Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

15 de jun. de 2018

COMEÇA A COPA DO MUNDO

MARCOS PARET e CARLOS HENRIQUE



__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________

Primeiro dia

Com um show de abertura onde tivemos a aparição relâmpago do Ronaldo e uma apresentação musical com características de "toma aqui" do ótimo cantor inglês Robbie Williams (mostrou o dedo para as câmeras), o que rolou de bom mesmo foi a grata surpresa do time Russo: sapecou um 5x0 na Arábia Saudita sem dó, bem "embaixo dos panos" do Rei árabe.




Segundo dia - 9:00h - Uruguai 1x0 Egito



E a esperada entrada do Salah não aconteceu. Confiante em mater o resultado de 0x0 até o fim, o time egípcio (que até jogou bem) foi castigado com um gol de cabeça do zagueiro uruguaio Giménez.


OPINIÃO



14:30h – Irã 1x0 Marrocoss



Terminou agora há pouco, a terceira partida desta Copa do Mundo (Irã 1x0 Marrocos). Deixei a TV do celular sintonizada “naquilo” e não perdi o precioso tempo aqui no trabalho para assistir àquele assassinato do futebol, cuidando, assim, de dar conta das minhas tarefas. No terço final, horário do meu almoço, fui para a Copa (o anexo da cozinha) e lá, sequer me dei ao trabalho de usar o fone de ouvido. 



Desta forma, juro aqui de mãos e pés juntos que, até o surgimento do gol, eu sequer sabia quem era Marrocos ou Irã (meus colegas de almoço perguntaram e riram muito quando eu lhes disse isto). E, juro de novo, achei que o time marroquino foi que tinha feito o gol, aquela bizarrice monstruosa cometida pelo zagueiro de vermelho. Acho que se fosse um Cabofriense x Bonsucesso eu teria identificado os times mas ali, naquela total ausência de futebol, via uma camisa branca e outra vermelha e não sabia quem era quem (repito, trabalhei durante quase toda a pelada e deixei o som da transmissão bem baixo).



E é disto que tem sido feito esta Copa do mundo até agora: jogos fraquíssimos, uma goleada sem nenhum sal na partida de abertura e jogadores que fazem o Pipico da Cabofriense (ou do Macaé, sei lá) rolar de raiva no seu sofá por perceber que joga umas 10 vezes melhor do que aqueles perebas que estão na Rússia. Aguardemos por Espanha x Portugal.

________________________________________


Espanha 3x3 Portugal – Vi duas coisas neste jogo. A) se a Espanha, (mesmo hoje se mostrando superior a Portugal), jogar isto que jogou e a nossa seleção continuar atuando como vem fazendo, não será páreo para nós. E – B) Depois que Portugal venceu aquela Eurocopa dentro de Paris, com autoridade, pensei que a seleção lusitana iria mudar de patamar: ledo engano. Continua um time médio com um craque em meio a muitos atletas sem pegada de time grande. Não sei se o Cristiano Ronaldo, que jogou pelo time quase todo hoje, será capaz, caso passem de fase, de segurar a onda no mata-mata.



Terceiro dia, sábado, 16/6 - 7:00h - França 2x1 Austrália


E salve a tecnologia no futebol.



Segundo o ex árbitro Leonardo Gaciba, entrevistado ao final deste jogo, se não fosse o uso da tecnologia na partida, teríamos hoje o primeiro zero a zero desta copa. A destacar, o trabalho do técnico francês Didier Deschamps. Cirúrgico nas substituições, o campeão de 98 enxergou de forma correta os nomes de que precisaria para desatar o nó em que o seu time estava se metendo, muito por conta da inépcia de alguns bons nomes do time e por outro lado, pela correção com que se defendia o time australiano. A entrada do Pogba, já do meio para o fim da segunda etapa, foi fundamental para o acerto do último toque, sendo este o autor do gol da vitória.

Argentina 1x1 Islândia - 10:00h


O jogo pareceu começar à feição dos hermanos: domínio total das ações no campo dos nórdicos, um golaço do Aguero e a pressão sulamericana abafando o adversário , apesar da defesinha portenha.... pois é. O time jogava bem, "apesar de você, defesa", diria o Chico Buarque.


OPINIÃO


A Argentina tem um timaço, não se discute. Mas quando será que o Messi vai usar a 'pele azul' e perder este amarelão em momentos decisivos com a seleção? Não foi hoje. O time argentino chegou a incríveis 70% de posse de bola, mas foi aquele arame liso. Aguardemos os próximos capítulos deste grupo que, agora, vai ficar bem embolado.

________________________________________


Peru 0x1 Dinamarca - 13:00h

Um jogo medíocre, com um gol de oportunismo.

Croácia 2x0 Nigéria - 16:00h

Mais um jogo sem muita emoção. Os bons nomes da Croácia pareciam não saber jogar juntos, tal a quantidade de toques errados na bola. Isto se mostrou mais temerário para o futuro do time do Modrić na competição, quando se olhava para o 11 da Nigéria, um elenco renovado, cheio de garotos e que parecia um sub 20 sem conjunto.



Quarto dia, domingo, 17/6 - 9:00h

O dia começou com o jogo entre os futuros adversários do Brasil

Sérvia 1x0 Costa Rica - 9:00h

A qualidade dos adversários da seleção brasileira é maior do que a de outros grandes, nos seus respectivos grupos.

A Sérvia, por exemplo, apesar da falta de objetividade, tem atletas diferenciados, de bom domínio de bola e não deixa a desejar na disposição tática, o que acaba sendo um perigo para zagueiros desatentos.

México 1x0 Alemanha- 12:00h

O México, eterno candidato a grande, ainda vai continuar como seleção de porte médio por conta da irregularidade. Jogam feito grande e, em seguida, erram feito pequeno. Poucos jogos na história das Copas mostraram tantos contraataques desperdiçados

O 'ataque contra defesa' que permitiram aos alemães na segunda etapa provou que os mexicanos ainda vão precisar de mais um pouco de "calo" para saberem aproveitar bem as situações surgidas neste jogo, a saber, o desespero alemão e os citados contraataques a favor, alguns absurdamente perdidos.


A partida seguinte foi a da estréia do Brasil - análise na próxima postagem.

13 de jun. de 2018

HOJE, O ATLÉTICO-PR - AMANHÃ, COPA DO MUNDO

BOTAFOGO 2x0 ATLÉTICO-PR





Gols e melhores momentos do jogo - Youtube

Inicialmente, um recado preciso, importante e na hora certa. O Sr. Mário Celso Petraglia, presidente do Conselho Deliberativo do nosso adversário desta noite, há 2 meses, falou muita coisa em uma entrevista e, nas suas declarações, não se conteve no desrespeito com o Botafogo e o Santos. Na entrevista (aqui), o falastrão colocou as coisas como se, do nada, a camisa do seu time já estivesse pronta para enquadrar o clube entre os 12 grandes do país (ou 11, pelas suas avaliações sobre Botafogo e Santos). Não lembro se isto se deu naquele momento em que endeusavam o futebol do seu clube pelo viés “barcelonista”, quando chegaram até a eliminar o São Paulo da Copa do Brasil. Esperamos, sinceramente, que o Sr. Petraglia tenha entendido, após este jogo, que a hora não chega com declarações descabidas. O clube dele tem futuro e pode sim, vir a se tornar um grande entre os 12 atuais. Só terão que trabalhar muito e saber esperar a hora, fazer acontecer. Dito isto, vamos ao jogo.

_____________________________________________________

Voltamos a vencer em casa. Ufa, ufa!

Neste jogo, mais uma bela surpresa nos foi apresentada, depois da já festejada participação do meio campista Jean nos 2 jogos em que atuou: a do zagueiro Yago. Bela saída de bola, segurança na defesa, enfim, atleta de nível aceitável para o longo caminho deste 2018 que, depois da Copa, promete ser pegado, com jogos seguidos e muita correria.

Preparei o texto após o jogo mas agora cedo (dia seguinte), vim conferir o noticiário e acabei atualizando aqui. Claro que mais de 80% do mundo esportivo (a imprensinha que nos aturou nos 60 e hoje nos odeia) só fala em “vitória com gol de mão do zagueiro”. É impressionante a má vontade com o Botafogo.

O time jogou de forma sólida, não deu chances a um adversário qualificado e que veio aqui no sufoco, precisando da vitória. Ontem, jogamos o futebol que havíamos “deixado” lá nas grandes partidas da fase final do carioca, quando superamos os grandes daqui da cidade. É futebol para buscar os primeiros lugares da competição? Acho que não. Mas também, não vejo adversário aí entre os 20 capaz de jogar um futebol empolgante a ponto de se mostrar um time imbatível.

Estamos com um time que vai voltando aos eixos e, com os dois atletas acima citados, já vamos compondo um elenco capaz de segurar a onda lá naquele finalzinho de temporada. Temos ainda a grata surpresa de ver, aos poucos, o habilidoso Leo Valencia perder a timidez e começar a fazer a diferença. Resta então a esperança de que, daqui a um mês, na volta do campeonato, ache-se a posição correta para que o Aguirre também possa mostrar o que pode fazer.



ATUAÇÕES
Rodrigo Pimpão – infelizmente, foi o pior jogador da partida. Muito ruim tecnicamente, é um jogador abaixo da crítica. Não é atleta de nível de time grande.

Jefferson – seguro de novo. Mostrou que o que vem lhe faltando é mesmo o ritmo de jogos. 

Yago – Seguro e firme, ainda tem domínio de bola suficiente para fazer boas saídas para o meio. 

Valencia – Conforme mencionado acima, vai perdendo a timidez e o medo da camisa aos poucos. Muito efetivo e eficiente na ligação para o ataque. 

Igor Rabelo – Deve mesmo sair na janela de transferências. Muito seguro, vem se tornando aquele valoroso “zagueiro-artilheiro”, tendo feito o nosso segundo gol. 

Lindoso – autor da jogada e do gol de pênalti (primeiro gol), é um jogador útil mas que não pode se empolgar muito. Não pode achar que é craque. Ele é competente e útil. Só isso. 

Matheus Fernandes – Outro que vai sair na janela de transferências. Em observação pelos agentes dos clubes europeus desde o jogo do último domingo na Bahia, ontem mostrou o porquê do desejo daqueles clubes em adquirirem o atleta. Muito eficiente e participativo. 

Luis Ricardo – substituiu o reclamado Marcinho e não decepcionou. É um atleta confiável e eficiente, mostrou isto naquela arrancada de 2016. Só que, talvez pela idade, precisou de tempo para recuperar a melhor forma técnica. Parece que agora, vai deslanchar de novo. 

Kieza, Luis Fernando, Renatinho e Moisés – não comprometeram.

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

10 de jun. de 2018

BOTAFOGO 3x3 BAHIA

Em Salvador



O jogo se desenrolou o tempo inteiro na seguinte toada: eles criavam, nós nos defendíamos mas, de forma correta, aproveitando a "mãe defesa" que é o sistema defensivo deles, fizemos 2 gols.

Aí vieram as bisonhices. Já antes, o do apito resolveu dar uma forcinha, tentando animá-los e os reconciliar com a sua torcida - deu-lhes um pênalti de presente.

Mas o juíz não podia lhes dar firmeza lá atrás e assim, um Kieza incrivelmente livre fez o segundo gol: "senha" para mais bisonhice - o Valentim pôs o tal do Marcelo (o volante) em campo e este, candidato a mãe do jogo, lhes deu a bola do empate.

Mas, ainda assim, eles não se encontraram em campo e, cansados e nervosos com a cobrança das arquibancadas, já não criavam mais nada. Luis Fernando, que entrou bem, começou a fazer jogadas de ataque e 'cavou' uma falta que, à feição do Leo Valência, foi parar nas redes. 3x2 e jogo quase decidido.

Ledo engano.

No fim, na hora do 'fura a bola' novamente o temerário Marcelo cedeu um lateral e, na cobrança, surgiu a jogada do empate. Foi ruim, mas na quarta-feira teremos a chance de fazer 3 pontos aqui para subir um pouco mais na tabela.

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG