Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

18 de jun. de 2018

COPA DE 2018 - RÚSSIA

MARCOS PARET e CARLOS HENRIQUE


Segue o 'Carioquinha do Mundo'


18/6 - Segunda feira

Suécia 1x0 Coréia do Sul - 9:00h - mais um jogo sofrível, de atletas de quem a imprensa fala bem mas que eu aqui, que quase não vejo nada do que se passa nos mundos europeu, russo, mexicano, árabe ou chinês, não entendo o porquê.

Bélgica 3x0 Panamá - [EXPECTATIVA.....a conferir (sentimento pré jogo: Deus nos livre).....] O JOGO - Depois de um primeiro tempo de chutões e de chuveirinho na área, até mesmo do time belga, na segunda etapa, enfim, apareceu o futebol. Os bons nomes do time de vermelho apareceram no jogo, o desenvolvimento do trabalho a partir do meio de campo se mostrou eficiente e eles conseguiram fazer o placar com superioridade. Pouco se preocuparam na sua defesa.

Inglaterra 2x1 Tunísia - um estranho jogo de "ufa ufa!".

Com um bom jogo de toque de bola, os ingleses abriram o placar numa situação em que vários atletas de bom nível conswguiam jogar bem. Ato contínuo, de forma infantil, o atleta inglês cometeu um pênalti desnecessário que acabou criando uma situação de grande tensão no jogo.

Fechados, os tunisianos seguraram o placar até perto do tempo extra final mas não resistiram ao melhor futebol do adversário e levaram o segundo gol.


19/6 - Terça feira

Japão 1x0 Colômbia - 9:00h - Era jogo para a Colômbia mostrar do que era capaz, depois do belo desempenho na Copa passada mas, no meio do caminho teve uma mão na bola .... e na área – e era o último homem.

E foi assim que, aos 3 minutos de jogo, a Colômbia perdeu o volante Sanchez, o da mão na bola e com isto, o Japão viu facilitado o caminho para imprensar os nossos hermanos no seu campo, chegando, com isto, à vitória.

O Japão converteu o pênalti lá no início (o da mão na bola), sofreu o empate numa bela cobrança de falta do Quintero (à la Ronaldinho Gaúcho) mas na segunda etapa, os colombianos sucumbiram ao desmanche que aquela expulsão provocou. Sem James Rodriguez, que só entrou com o segundo tempo em andamento (alegação de profundo desgaste físico) e tendo o treinador que tirar o Cuadrado de campo, na recomposição do time depois que ficaram com 10, os sulamericanos responsáveis pela criação não conseguiram fazer a bola chegar ao Falcão Garcia com qualidade e no abafa japonês, que foi intenso na segunda etapa, levaram um gol de bola vinda de escanteio. Foi apenas o primeiro jogo mas do que se viu em campo, o time colombiano não parece ser capaz de repetir o desempenho aqui da Copa de 2014.
______________________________________________

Senegal 2x1 Polônia - 12:00h - Vem a tal Polônia, do mago dos 5 gols em 9 minutos (Lewandowiski, jogando pelo Bayern), badalada pela mídia (essa midiatização, no futebol, sempre acaba em piada) e .... Senegal 2x1 (chegaram a abrir 2x0). Se os africanos pouco fizeram para construir este placar, menos ainda os poloneses conseguiram criar para mostrar o tal favoritismo cantado e decantado pelos bajuladores do futebol além mar. Perderam o jogo e perderam sem mostrar praticamente nada em campo.


______________________________________________

Rússia 3x1 Egito - 15:00h

OPINIÃO

1 – Foi um jogo, ao menos, movimentado. Se não com lances de empolgar pela técnica, pelo menos, com times aplicados e uns 2 ou 3 jogadores de bom toque de bola.
2 – O Egito – Fez um um primeiro tempo bem interessante, abafando as tentativas de ataque do ainda veloz time russo e chegando, vez por outra, à área dos donos da casa. Mas desandou na parte final do jogo.
3 – A Rússia – Comentei com amigos aqui no meu trabalho que a Rússia, guardadas as devidas proporções, é o time do Botafogo da Libertadores/2017: veloz, voluntarioso (e, claro, com uns 2 ou 3 atletas de bom domínio de bola), vai detonando adversários e assim deve ser no início do mata-mata. O problema de times assim é quando têm que decidir uma vaga naquela parte aguda da competição.
4 – Salah – Não deu para ele. Tentou um gol no primeiro tempo e acabou deixando a sua marca, de pênalti, no segundo tempo. Não foi desta vez que o craque egípcio conseguiu levar o seu time a vôos maiores. Dificilmente a seleção egípcia vai conseguir se classificar para a próxima fase.
E
5 – Ao ver este goleiro egípcio (Ahmed El-Shenawy) atuando, com belíssimas saídas de gol, segurança embaixo das traves e frio como se tivesse nascido na Itália ou na Inglaterra, penso: o que é que acontece com os nossos treinadores aqui no país (os de goleiros), que não conseguem preparar um atleta sequer que saiba sair daquele espaço embaixo do gol? É lamentável a quantidade de gols que os nossos goleiros sofrem com bolas cruzadas na área. Ficam estáticos, esperando por um milagre.


20/6 - Quarta feira

Portugal 1x0 Marrocos - 9:00h (corrigindo: C. Ronaldo 1x0 Marrocos)

Portugal (o “time C. Ronaldo acima citado”) abriu o placar aos 3 minutos de jogo. E logo depois, Marrocos tomou conta da partida. É impressionante como, jogo a jogo, torneio a torneio, firma-se a convicção de que Portugal é um time comum, de porte médio, que gravita em torno do seu camisa 9. Marrocos não empatou este jogo por conta mesmo do imponderável do futebol, tendo obrigado o goleiro português a fazer verdadeiros milagres na partida. O bom time africano, assim, despede-se da Copa com duas derrotas.


______________________________________________

Uruguai 1x0 Arábia Saudita - 12:00h

Tudo o que foi dito acima sobre PortugalxMarrocos serve, em grande parte, para este jogo do meio dia. Um gol do bom e oportunista Soarez, tentativas frustradas do fraco time árabe de criar jogadas de área e nenhum movimento uruguaio no sentido de mostrar-se o time superior que é. O resultado foi um 1x0 bem insosso. A comparação deste jogo com o dos portugueses só não é completa, por ser o time marroquino muito superior aos sauditas.


______________________________________________

Espanha 1x0 Irã- 15:00h

Parece incrível, mas o mesmo filme dos dois jogos anteriores foi repetido nesta partida, como se estivéssemos num cinema com aquelas sessões contínuas.

Um gol ao acaso deu ao time espanhol a vantagem no placar mas foi só. Os iranianos pressionaram, criaram chances de gol mas acabaram derrotados e com isto, dependem de uma vitória sobre Portugal na próxima rodada para permaneceram na Copa.
ssos goleiros sofrem com bolas cruzadas na área. Ficam estáticos, esperando por um milagre.


21/6 - Quinta feira

Dinamarca 1x1 Austrália - 9:00h

Mais do mesmo. Com um bom início de jogo, a Dinamarca abriu o placar bem cedo, com um belo gol. Mas na recuada básica da velha mania de manter o placar, começou a receber pressão da Aaustrália até o pênalti confirmado pelo VAR. O barbudo australiano cobrou com perfeição e empatou o jogo (tudo ainda na primeira etapa). O segundo tempo se tornou aquele auê de sempre na competição: a Dinamarca segurando o jogo e a Austrália tentando virar o placar.



______________________________________________

França 1x0 Peru- 12:00h (Mais do mesmo (do dia) - VOLUME-II)

A França até fez um bom primeiro tempo, manteve o Peru na defensiva (os sulamericanos pouco atacaram) e assim, conseguiu o seu gol. Mas foi só. Fizeram o gol, não buscaram ampliar o placar e na segunda etapa, voltamos à situação dos outros jogos modorrentos de que tem sido feita esta primeira fase da Copa. Os peruanos, por seu lado, com um adversário desinteressado em atacar, poderiam ter buscado sorte melhor no tempo final e até tentavam partir para a área deles, mas, no modo ‘arame liso’. E a segunda fase que não chega.



______________________________________________

15:00h - Primeiro tempo - Argentina e Croácia empatam em 0x0

CONSIDERAÇÕES - E a Argentina, hein? termina neste momento a primeira etapa e o Messi.... nada. O jogo está empatado em zero. Caso assim permaneça, a Croácia vai estar praticamente nas oitavas enquanto os hermanos vão ter que vencer a Nigéria (situação aparentemente tranquila) mas vão ter que torcer muito para que a Islândia perca o seu jogo contra a Croácia. Vão começar a fazer contas.

______________________

Resultado final (difícil de acreditar) - Argentina 0x3 Croácia.

OPINIÃO


Comentando nas redes sociais, eu disse, sobre o “Amarelessi”, que a Copa do Mundo é o torneio que separa os homens dos meninos. Em 1958, contra a vontade do treinador Feola, os antigos acabaram por quase impor a entrada do Garrincha e do Pelé em campo. Os dois entraram e resolveram a parada num jogo só (aquele contra a União Soviética). Em 1993, correndo risco de não se classificar para a Copa, o Parreira teve que atender ao clamor popular pela convocação do Romário para o último jogo eliminatório aqui no Maraca. Ele chegou, disse que ‘se desse errado a coisa estaria na conta dele’, fez uma partida épica, com um gol à la Pelé e nos trouxe o caneco. Copa do Mundo, definitivamente, não é mesmo para muitos. Em 2002, Felipão não ia levar o Ronaldo para a Copa da Ásia. O italiano Capello o chamou e disse “vc está maluco? Prescindir de um atleta deste nível?”. Felipão cedeu e o nosso futebol entrou definitivamente no panteão de superpotência deste esporte – sozinho.

Nos 3 casos, trataram-se de atletas de decisão, gente que vê uma responsabilidade e não precisa pensar antes de agir. O Felipão não ia chamar o Ronaldo por conta da última lesão – fez a leitura errada da situação. Recuperado totalmente da cirurgia, o Fenômeno iria entrar na Copa em condições físicas totalmente vantajosas em relação aos demais concorrentes, pois passou meses sem o stress físico dos jogos na Europa. Voou no torneio.

De tudo o que se disse aqui, temos que A ARGENTINA ESTÁ QUASE FORA DA COPA DO MUNDO.
Sem querer comparar a Croácia de hoje com a Costa Rica (do nosso jogo amanhã), a seleção brasileira que se cuide. Se o nosso craque entrar para jogar no modo Neymarelado, passaremos sufôco também.

6 comentários:

  1. Olha, interessante essa comparação de Copa do Mundo com o Carioquinha. Minha observação é que há uma diferença... apesar de faltar muito qualidade técnica em ambos, na Copa eu vejo um "futebol" atlético, força, velocidade e execução de fundamentos básicos: passes e posicionamento em campo.

    Mas na hora que a jogada precisa de um talento, aí é um Deus nos acuda.

    Ou seja, tem treino e preparação física, não há talento e arte (com raríssimas exceções).

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bela observação, Henrique!

      Mas ainda não perdi a convicção de que, naqueles momentos iniciais do nosso torneio regional, quando Lusa, Bonsucesso e Volta Redonda aparecem voando e, faz tempo, surpreendendo os grandes, naquela fase inicial em que estes pequenos, que contrataram ex jogadores de destaque, estão ainda aguentando um jogo inteiro na correria, ali meu amigo, acho que fariam jogo duro contra Arábias e Coréias.

      Paret

      Excluir
    2. E como vc falou, imaginem com 48 seleções, vai ser duro de ver. Até a série B do Brasileiro vai ficar interessante.

      Excluir
    3. Putzzz.. Argélia, Bolívia, Venezuela, times da Ásia em peso, da África também.

      Vai ser cada pelada que só Jesus.

      Excluir
  2. Que notícia maravilhosa, nosso competentíssimo técnico pediu o penico e foi embora. Vou tomar o maior porre por isso.

    Graças a Deus o Botafogo está pensando em José Ricardo, pode não ser uma Brastemp, mas é melhor do que o calça apertadinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luiz. Pois é amigão, o cara não fez como o Zé Ricardo, que abriu mão de um desses contratos "pé de meia" para ficar no vice. O daqui foi fazer a sua fortuna e agora, estamos na expectativa de quem será o próximo.

      Paret.

      Excluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG