Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

7 de fev. de 2013

COM PASSOS DE FORMIGA E SEM VONTADE

BOTAFOGO 4 X 2 RESENDE



E assim caminha o Botafogo, na liderança, rumo às semifinais.

Mais um vez o time começou sonolento, ameaçou, virou a bola pra um lado e pro outro, tomou uns sufocos, e levou um gol...

Foi uma falha geral da defesa, inclusive do Jefferson, pois a bola não passou tão longe. E o time continuou sem vontade, apesar de tocar melhor e continuar conseguindo alguns chutes de fora.

Em mais uma jogada um tento despretensiosa do Resende, o Bolívar se embolou com o atacante deles na nossa área e pênalti marcado. Olhando o replay, pênalti idiota. Não foi bem cobrado, mas  o atacante esperou Jefferson cair, e a bola entrou no meio do gol. 2 a 0 Resende. E o Botafogo parecia cada vez mais entregue.

O nipônico esquema 4-1-4-1 do Oswaldo não funcionava. Rendia alguns chutes, mas o bom goleiro do Resende agarrava com segurança. Até que já perto do fim do primeiro tempo Vitinho enfiou uma bola no meio, perfeita. Nem precisei ver o chute, quando Seedorf matou a bola com perfeição eu já sabia que era gol. Primeiro chute do nosso craque, e a bola estava lá no fundo das redes.


Lancenet:"Seedorf comandou o Botafogo mais uma vez"

E assim terminou o primeiro tempo. Mas foi um gol providencial, já sabíamos que o segundo tempo prometia emoções e que podíamos empatar, e tranquilamente virar o placar. Bastava um pouco de vontade.

Fim do intervalo e um susto: Mattos não retornou, com uma torção no tornozelo. Em seu lugar Júlio César, que eu conhecia como lateral. Não entendi a substituição do Oswaldo, mas ela de fato funcionou. Júlio César foi eficiente, e o time continuou melhorando. 

Nem precisou muito, com 2 minutos, se muito, do segundo tempo, Seedorf providencialmente furou um voleio e a bola sobrou para Márcio Azevedo, que cortou e acertou o chute. Jogo empatado em 2 a 2. Parecia questão de tempo virar.

Mas o time pareceu perder um pouco da vontade, mesmo continuando o domínio. Seedorf, sempre ele, seguiu como maestro, comandando o time. Num chutão pra frente da defesa, ele disputou com o zagueiro, e no bate-rebate conseguiu matar a bola e dar uma caneta, para imediatamente enfiar a bola do outro lado para o Cidinho, que matou abrindo, foi marcado, mas girou de volta para o meio e chutou sem defesa para o goleiro no outro canto. Virada quase espetacular.

Daí pra frente a vontade diminuiu mais, e Seedorf brilhou mais ainda, dando show em cima de show, inclusive num belo corte nos zagueiros e chute buscando o ângulo, que forçou Mauro, o goleiro do Resende, a fazer uma linda defesa de mãos trocadas.

Com o domínio e o cansaço, Oswaldo tirou Cidinho e colocou Jadson, voltando o time ao seguro 4-2-3-1, uma vez que estávamos com vantagem no placar.

E o show de Seedorf continuou. Sassá fez o quarto, para fechar o placar, mas no final nosso craque da 10 ainda fez duas jogadas maravilhosas. Primeiro, em lindo passe para jogada em profundidade de Lucas, que tocou para trás, mas Vitinho chutou por cima. Segundo, no lance final, recebendo bela virada de bola, matou no peito fazendo passe preciso, deixando a bola nos pés de nosso atacante. Vou ser sincero, a jogada foi tão inusitada, tão bela, tão magistral, que nem deu pra ver quem chutou a bola nas mãos do goleiro ou ficar com raiva pelo gol perdido.

Seedorf está sobrando. Mas a garra neste time do OO ainda não apareceu. Acho que as palavras dele no vestiário não convenceram ninguém.




BOTAFOGO VIRA-VIRA

1 – A apatia do primeiro tempo


2 – Seedorf.


Olá amigos, acabo de chegar do jogo, claro que com tempo para um banho e uma boa refeição, e pretendo ser suscinto em relação ao que vou falar desta partida. Assim, ouvindo o que disse agora há pouco o Felipe Cardoso na Rádio Globo, comentarista do qual discordo quase sempre, vou sair deste antagonismo platônico que guardo com este profissional do rádio, para usar duas de suas impressões acerca do jogo e lhes dizer exatamente o que se passou hoje.

- A apatia_um time que começa um ano com o planejamento que o nosso começou, não pode de jeito nenhum jogar daquela forma apática como jogamos toda a primeira etapa. A vergonha foi tanta que até Vitinho, um moleque bom de bola que só, mas já com aquela ‘fominhagem’ do Caio cai-cai prendedor de bolas, vendo que as coisas iriam desabar no intervalo, não prendeu a bola, desenrolou o lance, tocou com maestria para Seedorf que por sua vez fez o que sabe, ou seja, um belo gol. Mas a verdade é que ninguém jogou nada nos primeiros 45 minutos. Poderíamos tranquilamente ter tomado o terceiro gol numa bola em que Jefferson foi encoberto pelo jogador adversário.

- Seedorf_eis meus amigos, mais uma lenda a vestir a camisa alvinegra e esta aí, passando direto pelo Túlio dos anos 90, faz um link direto entre os nossos gênios dos anos 70 e os dias atuais. Quando o time tomou jeito (e vergonha na cara) na segunda etapa, Seedorf fez de tudo: driblou, pegou bola de contraataque, defendeu, lançou (e como lança este Gérson negro) e quase marcou o segundo, que seria um golaço digno da sua história. Os lances abaixo mostram como foi este recital do holandês de ouro. Hoje, podemos dizer que para a maioria dos nossos jogos nós temos time; para aqueles jogos em que estamos mal, temos o Seedorf: não podemos sair de General Severiano sem ele.

O show de genialidade de Seedorf no Engenhão – Lancenet


ALGUMAS ATUAÇÕES.

Fellype Gabriel – o burocrático de sempre.

Márcio Azevedo e Lucas – foram os “não” laterais da primeira etapa que pareceram ter tomado bronca no vestiário. Se viraram na segunda etapa e honraram o salário.

Vitinho – excelente, mas precisa ser orientado a tocar mais a bola. Prende as jogadas inutilmente e assim, várias situações que poderiam resultar em bolas na área acabam se perdendo, deixando ainda o time sob o risco de contraataques.

Cidinho – tomara que, com o gol, recupere a confiança. Não tenho muita certeza disto.

Bolívar – eu já disse antes: não é mais aquele xerifão de antes. Precisamos proteger a zaga como fazia Parreira naquela seleção de 94, pois com A. Carlos ao lado dele, ficamos com dois pesadões a disputar bolas com os cada vez mais rápidos atacantes que andam surgindo por aí.

Sassá – tem estrela e pode até barrar Bruno Mendes nesta fase ruim do nosso 7.

Julio Cesar – com as várias contratações para laterais, tem sido treinado na posição de volante e hoje deu outra mobilidade àquele setor quando entrou, no segundo tempo. Foi uma espécie de sub Seedorf a distribuir bolas e, quando preciso, a matar as tentativas de jogadas do adversário.

Os gols de Botafogo 4x2 Resende – Lancenet

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

8 comentários:

  1. Foi o Jadson quem perdeu o gol, no final. E olhe só. No primeiro tempo, com aquela avenida na meiuca, temi pelo pior. Muito espaço e posicionamentos ineficientes, permitindo toque dentro da grande área, como foi no primeiro gol. O ataque do Resende sobrou em boa parte do primeito tempo, marcando forte e tendo facilidade para tocar a bola.

    ResponderExcluir
  2. De positivo é que temos elenco. De negativo o fato de que o duble OO ainda não conseguiu dar um padrão (formação) seguro para a defesa. E o ataque está carecendo de um matador. O Bruno parece que era fogo de palha... Voltando a questão da defesa, fosse um time com melhor pontaria, melhor ataque a coisa poderia ter ido por água a baixo.

    SAN

    Alexandre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Alexandre.

      Que temeridade aquela atuação da primeira etapa, meu amigo. Se tivéssemos tomado um 4x0 ou 4x1 naqueles primeiros 40 minutos, não seria nada demais. Em outros tempos, aquela trombada do Jefferson no adversário antes do pênalti que foi marcado seria bola na marca com toda a certeza.

      Quando ao Bruno Mendes, acho que é algo faltando tipo ele esquecer aquela seleção de incautos e pensar só no Botafogo. O garoto está totalmente desfocado mas não é bobo. Vamos ver como se sai agora com a sombra do Sassá.

      Paret.

      Excluir
    2. Olá amigos.

      Isso aí. Depois de texto pronto lembrei que tinha sido o Jadson, e deixei para os comentários. Mas mesmo que tivesse feito o gol, seria coadjuvante na jogada.

      Sem vontade, com essa apatia toda, jogamos o suficiente para ganhar do Resende. Para Brasileirão não dá para entrar jogando assim, e não foi a primeira vez que fizemos isso. Vou ser sincero, com Seedorf e tudo, do jeito que está é meio da tabela pra cima, de novo.

      Sobre o Bruno Mendes acho que devemos lembrar que por conta da seleção ele não teve pré-temporada, e pra piorar, este esquema não ajuda mesmo o tipo de jogo dele. Assim como o Loco ficava isolado, ele também fica. Mas é matador, e deu mostras disso no segundo tempo.

      Abraços.

      Excluir
  3. Galera botafoguense, mais um excelente treino para preparar essa equipe para as decisões e competições mais expressivas, e digo excelente para detectar os pontos positivos e negativos desta equipe, e algumas situações que não podem mais ocorrer, como a apatia do primeiro tempo, aliás horroroso em todos sentidos, não poderemos de forma alguma começar jogando como estamos.
    No entanto quando o time encaixa, sobra, como foram os segundo tempo contra o Flu, Macaé e Resende.
    Seedorf é craque, mas fico muito triste da torcida do Botafogo não comparecer para ver novamente um jogador fora de série vestindo o manto alvinegro, infelizmente a torcida não respondeu a esse investimento, acertadíssimo diga-se de passagem, estando em bom número para ver toda a categoria dessa estrela do futebol mundial ostentando a nossa estrela solitária no peito. Ainda bem que ele é extremamente profissional e gosta de jogar futebol, pois em nada a nossa torcida colabora para incentivá-lo a se dedicar como tem se dedicado no alto de seus 36 anos. A nossa história merece ter um craque desse tamanho, mas a nossa torcida não, afinal que artista gosta de se apresentar sem público?
    Nosso time fez 11 gols nos 3 últimos jogos, tudo bem que são adversários fracos, mas fez e isso é importante, confirmando a superioridade técnica.
    Agora é curtir o carnaval e esperar o jogo contra o Fla, onde em qualquer situação só a vitória nos deixará felizes.
    Bom feriado a todos.


    ResponderExcluir
  4. Pessoal,

    Olhando a tabela dá pra notar que quem perder no sábado ficará numa posição bem complicada, ainda mais se o derrotado for o Vasco...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. BOM DIA PARET,HENRIQUE, GIGANTE, LUIZ FERNANDO, BRASO (QUE NO MÍNIMO DEVE ESTAR LENDO O QUE NÓS ESTAMOS ESCREVENDO HEHEHE), E DEMAIS AMIGOS BOTAFOGUENSES

    Vou debitar a má fase do Bruno aos acontecimentos do ano passado, e pelo que você disse (falta de uma pré-temporada). Com relação aos "juizes", já posso retirar o termo ameba, por enquanto. Em que pese terem errado contra nós, não estão decidindo as partidas, como era anteriormente (espero não queimar a língua), quando tinhamos que jogar contra a arbitragem. E acrescentando a questão do Vitinho, esse joga muita bola, mas é fominha, individualista. Ele é muitíssimo melhor que o Caio, mas tão fominha quanto. Espero que o Sidão chame ele nas "falas" e o faça amadurecer. Os comentaristas vêm falando o tempo todo disso, do excesso de individualismo e isso pode atrapalhar ele. Os da marcação já sabem que ele vai partir para cima e já fecham no mínimo dois ou três, às vezes quatro encima dele. Agora, que o passe dele foi açucarado, isso foi... hehehe E o Sassá entrou bem, muito claramente afoito, pilhado, mas mostrou que é uma excelente sombra para o Bruno Mendes, e esse que se cuide se não perde titularidade e, infelizmente, valor de mercado. Torço para os dois, são bons garotos. Quero vê-los com a amarelinha... rsrsrs

    Abs.

    Alexandre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso Alexandre.

      Sassá já havia mostrado esta boa presença de área antes e Vitinho, se se ligar e parar de querer ser Pelé, se transforma naquilo que acham que o magricela lá da Gávea é. É só aconselhar o mlk que ele arrebenta de vez.

      Paret.

      Excluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG