Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

16 de mar. de 2013

ESTREIA DE CAMPEÃO

BOTAFOGO 4 x 0 QUISSAMÃ



Sim, estreia de campeão! Para começar, uma certa ressaca e falta de pegada. Adicionado por um pouco de desconcentração. Coisas de quem acabou de cumprir uma missão.

Mas a festa já acabou, estamos em outro torneio, e no final, sem muitas dificuldades, contra um adversário frágil que é o Quissamã, mostramos nossa força, a força de campeões.




Os dois times entraram em um 4-5-1, sendo que o do Quissamã estava mais para 4-3-2-1, com dois laterais improvisados no meio e fechando totalmente a marcação pelos lados. No Botafogo, a escalação já conhecida, com a alteração de se poupar Bolívar e promover a estreia de André Bahia como titular na zaga.

O jogo transcorria morno, xôxo, entediado, com o Botafogo com domínio territorial, o Quissamã sem condições nem de contra-atacar, mas com poucas chances de gol criadas. Até que nosso Júlio César mais uma vez nos surpreendeu, e em um belo chute de fora, que o inseguro goleiro do Quissamã não levou fé, abriu o placar.

Com este 1 a 0 pareceu que o time relaxou mais ainda. Quissamã saiu um pouquinho, chegou a criar algumas jogadas, mas acabamos indo para o intervalo no 1 a 0 mesmo.

Na volta, entrevistado, Lucas já informou que Oswaldo havia dado "um puxão de orelhas", cobrou mais pressão, para sair logo o segundo gol. Quissamã trocou um dos seus marcadores por um atacante, e a avenida ficou aberta ali mesmo, na lateral direita do nosso Lucas, herói do novo título.

Pressionamos, foram várias boas jogadas de ataque, até que em um contra-ataque Fellype Gabriel lançou Lodeiro, livre, que avançou até ficar cara-a-cara com o goleiro. Era só chutar tirando do goleiro para fazer o gol, mas ele optou pelo serviço e rolou a bola mansamente para Seedorf, que só precisou escorar para tirar do goleiro já batido. E tirou, mas tirou do gol também. Gol perdido, que se fosse ali o Rafael Marques, ainda assim iria causar suspresa.

Uma certa preocupação ficou no ar. Seedorf, que já não vinha bem na partida, perde um gol desses, e abriu-se um certo temor de que a partida poderia sair dos trilhos.

Mas não, o adversário era frágil, e quanto mais tentava atacar, mais espaços dava, permitindo a chegada do Botafogo.

E assim foi indo. Na avenida da direita, Lucas avançou e cruzou, Rafael Marques fez o pivô, escorou para Lodeiro, e chegamos aos tranquilos 2 a 0.

A pressão continuou,  e pouco depois Rafael Marques serviu de novo, tocou para Fellype Gabriel que dividiu com a zaga e conseguiu o chute, sem chances para o goleiro. Vitória sacramentada.

Aleluia! Aleluia! Aleluia!

Já perto do fim do jogo, aos 36 do segundo tempo, Gabriel tocou para Rafael Marques, que acertou belo chute de fora da área, bem no canto. Encerrada a seca, placar justo de 4 a 0 para o campeão da Taça Guanabara.



Antes deste quarto gol Oswaldo ainda fez algumas substituições. Primeiro tirou André Bahia, que fez uma boa partida, e promoveu a estreia de Rodrigo Defendi. Parece que finalmente teremos zagueiros titulares e reservas para o campeonato brasileiro.

Depois Oswaldo poupou Mattos e realizou a volta de Zen aos gramados. Não creio que Zen tenha muito espaço neste elenco, mas é uma posição que sempre se precisa de reservas aptos a atuarem em alto nível.

E finalmente, Seedorf saiu para a entrada de Bruno Mendes. Acho que o Bruno deveria ter entrado bem mais cedo, logo nos primeiros minutos do segundo tempo. É um bom atacante, e merece mais tempo em campo para recuperar a boa forma.

Agora aguardemos as impressões do Paret lá do NOSSO ESTÁDIO.





O PREDADOR alvinegro



Olá amigos. Aqui estamos nós, com mais uma imagem exclusiva do blog conforme prometemos, o que espero se repita doravante por muitos jogos. Nesta imagem algumas explicações se fazem necessárias.

Primeiramente, já com a torcida dispersada pelo bairro, saí do estádio para pegar minha família no Shopping e me deparei com este torcedor saindo de uma daquelas casas que vendem lanches (o local aí é a Henrique Scheidt - acesso ao setor Norte). Muito interessante e apropriada a figura, se fizermos uma analogia com o desempenho do time hoje no campo. O que também cabe esclarecer é que esta parede vermelha é de um dos bares da região e, para os mais antigos, nos alegra saber que os proprietários do estabelecimento e que atendem diretamente ali no balcão, são nada mais nada menos do que os irmãos do nosso lendário atacante dos anos 70, Nilson Dias. Nas paredes, inúmeras fotos dos irmãos jogadores (Nilson e Ney Dias) até mesmo com a seleção brasileira e, claro, Nilson Dias com a camisa gloriosa. ISTO É BOTAFOGO. Durante a semana, trarei imagens do Bar do Quim, o maior e melhor da região, e que fez toda a sua decoração com imagens da nossa história.

Agora vamos falar da goleada 
_________________________________________________________

FELLYPE GABRIEL 
O CRAQUE DO JOGO

Amigos alvinegros, me permitam começar o meu texto com esta afirmativa pois todos aqui sabem e mormente o amigão Luiz, que sou também crítico deste atleta devido à sua falta de força física e à lerdeza que exibiu em campo por vários jogos do último brasileirão.

Mas hoje meus prezados, não posso tapar o sol (no caso deste jogo a lua) com a peneira e esconder a realidade dos fatos. Seedorf vem mal, não jogou bem desde os 4x2 no Resende, foi decisivo sim nos dois jogos finais da Taça GB mas durante as partidas não vem se dando bem nas jogadas que tenta (na maioria delas). Hoje, não pelo gol que perdeu mas por esta má fase, tinha mesmo que ser substituído e aí é que vem a justificativa deste meu subtítulo: FELLYPE GABRIEL ACABOU COM O JOGO.

Não tivesse o Fellype feito o seu gol e teríamos saído desta partida com uma situação de injustiça. Sei que Rafael Marques hoje também fez um jogo correto (deu assistência para o segundo e terceiro gols), marcou o seu tento e saiu, para alguns, como craque da partida mas que me desculpem os analistas profissionais da imprensa: Fellype Gabriel, que hoje comeu a bola, é quem foi verdadeiramente o craque em campo.


Ele brigou e lutou como lhe manda fazer o Oswaldo, distribuiu o jogo e deu passes precisos como que a suprir a apatia técnica do Seedorf, fez jogadaças de Seedorf e por pouco, duas delas não resultam em dois golaços (um por cobertura e outro numa levada de bola de chilena que culminou num chute bem dado no fim do jogo). O cara hoje estava demais meus amigos. Era toque de classe, era chapéu de frente, de costas, era o diabo.

Eu sei, repito, que se trata de um atleta de físico de porcelana e que, com aquele tornozelo operado, fica mais vulnerável ainda a entradas fortes mas até nisto já vem se mostrando mais hábil: anda conseguindo se sair bem de praticamente todas as jogadas divididas. A bola do jogo hoje só chegava redonda à área adversária se passasse pelos pés dele, Lodeiro só conseguia desenvolver bem um ataque em velocidade se contasse com ele na tabela e por fim, Marcelo Mattos certamente não achava que viria logo de um meia de criação a ajuda valiosíssima que está tendo no primeiro combate, assim que o adversário sai para atacar.

O time hoje foi bem meus amigos, mormente pelo ótimo segundo tempo, mas como Henrique já falou tudo aí sobre a partida eu quis aqui fazer esta homenagem ao nosso 11, por ter nos brindado ali da arquibancada com este dia de Zidane. Não é exagero, creiam. Não sei se ele vai manter esta fase mas passo agora a torcer pelo Fellype, pois é um atleta exemplar e estamos precisando disto.

No mais, "... el - el - el... Viva o Rafael!..."

Os belos gols do Fogão - Lancenet

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

12 de mar. de 2013

BOTAFOGO CAMPEÃO

TAÇA GUANABARA/2013

E a festa continua



Este é o Jeff alvinegro galera! Segundo o povão-Fogão, ele é o "p.. q... p...iiiuuu.. o melhor....... goleiro do Brasiiiilllllllll!"

Opiniões à parte, o Lancenet preparou especialmente para os alvinegros o maravilhoso vídeo abaixo, sobre a atuação do nosso paredão nesta Taça GB, comentada mundo a fora.




ENQUANTO ISSO, 
EM RELAÇÃO 'A MUNDO'

Quem pode, pode. Quem não tem, inventa.

Franz Beckenbauer não falou do Seedorf, não conhece ninguém no clube e apenas se interessou, como já houvera feito em outra visita ao país, pela situação do Botafogo. Bem meus amigões alvinegros, a declaração da lenda alemã pode ser lida aqui e o vídeo abaixo também diz tudo

Com a palavra, a melhor torcida do mundo (segundo Seedorf). rsrsrs.

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

10 de mar. de 2013

BOTAFOGO CAMPEÃO DA TAÇA GUANABARA 2013

BOTAFOGO 1 x 0 VASCO

Decisão da Taça Guanabara 2013


Opa, deixa eu tomar um fôlego aqui...




Ufa.


Amigos, está lá, jogamos bem, vencemos, e somos mais uma vez campeões. Outra vez sobre o Vasco.

Eu, vendo na TV, adorei ver ali nosso Josimar, grande lateral direito, trazendo bons fluídos.

Para a garotada que não conhece, e meu filho perguntou quem era, uma vez que ele não faz parte dos ídolos históricos do Botafogo que ele conhece, tive o prazer de apresentar, antes do jogo, mostrando os dois "golzinhos" da fera pela seleção de 86.



Então vamos a partida, grande jogo, Botafogo quis vencer, Vasco procurou amarrar o jogo e jogar no contra-ataque. Obteve sucesso uma única vez, mas o Carlos Alberto, pressionado pelo Lucas, desperdiçou.

O resto do primeiro tempo, e quase o jogo todo, foi o Botafogo martelando a defesa do Vasco mas de forma pouco produtiva. Tinha posse de bole, chutava a gol, mas faltou basicamente a presença de área, que Rafael Marques não consegue dar, e faltou o apoio dos laterais, que hoje não estavam tão bem, ou melhor, estavam mais focados na parte defensiva.

Seedorf, muito marcado, com Abuda como sombra, não conseguia produzir muito, mas movimentava bem e tocava de primeira, abrindo os espaços para os nossos outros meias.

No segundo tempo Oswaldo ousou, tirou Marcelo Mattos, que estava bem na contenção, e colocou Vitinho. A ideia era boa, pois Gabriel estava dominando o meio, e se apresentava mais uma vez muito bem. Com Vitinho, o time poderia ser mais incisivo no ataque, e o espaço deixado pelo Mattos não parecia que seria problema.

E funcionou bem, Vitinho partiu muito bem em algumas jogadas, mas continuou com seu velho problema, centralizando demais as jogadas, e deixando de passar ou chutar na hora certa.

Oswaldo acertou na substituição seguinte também, tirou o inoperante Rafael Marques, que ficou pior cansado, e colocou Bruno Mendes, que nos deu mais presença de área e melhorou a movimentação ofensiva.

Seguimos com posse de bola e controlando as ações, mas furar retranca de time grande é tarefa ingrata. Em bela jogada tramada pela esquerda, Seedorf tocou de calcanhar, enganando a defesa, permitindo a Júlio César (eu não havia dito que os laterais apoiaram pouco?) chegar a linha de fundo e cruzar no segundo pau. Bolívar dominou, preparou pra chutar, mas rolou pra trás, para a entrada do Lucas, nosso lateral direito atual, que com calma, frente a uma zaga congestionada, teve a tranquilidade de bater com lado de dentro do pé, colocando a bola no cantinho, fora do alcance de zagueiros e goleiro.

Estava marcado o gol do título, já aos 35 ou mais minutos do segundo tempo. Mas o Vasco não se deu por vencido, partiu pra cima, e Mattos fez falta nessa hora. Agora precisávamos dominar o meio e controlar o jogo ali, mas ele não estava mais em campo. A solução foi lançar André Bahia no lugar do Lodeiro, dando mais pulmão para o time, e completar a partida.

O Vasco ainda arrumou o gol do empate, em impedimento difícil de se ver do Renato Silva, mas muito bem marcado, e o jogo seguiu em emoção até quase os 51 minutos do segundo tempo.

No final, festa botafoguense. Um desconhecido qualquer, representante da FFERJ no estádio, ainda tentou seus 15 minutos de fama, dizendo que a taça não seria entregue ali, mas botou o rabinho entre as pernas diante da ordem do presidente da federação. E está aí a imagem que todos nós queríamos.


Mais imagens? Estou sabendo que Paret irá nos brindar com coisas especiais.

Pé no chão? Hoje não, vamos comemorar. Durante a semana vamos começar a conversar sobre Taça Rio, e restante do ano, com Copa do Brasil e Brasileirão.

Hoje é dia de festa. Hoje é dia de Botafogo Campeão da Taça Guanabara 2013.






Olá amigos alvinegros.

Hoje, espremido entre horários de compromissos diversos e a expectativa de um estádio lotado (fomos lá em mais de 40 mil pessoas - público presente), tive que me virar entre comemorar o fim do jogo com volta olímpica e uma corrida alucinada pela Linha Amarela de volta à casa para não perder a festinha de uma adorável vizinha que fazia 2 aninhos hoje. Graças a Deus, mesmo com o longo engarrafamento na saída, cheguei e curti também a festinha da princesa com tudo de bom que uma boa festa oferece. O bolo estava sensacional.. rsrsrs.

Mas no jogo, a coisa foi nesta base aí da imagem abaixo meus amigos.



O galerão compareceu, aplaudiu e nem a saída do reclamado 'Orelha' Marques, entre algumas reclamações mas também com aplausos, foi motivo para que esfriássemos a nossa festa. Foi muita cantoria, muita gritaria, uma emoção incontrolável naquele mar de alvinegros (éramos até mais torcedores do que os do outro lado, por pouca coisa sim mas lotamos a Oeste Superior) e no fim, o prêmio merecido veio sem contestações. Vamos ao jogo então.

Do jogo, o belo gol com a jogada magistral do Seedorf - Lancenet
O time adversário tem apenas 3 jogadores de verdade, atletas de time grande capazes de encarar jogos decisivos e fazerem valer o fato de estarem ali representando um clube de camisa e de raízes. A maioria dos atletas deles é composta, ou por renegados de outros clubes ou então por atletas de medianos para baixo. Assim, entraram em campo querendo amarrar a partida e foram castigados num momento do jogo em que não lhes seria mais possível engendrar uma reação.

E como bateu este adversário meus amigos. O juiz não tinha outra alternativa que não fosse carimbar aqueles atletas com cartões amarelos. Jogar futebol que é bom, no entanto, não era o intuito deles nesta tarde. O Botafogo deu algo como 16 chutes a gol e eles foram apenas por 5 ocasiões à nossa meta, a maioria delas depois que levaram o seu gol.

Não quero ainda dizer que estamos prontos para o que queremos agora, ou seja, as grandes conquistas. Precisamos de um atacante, vemos em campo que as laterais ainda não têm aqueles nomes de peso para segurar a onda num torneio mais qualificado mas estamos no bom caminho. O treinador, antes reclamado, parece mesmo estar deixando a teimosia de lado para jogar conforme o jogo se apresenta. Hoje, outra vez, acertou ao colocar Vitinho no intervalo, visto o juiz já ter dado amarelo para o Mattos e não valer a pena deixá-lo em campo arriscando uma expulsão que nos deixaria numa perigosa desvantagem.

E assim meus amigos, o gol foi questão de tempo. Eu não acredito mesmo que, contra um adversário tão inferior (como este jogo lembrou o BotafogoXJuventude de 1999) iríamos chegar ao fim do jogo sem marcar o nosso gol. Gol este de belíssima feitura, o qual vem sendo marcado pela imprensa como sendo um belo gol do Lucas mas do qual, quero destacar a jogadaça do Seedorf. Foi ele quem, com o toque de calcanhar, desmanchou a retranca adversária e permitiu que, na jogada, um atleta nosso tivesse tempo de preparar a jogada para o chute do nosso 2. Então amigos, o Botafogo é campeão de mais uma Taça GB. Isto é muito bom para um início de temporada mas é preciso reforçar este elenco para os próximos vôos.

A Taça GB já carimbada pelo Fogão aqui no blog



- O golaço foi do Lucas mas quem desenrolou a jogada de forma magistral foi o Seedorf. Não fosse o seu toque de calcanhar e seria mais uma bola rechaçada pelo sistema defensivo montado por eles.

- O que não tira o brilho do gol do nosso lateral. Palmas para ele pela tranquilidade, pelo belíssimo toque na bola (só tinha aquele espaço minúsculo para fazê-la passar) e pela partida correta, sem erros.

- E no mais galera, é soltar o grito.. ÉÉÉÉÉ CAMPEÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOO.


O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG