Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

6 de mai. de 2015

PARA AVANÇAR NA COPA

BOTAFOGO 3 x 0 CAPIVARIANO-SP


E PASSAMOS FÁCIL...


Vencemos por 3 a 0 sem dificuldades, apesar da escalação de time B ou misto entre reservas e sub-20.

Começamos o jogo com a volta do Jefferson, Luís Ricardo, Alisson e a estreia de Pedro Rosa. Airton, Fernandes, Gegê, Diego Jardel, Sassá e Henrique.

De cara vimos que o Capivariano veio ao Rio para cumprir a tabela, faturar uns trocados, e evitar uma goleada. Mesmo com time B dominamos as ações, e quem brilhava na criação, na briga e no ataque era o jovem Sassá, sério candidato a décimo-segundo jogador do time principal.

E foi em assistência primorosa do Sassá em boa infiltrada de Gegê que surgiu o primeiro gol do Botafogo. Depois, em jogada brigada pelo Henrique, que fez o cruzamento-assistência Sassá foi premiado pelo gol.

Não há muito mais o que falar do primeiro tempo. Pedro Rosa, que era aguardado com certa curiosidade, não entusiasmou e nem decepcionou. Luís Ricardo se saiu melhor, e mesmo Gegê e até o insensatamente incensado Diego Jardel, fizeram partida razoável. Mas diante da fragilidade do adversário, isto não significa tanto assim.

No segundo tempo tivemos a entrada, logo no intervalo, de Daniel Carvalho, substituindo Diego Jardel, e aí sim, tivemos a confirmação da boa impressão do primeiro jogo. Com mais ritmo e confiança, Daniel Carvalho confirmou o bom toque de bola, a boa visão, e até uma boa mobilidade e condicionamento físico para jogar 45 minutos.

Infelizmente no segundo tempo o futebol de Sassá caiu bastante, e este dupla não rendeu tanto. E Henrique, apesar do boa assistência para o gol do Sassá, não conseguiu mostrar nada além de boa vontade. Se Henrique não chegou a nos fazer ter saudades de Bill, também não nos fez ter esperança de não vê-lo no time principal...

No segundo tempo fizemos o terceiro gol, em cobrança de escanteio que Luís Ricardo, livre de marcação no primeiro pau cabeçeou forte de forma indefensável.

Daí para frente o jogo foi treino. Ainda vimos a entrada do Giaretta no lugar do Alisson, e a agradável volta aos gramados do menino Cidinho, já não tão menino, que mesmo não tendo mostrado muita coisa é bom saber que está fisicamente recuperado.

Agora é esquecer um pouco a Copa do Brasil, aonde devemos demorar um pouco a jogar, uma vez que hoje foi o primeiro jogo de onde sairá nosso adversário, Avaí x Figueirense. Vamos nos concentrar no próximo sábado, a estreia na série B, no jogo contra o Payssandu em Belém.

Abraços.


17 comentários:

  1. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

    Não deu nem para empolgar, resultado mais do que esperado.

    Agora sim, começa o ano para mim, chegou a hora da onça beber água. Vamos ver como se comporta daqui por diante este elenco, parta ai sim termos uma noção exata do se esperar do Botafogo em 2015.

    Um abraço a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.

      Fiquei olhando a TV e sem saber o que pensar do jogo, já que os paulistas pareceram atuar melhor do que o fizeram no primeiro tempo do jogo em Capivari (pareciam baratas tontas).

      Se eu for ver pelo lado positivo, aquele recheado de otimismo, vi enfim um time reserva capaz de jogar bem e produzir bons resultados.

      Se, por outro lado, for ver pela veia crítica, já vem uma reflexão acerca da qualidade do adversário, ou seja, estes reservas (vários atletas individualmente) não se sairiam tão bem se fosse um jogo de uma fase mais à frente da CB, por exemplo, contra os futuros adversários catarinenses (o que passar).

      De bom, vi que com a volta do correto Elvis, poderemos ter ali pela sexta rodada do brasileiro, um auxílio luxuosíssimo deste bom Daniel Carvalho. Se o cara já consegue conduzir uma bola como o fez ontem ostentando ainda aqueles níveis de gordura, o que poderá fazer quando as pernas ficarem mais firmes? E a comissão técnica avaliou em 10 jogos a quantidade necessária para que ele se iguale ao grupo - faltam 8.

      Paret.

      Excluir
    2. Pois é,

      Mesmo com adversário tão fraco, bem mais fraco que o Botafogo-PB que enfrentamos na primeira fase, eu ainda assim fiquei satisfeito.

      Este é nosso time B, de um elenco para jogar série B! E já estou convicto que se sairia melhor que o time B do ano passado no Carioca, quando era, teoricamente, um time B de um elenco para jogar Libetradores.

      Minha conclusão é que teremos um elenco de 17 a 18 jogadores de nível série B, o que nos colocará sim na disputa do título e no caminho de volta à série A.

      Se mais uns 2 ou 3 deslancharem, se aproximando do nível do Jefferson, aí será título com pé nas costas. Pois significará jogar série B com 3 ou 4 jogadores muito acima da média da competição, e os demais dentro do esperado, com peças de reposição adequadas.

      Abraços.

      Excluir
    3. Concordo Henrique.

      Concordo em que este time B, mesmo que pareça inferior, é bem mais time do que o 'B' do ano passado e também, que se Daniel Carvalho e os novos que vimos ontem não decepcionarem, o elenco tá muito bom, até mesmo para tentar uma surpresa na CB.

      Não confio nesta suposta superioridade do Inter, para falar dos bons times da série A. Sempre achei que depois daquela fase do Sóbis e do Abel, quando foram campeões do mundo, montam grandes elencos que ainda não deram em bons times. E quanto aos demais, é o que temos visto.

      Aguardemos e rezemos para que seja um ano de sorte para o Fogão, o que vem ocorrendo até aqui.

      Paret.

      Excluir
    4. Pois Paret,

      Mas desde o final do ano eu sempre achei que Copa do Brasil seria algo totalmente secundário para nós. Neste momento não dá para ter pretensões além de chegar nas oitavas. Mas no Carioca eu considerava que nossa pretensão deveria ser chegar nas semifinais, ou seja, pegar o quarto lugar na Taça Guanabara...

      Resumindo: temos um objetivo mínimo, mas podemos almejar mais a medida que as coisas forem dando certo, e esta vitória fácil, contra um adversário fraco, poupando todos os jogadores para sábado, é uma dessas coisas que deram certo. Começar a série B com uma vitória, mesmo que magra, seria outra...

      Abraços.

      Excluir
  2. Saindo das respostas, porque vou fazer uma pergunta:

    E para nós o que seria melhor, seguir nas oitavas da Copa do Brasil ou disputar a Sulamericana?

    E se formos eliminados na Copa do Brasil antes das oitavas, qual o risco de ficarmos fora da Sulamericana também?

    Eu não tenho muita certeza dos critérios, sei que o Atlético-PR, já eliminado da Copa do Brasil, está na Sulamericana, e ainda existem 5 vagas a serem preenchidas (http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_Sul-Americana_de_2015) mas nem sei se temos prioridade sobre os clubes que subiram da série B ou não. E entendo que dependemos que os clubes como Santos, Flamengo, Palmeiras, Grêmio, Sport, Goiás, Figueirense e outros não sejam eliminados na Copa do Brasil. É algo a se pensar e ser estudado.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Assim como Henrique, também fiquei satisfeito com o jogo. Pudemos observar alguns que deverão ser muito utilizados na série B, casos de Luis Ricardo, Daniel Carvalho, Sassá, Pedro Rosa (acho que pode ser o titular) e até o jovem zagueiro Emerson.

      Ainda acho que precisamos de um atacante "matador".

      Henrique, sobre a questão levantada por você, sobre Copa do Brasil x Sulamericana, respondi a você lá que não sei ao certo sobre os critérios de participação na competição sulamericana, mas vou tentar pesquisar.

      Acho que devemos tentar nos manter o mais longe possível na Copa do Brasil, para não perdermos ou misturarmos o foco.

      Caso a gente passe por Avaí ou Figueirense, pegaremos nas Oitavas o vencedor do confronto entre Santos ou Maringá x Chapecoense ou Sport.

      Um abraço a todos.

      Excluir
  3. Amigos, diante do tema levantado pelo Henrique, entre Copa do Brasil e Sulamericana, dei uma pesquisada.

    Pelo que li, para a Sul-Americana do ano passado, foram 7 clubes que não se classificaram para as oitavas da Copa do Brasil e que figuravam nas melhores colocações da série A de 2013, ou seja, abaixo apenas dos times que foram para a Libertadores. Além desses 7, classificou-se também o campeão da Copa do Nordeste, Sport.

    Pelo Regulamento Específico do Campeonato Brasileiro de 2014, além de artigo sobre a classificação para a Sul-Americana, consta também artigo (Art. 6º A) sobre a classificação para a Sul-Americana de 2015.

    Diferente da Sul-Americana de 2014, para 2015 classificam-se 6 equipes que não passaram para as Oitavas de Final da Copa do Brasil. Além destes o Ceará também deve ir, como campeão do Copa do Nordeste, mas o time cearense ainda está na Copa do Brasil, o que pode complicar.

    Os 6 clubes que figurarão na Sul-Americana, eliminadas das Oitavas da Copa do Brasil, serão aqueles melhor colocados no Brasileiro de 2014 (excluindo-se os da Libertadores). Caso as vagas não sejam preenchidas, terão direito os 4 primeiros da série B de 2014 e se ainda assim as vagas não forem preenchidas, aí sim será a vez dos 4 últimos da série A de 2014 (nosso caso).

    A forma de escolha dos representantes da Sul-Americana é muito confusa, mas dá para notar que as chances da gente participar da mesma, em caso de eliminação na Copa do Brasil, é bem difícil, devido à nossa classificação em 2014 no Brasileiro.

    Alguns links sobre a forma de escolha:

    http://trivela.uol.com.br/como-e-a-regra-que-leva-os-times-brasileiros-a-sul-americana/

    http://blogs.diariodonordeste.com.br/blogdokempes/copa-do-brasil-pode-impedir-o-ceara-de-disputar-a-copa-sul-americana/

    http://cdn.cbf.com.br/content/201403/48489904.pdf

    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  4. Só ressaltando, que os clubes que participarão da Sul-Americana deverão estar eliminados da Copa do Brasil ANTES das Oitavas de Final e não os eliminados NAS Oitavas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, Cadré, teríamos que ser eliminados pelo Figueirense ou Avaí. Passando pelo adversário da próxima fase não há possibilidade de jogarmos a Sulamericana.

      Por outro lado são poucas vagas, e a ordem é pela classificação no Brasileirão, então o risco de não levarmos a vaga é muito grande. Logo, parece mais lógico investir na Copa do Brasil;

      Abraços.

      Excluir
    2. Exato, Henrique.

      Hoje nossa garotada sub17 fez um grande jogo e goleou o América/MG por 4x0 em MG, depois de ter perdido em casa por 1x0.

      Estamos na final do Copa do Brasil sub17 contra o Vitória/BA, cujas partidas serão realizadas dias 12 e 19/05, sendo a 1ª em Salvador.

      Um abraço.

      Excluir
    3. Sensacional, Cadré.

      Ótima notícia. Luis Henrique fez mais gols?

      Abraços.

      Excluir
    4. Eu mesmo respondo, e é claro que fez, rsrsrs.

      http://www.fogaonet.com/noticia-em-destaque/com-3-de-luis-henrique-fogao-goleia-america-mg-e-esta-na-final-da-copa-br-sub-17/

      E para corroborar com o Luiz Fernando:

      http://www.fogaonet.com/semcategoria/comentarista-rasga-elogios-a-promessa-luis-henrique-e-muito-melhor-que-o-bill/

      Abraços!

      Excluir
    5. Mas vejam.. Assisti BotafogoxAmérica-MG na íntegra e vi quando perdemos o nosso 10, continuamos a jogar em cima mas não sei se por salto alto ou pela falta do organizador no meio, perdemos para eles aqui por 1x0.

      O que o time perdeu de gol foi uma coisa. Até que o 10 deles, ensaboado que só, ainda assim teve que entrar na nossa área na trombada para num lance bem cagadinho, tocar de bico no canto do nosso goleiro. Derrota super injusta.

      Não me espantam os 4x0 lá. Acho que vem taça por aí.

      Paret.

      Excluir
  5. Bom dia,

    Uma correção: embora o diagrama de confrontos da Copa do Brasil, disponibilizado no site da Confederação, aponte, caso passemos por Avaí ou Figueirense, para jogo contra o vencedor do confronto entre Santos ou Maringá x Chapecoense ou Sport, na realidade não será assim.

    Na 4ª fase (Oitavas de Final), os confrontos serão dos 5 clubes da Libertadores e Fluminense (melhor classificado na série A que não foi p/ a Libertadores), mais os 2 melhores do ranking, contra os outros 8 classificados na terceira fase.

    Ou seja, se passarmos por Avaí ou Figueirense, nosso adversário será definido por sorteio entre os citados acima (5 da Libertadores ou Fluminense ou 2 melhores do ranking).

    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

    Eu sempre disse aqui, de esquema tático eu não entendo porcaria nenhuma e também não faço nenhum esforço em entender, porque sempre achei que quando se tem qualidade de jogador o esquema deixa de ser peça fundamental.

    Desde que vi este Luis Henrique pela primeira vez, o achei um ótimo centroavante, porque ele tem cheiro de gol, ele é do tipo o nosso Roberto de 68, Dinamite, Romário, Fred, e muito longe o Vavá. Deixou ele livre ele vai lá e faz, não importa se é de canela de barriga ou de bunda, o que vale e bola na rede, e isso ele sabe fazer. Não é igual a uns e outros metido a craque, que só quer fazer gol bonito, e se ferra.

    Falando do assunto que vcs estão colocando ai acima, eu sinceramente acho que o nosso objetivo tem que ser a subida no final do ano. Obviamente que o din-din é importante e temos que fazer o possível para ir o mais longe possível nas competições afim de angaria o maior prêmio possível, mas acho que com este time que temos não vamos muito longe não, na hora que afunilar essas competições que vcs falaram tenho até medo de passarmos vergonha.

    Mas o futuro a Deus pertence, e ele que decida o que será melhor para nós.

    Um abraço a todos, e vamos torcer muito por este elenco do sub 17, para que eles tenham um futuro brilhante pela frente sem estrelismo. A diretoria que tenha cuidado com os atravessadores para que não percamos os jogadores antes de eles amadurecerem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Luis. Podemos até seguir por vias diferentes mas o pensamento de quem vem daquela época é sempre igual.


      Sempre fomos pela via de, na tática, seguir cartilhas simples. 4-4-2 principalmente.

      Tanto que quando inventaram a porcaria do 3-5-2 por aqui, a seleção sofreu (chegou a tomar um 4x0 humilhante do Chile lá fora).

      Nunca precisamos de super esquemas táticos. Basta colocar os talentos em campo.

      Uma seleção hoje com Jefferson, uma troca nesta zaga aí tirando o chorão tricolor e colocando um bom lateral esquerdo para substituir o falido Marcelo e do meio para a frente, escalando só talentos, não treme para ninguém. Do meio em diante, teríamos que ir de Neymar, Fellype Coutinho, Oscar, aquele cabeludo que joga na Alemanha, aquele ex 10 do Cruzeiro, enfim, só gente que pega uma bola e a trata com carinho.

      Um time assim não perde para ninguém. Aquele 7x1 se deveu, antes a empáfia do que propriamente à debilidade total que foi creditada ao nosso time. Põe as duas seleções para jogar hoje, mesmas escalações, dá tempo para eles recuperarem a forma técnica que tinham naquela tarde, põe o jogo em Berlim e para p/assistir.

      Os caras chegaram naquele 7x1 vindo de um sufôco do kcete contra Gana. Futebol não tem lógica mas nunca engana a quem observa com atenção.

      Paret.

      Excluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG