Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

27 de jan. de 2013

OUTRO EMPATE

FUTEBOL É CANCELADO NO SUL
POR CAUSA DA TRAGÉDIA

Os jogos de futebol pelo campeonato gaúcho foram cancelados hoje, devido à tragédia de Santa Maria. Vamos aqui com a nossa toada amigos, mas numa oração forte por todos os que sofrem.



BOTAFOGO 1 x 1 FLUMINENSE

OUTRO EMPATE

Outro empate. Desta vez pode-se dar a desculpa que foi contra o poderoso Fluminense, atual campeão carioca e brasileiro. Mas sem Deco, Fred e outros...

Continuo não gostando. É claro que pontos positivos existem. A volta de Seedorf é o principal. A boa atuação de Márcio Azevedo, justificando o jogo duro na negociação com o Palmeiras, outra boa atuação de Gilberto, que se não tomar o lugar de Lucas, pelo menos será uma sombra constante, pronto a substituí-lo a altura. E também tem a volta de Marcelo Mattos, entrando em ritmo e mostrando que pode ajudar a dar segurança e proteção a zaga.

De resto, continuo desconfiando deste esquema "arame  liso" do OO. Cerca mas não machuca ninguém. Andrezinho e Fellype Gabriel são "bonzinhos", e só. Qualquer time, ou com mais força física, ou com mais técnica, os neutraliza e ficam nisso: uns toquinhos bonitinhos pra cá, umas amarradas de bola e faltas sofridas pra lá, e nada de produtivo. E com isso o nosso atacante fica lá na frente, perdido, querendo jogar e tendo que assistir o jogo.

Não li nem vi entrevista, mas acho que o OO gostou do que viu e vai continuar achando que não  tem que fazer nada. Uma pena, pois acho que este time poderia ir longe com algumas mexidas bem feitas.

DESTAQUE DO JOGO:
 

Em um noite de um domingo trágico para o país, o momento marcante do jogo foi o minuto de silêncio, respeitado quase que completamente pelo estádio todo, algo raríssimo de se ver. Um momento de consternação, quando temos consciência de que é impossível imaginar a dor de quem está vivendo a tragédia em todas as suas dimensões.





Curtinhas:

- Bolivar pode ainda não ter convencido como zagueiro, mas já fez seu segundo gol pelo Botafogo. Enquanto isso, Rafael Marques nem no banco ficou, e nada de gol.
- OO reclama que Loco não aceitou ficar no banco. OO prefere jogador como Rafael Marques, que nem no banco fica, e não reclama. Cada um tem sua preferência.
- Vitinho entrou no final, não mostrou muito, mas participou da jogada do gol. Acho que merece mais oportunidades, principalmente como segundo homem de ataque. Esse 4-5-1 já deu o que tinha que dar: nada.
- Lodeiro, Fellype Gabriel e Andrezinho. Um trio de meias que vale por um e meio. A matemática está certa
- Estaremos dependentes do Seedorf para conseguir algum volume de jogo? E quando ele não puder jogar? Qual a alternativa?



Pois é meus amigos. Fui ao jogo, temi pelo pior mas no fim, Sir Seedorf resolveu quase tudo.

Mas nem tanto o céu e nem tanto o inferno. Quem procurar a minha postagem do primeiro jogo, verá que eu disse que enganamos com um 3x0 sobre um time simplesmente ridículo, aquele Duque de Caxias. Com efeito, o time da baixada é o lanterna e não fez nenhum ponto até agora. Fomos encarar o Bangu e quase perdemos aquela partida mas hoje, vê-se que o time esmeraldinho tem lá a sua força, pois foi a Olaria e ganhou lá dentro do time da casa.

Então meus amigos, não estamos tão ruins como pareceu após o empate em Bangu, mas também não tão bons como parecia naquela enganação do jogo de estréia. A verdade é que, só mesmo após a entrada do Seedorf em campo é que vimos o Botafogo ser objetivamente ofensivo. Naqueles minutos iniciais, com o pênalti não marcado e o impedimento ridículo do Lodeiro, que nem faria o gol se a jogada continuasse pois tem a perda direita quase cega, não chutávamos efetivamente a gol: praticamente, atrasávamos bolas para o bom goleiro deles.

Quando entrou em campo, mesmo com pouco ritmo, Seedorf começou a dar as cartas. Numa jogada embolada no meio, livrou a bola limpinha na esquerda para o Márcio e num segundo lance, olhou para o lado do Márcio mas chutou a bola para o lado oposto, nos pés do Gilberto. O cruzamento para o gol do Bolívar, sem matar a bola, foi lance de cinema, coisa fina mesmo. Nossa esperança agora é que ele ente rapidamente em forma para que o time possa crescer de produção, com vistas às disputas de Copas e do brasileirão.

Na próxima quarta-feira, temos um encontro no mesmo estádio do Bangu contra uma novidade que vem dando trabalho aí, o novato time do Audax. É bom o time entrar ligado e não ficar dando muito toquinho para os lados, pois mais 2 pontos perdidos e a Taça GB vai para o vinagre.

E como de praxe, lendo o que disse o Henrique só após escrever o meu texto, vi hoje pela primeira vez na minha vida por estes estádios a fora um minutos de silêncio ser respeitado por todos. Quando o último integrante de torcida organizada se calou, dava para falar com alguém até susurrando. Força àquele povo que, por ora, sofre a dor das suas perdas.


O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

23 comentários:

  1. Fala Henrique.

    Com estes jogos às 19:30, só consigo chegar em casa quase às 11 da noite.

    O meu texto já saiu bem mais tarde.. rsrsrs. Hoje, vi um Márcio Azevedo praticamente perfeito, cara. O garoto estava tão iluminado, que num daqueles lances de velocidade de um ponta, um cara do Flu iria sair pela direita para chegar na cara do Jefferson e ele, simplesmente, botou aquele negócio de velocidade (acho que é o NOS), jogou direto uma quinta e, saindo atrás, chegou na frente do cara.

    Fora as belas jogadas que produziu. Tomara que não perca esta boa forma pois acabou se tornando um jogador valiosíssimo, quando está bem.

    Paret.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

    Não vi o jogo, pois estou ainda avaliando se renovo o Premiere para este campeonato esdruxulo ou deixo para o CB.

    Mas avaliando o que foi dito acima pelo Paret e Henrique, pode-se constatar que as coisas continuam iguais ao fim do ano passado. Esperar que Andreruizinho e Fellipe Gabriel (acho engraçado estes dois ll, pra que isso, para valorizar o futebol não é, kkkkk) façam alguma coisa de proutivo para o time é querer muito, apenas vestem a camisa e mais nada.

    A lamentar o ocorrido em Santa Maria, realmente muito triste. No mais meus amigos um abraço a vcs e boa semana, isso sim é importante neste estado de coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Luiz.

      E sobre o Fellype Dodói, o que é mais engraçado é que, acho que pelo fato de termos sacaneado tanto o Zico chupetinha lá na "nassaum", acabamos trazendo de lá outro antigo candidato a Zico e que sofre do mesmo mal: canelas de vidro, menino criado a pão com laranjada e que, mal lhe encostam em jogada normal, o jogo é parado por uns 5 minutos para verem se foi coisa simples ou se chegou ao óbito.

      Até olhando lá de cima, da arquibancada, se vê logo que se trata de um amarelo (no sentido nordestido, ou seja, desnutrido e mal formado).

      Paret.

      Excluir
    2. Pois não é que vendo o Fellype Dodói jogando eu lembrei do Zico...

      Aquela matada bonita, em que ele driblou o lateral dando um toque por cima de si mesmo, algumas jogadas de efeito, umas amarradas de bola até sofrer a falta, firulas, cacoetes, mas nada de produtivo quando o adversário é forte, ou tecnicamente, ou fisicamente.

      E acho que o correto é amarelo de amarelão mesmo. Sem chances de brilhar de verdade.

      E não falta só a ele não. Muito do time é sem gana de campeão, a começar pelo técnico.

      Abraços.

      Excluir
  3. Meu amigo Paret, nao sou a palmatória do mundo, nem tenho nada parecido com Madre Tereza de Calcutá, mas vejo tanta gente por ai passando fome, procurando apenas uma oportunidade para ser alguém na vida, e quando vejo um bostão destes ganhando a fortuna que ganha para não fazer nada, e ainda atrapalhando quem sabe, tomando a vez de garotos que são muito melhores do que ele, e que só está ali por que "comeu ou deu pro chefe", dá muita é raiva de certos dirigentes que parecem que não enxergam um palmo a frente do nariz, ou então levam muito para manter esta situação, exemplos não faltam, vide Raphael Marques que sequer esquenta banco.

    É flórida meu caro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Luiz. O QI (quem indicou) deste povo é fortíssimo e é claro para mim que não ficam com a integralidade dos 200 ou 300 mil que ganham de salários: isto aí é tudo rateado entre a corja.

      Agora Luiz, não deixe de ver mensagem minha lá no email. É importante.. rsrsrsrsrs.

      Paret.

      Excluir
  4. Galera botafoguense, depois desta terceira rodada já dá para se ter uma noção maior do que se pode esperar, e confesso que não estou tão cético. No ano todo comentei aqui, que precisávamos contratações pontuais e algumas dispensas, o que realmente aconteceu, e agora é preciso sequência para que as coisas se confirmem positivas ou não.
    Gosto muito do Fellipe Gabriel, Lodeiro e Andrézinho, mas jogar com a trinca torna o time pouco objetivo, sem profundidade, que quando encontra um time bem postado cria muito pouco, isolando o atacante. Em função disso que com a entrada do Seedorf o time ganha muito, pois dá essa tal profundidade, além é claro de sua qualidade técnica, muita acima da média.
    A defesa sem FF e com Bolívar é mais confiável, o Márcio Azevedo tá jogando muito, é outro time com ele, se comparado com o Lima jogando, vamos ver com o Júlio Cesar.
    A dupla de volantes que eu queria ver seria o MM e Gabriel, pois temos dois laterais ofensivos, o que faria com que tivéssemos mais força na marcação que o MM com Renato ou Jadson. Gosto da alternativa de botar o FG de volante dependendo do adversário e do momento do jogo, como reeditou ontem quando perdia para o Fluminense.
    Na meia quando Seedorf não jogar, jogaria com dois da trinca (Andrezinho, FG e Lodeiro) e mais Henrique ou Vitinho, pois gostei da entrada dele, partiu para cima dos caras, mesmo nervoso e muito verde ainda, ou seja, um jogador agudo e não de toque mais refinado mas menos objetivo.
    Defendo o sistema 4231, é mais difícil de implantar que o 442, pois tem que desenvolver muito a qualidade de passe aliado com profundidade e forte marcação além de ter peças no elenco para isso, mas quando o sistema encaixa, é bonito de se ver, e já vimos momentos destes com o mesmo botafogo nesses dois anos, e com elencos inferiores ao que temos este ano, por isso acredito que vamos chegar lá.
    Gostei do jogo de ontem, pois enfrentamos um time forte, e tivemos alternativas para reverter uma situação complicada no jogo, buscar o empate contra um adversário muito perigoso, que em duas jogadas do WNem quase o FLU nos impôs uma derrota, o que seria muito injusto diante do que o Botafogo jogou, além do impedimento mal marcado e a não penalidade assinalada em cima do BM, que criaria uma outra situação de jogo se fossem marcados corretamente.
    A lamentar aqui também a tragédia em Santa Maria, essa noite ficará marcada para sempre na vida das famílias das pessoas que tiveram presentes no evento, muito triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo,

      Interessante esta ideia de MM e Gabriel de volantes. Bem treinado, isto pode dar bastante liberdade para Lucas e Marcio Azevedo, ou os laterais que forem.

      Pelo que entendi, seus 3 meias seriam Seedorf, Lodeiro e Fellype Gabriel. Deste último, o que gosto é a disciplina tática, mas fico sempre com o pé atrás com ele.

      Também tenho pé atrás com esse 4-2-3-1, ou 4-5-1, e entendo que jogar com Bruno Mendes e Henrique, ou Bruno Mendes e Vitinho, seria jogar em 4-4-2, pois seriam dois atacantes na frente.

      Eu acho que a estrada será longa. Não sei se o OO vai conseguir percorrê-la, com esta arrogância toda dele.

      Abraços.

      Excluir
  5. Sim, jogaria com Seedorf, Lodeiro e Fellipe Gabriel ou Andrezinho, pois o Seedorf com sua visão de jogo e coloca a bola onde quer dá profundidade ao time.
    Sem Seedorf, o que terá que ocorrer muitas vezes para ele poder render quando jogar, pode-se manter o 4231 com Henrique ou Vitinho, ou outro jogador que tenha características mais ofensivas, que jogue mais em direção ao gol ou pelas laterais, características que principalmente Andrezinho e FG não tem.
    Para jogar no 442, teríamos que mudar o posicionamento no meio, aí eu jogaria com MM, Renato, FG ou A ou L e Seedorf como o vértice do Losango, ou 4222(outra variação do 442), com MM, Gabriel, L ou FG ou A e Seedorf, e aí seria mais burocrático mas talvez mais pragmático, como joga o Fluminense.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite pessoal.
      Paulo Sérgio veio dizendo que está pouco cético e acabo indo na levada do comentário do companheiro. Achei perfeita a colocação dele quanto a uma meia de volantes com Mattos e Gabriel (com o que o Henrique concordou de cara): acho que com os dois, teríamos 2 Vampetas do tempo em que o baiano fazia a diferença no Corinthians. Acabei também não lembrando de falar das minhas impressões sobre Vitinho na postagem, e elas foram boas. O moleque não conseguiu nada pois ele é um garoto e o sistema defensivo que ele enfrentava era simplesmente o do melhor time do país, candidatíssimo a vencedor da Libertadores, mas a sua coragem em jogar a bola na frente e sair driblando os caras foi animadora. Com um pouco mais de ‘giz’, este garoto pode dar liga.

      O que vi também do Mattos foi, de leve, com calma, a volta daquele guerreiro que, quando estava em boa forma física, no brasileirão de 2011, demoramos para perder um jogo com ele em campo. A segurança nas bolas que sempre tomávamos nas costas da marcação acabou voltando, com o perfil do jogo dele. Como destrói o cara, e indo somente até a meiuca, tem boa saída de bola. Não serve para ficar indo à frente mas nem precisa né? Além de termos gente de qualidade para levar a bola ao ataque, ele é muito bom no que sabe fazer e não saindo, temos a segurança de que tudo ficará tranquilo ali atrás. Bolas de surpresa como a da triangulação feita pelo Nem no gol que tomamos vão ficar cada vez mais raras, pois ele é mesmo muito seguro ali na proteção à zaga.

      Aguardemos então o 'audax-cioso' time da próxima quarta. Dizem que pode dar trabalho, principalmente lá em Moça Bonita, aquela baranga.

      Paret.

      Excluir
    2. Olá,

      Este "audax-cioso" time da próxima quarta pode dar trabalho sim, não é à toa que está com o rendimento que tem.

      E eu aproveito para levantar a bola que estou pra falar desde a Copinha, no começo de janeiro.

      Seria este o prenúncio de um novo modelo para o futebol? Explico.

      Alguém aí sabe quem é esse Audax? É o antigo projeto das Sendas, de cunho social, que dava oportunidades para crianças em escolinhas de futebol.

      Podem ler na wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Audax_Rio_de_Janeiro_Esporte_Clube

      Agora vem o mais interessante ou esquisito. Sendas foi comprada pelo Pão de Açúcar, que tinha projeto semelhante em Sâo Paulo, fundiu tudo e deu origem também ao Audax-SP (http://pt.wikipedia.org/wiki/Audax_S%C3%A3o_Paulo_Esporte_Clube).

      Este Audax-SP foi eliminado na Copinha pelo campeão Santos (http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_S%C3%A3o_Paulo_de_Futebol_J%C3%BAnior_de_2013), nas quartas de finais, nos pênaltis.

      Em São Paulo, disputa a segunda divisão (chamam de série A2), mas já tem estado na boca para subir à primeira divisão do paulista nos últimos anos.

      Em ambos, a trajetória começa com destaques nas categorias de base, e os times profissionais só foram montados para absorver os garotos que não tinham como seguir, depois de chegarem a idade adulta.

      Não sei qual a ligação econômica-financeira e de cooperação técnica entre o Audax-RJ e o Audax-SP. Mas pode ser uma mudança de paradigma para o futebol. Vamos prestar atenção.

      Abraços.

      Excluir
    3. Ou seja Henrique (bom dia), clube-empresa.

      Só que aí, é clube empresa "puro", sem qualquer ranço do futebol de clubes como conhecemos desde que viemos a este mundo.

      Na Bahia, quando tentaram pegar os dois principais clubes como conheciam desde sempre e transformá-los em clubes-empresa, isto ali no início do século, os dois foram parar na terceira divisão.

      A coisa é muito complicada meu amigo: surgindo limpo, de um projeto que se inicia já assim, como é o caso do Audax (que deve sim ser uma rede à semelhança de outras redes de comércio/indústria, com filiais), pode dar certo mas nos clubes convencionais, acabar com as mamatas vai levar tempo.

      Paret.

      Excluir
    4. Pois é Paret,

      Mas não digo este modelo funcionar nos clubes atuais, mas sim ocupar parte do espaço deles.

      Pelo visto este Audax, e existem outros, como um Red Bull que estava na Copinha, vai ocupando o espaço de América, São Cristóvão, Portuguesa Santista, etc.

      E para não deixar dúvida que há cooperação entre os Audax RJ e SP, eu acessei os sites deles:

      http://www.audaxrj.com.br/

      http://www.audaxsp.com.br/

      Como diriam os lusitanos: "Qualquer coincidência não é mera semelhança." Hehehehe

      Abraços.

      Excluir
  6. Reportagem sobre a escalação para amanhã:

    http://fogaonet.com/noticia.asp?n=33968&t=oswaldo+confirma+vitinho+como+titular+e+seedorf+no+banco+quarta

    "O Botafogo que encara o Audax, nesta quarta-feira, às 17h em Moça Bonita vai com: Jefferson, Gilberto, Bolívar, Antônio Carlos e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Fellype Gabriel, Lodeiro, Andrezinho e Vitinho; Bruno Mendes."

    Fellype Gabriel recuado para ser segundo volante, e Seedorf provavelmente entrando no segundo tempo no lugar do Andrezinho..

    Achei interessante o Vitinho começar a partida.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza que o projeto 'audax' é interessante Henrique.

      Já quanto ao Vitinho, quero mesmo ver esta criança partindo para cima da zaga do time do Extra. Quem sabe ele faz gol e se firma para ir atuando ao lado do Bruno?

      Paret

      Excluir
  7. Mudando de assunto, reportagem importante:

    http://oglobo.globo.com/esportes/botafogo-explica-plano-de-seguranca-evacuacao-do-engenhao-7432393

    Pode parecer oportunista, mas na verdade a reportagem sobre o trabalho de simulação conduzido pela PUC-RS já havia sido publicada alguns dias atrás.

    Creio que o trabalho, já em andamento a muito tempo, só ganhou destaque por conta da tragédia ocorrida.

    E pelos comentários, dá pra perceber que a dor de cotovelo é imensa...

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li por alto, Henrique.

      Fiquei ainda na memória com o dia do anúncio, num sábado, pelo Bebeto, quando da assumção do estádio em 2007. Ali, vários fatores ligados às instalações foram abordados e como exemplo, o fato de que as "bocas" de saída das arquibancadas juntamente com as rampas (duas de cada lado maior) foram projetados para que os 46 mil espectadores da lotação máxima possam estar na rua em, no máximo, 10 minutos.

      Com a limitação, claro que o tempo cai.

      E sobre a galera que está com problemas entre o braço e o antebraço, isto só tende a piorar: Seedorf, a base, os bons jogadores contratados, nossa sina de pegar jogador comum, botar na lateral esquerda e o sujeito jogar 'possuído' (vide o 'Cabelo' no último domingo), tudo isto irá contribuir em muito para aumentar o chororô desta gente. Eles que se lixem.

      Paret.

      Excluir
  8. Vejam essa matéria e me digam se não bate com o que nós "cantamos e decantamos" em relação aos bastidores do futebol.

    http://www.fogaonet.com/noticia.asp?n=33960&t=decepcionado+wagner+faz+carreira+como+taxista+dono+de+quiosque+e+bar

    Fui...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, o mercado em Niterói deve ser o São Pedro.

      Já estive lá almoçando, mas nem sei o nome do bar/restaurante. São tanto, um ao lado do outro. Economicamente, deve dar um dinheirinho bom, então dá pra imaginar que ele não vive mais o glamour do futebol, e não ganha o dinheiro fácil que muitos atletas recebem.

      Vou ver se retorno lá, para conhecer o tal bar do Wágner.

      Mas o proncipal da matéria que o Alexandre se refere, sem dúvida é a influencia de atletas e diretoria no trabalho do técnico. E isso fica mais forte por conta dessa promiscuidade que devem fazer com os salários de jogadores. É claro que essas fortunas não vão para os bolsos deles, é dividida com empresários, técnicos, dirigentes do clube, etc. É tipo funcionário fantasma de prefeitura, parte do salário dele vai pra prefeito, assessores e partidos.

      Abraços!

      Excluir
  9. Bom dia senhores.

    Oswaldinho é ogro mas não é maluco. Vendo (como todos vimos) que Jadson estava totalmente fora de sintonia no jogo de domingo (lembrava Elkeson naqueles jogos em que se perdia completamente - era um a menos), barrou o garoto para que ele se condicione melhor e vai de Vitinho ao lado de Bruno Mendes.

    Se nada der errado, são 3 pontos a mais com o ataque finalmente funcionando.

    Força ao garoto.

    Já sobre o link enviado pelo Alexandre, é o caso de ser antes de tudo uma opção dele caro Alexandre. Os bastidores do futebol sempre foram assim e dificilmente isto vai mudar aqui no país. Alguém por acaso acha que todos os treinadores do Botafogo eram malucos e escalavam Fábio Ferreira na zaga por vontade própria.

    Ainda bem que o 'aranha negra' soube sair bem da profissão e, pelo menos, não tem que matar touro a unha para sobreviver. Ter um restaurante não é só status quando se sabe trabalhar como ele mostra que aprendeu: é, financeiramente, quase um seguimento de vida para quem só atuou como goleiro aqui no Brasil.

    Paret.

    ResponderExcluir
  10. Jogo hoje as 17 horas.

    Uma derrota derrubaria OO?

    E um empate, que nos seria desastroso?

    De qualquer forma, torço pela vitória.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Henrique. Acho que um vexame hoje detona o senhor cueca arrochada sim, visto ficar insustentável para a diretoria aguentar a pressão da galera que mora lá próximo à sede e a coisa começar a pender para o lado da gritaria lá no portão, das pixações e da intranquilidade dos jogadores.

      Mas com o formato de time que vai a campo, acredito na volta da vitória.

      E sobre o bar do 'Aranha', não deverá ser difícil achá-lo. Apesar da profusão de bares no local, uma perguntinha só e todos os dedos apontarão para o local do comerciante mais famoso.

      Paret.

      Excluir
    2. SIm, Paret.

      Até O Globo já notícia a pressão:

      http://oglobo.globo.com/carioca-2013/tempo-fechado-para-botafogo-em-jogo-contra-audax-7438373

      E o bar deve ser fácil sim. Na próxima oportunidade que atravessar a nossa poça, indo lá no Mercado Sâo Pedro, irei procurar.

      Abraços.

      Excluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG