Botafogo contrata o CEO para
a aguardada reestruturação do clube
FINALMENTE
Uma empresa foi contratada para selecionar nomes para a escolha. Nomes foram vazados e o presidente avisou que o custo seria alto por conta deste detalhe. E finalmente, no decorrer desta semana, foi anunciado o nome do economista Jorge Braga, oriundo da empresa de telefonia Claro, para assumir o cargo. Com isto, vai haver a separação dos esportes amadores do clube da parte profissional, ficando o clube social, o remo e demais atividades não profissionais a cargo do sistema atual (dirigentes não remunerados, membros do Conselho indicados para funções, etc.). No tocante ao futebol (à parte profissional), o CEO (diretor geral) trará profissionais remunerados para gerir setores como o financeiro, o administrativo ligado ao profissional, enfim, o futebol como um todo.
Tudo vai ser passado para a responsabilidade do CEO, ficando o presidente sim, com o poder do "não", mas sem interferir no dia a dia, algo como um 'Rei de Espanha'.
No fundo, pode-se ver nesta medida a chegada da S/A, só que sem o dinheiro. Nesta parte (o aporte financeiro), fala-se que implementando a seriedade administrativa, o clube poderá conseguir captar dinheiro lá fora, o que (informam eles) poderia ser facilitado se o clube mostrar transparência e eficiência e com uma ajuda providencial: o Brasil é barato, o dinheiro vem em dólar e convertido, fica muito menos custoso para quem investe do que um clube médio europeu e, claro, com todo o potencial de base que têm os nossos clubes.
Em duas palavras, um resumo da idéia a ser implantada - "transparência e governança": dito pelo novo timoneiro do clube no dia da apresentação.
Aguardemos os resultados que isto trará.
É promissor, mas pode ficar só na promessa.
ResponderExcluirDepende do CEO ter realmente autonomia, e saber lidar com as interferências, que inicialmente serão muitas, sem apego ao cargo.
Se ele tiver apego ao cargo pode cair na politicagem do clube para conseguir permanecer, e aí as mudanças não vem. Tiro n´água.
Por outro lado, ele pode resolver bancar a posição, tentar transformar, e acabar chutado por não atender os interesses internos. Quem vence a queda de braço, nesse caso?
Creio que entre 6 meses e 1 ano nos mostrará que caminho está sendo perseguido. A chegada de algumas pessoas, e afastamento definitivo de outras, dirá fácil se o caminho escolhido tem futuro.
Abraços.
PS: além do CEO temos final do Carioca Feminino 2020 amanhã, Botafogo x Fluminense, e a partida contra o Vasco no masculino 2021 no domingo. Jogos muito importantes para este 2021 incerto.
Certamente. Mesmo com todos os nomes do ano passado afastados, temos que ver como o clube vai andar numa estrutura como essa.
ExcluirSobre o feminino, somos hoje, certamente, o melhor time do Rio. Tomara que elas joguem o que sabem e com calma, para evitar aquele resultado da final do brasileiro contra as catarinenses.
Paret.
Bom dia meus amigos.
ResponderExcluirComo eu havia me comprometido a comentar este assunto, aqui estou.
Me desculpem aqueles que acreditam que este CEO (KKKKK) irá arrumar alguma coisa, mais um para receber salário e aumentar as despesas que já não são poucas, mas na atual situação de emprego ele deve estar feliz da vida, pois conseguiu um ótimo salário, se vai receber é outra história.
Quando foi lançado o projeto da S/A, eu aqui vim e disse com todas as letras: QUEM VAI COLOCAR DINHEIRO EM UM CLUBE FALIDO COM UMA DÍVIDA DE 750 MILHÕES DE REAIS, E AINDA POR CIMA COM ALGUMAS DIRETORIA QUE TROUXERAM O CAOS AO CLUBE E NÃO SABEM O QUE FAZER MAIS PARA CONSERTAR TANTAS CAGADAS. Briguei com meu prezado amigo PARET (no bom sentido lógico) pois ele era um entusiasta do projeto, e por várias vezes lhe disse que isto não iria a bom termo, pois os Moreira Sales eram banqueiros e jamais iriam colocar seu dinheiro num clube falido e ainda mais tendo que aturar os Montenegros da vida, acertei em cheio. Criaram um Conselho de Transição que a única coisa que fez foi tirar o seu que estava queimando e colocar o Botafogo na segunda divisão do CB. Administração "BRILHANTE" seguiram o conselho firmemente, tira o seu antes que termine.
Agora entra este maluco dizendo "vamos profissionalizar o clube", e sem resolver os problemas antigos que não são poucos, saiu ao mercado comprando tudo que é porcaria que estava disponível, não vou citar nomes pois não vale a pena, inchou a folha de pagamento, não mandou embora as merdas que tinha e daqui a pouco a fonte seca e quero ver como ele se vira para colocar as despesas em dia. Esta é a profissionalização espetacular prometida? Ora, me desculpem precisa de CEO para identificar os problemas do Clube? O que o Botafogo precisa é de gente que vista a camisa do clube, que seja sério, honesto e que se dedique a levantar o clube da merda em que foi colocado. Ninguém administra prejuízo, primeiro fica livre dele para depois ai sim administrar algo para o futuro. Estamos no mesmo caminho que convivemos a décadas, ou seja, vive-se de resultado antes de qualquer coisa, e como o Botafogo só compra porcaria faz tempo, vamos ver até onde vai este caos em que se envolveu. Espero que este maluco da vez tenha um pouco de discernimento e possa pelo menos fazer a torcida sorrir um pouquinho novamente, eu sinceramente não acredito por experiência de vida e de Botafogo.
Todos os anos em seu início vemos o clube se enforcar em trazer uma penca de jogadores medianos pra baixo. Chega no CB as coisas vão de mal a pior aí começa o caos financeiro pois, não pode mandar ninguém embora, só no final do ano, e chega-se ao final do ano e renovam-se as esperanças da torcida com mentiras de que o ano seguinte será melhor. Este tem sido o filme que vemos há muito tempo, e eu já estou de saco cheio disso.
Infelizmente no futebol, seus dirigentes não são responsabilizados pelos seus atos temerários que cometem, cabe ao clube honrar as cagadas que foram feitas, e exemplos estão ai aos borbotões para servirem de como não se fazer novamente, mas de nada adianta, e o pior é que já nos acostumamos a isso entra ano e sai ano.
Um abraço a todos.
Bom Luis... por partes.
ExcluirÀ época dos Salles, assim que o projeto teve a abertura para ser implementado, entraram logo com a metade do valor e mais 1 milhão (ou seja, intuito de serem os controladores). Só que a turma da transição fez aquelas merdas todas e aí, saíram fora.
No caso atual, este CEO chegou para tocar daqui para a fente, só que chegou há 3 dias. Os caras precisavam começar a montar time pq o brasileirão começa logo logo, a CB já começou e não se podia esperar pela chegada dele para contratar.
Ele vai ser o geral, vai montar uma equipe e nesta equipe, terá o cara do futebol, tipo o Muricy tá sendo hoje em dia no S. Paulo, etc..
Se vai dar certo é outra coisa.
Não estou sonhando desta vez. Mas estou torcendo muito.
Paret.
Bom domingo Paret.
ExcluirLi atentamente seu comentário, e sinceramente discordo totalmente de seu pensamento, e podes tter a certeza mesmo torcendo muito as coisas continuarão da mesma forma como vem sendo conduzida a trinta anos, ou seja a busca de resultados dentro do campo para poder tapar o sol com a peneira.
Como disse lá em cima, não adianta vc trazer Jesus Cristo que nesta fórmula não vai dar certo. O Botafogo com 37 jogadores a sua disposição, isto é um absurdo sem tamanho. Tinha que enxugar o elenco, subir com o sub 23, contratar um meia com experiência e ir para o fogo sem medo, com um técnico motivador como o Cuca, e com uma folha de pagamento pequena, começar a pagar os pepinos que tem, pois a cada dia é uma penhora nova. Como administrar um clube nestas condições, num tem CEO que dê jeito.
As coisas são tão difíceis que vou lhe dar um exemplo prático. O Flamengo vendeu dois jogadores considerados prata da casa, Vinicius Jr e Paquetá, os dois por 30 milhões de euros cada. Só aí arrecadaram 300 milhões de reais. O Botafogo vendeu Caio Alexandre que considero muito melhor do que os dois juntos, eu acho equivalente ao Casemiro do Real Madri, por 4 milhões de reais. Isso é brincadeira. Mas sabe porquê? Porque tinha que pagar as pendências com jogadores e fornecedores, e acabou batendo com os burros na água pois pediram a penhora do dinheiro.
Pode ter certeza neste modelo não tem saída, resultado é o menor problema que temos hoje em dia, ou coloca os pés no chão e admite que estão falidos e entra em recuperação judicial até que possa colocar a cabeça pra fora do buraco, ou vamos chegar no meio do ano, começa tudo novamente. Não vai tardar vão vender o Mattheus Nascimento por uns 10 milhões de rais para pagar as despesas do mês.
Na minha opinião isto não é profissionalismo, isto chama-se empurrar os problemas com a barriga e jogar para debaixo do tapete.
Um abraço meu caro.
Olá, Luis!
ExcluirEu entendo. Sim, sei que o esquema tá viciado faz tempo e até mesmo falei, quando esta turma assumiu na última eleição, que ia esperar (sem pagar) prá ver.
Agora amigão, tomaram uma atitude nova que, entendo sim que não é atitude com provas de sucesso em nenhum lugar mas também fico no aguardo de que seja, pela respeitabilidade do contratado (um cara de grandes conglomerados), possam enfim conseguir contornar o buraco onde os aproveitadores meteram o clube.
Porque veja, se não esperarmos sempre que melhore, acaba-se o Botafogo.
Paret.