Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

30 de mai. de 2015

BRIGANDO PELA PONTA

BOTAFOGO 2 X 0 VITÓRIA

Os gols e os melhores lances do jogo - Lancenet

O jogo começou com o Vitória querendo mostrar força e pressionar o Botafogo. Tudo indicava um jogo franco e complicado, mas em falha do goleiro logo aos 4 minutos, que caçou borboletas em cobrança de escanteio, o Giareta abriu o placar, nos dando tranquilidade e possibilidade de impor nosso jogo.

Com isso o jogo seguiu franco, com ambas equipes tentando o ataque, mas nossa valorização da posse de bola se mostrou mais eficiente.

Também pesava a tranquilidade que eu sentia e percebia também na nossa zaga pela presença do melhor goleiro do Brasil em campo. Isto inclusive ficou evidente em lance aonde Giareta vacila, opta por não cortar uma bola, se garantindo que Jefferson a interceptaria, como realmente conseguiu fazer.

Da minha parte, a tranquilidade aparecia toda vez que o Vitória buscava o espaço de longe, ou conseguia falta de longa distância, e buscava o chute direto. 

Como Jefferson se apresentará à seleção na segunda-feira, este pode ser um motivo para nos preocuparmos, apesar de sabermos que Renan e Helton Leite estão prontos para substituí-lo.

Vitória forçava o ataque pela direita, a esquerda de nossa defesa, e apesar das dificuldades do Giareta, eu já pensava como Carletto vinha fazendo uma boa partida, enquanto Arão estava bastante sumido, quando Carletto acertou um belo lançamento de mais de 50 metros, ao estilo Gérson, para Arão penetrar pelo meio da zaga, matar a bola tirando do goleiro, e tocar calmamente para  o fundo das redes, fazendo um gol bem com cara de Jairzinho.

2 a 0 no placar e nosso domínio aumentou. Aumentava mais a tranquilidade o fato das ações ofensivas do Vitória seguirem pela nossa esquerda, comandadas pelo ensaboado, ligeiro e bom driblador Rogério, que sabemos por experiência própria que apesar de tudo é ineficiente.

Ainda no primeiro tempo foi possível ver Gilberto fazer uma bela jogada no estilo Gilberto, com drible da vaga e toque esticando a bola buscando a linha de fundo.

O jogo seguiu aberto, com cara de mais gols, mas que não ocorreram no primeiro tempo. Mas o nosso terceiro parecia mais próximo do que o primeiro deles, e assim fomos ao segundo tempo.

A segunda  etapa reservou emoções, alternâncias, vários quase gols de lado a lado. Enquanto o Botafogo seguiu valorizando a posse de bola, o Vitória iniciou mais incisivo, e começou parecer mais perto de diminuir o placar do que o Botafogo aumentar.

Vimos ainda a saída de Daniel Carvalho para a entrada de Fernandes, depois a de Carletto, sentindo contusão para a entrada do improvisado Luís Ricardo, e finalmente a saída de Elvis e a entrada de Diego Jardel.

No final do jogo o Vitória tentou pressionar, mas logo o Botafogo conseguiu retomar as ações e quase marcar por duas vezes nos acrécimos. Mas o placar ficou mesmo no 2 a 0.

Com isso temos Bahia, Botafogo e Náutico com 10 pontos, liderando o campeonato, e o outro invico na competição é o Sampaio Correa, com 8 pontos e quarto colocado, só podendo ser ultrapassado na rodada pelo Macaé, que ainda fará o jogo fora contra a Luverdense.

Seguimos nas posições que precisamos, e cada vez mais com cara de que assim será até o fim do campeonato.

Abraços.




Boa noite amigos alvinegros.

Voltei finalmente à nossa Arena, num dia extremamente corrido e por isso mesmo, sem qualquer informação acerca do jogo. Vi que fomos como o inútil Bill e em campo, vi o Gilberto arrebentando em determinados momentos do jogo e errando muito em outros. Daniel Carvalho, sendo visto ali de onde eu estava, se perdeu peso mesmo, deveria estar na medida dos sumoristas. Ainda tem muito a perder para ganhar em mobilidade mas no tocante ao futebol, que passes, que lançamento fez para o Bill dentro da área, claro, em jogada desperdiçada pelo nosso cone da camisa 9.

Mas este surpreendente Botafogo de 2015 é mesmo um fator curioso nas nossas (para a alguns) já longa vida de arquibancada: um time guerreiro, que tem sim uns 2 ou 3 jogadores de qualidade mas principalmente, um time com sorte. Começou o jogo, eles atacaram, foram à nossa área com perigo mas quem marcou fomos nós: uma bela cobrança de escanteio do Daniel Carvalho, bem em frente ao ponto em que eu me encontrava, e na qual ele jogou a bola por cima do goleiro. Ficou fácil para o Giaretta.

Já o segundo gol foi mesmo uma bela jogada do Carleto com uma conclusão mais bonita ainda do precioso William Arão. O corte no goleiro foi algo que o Bill jamais entenderá, quanto mais pensar em chegar a fazer um dia. Mas eles só se intimidaram por pouco tempo. O que tinham de fracos na defesa, tinham de incisivos no ataque. Aquele menino que era do Flu dava um trabalho colossal ao nosso falho sistema de marcação, driblando seguidamente vários atétas nossos de forma aguda, em direção ao nosso gol. Para a nossa sorte foi substituído ainda faltando bastante tempo para o fim da partida e, para quem o via com aquela desenvoltura, substituído sem razão. Saiu zangado mas quem ficou feliz fui eu, foi o vizinho de cadeira, enfim, foi o povão que lá compareceu.

Vi que o nosso time, sem atacante, parte para cima e até faz os seus gols mas se eles, a exemplo da partida anterior, não saírem, passamos a sofrer com adversários mais bem organizados taticamente. Hoje este time que veio ao Rio conseguiu bons momentos à frente da nossa área mas, também eles, pareciam carecer de um homem de área efetivo, aquele matador da camisa 9. Fo isso então: 10 mil pessoas no estádio, festa em preto e branco e uma espécie de liderança em segundo lugar - estamos por um gol do Bahia. Na terça, acho que o jogo pode ser uma pedreira. Vi este time do Paraná jogar lá em Salvador na sexta e os caras são muito organizados.

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

8 comentários:

  1. Bom dia caríssimos Botafoguenses

    Obviamente devemos estar satisfeitos pelo resultado, mas abro um parênteses aqui pela displicência com que o ataque do Botafogo se comporta durante os quatro jogos que vi nesta série B.

    Jogo fácil, aquilo que venho dizendo até agora na competição, os adversários entram com um medo desgraçado no Botafogo e com isso facilita o nosso trabalho. Agora não pode em hipótese nenhuma vacilar como ontem. Jogo para seis, sete ou até mais, uma goleada histórica deixou-se de aplicar no Vitória, o que deixaria os próximos adversários ainda mais temerosos e perde-se gols incríveis. Não me preocupo com os de trás, mas sim com os da frente, pois na hora em que precisarmos virar um resultado adverso o ataque vai se mostrar inoperante.

    Memorável o lançamento do Carleto para o segundo gol. Lembrou Gerson na Copa do Mundo de 1970 fazendo lançamento para Pelé e Jairzinho. Lindo, digno de nota e de ser visto muitas vezes. Parabéns ao nosso Lateral. Acho até que ele está jogando na posição errada, deveria ser testado ali no meio, enfiando bolas para nosso "atacantes".

    E o Bill né continua o mesmo, não fode nem larga a moita. PQP.

    Desculpem, um abraço e um bom domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, só agora li o texto do Paret.

      Não há como discordar de vocês, e por isso mesmo fiz outra opção no texto: simplesmente escrevi muito sobre o time sem falar uma palavra sobre o ataque. Nem citei o Pimpão, quanto mais falar sobre Bill.

      Tem gente pela Internet culpando o René. Não acho justo. Sassá está contundido, Henrique é pior, e Jobson está suspenso. As alternativas se frustraram, então é o que há.

      Não acho que seja momento se jogar o Luis Henrique aos leões, mas poderíamos fazer alguns testes com o Vinícius Tanque, incorporando-o ao time principal aos poucos. Ontem era jogo para lançar um garoto desses nos 15 minutos finais, com 2 a 0 no placar, para ver como começa a render. Ou então deixar até para jogos mais fáceis, como foi aquele do CRB.

      Abraços.

      Excluir
    2. Luiz meu amigo, creia: assisti a uns 10 dos prováveis 20 jogos que o Botafogo fez no Rio este ano e lhe garanto: Carleto só mesmo para bater aquelas faltas. Tem um canhão no pé, direção mediana mas dá trabalho.

      Fez sim um belíssimo lançamento mas dificilmente vai ficar repetindo isso e se conseguir algumas partidas boas, vai ser igual ao Julio Cesar, aquele que desencantou contra o menguitinho na Taça GB de 2013, fez aquele golaço, foi fazendo um outro aqui e ali mas quando caiu, perdeu a vaga para o inútil do Junior Cesar (é esse o nome daquele anão, né?).

      Mas o time, que é de médio para fraco, tá focado e com uma vontade tremenda. Temos uns 3 jogadores de bom nível, Gilberto cheio de altos e baixos (e que desequilibra quando está 'nos altos') mas não nos iludamos. Nesta terça, se voltarmos com o empate, podemos comemorar. Vi o Paraná (vi o jogo todo) perder de meio a zero para o Bahia em Salvador e eles têm um time bem arrumadinho.

      Paret.

      Excluir
  2. Caros,

    O Botafogo já volta a campo na terça-feira, contra o Paraná lá em Curitiba na Vila Capanema. E pelo visto estaremos sem Jefferson, que se apresenta amanhã a seleção, sem Carletto, com dores da contusão que o fez sair ontem, e sem Daniel Carvalho, que sentiu o ritmo de jogo e não deve se recuperar para jogar mais de 45 minutos até terça.

    É hora do elenco mostrar força, e termos consciência que um empate fora, contra o Paraná, não é mau resultado.

    Também é oportunidade de testarmos umas variações e darmos mais oportunidade a outros jogadores, apesar que com alguns eu não tenho muita esperança de que ficarão só compondo o elenco até o final do ano.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite,

    Ontem a vitória veio com uma tranquilidade inesperada para mim. Talvez até pelo gol no início não tivemos maiores problemas. A chance mais clara deles foi o chute na trave após a falha do Luis Ricardo.

    Gostei muito da atuação do Renan Fonseca, que cortava tudo do seu lado e ainda ajudava os companheiros. Arão continua sendo a grata surpresa da temporada.

    Vinícius Tanque estava no banco e, assim como Henrique, também achava que ele poderia ter entrado para atuar um tempinho.

    Terça-feira pegamos o Paraná em Curitiba. Achei que o time paranaense rondou a defesa do Bahia, mas faltou poder de fogo, faltou ser incisivo, parecido com nosso ataque. Assim como vocês, também acho que se ocorrer um empate lá não será ruim.

    Em relação ao Jefferson, ele ficará de fora da 5ª a 10ª rodada, isso se a seleção ficar entre os 4 semifinalistas da Copa América.

    Nossos próximos 3 jogos em casa serão realizados na sexta-feira, às 21h50, e o primeiro deles é na próxima sexta, contra o Mogi Mirim.

    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Cadré. Também assisti BahiaxParaná e achei que os azuis do sul jogaram até melhor do que o time baiano, só que sem poder de fogo na área. O Bahia então usou a força da torcida (e que torcida... 20 mil numa sexta às 10 da noite) e a exemplo do nosso time nas faltas do Carleto, através de uma muito bem batida, fez o seu gol e segurou a onda.

      Acho que o jogo lá no estádio Capanema (o nome é esse Luiz?) vai ser osso.

      Paret.

      Excluir
  4. Bom dia, bravos Alvinegros. Vejo bons jogadores no elenco, um deles já dito pelo Paret é o Gilberto, o Arão também está jogando um bolão, correndo o campo todo, o Pimpão carece de maiores análises, já que ele joga muito pelas laterais, e não vejo muito "diálogo" dele com outros atacantes, mas acho um bom jogador. Bill, infelizmente não desencantou e continua o cone de sempre. O Renan Fonseca melhorou muito, não vou pegar no pé dele... por enquanto... rsrsrss. O Carlleto tem seus altos e baixos, não é jogador de série A. E tem estilo e características diferentes do Gilberto, não é de partir para cima, e joga mais nos lançamentos, não rendendo nos tabelamentos, como os feitos entre Gilberto e o Elvis, é mais de lançamentos e chutes de média e longa distância, pois tem uma "patada" e tanto. O Daniel Carvalho é diferenciado, e o Elvis também é um bom jogador. Marcelo Matos, ótimo nos desarmes, na maioria da vezes, e esse é o problema, porque quando ele erra o bote, complica, ou leva amarelo. Em relação ao elenco, entrando na questão do que li sobre "erros do técnico", vi em algum lugar que o Botafogo está buscando um atacante de velocidade, pois só temos o Sassá, que está contundido, e o Jobson que está suspenso. Para mudar o panorama temos que ter opções de jogadores com estilos diferenciados. Portanto, concordo com a análise feita acima, pois falta "o jogador" para entrar e fazer a mudança necessária. O que aconteceu, por exemplo, no último jogo é justamente o contrário do ideal, com jogador entrando improvisado. Lembra o Dankler sendo colocado como lateral, uma lástima. Mas, mesmo assim, o time jogou bem e conteve o Vitória, que tentou marcar até o último minuto, valorizando nossa "vitória" rsrsrsrs... O Diego Jardel entrou com muito gás, mas como vimos também está com o pé "torto", mas é bom jogador, na minha opinião. Acredito que ele possa render mais, na medida em que o time avançar na competição. Bom jogador, não ótimo ou excelente... rsrsrsrsrs No geral o time é bom, e a garra e determinação vem fazendo a diferença... Vamos ver o que o técnico vai "inventar" para terça feira. E espero que os da base venham compor com qualidade. E por falar nisso, onde está o Cidinho? Para não dizer que não falei das "flores" (não é o florminenC, não... rsrsrs), e o caso "FIFA"? Parece que o bicho vai pegar, e torço para chegarem na Rede Esgoto, e torço muito... É um antro de corrupção... Sonegação e manipulação... Pagando para ver o oco desses pulhas.

    SAN


    Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, sobre tudo o que vc disse, foi o que vimos do jogo.

      Quanto ao Cidinho, já entrou num jogo desses aí, por alguns minutos, mas está totalmente fora de ritmo. E o Fifagate tá flórida sim. De cara, se pegarem os pagamentos do Imbróglio 'Ipatinga' de 2006 nos computadores que a polícia apreendeu no escritório do notório Klebim (mais um deles envolvido com a polícia, meu Deus!), o tal time que eles acham que é tudo pode se ferrar.

      Como roubados, não é mesmo problema nosso. Fomos vítimas destes esquemas por anos a fio.

      Paret.

      Excluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG