Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

8 de dez. de 2011

BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS - 69 ANOS


Hoje é dia 8/12/2011. Há exatos 69 anos, surgia o Botafogo de Futebol e Regatas, o clube que hoje tanto amamos, nascido da fusão entre o Botafogo Football Club e o Club de Regatas Botafogo.

Data para comemorar? Sim, na opinião humilde deste que vos escreve. Motivos temos de sobra. Momentos ruins não só eu (nós) já vivi (vivemos), como também vários times grandes tiveram os seus e se formos ver sem a paixão do momento, nossas fases que podem ser consideradas as piores já passaram faz tempo. O problema é notar isto, diante de adversidades novas que insistem em permanecer, mas que servem para nos mostrar que aquele passado recente de fracassos tem que ser deixado definitivamente para trás.

Então meus amigos, em vez de elucubrações sobre o 2012 que se avizinha, em vez de reclamações sobre os erros deste 2011 que se vai, segue abaixo, como forma de comemorarmos esta data, a narrativa com imagens gloriosas de uma das maiores conquistas da história do futebol brasileiro: o supercampeonato de 1957, o título que se tornou o ponto de partida para a reformulação do futebol brasileiro, e que mudou a forma de se jogar futebol no mundo. A mídia jamais toca no assunto mas o NOSSO BLOG está aqui mesmo para mostrar como o Botafogo revolucionou o futebol. As imagens dos gols estão na seção "História", e são as mais antigas de uma conquista de clube brasileiro registradas em filme. O segundo gol, o quinto e o sexto, também são mostrados neste texto, em vídeo. Trata-se, repito, do primeiro registro filmado de uma grande conquista no futebol brasileiro.


Botafogo 6x2 Fluminense

EXTRAÍDO DO SITE ‘CANAL BOTAFOGO’

Botafogo e Fluminense decidiram o título carioca de 1957 sob o excesso de confiança do diretor de futebol do Fluminense, que, na véspera do jogo, declarou que o Fluminense já era campeão e que o Botafogo esperasse outra oportunidade.

O técnico do Fluminense tratara de aperfeiçoar o esquema defensivo e escalar o meio-campo com Jair Santana, Róbson e Jair Francisco, trio que teria de contar com a ajuda de Telê. Mas o técnico João Saldanha tinha ideias diferentes: confiou a Quarentinha a marcação cerrada e permanente de Telê, o jogador-chave do adversário, visando dominar o meio-campo e chegar na cara do Castilho, o goleiro das Laranjeiras.

No dia 22 de Dezembro de 1957, o árbitro Alberto da Gama Malcher deu início ao jogo com mais de 90.000 torcedores no Maracanã. E aos 3 minutos de jogo, a cruzamento de Didi, Paulo Valentim inaugurou as redes de Castilho: Botafogo 1x0.


"Aberta como uma lata,
a defesa do Fluminense vergava-se a Garrincha"




Carlito Rocha dissera que Jesus Cristo lhe aparecera a anunciar a vitória do Botafogo, mas quem se apresentou em campo foi um demônio com o número 7 às costas. A cada bola recebida de Didi, Garrincha passava fulgurante pelo seu marcador Altair, e quando o zagueiro Clóvis saía da área para o combater também era inevitavelmente driblado. Aberta como uma lata, a defesa do Fluminense vergava-se a Garrincha, que cruzava para os remates, as cabeçadas e as bicicletas de Paulo Valentim. Alguns gols do centroavante foram verdadeiramente espíritas, porque até as bolas que chutava mal entravam na baliza de Castillo, incluindo uma com o joelho

Aplicando a tática de João Saldanha, os jogadores não davam espaço para o Fluminense criar fosse o que fosse. A defesa tricolor descontrola-se: Pinheiro, atraído pelo deslocamento de Paulo Valentim para a ponta esquerda, deixa a área livre; Clóvis está desorientado e não sabe se deve dar cobertura a Pinheiro ou ao lateral Altair, que leva um verdadeiro baile de Garrincha.

A certa altura Garrincha dribla Altair, cruza da linha de fundo, a bola passa por Édson e Castilho, mas Paulo Valentim entra pela meia-esquerda e toca de joelho para o gol vazio, aos 35 minutos: Botafogo 2x0.




O vídeo do segundo gol



"De costas para Castilho, o centroavante Paulo Valentim acerta em cheio
uma bicicleta e a bola entra no ângulo direito do goleiro: Botafogo 3x0
"




Sete minutos depois é Nílton Santos quem avança como ponta-esquerda e cruza alto sobre a área. De costas para Castilho, o centroavante Paulo Valentim acerta em cheio uma bicicleta e a bola entra no ângulo direito do goleiro: Botafogo 3x0. A torcida botafoguense vai ao delírio e o cenário do colorido Fluminense era o preto, o branco e o cinza de pesadelo.


"A 12 minutos do segundo tempo, Garrincha passa por Pinheiro e Clóvis,
entra na grande área e chuta cruzado para fazer Botafogo 5x1"



No início do segundo tempo, Escurinho faz uma jogada individual pelo meio, aproveita uma rebatida de Adalberto e toca de cabeça para fazer 3x1. Mas para o Botafogo isso era completamente indiferente: três minutos depois Paulo Valentim dá dois dribles em Pinheiro dentro da área deixando o zagueiro sentado e o artilheiro da tarde fixa um novo placar: Botafogo 4x1.



O vídeo do quinto gol



Aos 12 minutos Garrincha passa por Pinheiro e Clóvis (vídeo acima), entra na grande área, chuta cruzado no canto direito de Castilho e faz Botafogo 5x1. Mas a torcida pede mais gols, e aos 23 minutos Garrincha investe novamente pela ponta direita, Altair fica novamente batido, tal como Clóvis, e toca para Paulo Valentim que, diante de Castilho, aumenta o marcador: Botafogo 6x1.



"E a torcida alvinegra cantava no estádio: 'Foi seis a dois, no pó de arroz'..."

Foto histórica do 6º gol, marcado por Paulo Valentim

Emocionados, os jogadores do Botafogo vibram, comemoram o título esperado há nove anos. Perto do final Valdo desconta para 6x2, mas os botafoguenses até disso se aproveitam para fazer rima: “Foi 6x2… no pó-de-arroz”.


João Saldanha é carregado aos ombros da torcida; Paulo Valentim, desmaiado, sai carregado. O Maracanã é uma festa da torcida botafoguense, reforçada pelas torcidas do América, do Flamengo e do Vasco da Gama, que não suportavam a arrogância tricolor.







Um registro histórico: a lendária imagem do sexto gol.
A foto ficou imortalizada como marca daquela conquista.



DO BLOG - Paulo Valentim foi o autor de 5 dos 6 gols da partida.


Nas notícias de cinquenta e quatro anos atrás, uma amostra de como os jogadores botafoguenses eram tratados como ‘artistas’, ‘estrelas’ e ‘galáxicos’, aqui e ao redor do mundo.














Em 8 de dezembro de 1942 houve a fusão entre os dois Botafogos, o Botafogo Football Club e o Club de Regatas Botafogo, dois clubes que estavam localizados no mesmo bairro, possuíam as mesmas cores, muitos sócios e torcedores em comum e a mesma existência vitoriosa. Nascia o Botafogo de Futebol e Regatas, que já trazia das conquistas do antigo clube de futebol a denominação de O GLORIOSO.

O Botafogo conquistou, em seus mais de cem anos de existência, mais de mil títulos em vinte modalidades esportivas em nível municipal, estadual, nacional, sul-americano, pan-americano, olímpico e mundial. Seus maiores ídolos no futebol foram os inigualáveis Nílton Santos e Garrincha, dois dos maiores jogadores do século XX.

É incomparável sua contribuição à Seleção Brasileira, bastando recordar Didi, Amarildo, Zagallo, Jairzinho, Roberto Miranda, Paulo Cézar Lima, além de Lídio Toledo (médico), Paulo Amaral, Admildo Chirol (ambos preparadores físicos) e Rogério (ponta-direita que passou a olheiro devido à sua contusão). A conquista dos campeonatos mundiais de 1958, 62 e 70 deve-se fundamentalmente ao Glorioso. O Botafogo é o clube que mais forneceu jogadores para a Seleção Brasileira em Copas do Mundo em todos os tempos.


O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

5 de dez. de 2011

OSWALDO DE OLIVEIRA ASSINA COM O FOGÃO


Olá amigos. A notícia é deste início de noite, e dá conta de que o treinador assinou por um ano, vai ficar no Japão até o término do contrato com o seu time atual mas ainda assim, nestes pouco mais de 25 dias para a sua vinda, de lá mesmo irá iniciar o planejamento para 2012, indicando nomes, traçando metas e já preparando a sua vinda para o clube, evitando com isto perder tempo no início da temporada.

O treinador trará na sua equipe, seu auxiliar técnico Luiz Alberto e o preparador físico Ricardo Henriques. Estas coisas podem nos soar como mágicas, ou seja, preparação física profissional, treinador experiente e pronto para apagar este recente passado confuso.

Oswaldo declarou em entrevista a sites brasileiros que “temos que deixar o passado de lado e nos prepararmos para conquistar nossos objetivos no futuro", o que nos dá esperanças de ver chegar um comandante com a exata noção do que precisa mudar mas mais importante, DE QUE É PRECISO MUDAR.

Todos no clube acreditam que a aposta num técnico vencedor é o caminho para, com um planejamento sério, partir enfim para um 2012 vencedor. Eu nem diria que é o que nós esperamos mas sim, QUE É O QUE COBRAREMOS de todas as formas que pudermos, daqui por diante. Estamos mais do que nunca de olho.



o acesso ao blog não é recomentado com o navegador Internet Explorer

4 de dez. de 2011

BOTAFOGO EMPATA COM O FLUMINENSE


BOTAFOGO 1X1 FLUMINENSE - Time volta a jogar bem quando já não adiantava mais fazê-lo.



Cortêz começou jogando hoje e parecia que a coisa ia bem vez que seu primeiro toque na bola foi uma boa armação de jogada para o meio, mas nossa defesa deixou o adversário vir tocando e a bola chegou bem tranqüila para Fred dominar e chutar como queria, para marcar o primeiro gol deles. Alessandro era quem marcava o jogador que cruzou a bola e Cortêz era quem marcava Fred, claro que os dois numa marcação totalmente equivocada.

Veio nosso empate, Elkson em momento de Elkshow entrega bela bola para F. Menezes que no seu “formato” craque, fez gol daquele jogador que, com a bola nos pés, sabe o que faz com ela. O jogo foi então se desenrolando, nosso time mostrava os mesmos erros de jogadas inconclusas e falhas de marcação, mas Elkson e Maicosuel jogavam muito bem, Felipe Menezes era outro que quando acionado também produzia além daqueles jogos em que o vimos atuar bem no início e mal no restante das partidas até agora e isto era suficiente para nos deixar mais no ataque do que o time deles.

Continuamos jogando bem na segunda etapa, tocávamos bem a bola, o inacreditável Menezes mantinha o time atuante no ataque até que aos 18 minutos, Caio entrou em campo no lugar do Elkson e na sua primeira jogada, escorou bem o cruzamento que veio do corner mas a ameba anulou o gol. Alguém esqueceu de avisar ao pessoal da ANALFA que hoje não precisava do rouba-fogo, vez que Inter e São Paulo estavam ganhando seus jogos. O jogo então ia correndo e nosso time jogava bem, meio que por ter alguns jogadores com boas atuações, meio que por desinteresse do adversário que atingia, com o empate, seus objetivos. Já Loco estava sim impedido na jogada em que colocou a bola no gol após a cabeçada.

E a coisa foi caminhando nesta tocada, mas sem que nada pudesse nos tirar o desânimo de uma desandada tão inexplicável. Nosso time iniciou o ano não tão ruim assim, se atrapalhou todo quando, na liderança do returno, trocou de técnico no meio da disputa e viu todo o sistema de jogo ser mudado, veio no brasileirão como, não só o melhor time do Rio mas principalmente jogando o melhor futebol do país mas acaba o ano como o time do Rio a ter que começar tudo de novo. Vai ser difícil esta nova caminhada. Hoje, nem todos os resultados que queríamos aconteceram, vez que São Paulo e Inter venceram. É hora de parar e pensar em como rearrumar a casa.




COM AS NOSSAS DESCULPAS, AQUI O REGISTRO ATRASADO (3 HORAS APÓS A POSTAGEM) DA MORTE DE UM GÊNIO: SÓCRATES. QUE ELE DESCANSE EM PAZ

- Uma faixa conclusiva mostrada na arquibancada no jogo de hoje dizia: tem que ter raça, confiança e vergonha na cara. A paixão, deixem com a torcida.

- Nossas boas vindas a Judá Pires. Mais um brother egresso do Lancenet e que vem aqui nos acoampnhar. ELE É O NOSSO 48º SEGUIDOR. Seja bem vindo, Judá.


- Hoje o ameba de amarelo da ANALFA se superou. Anulou gol legal do Caio, não deu pênalti aos 41 minutos quando Fábio Ferreira chutou e o defensor tirou a bola com a mão, enfim, lambanças não encomendadas mas sempre praticadas.

- Se Loco é ou não é o grande incentivador do racha no elenco, terá que voltar a mostrar porquê a galera confia tanto nele: fez um final de campeonato melancólico.



Com alguma dignidade,

Assim se encerra o ano, que poderia ter sido muito melhor.

Mesmo tendo sido empate, o gol não saiu no detalhe, ou foi anulado nos detalhes. O pessoal do BLOG falou em 3 a 1 e a nossa bola entrou três vezes... mas não era isso que esperávamos.

Mesmo considerando um Flu jogando devagar, só querendo o empate, foi bom ver o domínio e o nosso time tendo as ações em campo. Tivéssemos tido, nas últimas 8 partidas, mais duas ou três atuações jogando assim, e a vaga na Libertadores teria sido certa.

Nada disso serve de alento, mas foi possível enxergar em campo o time que nos encantou. Nada das partidas magistrais, mas uma apresentação convincente, ainda que pontuada por bastante nervosismo.

No final das contas, vemos o time encerrar o campeonato na nona colocação, posição esta que era o mínimo que se podia esperar pelo elenco que foi montado, e bem menos do que se podia imaginar pelo que chegou a render em várias partidas. Por isso a frustração, e podermos dizer que foi sim um encerramento melancólico.

Agora é recomeçar o trabalho. Encontrar os erros, arrumar as falhas, reforçar os pontos fracos, melhorar os pontos fortes, e começar 2012 para fazer mais e melhor. Antes de mais nada, que o planejamento para o ano que vem seja de verdade, que se pense sério em Copa do Brasil e Sulamericana, e não se cometa as besteiras feitas este ano nestas competições.

O futebol entra de férias, mas ficaremos atentos ao mercado fervilhante das próximas semanas. Serão boatos, notícias plantadas, negociações, disse-me-disse. Veremos pseudo-jornalistas “inventando” histórias (não fiquem surpresos se essa do Loco que discutimos já não seja uma delas), e não podemos “comprar” tudo que será dito como verdade. Mas a galera aqui sempre ajuda a separar o joio do trigo dessas coisas da imprensa.

Abraços.



Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG