Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

24 de nov. de 2013

BOTAFOGO VAI A SÃO PAULO


FOGÃO ENCARA O SÃO PAULO
O G4 era a meta, mas ficamos no empate.
1x1


Oswaldo de Oliveira rendeu-se ao óbvio e mandou o time a campo Renato na meia, no lugar do Mattos. Claro que era a opção correta até à página 2 do manual de táticas de futebol, haja vista ter que haver a observação do tipo de jogo que iria trazer a campo o nosso adversário, ou seja, jogo jogado era para Renato, mas se viessem para cima e precisássemos de marcação, Mattos teria que sair do banco. Além disso, a intensa chuva em São Paulo nos deixava apreensivos quanto ao aproveitamento do Renato, temor este que se confirmou. Ele hoje não jogou absolutamente nada.

Ainda sobre o G4, entramos em campo já sabendo dos outros resultados que nos interessavam. Por goleada, o Furacão detonou o Náutico e o no jogo do Grêmio contra a Ponte em Campinas, empate suado. Fomos para o jogo com o seguinte cenário então: empatando permaneceríamos em quinto lugar, a um ponto do Goiás e 3 do Grêmio, ou seja, a derrota seria perigosíssima e até o empate não nos deixaria em posição muito confortável na tabela.

Pois foi sob este prisma que o nosso time entrou hoje no gramado do Morumbi, e, ainda, tendo que enfrentar o time deles completo. Como em quase todos os jogos fora neste returno, demos logo o primeiro mole, tomando um gol aos 3 minutos e a única coisa que podemos reclamar é que o atleta que anotou o gol estava impedido. Nada disto porém justificava a frouxidão na marcação. Não se pode nem dizer que estivemos apáticos em campo, não foi isso, mas não conseguíamos dar seguimento às jogadas, muitos passes errados eram dados de lado a lado do campo e Seedorf e Renato pareciam sentir o campo pesado.

A partir deste gol então, se teve algo que temi, já que o toque de bola do time adversário se intensificou baseado no belo futebol do Ganso, foi mesmo que o nosso sistema defensivo entregasse a rapadura. E isto não ocorreu, por vários momentos do jogo, por muito pouco. Aceitávamos as triangulações deles sem sequer esboçar um mínimo de pressão para que também errassem os seus passes. Numa das jogadas de marcação frouxa, já no segundo tempo, dois atletas nossos correram da defesa em direção a uma bola mas o levíssimo Ganso, vindo em sentido contrário, ganhou a dividida. GANHOU DOS DOIS.

E assim foi o nosso time, aceitando o toque de bola deles e não conseguindo fazer quase nada a partir da meia que pudesse se transformar em lance de gol. Para piorar, o juiz não deu pênalti claro em Seedorf aos 16 minutos e como não jogávamos para aproveitar bolas de ataque e por ali permanecer, tome sufôco em direção à nossa área. Para nossa sorte, também eles não estão em boa fase técnica e assim, sempre equilibrávamos as ações.

Bom, não aproveitávamos as bolas lá na frente para sufocar o adversário mas também nós soubemos pegar a nossa falta lateral e transformá-la em gol. Foi aos 27 minutos, quando Seedorf cobrou no segundo pau, Rafael Marques devolveu de cabeça na área e Elias escorou para o gol. Ufa, ufa!

Neste vai/não vai, eles tentavam chegar mas a fase não lhes é favorável ao passo que o nosso time, tocava, errava, acertava mas não levava perigo ao gol deles de jeito nenhum. Até houve uma falta cobrada pelo Edilson aos 43 minutos que quase resultou em gol, mas volume de jogo nós não tínhamos mesmo. E como a marcação no meio de campo estava frouxa. Meu Deus!

Mas apensar de tudo isso, voltamos para a segunda etapa sem alterações no time. Renato estava tão mal que aos 6 minutos, se desligou da marcação pelo meio e acabamos tomando uma bola na trave. Nem poderíamos adivinhar, mas neste exato momento, começou um sufôco que só foi parar lá na “curva da terra do nunca”. Vejam bem como ficamos nós à frente da TV. Aos 10 minutos, a coisa ficou particularmente feia, a ponto de eu achar que a casa cairia ali mesmo. Paulo Henrique Ganso simplesmente ignorou que existia sistema defensivo no nosso time e fez o que quis na nossa área, colocando a bola na trave esquerda. A esta altura, bola na nossa trave era picolé no parque. Finalmente, Oswaldo tirou o inútil Renato e colocou Mattos em campo aos 13 minutos e isto, pelo menos, fechou um pouco a marcação na meia.

O tal sufôco que começou aos 6 com aquela bola perdida pelo Renato, durou, sem medo de errar, até aos 25 minutos, quando Oswaldo já preparava Lodeiro para entrar em campo. E parou o referido sufôco pelo medo que os caras tinham do uruguaio? Claro que não. O sufôco parou simplesmente porque um ataque chuta, chuta, a bola não entra na primeira, na segunda e o tempo vai passando, a coisa acaba acontecendo como na Fórmula 1, quando um piloto tenta passar o carro da frente por mais de 20 voltas e tem que desistir, para não ter problemas de aquecimento com o calor vindo do motor do outro carro. Os caras aliviaram então a pressão. Bruno entrou aos 21 no lugar do Elias e isto já deu uma nova cara ao nosso jogo lá na frente, apesar de hoje o garoto não ter tido o desempenho do último sábado. Lodeiro, substituição já citada, entrou no Lugar do Hyuri aos 26 e assim que se achou em campo, a nossa movimentação melhorou muito.

Demoramos ainda para ir para cima deles. Nossa bola só foi chegar lá na área do Ceni, com jeito de jogada de time que quer vencer o jogo, depois dos 35 minutos desta segunda etapa. Mas, infelizmente, Seedorf, em duas ocasiões, apesar de ter preparado belas jogadas, perdeu o gol por duas vezes. Tiramos então os caras da nossa área mas lá na frente, com Seedorf provavelmente, sentindo o campo pesado, não chegávamos com qualidade ao gol. Ficamos mesmo no 1x1 e com a esperança de, finalmente, voltar ao G4 no próximo domingo, já que Goiás ou Grêmio, um dos dois, vai sair de lá (claro, com uma obrigatória vitória nossa sobre o Coritiba).

Foi um empate chato de aceitar mas, pelas circunstâncias deste jogo (campo pesado e os caras com todos os titulares) e pela derrota do Goiás ontem, terminamos a partida com ferimentos leves. Vida que segue. E um recadinho ‘singelo’ para o Felipão: “Ô BIGODE: VAI DEIXAR O GANSO DE FORA DESTA COPA MEU CHAPA?”

- Só para exemplificar, este São Paulo aí era até este jogo o terceiro colocado em aproveitamento no segundo turno do brasileirão. O nosso time, apenas o décimo. Olho vivo Fogão!
- Paulo Henrique Ganso. Se tem um atleta hoje diferenciado no futebol brasileiro, ESTE CARA É ELE. Uma pena não o vermos em campo em 2014 com a amarelinha. Pode fazer falta.
- Acho que no próximo domingo, finalmente, voltamos para o G4. É conveniente porém que o “Doutor” Oswaldo de Oliveira não só leia o que saiu na imprensa sobre o que disse o técnico do Coritiba mas que, principalmente, ENTENDA TUDO. Disse o "profexô" lá que o jogo contra o Botafogo é final de Copa do Mundo.

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

26 comentários:

  1. Amigos alvinegros:

    E o São Paulo veio com time titular, debaixo de chuva, 3 dias antes do jogo contra a Ponte. precisando vencer por 3 a 0. Raramente se vê isso em futebol, um time não precisar do resultado e não poupar ninguém. Aliás, o Santos também aprontou pra cima do Flu, mas não está em outra competição. Demos azar? talvez. Mas, isso deveria servir de lição para o Botafogo, que sempre escala time reserva quando está em 2 torneios, sempre reclama de cansaço. Enquanto isso, o Furacão é vice-lider do campeonato, também jogou debaixo de chuva e já é pelo menos vice-campeão da Copa do Brasil. O que acontece no Botafogo que só ele(o Goiás também enfrentou uma maratona) reclama, reclama, e reclama?

    A meu ver, é o estilo de jogo. Acho que cada clube, e isso vai passando internamente, tem um estilo de jogo, uma escola. Nossa escola, de toque de bola, de grandes jogadores, um pouco lento, está superado. Nossos jogadores não marcam até o goleiro, como os outros fazem. Não jogam em velocidade. Porque a escola do Botafogo está perdendo o bonde da história. O futebol mudou. Mas, isso é só tese e não é hora para isso.

    Estamos a 1 ponto do quarto colocado que joga fora de casa contra o terceiro, que está a 3 pontos. Então, pode até acontecer uma derrota do Goiás e um empate nosso, o que nos faria entrar no G4. Uma vitória simples nos colocaria no G4, graças aos tropeços de Gremio e Goiás. Mas, só existe chance porque é futebol. Hoje fomos massacrados, com 3 bolas na nossa trave jogada de mestre do Ganso. Aguentaremos um Coxa desesperado e jogando no dopping da torcida? enfim...precisamos de muita sorte e secar Ponte ou São Paulo para irmos a Libertadores. Ou um improvável, para mim, título do Furacão na CB. Ou, quem sabe, um milagre na combinação de resultados. Mais do mesmo, a meu ver.

    SAN

    ResponderExcluir
  2. As coisas se afunilando...

    3 ATLÉTICO-PR 94.6
    4 GRÊMIO 83.2
    5 GOIÁS 69.6
    6 BOTAFOGO 50.2
    7 VITÓRIA 2.5

    São os 5 brigando por 3 vagas.

    O empate não foi bom, mas não foi desastre. Eu disse que precisávamos de 7 pontos nestes 3 jogos. Agora precisamos de 6 pontos em 2 jogos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá amigos. O bom (ou ruim, sei lá) disso tudo é que agora, só tem um jogo-chave: o do próximo domingo.

    Ou vencemos esta partida ou, na minha opinião, 2013 irá pelo ralo. Sim pois vencendo o Coxa fora, não haverá perdão por uns "300 anos" caso o time não faça o dever de casa aqui contra "qualquer" Criciúma que venha ao Maraca.

    Paret.

    ResponderExcluir
  4. O Botafogo já esta escapando a 1 marcha e ainda deixa Lodeiro no banco, puxa como pode um treinador deixar um jogador veloz como Lodeiro no banco, será para atender a torcida???? ou é burrice mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Ao amigo Luiz, o Youri pode ter futuro, mas no momento é um jogador fraco e cheio de altos e baixo e na minha humilde opinião não é hora de arriscar num jogador ainda não definido na carreira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Braso. Ontem era mesmo jogo para já voltar para o segundo tempo com o uruguaio meu amigo. Mesmo mal, longe do Rio, não teríamos as vaias e ele poderia já botar o time para correr por muito mais tempo. Nos pouco menos de 20 minutos em que ficou no campo isto não foi possível.

      E também sempre fui a favor de se ir com calma com a garotada. De vez em quando aparece um que sai direto da base para o sucesso mas nem todos têm essa cabeça (P.C. Caju, Neymar, Pelé). São poucos mesmo.

      Paret.

      Excluir
    2. Meu grande Braso

      O Hyuri é sim grande jogador, o problema do Botafogo é que temos um técnico para lá de ruim, que não sabe a hora certa de colocar jogadores e muito substituí-los. No meu entender não importa a idade e sim a vontade de acertar e sentir firmeza em quem comanda a equipe, coisa que o Botafogo decididamente não tem infelizmente.

      Excluir
    3. Fala meu amigo Luiz. Infelizmente meu caro, o problema este ano foi mesmo vacilo na inserção dos atletas nos jogos. Na Europa, todos também jogam domingo e quarta só que de rodadas em rodadas, poupa-se alguém e se vem com 2 do banco. Assim um atleta não precisa jogar 9 a 11 jogos ao mês o que definitivamente vem minando a resistência dos nossos jogadores. Daí o Cruzeiro, com um elenco completo, estar passeando. Julio Batista só passou a atuar em mais jogos do meio do segundo turno para cá.

      Em outra ponta meu caro, a pergunta que não quer calar?


      VAI AO JOGO DOMINGO? ... rsrsrsrsrs

      Paret.

      Excluir
    4. Pois é meu amigão, estou também me fazendo esta pergunta e ainda não encontrei a resposta. kkkkkkkkkkkkkkkkk

      Até quinta feira acho que a encontro

      Um abraço meu grande amigo.

      Excluir
    5. Valeu Luiz. Já li também suas colocações abaixo, sobre ter ido ao estádio e ter visto aquele placar indesejável mas temos que acreditar meu caro. O Botafogo tem todas as chances de vencer, bastando para isso não entrar no jogo dormindo.

      Sabemos bem como funciona: se o time entrar focado, 10 minutos, 15 minutos sem sair o gol, a torcida do Coxa logo cai em cima. Para isso seria até melhor irem em bom número às arquibancadas. Com inteligência, os jogadores do Botafogo poderiam usar o fator 'cobrança da torcida' a nosso favor.

      Paret.

      Excluir
  6. Paret/Henrique e amigos,

    Digamos que Gremio e Goiás empatem. O Gremio vai a 62 pontos e pegará a Lusa no Canindé. E o Goiás iria a 60 pontos. E enfrenta o Santos em Goiás. Digamos que o Furacão empate com o Santos(mesmo perdendo para o urubu...mas digamos que seja assim). Neste caso, me parece, um empate contra o Coritiba nos deixaria muito mal, não? porque teríamos 59 e teríamos que vencer o Criciúma e torcer pra Goiás, não vencer, torcer pro Atlético sequer empate(muito menos ganhe o Vasco)...enfim, este momento é perigoso. É claro que se o Goiás perder para o Gremio em Porto Alegre(resultado normal, mas este time do Gremio só ganha de 1 a 0)...se o Furacão perder para o Santos e empacar no Vasco...aí, sim, um empate com o Coxa nos deixaria no páreo.

    Me parece que só a vitória interessa neste jogo, até porque(detalhe importante), Gremio e Goias jogam as 19:30 e nós as 17:00. Isso não significa que eles entrem em "acordo", porque o Gremio não irá querer correr riscos, ficando em quarto lugar, na Pre-liberta, podendo ser segundo e ir direto. Mas, acho que todos os jogos deveriam ser no mesmo horário, não acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Diogo.

      Só o fato de os caras jogarem já sabendo do nosso resultado é um péssimo sinal. Isto não poderia ocorrer, haja vista ter sido a regra em vários dos anos anteriores, quando não estávamos brigando nesta parte do campeonato, todos os jogos no mesmo horário nas DUAS ÚLTIMAS RODADAS. Vida que segue.

      Quanto ao jogo em Curitiba, só digo que a hora de empatar terminou meu amigo. Não importa que venham como em decisão de Copa do Mundo, não importa que façam até gol na frente.

      Como detalhe, digo que se o desgraçado do empate vier, não custa nada torcer para derrota do Goiás mas ainda assim, a vitória é obrigação. O coração dá saltos aqui só de comentar isso.

      Paret.

      Excluir
  7. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

    Só temos uma chance vencer domingo, apesar de achar que será um dos jogos mais difíceis deste campeonato. O Coritiba fará de tudo para ganhar, pois não lhes resta outra alternativa. Ou seja ambos têm que procurar a vitória a qualquer custo.

    Como a esperança é a última que morre faço de tudo para acreditar que ainda tem jeito, mas sinceramente não depende de nós. É uma combinação de fatores que torna as coisas muito difíceis. Ambos Grêmio e Goiás só depende deles enquanto nós de3pendemos dos outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outra coisa que me aflige é o retrospecto do Botafogo em Curitiba, é pra lá de ruim, e a última vez que fui ao estádio ve-lo, levei um cinco a zero pela cara.

      Tudo vai depender do resultado de amanhã, se o Atlético perder a Copa do Brasil, acho que podemos dar adeus a Libertadores, pois isso seria mais um fator de incentivo ao Coritiba para ganhar de nós.

      Um abraço a todos.

      Excluir
  8. É Luiz,

    Situação ingrata mesmo. Mas na prática só dependemos de nós em relação a ficar no G4. O Externo agora é o risco do G4 se tornar G3.

    O problema é que o "só depender de nós" agora significa vencer os dois jogos. Apesar de matematicamente haver chance de conseguir a vaga no G4 com mais uma vitória e um empate, eu sinceramente não acredito que isto aconteça. São 6 pontos ou nada.

    Se não forem 6 pontos, pode ter a possibilidade de Libertadores via G5, mas também não estou considerando esta hipótese. O mais provável é termos G4 mesmo.

    Dito tudo isto, a conclusão é a óbvia já dita de repetir o dito pelos amigos: precisamos ganhar os 2 jogos e no final ver o que de fato aconteceu.

    Outro dia citei no twitter algo que foi respondi com um "pela amor de Deus, isola". Alguém já imaginou vermos no ano que vem jogando a Libertadores o Cruzeiro, o Atlético-MG, o Atlético-PR, o Goiás, a Ponte e o Flamengo? Acho que seria caso de revermos todos os nossos conceitos. Isola, bate na madeira 3 vezes.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Amigos:

    Acho que, em sendo G4, com provavelmente Lannus campeão da sulamericana e urubu campeão da CB, acho que existe chance do último classificado ter 62 pontos...DESDE QUE o Goiás perca para o Gremio. Embora, se der empate, o Gremio poder perder para a Portuguesa ou mesmo Atlético Pr ganhar apenas 1 ponto nos 6 a disputar.

    O empate entre Goiás e Gremio seria o pior resultado. Porque o Goiás vencendo iria a 63 e o Gremio empatando com a Lusa, também. Quer dizer, vitória do Gremio é o melhor resultado. Vitória do Goiás, o segundo melhor resultado. No caso de empate, acho que o G4 termina nos 63 pontos, dependendo do que fizer o Furacão. Meu palpite: G4 fecha com 62 pontos.

    SAN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O empate entre Goiás e Grêmio seria desastroso caro Diogo. A não ser que vençamos o Coxa no domingo, este empate em Porto Alegre seria a decretação do fim da nossa temporada neste 2013 insólito.

      O Botafogo ficou numa situação engraçada. Pode sim ser simples entubar o Coxa lá em Curitiba pois para tal, basta se aproveitar do desespero deles. Só que também o Botafogo não anda bem das pernas e, se tomar gol de saída, pode sim deixar o caldo entornar (ou no máximo, empatar como fez em São Paulo).

      Estou apreensivo meu amigo e no domingo este meu estado de nervos só tende a piorar. Depois do jogo, tomo até um suco gelado para dechavar... hehehe.

      Acho que temos que rezar muito para que São Jefferson esteja com a sua aura em dia, com aquelas orações que ele faz bem em dia, para que a nossa meta esteja abençoada.

      Paret.

      Excluir
  10. Complementando...um hipotético título do Furacão muda pouco esta questão. Porque o Vitória tem 55 pontos e pode vencer Flamengo em casa e Galo fora. Iria a 61. Na absurda hipótese de Lannus(provável) e Atlético Pr(improvável) serem campeões, ainda assim teríamos que vencer 1 jogo ao menos, para ir a 61 e ter saldo de 13. Enquanto o Vitória, com saldo de 4, teria que fazer 9 gols de saldo nos 2 jogos. Resultado do problema: se o urubu perder o título, teríamos que vencer 1 jogo para ir a pre-libertadores. Vocês sabem que gosto de fazer contas...e acho que é isso mesmo.

    SAN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk. Respondi lá e também complemento aqui.

      Como eu disse, tá muito feia a coisa para nós. Se formos para a Liberta, a pré vai servir como teste dos bons e passando, o time já entra azeitado na fase de grupos, provavelmente, com um elenco bem mais ajeitado (prometeram mais um lateral, Jorge Vagner e outro atacante de nome).

      Paret.

      Excluir
  11. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

    Como são as coisas, passamos 300 jnogos no G4 e quando mais precisávamos estar lá, estamos fora, e pedindo a Deus que os outros percam para que possamos voltar.

    ResponderExcluir
  12. Meu caro Diogo, espero que o seu hipotético título se torne realidade hoje, pois assim a pressão em cima do Coxa será tanta que pode facilitar o nosso trabalho domingo. Caso contrário acho que será muito difícil o Botafogo reverter esta situação.

    Mas como no futebol a lógica nem sempre se torna realidade, quem sabe os ventos soprem a nosso favor e tudo que vcs disseram ai em cima quanto a números e situações dê certo.

    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz.

      Esse ano amigão, acho que é melhor rezarmos para a sorte: sorte de vir hoje o Furacão a fazer logo um gol de frente e não se descuidar na marcação como o fez na última quarta-feira no jogo daí e, principalmente, para que os Coxas não acertem logo uma ou duas bolas cagadas no nosso gol no domingo.

      Eu até sou de opinião de que a sorte tem sim nos acompanhado este ano (putzz.. tomamos 3 bolas na trave do São Paulo) mas agora, estamos precisando dela mais do que nunca.

      Paret.

      Excluir
    2. Esse é o medo, gastou tudo no domingo passado. rsrsrsrsrsrs

      Excluir
    3. Meu amigo. Neste brasileiro, nossa missão se resume a esperar pela meia noite de hoje e por sucessos so Furacão e da Ponte. Só assim saberemos se a túnica divina tem mesmo as cores preta e branca.

      Paret.

      Excluir
  13. Boa tarde amigos. E essa matéria do Lancenet sobre o Santos querendo contar com Oswaldo no comando em 2014 vai "secar" o Botafogo. O detalhe é que o Santos enfrenta Atlético/PR e Goiás.
    Coisa de imprensa, mas totalmente inapropriada.

    http://www.lancenet.com.br/botafogo/Santos-confia-Oswaldo-Oliveira-Botafogo_0_1037296273.html

    ResponderExcluir
  14. Meu caro Cadré, pelo que eu li ontem no Msn, Ney Franco já está acertado com o Santos para o ano que vem.

    Se é verdadeira eu não sei, mas li isso ontem

    ResponderExcluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG