Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

6 de jul. de 2017

BOTAFOGO 1x0 NACIONAL-URU

LIBERTADORES - FASE DE OITAVAS
Primeiro jogo






Time vai ao Uruguai,
vence por 1x0 e encaminha
a classificação às quartas de final

O golaço do João Paulo


Este Botafogo 2016/2017 (desculpem insistir tanto nesta forma de chamar o nosso Glorioso) está com sorte ou organização? Raça ou competência?


Fui instado a falar sobre isto hoje, pela manhã, com um amigo adversário. Adversário, porém, coerente com o que acontece na vida real (do futebol, mais especificamente).

Pois eu digo: o Botafogo deste ano inteiro (que começou lá naquela vitória contra o Inter no Beira Rio, na estreia do Camilo) está com raça e sorte. Sim, meus amigos. Nunca vi um Botafogo com tamanha sorte desde que “me bato” com o futebol alvinegro. Já vi com raça, talvez não esta raça atual mas ainda assim, aquela raça, por exemplo, do elenco de 1981, que entrou no brasileirão como candidato a figurante e só não chegou à finalíssima por conta daquela bagunça no Morumbi. Águas passadas.

Muito se falou em contratações erradas mas, como contratar sempre o cara certo com tão poucos recursos? E Carli? E Bruno Silva? E João Paulo? E o que dizer da nossa base? Igor Rabelo teve que ir para o nordeste para pegar liga, voltou, começou claudicante e hoje, é um dos melhores zagueiros do campeonato brasileiro. Ontem, mais uma vez, o bom momento e a competência alvinegra falaram alto, quando Jair, percebendo a opulência do ataque deles (só tinha “tanque” rondando a nossa área), tirou o garoto, que ainda não sabe jogar pesado e colocou o enorme e raçudo Emerson Silva. Ele quase entregou o jogo sim, mas nos salvou do gol do empate numa das últimas jogadas.

É meus amigos. Ganhamos do Nacional do Uruguai lá na casa deles. “Só isso”. Não se trata de uma baba qualquer, mesmo que não esteja, atualmente, com um dos seus melhores elencos. É o Nacional, “lembram”? O tetra campeão da Libertadores. Falar nisto, se o eliminarmos em agosto, vamos “dotonar” de 13 a 14 taças, desde a dancinha do Jair em Santiago do Chile.

E o João Paulo, hein? Tímido e criticado no início, colocou a cabeça no lugar (palmas, de novo, para o Jair e o Antonio Lopes) e, num momento de aperto da partida, numa jogada mascada, rápida, foi capaz de raciocinar que só mesmo com cavadinha conseguiria colocar a bola para dentro. Que golaço! Do Matheus Fernandes não preciso mais falar: se tranquilizou em relação àqueles primeiros jogos tensos e hoje, assim como o foi no sub 20, já está sendo um dos cabeças do nosso meio de campo. 18 anos de competência e tranquilidade para ajudar (e muito) a trazer esta vitória de Montevidéu

Então é isto meus amigos. Não é nada não é nada, já somos o quarto melhor time das Américas, DISPUTANDO A PRIMEIRA DIVISÃO DO CONTINENTE. Claro que a periferia do futebol, para usar a gíria atual, pira.. rsrsrs. Vamos que vamos! A caminhada é longa, mas nossos valorosos guerreiros prometem dar o sangue por cada minuto de jogo. Bela vitória!


O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

10 comentários:

  1. O time jogou a vida, o grupo tá focado na libertadores. Mas não tem como o Botafogo jogar com essa intensidade todos os jogos infelizmente. Andrés e Valencia, ao que tudo indica, estão chegando. E vamu qui vamu!!

    Fooooogooooo!!!

    SAN

    Alexandre

    ResponderExcluir
  2. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

    Apenas enaltecer todos do elenco, vitória da garra, da determinação, da coragem, enfim deu tudo certo até o juiz.(rsrsrsrs)

    Não tenho nada a ver com isso, mas vou dar minha opinião: Matheus Fernandes não pode sair do time assim como, Bruno Silva, Lindoso e João Paulo. Problema do Jair Ventura, que se vire. kkkkkkkk Camilo que volte a forma e dispute posição, não tá com nada.

    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  3. Que jogo, tenso, pegado. É Libertadores, porra! kkk

    Olha, gostei muito, mas não tem nada ganho, não! Eles vem com tudo na próxima partida, mas tenho confiança que com apoio da torcida e entrando 100% ligados vamos confirmar a classificação.

    Concordo com o Luiz, o time é este, com raras e específicas modificações. Por exemplo, as substituições ontem foram certíssimas e oportunas. E que estes que entraram no final do jogo possam a vir disputar vaga de titulares mesmo. Teremos vários jogos de Brasileirão para dar oportunidades a eles. Não dá para seguir avançando só com 11, e felizmente não temos só 11 jogadores.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Concordo, Luiz Fernando. Nesse time meritocrático tem que jogar o que estiver melhor. Que o Camilo recupere na bola seu espaço. E essa fórmula meritocrática vem dando certo, que jogue jogador que estiver em melhor condições e não o mais "papudo". Marra não ganha jogo. Agora, o ponto forte do time é a marcação forte, e o nosso meio de campo é raçudo, e mesmo não tendo a criatividade dos sonhos tem feito o dever de casa, no osso, mas o que importa é a vitória, mesmo que seja de "meio a zero". Que time cascudo... estilo libertadores, mesmo! Bruno Silva parece que tem pelo menos um pulmão a mais, se não dois... kkkkkkk. Corre o campo todo e não para, é o motorzinho do time. João Paulo um pequeno gigante. Matheus Fernandes um garoto veterano. Pimpão, o Senhor Libertadores que não deixou o dele, mas deu a assistência "fatal", jogo coletivo. Carli foi o xerifão que nós esperamos dele, e fora as pixotadas até o Emerson se saiu bem. Até o Arnaldo esteve melhor, pelo menos na parte defensiva foi bem, na maioria das vezes. Quem quase complicou foi o V. Luiz, com a jogada de volei, que o juiz não viu... Ainda bem... Mas no geral esteve bem, como todos. Gatito um paredão à frente dos atacantes, que eram bem grandes. O time jogou ontem o que sabe, não foi a mesma pegada que o jogo contra o Patético mineiro. Parece que eles arranjam um gás extra,
    quando se trata de libertadores. Caraca, estamos com sorte em vários quesitos. Arbitragem, gratas revelações, jogadores "perdidos" resgatados e mostrando um nível excelente, mesmo que a técnica não seja o forte. Mas a garra, determinação e aplicação tática é pra ninguém botar defeito. Méritos para o Sr. Jair Ventura, que quando não inventa moda, consegue os resultados. E para os uruguaios que cantaram vantagem antes do tempo, sintam o gostinho de jogar com o "mais fraco". kkkkkkkkk Agora é esperar para ver se vem o Robinho, Valência, Andres Rios, e quem sabe o tal Luciano. E com o aporte dos que estavam no DM, como o Leandrinho e Luis Ricardo temos condições de rodar o elenco, para evitar lesões e termos melhores condições de disputar as partidas no Brasileirão, que é de tiro longo. Que venha o galim freguês.

    SAN

    Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que o tal de Valência já está acertado, vamos aguardar para ver qual é a do cara. Se valeu a pena ou é mais um Jacaré daqueles.

      Excluir
  5. Depois que Canales, Yacaré Nuñes e Salgueiro, acho que vão pensar duas vezes antes de vir. Não vão encontrar vida fácil se quiserem despontar. Pelo que vi são jogadores com idade para se valorizarem no mercado. Isso é bom. E se fizerem contrato com cláusula de produtividade, aí fica bom de mais da conta, como dizem os mineiros. rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Olá, amigos.

    Que vitória foi esta?..

    Que Botafogo é este? Será que o limite é a Taça personalizada? Será que, no nosso estádio, nós que até agora só ganhamos turno do carioca, vamos ganhar justamente o maior de todos os títulos possíveis aqui no país?

    E outra, alguém lembra se foi o Lindoso ou o Bruno quem lançou aquela bola para o Pimpão, na jogada do gol? Ali, viu-se um time que joga por música, que sai para a jogada e já sabe o que vai fazer em campo. O time (conjunto) está no seu auge.

    Paret.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fizemos a mesma pergunta em casa, e refiz agora no trabalho. Mas minha dúvida é se o lançamento para o Pimpão foi feito pelo Matheus Fernandes ou pelo Lindoso.

      Achava que tinha sido o Matheus, mas parece que foi o Lindoso. Por uma imagem de replay já ficou claro para mim que não foi o Bruno Silva, que já sai em disparada assim que a bola é lançada para o Pimpão.

      Abraços.

      Excluir
  7. Respostas
    1. Valeu, Alexandre! Me pareceu mesmo o Lindoso. Fiquei com a impressão de que o Matheus não estava naquele início de jogada.

      Paret.

      Excluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG