Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

3 de jul. de 2018

COPA DA RÚSSIA - OITAVAS - ÚLTIMA RODADA

A CAMINHO DA SEMI


MARCOS PARET e CARLOS HENRIQUE




03/7 - Segunda-feira - 15:00 - Bélgica 3x2 Japão - 15:00h




Foi um jogo da rodada de ontem, que decidiu o nosso adversário nas quartas de final da competição. E deu Bélgica. E, pelo insólito do placar, do resultado, do jogo em si, resolvemos falar desta partida aqui, no dia dos jogos entre SuéciaxSuíça e Colômbia Inglaterra.



________________________________



Vamos então ao que se passou entre Bélgica e Japão. 

Permitam-me, amigos, pela primeira vez desde o início da Copa, gastar tantas linhas com um jogo que não seja o da nossa seleção, mas esta partida merece uma análise mais longa.

O que vi do Japão: um time valente, agora com atletas de bom nível mas que, no todo, como time mesmo, de uma ingenuidade inacreditável, inaceitável para quem se candidata a um mata-mata de Copa do Mundo. Se jogasse as eliminatórias sulamericanas, seria pau a pau ali com a Bolívia e a Venezuela. Não pela qualidade do seu jogo e muito menos pelos bons jogadores mas sim, pela falta da tão necessária malandragem com a bola, tão bem ensinada por Pelé, Garrincha e cia. e já assimilada por qualquer boa seleção que se preze.

O que vi da Bélgica.

Um timaço do meio para a frente, com atletas que, ao nível dos que formamos hoje aqui no Brasil para "exportação" (nossos jogadores viraram commodities), excetuando-se o Neymar (na habilidade), não devem nada a ninguém.

Mas, ô defesinha fraca! Se a nossa seleção entrar ali fazendo aquelas belas triangulações do segundo tempo do jogo contra o México, a partida vira um 'EspanhaxDinamarca-1986'. Naquela copa, como bem lembramos, a Dinamáquina foi “passando o rodo” em quem se lhe apresentava pela tabela (6x1 no Uruguai e 2x0 na Alemanha Ocidental na fase de grupos – os alemães, lembremos, acabou na disputa do título). Timaço, recheado de craques mas, de uma ingenuidade absurda que, nas oitavas, contra a Espanha, teve o seu preço (um inacreditável 5x1 para os espanhóis – a Espanha, então, era uma espécie de time médio tentando alçar o estrelato).

Não quero dizer com isto que a defesa belga possa vir a tomar um chocolate desses e repetir a história, ou neste jogo contra o Brasil ou, se nos vencerem, nos prováveis jogos contra França ou então, numa vingança uruguaia (obra do destino). Mas que aquele meio de volantes e a zaga ‘distraída’ pedem, não pedem não: imploram por um chocolate contrário.

O que se viu neste jogo, com os japoneses abrindo 2x0 e segurando bem na marcação lá atrás, só não virou um “Lukaku tchau, tchau, tchau” por conta da citada ingenuidade do time asiático, que em vez de prender a bola naquele escanteio aos 47 minutos do segundo tempo, resolveu “iniciar” a jogada do gol belga, o da virada, o gol do 3x2. Acho que o Sr. Tite focou bem nestes detalhes, detalhes que podem facilitar muito a vida da nossa seleção na sexta-feira, mormente se jogarmos um primeiro tempo melhor do que os que temos jogado até então na competição.



_______________________________________________

03/07 - Terça Feira - 11:00h. - Suécia 1x0 Suíça

Algumas decisões que tomamos na vida nos parecem, lá na frente, tão equivocadas mas, ao mesmo tempo, à época da sua tomada, tão acertadas que nos parecem ser, enfim, os tais desígnios do destino.

Slatam Ibraimovik. É dele que quero falar.

Ibra, para os íntimos (nós, boleiros), galhofeiro e, em certo ponto, fanfarrão, desistiu da seleção (ou foi “desistido” por ela – não se sabe) assim que os suecos foram eliminados da Copa de 2014 por um Cristiano Ronaldo (e sua troupe) inspiradíssimo, em Estocolmo, no jogo em que surgiu o “eu estou aqui”.

Com isto, o Ibra deixou de fazer parte de um time que, este ano, com ele, se apresentaria como um sério candidato a, pelo menos, dar trabalho (e muito trabalho) para muita gente grande aí. Afinal, se não é nenhuma ‘brastemp’, ruim de todo o selecionado sueco não é. É um 11 valente, brigador, time de jogadas bisonhas mas, também, de uma frieza nórdica capaz de ‘cozinhar’ o adversário em óleo frio até alcançar os objetivos que pretende durante os 90 minutos dos seus jogos, o que levou o selecionado amarelo à classificação em primeiro lugar no seu grupo e, hoje, à passagem de fase.

Do jogo

Mais um jogo horroroso, mais uma partida sem um lance técnico sequer, mas no qual se sobrepôs o pragmatismo do futebol sueco.

Suécia e Suiça foi considerado o jogo chique da Copa, decantado pelos narradores e comentaristas como o jogo do IDH mais alto da competição, mas é como diz a piada que rodou o mundo através das redes sociais, após a derrota e a eliminação da Alemanha: de que adianta ser líder em saúde, infraestrutura, economia e educação, se não cuidam do futebol?

E ainda faltava o Ibra, e o adversário era o outrora ferrolho suíço, ainda forte na defesa mas já um time hoje bem mais eficiente no ataque. Só que, num jogo em que os suecos foram levemente superiores, num lance de sorte, surgiu o gol que definiu os rumos da partida e naquele 1x0 magrinho, deu Suécia. Classificada para as quartas de final de um emparceiramento que, comparado ao do Brasil, parece um pré carioquinha de times de interior que surpreendem mas “não mordem”, a Suécia não parece ter chances de chegar mais longe. Vamos do que é capaz o time amarelo (o europeu), ante ingleses ou colombianos.


_______________________________________________

15:00h - Colômbia x Inglaterra

Jogo ruim, final emocionante.

O primeiro chute a gol da Colômbia só foi sair aos 33 minutos, numa tentativa do Quintero, que espirrou na defesa e saiu pela linha de fundo. Os ingleses, a grosso modo (muito grosso mesmo), mandaram no jogo nesta etapa.

O jogo foi muito pobre de técnica, faltando futebol e sobrando violência, sem qualquer lampejo de brilhantismo de lado a lado (da Colômbia, talvez, pela ausência do James Rodriguez). O árbitro, do país sem futebol (EUA), muito confuso, só fazia ajudar a piorar o espetáculo.

Aqui, um parêntese: acredito que, um dia, esta figura do ataque colombiano (Falcão Garcia) já teve talento. Confio no que diz a imprensa, já que não acompanho clubes estrangeiros, não o vi em 2014 aqui na Copa (ele estava machucado) e este ano, ele me pareceu mais um Rodrigo Pimpão com camisa amarela e grife.

Depois de um zero a zero na primeira etapa, os ingleses acharam o seu gol, de pênalti, mas logo depois, recuaram e deram campo para os sulamericanos, que acabaram empatando nos últimos minutos, com mais um gol de cabeça do onipresente Mina.

Empolgados, os jogadores da Colômbia abriram a prorrogação imprensando o já desorganizado 11 britânico mas o gol não veio e assim, na cobrança de pênaltis, deu Inglaterra.

7 comentários:

  1. Bom dia caríssimos.

    Pois é meu amigo, o Japão pagou o preço da burrice. Obviamente que a Bélgica após empatar o jogo iria ganhar na prorrogação, mas o Japão poderia ter adiado um pouco o suicídio, foi todo para a frente na esperança de fazer o terceiro e esqueceu da defesa, levou eles o terceiro. Mas durante o jogo pode-se comprovar como comentamos ontem que a defesa da Bélgica se não mudar a postura que teve ontem, leva um sacode do Brasil de fazer inveja as outras seleções.

    Mas sabe meu amigo o que me preocupa, é a postura do Neymar. Temos um excelente jogador mas a mídia mundial o escalou para tomar pau, as vezes até com razão de sobra, durante a copa. O que falam dele pode atrapalhar um pouco o nível de futebol durante os jogos, pois os árbitros já estão de saco cheio das suas caídas cinematográficas, e não vão dar colher de chá pois todo o mundo está reclamando através da imprensa.

    Eu sinceramente como brasileiro, torço pelo Brasil mas tenho que dizer, tenho NOJO deste cara, para mim trata-se de um mau caráter de carteirinha, petulante, que se acha um craque o que não o é, pois craque para mim não faz as palhaçadas que ele faz numa partida de copa do mundo, tripudiando dos adversários quando está ganhando, quando está empate ou perdendo ele fica pequenininho e quietinho. Falo tudo isso como jogador e não como pessoa, pois não sou leviano de falar alguma coisa sem o conhecimento das coisas, apesar de sabermos que escondeu dinheiro da Receita Federal, sonegou imposto e muitas outras coisas que sabemos e nada acontece.

    Portanto meu caro amigo espero que isto não venha nos atrapalhar na conquista de mais um título.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. É um jogador habilidosíssimo, diferenciado e muito inteligente com a bola. Mas um cavalo, um burro socialmente falando.

      Pode nos atrapalhar muito mas, se os demais atletas jogarem em alto nível, pode ser útil pela sua boa presença em campo. Uma verdadeira incógnita.

      Paret.

      Excluir
  2. Meu caro Paret, também acho que este Falcão Garcia, cortaram foi as asas dele faz tempo e ele não consegue se achar em campo, e contrariando vc acho o Pimpão melhor do que ele. kkkkkkkkkkkkkk

    Que jogo horroroso, mas fico a pensar pode um time deste chegar as finais da copa do mundo, o pior é que pode. Coitados dos deuses do futebol vão ter um infarto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigão, estou torcendo muito para que a Croácia continue jogando bem e seja ela a finalista da outra chave. Se vier um time tipo este da Inglaterra, vai ser uma porcaria - eles (os ingleses) não estão acostumados a decisões, seu grande jogador do ataque é um Serginho Chulapa com cara de Palácio de Windsor e se formos nós os finalistas, vão armar uma retranca dos diabos. Se a nossa seleção passar, acho que um ‘BrasilxCroácia’ salvaria a parte técnica desta Copa.

      Paret.

      Excluir
  3. E vamos às quartas. A Inglaterra deu a sorte de passar pelo melhor time do outro lado da chave. Agora ainda pode cair para Croácia (minha aposta para semifinal).

    Já do nosso lado eu acho que tudo pode acontecer, mas estou torcendo por Brasil x Uruguai.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, vou te dizer.

      Não falo que a Suécia possa vir a ser um impecilho para os ingleses (apesar de ter sido para Holanda e Itália). Mas se o time da Croácia voltar a jogar o que jogou contra os argentinos, é finalista certa.

      Paret.

      Excluir
  4. Não vou nem esperar o final do jogo. Graças a Deus venceu a qualidade técnica e não à força. Parabéns a França.

    ResponderExcluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG