Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

14 de out. de 2011

O PODEROSO FOGÃO



NOITE DE FASCINAÇÃO, TEMPO DE MEDITAÇÃO.

Olá galera. Sem a violência que marcou a série à qual a imagem acima remete, mas o poder com o qual o Botafogo tem que entrar em campo a partir de agora deve ser similar ao mostrado pelos personagens que marcaram época na trilogia da família Corleone. Desta forma, algumas reflexões se fazem necessárias.

E dúvidas continuam nos assaltando, nos deixando apreensivos a cada rodada, nesta caminhada que acredito célere rumo ao reencontro com nosso passado glorioso e agora, de forma definitiva. Passamos mesmo a fase da fascinação que sempre exerce uma vitória épica como a que tivemos no Pacaembu na última quarta-feira (2x0 sobre o Corinthians), agora com lugar especial apenas para trabalho e muita atenção? Torçamos para que sim e para que vejamos, neste domingo, o mesmo time que vimos naquele outro jogaço contra o Ceará.


Imagens - Lancenet

Ninguém pode negar que os 45 minutos iniciais da partida realizada pelo Botafogo na última quarta-feira no Pacaembu, remetem a tempos de glória, atuação brilhante, adversário tido como o bambambam do nosso futebol, atônito, perdido em campo, jogadores adversários incapazes de entender o que se passava com o nosso time, por exemplo, ao ver em dados momentos, somente 3 a 4 jogadores pegarem a bola na nossa área e chegarem à frente do seu goleiro de forma magistral. Toques de extrema classe no meio de campo, passes lindos, jogadas plásticas. Como é bonito ver que a idéia de tocar a bola sem erros de passes almejada pelo Caio Junior vem se encaixando no time. Só o Felipe Menezes, eficientíssimo neste citado primeiro tempo, ainda destoa do grupo, por vezes armando contraataques para o time adversário.

Loco Abreu foi um mágico, agora que, caindo a ficha, vem a informação da noite praticamente passada em claro após o jogo do Uruguai, entrando em campo com aquela pressão toda e errando compreensivelmente bolas no segundo tempo, mas e muito importante, levando o time à frente na blitz inicial até o 2x0. Do Mattos nem falo muito, vez que diferentemente de quem critica, o acho um jogador utilíssimo e talvez uma das melhores contratações que fizemos em anos. Substituir Guerreiro por Mattos foi a pedra de toque que faltava para sonharmos com um título importante.


É absolutamente inaceitável ver/ouvir a imprensa do contra dizer que nos entrincheiramos para ganhar do tal grandioso Corinthians. Afinal, alguém lembra do futebol de retranca, time grande (no tocante à qualidade dos jogadores) com futebol de pequeno do campeonato carioca, com que vieram nos enfrentar em São Januário no primeiro turno, naquele 2x0 a favor deles? A retranca ali sim foi cruel: começaram o jogo só defendendo com a qualidade dos jogadores que possuem e assim, no final da partida, só iam na boa, contraataques mortais com o adversário já vencido pelo cansaço. Fizeram seus dois gols sobre um Botafogo atônito, nossos atletas sem saber direito porque tinham atacado, atacado e mesmo assim, não tinham conseguido chegar com força ao gol adversário. Venceram 10 jogos seguidos atuando desta forma. Vi o jogo deles em Pituaçu contra o Bahia (eu estava na Bahia) e isto foi a tônica da partida. Gols quase sempre no contraataque depois de serem martelados por às vezes, até 70/80 minutos pelo adversário, então já cansado e tentando respirar e pensar novas jogadas.
________________________________________________________

Nota de louvor para Renan após a partida lá em São Paulo - Vejam o que disse nosso grande garoto sobre sua atuação naquela partida ‘... acho que me inspirei no Jefferson. Vi sua atuação pela seleção (Jefferson pegou pênalti no jogo México 1x2 Brasil um dia antes). Peguei um pouquinho da qualidade dele e pude demonstrar hoje... ’.

Vejam abaixo resposta do garoto, a mais uma investida da imprensa sobre querer ele sair do Botafogo por estar sempre na reserva. Grande garoto, imprensinha de sempre.



Vídeo - Lancenet

12 de out. de 2011

BOTAFOGO HERÓICO



Em São Paulo, BOTAFOGO 2X0 CORINTHIANS.

PLACAR MORAL - 3X0

Um primeiro tempo mágico seguido de uma segunda etapa na qual devolvemos ao adversário o mesmo veneno defensivo (retranca mesmo) que ele trouxe aqui no primeiro turno.

Felipe Menezes entrou de cara ficando Herrera no banco. Uma notícia boa e outra ruim? Em que sequência? Ruim em relação ao primeiro e boa em relação ao segundo ou vice-versa? No mesmo diapasão das dúvidas que postei no texto anterior, estas novas perguntas entraram conosco hoje em campo.

Mas um Cortêz agora preocupado em marcar e marcando bem melhor do que em outras partidas, Loco jogando até nem tão bem assim mas oportunista como sempre e Felipe sem comprometer e muito bem entrosado com Elkson pela direita, foi o suficiente para, com marcação firme, fazermos um primeiro tempo de enciclopédia, isto sendo o adversário que foi e o jogo na casa deles com estádio lotado. Ficamos nesta primeira etapa com duas ótimas opções de saída de bola: os citados da direita e a conhecida velocidade do Mago com o Cortêz pela esquerda.




Nosso primeiro gol foi apenas uma conseqüência destas possibilidades de ataque, claro que ajudado pelo elã com que o time entrou em campo hoje. A raça voltou de vez galera, numa prova cabal de que somos a melhor equipe deste país sim. Não sei como o time volta para o jogo de domingo mas voando deste jeito, faz uns 8x0 no Atlético paranaense.

Com toda a sinceridade e sem ôba-ôba de torcedor, peço que se eu estiver errado me corrijam rápido, mas vi o tal fortíssimo time adversário perdidinho em campo ali perto dos 40 minutos do primeiro tempo. E o motivo era a partida quase perfeita que fazia o Botafogo até então. Imaginem isto tudo se o juiz não nos tivesse tirado o primeiro gol, se Elkson estivesse em melhor forma técnica e o futebol do Mago e do Cortêz aparecesse mais em jogadas de ataque.

No segundo tempo apenas fizemos o que foi possível ao ficarmos sem o nosso 6. Não havia mágica, time adversário entrosado e perdendo por 2x0 em casa, só podíamos mesmo era defender. De forma certa ou errada é agora só uma nota de rodapé. O importante hoje foi a dedicação e os acertos do treinador, que parece ter lido todos os nossos comentários aqui e em outros blog´s: é só inventar e tudo acaba bem.




Nota 10 para o nosso herói de hoje – Mattos. Uma nota menos honrosa para Loco: apesar de ter aberto o caminho para a vitória. No fim, atuou como um valioso zagueiro tirando de cabeça bolas perigosas, jogada que ele sempre faz quando somos atacados até nos jogos aqui NO NOSSO ESTÁDIO.

Menção para lá de honrosa hoje para o garoto Renan. Superou críticas, desconfianças e uma pressão dos diabos e se tornou um dos nomes da partida.

_________________________________________________________

Imagens - Lancenet

- Hoje comecei a achar que entendo o Harry Potter. Ele até não deve ter tido tempo para treinar, naqueles 32 dias sem jogos oficiais, surpresas como a da escalação de hoje, só que ir tentando isto durante um campeonato tão disputado é dose Sr. Potter. A seu favor o fato de o elenco só ter chegado com o campeonato em andamento.

- Mais cedo, Avaí 2X2 Atlético-GO foi jogo candidato a ter o gol mais bonito do ano, um para cada lado. Mas com certeza irão ignorar isto e querer colocar algum gol aqui do Rio (se é que me entendem) em destaque no final do campeonato.

- E a iludidíssima torcida do Flamengo, mais uma vez, enche um estádio com seu jogo para vibrar.... com gols do Botafogo longe dali. Isto já ocorrera em 2009, no nosso 3x2 sobre o São Paulo completinho, enquanto eles criaram um mosaico bem analfa e bem grandão no Maraca, mas não saíram do 0x0 com o Goiás. Vibraram muito com Jobson e Cia. no Engenhão.

- E agora um momento "pé no chão", galera. Não nos iludamos com ataques mais bem armados e mais tranqüilos do que os perdidos homens de frente corintianos hoje. Nossa defesa caminha célere para ser “promovida” a queijo suíço, a não ser que o C. Junior (vejam que abandonei temporariamente o "HP") encontre logo uma solução mágica para fechar a nossa meia.

- Mas hoje é dia de só falar bem e assim amigos, mais uma constatação de ajudas e armações. Como o Botafogo estava magnífico e como o juiz nos tirou um gol e também a possibilidade de mais uns 2 ou 3 invertendo jogadas hein? Até quando? E de tanto querer marcar faltas contra nós próximo à nossa área acabou expulsando Cortêz. Ainda bem que o próximo jogo é aqui e contra o Atlético PR.

- Agora é que os 50.000 visitantes chegam rápido para deixarem os cálculos estatísticos do Henrique mais malucos do que fiquei hoje após o nosso segundo gol.

- E viva El Loco. Mais uma botinada no repórter da Rádio Globo que tentou colocar palavras na sua boca e tomou toco. O primeiro quando o jornalista quis inserir na entrevista que era vitória de arrancada e Loco devolveu "arrancada no.. estamos há tempos entre os primeiros então não há que se falar em arrancada."







“Apesar de você, hoje foi um lindo dia”


Começo parafraseando Chico para lembrar dos amebas de preto (by Alexandre). Caramba, como que podem anular um gol daqueles?

Vejam: a quanto tempo eu nem me refiro às arbitragens e armações?

Pois bem, hoje resolvi falar desta, por conta de dois absurdos, e com a tranquilidade de que ela não nos tirou a vitória, mas dificultou muito. Ora bolas, um gol pessimamente anulado e uma expulsão para lá de maluca. O Cortez deve ter entrado para a história. Tudo bem que já teve muito jogador expulso na primeira jogada por agressão. Mas ele não agrediu ninguém, nem tomou cartão vermelho direto. Foram dois amarelos, isso mesmo, ele conseguiu o recorde de ser expulso de uma partida tomando dois amarelos e FAZENDO UMA ÚNICA FALTA o jogo todo!!!

Então vamos vigiar estas arbitragens sim, e os Analfas de sempre podem falar o que quiserem, pois deveriam é dar treinamentos adequados aos seus filiados.

Amigos, pelo primeiro tempo e pela garra, e muito pelo resultado alcançado contra o adversário que era, na casa deles, e com tantos erros, então mesmo os mais pessimistas tem que admitir: ESTAMOS NO CAMPEONATO.

Hoje de manhã, num papo rápido com o Luiz, falamos sobre isso. A vitória era essencial, apesar de um empate não ser desastre. Mas uma vitória deixaria o campeonato com a cara do Vasco, com o Botafogo na cola deles. Vamos ver o que os lusitanos fazem amanhã.

Para os que tanto criticaram Renan, está aí o goleiro que conheço. Lá no blog Ninguém Cala do Lancenet eu havia afirmado que ele disputava a condição de segundo melhor goleiro em atuação no futebol carioca com o Fernando Prass. Afinal, o melhor estava ontem lá no México, e mostrou que realmente é o melhor.

Por fim, e enaltecendo algo que o Paret citou com destaque relativo, mas que me pareceu essencial nesta vitória, acho que devemos ver a eficiência que foi nossa zaga no final da partida, em especial nas bolas aéreas, totalmente dominadas pelo nosso quarto-zagueiro. Digo quarto-zagueiro literalmente, pois o primeiro era o Antonio Carlos, o segundo o Fabio Ferreira, o terceiro o Gustavo e o quarto o Loco.

Curtinhas:
  • Não posso deixar de dar o braço a torcer para o Caio Jr. e o Felipe Menezes. Repetiria ele esta atuação de hoje? Se sim, pode ficar no elenco e se tornar ótima opção tática.
  • Que felicidade de ver o Bruno Tiago em campo. Nada fez de relevante? Concordo, mas para quem estava voltando ao time, num jogo desses, já é uma grande conquista ter entrado e não ter errado.   

10 de out. de 2011

MOMENTO DE DÚVIDAS


SERÁ.........

- Que o nosso time irá se comportar como time campeão diante da massa corintiana e da pressão absurda que sofrerá também dentro do campo?

- Que Jefferson chegará com a cabeça tranquila para operar seus milagres no gol?

- Que o treinador aprendiz irá conseguir passar 90 minutos sem inventar substituições malucas?

- Que algum dos grandes jogadores atualmente em má fase irá desencantar e fazer a diferença?

- Que em caso de armações (prováveis) como aquela da anulação do gol do Herrera no jogo do ano passado lá mesmo, a diretoria vai finalmente falar alto e tomar providências?

- Que o citado Herrera, em caso de pixotadas durante o primeiro tempo, será substituído pelo Caio?

Bom meus amigos, tudo o que nós alvinegros queremos é que de pelo menos 6 destes casos de dúvidas, que 3 ou 4 sejam elucidados de forma satisfatória. Se isto for possível, o time pode voltar de São Paulo sim, senão com um resultado positivo, pelo menos com a moral elevada para fazer os resultados nas rodadas seguintes pois repito, SÓ TEREMOS JOGOS FAVORÁVEIS PARA NÓS. Depende exclusivamente do Botafogo.

Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG