Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

2 de mai. de 2017

É LIBERTADORES, É FOGÃO!



Time recebe o Barcelona-Equ
em busca da classificação,
mas perde o jogo.



BOTAFOGO 0x2 BARCELONA DE GUAIAQUIL

A ópera fantasmagórica de ontem pode ser explicada com a seguinte receita – Como perder um jogo bobo em um ato (no caso, o primeiro gol), seguido da velha e manjada teimosia futebolística nacional.

Dito isto, vamos ao que foi esta partida em rápidas linhas, já que o gosto amargo não vai me permitir escrever muito.

Tínhamos que ter, na nossa escola de técnicos da qual Jair Ventura é um notável aluno, a disciplina “substitua enquanto é tempo”. Esta mania antiga de esperar intervalo para consertar o time nos fez perder um jogo que pode sim ser encaixado na categoria de derrota boba, infantil e sem justificativa.

Treinadores de outras escolas podem até começar uma partida destas, da forma como Jair começou: vai de 3 atacantes, tira um homem do meio para encaixar o terceiro atacante e (talvez) sai na frente do placar parar, só lá no terço final da partida, colocar o time para marcar. Só que treinadores de outras escolas (e vemos isto o tempo todo pela TV), ao menor sinal de perigo (como o da Avenida Lateral Direita ontem), substituem com 10, 15 minutos ou, no máximo, meia hora de jogo que seja, consertando rapidamente o que está errado.

Não culpo o Jair por todo um primeiro tempo perdido com o time torto daquele jeito. Culpo sim, toda uma escola brasileira, de treinadores que esperam o time voltar do vestiário, aguardam por 10 minutos e só aí, pensam em começar a mudar, escola que teve em Zagallo o nome mais conhecido nestes últimos tempos. Foi por isto que perdemos o jogo: demorou para consertar. E consertou sim, porque estava perdendo mas mais ainda, por ter atletas lesionados no intervalo e aí, quando a marcação parou de dar espaços, já tínhamos tomado 2 gols de um time hábil e experiente, mas que não vejo como superior ao nosso. Tivesse o Jair, aos 7 minutos de partida (minuto seguinte ao primeiro gol), colocado o Marcelo ali na direita e um provável empate (ou até uma vitória como aquela contra o Sport) não seria tão impensável assim.

Vida que segue. O brasileirão vem aí e logo nos dias do seu início, o jogo contra o Atlético de Medelin vai acontecer também. Que isto tenha servido de lição.

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG