Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

22 de jan. de 2017

TREINO É TREINO


BOTAFOGO 4 X 0 RIO BRANCO-ES

Hoje foi dia de jogo-amistoso-treino lá no Espírito Santo. O adversário está totalmente fora do nível do Brasileirão e muito menos da Libertadores.

Mas serviu, serviu como treino, para conhecer novos jogadores, avaliar alguns já conhecidos e que não se sabia como estavam fisicamente. Não foi um indicativo de desempenho esperado. Não é motivo para se criar imensas esperanças, mas foi um treino divertido e interessante.

O time começou com o que eu chamaria de escalação mista, com Gatito Fernandes, Jonas, Renan Fonseca, Emerson Silva, Vitor Luis; Lindoso, Bruno Silva e Airton; Montillo, Pimpão e Roger.

De cara foi bom ver que tecnicamente Montillo mantém a qualidade, e que fisicamente não está mal. Roger entrou muito bem, mostrando movimentação, visão, e qualidade de passe. E jonas aproveitou muito bem um excelente lançamento de Montillo (visão de jogo em alta), e conseguiu fazer o toque para trás que nos deu o segundo gol. Os muito céticos dirão que foi tudo facilitado pela fragilidade do adversário, mas não estamos falando de resultado, e sim de possibilidades para o futuro.

No segundo tempo eu me perdi. A impressão inicial foi de substituição dos 11 jogadores. Tivemos Sassá, Calio, Helton Leite em campo. Garotada da base também entrando em profusão, com Igor Rabelo, Pachu, Mateus Fernandes. O jogo caiu bastante de nível, mas mantivemos o controle e foi possível notar um audacioso Marcinho (lateral direito da base), e uma qualidade de elenco que me atrevo a dizer não vejo no Botafogo há algum tempo.

Agora eu creio que é treinar bastante para fazer a escolha certa de escalações, e também estudar o calendário adequadamente. Os jogos do Carioca terão que ser usados como treinos, sim, treinos mesmo, e em muitos casos sem poupar jogadores, para criarmos logo uma unidade, um grupo coeso, entrosado. E teremos que saber jogar com 14 jogadores por jogo, fazendo a substituição adequada para dar fôlego ou cadência ao time.

Isso tudo considerando que alguns jogadores ainda precisam ser incorporados e observados, tais como João Paulo e Joel.

Acredito na inteligência da comissão técnica para saber dosar e usar os jogadores certos no momento certo.

Que 2017 seja produtivo! Merecemos um título consistente, ou seja, que não seja só um título estadual. O momento é de apoiar para seguirmos em ascensão.

Abraços.

6 comentários:

  1. Bom dia Henrique.. bom dia amigos!

    Por conta de um compromisso que me tomou o tempo da hora do almoço de sábado até à meia noite de ontem, nada pude acompanhar desta partida.

    Vou..

    - Pelas palavras do Henrique quanto a elenco e.......
    - (considerando que a mídia, com ou sem razão, é contrária - pelo que disse Ledio Carmona) "....."Mantendo o elenco o Botafogo é uns dos favoritos a brigar pelo título Brasileiro", disse o cara da mídia.

    Dia 28 estarei na nossa "nova casa" (check in já feito) para ver este time contra o Madureira e, se Deus quiser, no dia 1/2 serei um dos fervorosos torcedores ali na Leste superior a torcer por uma boa vitória contra os chilenos.

    Paret.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pergunta de quem ficou mesmo alijado do contato com esta apresentação do time - Airton jogou?

      Excluir
  2. Bom dia!
    Foi um bom teste, a equipe entrou bem em campo, tocando a bola e envolvendo o adversário e, assim, construiu os gols da 1ª etapa.

    Gatito Fernandez foi pouco exigido, mas se mostrou seguro quando a bola chegou. Jonas foi uma grata surpresa, diante das incertezas de muitos em relação a ele. Montillo se mostrou de fato diferenciado. Roger se movimentou bem, fazendo o papel de pivô e abrindo espaços.

    No intervalo foram trocados os 11 jogadores. Dos que entraram, gostei do Marcinho na lateral direita e dos meninos da zaga. Camilo somente entrou no intervalo, fato que eu não entendi, confesso. Quem deixou a desejar em minha opinião nessa primeira partida foi o lateral Gilson, que entrou no intervalo.

    Henrique, mesmo com a fragilidade do adversário, foi um bom teste, lembrando que ano passado nosso primeiro teste também foi em Cariacica, contra a Desportiva e fomos derrotados.

    Paret, Airton atuou sim no 1º tempo e participou das jogadas dos 2 primeiros gols. O jogo contra o Madureira é na quarta a tarde em Bangu (mando deles). O jogo do dia 28 no Nilton Santos ainda não tem adversário definido, já que será o 2º colocado da seletiva, que será definida na terça-feira. Estão na disputa por essa 2ª vaga: Nova Iguaçu, Campos, Cabofriense e Tigres.

    Um abraço a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cadré resumiu tudo. Assino embaixo. Também não gostei da atuação do Gilson, pareceu o mais perdido em um time que já não funcionava mais diante de tantas mexidas.

      Gostei muito do Marcinho, e o Jonas ficou na minha lista de "merece ser visto de novo". Ainda acredito que titular na direita será Luis Ricardo quando estiver em forma. Na esquerda não vi reserva para Vitor Luís.

      Não entrar com Camilo junto com Montillo deixou uma pulga atrás da orelha... mas acredito que isso esteja sendo treinado. E tem o João Paulo para compor este meio, que deve ficar com dois volantes, e tendo só um atacante.

      Pimpão parece o jogador mais "além pré-temporada", bem fisicamente e com vontade, mas acho que será opção tática e para segundo tempo.

      Primeiro jogo do Carioca é importante entrar com um time bem parecido com o que jogará contra Colo-Colo. Toda oportunidade para pegar ritmo/ entrosamento deve ser aproveitada, mesmo que isso gere algum desgaste neste momento. Depois se estuda as opções de revezamento, uma vez que o elenco, bem ou mal, parece comportar bastante flexibilidade.

      Abraços.

      Excluir
  3. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

    Corre um boato nos jornais daqui, que o Emerson Sheik estaria negociando sua volta ao Botafogo, por favor alguém está sabendo disso?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luíz, não vi (li) isso em nenhum lugar mas em futebol, sabe como é né? De toda sorte (Deus queira!), pode ser notícia para vender material jornalístico.

      Paret.

      Excluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG