Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

1 de dez. de 2012

BOM TREINO PRA GAROTADA



BOTAFOGO 2 X 2 FLAMENGO

mais um empate com o freguês

Time misto, foi só um treino, então vou me limitar ao que tínhamos de diferente.

Renan seguro, mas falou no segundo gol deles. Acho que já está mais do que experimentado, e nem cabe discussão.

Lennon merece o apelido de Lenton. Sem condições de ser reserva. Corram atrás de um lateral direito.

Brinner faz mais uma boa partida, merece mais oportunidades na zaga. Difícil entender porque teve poucas oportunidades no ano. Com Brinner, Antonio Carlos e Dória no elenco parece bastar um grande zagueiro para a zaga deslanchar.

Lima talvez mereça ser visto outras vezes, mas é difícil acreditar que possa ser melhor que o Márcio Azevedo, que não é lá essas coisas. Podemos investir na lateral esquerda também.

O meio era conhecido. Pouco a falar. Sobre Vitor Jr. acho que a situação já era definida, se ele não tivesse vacilado o Corinthians iria exigir a volta dele, ou cobraria muito caro pela permanência. Se tivesse ido muito mal, o Botafogo faria questão de devolver e o Corinthians iria tentar empurrar pra frente. Acabou ficando no meio caminho. Interessa a todo mundo, mas ninguém se dispõe a gastar dinheiro.

Para finalizar o ataque: Sassá. Jogou isolado na frente, mostrou muito pouco, mas na primeira e única bola que chegou redonda e perfeita, empurrou pra dentro. Merece mais oportunidades, principalmente durante o Cariocão. De qualquer forma é evidente que precisamos de mais opções no ataque, até para poder jogar com dois atacantes se for necessário, algo que hoje é impossível.

Brasileirão encerrado...  mas o BLOG não para por aqui. Vamos acompanhar as movimentações de jogadores, as especulações, e os preparativos para pré-temporada. 

Mas vou ser sincero, tenho fé em 2013, mas não estou exatamente otimista. Mas estou ligado, e refletindo sobre comentário do nosso amigo Linstock.

Abraços!





Olá pessoal.

Estou aqui, de volta, após este "trigésimo" 2x2 entre os dois times mas que fazem a mídia alardear esta coisa de não termos mais ganho deles depois do 3x1 aplicado no melhor ataque do mundo volume II (em 2000). Na verdade, este jogo parece ser ungido por um magnetismo que faz com que nenhum time pareça estar melhor ou pior do que o outro, mormente após aqueles jogos esquisitos entre 2007 e 2009.

Hoje, me assustei um pouco com o tipo de cãimbra sofrido pelo Brinner. Este atleta, em todos os jogos que atuou desde que chegou, em todos eles teve cãimbras, um tipo de desconforto que parecia ter ficado lá nos anos 90 (não vejo isso nos adversários). E a de hoje assustou, pela descrição de quem via o atendimento de perto, de que formou-se um bolo na região muscular do jogador que ficou difícil sair com o trabalho dos preparadores físicos. A turma da preparação física tem que ver melhor esta coisa de formação atlética de quem chega.

Do jogo, apenas aquela observação lá acima de que existe esta coisa de uma amarração para empatar mesmo. Se eles nos venceram mais de 4 vezes desde aquela partida de 2000 foi muito (no período reclamado de 2007/9 por exemplo, só venceram o jogo decisivo de 2008). Vi com surpresa o Sassá, finalmente como titular, mostrar uma movimentação de número 9 que não via há vários anos no nosso time. Independentemente do gol, eu o achei melhor do que Herrera, melhor do que Loco e acho que se não murchar, irá superar o Wellington Paulista com larga vantagem. dos outros, Gabriel, Jadson e Cidinho, já não temos como surpresa entrarem e atuarem bem. Não vou me iludir com as duas ou três boas jogadas do Lima, pois já estou cansado de ser enganado. Dizem que quem também vai arebentar quando subir é o Dedé.

Para 2013, que Papai Noel ponha na chaminé dois bons zagueiros, pelo menos 2 laterais e que venha mais um atacante para se juntar a Bruno e Sassá. Acho que com isso o retorno do Mattos e do bom reserva Lucas Zen, a coisa anda. E já que Oswaldo não tem jeito, vamos com ele mesmo.

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

22 comentários:

  1. Ameba aprontando...

    Urubus batendo direto e a figura conseguiu dar dois cartões para o Botafogo e só um pra eles.

    Só o Lodeiro tomou umas 3 faltas por trás... e nada.

    E a TV nem mostra o "placar" de faltas. Sintomático.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Tem regra nova no futebol, falta por trás em jogador do Botafogo não dá cartão. Se o técnico reclamar muito é expulso. Irritante o ameba tendencioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Henrique.

      Veja que fiz o texto e nem me dei ao trabalho de falar disso. O Botafogo, definitivamente, está mesmo aprendendo (e já incutindo na cabeça dos garotos) a jogar contra arbitragem com má vontade. E vem dando certo. Quem atrapalhou mais até agora foi mesmo Oswaldo.

      Um lance foi marcante para mostrar esta tendência do apito: Vitor Junior foi disputar uma bola e trombou com o adversário fazendo-o voltar e cair no chão: tomou cartão amarelo.

      Uns 5 minutos depois, na frente do árbitro, sofreu exatamente o mesmo tipo de falta (foi tão ao lado do juiz que se ele caísse um pouco para o lado, caía em cima do de preto). Marcou-se a falta e nem foi chamada a atenção do adversário pelo juiz.

      Vamos montar nosso time e seguir caminho. Acho que ainda iremos zombar deste tipo de coisa de apito, vencendo apesar deles.

      Paret.

      Excluir
    2. Paret,

      Essen lance do Vitor Jr eu quase comentei de novo (os outros dois comentários eu tinha feito antes). Para piorar, o Vitor Jr também tomou uma falta por trás, e nada. E o Lodeiro já tinha tomado umas 3 do mesmo tipo. Irritante a arbitragem, mas consciente disso que você falou, nada coloquei na postagem. A reclamação ficou só aqui no comentário.

      Para finalizar, acho que faltou um pouco de vontade de vencer o jogo, pois esse time do Flamengo é muito ruim mesmo, por isso que pelo Placar Real ele está rebaixado.

      Abraços.

      Excluir
    3. É cara. Foi visível a preocupação do ameba do apito quando viu que, saindo o jovem volante, entrou o Renato em seu lugar. Com toda a certeza, encomendado que deveria estar, o do apito pensou logo no que fazer para evitar que os homens do nosso meio limassem todas as tentativas de jogadas deles e aí, piiimbaaa.. cartão amarelo para Renato, que vamos combinar, é uma moça em campo.

      É assim que a coisa vai.

      Paret.

      Excluir
  3. Olá amigos,

    Basicamente foi isso que vimos com os posts de Paret e Henrique, na realidade a partida foi mesmo para testar os garotos, quanto as contratações que o paret citou até concordo, mas acho pouco. Para brigarmos por títulos teríamos que ter pelo menos 22 titulares de qualidade, pois assim teremos jogares que façam sombra nas substituições nos casos de lesões, suspensões...

    Com 22 titulares teremos mais chance de estarmos entre os 4 primeiros caso contrário será mais um ano de lampejos, depois é aquela velha história da torcida Fora Oswaldo, Fora Fulano, Fora Sicrano......



    Saudações Alvinegras.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

    Só um comentário, como é ruim este Fabio Ferreira. Não é possível um jogador (se é que podemos chamar aquilo de jogador de futebol, para mim o esporte dele é outro) deste vestir a camisa do Botafogo. MEU DEUS DO CÉU como é difícil assistir jogo nosso com estas porcarias em campo. Ainda bem que me pouparam de ver Andreruinzinho ontem.

    Um abraço e bom domingo a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Luiz, e vc certamente está falando, entre outras pixotadas, daquela bola em que ele limpou, se preparou para dar o passe e entregou nos pés do jovem atacante adversário.

      Fosse o timeco titular do menguitinho e poderíamos ter tomado a virada.

      Foi a trigésima bola assim que ele deu nestes seus 3 anos de Botafogo.

      Um bom domingo meu amigo!

      Excluir
    2. Que loucura meu amigo Paret, eu fico aqui pensando: e o cara ainda ganha uma fortuna para fazer só merda?

      Será que ninguém encherga naquela diretoria? O que um jogador que nem nível tem está fazendo no Botafogo?

      Será que não existe no próprio Rio de janeiro, no interior de SP um zagueiro mesmo que mediano, mas que seja um pouquinho melhor do que aquela porcaria?

      Eu não vou nem falar de técnico porque, o time em campo já diz tudo com referência a isso, parece um bando em campo sem saber para onde vai, ou de onde veio.

      São indagações que sempre fazemos aqui e sequer obtemos resposta, mesmo que fosse através de uma contratação qualquer. A defesa do Botafogo é ridícula, e não só eu mas todos que aqui vem falam a mesma coisa, e nada é feito para melhorar a situação.

      Meu amigo eu sinceramente acho que há algo muito podre nesta diretoria ou então a incompetência é geral e irrestrita, porque não é possível, NINGUÉM ENCHERGA NADA LÁ cacete.

      Um abração meu amigo

      Excluir
  5. Olá amigos,

    Pra fechar o brasileirão com ironia segue uma charge do botafoguense André Guedes --> http://globoesporte.globo.com/platb/andre-guedes/

    Saudações Alvinegras

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde amigos,
    Como não vi o jogo não vou comentar, mas fico com a sensação de já ter lido os cometários.
    Oswaldo disse:
    - Acertos são no ataque, hoje temos um dos melhores ataques do Brasileiro. Nossos principais erros foram na defesa, temos que corrigir, fomos desatentos, falhamos e o ataque falhou muitas vezes em não ajudar também. Temos um ataque de nível de classificação para a Libertadores, mas defesa temos que melhorar.
    Um pequena comparação com os anos anteriores.
    2010 - pontos: 59 GP: 54 GC: 42
    2011 - Pontos: 56 GP: 52 GC: 49 *Sem técnico nos últimos 3 jogos.
    2012 - Pontos: 60 GP: 60 GC: 50
    A meu ver o elenco melhorou, mas não houve a tão sonhada "evolução".
    Sinceramente, vocês acham que a qualificação do elenco irar resolver nossos problemas?? Supondo as contratações de zagueiros, laterais e atacante, realmente é o que basta para o time chegar??


    Orlando.

    ResponderExcluir
  7. Caro Orlando, a tua preocupação é pertinente porém, assim como o Henrique vou manter minha opinião. Acho que não é questão de técnico mas de um elenco efetivamente montado e motivado. Não morro de amores pelo OO, mas não o acho um péssimo técnico. Assim como Joel Santana também não é, dentre outros que aqui passaram. A questão é que o OO não teve em mãos o elenco como deveria, pois diversos motivos e situações fizeram com que o plantel sofresse grandes alterações. Sito a saída do Mago, Herrera, Caio, Loco, Alex, Somália, Bruno Thiago. Além disso houve os afastamentos por lesões (Ex.: Marcelo Mattos e Lucas Zen, dentre outros), por convocações e suspensões. Por fim, tivemos a chegada de novos jogadores, obrigando o técnico ao remodelar o time em pleno Campeonato Brasileiro. Ele cometeu erros? Sim, alguns pesados como a contratação do tal Rafael Marques. Porém, esse entra e sai dificulta muitíssimo a montagem do time. Na minha opinião, a falta de planejamento na montagem do time tem sido um fator negativo, que se soma a outros fatores dentro e fora de campo. Eu li algo sobre o tal Rafael Marques ser a sétima opção do técnico, para a posição de atacante. Não temos todas as informações para julgar, porém é claro pra mim que a responsabilidade do planejamento e execução, bem como aí incluído, a checagem e rechecagem dos que vão ser contratados, é de inteira responsabilidade da diretoria de esportes. A coisa mais positiva que aconteceu foi a subida dos meninos da base alvinegra. Eles não só deram conta do recado como estão se valorizando enquanto patrimônio do Botafogo. Isso é fundamental para um futuro mais promissor. Por outro lado, temos que pensar que contratar todos os jogadores da seleção brasileira não significa, a priori, que seremos campeões de tudo, nem mesmo é garantida absoluta de sermos campeões de qualquer coisa. Porém, uma torcida que vê o time jogando bem, com vontade, sem tomar gols bobos (defesa minimamente confiável), e que tenha um plantel competitivo é o que espera o torcedor. Daí para frente o que vier é lucro. Para ter uma idéia do que eu estou falando, trocaria todos os jogos do título de 1994 (Parreira), para assistir o time montado pelo saudoso Telê Santanna em 1982, que perdeu para a Itália sem merecer, e a Itália foi campeã. Eu gosto de ver o time ganhar, ser campeão, mas ver um espetáculo é sempre muito bom, eu diria que é até fundamental. E isso está no DNA do Botafogo, na sua História... isso é ser Botafogo. Agora, o que temos é justamente a antítese disso. É ver um time sem "pedigree", sem vontade e determinação, com alguns jogadores medíocres entre outros medianos, que não merecem ostentar o manto sagrado. E nós, impacientes (com toda a razão) descontamos tudo no técnico. Vamos dar tempo ao tempo e ver se a questão é realmente de técnico ou de plantel. Não há mais nenhuma desculpa para "proteger" o duble OO. Ele já tem um plantel estabelecido (espinha dorsal), subirão mais alguns da base (ele já deve conhecer), e terá tempo de reforçar os setores carentes, participando diretamente na escolha dos que devem chegar. Agora é exigir resultados e ponto final. O Campeonato Carioca tem que ser pra testar e montar a equipe para as competições realmente mais importantes. Que venham os da base, a hora é esta. É o meu parecer SMJ.

    Abs.

    Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre,
      Concordo plenamente com você, no que diz respeito ao Oswaldo, não é só ele problema. Eu bato no técnico porque ele é o que está mais próximo ao torcedor, no caso do Oswaldo o que me preocupa é não conseguir entender o que ele quer da equipe, qual forma que o time vai se postar em campo, o que ele faz é simples e previsível, ele colocar todo o jogo do time em cima dos dois meias (Seedorf e Andre)e no apoio dos laterais, e joga assim sempre.
      Quando o adversário bloqueia isso o time se perde, por falta de opções de jogadas.
      Hoje o Jefferson definiu bem o que você acaba de relatar, ele disse:
      " Não acho que é o time que tem que melhorar, acho que é a postura. Nós do Botafogo, e não só neste ano, temos sido passivos em certos momentos. Ficamos não sei quantos jogos sem vencer, apenas perdendo e empatando, e parecia que estava tudo normal. É difícil eu ficar alterado, mas no jogo contra o São Paulo perdemos por 4 a 1, tomamos um baile e o pessoal saiu dizendo "Tranquilo, vamos de cabeça em pé." Eu disse: "Tranquilo nada. Estamos sem espírito, sem alma." Um time que quer chegar e ser campeão não pode ser passivo. Então, acho que, mantendo a base, chegando alguns reforços e com uma mudança de postura, podemos conquistar títulos em 2013."
      Tem um vídeo em o técnico do Sport, Sérgio Guedes, em que ele fala da queda do time, lembrando que o cara pegou time faltando poucos jogos para fim do campeonato.
      http://globotv.globo.com/sportv/troca-de-passes/t/ultimos/v/emocionado-sergio-guedes-fala-sobre-rebaixamento-do-sport-eu-nao-me-preparei-para-isso/2272738/
      Nesse caso a qualidade do elenco realmente pesou, mas é um exemplo de profissional que quer acertar.
      Alexandre e amigos, sei que a maior mudança tem que vir dentro para fora, como falou o Carlos Linstock, a mudança tem ser de postura dos dirigentes, eles são referência se demostrarem que querem vencer, isso contagia a todos.


      Orlando.

      Excluir
    2. Orlando,

      Acho que o Linstock pegou mias fundo. Quem tem que mudar somos nós torcedores, para conseguirmos definitivamente e efetivamente mudar a postura dos dirigentes, técnicos e jogadores.

      Eu vejo nessas campanhas um desempenho consistente. Consistentemente mediano. Mediano, médio, medíocre, até como citou o Alexandre, na verdade é tudo muito parecido.

      Por este fato de ser consistente e mediano é que precisamos mexer, mas mexer da forma certa. Uma pequena mexida para um lado, e desbanca para mediocridade e lutar para não ser rebaixado. Uma mexida para o outro lado e podemos brigar por títulos, de verdade.

      Qual o lado certo eu não sei. Não apostaria no OO, mas trocá-lo por conta de aventuras, sou contra. Teria que ser pra trazer alguém indiscutível. Eu votava no Felipão, mas nem ele é unanimidade. Então o que vejo é que não existe esse cara que vai chegar e resolver o elenco, e portanto a solução é mexer no elenco para que ele se resolva sozinho.

      Abraços.

      Excluir
    3. Só para corrorobar Henrique, nesta última parte sobre unanimidades, você sabia que nem Abel é unanimidade por lá?

      Salvou-se pelo elenco que tem e pela continuidade do trablho, mas tricolores mais entendidos (no bom sentido) aqui no trabalho sempre disseram que o futebol do time era covarde, de fazer gol e depois ficar esperando pelo adversário. Foram indo neste toada e por fim, desenvolveram um sistema de marcação terrível, infalívem no sentido de sair na frente e não permitir a reação do adversário.

      O jogo contra o São Paulo no Morumbi foi um exemplo disso e se não tivessem tomado gol na frente, teriam vencido justamente jogando assim.

      Paret.

      Excluir
    4. É Paret,

      Eu já citei Abel, Tite e Mano como técnicos que não me daria ao trabalho de trocar o OO por eles. Seria trocar seis por meia dúzia, no máximo por 6,1 e pagando muito mais caro.

      Abraços.

      Excluir
    5. Paret e Henrique,
      É isso que estou falando, nós temos que conhecer os pontos fortes e fracos dos adversários, A Unimed por exemplo o ponto mais vulnerável é zaga, ao meu ver o melhor jogador da Unimed foi Edinho, jogava na zaga, saia jogando e ainda cobria as laterais.
      Eu não vi e nem ouvi o Oswaldo,
      depois de uma vitória fazer comentários técnicos sobre o jogo, são sempre comentários vagos com relação a postura da equipe.
      E agora ele está montando a família OLIVEIRA, já que ninguém está comemorando com a torcida, a família SCOLARI começou assim e acabou na segunda, olhar que Felipão tem muito mais talento.
      Mas vamos ao Carioca, se o time for bem ótimo, temos time pro resto do ano, caso não, vai ser muito difícil para continuidade do ano.


      Orlando.

      Excluir
  8. Olá amigos,

    Vou resumir tudo o já disseram e vou continuar martelando na tecla, o problema não é o técnico em si e sim o elenco que é uma mistura de qualidade que envolve desde o bom, passando pelo médio ou mediocre e termina no ruim. Além dos problemas extra-campo. O que falta no botafogo é um planejamento profissional onde se faz boas escolha dos jovens promissores (olheiros), onde se faz bons negócios nas contratações/vendas e por aí vai...

    Todo esse conjunto de fatores é que faz o verdadeiro Dep. de Futebol onde o futebol deixou de ser arte para virar um "balcão de negócios" (by OO).



    Saudações Alvinegras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo,
      Por falar em negócios no futebol, essa reportagem é bem esclarecedora de como a coisa está funcionando:
      http://esportes.terra.com.br/futebol/prata-da-casa/blog/2012/12/03/clubes-de-empresarios-dominam-a-base-em-sp-e-os-grandes/

      Se as autoridade ou clubes não se unirem, ficaram somente com as sobras do mercado.
      Enquanto os clubes tem que ter um retorno social, esses empresários visão o retorno financeiro e conseguem sem qualquer repasse social.


      Orlando.

      Excluir
    2. Pois é orlando, daqui uns tempos os clubes não terão poder aquisitivo para acompanhar esses empresários nas contratações.


      Saudações Alvinegras.

      Excluir
  9. Boa tarde amigos,
    Estou vendo uma matéria muito interessante a respeito da estrutura financeira dos clubes, vale a pena dar uma olhada.
    http://globoesporte.globo.com/platb/olharcronicoesportivo/2012/12/04/clubes-apresentam-evolucao-economico-financeira-na-visao-do-itau-bba/#comments

    Dar para se ter uma ideia do quanto falta para o Botafogo conseguir atingir o nível estruturais dos primeiros, houve melhoras, mas acho que poderia ter avançado mais, ainda a coisas sobre essa CIA que ninguém consegue explicar.

    Orlando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal mesmo. A continuidade da reportagem deverá ser bem interessante também.

      Já sobre a Cia, pior do que ter coisas que ninguém consegue explicar, é ter coisas que algumas pessoas não querem que ninguém explique.

      Por exemplo, esta história de que fomos "bem" mesmo com 13o orçamento do campeonato é uma balela. Se entrar o orçamento da Cia a coisa é muito maior.

      Outra coisa é a merreca que o Stadium Rio gera pro BFR. No balanço aparecem só uns trocados. Show de McCartney, Justin Biba e outros? Nem pensar...

      Abraços

      Excluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG