Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

8 de nov. de 2013

O PONTO G


Olá amigos do blog.

No final dos comentários da postagem anterior, Diogo veio com um dado importante sobre, primeiramente, o treinamento puxado lá no Engenhão nestes dias de chuva e depois, a composição da letra G deste brasileirão. Lembrava o nobre amigo a possibilidade de vir o G4 a virar G3 e assim, bateu aqui a luz, saí do torpor de estar começando a acreditar que o barco iria virar de novo para concluir: ISTO PODE ATÉ VIRAR G5, CARAMBA!!!

Como assim Paret?

Bom, primeiramente, a imagem acima, à qual montei a partir de gravuras disponíveis no Google, me veio à mente pela possibilidade de vermos o nosso elenco botar fogo neste negócio aí na reta final ou, em outra ponta, voltar a pagar o mesmo micaço de anos anteriores. Dito isto, vamos à análise do que podemos esperar das duas competições em andamento.

G5? Siiiiimmmmm! Claro! Quais os times que irão decidir a Copa do Brasil? Flamengo e Furacão. Ora, se o Furacão hoje é o segundo colocado, vencendo a CB mas continuando a mandar bem no brasileirão, fica lá em cima mas não entra na Libertadores pelo campeonato. O G4, com ele dentro, vira G5. Aí, temos o São Paulo correndo pela "Avenida Sulamericana", com chances que na minha humilde opinião não se comparam às do ano passado (eles podem esbarrar no Velez sem medo de errar) mas, ainda assim, se vencerem a sula, poderíamos sim passar a contar com um G3. G3 este que, por sua vez, visto à luz da premissa de um Furacão lá em cima, se tornaria novamente um G4.

Desta forma meus amigos, a única coisa que não pode ocorrer agora é o Botafogo começar a perder jogos como fez nos anos anteriores. No domingo, enquanto o Botafogo vai pegar o Inter lá, o Grêmio, terceiro colocado, visita o Cruzeiro e é bem possível que perca o seu jogo. Assim, na pior das hipóteses, voltaríamos ao terceiro lugar. Ato seguinte, recebemos aqui um Furacão preocupado com a decisão da CB e que, por isto mesmo, jamais viria ao Maracanã para tal decisão com a despreocupação com que veio o Goiás na última quarta-feira, desfalcado que estava dos seus principais atletas e tendo que tirar uma vantagem bem indigesta. Não bastaria ao Botafogo voltar a jogar a sério? Claro que bastaria.

De qualquer forma, continuo mesmo sem rumo, sem saber o que esperar mas, claro, contando que este ano, um ano de número final 13, a sorte não nos deixe pelo caminho pois no ano que vem, com Libertadores, claro que os caras de General Severiano não irão para a competição sem um camisa nove dos bons. Todos então de olho nesta letra (G) terrível para este nosso momento. Vamos lá Fogão! A torcida merece.
_______________________________________________________

P.S. Já com este texto pronto, a TV anunciou aqui que a Ponte se classificou para a semi indo enfrentar o São Paulo. O G4 pode mesmo perder uma das vagas no brasileirão.

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

19 comentários:

  1. Sem ver que tinha postagem nova, respondi o Diogo na anterior.

    Trago meu comentário aqui:

    "Essa dúvida é que mata...

    Pra começar eu nem sabia se iria ver o time no sábado ou no domingo. Parece que é domingo mesmo.

    Segundo, não imagino, por mais óbvia que seja, qual será a escalação.

    Terceiro, entrando jogadores, não sei se o cara vai ser um guerreiro, atleta, ou uma lesma mosca morta.

    Para jogar como jogamos contra o Goiás, time que estava pra lá de cansado e desgastado e correu e lutou muito mais que o nosso, realmente é melhor nem conseguir vaga na Libertadores, pois vai passar vergonha.

    Mas já vimos este time jogar muita bola este ano mesmo. Então temos que seguir acreditando, mesmo que duvidando.

    Que tenhamos boas surpresas este fim de semana.

    Abraços."

    Sobre informações da Sulamericana, assiti o jogo da Ponte ontem e ela venceu o Velez por 2 a 0, em 2 belos contra-ataques. Uma semi será Ponte e São Paulo. Na outra haverá Lanus, que eliminou o River, e mais alguém.

    Agora imaginem perdermos esta vaga na Libertadores para Atlético-PR, Goiás e Ponte? Não é impossível.

    Mas sejamos otimistas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

    Pelo visto o Botafogo está igualzinho homem procurando o ponto G na mulher. Totalmente perdido. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  3. Olá amigos.

    Já aqui nos comentários, em nova reflexão sobre os 'G´s', a sulamericana vai mesmo atrapalhar. Agora, a possibilidde de título sãopaulino passou a ser de 50% pura, ou seja, metade de chance apenas pelo olhar da matemática.

    Se formos também analisar pela técnica, considerando-se que deve ontem ter deixado a competição o time mais forte fora do país (o Velez), a coisa pode subir, dependendo destes anônimos que chegaram também à semi.

    Serão, sem dúvida, os jogos que passarei a acompanhar até o final, doravante.

    Paret.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aliás, sobre esta semi brasileira, só tenho uma coisa a dizer: tadinha da Ponte. A sanha globista de fazer um time lá da capital subir não vai dar a menor chance aos macaqueanos.

      Lembrei 77 e 81, quando foram roubadas por Corinthians e São Paulo, respectivamente.

      Paret.

      Excluir
  4. É Luiz,

    Acho que acertou em cheio. Se ficar procurando o ponto G não vai chegar a lugar nenhum. Mas se chegar junto, com pegada firme, encontra a satisfação de todos. hehehehe.

    Sobre a Sulamericana: Ponte x São Paulo, Lanús x Libertad.

    Lanús é argentino já conhecido, e eliminou o River com um 3 a 1 na casa deles. Já o Libertad, segundo informações de um tricolor, é o paraguaio que eliminou o Flu na Libertadores. Confere?

    Acho que as chances do São Paulo levar o título não são de 50%, mas de um brasileiro levar, são sim.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso Henrique. Faleu em 50% mas das chances de um brasileiro vencer, ou seja, apenas na matemática (teremos um brasileiro nas finais).

      E, claro, se o S. Paulo se cuidar contra o Libertad, decerto o time mais perigoso dos de fora do país, suas chances crescem enormemente pois o Muciça bocamucha, com certeza, vai colocar o time inteiro na retranca se houver o jogo de Assumção.

      Paret.

      Excluir
    2. Putzzz.

      - FaLEI em 50%
      - se o MuriÇA bocamucha (o Muricy do São Paulo).

      Num pequeno comentário, querendo fazer graça, enrolei tudo... hehehehe. Não soube brincar mas mesmo assim fui p/o balanço do play.

      Paret.

      Excluir
    3. Paret,

      Acho que você está desconsiderando o Lanús, mas ele chegou á semifinal:

      - eliminando o argentino Racing, por 2-0 e 2-1;
      - eliminando o Universidad do Chile por 4-0, 0-1;
      - eliminando o River Plate por 0-0, 3-1;

      Talvez tenha sido o caminho mais difícil até a semifinal. É pra ficar de olho.

      Abraços.

      Excluir
    4. Sem dúvida Henrique.

      Falei do Libertad por também vir sendo um time competitivo mas sempre surge, na surpresa, uma outra equipe dessas: já foi o próprio Velez, que foi subindo até vencer o Cruzeiro na decisão da Libertadores em pleno Mineirão, já foi a incrível LDU e tivemos igualmente a fase das Universidades.

      É uma pena pois não gosto mas, a partir de ontem, sou Lanús e Libertad desde garoto... hehehe.

      Paret.

      Excluir
    5. Hoje tá flórida.

      CORRIGINDO.


      Sou Lanus OU Libertad.

      Excluir
  5. Vamos aguardar o que o nosso Botafogo mostrará em campo domingo, contra o Inter. Em relação à Sulamericana, nosso interesse passou direto das quartas de final para a final, onde estará um dos brasileiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Cadré, mas não custa nada uma torcidinha pela Ponte. Se passarem, vai ser retranca contra retranca ao enfrentarem o seu adversário nas finais.

      Paret.

      Excluir
  6. Nossa maior preocupação é com o futuro de nossa torcida. Nós somos botafoguenses, morreremos botafoguenses. Mas, o que deixaremos para nossos "descendentes", filhos ou não? o que os batoguensesinhos verão no amanhã do futebol? Um América, um Cruzeiro, ou um São Paulo? o que nos aguarda? o futuro se constrói do presente, e a forma como o time atuou contra urubu e Goiás deixou a muitos de nós atônitos. Foi um ano que começou no "contra tudo e contra todos", torcida unida até a bela vitória sobre o Corinthians...depois algo se quebrou, como andei lendo por aí. Curiosamente, os jogadores receberam adiantado antes do jogo contra o Cruzeiro. Impuseram a seu gosto o critério de não se concentrar. Algo se quebrou, quebrou o encanto, e o antes encantador quis culpar a torcida por seu fracasso.

    Resta agora, como obrigação moral mesmo, a vaga na Libertadores. Como...isso agora é problema dos jogadores, que só se tornará nosso no momento em que o time corresponder ao grito da torcida. Todos falam em raça, pegada, marcação, correria..e eu acrescentaria...ENCANTO. SINTONIA.

    Acho que neste ano e 2013 podemos estar escrevendo o começo do caminho de para onde vai o Botafogo. Continuando a sina que vem desde 2007, cada vez menos meninos se tornarão botafoguenses. Se alcançarem a vaga na Libertadores, teremos algo a dizer de subida de degrau sobre este ano. Momento crucial na história do alvinegro. Espero que os jogadores tenham ciência disso. O meu receio, depois de sair pela primeira vez na vida em um intervalo de jogo contra o Fla, é que mesmo os mais renitentes torcedores percam o encanto. Como eu, e tantos outros. Se os torcedores praticantes abandonarem o time...o futuro será sombrio. Mas, como o Paret é sempre o mais otimista...eu o leio. Já o Henrique tenho notado uma queda para o lado sombrio do olhar, como o meu. Que o Botafogo nos surpreenda.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Diogo, o desânimo citado por você e notado no Henrique foi quase geral, mesmo para os mais otimistas e isso ocorreu após a derrota para o Goiás. Foi a derrota? Na minha opinião foi a forma como ela ocorreu. Se o time demonstra em campo total falta de vontade, esse sentimento se transfere para os torcedores, até pelo passado recente. O que precisamos é sentir nos atletas muita vontade de vencer, garra, suar sangue, enfim, honrar a camisa gloriosa. Confesso que busco sempre analisar tentando manter o otimismo do meu lado, mas a postura em jogo tão importante, de confronto direto, contra o Goiás, foi uma porrada de deixar zonzo, mas tento levantar rápido, antes do juiz abrir contagem.
    Saudações alvinegras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tocou numa questão "nevrálgica". Perder não é a questão, a forma como o Botafogo perde é que ferra com o torcedor. Perder jogando bola é ruim, mas não pesa. Agora perder jogando mal, sem gana, com apatia, sabendo que o time tem condições totais de apresentar muito mais futebol, isso sim desanima e desmotiva. E pior, abre flanco paras os gracejos e piadas (as gozações). Jogar sempre no limite possível é o que todos nós esperamos. Eu vejo isso nos times que você apontou. Limitados, mas se doando. Ponte, Portuguesa, Goiás, Bahia e até mesmo o Criciúma, que está no Z4, mas quando jogaram contra nós, deram sangue. O diferencial fica pela questão técnica e tática, além da questão física, que tem haver com a qualidade e quantidade do plantel. Mas é exatamente isso que você apontou, que eu vejo como o X da questão. Querem a torcida para "financiar o clube", mas querem que ela pague para ver num "cheque em branco". E na hora H levamos na cabeça, como foi com o a raposinha, flalido e mais recentemente com o Goiás. Aí cobram os ingressos "os mais caros" e querem que venha a torcida. Fica complicado essa "conta". Se não jogarmos sempre com a faca entre os dentes, ficaremos sempre na praia, pois ao contrário de "outras" equipes, o apito quando vem é 99% das vezes é contra, é pra ferrar.

      Excluir
  8. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

    Pois é meu caro Diogo, eu sempre disse aqui que a torcida do Botafogo é a mais otimista que conheço, pois de tanto levar lambada ela acredita sempre.

    Para quem assistiu a todos os jogos do Botafogo no Brasileirão e na Copa do Brasil como eu, em muitas vezes víamos o time ganhar sem convencer, muitas das vezes ganhávamos na mais pura sorte(grandes campeões precisam de sorte também) mas infelizmente ela não é eterna, e a coisa vem desandando há muito tempo. Por várias vezes São Jefferson operou milagres e nós em vez de levarmos uma sonora goleada saíamos de campo com resultado positivo. A realidade era essa. A gota d'água foi a derrota para o flalido, que soube muito bem aproveitar a fragilidade deste time que é mau escalado, mau armado, dependente de apenas um jogador que quando se sentiu cansado desmontou qualquer possibilidade de recuperação.

    E nossa torcida que vinha apoiando o time incondicionalmente caiu na real e viu que o futuro do elenco era o mais sombrio possível, sem falar que foi inacreditavelmente criticada por sujeito que nem Botafoguense é, o técnico. A resposta foi dada desde lá, nossa torcida só voltará quando sentir realmente que as coisas podem melhorar, e eu como um dos mais otimistas daqui sinceramente não acredito, vejo muitos falarem em Libertadores e eu também não acredito, e olha que se acontecer e não houver uma reformulação geral de tudo, vamos passar vergonha nesta competição, e virar mais motivo de chacota do que estamos sendo hoje.

    Vc, Henrique, eu e até o Paret aqui mesmo neste BLOG cansamos de apontar os erros, como nós acredito que a grande maioria dos torcedores fizeram o mesmo e a única resposta que podem dar infelizmente é não ir ao estádio. Para ver o que estamos vendo e melhor ir ao cinema que provavelmente sai mais barato.

    Enfim meu caro, o futuro da torcida do Botafogo é complicado dizer, lutamos contra tudo e contra todos como vc disse e muita gente cansa de apanhar principalmente os jovens, nós já estamos calejados e nem ligamos mais, mas eles nos dias de hoje não aguentam muito não.

    Vc lançou a questão muito pertinente por sinal, e eu estou lhe dando a minha humilde opinião.

    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Luiz. Sempre lúcido nos comentários. Sem dúvida, a torcida caiu na real. Mas, o encanto fica ainda mais perdido quando se vê o desempenho da relativamente modesta Ponte(sempre querendo jogo), o Bahia, contra nós, por exemplo, o Goiás, com jogo em cima de jogo...e o Botafogo, mesmo com meninos reservas, tão leniente em campo...vamos aguardar o jogo contra os jogos contra Inter e Portuguesa(esta não dá mole pra ninguém). Aliás, tenho reparado que muitos comentaristas antigos do blog sumiram...seriam decepção? seriamos nós os últimos dos iludidos ou esperançosos por vocação, apesar de críticos? a conferir.

      SAN

      Excluir
    2. Caro Diogo não preciso ir muito longe não, é só ver os jogos do Atlético-PR, comandado por um cara de 39 anos chamado Paulo Baier, o time se supera e está na final da Copa do Brasil e é o segundo colocado no Brasileirão.

      Excluir
  9. É amigos,

    Já falei por aqui, eu acredito, mas não sei se os jogadores acreditam. É possível conseguir a vaga na Libertadores, diria que é até provável.

    A derrota pro Flalido foi pesada? Sim, por ter sido uma eliminação e por goleada. Mas no jogo seguinte estava eu lá, torcendo e apoiando, e também cobrando, no jogo contra o Galo. E foi outra partida que ganhamos um pouco na sorte, um pouco na força de nossa defesa (não só Jefferson, mas Bolívar e Dória no geral mandam bem, mesmo errando mais como andam fazendo).

    Foi aceitável se entendermos que o time vinha de um baque, então foi ótimo, seria página virada. Mas o que vimos contra o Goiás? Mais apatia.

    Já falei aqui, eu era um dos que menos criticava Fahel e Alessandro, porque os dois lutavam, faziam tudo que eram capazes. Não defendia a permanência deles no clube pela limitação técnica, mas no geral não pegava pesado com eles.

    Sempre o que me deu raiva é ver alguém fazendo menos do que poderia. Ficar de corpo mole, ou enrolar. Não está a fim? Sai e dá lugar para quem quer.

    Não sei se é caso de corpo mole ou falta de vontade, mas sem dúvida está faltando gana e brios a este time. Bola eles sabem jogar, e por isso tem todas as condições de conseguir a vaga.

    Sobre os entreveros com torcida, sou um dos mais irritados com esta babaquice. Não sei se é coisa de fora ou de dentro do clube, ou os dois, mas acho um absurdo. Então coloco link aqui para dois textos sobre o assunto:

    http://www.fogaonet.com/noticia-em-destaque/colunista-alvinegro-defende-torcida-do-botafogo-tem-sido-bode-expiatorio/

    http://fogoeterno.wordpress.com/2013/11/07/caro-clarence-uma-carta-para-seedorf/

    Abraços!

    ResponderExcluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG