Amigos,
Amanhã teremos jogo do nosso Botafogo lá em Recife, contra o lanterna Náutico. Do jeito que jogamos as últimas partidas, nada pode ser considerado surpresa.
Conforme postagem anterior do Paret, esperamos mudanças, e pensando nisto até ensaiei um "brainstorm" com o pessoal no twitter. Minha proposta era escalar um time reserva para o jogo contra o Náutico, visando poupar jogadores para a partida de domingo, pelo simples motivo de que o importante é ir somando pontos, e que domingo o jogo tem um peso psicológico muito maior, pois será contra nosso adversário na Copa do Brasil.
Acho que não há mais dúvidas que precisamos reencontrar o bom futebol, para garantir vaga no G4 e seguir o máximo possível na Copa do Brasil. Jogando direito o primeiro seria até fácil, e o segundo daria pelo menos uma final. Não é muito, mas seria um final de ano digno.
Sobre a escalação reserva, saiu algo como: Renan, Gilberto, Dankler, André Bahia, Lima; Zen, Renato, Gegê, Jeferson, Octávio; Henrique. E variações são possíveis. Pensando em Gilberto como titular, seria o caso de trocá-lo pelo Edílson ou dar ritmo a ele? São dúvidas...
A partir desta escalação, vem o raciocínio dos reforços e as variações táticas. 3 zagueiros? 3 volantes? 2 atacantes?
São todas variações possíveis, mas acho que neste ritmo de jogo quarta e domingo, em final de temporada, e sem tempo para treinar, 3 zagueiros seria algo muito difícil de implementar.
3 volantes parece ser o mais fácil, escalando Mattos, Gabriel e Renato. Talvez em jogos fora contra adversários mais organizados faça sentido. Já a opção por 2 atacantes seja a que mais agradaria a torcida, mas para isto o ideal seria um de área e outro que saia mais, busque o jogo e caia pelos lados. Não vejo muitas opções no elenco, ainda mais com as limitações que andamos apresentando.
De qualquer forma para os próximos jogos teremos as ausências de Jefferson e Lodeiro, o que já obriga mudanças. Há também indicação de Gabriel fora, com leve lesão. E a escalação anunciada pela imprensa seria:
Renan, Edilson, Bolívar, Dória, Júlio César; Mattos, Renato, Seedorf, Rafael Marques e Hyuri (Octávio); Elias. Fica só a dúvida entre Hyuri, voltando de lesão, e Octávio. Acho que deveríamos mexer mais, bem mais. Para começar, acho que Seedorf deveria ser poupado da viagem.
Abraços.
Henrique, pelas notícias lidas hoje, parece que não deve haver tantas mudanças, por mais que achemos que algumas fossem necessárias. As que ocorrerão serão por conta das ausências de Jefferson, Gabriel e Lodeiro. Concordo contigo que Seedorf deveria ser poupado e nem viajar. Deveria ficar no RJ se preparando para o clássico de domingo. Eu manteria Gilberto, com Edílson no banco e iria de Hyuri no lugar de Lodeiro, pela velocidade do jovem.
ResponderExcluirMe desculpe Henrique mas (sobre o início do seu texto), surpresa mesmo será voltarmos de lá com “ferimentos leves”.
ResponderExcluirE sobre a escalação, esqueçamos meu amigo: eles não treinaram jogar com time misto e, claro, o medo agora não os deixará arriscar.
Paret.
É, caros, medo, conservadorismo, falta de visão, ansiedade... não sei o nome, mas as mudanças ficarão por conta de necessidades. A escalação deve ser a que citei no final, por conta dos desfalques de Jefferson, Gabriel e Lodeiro, conforme disse o Cadré.
ResponderExcluirMas o próprio Cadré tem uma lista de pendurados pra lá de extensa, ou seja, também precisamos pensar no seguinte: joga hoje, cumpre suspensão contra o Fla, e depois volta contra o Vitória, um adversário pelo G4.
Ainda desta escalação de hoje, insistiria na ideia de poupar Seedorf. Mas como parece que ele é um dos pendurados, vai que funciona... e dê até para tê-lo em campo por 45 ou 60 minutos.
Se empatarmos hoje, precisaremos vencer domingo e depois no meio da semana, o desgaste será imenso. Se perdermos, só mudanças drásticas poderão colocar o time no rumo.
Abraços.
Amigos,
ResponderExcluirEntrando o final de tarde, e já começa a se a hora de secar os rivais.
As 19:30 começa a rodada, com Grêmio x Criciúma (não é jogo tão importante para nós, mas não custa torcer pelo Criciúma) e Coritiba x Santos (este é pra torcer pelo Coxa sem dúvida). As 21 já tem o clássico BaVi (torcida total pelo tricolor), Ponte x Galo (totalmente indiferente). Depois, só os jogos de 21:50 e os de quinta-feira.
Vamos seguir firmes na torcida. Mas o que interessa mesmo é nosso jogo.
Abraços.