Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

2 de mai. de 2019

BRASILEIRÃO 2019 - 2ª RODADA

Time recebe o Bahia, joga
um futebol razoável
mas vence por 3x2









Jogo insólito, de uma fase bem insólita do nosso time.

O treinador Eduardo Barroca decidiu que aquele elenco que entregava a bola para grandes adversários e na retomada da jogada, ia ganhando os seus jogos, fazendo gols impossíveis de serem feitos tocando a bola (e, consequentemente, passando sufoco contra pequenos), agora era o time a tocar a bola, a manter a posse, a fazer ele os seus gols partindo do meio de campo mas........ que meio de campo?

Senão vejamos. Início de partida, sai o Botafogo com tudo para o ataque, coloca umas duas bolas na área mas o gol não sai (nisto, nada de dar trabalho ao goleiro deles). Aos 6 minutos, num ataque rápido, a nossa defesa bobeou e eles marcaram na frente. 1x0 contra.

1x0 para eles e o nosso time se perdeu inteiro. Todo mundo, sem exceção, passou a jogar mal (de Marcinho e Pimpão não é necessário falar, acho). Marcinho vaiado, João Paulo errando quase tudo, os meias tocando bolas para trás, parecia o fim das esperanças de um bom aproveitamento destes jogos em casa mas, num escanteio, foi trabalhada uma jogada perfeita que redundou no gol do Erick.

Veio o empate e, sabem aquele time em que todos jogavam mal? Pois como por milagre, a maioria passou a jogar muito bem (exceções – Marcinho, João Paulo e Diego Souza). Esta tranquilidade fez o time do Bahia se preocupar mais e atacar menos e neste diapasão, o “Gilson 5 minutos” fez uma bela jogada pela esquerda que, após o cruzamento, o erro do Pimpão (uma furada) permitiu ao João Paulo, livre, empurrar para as redes, o que, pasme-se nem assim melhorou o seu rendimento em campo.

Mais tranquilidade, mais jogadas trabalhadas (a citada nova ordem do Barroca) e sai o terceiro gol, do Cícero, em jogada típica de atacante pela meia esquerda. Botafogo 3x1 aos 46 minutos da primeira etapa. Difícil explicar o que foi aquele primeiro tempo.

Mas tinha um segundo tempo no caminho. E ele veio contra um adversário, senão competente, ao menos perigoso. Fomos desperdiçando chances de ampliar, não tantas mas chances boas e pontuais (Diego Souza e Leo Valencia erraram jogadas cruciais para o desejado gol 4) e já lá no fim, veio o temido segundo gol deles. Fosse um adversário top de linha do campeonato e não teríamos saído com a vitória. Posso afirmar isto com toda a tranquilidade mas por outro lado, o adversário top já foi enfrentado no último domingo, né? O campeonato também tem dessas coisas: times fortíssimos e na sequência, adversários menos qualificados.

Foi no sufoco mas valeram os 3 pontos. No domingo, existe uma grande possibilidade de vitória contra o Fortaleza e uma boa encostada no G6. E querem saber como a partida foi insólita até não entendermos mais nada? No final do jogo a galera gritava "Giilsoonn...Giilsoonn.....Giilsoonn". O “Gilson 5 minutos”, aquele do golaço na terceira partida do ano passado contra o Grêmio, mais uma vez, terá os seus 2 jogos (ou o seu ‘um jogo e meio’) para contar para os seus netos.

7 comentários:

  1. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

    Pois é, começou esta gangorra chamada Campeonato Brasileiro.

    O nível do futebol brasileiro é tão baixo, que fica impossível vc prever qualquer coisa, até o mais expert em futebol fica doidão com os resultados.

    Quem poderia imaginar que após o começo bom do Bahia, vencendo o Corinthians e classificado na C.Brasil, que nós poderíamos ter enfiado uma ótima goleada inesquecível neles?

    Valeu pelos três pontos que dá uma acalmada no time e no técnico. Não vi o jogo mas nesta gangorra o que interessa é ponto ganho, seja fora ou dentro de casa. Confesso que me assustei com o um a zero deles e temi pelo pior. Mas conseguiram estabilizar as coisas e vencer bem.

    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O jogo Luiz, como eu disse (e é incrível como vemos outra coisa em campo, diferente do que vemos quando assistimos pela TV), foi insólito. Jogamos bem, muito mal depois do gol deles e super bem depois do empate.

      No segundo tempo foi aquilo: ainda sem padrão, não conseguimos manter a posse de bola contra um adversário competente (melhor do que Vasco e Flu) e que precisava buscar resultado.

      Minha conclusão ao encontrar os secadores hoje aqui no trabalho foi: 40 milhões/ano de orçamento-3 pontos. 700 milhões/ano de orçamento-3 pontos.

      No domingo isto pode dobrar (6 pontos para o pobre e 3 para o rico) e piorar mais anida no outro sábado, quando pegaremos o cambaleante Flu no Maraca.

      Futebol é fogo.. rsrsrs.

      Paret.

      Excluir
    2. Meu caríssimo Paret. Este é o nosso futebol, onde um sujeito velho, gordo e com um futebol de quinta consegue faturar 350 mil mole mole. Onde um Grêmio paga a Tardelli um milhão e não ganha de ninguém; e quando vc assisti os jogos la de fora vc vê quanto estamos atrasados em futebol. Hoje vivem de passado, enquanto os inventores do futebol deixaram o passado de lado e passaram a viver a realidade.

      Excluir
    3. Pois é, meu caro.

      Eu tenho muitas esperanças num Botafogo renascido. Sei que sem os irmãos Moreira Salles a caminhada vai ser muito difícil mas ainda assim, a aposta num cara como este Barroca é um sinal que me deixa animado. Esta vitória foi boa neste ponto, o de firmar um cara com boas idéias mas que vai precisar de tranquilidade para trabalhar.

      Já quanto ao gordo de 350 milhas, vejo no João Paulo a mesma coisa. Aquele garoto promissor já era. Só gênios têm contusões parecidas e conseguem ainda jogar bem e mesmo assim, em alto nível, ainda não vi ninguém.

      Ele fez um gol ao acaso mas no mais, pode-se dizer que atrapalhou o time no meio, ao invés de ajudar. Não vai mais mesmo voltar a ser o que foi naquela Libertadores de 2017.

      E por que falei dele? Pq vejo que ele é escalado por ser um atleta praticamente 100% do clube e assim, quem botou dinheiro ali não o quer no banco para poder tirar o seu antes que o profissionalismo chegue e acabe com esta mamata. Só pode ser isto.

      Vi o trabalho deste treinador e duvido que ele escale um 10 como o João por vontade própria. Isto, é quase certo, vem de exigência superior.

      Paret.

      Excluir
  2. Valeram os 3 pontos... mas tem que melhorar muito.

    Vamos ver. Sobre o futuro do futebol, tem papo de chineses chegando com 100 milhões de reais para comprar o CSA. E aí?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi sobre isto (CSA).

      Eles estariam apenas testando o mercado mas estamos tão atrasados financeiramente que se ocorrer algo assim, os alagoanos entram direto no grupo dos 7 mais.

      Paret.

      Excluir
    2. E por falar no CSA, o (ainda) sparring da competição, fui conferir a nossa caminhada e deu nisto.

      Fortaleza no domingo, Flu depois, Goiás fora, Palmeiras aqui, Vasco, CSA fora, Grêmio aqui e só aí vamos sair, já na décima rodada, para pegar verdadeiramente uma pedreira (o Cruzeiro lá).

      Olha, se o Barroca consertar os defeitos e conseguirmos ter bons momentos como os de ontem (algo tipo uns 20 minutos de ótimo futebol), acho que podemos fechar esta primeira metade do turno muito bem na tabela.

      Paret.

      Excluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG