Não toma conhecimento do Náutico
e goleia - 4x1
Neste jogo de hoje, o meio de campo tão criticado foi trocado e pelo menos um dos reclamados, Daniel Carvalho, saiu jogando. O outro que entrou então, com as saídas do Tomas e do Otávio, foi o Camacho, ficando o Arão para compor o trio. O técnico devia lá ter suas razões para colocar o Camacho e não o Elvis e no fim, a composição do 11 hoje ficou a contento, como se pode ver pela chuva de gols hoje em Recife (vídeo abaixo).
Os gols do jogo - Youtube (ESPN)
Pela primeira vez no campeonato, vi um time mais desorganizado do que o nosso. Time desorganizado, é bom que se frize, no campo, na armação tática, na troca de passes e de saída de bola. Este aí me lembrou os Botafogos dos piores jogos. A desorganização deles era tanta que a ótima atuação do nosso time, que entrou jogando com focado em tudo o que acontecia nos três setores do campo, acabou por deixar, depois dos 10 minutos, o Botafogo mais preguiçoso, mais lento e cadenciando o seu jogo de forma a parecer estar dormindo.
Mas o que aconteceu então para que esta sonora goleada se tornasse realidade?
Vou ser sincero - a ruindade deles. Como se desmanchou o futebol do Náutico, de março para cá. Lembro que vieram ao Rio no primeiro jogo da Copa do Brasil e encurralaram o adversário daqui, quase conseguindo levar uma vitória para Recife. Pode ter sido perda de jogadores, algum tipo de briga interna, não sei. O que sei é que, daqueles pequenos que percebem a nossa sonolência e tocam eles a bola como se fossem o nosso time, não vimos nada neste Náutico de hoje.
Mas nem por isso pode-se deixar de enaltecer esta bela vitória. O meio de campo funcionou, Daniel Carvalho se houve bem e Camacho, mesmo não acompanhando os companheiros, não desafinou e ainda foi o autor do lançamento que resultou no primeiro gol. E a coisa foi tão bem que até o vagalume Luis Ricardo, que na primeira parte do jogo de hoje, além de nada produzir ainda atrapalhava várias jogadas do time lá na frente, na segunda etapa cresceu com o todo mas ainda assim, não tenho medo de afirmar que é um jogador de espasmos. Já quanto ao Sassá, que hoje também saiu jogando por conta da suspensão do Neilton, parece que descobriu o seu play ground. Que o time pernambucano consiga um patrocinador bem forte e o leve no ano que vem, para que o Botafogo possa fazer uma boa grana.
Então, com um adversário tão desorganizado, numa jogada de abafa no ataque, Sassá se embolou com o goleiro, conseguiu empurrar para o Navarro que chutou em cima do zagueiro mas como a bola voltou para ele, cruzou e encontrou o Sassá, já de pé, livre na área. Nota, repito, para o belo lançamento do Camacho no início da jogada. Este 1x0 aos 37 minutos serviu para deixar o time a cavalheiro, já que apesar da preguiça, não corríamos maiores riscos.
O segundo tempo começou bem a caráter para nós. Nem entramos buscando tanto assim o gol mas eles jogavam de forma tão desorganizada, que mal passamos dos 2 minutos e Sassá já estava fazendo o segundo gol, agora num belo cruzamento do Luis Ricardo pela ponta. É mesmo um adversário mais desorganizado, como time, do que o nosso.
Aos 18 minutos, Diego Jardel entrou no lugar do Camacho e logo na sua primeira jogada, fez um lançamento para o Daniel que cruzou mas Sassá, à frente do gol, perdeu o terceiro. E hoje, apesar do 'cai-cai' e da frouxidão quando trombava com algum marcador, parece que o Sr. Diego "L. Flávio" entrou com o pé abençoado. Aos 24 minutos, botou a torcida do Náutico para fora do estádio mais cedo, ao receber uma bola vinda do escanteio (jogada provavelmente ensaiada) e fazer um belíssimo gol, com direito a corte no zagueiro e tudo.
Logo depois, Ricardo Gomes tirou Carleto e colocou Diego Giareta mas o jogo seguiu morno, ou seja, nem eles faziam nada e muito menos o Botafogo se esforçava. Mas ainda assim, a goleada se armou aos 34 minutos, numa jogada em que a zaga parou e Arão cruzou da direita e encontrou Sassá livre para só escorar, marcando o quarto gol do time e o seu terceiro no jogo.
Logo depois do quarto gol, saiu o hoje apagado Navarro para a entrada do Vinícius. Já no fim, eles conseguiram o seu gol de honra, em impedimento, numa jogada parecida com a do nosso primeiro gol (só que este, com Sassá em posição legal, atrás da linha da bola). Foi um gol que de nada lhes serviu, já que haviam perdido o pique necessário para tentarem mais alguma coisa. Acho que a série A já está sendo vista sem binóculo.
O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer
O Botafogo já passeia, com a certeza de subir e a proximidade do título.
ResponderExcluirEstá faltando aquela garra, a faca nos dentes, necessária em competição mais equilibrada. Não fosse essa acomodação já estaríamos matematicamente na série A, e com larga vantagem (larguíssima na verdade) para o segundo.
Esta tranquilidade que vivemos propicia estes resultados como o de ontem, e também aqueles como do jogo passado. A atenção que entramos nesta partida, inclusive, creio que se deveu ao revés contra o Ceará. Mas diante das facilidades, logo se transformou numa natural, e traiçoeira, acomodação.
Com 12 pontos de vantagem para o quinto colocado, faltando 18 pontos a disputar, e 99,97% de chances de subir, a direção terá que trabalhar duro, para termos elenco competitivo para 2016.
E os 3 gols de Sassá reforçam o que venho dizendo: renovem com todos os garotos da base, ou dificultem a saída dos que já tem contrato longo e recebam proposta. Todos se valorizarão ano que vem. Mesmo ficando no banco.
Abraços.
É Henrique...
ExcluirAcho que uma vitória sobre o Bahia pode mesmo representar o acesso.
Analisando aqui a tabela, eu digo pode pelo seguinte motivo.
O Sampaio tem 50, ou seja, só faremos a distância necessária para não ser alcançado se ele, que vai jogar em Natal contra o ABC, perder o seu jogo.
Santa, Paysandu e Náutico também teriam que empatar seus jogos (têm 49 pontos).
O Santa recebe o Criciúma, ou seja, o empate é viável, o Paysandu joga no Mangueirão contra o CRB, um time que não costuma ir bem fora de casa e assim, poderá ficar a 13 pontos do Botafogo, contagem insuficiente para nos garantir a volta (como fez falta a derrota para o Ceará, mesmo nas nossas atuais circunstâncias, amplamente favoráveis).
E, finalmente, o Náutico vai a Salvador pegar o Vitória e aí sim, dificilmente sai vencedor.
Desta forma, o único a preocupar é o Paysandu mas veja que eles estão em declínio e assim, não seria de todo um sonho pensar que podem ficar no empate em casa.
Vamos aguardar. Sábado pode ser "O DIA".
Paret.
Bom dia caríssimos Botafoguenses.
ResponderExcluirAcho que não estou exagerando, mas se jogar sério não temos adversário nesta série B.
Plagiando o nosso Alexandre, tinha que ter amebice, quando não é juiz é bandeirinha.
Eu estou sentindo que não precisamos de Neilton não, se deixar o Sassá jogar e pegar ritmo acho que nosso ataque titular está formado. E com três gols, além de pedir música no Fantástico, vai ganhar elogio no BLOG, este muito mais importante. Além de ter achado a sua posição de destaque JOGOU PARA CACETE O GAROTO, PARABÉNS.
Só espero que o "técnico" o deixe jogar novamente, senão fica difícil a gente daqui torcer.
Um abraço a todos e bom domingo.
Bom dia Luiz... pois é meu amigo.
ExcluirO time ontem jogou com uma inteligência que eu só havia visto na partida contra o Flu, pela semi do carioca.
Já quanto ao garoto, parece mesmo que ali é a sala da sua casa. É o artilheiro daquele estádio. Que coisa não?
Um abraço e bom domingo.
Paret.
Fala Luiz Fernando... rsrsrsrs Pois então, além do gol irregular, novamente a palavra critério assombrou os amebas. O jogador do Náutico faltou bater no bandeirinha, em jogada que o Carletto deu bobeira (como sempre) e deixou ele tomar a frente e realmente fez falta, pelo que vi. Mas não levou cartão amarelo, e estando ou não correto na reclamação já tivemos dois expulsos mesmo reclamando com razão (W. Arão e Rodrigo Pimpão). Inclusive, anda não vi nenhuma outra equipe sofrer punição nesse nível (expulsão). Agora, numa reclamação muito mais discreta, o Daniel Carvalho levou amarelo... Isso entre outras "coisas menores"... De bom é que o inútil do Carletto vai reforçar o time, pois parece que está lesionado. Em relação ao acesso, não tenho dúvidas já tem algumas rodadas... O que falta é a definição do título, que ainda não está sacramentado, principalmente se considerarmos as "oscilações" do time, como na derrota para o Ceará, em casa. E como já disse lá atrás, o maior problema do Botafogo é manter a equipe durante o campeonato (vejam quantos já perdemos) e mantê-los para o ano que vem... Valorização é natural, mas o orçamento não "valoriza" na mesma proporção que o jogador. Além disso, temos que ver quem virá. Não precisa ser de "fechar aeroporto", mas tem que ser mediano pra cima, ou seja, para compor banco e/ou ser titular. Zaga, meio (principalmente), e laterais (principalmente a esquerda). Se mantiver o Neilton e o Sassá, acho que dá para o gasto, no quesito atacante de velocidade. Caso não vinguem no Carioca, contratamos pontualmente. Mas o meio de campo ainda é sofrível. E se traduz na dificuldade de sair jogando e construir jogadas, se bem que no jogo de ontem a saída de bola até que não foi problemática, em geral. Mas, estamos na série B... Vamos pra cima do Bahia pensando em título, porque ascensão já está no papo.
ResponderExcluirSAN
Alexandre
Bom dia Alexandre.
ExcluirOlha meu amigo, o que acho é que o time oscila, hoje, mais pelas sonecas (por achar que o adversário é baba) do que propriamente pelas deficiências, que existem mas que são bem menos pesadas do que nos adversários. Tive quase a certeza desta soneca quando fechou este jogo contra o Náutico: vencemos todos os ditos competitivos.. TODOS. Vitória fora (e aqui), Náutico fora (e aqui) e América-MG fora.
Paysandu fora (aqui, achamos que ia ser moleza e ainda assim, só não empatamos por causa do não gol do Sassá - mais uma amebice) e no jogo do Arruda, contra o Santa Cruz, perdemos o jogo numa só bobeira mas nem de longe nos dominaram.
Já quanto ao meio de campo, assim que o Gomes se ligou que não ia arranjar nada com Tomas e Otávio, mormente colocando o garoto numa posição em que ele, moleque, ainda não sabe jogar***, a coisa pegou. Em Recife, o Daniel Carvalho só precisava era ter a companhia do Elvis e assim, o jogo poderia ter dobrado a meta. Camacho até que não comprometeu, fez um lançamento de "adulto" para o lance do primeiro gol mas acho que o ideal para a meiuca é Daniel e Elvis.
***Garotos - alguns marcaram suas histórias de cara, como Pelé, P. C. Caju e Neymar mas outros (a imensa maioria) precisa de tempo, de ter a cabeça no lugar.
E mais... os que vingaram de cara, vingaram porque entraram para jogar de cara em verdadeiros escretes (até Pelé disse isto sobre a Copa de 58, a de que quem tinha que se preocupar com a responsabilidade eram Didi, Nilton Santos e Zagallo e que a ele, cabia apenas ir para a área).
Cito um caso clássico de como destruir no nascedouro um talento: Robinho. Quando surgiu, o treinador do Santos era o Leão e este, encrenqueiro que só, sabia como poucos cuidar da cabeça dos meninos. Pois escalaram erradamente o Robinho como líder de uma seleção sub 20 e ele e o time micaram juntos. Isto foi alardeado pela imprensa até que Leão, na volta do garoto, falou exatamente assim...."agora eu vou reconstruir a cabeça do Robinho". Ele conseguiu mas na vida adulta, o atleta acabou tendo excelentes momentos mas também padeceu do complexo de vagalume.
E porquê falei isso? Por causa da falta de cuidado que tiveram ao expor demais o Luis Henrique (que agora tá lá perdido como centroavante da seleção sub 17 e muito criticado, com razão) e pelo que estão fazendo com o Otávio. O garoto é bom, é até candidato a William Arão mas é isto, sua posição é mais atrás, é volante que sabe sair jogando e não homem de armação, e não um 10.
O Fernandes é outro: garoto que já poderia estar como titular efetivo, anda sofrendo de altos e baixos e tem que ser escalado com calma. Isto é o nosso elenco do futuro, de campo e também de grana. Não podemos queimar esta e as gerações que estão vindo e eu já vi os moleques da base dando show em preliminares no Maraca - tem muita jóia para ser lapidada e então, que tenham juízo e não as dilapidem.
Paret.
Meu caríssimo Paret, concordo com tudo que vc disse. Mas na minha opinião, o técnico é o responsável pelo lançamento dos garotos, fazer a cabeça deles é mais que obrigação.
ExcluirVc falou no Robinho, me lembro bem porque aqui só passa o futebol de SP, e vi por inúmeras vezes ele ser chamado de Robinho Arantes do Nascimento em alusão ao Pelé, pela imprensa paulista. O técnico nestas horas é imprescindível nas orientações a estas joias, que se queimam por puro preciosismo e vaidade, e as vezes pela condição financeira pré-existente e a nova condição.
No caso do Luiz Henrique a culpa foi do técnico se ele não está jogando hoje, pois capacidade técnica ele tem e de sobra. Agora se não fizer com que ele tenha experiência suficiente para encarar a sua maturidade normalmente, podemos não queimar ele mais toda uma turma boa e que tem plenas possibilidades e nos dar muitas alegrias. Mas isso depende fundamentalmente do técnico e não do próprio jogador, afinal já tivemos nossos 18 anos e fizermos muitas cagadas sem a devida orientação. O jogador foi usado numa hora em que se precisava, correspondeu plenamente os anseios do técnico e da torcida, e não teve o feedback necessário para colocá-lo na posição de peça imprescindível ao grupo.
Um abraço amigão.
É isso.
ExcluirUm fator citado por você - torcida. Também ela, aquela que grita nos estádios a perder a voz, sem a menor noção, também acaba queimando o atleta, por exigir a sua escalação sem se preocupar se é ou não a hora.
Paret.
Boa tarde,
ResponderExcluirHoje começa a 33ª rodada, com os seguinte jogos:
Boa Esporte x América/MG
Oeste x Luverdense
Santa Cruz x Criciúma
Hoje também vai ser realizado um jogo ainda pela rodada 32, entre Paraná e ABC.
Espero que o Botafogo entre no sábado com a mesma aplicação e atenção do último sábado. O Bahia é um adversário perigoso e se o time entrar da maneira como entrou contra o Ceará, com certeza as coisas ficarão difíceis.
Sobre elenco para 2016, hoje vejo como titulares Jefferson, Arão e Navarro. O volante tem grande chance de não ficar, assediado que está por um rival. O atacante espero que renove, pois vem nos ajudando e surpreendeu positivamente, já que poucos aqui o conheciam.
Um abraço a todos.
ExcluirOlá Cadré.
O América já tá no G4 e assim, não interfere na questão acesso rápido do Botafogo e, muito menos, na liderança, já que temos uma boa distância à frente.
Mas já quanto ao santinha e ao Luverdense, se perderem, ficamos na dependência dos jogos do Paysandu, Náutico, Sampaio e Bragantino para vermos se fechamos a rodada já praticamente na série A.
A pedida de hoje, então, é o jogo do Luverdense, que atua fora. O Santa pode vir a vencer em casa e assim, adia em uma rodada a nossa volta.
E sobre elenco, é forte o boato de que o Cruzeiro vai querer o Neilton de volta e que por isto, o clube estaria disposto a trazer o André Lima. Não sei como seria a formação, perdendo um atacante rápido, de lateral do campo e trazendo mais um para a área.
Paret.
Segundo site da UFMG estes resultados de ontem reduziram as nossas chances de acesso a série A de 99,97% para 99,95%. Hehehehe
ExcluirA probabilidade de título é que caiu de um valor acima de 80% que não lembro para "somente" 79,5%.
Abraços.
É Henrique. A vitória do santinha adiou a volta para a partida seguinte a esta de sábado. A derrota para o Ceará tá fazendo falta.
ExcluirJá quanto a outro assunto, o ódio ao Botafogo, vimos como a marrom agiu durante o campeonato. Ficamos lá em cima no G4 e na liderança e o campeonato era fraco (antes, quando estávamos no carioca, teríamos que nos preocupar - tudo, segundo quem escreve por aí - pois série B não era brincadeira).
Aí, vendeu-se a metade do time, perdeu-se o quase nada que se tinha de conjunto, fomos parar em quarto lugar e o papinho no PIG era de que o Botafogo tinha que se cuidar para não ficar fora do G4 porque tinha times muito tradicionais na disputa. Isto foi "gritado" a se ouvir lá nas pirâmides do Egito, mormente após aquela derrota para o Santa, lá em Recife.
Aí os atletas começaram a fazer o jogo encaixar, uma boa partida do Fernandes aqui, outra do Neilton ali, Navarro pegando o jeito e de novo, veio o papinho de "série B mais fraca de todos os tempos".
Se vencermos o Bahia, pode crer que esta lenga-lenga vai voltar com tudo.
Paret.
Paret,
ExcluirNem esquento. Sabe qual era a chamada no Globoesporte depois desse 4 a 1 no Náutico?
Probabilidade do Botafogo subir no próximo sábado é de menos de 1%.
É muita cara-de-pau. Não que fosse mentira, mas deturpa totalmente a mensagem sobre a realidade. Já subimos.
No próprio site da UFMG mostra:
http://www.mat.ufmg.br/futebol/dados/pont4prim_serieB.html
A probabilidade do time com 62% subir para série A é de 79%!
79% de chances de subir sem fazer nenhum ponto!
Ora, ora.
É o famoso PIG, fazendo eco com a turminha que acha que vamos acabar.
ExcluirMorro de rir quando voltamos e seus times apanham do Botafogo com gol do Tomas.
Ou então o outro que foi eliminado pelo Bill no carioca. Com gol de pênalti do goleiro Renan.
São mesmo uns pândegos.
Paret.