Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

4 de jan. de 2011

A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR




Olá amigos.


Ano iniciado, e o Botafogo se preparando para a apresentação do elenco e começar a pré-temporada.


Tentando fazer uma escalação da equipe, colocando os jogadores principais em destaque e as opções de substitutos entre parênteses, vou chutar qual deve ser o time do Joel para este carioca:


Jefferson (Renan, Milton Raphael, Luis Guilherme); Antonio Carlos (João Filipe, Lucas Zen), Leandro Guerreiro (Fahel, Lucas Zen), Marcio Rosário (João Filipe); Alessandro (Lucas, Somália), Somália (Leandro Guerreiro, Fahel), Marcelo Mattos (Fahel, Lucas Zen), Cajá (Somália, William), Márcio Azevedo (Guilherme, Márcio Rosário, Somália); Herrera (Caio, Alex, William), Loco Abreu (Caio, Alex, William).


Esta não é exatamente a minha escalação, até porque não sou muito ligado neste 3-5-2. Tenho mais facilidade em entender o 4-4-2 ou o antigo 4-3-3. É só um chute das primeiras tentativas do Joel e as escalações que podemos ver acontecendo por aí. É a mesma base do ano passado e um time equilibrado, sem pontos muito fracos. A principal deficiência fica sendo a armação, a parte criativa do meio de campo. Acho que o Cajá pode crescer, Somália e Marcelo Mattos podem ajudar na criação, mas ainda faltará um algo a mais no time. Eu não lembro deste Everton, que está lá no México, não sei a qualidade dele e o quanto poderá mudar este meio. Li que ele também atua na ala esquerda, então serviria para evitar vermos o Rosário por lá, ou desperdiçar o Somália nesta função, podendo ele render mais no meio.


Para o Brasileirão teremos os reforços do Maicosuel e Fábio Ferreira. O time cresce. E também poderemos saber com quem das caras novas, Lucas, João Filipe, Lucas Zen, Márcio Azevedo, William e Alex, poderemos efetivamente contar. E aí acredito que a diretoria irá reforçar os pontos necessários, com investimentos mais significativos do que os feitos nesta virada de ano.



Mas o que me preocupa é a Copa do Brasil. Sem Maicosuel e Fábio Ferreira, o elenco ainda parece meio frágil para as fases mais adiantadas desta Copa, ou quando estiver rolando junto com finais do Carioca, como é o caso da quarta fase, ou já com o início do Brasileirão, no caso das semifinais e finais.


Talvez fosse mais prudente já trazer mais alguns reforços em março, ou estar bem atento caso alguma das novas contratações não ganhem logo a confiança do técnico. Digo isso pela experiência do ano passado, quando o Jancarlo foi logo emprestado e ficamos reféns do Alessandro, sem reserva, tendo que usar o Somália ao extremo e muitas vezes enfraquecendo o meio campo.


Então vamos acompanhar o trabalho e prestar atenção nestes novos jogadores. Apesar de estarmos com a mesma base que terminamos o ano, perdemos algumas peças de reposição importantes (por incrível que pareça, mas falo de Lúcio Flávio, Edno e Jobson), e não temos ainda substitutos à altura. Se os contratados se mostrarem eficientes, teremos reforçado as laterais e recomposto a zaga, nada além disso. Com o Maicosuel em forma tudo muda, mas sabemos que isso pode demorar, pois não é só retornar aos gramados, mas também recuperar condição física e confiança, e Copa do Brasil já começa para nós no dia 23 de fevereiro.


Então, amigos, agora é esperar a pré-temporada e o início de Carioca para entender melhor o elenco e conhecer os novos jogadores. E enquanto aguardamos isso, esperamos (eu, pelo menos, ansioso) também o retorno de férias do nosso amigo Paret, para reassumir a condição de blogueiro-mor. E afinal poderemos dar a César o que é de César, ao Botafogo o bi-campeonato carioca, e ao Paret, novamente, o controle do nosso blog Botafogo Eterno. Eu não sumo, mas volto aos comentários, e em alguma oportunidade mais a frente posso novamente postar, assim como todos nós. Ufa!


Abraços!





Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG