Paranaense) a coisa poderá complicar um pouco.
Abraços.
Bom dia meu caro CH.
ExcluirVc tem as suas convicções e eu tenho as minhas. Continuo torcendo e muito pelo elenco e não por esse técnico que continuo achando que não serve para nós, pois assim como o do Flamengo e agora o do Corinthians pisavam e pisam na bola a cada jogo, culminando com a demissão do primeiro, pois o Flamengo não podia se dar ao luxo de perder jogos seguidos (estava em 12º quando foi demitido e o investimento era muito alto para os resultados apresentados) com uma orientação pífia como vinha tendo. Eu deixo a pergunta: porque nós temos que aturar isso, e até quando? O futebol brasileiro é cheio de peculiaridades e dificuldades, nosso técnico não está preparado para isso. Jogar na Ucrânia (acho) ou nos países Árabes é muito fácil, no Brasil a coisa complica.
Concordo com vc quando diz que temos que ganhar sábado de qualquer maneira nem que seja com gol de mão. O que realmente estou achando é que as atitudes dele não são boas com jogadores e explico novamente o que penso.
1. Queimou Kanu quando o colocou para jogar de central, coisa que nunca tinha feito, como não se deu bem foi para a reserva sem mais ou porque.
2. Queimou Luiz Oyama colocando-o como cabeça de área, coisa que ele não tem cacoete algum para tal, foi para reserva também, para poder escalar os que chegaram, coisa que Oyama não fica devendo em nada aos mesmos.
3. Tem que escalar Saravia, pois foi pedido seu a contratação, queimando Daniel Borges na esquerda e por tabela Hugo e DG que provavelmente aguardavam ansiosos a oportunidade, para escalar os novos contratados, o que ele não esperava é que Daniel Borges se deu bem na esquerda, e falando francamente Daniel é dez vezes melhor que este Saravia.
4, Está queimando Matheus Nascimento, fazendo o garoto a cada jogo entrar em uma fogueira danada. Como ele está dificultando a renovação, a melhor maneira de desestabilizar o jogador é colocá-lo para jogar sem saber onde e isolado na frente só recebendo tijolo. Ele como vc disse só tem 18 anos, e não está preparado para conviver com esses problemas, não é como o Jefinho que entrou, cagou para todo mundo e mostrou o seu futebol, cada um tem a sua personalidade e a sua maneira de ser.
4. Agora estão queimando Gatito Fernandes em banho maria, falando em contratação de um goleiro e coisa e tal, com o nítido sentido de mandá-lo embora.
5. E não vai demorar muito Erison será sacado do time, para colocar alguém que venha de fora, seja melhor ou pior.
Na minha opinião este tipo de atitude NÃO SE FAZ, principalmente com jogador de futebol, pois eles tem o poder de acabar com um técnico e principalmente com o time. E na minha opinião é o que está acontecendo, o técnico não tem mais ambiente para continuar comandando o time nem no vestiário e nem em campo.
De tudo que falei, pode ser que eu esteja vendo fantasmas ao meio dia, mas o que se apresenta é isso com certeza, ou todos são uns verdadeiros artistas, pois não se explica tanta má vontade de alguns em campo e a gangorra como diz o Paret
Um abraço.
Luiz,
ExcluirVocê tem um ponto, e muito bem embasado. O tempo pode mostrar que está com a razão, e minha resposta seria nesse sentido do tempo, mas vou pedir licença para não responder aqui, agora.
Eu e Paret estamos combinando testar um novo "formato" de postagem no Blog, que achamos que poderá ser bastante atraente. Posso adiantar que seriam postagens dinâmicas.
Então vou pedir licença para responder reafirmando o meu ponto, que não é antagônico ao seu, no texto da próxima postagem. Vamos ver se dá certo.
Abraços.