Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

22 de mai. de 2016

BRASILEIRO 2016 - SEGUNDA RODADA

Rodrigo Lindoso


Fogão vai a Recife, joga bem
mas só empata - 1x1

O gol do Botafogo - Fernandes

E vamos ao time que o Ricardo Gomes levou a campo hoje. Helton Leite, a zaga titular atual com o menino Emerson, o cobrador de faltas, ainda no banco para preservar melhor a recuperação das duas contusões, o Vitor Luis já como lateral esquerdo praticamente titularizado e no mais, Leandrinho , Fernandes e Neilton como atletas diferentes dos que começaram esta temporada (com o adendo de que o primeiro se tornou titular na reta final do carioca).

O time até tentou segurar o sufoco inicial do time deles mas infelizmente, em mais uma pixotada do Helton Leite, eles abriram o placar aos 17 minutos. Tomamos o gol justamente quando havíamos conseguido arrefecer o impacto do avanço do adversário, que jogava em casa e queria a vitória a todo custo. Claro que o time sentiu o baque.

Quase tomamos o segundo aos 21, com o time completamente nervoso mas vejam, eles não souberam aproveitar o melhor momento e acabamos por acalmar os nervos em campo. Começamos a chegar perto da área deles até que retomamos uma bola no meio, Ribamar recebeu livre na direita com tempo para virar-se para a área e cruzou. Vitor Luis escorou de cabeça e Fernandes, livre, empatou. Isto foi já aos 28 minutos e, claro, deu aquela tranquilidade ao time. Foi tamanha a tranquilidade que quase desempatamos logo no minuto seguinte mas Ribamar não conseguiu raspar a bola de cabeça.

Eu posso até arriscar a dizer que o time se tranquilizou tanto, apesar da quantidade de meninos da base que estavam em jogo, que passamos a mandar nas ações. Aquele nosso jogo de marcação começou a funcionar com tamanha eficiência que eles só foram ver outro escanteio a favor já aos 44 minutos e vejam, havíamos acabado de mandar uma bola na trave.

Foi uma pena, logo no início da segunda etapa, o Ribamar ter avançado sozinho com o Neilton até à área mas não ter cruzado, de novo. Perdemos um gol feito. Mas o nosso time não perdeu o seu posicionamento em campo e assim, perdemos o segundo gol aos 9 com Fernandes, aos 14 com Neilton mas neste momento, na volta da bola, perdemos o Carli por contusão, entrando o garoto Emerson em seu lugar.

Aos 19, Ribamar, que não funcionava no esquema montado pelo R. Gomes, saiu e entrou o Anderson Aquino e logo aos 23, este atacante que veio para resolver o problema da nove perdeu um gol idêntico àquele perdido pelo Neilton lá no início desta etapa. Aos 32, Gegê ia entrar em campo mas como o Neilton sentiu cansaço, Luis Henrique foi quem substituiu o garoto da 7. Aos 35, em outro contraataque, Anderson Aquino chutou na trave em bola que poderia apenas colocar. Já merecíamos a vitória mas infelizmente ela não veio, mesmo com chances de gol desperdiçadas a cada ataque mais organizado.

Vida que segue. Acabou sendo um resultado aceitável, pelas circunstâncias. Na quarta feira receberemos o Atlético-PR em Juiz de Fora.

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

3 comentários:

  1. Perdemos dois pontos, e o time se mostrou satisfeito com isso... jogamos melhor e deixamos de vencer um time horroroso que hoje se configura como adversário na luta para escapar do rebaixamento. Não gostei.

    Vitor Luís é sem dúvida o titular na lateral esquerda, o melhor lateral que jogou ali nesta temporada.

    No meio e no ataque estão nossos problemas, principalmente no ataque que cansa de perder gols. Fazendo esta média de 1 gol por partida não dá pra ficar tranquilo.

    No meio, tenho gostado do Leandrinho, mas não acho que ele seja "A Solução", então se não conseguirmos alguém logo a coisa pode ficar feia.

    Esse time do Sport é horroroso, tínhamos de ter vencido, e vejam, no segundo turno, se eles tiverem reforços e um técnico no banco, a coisa pode complicar, então o momento de vencê-los era esse.

    Agora é vencer em casa na próxima rodada, onde teremos outro adversário cheio de problemas... acho que esse ano vai ser campeonato de vacas magras, daqueles que leva o título o time que conseguir sobreviver no meio do lixo, pois está todo mundo muito mal. Por sorte o Flamengo está com um time tão ruim que vai ser difícil eles levarem mais essa carniça, pois é o tipo de campeonato que eles gostam de vencer.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom meu amigo Henrique, como diria aquele ex jogador que está preso em MG, vamos por partes... hehe.

      Não sei se o amigão tem acompanhado agora o futebol nesta virada de ano mas muitas coisas foram vistas e mudadas.

      Inicialmente, fica claro e evidente que precisamos urgentemente de um meia mais cascudo e um nove, que não sei se será o Aquino, para acalmar os garotos na frente. Na minha opinião, com a descoberta de que a base pode sim forrar o banco e ir entrando aos poucos, com estes dois atletas o time pode passar a fazer jogadas mais efetivas no ataque.

      Já quanto ao nosso esquema de jogo em 2016, isto é adotado há décadas, à larga, por equipes do grupo dos 12 e posso citar duas aqui só de cara: Corinthians e Grêmio. O primeiro, quando tem atletas de qualidade, é sim time de ataque mas quando monta um time mediano, cuida de marcar primeiro para, tomando a bola, sair em bloco. Isto fez do Botafogo o time competitivo que se mostrou até agora e, veja, no jogo de ontem fizemos exatamente isto para enervar o adversário. Do Grêmio então nem preciso falar: grande time pequeno, que chega a finais de Libertadores com André Lima e gente até menos qualificada. Fazem a sua história somente à base do jogo de destruição.

      Pois é este jogo de destruir, que é ajudado pela presença de 40 a 50% de meninos em campo e assim, possibilita o todo de correr os 90 minutos, que vem fazendo com que tenhamos bons resultados (há muito não iniciávamos uma CB com 4 vitórias). Ontem, o que se viu em campo não era o nosso time mal e o adversário pífio pois ele não é. O Sport é um time de razoável para bom e que se crescer na competição (e aí, é uma pena para eles terem gasto dinheiro com o insosso OO), vai longe. No planejamento, abandonaram a Copa do Brasil pela sulamericana, caminho que o Santa Cruz também deve decidir se toma.

      O time deles é bom Henrique, creia. O que perturba esses times é um adversário de peso jogar como joga um time pequeno organizado e aí, joga bem melhor, já que enquanto o pequeno se fecha mas tem medo do time do outro lado, um grande não teme o jogo. Por isso conseguíamos, depois do sufoco inicial deles, tocar a bola como se estivéssemos no Engenhão. Marcação no cangote, time compactado e adversário sem conseguir trocar 2 passes é motivo suficiente para a torcida cair em cima.

      Com os atletas que faltam e se eles vierem (andam falando de novo com o Daniel Carvalho), acho que o Botafogo poderá obter pontos fora de casa, improváveis para qualquer um dos outros grandes, a não ser que surja aí outro Cruzeiro daqueles 2 anos.

      Paret.

      Excluir
  2. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

    Eu deixei de comentar o jogo pois o que temos para dizer: o mesmo de sempre, jogamos bem e não ganhamos?

    O Campeonato Brasileiro é mortal para aqueles que desperdiçam as chances de fazer pontos quando podem e não o fazem, o melhor exemplo disso está lá na segundona, o Vasco. Quando acordou já era tarde.

    Infelizmente estamos perdendo chances ótimas de estar no topo da tabela. Se tivéssemos colocado as bolas para dentro quando tivemos as oportunidades com certeza estaríamos lá. Isso é preocupante e vamos ver hoje se conseguimos traduzir em gols os bons jogos que estamos fazendo.

    Um abraço a todos

    ResponderExcluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG