Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

10 de mar. de 2013

BOTAFOGO CAMPEÃO DA TAÇA GUANABARA 2013

BOTAFOGO 1 x 0 VASCO

Decisão da Taça Guanabara 2013


Opa, deixa eu tomar um fôlego aqui...




Ufa.


Amigos, está lá, jogamos bem, vencemos, e somos mais uma vez campeões. Outra vez sobre o Vasco.

Eu, vendo na TV, adorei ver ali nosso Josimar, grande lateral direito, trazendo bons fluídos.

Para a garotada que não conhece, e meu filho perguntou quem era, uma vez que ele não faz parte dos ídolos históricos do Botafogo que ele conhece, tive o prazer de apresentar, antes do jogo, mostrando os dois "golzinhos" da fera pela seleção de 86.



Então vamos a partida, grande jogo, Botafogo quis vencer, Vasco procurou amarrar o jogo e jogar no contra-ataque. Obteve sucesso uma única vez, mas o Carlos Alberto, pressionado pelo Lucas, desperdiçou.

O resto do primeiro tempo, e quase o jogo todo, foi o Botafogo martelando a defesa do Vasco mas de forma pouco produtiva. Tinha posse de bole, chutava a gol, mas faltou basicamente a presença de área, que Rafael Marques não consegue dar, e faltou o apoio dos laterais, que hoje não estavam tão bem, ou melhor, estavam mais focados na parte defensiva.

Seedorf, muito marcado, com Abuda como sombra, não conseguia produzir muito, mas movimentava bem e tocava de primeira, abrindo os espaços para os nossos outros meias.

No segundo tempo Oswaldo ousou, tirou Marcelo Mattos, que estava bem na contenção, e colocou Vitinho. A ideia era boa, pois Gabriel estava dominando o meio, e se apresentava mais uma vez muito bem. Com Vitinho, o time poderia ser mais incisivo no ataque, e o espaço deixado pelo Mattos não parecia que seria problema.

E funcionou bem, Vitinho partiu muito bem em algumas jogadas, mas continuou com seu velho problema, centralizando demais as jogadas, e deixando de passar ou chutar na hora certa.

Oswaldo acertou na substituição seguinte também, tirou o inoperante Rafael Marques, que ficou pior cansado, e colocou Bruno Mendes, que nos deu mais presença de área e melhorou a movimentação ofensiva.

Seguimos com posse de bola e controlando as ações, mas furar retranca de time grande é tarefa ingrata. Em bela jogada tramada pela esquerda, Seedorf tocou de calcanhar, enganando a defesa, permitindo a Júlio César (eu não havia dito que os laterais apoiaram pouco?) chegar a linha de fundo e cruzar no segundo pau. Bolívar dominou, preparou pra chutar, mas rolou pra trás, para a entrada do Lucas, nosso lateral direito atual, que com calma, frente a uma zaga congestionada, teve a tranquilidade de bater com lado de dentro do pé, colocando a bola no cantinho, fora do alcance de zagueiros e goleiro.

Estava marcado o gol do título, já aos 35 ou mais minutos do segundo tempo. Mas o Vasco não se deu por vencido, partiu pra cima, e Mattos fez falta nessa hora. Agora precisávamos dominar o meio e controlar o jogo ali, mas ele não estava mais em campo. A solução foi lançar André Bahia no lugar do Lodeiro, dando mais pulmão para o time, e completar a partida.

O Vasco ainda arrumou o gol do empate, em impedimento difícil de se ver do Renato Silva, mas muito bem marcado, e o jogo seguiu em emoção até quase os 51 minutos do segundo tempo.

No final, festa botafoguense. Um desconhecido qualquer, representante da FFERJ no estádio, ainda tentou seus 15 minutos de fama, dizendo que a taça não seria entregue ali, mas botou o rabinho entre as pernas diante da ordem do presidente da federação. E está aí a imagem que todos nós queríamos.


Mais imagens? Estou sabendo que Paret irá nos brindar com coisas especiais.

Pé no chão? Hoje não, vamos comemorar. Durante a semana vamos começar a conversar sobre Taça Rio, e restante do ano, com Copa do Brasil e Brasileirão.

Hoje é dia de festa. Hoje é dia de Botafogo Campeão da Taça Guanabara 2013.






Olá amigos alvinegros.

Hoje, espremido entre horários de compromissos diversos e a expectativa de um estádio lotado (fomos lá em mais de 40 mil pessoas - público presente), tive que me virar entre comemorar o fim do jogo com volta olímpica e uma corrida alucinada pela Linha Amarela de volta à casa para não perder a festinha de uma adorável vizinha que fazia 2 aninhos hoje. Graças a Deus, mesmo com o longo engarrafamento na saída, cheguei e curti também a festinha da princesa com tudo de bom que uma boa festa oferece. O bolo estava sensacional.. rsrsrs.

Mas no jogo, a coisa foi nesta base aí da imagem abaixo meus amigos.



O galerão compareceu, aplaudiu e nem a saída do reclamado 'Orelha' Marques, entre algumas reclamações mas também com aplausos, foi motivo para que esfriássemos a nossa festa. Foi muita cantoria, muita gritaria, uma emoção incontrolável naquele mar de alvinegros (éramos até mais torcedores do que os do outro lado, por pouca coisa sim mas lotamos a Oeste Superior) e no fim, o prêmio merecido veio sem contestações. Vamos ao jogo então.

Do jogo, o belo gol com a jogada magistral do Seedorf - Lancenet
O time adversário tem apenas 3 jogadores de verdade, atletas de time grande capazes de encarar jogos decisivos e fazerem valer o fato de estarem ali representando um clube de camisa e de raízes. A maioria dos atletas deles é composta, ou por renegados de outros clubes ou então por atletas de medianos para baixo. Assim, entraram em campo querendo amarrar a partida e foram castigados num momento do jogo em que não lhes seria mais possível engendrar uma reação.

E como bateu este adversário meus amigos. O juiz não tinha outra alternativa que não fosse carimbar aqueles atletas com cartões amarelos. Jogar futebol que é bom, no entanto, não era o intuito deles nesta tarde. O Botafogo deu algo como 16 chutes a gol e eles foram apenas por 5 ocasiões à nossa meta, a maioria delas depois que levaram o seu gol.

Não quero ainda dizer que estamos prontos para o que queremos agora, ou seja, as grandes conquistas. Precisamos de um atacante, vemos em campo que as laterais ainda não têm aqueles nomes de peso para segurar a onda num torneio mais qualificado mas estamos no bom caminho. O treinador, antes reclamado, parece mesmo estar deixando a teimosia de lado para jogar conforme o jogo se apresenta. Hoje, outra vez, acertou ao colocar Vitinho no intervalo, visto o juiz já ter dado amarelo para o Mattos e não valer a pena deixá-lo em campo arriscando uma expulsão que nos deixaria numa perigosa desvantagem.

E assim meus amigos, o gol foi questão de tempo. Eu não acredito mesmo que, contra um adversário tão inferior (como este jogo lembrou o BotafogoXJuventude de 1999) iríamos chegar ao fim do jogo sem marcar o nosso gol. Gol este de belíssima feitura, o qual vem sendo marcado pela imprensa como sendo um belo gol do Lucas mas do qual, quero destacar a jogadaça do Seedorf. Foi ele quem, com o toque de calcanhar, desmanchou a retranca adversária e permitiu que, na jogada, um atleta nosso tivesse tempo de preparar a jogada para o chute do nosso 2. Então amigos, o Botafogo é campeão de mais uma Taça GB. Isto é muito bom para um início de temporada mas é preciso reforçar este elenco para os próximos vôos.

A Taça GB já carimbada pelo Fogão aqui no blog



- O golaço foi do Lucas mas quem desenrolou a jogada de forma magistral foi o Seedorf. Não fosse o seu toque de calcanhar e seria mais uma bola rechaçada pelo sistema defensivo montado por eles.

- O que não tira o brilho do gol do nosso lateral. Palmas para ele pela tranquilidade, pelo belíssimo toque na bola (só tinha aquele espaço minúsculo para fazê-la passar) e pela partida correta, sem erros.

- E no mais galera, é soltar o grito.. ÉÉÉÉÉ CAMPEÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOO.


O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

44 comentários:

  1. Fui ao Engenhão com o filhão e que festa linda, galera! Apesar do calor, as torcidas(especialmente a nossa) deram um brilho ao espetáculo, que não foi tecnicamente tão bom. MAS BRILHOU A ESTRELA!
    Vasco não quis jogar e levou o que merecia. O Botafogo não foi brilhante, mas hoje não vou ser racional demais, não.
    FOGÃO, CAMPEÃO DE MAIS UMA GB...É BOM DEMAIS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí Diogo!

      Fogão campeão!

      Vamos comemorar.

      Segunda-feira podemos começar a discutir o que precisa ser acertado, pois ainda tem muita coisa pra melhorar e pra conquistar.

      Abraços campeões.

      Excluir
    2. É Diogo. Eu fui, como sempre, na Oeste Superior e foi lindo responder a todos os cânticos do lado de lá. Mormente quando a nossa torcida viu a possibilidade do gol no segundo tempo, com o time deles não sabendo mais o que inventar para segurar o jogo.

      Foi uma daquelas festas inesquecíveis.

      Paret.

      Excluir
  2. Parabéns campeão Henrique,
    Pé no chão? Hoje não, vamos comemorar. Durante a semana vamos começar a conversar sobre Taça Rio, e restante do ano, com Copa do Brasil e Brasileirão.(2)
    Peguei sua observação em relação a conquista, feliz pelo título.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehe, valeu Orlando, grande campeão!

      Sai do chão, sai do chão! É a torcida do Fogão.

      Hehehehe.

      Abraços campeões.

      Excluir
  3. Galera botafoguense somos campeões da tg e já estamos na final do estadual. Primeiro título do Seedorf no bota. Vamos comemorar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo,

      Acho que o pessoal está comemorando tanto que nem está aparecendo pra comentar.

      Inclusive, o Paret ainda nem chegou da festona para fazer a postagem dele. Hehehehe.

      Abraços campeões.

      Excluir
  4. Tô com dor de estômago de tanto comer bolinho de bacalhau... kkkkkk

    ÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ´CAMPEÃOOOOOOOOO!

    Jogo amarrado, jogo nervoso. Vasco jogando com o regulamento embaixo do braço, o Botafogo tentando furar a boa defesa do bacalhau, jogo tenso, difícil, cheguei a pensar que ia dar 0 x 0. Tenho que dizer que infelizmente, mesmo reconhecendo que ele é muito aplicado e esforçado mas Rafael Marques não dá, muito leve, franzino, fácil de marcar. E o Vasco abusou de fazer faltas. E o “ameba” colaborou bastante, economizando cartões (inclusive um que daria expulsão) e não vendo uma penalidade muito clara. Mas valeu pelo gol do Botafogo, muito bem trabalhado, com direito a toque a "la Sócrates" do nosso craque Seedorf, que envolveu toda a defesa do Vasco, caindo nos pés do Bolívar, que com categoria matou a pelota e com tranquilidade, sem individualismo, rolou para o Lucas colocar no único lugar que a bola podia passar (pelo menos pareceu isso... rsrsrsr). E aí foi só desespero dos "Vascaindo"... rsrsrs Dei barrigadas de riso vendo o fdp do goleirinho para de fazer cera e começar a jogar no estilo "Enéias", correndo feito doido nas saídas de bola... kkkkkkkk No entanto, ressalto que mesmo com toda a cera não levou o merecido amarelo. Já o Jefferson levou o amarelinho, e a "cera" foi só nos minutos finais do jogo. Para ter ideia da parcialidade, no primeiro tempo com toda a cera feita, dois minutos. No segundo tempo 5 minutos de acréscimo. É mole ou quer mais? Agora o que me arrepiou de medo foi aquele gol, bem anulado, em falha do Jeferson, que deu rebote. Putzgrila, gelei e congelei dos pés a cabeça... caracá véi... Se eu tivesse algum problema cardíaco, não estaria escrevendo este texto... hehehehe Agora é torcer para que não se efetive nenhum desmanche no time e que o plantel se consolide e amadureça, no aspecto de grupo, entrosamento e taticamente falando. Que venha a Taça Rio.

    Abs. Aos Campeões

    Alexandre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Alexandre,

      Mudamos o calendário. Semana passada foi carnaval, esta semana foi semana santa, e devoramos o bacalhau de novo.

      E o lance da cera e do desconto, realmente ridículo. Mas isto é assunto pra depois...

      Agora é comemorar! Somos campeões.

      Abraços!

      Excluir
    2. Olá Alexandre. Algumas coisas a comentar do seu texto..

      - Rafael Marques realmente não dá. Não vai conseguir jamais segurar a onda com camisa de time grande e olha que muita gente que teve seu brilho no Botafogo também mostra hoje igualmente não ter este poder de segurar a onda... Lucio Flávio, Renato Cajá, Tulio Souza, Leandro Guerreiro e tantos outros.

      - Eu já disse, acho que no texto da postagem mesmo, que o gol do Lucas foi de bela feitura mas quem desenrolou a jogada para que pudéssemos chegar com folga no ferrolho que era aquela defesa foi Dom Clarence. O sujeito é foda meu amigo. Não vem rendendo bem nestes últimos jogos mas é tipo aquele super 9 que passa um jogo inteiro atuando mal mas faz o gol na hora certa e o time vence. Seedorf só precisou de um toque na bola, aquele de calcanhar, para nos dar a vitória.

      - O gol deles. Na hora, nem vimos a anulação de cara mas confesso que muitos na arquibancada não tiveram tanto medo assim, tal era o domínio nosso (meio de campo e ataque também) e ficava a certeza de que conseguiríamos o segundo gol com um aperto a mais naquela defesa deles. Renato Silva estava doido para entregar.

      Mas foi isso meu amigo. O Botafogo está no caminho certo e agora, ganha tempo para pensar de forma correta nas contratações que vai precisar para os vôos mais altos.

      Paret.

      Excluir
    3. Caro amigo, não é provocação, mas o grande Bolivar teve calma e não foi fominha e ainda serviu o Lucas com afeto, ele vem substituir A.Carlos com um milhão de vantagens, digo que agora temos um bom zagueiro que não afina.

      Excluir
  5. Certamente, essa hora é para comemorar.

    ÉÉÉÉÉE´CAMPEÃOOOOO!!

    ResponderExcluir
  6. É amigos novamente levantamos a GB e agora é olharmos para frente e melhoramos principalmente o setor ofensivo, falta o verdadeiro matador, algo como Túlio Maravilha, Dodô.... e o RM o cara parece "café com leite" jogando....kkkkkk


    Saudações Alvinegras!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

    Em primeiro lugar, meu amigo Paret que foto linda vendo duas meninas que devem ter 9 a 11 anos vestindo a camisa alvinegra, é muita emoção.

    Com relação ao jogo, acho que venceríamos há qualquer tempo tal a nossa superioridade em campo, fez valer aquele ditado "quem procura acha", e nós procuramos o gol o tempo todo.

    Agora, quem tem Sir Clarense Seedorf tem tudo, vai jogar tudo aquilo só no Botafogo mesmo. Como vc disse, este é o CARA, joga muito e está furos acima do resto do futebol Carioca. Ele consegue ser tudo dentro de campo até técnico, só não tem o poder de escalar o time, pois se tivéssemos já estaríamos economizando 400 mil por mês. hehehehehe

    Parabéns ao time que soube suportar a pressão e nos tornar campeões, mas isso não é tudo, o ano passado que sirva de lição para todos.

    Parabéns a torcida que compareceu e fez a diferença, e mostrou "in loco" a este merda do técnico que o clube antes dele chegar tem gente muito mais importante e que ele tem obrigação de respeitar que somos nós apaixonados torcedores Botafoguenses.

    Um abraço a todos e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Luiz,

      Mas ele proporciona uma coisa a mais, veja só:

      http://fogaonet.com/noticia.asp?n=34936&t=imprensa+italiana+destaca+passe+iluminado+de+seedorf+no+gol+do+titulo

      Camisa e escudo do Botafogo lá na imprensa italiana... e propaganda do Guaraviton também. Por isso a chiadeira geral que estamos vendo.

      Abraços!

      Excluir
    2. Pois é meu amigo Henrique, quanto mais eles chiam mais tem que nos engolir.

      Para quem viu, consigo coloca-lo no pedestal junto com Didi e Gerson, guardados tempo e espaço.

      Excluir
    3. É, mas há um grande caminho a trilhar, e ele mesmo sabe disso. Inclusive falou ontem mesmo:

      "A gente sabe que é só começo, foi muito bom, vamos comemorar mais uns dias e depois temos que saber que foi só o começo.”

      Abraços!

      Excluir
    4. Olá Luiz.

      E que pena meu amigo, num dia destes, estádio lotado, eu não ter mais tempo para me preparar e levar a câmera profissional para o estádio (profissional não, mas comprei uma bem interessante para tal fim). Na foto dos jogadores com a taça, tirei duas. A melhor se perdeu, pois o celular que levei era o de melhor uso para o radinho mas também o que tinha a câmera menos apropriada.

      E sobre Dom Clarence Seedorf, nada a acrescentar. E veja meu amigo, o cara nem está naquela fase daquele jogo contra o Cruzeiro, passa boa parte do jogo só tocando rápido a bola ou ainda, como no primeiro tempo, até errando certos passes. Mas como aquele atacante genial, que pode passar o jogo inteiro sem tocar na bola mas faz o gol aos 46 do segundo tempo, num jogo que caminhava sem dúvidas para o 0x0, ele resolveu a parada pois, fosse um jogador comum, iria invariavelmente cruzar na área da forma convencional, o que resultaria em nova bola rifada pela zaga adversária.

      Este cara é o messias que vai nos levar de volta ao nosso lugar de honra, meu amigão.

      Paret.

      Excluir
  8. Para desopilar o fígado e rir muito... kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    http://www.fogaonet.com/noticia.asp?n=34946&t=torcedores+nao+perdoam+novo+vice+do+vasco+e+fazem+zoacoes+na+internet

    ResponderExcluir
  9. A JOGADA DE MESTRE

    A jogada maestral do Seedorf levou dois da marcação adversária, deixando o terceiro vulnerável. Júlio Cesar cruzou e no cruzamento a zaga cortou parcialmente da pequena área, sobrando para o Bolívar matar, arredondar e açucarar para o toque magistral de Lucas eeeeee.....

    GOOOOOLLLLLLLL DO TÍTULO!!!!!

    BOTAFOGO CAMPEÃO DA TAÇA GUANABARA!

    NOTA: NÃO PODEMOS ESQUECER QUE A ROLADA DE BOLA PARA O LUCAS FOI PRIMOROSA. PARABÉNS PARA O NOSSO GRANDE ZAGUEIRO BOLÍVAR. SALVE BOLÍVAR! ZAGUEIRO COM DNA DE CAMPEÃO!

    ResponderExcluir
  10. E aí pessoal!

    Segunda-feira, muita comemoração feita, muita zoação, muita alegria... já é chegada a hora de colocar os pés no chão?

    Ainda não sei, acho que dá pra curtir mais um pouquinho, mas já vou levantando alguns assuntos para a galera ir comentando.

    Primeiro, minha opinião: com o título da Taça Guanabara, e a tranquilidade de estar na final, se houver, acho que podemos usar a Taça Rio, não para fazer testes ou experiências, mas para recuperar jogdores que podem ser muito importantes.

    O primeiro, que acho que deve começar a entrar em alguns jogos logo que puder é o Renato. É um baita jogador, que pode ser muito útil em campeonatos longos.

    Outros que coloco na lista que precisam ser recuperados para estarem prontos a qualquer momento: Bruno Mendes, Jadson, Antonio Carlos e Gilberto.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,
      Acho que só precisamos recuperar três jogadores, Renato, B. Mendes e Gilberto, Jadson vai para Udine(ITA) e A. Carlos esse é irrecuperável. rsrs
      Eu não confio no trabalho do Oswaldo, vamos ver agora que ele tem tudo a favor se consegue evoluir.

      Orlando.

      Excluir
    2. E mais caro Henrique.

      Recuperar o Zen, colocar para jogar o Vitinho, o Henrique, o André Bahia e, principalmente, o Jadson, que não esteve bem este ano.

      Paret.

      Excluir
  11. Bem, no trabalho, todos deram os parabéns ao Botafogo. Todos, inclusive os urubus, que hoje, quebrando o protocolo, vou chamar de "rubro-negros sensatos"(existem poucos destes, mas existem). Os vascaínos estão tão pra baixo que é melhor não sacanear muito. Dá pena.

    Mas, me faço uma pergunta: como um clube que venceu 8 dos últimos 15 turnos disputados e chegou a final em 10 destes 15 turnos, não desenvolve um trabalho que o leve a patamares mais elevados ao longo da temporada? ah..sim...ano passado foi a falta de planejamento, a falta de um treinador que convença a torcida(Oswaldo ainda não convenceu, apesar da vitória), etc...mas, onde está a falha do planejamento se o começo de temporada(que não deixa de ser uma fase de arrumação) tem sido tão boa? mesmo que os estaduais não sejam parâmetro, por que outros do Rio foram mais longe?

    Outra pergunta...na hora do jogo, e Paret pode confirmar, dois nomes foram vaiados no início do jogo: Oswaldo de Oliveira e Rafael Marques. Por que este treinador não consegue convencer a torcida? pra mim, a falta de um padrão de jogo definido pode ser a resposta. Mas, também pode ser a arrogância. Daremos uma chance para OO(não o clube, mas a torcida). Por exemplo, gostávamos do Cuca, apesar das derrotas. Gostaremos dele?

    No dia seguinte ao título da GB, são estas as perguntas que ficaram em mim.

    Abraços a todos os campeões,

    SAN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre o Osvaldo Diogo, estão vaiando no início mas aliviando nos finais de jogos como este. Já Rafael Marques é aceito antes da partida e dependendo do desenvolvimento do atleta no jogo, é aceito ou não mas mesmo assim, se time e torcida estiverem naquele momento de união na hora da saída dele (como ontem), o público se divide e prefere não quebrar o clima do time no campo com vaias mais acirradas. A saída dele ontem foi de manifestação dividida entre vaias e aplausos mas a grande maioria preferiu até não se manifestar.

      O povão meu amigo, é de uma inteligência ímpar.

      Paret.

      Excluir
    2. Olá Diogo,
      Eu vou colocar assim, minha visão do técnico:"Não vi um jogo, nesse tempo sob o comando do Oswaldo, que eu tenha gostado ou mesmo tenah visto uma proposta de jogo."
      Acho se Oswaldo está no comando até hoje, devesse ao fator Seedorf, ele quem ajeitou o time dentro de campo e fora.
      A principal falha dessa gestão, foi a falta de uma pessoa tarimbada no departamento de futebol, A. Barros pouco ou nada entendia de futebol no diz respeito a qualidade de jogador, assim como seus assessores.
      É isso.


      Orlando

      Excluir
    3. Meu caro Diogo.

      A sua pergunta respondi lá em cima. Um técnico que não respeita a torcida jamais terá o seu apoio, mesmo ganhando títulos, isso é fato.

      E estou plenamente de acordo com o comentário do Orlando, graças a Seedorf este babaca continua como técnico, o CARA(Seedorf) dirige o time dentro e fora de campo, e é tão humilde que por mais que todo mundo saiba disso ele faz questão de transferir os louros para o "técnico".

      Um abraço

      Excluir
  12. ANALISANDO FRIAMENTE

    Eu diria que outro fator importante atrapalhou os planos do OO. Foram as vendas de jogadores importantes em péssima hora, como Herrera e Maicosuel, além do Loco e Caio, bem como as lesões de M. Mattos e Lucas Zen (Meio time titular). Sem falar das convocações. Para um time com um plantel enxuto, isso é um complicador e tanto. Lembro dos comentários que apontavam no sentido de reposição imediata, principalmente do Carlos Henrique. E a única reposição na quele momento foi a vinda do Seedorf, ou tem quem defenda R. Marque como "reposição" (Lodeiro mais ficava na seleção do que jogava). Portanto, posso afirmar que não veio ninguém para o "cargo" de atacante, até quando já era tarde de mais... E o Seedorf, por mais diferenciado que seja, não entrou "encaixado" e todo o time teve que se moldar para a entrada do craque. E o time inda estava se reestruturando, com as saídas dos jogadores acima apontados. Isso nos custou MUITO. Custou disputas de liderança (aproximação do G4), disputas de espaço (entre jogadores), entrosamento, desenho/padrão tático da equipe. Tudo isso, mais a meleca da penhora judicial (mais uma, e desta vez nem era com o Botafogo) que afastou o Bruno Mendes do time, no momento em que o OO "descobriu" que ter um atacante era de suma importância (será que ele não sabia mesmo? Ou foi por falta de opção)... E fomos de Elkeson, improvisado. Esses são fatores que explicam, em parte, o fim melancólico de 2012. O OO é top? Na minha opinião, não. Mas não é mau treinador... Não mesmo. Teimosias e invencionices a parte, defeitos e atitudes antipáticas de outra, arrisco a dizer que é melhor que o Joel Só Cana, pois joga para frente, agredindo (como dizem os entendidos... rsrsrs). Pois, eu não quero só ganhar, eu quero ver espetáculo, ver jogadas como as do Seedorf, que valem por sí só o ingresso. Isso é o DNA do Botafogo, isso é ser torcedor botaguense, não é se contentar com quantidade, não é aceitar roubalheiras e papeletas, como se nada tivesse acontecido. Não é dizer que ganhou a tal "Copa Toyota" e arrotar que foi campeão mundial (mesmo que a CBF, presidida por um flamerdista, tenha "reconhecido" tal "feito"), isso após vencerem uma Libertadores sem equipes da Argentina, Uruguai e Chile, se não me falha a memória. Isso é podre, isso não é Botafogo. Por isso eu tenho orgulho de ser botafoguense, porque nós temos história para contar e não casos de polícia. Caso contrário, não seria alvinegro.

    SAN

    Alexandre Rodrigues

    ResponderExcluir
  13. Luiz Fernando, aparentemente pode parecer que estamos em lados opostos, o que não seria um problema, em se tratando de um grupo de discussão democrático. Mas quando busco "relativizar" o "mandato" do OO frente ao Botafogo, verdadeiramente o que busco é o que já vinha dizendo desde o ano passado. Trocar 6 por meia dúzia não dá. Eu trocaria o OO pelo Paulo Autuori, por exemplo, mas não por Papai Joel. Eu não via, ao final do ano passado, nenhum treinador em condições de subistituir o OO com qualidade, fazendo diferente. As demissões de treinadores, aqui no Brasil, se dão por motivos dos mais variados, mais na minha opinão o menos usual é o fraco desempenho técnico "do técnico" (sei que é polêmico). Eu penso que a questão muitas vezes, está acima da capacidade do técnico (não tecnicamente falando), mas nas questões administrativas e, principalmente, econômicas (interferências). Em um time que tem "vários escalando", o técnico tem que rebolar para dar conta do recado, e quando não sai do jeito que a torcida quer é muito fácil, é só demitir o técnico. Ou alguém em sã consciência vai dizer que o técnico escala sozinho? Então, nisso aparecem apostas, como Bruno Mendes, surgem outras "apostas" como Seedorf (eu mesmo tinha um pé atrás, em relação às condições físicas, pela idade). Umas dão certo, outras não, e nisso o time vai claudicando, tropeçando, e ficamos na montanha russa, lembram disso? Então, acho que temos que ir com calma e esperar um pouco mais, em relação ao técnico. Entrando em outro assunto, sim, eu também acho que não está bom, que ainda falta. O time está no caminho certo, mas falta complementos, até mesmo porque este ano participaremos de três competições ao mesmo tempo, sendo que uma delas será bem mais difícil, com as mudanças na C. do Brasil. Em relação a lateral, gostei do Júlio Cesar (mesmo sendo ex-flamerda), mas o Lima, nem limando a chuteira... E o Lucas dá para o gasto, mas tem que ter alguém na sua sombra. A base continua sendo bem-vinda. E contratações potuais se fazem necessárias. Por fim, falta um matador do tipo "O JUSTICEIRO", que não perdoa... rsrsrsrs É o meu parecer S.M.J.

    Parabéns a todos nós, campeões

    Alexandre Rodrigues

    ResponderExcluir
  14. Com relação ao que você disse, em termos de "política" nós sabemos que se ele continuar nessa toada (ganhando), a opinião da maioria é volúvel e vão passar a apoiar, só que com tolerância zero, ou seja, qualquer revés e ele estará na berlinda novamente. É o que eu acho, meu camarada... rsrsrs

    ResponderExcluir
  15. Concordo com Alexandre.

    O principal que nos falta é um artilheiro matador. Bruno Mendes pode fazer este papel, mas acho que não deveria receber este peso todo agora. O garoto tem só 18 anos e pouca bagagem. Tem que ter mais alguém com ele, e definitivamente, Rafael Marques não é.

    Em relação ao OO, nem lembro se foi aqui no BLOG que comentei sobre aceitar a permanência dele e alguém reclamou de ser um pensamento medíocre. De certa forma foi, mas é isso que o Alexandre colocou, existem poucas opções. Podíamos ter pego Felipão, acho que o Dunga, mesmo ainda inexperiente ia dar uma sacudida, mas o pior seria ter que remontar o elenco, que parece quase pronto. Acho que assim como foi feito na Taça Guanabara, teremos que vencer APESAR do OO.

    Sobre os jogadores a serem recuperados, e outros preparados, eu só lancei uma lista inicial. Comecei pelo Renato porque este eu acho que pode até voltar a ser titular, se voltar a jogar o que já jogou.

    Antonio Carlos eu acho que precisa ser recuperado sim. Se realmente não dá, então negocia e contrata outro zagueiro, porque ficar só com Bolívar e Dória não dá.

    Precisamos de elenco, e então temos que ter jogadores preparados. Acho que a Taça Rio é momento de ir dando tarimba para os novatos também. Fazer uma programação de rodízio e de entrada no segundo tempo, mostrando que todos tem e terão oportunidades. Acho que agora na Taça Rio não podemos deixar de fazer as 3 substituições em nenhuma partida.

    Jogadores que precisam entrar mais em campo: Renato, Bruno Mendes, Renan, Antonio Carlos, Matheus Menezes, Gilberto, Lima, Lucas Zen, Andrezinho, Jeferson, Sassá, Vitinho.

    Se Jadson já foi, então promova-se outro da base. Gegê, Dedé? Quem é que atua ali? Promove e começa a colocar, principalmente nos jogos mais tranquilos, aqueles contra os times menores e depois de uma vantagem contruída.

    Outros jogadores mais experientes e retornando, como Renato, Antonio Carlos, o próprio Bruno Mendes, nosso goleiro Renan, estes podem ser lançados logo em início de partida contra times menores, e vai dando ritmo.

    Quando chegar a data da Copa do Brasil, e não demora pois é início de abril, sou a favor de poupar aqueles jogadores mais críticos e sem substitutos a altura, como Seedorf, Mattos e até Fellype Gabriel (não que jogue muito, mas virou peça essencial pela dedicação tática).

    Nosso fico agora tem que ser Copa do Brasil, e depois Brasileirão.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia nobres botafoguenses! Dá gosto participar desse blog, onde eu na maioria das vezes prefiro ler a comentar porque, quase tudo que penso a respeito do Botafogo os amigos já falaram. Mas tem um comentário que irei fazer agora e que alguns irão me chamar de maluco, mas respeitando a opinião de cada um. O RM não é o jogador dos meus sonhos, chegou com pompa de matador lá na terra dos olhos puxados (acho que por isso ele fazia tantos gols). Não se adaptou ainda mas o cara tem se esforçado nos treinos, se dedicado a obedecer táticamente o que o "quatro olhos" determinou-o a executar. Nos três últimos jogos ele melhorou muito, dando assistências e servindo aos outros jogadores. No jogo contra o vascaído, percebi que ele estava um pouco sozinho sozinho (errou alguns passes, mas até o SEED errou), não era a todo instante que encostava alguém. Vejo-o em evolução e acho que merece mais algumas chances como titular, pelo menos nos dois primeiros jogos da Taça Rio. Depois, só Deus sabe. Quem não se irritou profundamente com o Elkerson, que embora estivesse jogando fora de posição, dava muita raiva pela individualidade, erros bobo de passes e apatia? Não me batam, por facvor...rssss.
    Um outro ponto: André Rizek, "comentarista de merda" do SPORTV disse ontem que a torcida do Botafogo é muito exigente, mas que não poderia ser, até porque não tem um time que mereça cobranças. Não vou esticar esse comentário porque vocês irão ler o pensamento a respeito desse idiota torcedor do comedor de carniça.
    Acabou a comemoração e vamos trabalhar a semana, porque temos de ter foco na Taça Rio e ganhá-la também.
    Gigante (scos) abraços botafoguenses. ÉÉÉÉÉÉÉÉ CAMPEÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gigante,

      Concordo que o Rafael Marques melhorou. Mas ele está apresentando agora o que se esperava dele com ums duas, três, com paciência, 4 semanas de adaptação.

      Outra coisa é que ele não é homem de área, não faz esta função, consegue ser tão ruim ou pior que o Elkeson fazendo isto. Comparando com Herrera, sem saudosismo: Herrera pentelhava e brigava mais com os zagueiros e laterais quando estava sem a bola, Herrera vinha buscar jogo da mesma forma, e era igualmente ruim nos passes e na visão de jogo para desenvolver jogadas, Herrera igualmente perdia muitos gols e as vezes se afobava na área, mas tinha muito mais presença de área e fazia muitos gols, mesmo perdendo muitos.

      Rafael Marques só dará para jogar, e até vencer, Taça Rio ou primeiras rodadas de Copa do Brasil. Como já disse, para ser campeão carioca basta jogar bem 3 partidas. Jogamos direitinho em duas, e agora basta arrebentar em uma partida da final do estadual, como o Flu fez ano passado, e pronto.

      Para Copa do Brasil, Brasileirão ou Sulamericana não dá pra entrar assim. As chances do Rafael Marques melhorar e servir para estas disputas são muito menores do 0,1%. Melhor apostar e testar alguém da base. Temos que verificar este elenco todo agora, para reforçar o que for necessário para o segundo semestre.

      Abraços.

      Excluir
  17. Bom dia Campeões!

    Muito bom os comentários, quanto aos questionamentos relacionados ao OO, mesmo não sendo o técnico dos sonhos, a substituição seria basicamente começar do zero, e com todo certeza seria ao meu modo de ver uma estupidez, ainda mais sabendo-se que a troca de treinador não é a garantia de melhoria, e ainda tem o agravante de termos hoje no Brasil vários técnicos com orçamentos e elencos muito melhores que o nosso sendo questionados, como o Muricy, o Ney Franco, o Abel e o multi milionário Corintians que ainda não vez uma grande partida neste ano.
    Portanto, vejo o nosso time em crescimento, precisando de algumas contratações pontuais para o resto da temporada, principalmente de um centro avante de ofício para entrar no time e impor respeito aos adversários, e aproveitar a taça Rio para recuperar fisica e tecnicamente os jogadores para as competições que estaão chegando por aí.

    Saudações Alvinegras

    ResponderExcluir
  18. Bom dia meus amigos do blog.

    Assuntos variados e então, vamos às reflexões. Primeiramente, lembrar como gostamos de vir aqui e debater, livres das interferências maléficas, até mesmo de irmãos de camisa, que pululam, por exemplo, no Ninguém Cala do Lancenet. Lá, discordar significa xingar a um nível inaceitável. Vamos então ao que interessa.

    Sobre Oswaldo, a permanência dele de forma alguma seria insistir em algo errado pois que se trata de um cara inteligente. Aí entramos na seara do jogo e vemos atitudes que foram óbvias e das quais ele, inteligente que é, repito, não poderia se afastar, como rever conceitos ultrapassados e se render à realidade dos jogos. As duas viradas de placar desfavorável feitas no campeonato, fraquinho sim mas em jogos contra candidatos a tudo no futebol do país E EM JOGOS EM SEQUÊNCIA, mostram que ele soube dar a mão à palmatória.

    Sobre o número 9, um cara com faro de artilheiro hoje e já naquela fase de meio para fim de carreira era tudo o que precisávamos: não custa caro, não vai ficar fazendo questão de ser estrela e seria o paizão que o Bruno Mendes precisa para deslanchar, como ocorre por exemplo com Seedorf em relação a Gabriel. Habilidade todos os garotos têm mas manter isto no time de cima é trabalho duro, e Seedorf “pegou Gabriel para criar” e está formando uma fera do futebol.

    Já aqui vou falar de um sujeito com aquela visão mágica do futebol, que só os boleiros têm: Gigante do Fogo e suas sempre inteligentes observações (agora, acerca do Rafa ‘Orelha’ Marques). Gigante meu caro, sabe qual a opinião, meio contestada mas firme, em alguns sites da internet? É a de que quem preocupou de verdade o sistema de marcação do Flamengo naquela semi não foram Seedorf e nem Lodeiro, mas sim o ‘Orelha’, deslocando-se com rapidez e prendendo sempre um ou dois do lado do campo. Na hora do gol por exemplo (o primeiro), os caras tiveram que decidir em menos de um segundo se o abandonavam para travar o Julio ou se este iria procurar o nosso zero gol para lhe passar a bola na boa. Acho que se ele desencantasse e carimbasse as redes logo, não viria a ser o 9 dos sonhos mas pelo menos, poderia marcar presença em campo e atrapalhar sim as defesas, pois mobilidade ele já ganhou desde que chegou aqui. Mas aí temos que respeitar a opinião dos demais e reconhecer que ainda assim, ele é fraco para a função.

    No mais meus amigos, é ver que estamos no caminho certo MAS QUE É PROIBIDO ESMORECER, nas arquibancadas e nos gabinetes de General Severiano. Tem que contratar, contratar certo, trazer o sonhado homem de frente e deixar as laterais mais tranqüilas em relação a banco para não passar sufoco na CB, na sulamericana e no brasileirão.

    Paret.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em campeonato que Hernane é artilheiro, Rafael Marques pode ser nosso atacante.

      Estou pensando em Copa do Brasil, Brasileirão e Sulamericana.

      Alguém acha que Orelha faria algo contra Corinthians, São Paulo, Grêmio, Inter, Atlético-MG?

      O mesmo vale para Andrezinho...

      Abraços.

      Excluir
    2. Sem dúvida nenhuma que os dois citados não fariam mal algum aos clubes aí citados Henrique. São muito 'bonzinhos' neste tipo de embate.. hehehehe.

      Mas este meu comentário veio apenas para ilustrar que o nobre amigo foi autor, com o seu texto de 10:44, do comentário de número 10.500 aqui no blog. Valeu... rsrsrsrs.

      Paret.

      Excluir
    3. Hehehehee,

      Valeu, nem tava olhando isso. E a visita 120mil chega este mês, nos próximos dias.

      Acho que alguns jogadores, como Rafael Marques, Andrezinho, Lucas Zen e Lima, merecem mais algumas chances. Mas acho que se não conseguirem passar do patamar que estão, deveriam ser negociados, até emprestados, para abrir espaço para jogadores mais efetivos. Mas repito o que já falei várias vezes: "não me preocupo com quem deve sair, eu me preocupo com quem vem para substituir." Tirar o Rafael Marques e nem promover alguém da base para substituí-lo, é furada.

      Abraços.

      Excluir
  19. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

    Meu nobre amigo Alexandre, mesmo que tivéssemos em pontos discordantes, nada disso faria nos mantermos fora do nível que sempre pautou este BLOG, a cordialidade, a humildade de opiniões, e principalmente o respeito que temos um pelo outro aqui neste espaço.

    Apenas gostaria de lhe dizer que já passou a hora de trocar alguma coisa, aliás acho que a diretoria aprendeu com o caso do Caio Jr., que veementemente critiquei aqui na época. Mas isto não faz eu morrer de amores por este "técnico", continuo achando que ele é fraco, deu sorte com a chegada do Seedorf que lhe abriu os olhos para alguns detalhes importantes. E para finalizar o assunto, já vi este filme o ano passado quando ganhamos nem me lembro que turno e caímos para o Frufru no jogo final, e foi aquele fracasso no CB e na Copa Brasil.

    Portanto, como bom Botafoguense sou paciente, mas não engulo incompetência e muito menos a arrogância dele, ele age como se o Botafogo só existisse após a sua chegada. Quanto ao Raphael Marques que não é um grande jogador, mas no nível do futebol brasileiro hoje ele não é dos piores, foi imposição dele, e na minha humilde opinião Herrera foi dispensado por este motivo, quanto ao Loco foi incompatibilidade de gênios mesmo. Ele é tão arrogante e prepotente (cria de Wanderlei Luxemburgo só poderia ser assim) que o Loco iria atrapalhar seus planos de senhor dos fato e acontecimentos por ser ídolo da casa. Agora com o Seedorf viu que o buraquinho era mais embaixo né. rsrsrsrsrs

    Um abraço meus amigos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou de olho nisso Luiz.

      Acho o carioca muito bom e estamos sim em patamar já bem superior a Vasco e Flamengo, mas em relação a um Flu bem organizado eu tenho dúvidas.

      Para mim, negociava-se Andrezinho e com o seu salário, trazia-se um atacante de peso. O que acham os amigos?

      Paret.

      Excluir
  20. Meu grande Paret.

    Quanto foi investido, graças a Anderson Cagadas Barros, nesta porcaria chamada Andreruinzinho? Vai negociar com quem? Todos os clubes sabem que ele joga duas e descansa cinco. Fica difícil mandá-lo embora agora. Depois da merda feita o negócio e tapar o nariz e aguentar até quando puder. Ninguém vai querer isso daí, a não ser algum clube da segundona, e ai meu amigo é prejuízo na certa.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, o prejuízo é certo. Mas o pior é ficar pagando salário para nada. Por mim, coloca pra jogar Taça Rio e tenta qualquer negócio, nem que seja tipo Jobson, que já fez M de novo.

      Depois vou postar aqui nosso calendário, mas acho que precisamos deste atacante matador até a segunda fase da Copa do Brasil, ou seja, início de maio. Para ele ter tempo de se adaptar e estar 100% no início do Brasileirão, 26 de maio.

      E sobre o Tulio Maravilha?

      http://sportv.globo.com/site/programas/bem-amigos/noticia/2013/03/oswaldo-desconversa-sobre-tulio-e-acredita-em-luta-pelo-brasileirao.html

      Acho que devia ficar no banco nesses jogos contra times menores no Engenhão, e entrar quando o jogo estiver correndo tranquilo. Ajudaria a melhorar esta média de público com certeza.

      Abraços!

      Excluir
  21. Olá amigos, a notícia:

    http://fogaonet.com/noticia.asp?n=35015&t=assumpcao+descarta+reforcos+no+estadual+e+quer+3+no+brasileiro

    Concordo que sejam reforços para o Brasileirão, que começa dia 26 de maio. O Correto seriam esses jogadores, ou pelo menos um, o atacante, chegar no início de maio.

    Depois, contratam o cara em final de julho, dão 15 dias de férias para mudanças e resolver problemas particulares, depois 1 mês para melhorar o condicionamento físico, e mais 15 dias para entrosar com elenco, e aí faz a estrei em outubro, com a vaca na beira do brejo?

    Tudo bem que este ano tem o intervalo da Copa das Confederações, mas não podemos cometer o mesmo erro do ano passado.

    Meu Deus! Já estou ficando ansioso aqui. E ainda tem o lance da janela que pode sair um monte de gente... Jadson tá indo, Dória pode ir, Bruno Mendes está naquela situação, e daqui a pouco é proposta pelo Gabriel, pelo Lucas, pelo Vitinho.

    Abre o olho, Maurício. Ou melhor, fecha o de trás, senão vão entrar com tudo.

    ResponderExcluir
  22. Olá amigos!

    Fui me distrair olhando as estatísticas do blog e vi que uma postagem antiga teve alguns acessos. Como o blogger nos fornece algumas informações, vi que quem chegou a tal postagem tinha chegado via Google, e pesquisando uma frase: "e enquanto tarda o abismo e o silencio, quero estar sozinho".

    Pois é, me soou familiar, achei que era algum verso, mas não liguei a frase ao poema. Fui ler a postagem. Nada dela. Parti para os comentários, e não teve jeito, fui lendo tudo. Caramba, que emocionante! Fiquei me sentindo de volta ao passado.

    Nesta postagem estão lá os primeiros comentários do Orlando. Textos do Braso, Dan, Diogo, etc. E o momento era ruim, final de 2011, fim da era Caio Jr e suas decepções. Mas o olhar crítico que podemos dar sobre tudo aquilo é interessante. Foi lá que falou-se na vinda do OO pela primeira vez. E tentávamos entender o que acontecia com o time.

    Pois bem, muita gente citada ali saiu: Caio, Herrera, Loco, Maicosuel, Alessandro, Fabio Ferreira, Cortez, e outros menos cotados.

    Vendo agora, entendo que foi feito um verdadeiro expurgo no elenco.

    Deixo o link da postagem para quem quiser revisitar o passado (e não revisitar Lisboa).

    Abraços.

    http://botafogofr-paret.blogspot.com.br/2011/11/tempo-de-mudancas.html

    ResponderExcluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG