Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

5 de set. de 2013

BOTAFOGO ENCARA O CORITIBA NO MARACA


BUSCANDO O TOPO DA TABELA

UM, DOIS, TRÊS, NÓS ESTAMOS COM VOCÊS

BOTAFOGO 3 X 1 CORITIBA

Amigos,

Eu estava lá. E foi emocionante, de arrepiar, gritar, esbravejar e gargalhar! Há muito tempo eu não comemorava  um gol caindo na gargalhada, e hoje fiz isso de novo.

Para começar, o jogo iniciou como se imaginava: os dois times se esforçando para não deixar o adversário jogar. Jogo escamado, muita marcação. Só tinha uma diferença, nós, além de não deixá-los jogar, queríamos jogar, partir pra cima, e não só tentar contra-ataques rápidos e seguros.

E essa vontade foi se transformando em ação e capacidade ofensiva. É claro que os contra-ataques deles criavam algum perigo, gerando inclusive um bom número de escanteios. Mas não demorou muito para numa sequência de chutes e rebatidas, a bola sobre no pé do nosso craque! Rafael Marques colocou lá dentro, no canto, sem chances para o goleiro deles.

Ironia de minha parte chamar Rafael Marques de craque? Posso até dizer que sim, mas ele tem sido o jogador mais eficiente e completo do time há alguns jogos. Ajuda na marcação, ajuda na defesa, principalmente nos escanteios e bolas paradas. Abre o jogo para os lados. Cria jogadas, e arma o time. Puxa contra-ataques. E para completar, chega na área, pressiona os zagueiros, e ainda faz gols, muitos gols, sendo o artilheiro do time.

Esse primeiro gol parecia que abriria a porteira, e abriu. Em outra ótima jogada de ataque, Rafael Marques, ele de novo, fez a assistência, com a bola alçada na área, e nosso estreante Hyuri meteu a cabeça para jogar a bola lá no fundo das redes. Sensacional. O moleque estava merecendo, primeira partida e não sentiu o baque, precisou de poucos minutos para mostrar entrosamento, velocidade e visão de jogo. E com sua velocidade ajudava o Edílson, que não é muito veloz, a cobrir o lado direito de nossa defesa, onde inicialmente o Coritiba tentou criar os contra-ataques.

E assim terminou o primeiro tempo. Com cara de que se o cansaço não batesse, iríamos ensacar uma goleada no Coxa. E o começo do segundo tempo não mudou a nossa ideia. Em jogada indescritível, feita ali na nossa cara, na ponta do campo onde estávamos, Hyuri passou por não sei quantos, girou, trombou, driblou, tudo dentro da área, até ficar na cara do goleiro, e chutar para fazer o terceiro. Gargalhei de emoção. Mais um jovem com grande futuro pela frente lançado pelo Botafogo neste ano.

E parecia que seria fácil, o quarto gol quase saiu. Mas em um bom contra-ataque deles, de longe o que parecia ter sido gol deles se transformou em penalty. E o penalty se transformou em expulsão do Renan. Assustador. Saiu Elias para entrada do Milton Raphael, que mesmo frio e sob pressão quase pega o penalty bem cobrado por Alex. 3 a 1 no placar, que nos tirava da vice-liderança do campeonato mas que neste momento não fazia muita diferença.

O jogo seguiu lá e cá. A correria aumentou, e não tínhamos mais o atacante de referência. Um jogador a menos parecia que daria o espaço que eles precisavam para buscar o resultado. Mas não foi isso que vimos. O jogo ficou lá e cá, parecia que a qualquer momento poderíamos fazer o quarto ou tomar o segundo. O time deles abusou das faltas e jogadas fortes. Tomaram vários cartões amarelos, e mesmo sem Seedorf inspirado, jogando mais uma vez bem abaixo do habitual, sem Lodeiro, sem Jefferson e Renan, ou seja com terceiro goleiro. Sem Lucas e Gilberto, ou seja, com terceiro lateral direito, mantivemos a pegada e seguramos o placar. 

Não sem antes vermos Hyuri cansar, não ter mais condições de puxar contra-ataques, e ser substituído pelo jovem Octávio, que entrou cheio de vontade e mostrando muita qualidade e velocidade também. E vimos também, por conta das diversas faltas e entradas pesadas, Gabriel sair contundido para a entrada do Zen. Será este mais um desfalque nosso contra o Criciúma? Provável, mas hoje eu tenho certeza que temos elenco sim, e quem afirmava o contrário não estava bem informado.

Abraços!   




SENHORAS E SENHORES

O BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS

ORGULHOSAMENTE APRESENTA:


HYURI 
estrelando:
A FILA ANDA - YES, NÓS TEMOS UM 9

Olá caros alvinegros.

Como de praxe, vim fazer o texto da postagem sem ler o que o Henrique digitou aí acima mas, percebendo o tamanho do texto e, principalmente, tendo estado ao lado do nosso nobre amigo no estádio esta noite, gostaria de, hoje, não falar do que vi em campo como faço habitualmente mas sim, discorrer sobre sentimentos, emoções e, principalmente, sobre a pele alvinegra, esta coisa que não morre, esta coisa viva, acesa, eterna.

Comumente vibrante, Henrique é daqueles torcedores que a cada gol gritam bem alto, assim como também berram a plenos pulmões para reclamar de erros, seja de atletas ou de juízes. Pois o que quero relatar amigos, é a reação do Henrique após a feitura do gol do Hyuri, o segundo (o terceiro do Botafogo), que foi classificado pelo isento Edson Mauro da rádio Globo como gol de placa.

Saiu o gol, Henrique abraçou o filho e os amigos, dei-lhe igualmente um abraço e, ato contínuo, ele parou de pular e gritar e apenas exibiu um sorriso orgulhoso, emocionado, aquilo de quem vê surgir, quem sabe, uma futura lenda, algo tipo presenciar a aurora de um grande atleta e, a reboque, de um grande (quem sabe, futuramente, um super) time. A forma como ele sorria era indescritível, impossível de ser aqui traduzida em palavras. Uma pena, sendo na hora de um gol, não poder ser registrada em imagem.

Assim então meus amigos, correu este jogo de hoje. Como que para responder às estocadas sempre ferinas da imprensa contra o nosso time/clube, a torcida só cantava o amor ao Glorioso (Eu te amo meu Fogo... o meu sangue ferve por você). E num final apoteótico, surgiu este grito com o qual o Henrique abriu a sua postagem (sim, isto eu li pois conversamos a respeito antes de nos despedirmos, ainda na arquibancada): "1, 2, 3, nós estamos com vocês".

Meus amigos, a simbiose time/torcida está perfeita. Rafael Marques é, hoje, com a péssima forma atual do Seedorf, o cara a carregar este time no ataque. Lembro que no jogo contra o Galo aqui, todos gritavam "dá no Vitinho... dá no Vitinho" ao menor sinal de aperto do ataque deles. Pois atualmente, todas as vezes em que se quer partir para a área adversária, o mote é "dá no Rafael". Ele protege, carrega, toca, passa e corre para receber e, não raro, chega na área em condições de marcar.

E para terminar, falei até com o Henrique que, teremos sim mais sobressaltos no decorrer deste difícil campeonato mas, não tenho mais dúvidas de que está surgindo um time com liga, com pegada e com jeito de campeão, não somente de campeonatos cariocas mas sim, de torneios mais categorizados. E, creiam, temos sim elenco: hoje, tivemos a grata surpresa de ver entrar em campo um meia atacante de nome Otávio. Aguardem este menino pois ele promete.

Os gols da partida, inclusive a obra de arte do Hyuri - Lancenet.


- Como para corroborar com imagens o que falei sobre emoção, vejam o que este maravilhoso time fez hoje na entrada em campo: foi de arrepiar vê-los surgir do túnel com bandeiras e entregá-las aos torcedores na arquibancada.

- Mais emoção - o garoto Hyuri, que saiu antes do fim do jogo, mal terminou a partida e, feito aquele já tradicional cumprimento da equipe à torcida, voltou e, sozinho, foi até próximo dos torcedores aplaudir e agradecer (como assim garoto? Nós é que lhe somos gratos).

- E por fim, Otávio, que até o começo dos pouco mais de 15 minutos de jogo em que atuou hoje era apenas mais um transeunte que se poderia encontrar na rua (eu já viajei no trem com o Dedé no ano passado), tirou a sua camisa já na saída dos torcedores e correu do outro lado da arquibancada, provavelmente para entregá-la a algum familiar. Hoje foi mesmo emoção pura. E, claro, um futebol de quem quer ser campeão.

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

43 comentários:

  1. De bom, vitória com V maiúsculo, apesar de todos os "pesares", Hyuri arrebentou e fez um golaço no Maraca; E o Octávio entrou muito bem. De negativo, expulsão do Renan, lesão do Hyuri, cartão amarelo do Seedorf. Preocupação: Elenco reduzido e mais duas ausências certas, e ficar de olho na recuperação do nosso novo xodó. E lá vamos nós, rumo ao topo. FOOOOOOGOOOOOOOO!

    ResponderExcluir
  2. Verdade, Paret, o Gabriel saiu contundido. Pensei até se tratar de "cena" e "cansaço". Fica mais uma preocupação.

    ResponderExcluir
  3. Paret, só para esclarecer, quando falo em elenco reduzido não estou falando que não temos elenco. Não temos elenco em "quantidade". O elenco é reduzido, nós estamos no terceiro goleiro e terceiro lateral. Nem sei quem seria o quarto lateral. Me parece que o quarto goleiro é o Andrei o Audrei... Portanto, a cada convocação, suspensão ou lesão, ficamos na mão... pra rimar... rsrssrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre,

      Nosso quarto goleiro é o Andrey, ótimo goleiro, acho que até melhor que o Milton Raphael, e que quando vi jogos da base, com Dória, Gabriel, Jeferson, Octávio, e ele, eu achei que nosso goleiro era o jogador mais pronto, com mais cara de profissional.

      Quando falo que temos elenco é porque tenho ideia da qualidade desses garotos. Nosso elenco estará, na próxima partida, muito reduzido porque iremos sem: Jefferson, Renan, Lucas, Gilberto, Seedorf e Lodeiro. E ainda corremos o risco de ir sem Gabriel.

      Jefferson, Seedorf e Lodeiro seriam titulares praticamente em todos os times deste Brasileirão. Lucas, Renan e Gilberto seriam titulares em muitos times. Estamos indo com muitos desfalques, mas estamos segurando as pontas justamente por conta da qualidade do elenco. E olhe que nem falei dos jogadores negociados...

      Abraços.

      Excluir
  4. Prezado amigo Henrique.

    Eu confesso e juro por tudo o quanto é sagrado que não li mesmo seu texto antes de fazer a minha parte da postagem. Apenas passei pela parte de cima e percebi você usar o "1,2,3", mas veja com palavras são desnecessárias.

    Sua emoção, muda e apenas mostrada num sorriso, não precisou de palavras para ser traduzida.

    2013 é mesmo ano alvinegro meu amigo.

    Paret.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paret,

      Só li agora de manhã, extasiado que estava. Cheguei em casa, escrevi, tomei banho, e dormi.

      Sensacional seu texto, melhor expressão de todos sentimentos que transbordaram nesta noite de quinta.

      A coisa foi tão especial, que me alonguei no texto, e não soube que imagem trazer para o BLOG, mesmo sabendo que deveria ter o Hyuri e que uma imagem vale mais que mil palavras.

      Mas não há palavras e nem imagens estática, ou vídeo, que consiga capturar a magia daquele momento.

      Tenho certeza que você não leu meu texto, pois esta é nossa ideia da postagem dupla: trazer duas opiniões sobre o fato. O título acabamos vendo, é natural. Como assistimos juntos, e conversamos sobre o jogo, algum viés pode ser trazido, pois durante a partida falamos sobre a dificuldade do Seedorf, o bom momento do Rafael Marques. Mas palavras rápidos, no calor do jogo, que não poderiam trazer tal semelhança quando reproduzidas no papel, ou no teclado, se não por terem sido inspiradas pelo mesmo sentimento e emoção.

      Abração!

      Excluir
  5. Somos um time de jovens, apesar da nossa idade. rsrsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  6. Bom dia caríssimos Botafoguenses

    Vou rememorar aqui o que escrevi em 27/08, após a venda do Vitinho.

    "Realmente foi uma surpresa decepcionante para todos nós, a revolta do momento nos fez até em alguns casos perder a educação que todos nós temos. Mas acho agora com cabeça mais fria, que o mínimo que podemos fazer é torcer e torcer muito para que consigamos um substituto a altura para o Vitinho.

    Talvez tenhamos perdido uma batalha, mais ainda não perdemos a guerra, apesar de toda a torcida contra para que afundemos de vez. Chegou a hora de mostrar a esta diretoria que somos muito maiores do que eles, que em nossas veias corre sangue alvinegro de verdade, que não é um Vitinho a mais ou a menos que vai nos derrotar. O Botafogo é muito superior a tudo que está ai. Apesar de todas as dificuldades temos como superar e vamos superar.

    Rememorar porquê? Principalmente pelo final do primeiro parágrafo e pelo final do segundo.

    Isto é o Botafogo. Como eu sempre digo ser Botafogo não é torcer é um estado de espírito. Vai-se do céu a inferno em poucos minutos. Como num passe de mágica entra este HYURI (com o gol que fez tem que ser com letra MAIÚSCULA) que pouco se conhecia e faz aqui que fez sem tomar conhecimento de ninguém, entrando em seu primeiro jogo e fazendo logo dois gols, sendo o segundo de PLACA.

    Como diz sempre o nosso GIGANTE, "este ano é treze, e como tal é do Botafogo". Sinceramente estou começando a acreditar nisto, e apesar das dificuldades temos plenas condições de chegar lá. Mas, como dizem, tudo que é difícil tem um sabor muito mais gostoso.

    Que venha o Criciúma, estamos preparados.

    Um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a diretoria do Botafogo que tome vergonha na cara e pague ao garoto o que ele realmente merece. Quem pagou uma fortuna por duas porcarias chamadas de Andreruizinho e Felipe Gabriel, pode muito bem pagar uma pequena fortuna para uma joia rara como esta.

      Não deixe o tempo passar para depois se arrepender amargamente e fazer a torcida de palhaça novamente.

      Excluir
  7. Uma questão a ser analisada. Tínhamos o Vitinho, que se mostrou um jogador com potencial de seleção. Temos (por enquanto) Hyuri e o Octávio (gostei dos dois), temos outras preciosidades no banco e na base do time. Porque demoramos tanto para "experimentar" a nossa prata da casa? Ficamos pagando caríssimo por "Limas", "Lennons" entre outras peças de baixo quilate, e ficamos guardando "as valiosas" para que? Ou para quem? Gegê, não entrou com a personalidade que o Vitinho, o Hyuri e Octávio entraram. Mas Jeferson mostrou qualidade, e praticamente não é aproveitado. Temos outras peças, incluindo laterais, e não são testados. E do nada tem que assumir o rojão, sem nunca terem experimentado jogar no time titular. Ouço de vários amigos aqui do blog, ou em matérias em jornais e revistas especializadas, que temos jogadores de ótimo nível na base. Portanto, volto com a pergunta, o que acontece nos "bastidores", para ficarem "dosando", "guardando", "segurando" esses jogadores, que estão fazendo a diferença? E que efetivamente diminuiriam a folha salarial, nesses tempos de "vacas magras". Fica a pergunta.

    SAN

    Alexandre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre venho reclamando isto amigo Alexandre, aqui e lá no blog Ninguém Cala do Lancenet.

      Vitinho só virou o que virou pelo êxodo dos titulares pois se o clube não precisasse negociar após o fechamento do Engenhão, seria (acredite) até hoje um reserva destes que entra de vez em quando, e reserva bem desmotivado.

      Gilberto idem. Caso os negociados ainda estivessem aí, o atleta a assumir a lateral seria o Gabriel pois assim era nas ausências do Lucas no ano passado.

      Reclamei e reclamei muito que estava passando da hora de ir escalando os garotos e que estes três jogos finais do turno é que seriam a hora. Ontem, Otávio só entrou pela expulsão do Renan pois do contrário, seria a mesma lenga-lenga, de tirar um cansado p/colocar Zen e pronto. Acho que agora, garotos só mesmo no ano que vem. O campeonato, a partir daqui, pega fogo e quem não está 100% fisicamente terá muita tendência a, sendo garoto, entrar, pegar uma pedreira e se queimar.

      Paret.

      Excluir
    2. É simples meu amigo Alexandre.

      Enquanto tivermos técnico cagão, que tem medo de perder o emprego, e principalmente trazer as porcarias que trouxe(sapatinhos de cristal) com exceção de Rafael Marques, esta sua pergunta não terá resposta.

      Quando me lembro de 1967, quando o Zagallo escalou mais de meio time saídos do Juvenil, e foi bi-carioca além de outros títulos e da própria seleção, fico puto da cara com este zero.zero, pois é assim que perdemos Vitinho e provavelmente vamos perder outros do mesmo quilate, por causa desta besta.

      Excluir
  8. Em tempo: Peço minhas sinceras "escusas" por volta e meia trocar as "bolas"... hehehehe Como me acostumei a ver a primeira postagem como sendo do Paret, já associei direto. Fica aqui minha "Mea culpa".

    Abs.

    Alexandre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz parte meu amigo... rsrsrs.

      Aqui, somos todos um só. Aliás, para corroborar isto, só está faltando a sua postagem. Prepara um texto aí e manda, em intervalo entre jogos.

      Paret.

      Excluir
    2. Ok. Estou devendo... rsrsrsrs Mando para onde? No teu e-mail?

      Excluir
    3. Pode ficar até mais prático esperar o jogo de ontem esfriar e aí, no sábado, dia morno, deixar aqui mesmo em comentário. Buscamos o texto e o transformamos numa postagem.

      Capricha aí pois seus textos são bem diferentes e queremos que fique show na postagem.. hehehehe.

      Abços.

      Excluir
  9. Amigos Braso, Luiz, Alexandre...

    Vou continuar em festa. Depois venho aos assuntos tratados. Agora o que interessa é a notícia:

    Rafael Marques melhor que Fernando Torres, David Villa e Fred.

    http://www.fogaonet.com/noticia-em-destaque/rafael-marques-supera-fernando-torres-villa-e-fred/

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Amigos,

    Só para não perder o hábito:

    http://www.fogaonet.com/noticia-em-destaque/hyuri-estampa-capa-dos-jornais-do-rio-menos-o-globo/

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Ainda ficando fora das discussões, publicação de um blog especializado, falando exatamente o que foi dito aqui, só que tecnicamente, e sem a emoção de torcedor.

    http://www.fogaonet.com/semcategoria/blog-bota-parece-inesgotavel-na-capacidade-de-se-reinventar/

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não li no link Henrique mas vendo o que acontece este ano, ano em que poderíamos, por exemplo, estar no lugar do Coxa mas estamos na luta, vejo este 2013 como outro 1957 (a verdadeira revolução do futebol mundial praticada em General Severiano por homens de ouro na direção e João Saldanha nas idéias) e outro 1968, ano de troca de geração no time e ano em que, com meninos na equipe, passamos por cima de todos.

      Paret.

      Excluir
  12. Boa tarde nobres botafoguenses!
    e eu digo para todos os comentários: AMÉM 2013!!

    GIGANTE (SCOS) ABRAÇOS ALVINEGROS DE NOSSA ESTRÊLA MUNDIAL!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faaaaala gigantesco amigo! Olha meu prezado, quando você mandou aquelas mensagens, mormente a do gol de placa do Hyuri (foi Edson Mauro da Globo quem falou e só fui ouvir já em casa, meia noite), não consegui ler nada devido à muvuca que tomou conta das arquibancadas mas creia que a emoção lá dentro foi enorme.

      13 é mesmo coisa do Botafogo. Eu (nós) acredito (acreditamos).

      Paret.

      Excluir
  13. Duas coisas me levantam com euforia ainda, um rebolado de uma bela mulata sambando e um belo gol do Botafogo. rsrsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehehehe.

      Graaaannnnde Braaaasooooo. Kkkk.

      Boa amigão!

      Paret.

      Excluir
  14. E o Dória quase se foi na mesma toada do Vitinho...

    http://www.fogaonet.com/noticia-em-destaque/russos-cobrem-multa-de-doria-que-prefere-ficar/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é segredo Alexandre. Só os muito mais organizados e fortes financeiramente segura, e só por um tempo. Conto nos dedos: S. Paulo, Inter e acho que só. O Santos tá numa lama danada e, provavelmente, sem mais nenhum tostão do Neymar só pela teimosia em tentar mantê-lo por tanto tempo.

      Lembra-se do tal ajudadaço menguinho, quando ainda produzia bons jogadores? Perdia os bons antes dos primeiros 6 meses (Renato Augusto) e sequer conseguia ficar com os bons mais velhos antes do primeiro terço do brasileirão (Marcinho e Tardeli só para ficar nestes).

      Infelizmente não é culpa do Botafogo e muito menos da diretoria: a Lei Pelé e a fraqueza financeira do país fazem isso. O clube é heróico por conseguir segurar Vitinho até que ele nos desse os pontos e a liga necessária para este momento, em época na qual o Dólar ficou tão forte.

      Paret.

      Excluir
  15. Amigos alvinegros:

    Vou falar uma coisa que quase ninguém quer falar...mas esse Milton Rafael não foi aquele goleirinho que tomou um monte de gol fácil ano passado e nos tirou a chance de brigar por G4? alguém sabe dizer se ele melhorou, porque contra o Coxa ele teve uma saída de bola horrorosa, embora tenha saído bem no chão antes. Não seria melhor colocar o Andrey, que tem melhor postura de goleiro? de que adianta colocar a molecada pra correr na frente se tem um suejito atrás que não inspira confiança?

    sh...tomara que eu queime a língua e que ele pegue tudo...é só uma opinião, viu gente...sujeita a erros. Aliás, é mais um sentimento do que opinião. Não sei como ele está.

    SAN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o mesmo Diogo.

      E até é bom goleiro mas, infelizmente, não tem dado sorte: só entra em momentos de pico de campeonato e aí, a falta de ritmo e a total inexperiência não ajudam.

      Com isto, acho que se fizer m. acabará perdendo a vez de terceiro goleiro para o Andrey.

      Que Deus ilumine os nossos defensores neste domingo pois o time do Criciúma acordou e não está para brincadeira.

      Paret.

      Excluir
    2. Amigos,

      Voltando aos debates, depois de um dia só colocando os links e notícias. Agora é focar na rodada 19 mesmo, e encerrar bem o turno.

      Então começo do final: é ele mesmo Milton Raphael, que entrou em alguns jogos, acho que 2 ou 3 ano passado.

      O garoto já foi terceiro goleiro da seleção sub-20, se destacou bastante na base, e vinha muito bem nos treinos.

      O que podemos esperar?

      Perigo. Acho que o goleiro e o atacante de área, e mais o goleiro, são os jogadores que mais se ressentem da falta de ritmo, de perder a concentração, o tempo da bola, a visão antecipada da sequência da jogada.

      Renan é ótimo goleiro, e se ressentiu disso. Milton irá sentir mais ainda, e espero que Bolívar, Dória, Mattos e Gabriel ou quem entrar o ajudem nisso. Contra o Coritiba abusaram de recuos meio que na fogueira, principalmente para o Milton.

      Sobre esta questão de ritmo, coloco o exemplo do Cavalieri. Sempre foi um goleiro mediano, que cometia falhas infantis com certa recorrência. Veio para o Flu mais experiente, e falhou! Foi sendo alternado com outros goleiros inconsistentes também, foi ganhando ritmo e confiança, e se firmou. Daí o time embalou, virou titular absoluto, o time foi pro topo da tabela, as falhas pararam, e o time foi campeão e ele convocado para seleção. Hoje, voltou aos tempos antigos.

      Que Milton não falhe, ou que não cometa falha capital (contra o Coxa foi assim, e se pega o penalty que quase pegou, a confiança cresceria muito). E que vá crescendo à medida que jogue.

      Acho que Andrey tem mais futuro que ele, mas é mais jovem e inexperiente. Teríamos o mesmo risco.

      Abraços.

      Excluir
    3. O exemplo do Cavalieri é clássico Henrique, e acompanha igualmente o daquele do Corinthians, que perdeu a vaga na reta final do paulista e acabou fora do melhor da Libertadores.

      Tanto aquele que foi barrado quanto Cavalieri são goleiros bons, chegando a picos de grandes arqueiros só que parecem vacilar em treinos.

      E se tem uma categoria de jogador que não pode para de treinar até à aposentadoria é o goleiro. Ele pode até ter dor no corpo inteiro, estar com 40 de febre e ter perdido a mãe na hora mas o treino tem que vir antes.

      Paret.

      Excluir
    4. Exatamente Paret.

      Agora novo assunto, Hyuri.

      http://www.lancenet.com.br/botafogo/ficar-Hyuri-definitivo-Botafogo-pagar_0_988101362.html

      Teremos que pagar estes 900 mil até o fim do ano. Explico: apesar do contrato de empréstimo ser até meio do ano que vem, ele certamente se valorizará, e a solução será exercer o direito de compra antes e repactuar contrato, oferecendo maior salário, maior multa nacional e internacional. História que já foi debatida a exaustão e agora todo mundo já sabe como funciona.

      Ainda sobre o Hyuri, tem ótimo texto do Caio Araújo no blog do torcedor do Globoesporte. O título é Ciclo (http://globoesporte.globo.com/rj/torcedor-botafogo/platb/2013/09/06/ciclo/), muito apropriado, mas a chamada na página do Botafogo é uma frase do texto, também muito apropriada: "Hyuri não é o novo Vitinho: Hyuri é o Hyuri, com H, Y e I, tudo junto".

      E esse comentário já serve de gancho para o assunto importante: a entrada da garotada da base. Pois é, tem um mestre no assunto futebol aqui no BLOG que sempre fala: garotos jogam contra garotos. É isso Paret?

      Abraços.

      Excluir
    5. É isso aí fera, mas tem também outro detalhe importante, e que corrobora a firme opinião do Luiz quando fala que P. C. Caju entrou direto dos atuais juvenis (ele sequer passou pelo que era juvenil e que hoje se chama juniores), direto numa decisão de turno e meteu 3 gols.

      O São Paulo fazia isso direto nos anos 90 e nós estamos fazendo agora, ou seja, time unido, jogando bem e com gente experiente também é criadouro de meninos. Vejam os exemplos: Otávio, Vitinho, Gabriel, Dória, Hyuri. Eles podem sim, se não forem chamados para resolver sozinhos ou mal acompanhados (um time aí tentou isso na taça GB), chegar e mostrar serviço.

      Tô saindo aqui e só volto à noite.

      Volto então ao debate.

      Paret.

      Excluir
    6. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

      Me digam de onde veio: CAO, MOREIRA, VALTENCIR, CARLOS ROBERTO, ROGÉRIO, ROBERTO, JAIRZINHO E PAULO CESÁR. Vejama sua idade quando assumiram o cargo de titulares.

      Jogador jovem e bom só é queimado quando o time é ruim e não ajuda no seu amadurecimento. Temos um mestre em campo que se chama Seedorf, que ajuda neste contexto, então temos que aproveitar essa situação.

      Existem casos agora que comprovam a minha tese: Gilberto é muito melhor do que o Lucas; Vitinho quando foi alçado a titular mostrou ao que veio, e como ele existem vários, é só testar não em um clássico mas em jogos medianos cujo o risco é pequeno. Mas volto ao assunto, enquanto tivermos técnico cagão que coloca seu emprego acima dos interesses de vitória do próprio clube, seja o que Deus quiser.

      Não vou mais tocar no assunto, quem decide é o "técnico" então o problema é dele. Só espero que tenha o discernimento e enxergar a coisa como nós aqui no BLOG. Afinal ganha para isso e nós NÃO.

      Abraço

      Excluir
    7. Isso aí Luiz.

      Sendo craque, entra quase que em qualquer circunstância, e resolve.

      Tendo um time bem montado e entrosado, o ótimo jovem saberá entrar, ser recebido, e brilhar, mesmo que como coadjuvante.

      Por mais que já tenha criticado o OO, e concorde com as suas críticas também, Luiz, vejo que dos últimos técnicos que tivemos foi o que melhor conseguiu fazer os garotos subirem e se firmarem. E também está fazendo este trabalho de trazer gente de fora, como o Hyuri e o Elias.

      Poderia ser mais audacioso? Sem dúvida. Mas se colocar jovens demais, eles podem perder a segurança da base experiente. Acho que o time está com a mescla ideal.

      Abraços!

      Excluir
  16. Situação complicadíssima para este jogo amigos. Gabriel não joga.
    Teremos, em relação ao time que vinha jogando até domingo passado, apenas 5 titulares em campo: Bolivar, Doria, Julio Cesar, Marcelo Matos e Rafael Marques.
    Eu iria de Lucas Zen, Marcelo Matos e Renato, apostando na velocidade de Hyuri e Elias na frente, com o apoio da Rafael Marques.
    Ou poderia entrar de vez com Octavio, com Renato na proteção ao lado de M. Matos. Teria este dúvida. O que você acham para este mistão? com o terceiro goleiro, terceiro lateral, volante reserva, 2 meias reservas, e um garoto que chegou agora no lugar do que foi pra Russia?

    ResponderExcluir
  17. Diogo, a tua segunda opção seria a minha primeira. Lucas Zen não tem tido boas atuações, e Renato não aguenta o corre-corre lá na frente. E não tem as qualidades que eu vi no Octávio (visão de jogo). Jogando ele e o Marcelo Mattos a defesa fica mais sólida e com melhor qualidade de saída de bola, na minha opinião, porque o Marcelo Mattos é uma toupeira nesse quesito. Mata mal a bola e o passe é sofrível, fora as "bobeadas" que anda dando. Eu apostaria na seguinte configuração. Marcelo Mattos como primeiro volante/cabeça de área, Renato como segundo volante (pode ajudar o Octávio na armação), Octávio meia armador. Elias como referência na frente, trabalhando com R. Marques (que também constrói na armação) e o Hyuri. Devem se revezar, entrando ora pelo meio ora pelas laterais para confundir a marcação adversária. Portanto minha escalação seria: Milton Raphael, Dória, Bolívar, Julio Cesar, Edílson, Marcelo Mattos, Renato, Octávio, Hyuri, Rafael Marques e Elias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem em vista seus argumentos, Alexandre(embora já estivesse na dúvida), acho que é hora de colocar os 2 garotos no time. E seja o que Deus quiser.

      Agora, não sei se OO vai bancar isso(O QUE SERIA NO MÍNIMO, INTERESSANTE). Vamos aguardar.

      SAN

      Excluir
  18. Olá,

    Também deixaria Zen no banco e iria com Renato de segundo volante, fazendo o meio com Hyuri, Octávio ou Jeferson Paulista, e Rafael Marques, mas colocando Alex no ataque.

    Além de tudo falado, não temos reserva para lateral direita, então Zen seria uma opção no banco.

    Também tem o fator de que dependendo do ritmo da partida, Renato, Hyuri e Octávio podem sentir a falta de estarem atuando.

    Então Zen seria opção quase certa para o andamento do segundo tempo, para fazer a lateral direita, o segundo volante no lugar do Renato, ou mesmo segundo volante com o Renato sendo adiantado para o lugar do Octávio.

    Elias seria também uma opção para o segundo tempo, assim como os meias da base, Gegê, Dedé, Jeferson.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  19. Na verdade, Carlos Henrique, eu foquei apenas no meio, onde perdemos Lodeiro, Seedor e Gabriel. Em relação ao Alex X Elias, eu acho o Elias mais experiente, mas produtivo, gosto do "estilo" dele. O Alex é mais trombador, tem futebol mas não consegue "colocar em prática", sei lá o que acontece o "moleque". Lembra o Willian (não no estilo), que tinha todo o "cacoete" de ser um novo "Zé Roberto" (sentido positivo), mas que não deslanchou. O Dedé é outro, que parece que fica meio "inibido", não demonstra "personalidade", característica marcante dos craques. Mas não acho que faria grande diferença. Mas também pesa a seu favor (Elias), o fato de vir jogando mais, e ele não pode "entrar" na Copa do Brasil. Então vamos "gastar" a energia e o futebol dele. Minha opinião, SMJ. Com relação ao Jeferson x Octávio, também é uma ótima opção, mas sou da opinião que futebol é momento, e às vezes vale a pena apostar... Vejam o que aconteceu com o Bruno Mendes, chegou arrebentando, mas bastou uma situação negativa para o "astral" dele ir para o brejo, junto com os gols. O Duble OO pode sim, lançar o Jeferson, mas eu iria de Octávio (com C... rsrsrsrs). Renato é experiente e já foi titular, pode se ressentir da falta de ritmo, mas para isso temos o Lucas Zen, para entrar no segundo tempo. Como o técnico treinou de portões fechados, ficaremos na expectativa até a hora do jogo. Vamos ver como o time vai se comportar com mais essa mexida (com M maiúsculo). Sou mais BOTAFOGO.

    SAN

    Alexandre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Alexandre,

      Nosso maior problema é o meio, por estarmos sem Seedorf e Lodeiro. E por isso eu começaria com Alex, para dar mais mobilidade na frente (o tal do trombador), deixando o Elias para o segundo tempo, principalmente se os gols não saírem. Acho que o Elias pegando o adversário mais cansado levará vantagem.

      Mas vamos ver, há muitas possibilidades. O fato é que o Grêmio sofreu mas venceu a Portuguesa, por 3 a 2, e chegou à vice-liderança. Precisamos vencer e continuar na briga, pois o grupo da frente está ficando cada vez mais claro e definido.

      Abraços!

      Excluir
  20. Então, em relação ao Grêmio me parece que houve muita confusão na penalidade marcada. Mais uma vez o ameba foi protagonista na partida. Muito parecido como o ameba do jogo passado, que deveria ter dado vantagem e amarelo para o Renan (isso considerando o choque como falta, além do mais quando ele trombou com o jogador o mesmo já não tinha passado a bola), mas o afã de prejudicar foi maior e ele preferiu "arriscar" expulsando e dando penalidade. Se o "Coxinha branca" perde a penalidade não tem problema, pois o estrago já está feito, com a expulsão do nosso segundo goleiro. Teoria da conspiração? Pode ser, mas do jeito que as coisas (negativas) estão acontecendo com o Botafogo dá até para desconfiar. Em relação a nossa divergência, penso igual e o que preocupa é o meio, de onde a priori, começam todas as jogadas.

    ResponderExcluir
  21. E quanto ao "trombador", não foi intenção desmerecer a tua opinião em relação ao Alex, que inclusive é corroborada por outro blogueiro, Caio Araújo. Mas não ponho fé no Alex, e acho que o Elias cumpre a função que o OO determina, inclusive ajudando na marcação, vez por outra. Essa amarrada que ele dá, dependendo do jogo do adversário, facilita a vida dos demais. Não foi assim com o SP porque jogou como time pequeno, na retranca e no contra golpe. E um homem "fixo" na área pode não ser a melhor opção (quando tem pouca movimentação), com times retranqueiros. Acho que tua avaliação foi nesse sentido. Vou prestar mais atenção no Alex para fazer uma comparação com mais "propriedade".

    Abs.

    Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Alexandre,

      E nem achei isso, acho que foi uma boa definição. Eu acho que este jeito carrapato do Alex seria melhor opção para começar a partida, e dependendo do andamento entraria com o Elias no segundo tempo.

      O fato é que com tantos desfalques, precisaremos mais ainda de banco. O risco de muitos desses jogadores sentirem a falta de ritmo é alto. Octávio, Hyuri, Alex, Renato, Zen, todos podem não aguentar bem os 90 minutos.

      De qualquer forma acho que o que definirá nosso destino no jogo será a atuação do jogador que vem sendo fundamental: Rafael Marques.

      Se ele souber chamar a responsabilidade, e usar a movimentação do Hyuri e de quem mais estiver junto, principalmente do Julio César, e do Octávio, se for ele em campo, e do atacante, seja ele Alex ou Elias, poderemos vencer com certa tranquilidade.

      Abraços.

      Excluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG