Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

16 de jul. de 2018

COPA DO MUNDO - A FRANÇA É CAMPEÃ



FRANÇA É CAMPEÃ DO MUNDO
BÉLGICA FICA COM O TERCEIRO LUGAR

FINALÍSSIMA – DOMINGO, 15/7 – 12:00h – França 4x2 Croácia

“Existe uma nova ordem no futebol mundial”. É o que tem dito o Galvão Bueno, um chato de galocha mas um profundo conhecedor das coisas do esporte, um profissional que, quando não cai para o ‘ôba-ôba’, sabe do que fala.

É dele a afirmativa de que existem 4 gigantes no futebol: Brasil, Itália, Alemanha e Argentina. Discordo quanto aos hermanos já que, apesar de serem um bom celeiro de craques, fizeram seus 2 títulos sob muitas controvércias. O caso é que, com relação à tal nova ordem, não concordo totalmente.

O que temos visto, são os candidatos ao grupo dos gigantes tentando criar aquele estigma de respeitabilidade, procurando fazer valer a pena nos momentos decisivos mas de novo mesmo, temos visto a vitória da retranca sobre o talento. Todo mundo tem jogado lá atrás (até a França fez isto nesse mundial), com as raras exceções do bom elenco belga e, em alguns dos seus jogos, da seleção brasileira.

De novidade, então, temos agora no olimpo a candidata França. Se esta geração confirmar a fase e ganhar mais uma taça nos próximos 3 mundiais, terão, de forma definitiva, chegado lá. Uma pena mesmo as debacles holandesas nos 3 vicecampeonatos, que parecem ter tirado, ao menos por um tempo, o moral “da tropa” laranja.

DO JOGO

A Croácia tomou o primeiro gol da forma mais cruel possível, em jogada oriunda de uma falta inexistente. O requinte da crueldade veio na cobrança, com um gol contra do Mandzukic, “o cara” do jogo da semifinal contra a Inglaterra. Contudo, sem se abater, o time croata empatou logo na sequência, com um golaço do Perisic.

Com isto, o jogo ficou aberto. A Croácia, que tentava a sua sorte ainda na primeira parte do jogo por temer o cansaço (passaram pelas fases decisivas anteriores fazendo prorrogações) e assim, no primeiro tempo ainda, o jogo já chegava ao placar de 2x1, com a França voltando á frente. Mas que time, esse da Croácia! Não tem um jogador que dê chutão, que se livre da bola, do primeiro atleta de linha, na defesa, até o último atacante.

Mas o grande naquele jogo (pela camisa e pela história) era o time francês (grande e agora, candidato a gigante). Com imensa categoria, Pogba fez o terceiro gol ainda antes dos 15 minutos da etapa final e aí, pensei logo: acabou! Ainda imaginei que se armaria uma goleada que, guardados os limites entre os elencos, ia lembrar aquela da final de 70, naqueles 4x1 do Brasil sobre a Itália.

E não deu outra. O fôlego dos croatas passou a jogar contra e com isto, os franceses chegaram ao quarto gol e "cozinharam" o adversário em óleo frio. O time croata ainda fez o seu segundo, numa falha bisonha do goleiro azul, o que fez com que Modric e sua turma ainda tentassem um Sprint final, porém, sem resultado.

A meu ver, a Croácia até mostrou um pouco mais de categoria mas no fim, o título francês foi merecido.
________________________________________________

SÁBADO – 11:00h – Bélgica 2x0 Inglaterra (a disputa do terceiro lugar)

E a tão falada geração belga conquistou o terceiro lugar na Copa da Rússia.

Sabem aquele tipo de situação em que uma tese tem que ser confirmada (e ela se confirma)? Pois foi o que vimos neste jogo entre os tais inventores do futebol e os craques belgas. Foi aquele típico jogo no qual a técnica sobrepujou o nome, a marra e a falta de talento e assim, o time belga da invencibilidade de mais de 20 jogos fez o que quis em campo. Infinitamente superior ao do 11 inglês, a equipe do Lukaku “brincou” nesta partida. Se eu tivesse pena deles, ficaria com aquela dó dos ingleses. Se acham, sempre se acharam, acho que vão continuar se achando mas do que vi de bom futebol para o futuro (uma das balelas faladas do time de Sua Majestade), até os nigerianos nos trouxeram promessas mais visíveis para 2022.

Os jogadores técnicos da Bélgica não tomaram conhecimento do adversário, fizeram um 2x0 categórico e provaram que poderiam eles estar na finalíssima do torneio. Aguardemos por 2022 e torçamos para que não desapareçam, como ocorreu com a Dinamáquina de 1986.

Agora é o brasileirão. Na quarta-feira, o Fogão já entra em campo.

5 comentários:

  1. REPUBLICANDO COMENTÁRIO DO LUIZ FERNANDO NA POSTAGEM ANTERIOR, SOBRE AS FINAIS DA COPA.
    ____________________________________________________________________

    Bom dia caríssimos Botafoguenses.

    Como último suspiro da Copa, tenho a dizer: graças a Deus ganhou a qualidade técnica e o futebol arte, se fosse ao contrário o burocrático o feio e apenas força teria vencido. Os Africanos nos deram uma senhora lição de como estão praticando um futebol excelente, sem citar nomes por que são difíceis para cacete, todos sem exceção mostraram que o futebol no mundo hoje se resume neles.

    Dar prêmio de melhor jogador da Copa do mundo ao Modric soou como prêmio de consolação, pois na minha opinião Hazzart ou De Bruyne deveriam ser os premiados, jogaram muito, infelizmente caíram na chave errada, pois a final foi entre Bélgica e França.

    Um abraço a todos e muito ansioso para ver o que vem por ai com o nosso Botafogo.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da Copa.

    Não achei o nível técnico excelente, mas também não achei fraquíssima.

    Mostrou muitos elencos organizados, sabendo lidar com suas deficiências.

    Sobre a França se firmar entre as grandes, vamos ver, tem chegado a fases avançadas regularmente, mas não sei se este segundo título define algo. Vamos ver se vai se manter assim nos próximos anos. Tem tudo para conseguir, por ter um time jovem. Mas as vezes as coisas desandam.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim.

      O que eu tenho como impressão é que a França está se candidatando, como ocorreu com a Holanda em 74, a uma vaga no “conselho dos gigantes”.

      Esta geração vai precisar confirmar se tem mesmo punch para se manter lá em cima.

      E sobre a nova ordem ou, ao blablablá de que o futebol brasileiro está atrasado taticamente, é tudo balela. Tivesse a bola do Tiago Silva (a que bateu na trave contra a Bélgica) entrado e teríamos outra história aí na competição.

      Paret.

      Excluir
    2. E um assunto que nada tem com o nosso Glorioso, mas vale um comentário.

      Ao abrir hoje o MSN me deparo com a seguinte notícia:

      NEYMAR QUER CONTINUAR NO PSG MAS FAZ A EXIGÊNCIA DE SER O MAIS IMPORTANTE NO TIME.

      Agora me digam, esta praga tem jeito jogando na seleção? Não é atoa que voltamos antes para casa.

      Excluir
    3. É lamentável mesmo.

      Uma grande pena. Com a bola no pé, é um virtuose. Mas mesmo assim, na minha opinião de crítico ferrenho, não aparece muito quando o time fica naqueles momentos de crise nos jogos e não assume o comando do tipo "dá a bola aqui!". Enfim, é o que temos. E pode vir mais aí - o neguebinha do Real.

      "Vãosimbora" que hoje tem Botafogo.

      Paret.

      Excluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG