Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

5 de jun. de 2013

NUVENS PESADAS?



BOTAFOGO 1x2 BAHIA

Em Salvador

Fogão vai em busca da liderança, mas se enrola e perde o jogo.


O jogo de hoje foi transferido para Aracaju, devido ao fato de estarem os estádios de Salvador à disposição da Fifa para a Copa das Confederações. Assim, saímos do caldeirão baiano e como sempre acontece no nordeste, bem como também em outros pontos conhecidos do país como Vitória, Juiz de Fora e Brasília, o mando de campo era deles mas a torcida era nossa.

Os resultados dos outros jogos também deixaram o time entrar em campo animado, haja vista a derrota do líder e do time que estava em segundo lugar na tabela, portanto, à nossa frente na classificação. A curiosidade ficava então para a substituição do Lodeiro, que foi servir a seleção uruguaia. E matamos esta curiosidade ao melhor estilo, logo aos 7 minutos, fazendo o nosso primeiro gol. Numa jogada de ataque deles, Renan teve que rebater com o pé mas o fez dando um passe precioso para o Vitinho, o substituto do uruguaio, armar o contraataque pela meia esquerda. O garoto então foi avançando, avançando e na intermediária, cortou para o meio e soltou a bomba. A bola quicou duas vezes e enganou o goleiro, indo morrer no cantinho.

Com um gol tão cedo, o time se tranquilizou e o toque de bola apareceu, mesmo com Fellype Gabriel ainda não estando tão bem na criação (mas já melhorando muito na marcação, como jogador tático). Tivemos a chance do segundo, quando o próprio Fellype escorou na trave uma bola cruzada pelo Julio César mas infelizmente, numa má rebatida do Renan, sofremos o empate já nos minutos finais. Foi uma pena, pois o time atuava com muita tranquilidade e conseguia segurar bem a velocidade do adversário. Sair então para o intervalo vencendo até por 2x0 não seria nenhum favor, mas o futebol é mesmo irônico e, num lance isolado, sofremos o gol que não havíamos corrido o risco de levar durante todos os 48 minutos desta etapa.

A volta para o segundo tempo teria que mostrar um time com atitude diferente e até que o toque de bola melhorou, voltou a aparecer aquele bom passe e a equipe começou de novo a rondar a área do adversário. Mas o gol não saía e assim, Oswaldo de Oliveira começou com substituições para tentar melhorar o passe. Primeiramente ele tirou o Mattos aos 19 para a entrada do Renato, visando a criatividade na meia, mas hoje o destino estava com um tremendo mau humor e numa jogada bisonha do Fellype Gabriel, o atacante deles pegou a bola na frente e chegou na cara do Renan para virar o jogo. Isto já foi aos 24 minutos e, com o time já se perdendo em campo, não tardou para que as substituições recomeçassem, com a entrada, primeiramente, do Bruno Mendes no lugar do Fellype (muito mal tecnicamente), aos 28 e, posteriormente, do Andrezinho no lugar do Vitinho que sentia a perna esquerda. De nada adiantou.

Bruno, muito mal, perdeu o gol do empate no finzinho e antes, Seedorf, que também não anda jogando praticamente nada, isolou uma falta bem próxima da área e assim, sofremos a primeira derrota em 4 meses, a primeira do brasileirão e perdemos igualmente a chance de, com o empate, nos fixarmos na liderança do campeonato. Agora estamos em quinto e no sábado, o jogo é lá em campinas contra a Ponte Preta. O time precisa melhorar, e muito.


Não amigos, me recuso a falar sobre o jogo. Não jogamos nada, então porque teria que comentar alguma coisa?

Só posso dizer que o único jogador que fez uma boa partida, mais uma vez se destacando sem receber o merecido reconhecimento, foi Gabriel. Nosso jovem volante é preciso faça Sol ou faça chuva...

E por falar nisso, onde terá ficado o futebol do nosso time? Ele já vinha se escondendo nos últimos jogos, sobrevivendo de lampejos e contando com alguma sorte.

Claro que os desfalques de Lodeiro, Dória e Jefferson fizeram alguma diferença, mas não creio que seja só isso. Um apagão desses, generalizado, pode passar por um clima ruim. Tempo sujeito a chuvas e trovoadas?



Não digo que seja corpo mole, mas falta de concentração, não aquela oficial de reunir jogadores e comissão técnica, mas aquela da questão de foco, da cabeça voltada para o jogo. Esta boataria toda, as notícias e sondagens de vendas e negociações, as preocupações com salários atrasados, e toda a pressão externa, pode sim provocar uma queda de rendimento. Este era um dos nossos medos.

Creio que agora é torcer para que tenha sido algo casual, e não estrutural. Mas conseguir os 3 pontos contra a Ponte virou necessidade absoluta.

Encerro trazendo um boato de elevador: informações estariam circulando dando conta que até 13 de junho o Engenhão reabriria parcialmente, ficando só o setor Oeste fechado, pois seria a parte da cobertura com maiores problemas. Será verdade? 

Vamos continuar torcendo.

16 comentários:

  1. Acredito que o Botafogo pratica um futebol cadenciado demais. O futebol de hoje é brigado em cada lance, não existe, rigorosamente, jogo fácil. O toque exagerado de bola é improdutivo de pode decretar derrotas inquestionáveis.

    Em uma coisa Felipão está certo: um time precisa de um homem-gol. Na seleção, Fred, no Botafogo qualquer um que exerça a função. No caso, Bruno Mendes, na falta de outro. Além disso, sem Lodeiro e com Felype Gabriel muito mal, Andrezinho deveria ter entrado antes. Mesmo fora de ritmo de jogo, é muito melhor do que Renato, que tanto fez, tanto faz. Aliás, se Marcelo Matos estivesse em campo talvez ele fizesse a cobertura do segundo gol.

    E o goleiro Renan, além de irregular, é inseguro. Contra o Cruzeiro e contra o Bahia, rebateu bolas que ocasionaram gols. O fato é que o Botafogo jogou, a meu ver, muito mal, só tendo umas duas chances de gol, contra umas três ou quatro do Bahia, que jogou melhor. Como jogou mal contra o Cruzeiro. O treinador só faz alterações no final do jogo, o que dificulta ainda mais as coisas.

    Enfim, pra mim: Renato deve sair do Botafogo. Dispensado. Prefiro o garoto Zen. Seedorf não pode ser titular insubstituível. E muito menos Rafael Marques deve ficar em campo o jogo todo. Jogador para entrar mal, como Felype Gabriel, melhor nem entrar. E Vitinho é irregular, tendo feito um gol com sorte. Botafogo mostra a sua cara mais dura, não ganha fora de casa(sempre decepciona, seja em Brasilia, Goiania, e Aracaju)

    Agora, a pergunta que fica…o time não corre como os adversários por causa dos salários atrasados? acho que não. É falta de coragem do treinador para substituir em tempo.

    SAN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Decerto Diogo. Isto é o grande projeto de futebol do Oswaldo desde que chegou ao clube, ou seja, barcelonizar o nosso futebol. Dá certo no carioca e nestas fases iniciais de brasileirão, mas pode expor o time até a goleadas em fases mais agudas, pelo simples fato de que Lucas, Julio Cesar, Mattos e Antonio Carlos não são Fábregas, Xávi e Iniesta.

      Simples assim.

      Não temos matador de ofício e hoje, Bruno Mendes mostrou que deve mesmo ter sido um formidável balão apagado.

      Paret.

      Excluir
    2. É isso aí...e para arrematar...Antonio Carlos não dá. Será que o Bahia não iria melhor, caso o Doria seja negociado? vamos é torcer pro garoto ficar mais esta temporada.

      Saudações, amigo. Vamos ver o jogo contra a Macaca...um bom resultado é importante para termos uma parada de campeonato em boa posição. Esperava ao menos uma boa atuação hoje...enfim, é o futebol. E, no caso, o futebol do nosso conhecido OO.

      Excluir
    3. Ninguém jogou, exceto Gabriel.

      E não deixaram de jogar por falta de salários, mas a falta de salários, e o próprio clima ruim que paira sobre o clube, isto atrapalha o desempenho.

      Creio em volta por cima, mas hoje não dá pra colocar na conta de um, nem de dois ou três. Foi tudo muito ruim.

      Abraços.

      Excluir
  2. Galera botafoguense, desde fevereiro não sabíamos o sabor da derrota, que é amargo, mas é do futebol equilibrado que temos hoje, é só ver a classificação do brasileiro.
    Algumas considerações - com AC no lugar do Doria, a zaga joga muito atrás mais próxima da linha da área que do meio de campo, pois o AC não tem recuperação com bolas nas costas,
    -ontem só tivemos dois lances em jogada de centroavante, com Felipe Gabriel na trave e Bruno no final, que fez a jogada certa mas a bola saiu, precisamos jogar com centroavante, Rafael tem jogado bem mas não é centroavante,
    -goleiro como Jeferson faz falta para qualquer time,
    -Vitinho perde jogada demais, ainda não sabe quando ir para cima ou tocar a bola, é muito verde ainda, mas tem muito futuro,
    -não é barcelonizar, mas não dá para ficar dando chutões um time com a qualidade que tem, como disse o Seedorf no final do jogo, isso dificulta inclusive ele,que tem que dominar a bola e fazer o jogo fluir com marcação cerrada nele.
    Sábado tem a Ponte Preta lá, jogo difícil mas temos que trazer os três pontos.
    Estou muito confiante num bom campeonato, mas não tenha duvida que será muito equilibrado, só o atlético não está focado no brasileiro, e nem o todo poderoso Corinthians está abrindo frente e perdeu em casa para o Cruzeiro, o embalado São Paulo perdeu para o Goiás, Inter também dançou, ou seja, só o Fluminense poderá abrir vantagem antes da paralização.
    o Botafogo tem um bom time e bom elenco, maduro e com padrão, brigaremos na parte de cima da tabela mas não somos imbatíveis, como ninguém é hoje no Brasil.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amigos!

      Muito bom Paulo, faço de suas palavras as minhas, também acredito muito neste time mesmo reconhecendo o equilíbrio do campeonato com times muito fortes, onde teremos sempre jogos difíceis e complicados.

      Excluir
    2. Reclamo mais do desempenho ruim do que da derrota.

      E me preocupa o clima pesado, com as conversas de desmanche e de salários atrasados. Isto atrapalha qualquer planejamento e o desempenho de qualquer profissional.

      Mas confio nos 3 pontos contra a Ponte. E espero que as nuvens pesadas fiquem só na parte administrativa do clube, pois podemos brigar pela ponta sim.

      Só um adendo, no segundo semestre teremos clubes se desdobrando em duas competições - Brasileirão e Copa do Brasil, ou Brasileirão e Sulamericana. Pode mudar todo cenário.

      Abraços.

      Excluir
  3. No geral, o Paret falou bem e disse o que tinha que falar, mas vou ficar com o "resumo" do Carlos Henrique. O time está visivelmente "desconcentrado", e com algumas alterações fizeram a diferença no sentido negativo, como a falha do Renan, que muito certamente não teria ocorrido com o Jefferson. Outra que está fazendo a diferença foi a entrada do A. Carlos. E já venho batendo nesta tecla faz um tempo, o André Bahia é melhor que A. Carlos. E o tal "Defendi" veio para que mesmo? Não vi ao que veio o tal zagueiro... Para trazer o que não serve, fiquemos com os da base, que estão dando conta do recado, muito bem e obrigado. E como já venho dizendo, alguns jogadores visivelmente estão abaixo do que costumam jogar, como o próprio Felipe Gabriel, o Julio Cesar, até mesmo o Seedorf não tem rendido o que nós sabemos que tem para render, mesmo com o fator idade. O Renato ainda não encontrou o futebol que nos chamou tanta atenção. Qualidade técnica ele tem de sobra. Vitinho tem que ser lapidado, e com o tempo espero que algumas falhas (como a ansiedade e/ou individualismo) sejam corrigidas. Ele tem que jogar mais para o time. O Lucas tem cometidos alguns erros, mas no geral não tem comprometido, como foi no gol de empate do Cruzeiro. Mas tem como melhorar, sim. O "Xerifão" Bolívar mantém uma constante e não há muito o que falar. O Marcelo Mattos é muito aplicado no desarme, mas não é efetivo na saída de bola e na criação de jogadas. O Gabrile é melhor que ele... O Bruno Mendes parece que murchou a bola e não conseguiu mais encher. Nessa idade a questão emocional pesa. Parece que estão falando de negociação dele com o Porto. Para encerrar, lembro da postagem anterior que as desatenções estavam dando chance para o azar, o que acabou acontecendo nos pés do Felipe Gabriel. Enfim, não é para desesperar pela derrota, mas preocupa a falta de determinação e garra que não está sendo a mesma do C. Carioca, na minha opinião. Efeito falta de "casa"? Atrasados? Abertura de negociação para venda de jogadores? Para saber exatamente, só perguntando à Mãe Diná... rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou contigo, Alexandre.

      E venho só para falar algo que já devem ter visto. Tabel Brasileirão 2013 já está aqui embaixo há alguns dias. Coritiba na liderança e Atlético-MG na lanterna. Alguém esperava?

      Abraços.

      Excluir
  4. Penso que o "Frango de Granja" está cometendo o mesmo erro do Santos e FrufruminenC, e depois para recuperar ficará difícil. Vamos ver no que vai dar...

    ResponderExcluir
  5. Fala galera.

    Pois é Alexandre. Sobre tudo o que vc falou, a má forma técnica do Seedorf se deu, para mim, já desde o jogo seguinte àquela partida maravilhosa que fez contra o Resende (o primeiro jogo-Taça GB), naquela virada para 4x2 totalmente comandada por ele.

    De lá para cá, fez sim jogadas importantes mas não jogos em que o nome Seedorf pudesse ser destacado. Nem na partida dos 3 gols lá em Macaé (não lembro o adversário), foi o velho e bom Seed.

    Já quanto ao Galo, para mim, pelo menos neste momento atual, não é surpresa: já não é mais aquele galo do final do brasileirão passado faz tempo e tem vencido jogos/se classificado em fases mais à base do susto.

    Paret.

    ResponderExcluir
  6. Amigos,

    Nuvens cada vez mais pesadas. Entrevista da prefeitura do Rio e foi informado oficialmente que o Engenhão ficará interditado por 18 meses, até dezembro de 2014.

    Repito: oficialmente.

    Espero que a direção encontre soluções reais.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com realismo Henrique? Time terá que se contentar com estádios pequenos (ou com as taxas escorchantes do Maracanã), 2013, de promissor pode se tornar outro 2010 (ou 2011, ou 2012) e no fim das contas, só o Botafogo se ferra pois não tem ajuda de ninguém.

      Paret.

      Excluir
    2. Paret,

      As nuvens que coloquei no título e no texto eram meio premonitórias. E não eram pela derrota ou pelo time, mas sim esses fatores externos, que parecem estar ficando cada vez mais pesados.

      Precisamos de soluções, e acho que o caminho passará pela torcida.

      Abraços.

      Excluir
  7. Meus caros amigos,

    o Engenhão não caiu, mas sucumbiu para poder nefasto da politicagem!!

    O que mudou nesse pais, desde a música "Meu Caro Amigo"?


    Meu Caro Amigo
    Chico Buarque

    Meu caro amigo me perdoe, por favor
    Se eu não lhe faço uma visita
    Mas como agora apareceu um portador
    Mando notícias nessa fita

    Aqui na terra tão jogando futebol
    Tem muito samba, muito choro e rock'n'roll
    Uns dias chove, noutros dias bate o sol

    Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta

    Muita mutreta pra levar a situação
    Que a gente vai levando de teimoso e de pirraça
    E a gente vai tomando que também sem a cachaça
    Ninguém segura esse rojão

    Meu caro amigo eu não pretendo provocar
    Nem atiçar suas saudades
    Mas acontece que não posso me furtar
    A lhe contar as novidades

    Aqui na terra tão jogando futebol
    Tem muito samba, muito choro e rock'n'roll
    Uns dias chove, noutros dias bate o sol

    Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta

    É pirueta pra cavar o ganha-pão
    Que a gente vai cavando só de birra, só de sarro
    E a gente vai fumando que, também, sem um cigarro
    Ninguém segura esse rojão

    Meu caro amigo eu quis até telefonar
    Mas a tarifa não tem graça
    Eu ando aflito pra fazer você ficar
    A par de tudo que se passa

    Aqui na terra tão jogando futebol
    Tem muito samba, muito choro e rock'n'roll
    Uns dias chove, noutros dias bate o sol

    Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta

    Muita careta pra engolir a transação
    Que a gente tá engolindo cada sapo no caminho
    E a gente vai se amando que, também, sem um carinho
    Ninguém segura esse rojão

    Meu caro amigo eu bem queria lhe escrever
    Mas o correio andou arisco
    Se me permitem, vou tentar lhe remeter
    Notícias frescas nesse disco

    Aqui na terra tão jogando futebol
    Tem muito samba, muito choro e rock'n'roll
    Uns dias chove, noutros dias bate o sol

    Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta

    A Marieta manda um beijo para os seus
    Um beijo na família, na Cecília e nas crianças
    O Francis aproveita pra também mandar lembranças
    A todo o pessoal
    Adeus

    ResponderExcluir
  8. Bem, o Botafogo foi vítima de um ataque fulminante das máfias que governam o Rio, com a participação das construtoras, em especial a Odebretch, que cuidará do Maracanã e fará a obra do Engenhão, que provavelmente deve ir até perto das Olimpíadas. Os tubarões de sempre, sabem que a farra está no fim, porque a própria S&P já apontou para baixo as perspectivas de risco do Brasil, com a bolsa caindo para cerca de 51 mil pontos, com queda de 15% nese ano.

    Como o dinheiro farto não durará para sempre, e as próprias empresas XXX estão desabando, é hora de fazer dinheiro e rápido. Qual seria o preço dos jogos do Maracanã, para os 3 clubes? O erro fatal foi Assumpção ter assinado contrato com a dupla Fla-Flu. Erro terrível, porque assanhou de vez a corja. Uma obra que durará 18 meses...humm....Tem que ser todos no Maracanã...muito bem feito. Terrivelmente bem feito.

    Pra mim, ó Botafogo tem que repensar sua estratégia, terá mesmo que negociar alguns jogadores. Mas, se tivermos um estádio menor, como o Caio Martins, o sócio-torcedor poderá ajudar o Botafogo a enfrentar isso. Lembremos da torcida do Galo. Temos que enfrentar a realidade...mas, outra a ideia de aumentarmos os protestos deve ser mantida. O Botafogo não será destruído sem resistência.

    Quero deixar claro que essa é realmente minha opinião, desapaixonada, porque ciente do que ocorre na política brasileira.

    SAN

    ResponderExcluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG