Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

19 de ago. de 2012

BOTAFOGO PERDE EM MINAS




BOTAFOGO 2 X 3 ATLÉTICO-MG

Antes, não deixe de ler a postagem comemorativa dos 100 mil visitantes clicando aqui. Vale a pena uma lida, pela bela lembrança do nosso primeiro dia como um grupo que passou a emitir opinião na internet, por nossa própria conta.

Cachorrão x Galo:



A montanha russa voltou, a montanha russa voltou, a montanha russa voltou!

Saiu o carrossel, e voltou a montanha russa. Vários momentos de altos e baixos. Mas o marketing está comendo solto, pois o boato agora é que em homenagem ao nosso futebol irão fechar um contrato de patrocínio com a Arno.



Amigos. Sendo sincero, eu enxerguei uma melhora no nosso meio campo, mas sem ataque e com uma zaga frágil e mal treinada dessas, realmente não dá para esperar muito.

Peço licença para ficar calado. 

Abraços!



VAMOS POR PARTES

Se pudéssemos dividir os jogos do Botafogo entre os acertos (as coisas boas) e os erros (esta sempre temerária defesa), seria possível falar bem e mal de um jogo como este. Vou então tentar fazer isto sem parecer sonhador demais ou crítico irresponsável.

ACERTOS – OS HOMENS DO BOTAFOGO 
Andrezinho e Seedorf

Hoje, Andrezinho mostrou o porquê de estar parecendo mais firme fisicamente e tendo uma sequência bem maior de jogos do que no início: contra o Cruzeiro aqui, sua presença em campo acabou atraindo o adversário pela velocidade (a do adversário e a falta disto nele) e perdemos a partida. Hoje, perdemos pelos motivos que vou falar no próximo bloco, mas ele, no finzinho do jogo (penúltima jogada da partida), sem sequer parecer cansado, juntou 2 a 3 marcadores a si e foi protegendo a bola com a sua conhecida passada lenta e aí, foi à lateral mas retornou malandramente para a meia, mostrando de forma visível estar a querer a falta num local mais favorável do campo. Já Seedorf acertou muito mais passes hoje e ainda nos recolocou no jogo com a bola no peito do ‘Orelha’, naquele momento tão importante da partida.

ERROS – NOSSO SISTEMA DEFENSIVO

Eu gostaria de entender o porquê de OO, sabendo da lentidão e da pouca técnica dos nossos zagueiros, ainda não ter preparado homens na meiuca para que fizessem aquilo que o Parreira fez com maestria em 94. Com boa proteção, já poderíamos até estar elogiando a Cacatua e o lentão Antonio Carlos. Sei que o garoto Jadson tem sido fundamental para o toque de bola com os homens de frente, mas isto tem deixado a nossa área à mercê de atacantes por vezes nem tão bons e nem sempre tão velozes assim. Será que o time vai precisar ficar agora, não a léguas da liderança mas a uma ‘Rio-Manaus’ do quarto colocado, para que o “profexô” entenda isso?

O JOGO – DESTA VEZ, JOGAMOS BEM OU NÃO?

Vejam como o sistema tático funcionou e, claro, contra um time que está dando um banho em qualquer adversário ali nos seus domínios, seguramos a onda e chegamos ao primeiro gol com propriedade. Eles só fizeram gols em nós por falhas (méritos para o terceiro) mas o Botafogo chegou lá num erro deles sim, mas em jogada belissimamente produzida. É mesmo uma pena tantos erros lá atrás (erro do Lima no primeiro gol, do sistema defensivo no segundo e até de atenção no terceiro), pois isto compromete o trabalho todo. Se não tivéssemos dado os moles que demos, uma vitória seria perfeitamente possível e o comportamento da torcida aqui seria, sem dúvidas, bem diferente do que vai ser depois do primeiro erro no jogo da quarta.

E JÁ QUE FALEI DE TORCIDA – VIRAM A DELES?

É incrível como ficam procurando factóides para justificar determinadas situações no Engenhão. No caso da nossa torcida, tudo vem na conta da ‘falta de um título importante há 17 anos’. Bom meus amigos, o único título importante do Atlético MG foi conquistado há 41 anos, ou seja, eles estão duas vezes e meia há mais tempo do que nós esperando por algo com mais destaque e vejam que aquele brasileiro lá em 71 não tinha, na época, nem a importância que tem hoje a Copa do Brasil. Os estaduais, naquele tempo, ainda davam o tom de quem era ou não importante no nosso futebol. O que eu quero perguntar então, é se se pode justificar o nervosismo do nosso torcedor, no NOSSO ESTÁDIO, com esta coisa da falta de um título importante, se vimos hoje os atleticanos apoiando a equipe mesmo em desvantagem e ainda numa segunda oportunidade, quanto tomaram o empate? Acho que devem procurar outra justificativa para tanto azedume nosso, ou seja, diretoria omissa, Fábio Ferreira, Renato, etc..

Bem meus caríssimos amigos alvinegros. Eu nem vou falar do jogo da quarta-feira, visto ser algo bem complicado contra um time que vem bem, fazer gols e não tomá-los, mas vejam como a situação anda braba atualmente: vamos pegar no próximo domingo um adversário que pedia para perder, mas voltou a tomar fôlego por nossa própria conta, visto aquele adiamento impensado do jogo deles por parte dela (a diretoria omissa) e agora, vamos ter que suar o que não precisaríamos pela fase ruim que eles vinham tendo. É muita ironia (ou inapetência para comandar o futebol) num clube só. É o que eu penso.

18 comentários:

  1. Taticamete, até este intervalo (está 1x1), o time está bem em campo.

    Andrezinho e Seedorf estão cada vez mais entrosados e desta vez, bem escalados pelo OO, ou seja, André na meiuca e Seedão caindo pela esquerda.

    Não fosse a nossa "amantíssima" zaga, teríamos virado para o segundo tempo vencendo.

    Paret.

    ResponderExcluir
  2. Jogamos como nunca e perdemos como sempre. Meu Deus que sina ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Mariana. Bela sacada esta sua frase, para este momento do clube/time.

      Eu estava preparando a minha parte do texto quando, ao encerrá-la, vi seu comentário na moderação e até demorei para clicar no "publicar", visto a reflexão a que ele me levou.

      Não sei mesmo o que pensar agora, com tanto adversário ruinzinho pela frente mas com esta insegurança que o time mostra em pedaços dos jogos. Passar pelo Palmeias, Flamengo e São Paulo fora, seria uma tarefa não tão complicada por serem estas equipes hoje apenas lutadoras, mas agora se torna um problemão pelas razões que já falamos aí na postagem.

      Paret.

      Excluir
    2. Olá!

      Vejam só a postagem do Lancenet (passo o link do Fogaonet sobre ela):

      http://fogaonet.com/noticia.asp?n=29730&t=blog+critica+defesa+e+decreta+o+fim+do+ano+feliz+2013+ao+botafogo

      Abraços.

      Excluir
  3. Só para colocar lenha... Se repararem dois jogadores do Botafogo ficam assistindo ao jogador do Patético-MG correr para pegar a sobra, na defesa do Jefferson. No segundo gol, mais "sonolência" e o Dentuço pega a bola praticamente livre e tome gol. Com uma zaga assim, meus caros amigos, se não mudar nem em 2014. Já podemos comemorar, pois temos a defesa mais DELIVERY do país.

    Colocando à parte a questão DEFESA...

    O time demonstrou evolução mas, infelizmente, num campeonato defícil como o Brasileirão, e bem lembrando o que disse o Carlos Henrique, a competição não espera e a falta de entrosamento somada a falta de um matador efetivo (O R. Marques deu uma melhorada ou é impressão minha?) está cobrando o seu preço. A atuação do Andrezinho já se demonstra convincente, e mesmo sendo "frágil" em certos momentos em que está com a bola (proteção da bola), tem feito a diferença. O Sidão está em evolução tanto em termos de entrosamento quanto no tático, bem como a parte de adaptação. A melhor formação, já no meio do CB, é uma busca constante que o Duble OO vem tentando, com a dificuldade de não haver o precioso tempo para os devidos treinamentos.

    Voltando ao quesito Defesa. Não veio ninguém para compor a defesa, com qualidadde suficiente para garantir a titularidade. O tal Tanaka ficou só no "vamos ver"... Nada mais se falou do assunto. E esse tem sido o nosso principal calcanhar de aquiles... A FALTA DE UMA DEFESA MÍNIMAMENTE CONFIÁVEL. E isso até cachorro na rua já sabe... Só a nossa diretoriazinha que ainda não acordou.

    Agora é aguardar para ver se arrumam a casa para, quem sabe melhorando muito a defesa, consigamos uma vaga na Libertadores. Afinal torcer é a nossa sina.

    Fui...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha twitada do La Peña:

      helio de la peña ‏@lapena
      Ganhar chutando a gol é mole. Quero ver sem chutar, como pede o oswaldo

      Abraços

      Excluir
    2. É Henrique. Pelo menos, um pouco de bom humor nesta caminhada braba.

      Paret.

      Excluir
  4. Resumo deste jogo:


    O Botafogo teve mais posse de bola (53%). Mas foi o Atlético-MG que finalizou mais (18 contra oito) e teve mais chances reais de gol (11 contra três).

    Ta aí a diferença entre os times, um tem técnico objetivo e outro que tem técnico teórico.

    ResponderExcluir
  5. Olá bom dia,

    É amigos, eu já nem sei mais o que falo deste setor defensivo (delivery), se o problema é na zaga, se é nas laterais ou volantes, a questão é que estamos tomando muitos gols e no ataque está saindo gols na sorte, faz tempo que o time não passa confiança e nisso os torcedores já estão clamando com os protestos. Tomara que o OO arrume logo a bagunça em que o time se encontra, esse negócio de ficar testando vários jogadores só vai nos levar ao sofrimento.

    PS: Notei melhora na evolução e entrosamento de Seedorf e Andrezinho.

    No mais,


    Saudações Alvinegras

    ResponderExcluir
  6. Bom dia,
    Botafogo:/ Atlético Mineiro:

    Jefferson /Victor
    Lucas/ Serginho
    Antônio Carlos/ Leonardo Silva
    Fábio Ferreira/ Réver
    Márcio Azevedo/ Júnior César
    Amaral/ Pierre
    Jadson/ Leandro Donizete
    Andrezinho/ Escudero
    Lodeiro/ Bernard
    Seedorf/ Ronaldinho
    Elkeson/ Jô
    Técnico: Oswaldo de Oliveira./ Técnico: Cuca

    Qual diferença para estarmos 15 pontos atrás ??
    Elenco ??? Qualidade técnica dos jogadores?? Pressão por títulos ???
    Técnico???
    Eu não acho que a diferença na qualidade, entre os times, seja algo gritante.

    ResponderExcluir
  7. Olá amigos.

    Li e refleti sobre tudo que foi dito. No primeiro momento pouco consegui escrever. Também me dei o trabalho de rever os gols sofridos, olhar atentamente os replays, mesmo sem ter a visão da sequência de jogadas.

    Estou pensando em fazer nova postagem, com uma reflexão sobre tudo visto e dito. Em especial ficou cutucando na minha cabeça a velha frase usada pela Mariana: jogamos como nunc, perdemos como sempre. E a mesma frase foi usada no Blog do Lancenet.

    Sobre esta postagem, o objetivo seria organizar nossas ideias e retomar as discussões. É claro que será a minha opinião, aberta a todos concordarem ou discordarem, totalmente ou pontualmente.

    Mas aproveito este anúncio prévio de postagem, para avisar que ela será a de número 298 do BLOG. Não sei se Paret tem algo específico em mente, mas seria legal se alguém topasse fazer uma postagem especial para a de número 300. Teria que ser algo de quinta a domingo, após a postagem do jogo da Sulamericana (a 299) e até, podendo ser inclusive, a postagem sobre o jogo contra o Flamengo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Olá amigos.

    Sem o recurso 'responder', vamos por etapas.

    Inicialmente Legend, não fizemos ontem gols na sorte. O primeiro gol nosso surgiu de erro deles mas depois, mesmo a marcação voltando a apertar, a jogada foi brilhantemente trabalhada com o toque mais do que rápido do Andrezinho. Tivesse ele a mania 'Elkeson' de parar e pensar e a marcação já teria fechado em cima. E no segundo gol, Seed deixou o 'Orelha' ali juntinho ao gol e ou era pênalti ou ele poderia finalmente marcar.

    Já quanto aos assuntos abordados por vc Henrique, não foi só o bordão trazido pela Mariana Pinhão que saiu por aí: o termo 'Orelha' (Orelha e não orelhudo ou orelhas de abano), que começou a ser incrementado aqui, também saiu, se não me falha a memória, no mesmo site. Incrível não?

    Já sobre a postagem 300, deixa comigo. Vou preparar um bom material para mandar para a tela.

    Paret.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, Paret.

      Vou tentar fazer a postagem hoje. A do jogo de quarta vemos depois, e a 300 fica contigo.

      Sobre a comparação de elenco feita pelo Orlando, a minha insistência com o o carrossel e a montanha russa, o "jogamos como nunca, perdemos como sempre", da Mariana, e a observação de gols na sorte, falada pelo Legend, pretendo tratá-las na próxima postagem.

      Só para adiantar, vejo nossa situação muito complicada. O "jogamos como nunca, perdemos como sempre" pode se transformar em "jogamos como sempre, perdemos como nunca" facilmente, dependendo do ponto de vista. O gols na sorte podem virar gols trabalhados, ou gols na sorte, dependendo do ponto de vista. As falhas da defesa podem ser falhas do meio, ou falta de ataque, também dependendo da ótica.

      Veja só os números que o Orlando nos traz. Em reportagem recente li que só em duas partidas não tivemos mais posse de bola que o adversário. Isso é bom. Ou isso é grave?

      Abraços!

      Excluir
    2. Esqueci uma coisa...

      No Lancenet tem a seguinte reportagem:

      http://www.lancenet.com.br/botafogo/Oswaldo-Oliveira-paciencia-uruguaio-Lodeiro_0_758924146.html

      OO pede paciência com Lodeiro. Achei que o Lodeiro foi bem, não vi nenhuma reclamação em relação a ele, pelo contrário, muita gente elogiando o potencial. Porque o OO está pedindo paciência?

      Eu já perdi a paciência com esses pedidos de paciência do OO. Cara chato.

      Abraços.

      Excluir
    3. hehehehehehe. O sujeito só não é mais chato porque já é chato p/ccte, hein Henrique?

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Então valeu. VC manda hoje uma convocação para a partida da quarta, fazemos a 299 na quarta e antes do jogo de domingo, faço uma citação ao número.

      Paret.

      Excluir
  9. Henrique e Marcos, olha o que diz Drummond.
    " Não é fácil ter paciência diante dos que têm excesso de paciência."
    Carlos Drummond de Andrade"

    ResponderExcluir
  10. Quarta o Palmeiras vem todo desfigurado, espero que o Botafogo consiga reverter o placar e avançar na S.A. , de repente dá até para salvar o ano.
    Um pouco mais de concentração e vontade podemos ganhar do Palmeiras que é um time mediano e agora desfalcado o que poderia querer Oswaldo e seus comandados.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite meus caríssimos Botafoguenses.

    Não comentei sobre o jogo pois acho que o empate seria o resultado mais justo, mas como perdemos fiquei chateado e achei melhor não comentar.

    Mas lendo todos os comentários, fica a defesa como réu no jogo. Vou dar minha opinião. Primeiro acho que nossa defesa está sem proteção adequada, ou seja, um meio de campo com Seedorf, Andreruisinho, Felipe Gabriel, Renato, todos jogadores que atacam mais do que defendem, por várias vezes vi a defesa ontem em minoria. Só o Jadson como primeiro combate é muito pouco. Outra coisa, como este Fabio ferreira é ruim mesmo, no terceiro gol do Atlético em vez de ele ir com o pé para tirar a bola, ficou na dúvida se ia com a cabeça ou com o peito e não fez nem uma coisa nem outra, dando com os peitos na trave. É muito ruim mesmo.

    Neste ponto estou com meu amigo Braso, os dois zagueiros são muito fracos mesmo ou estão jogando sem a devida proteção o que piora mais ainda as coisas.

    Um abraço a todos

    ResponderExcluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG