Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

28 de jan. de 2018

EM BUSCA DA LIDERANÇA DO GRUPO

Time recebe o Boavista, vence por 1x0
e assume a liderança do grupo



Hoje, pude perceber o seguinte: num comparativo entre o time do ano passado e o deste ano, acho que vamos ficar no 'zero a zero'. Explico.

Ano passado nós tínhamos jogadores de qualidade, a saber, Airton, Vitor Luis, Roger (mais na segunda metade do ano) e Bruno Silva. Só que não tínhamos elenco. No final do ano, com o Airton quebrado e os outros já sem gás, tudo foi por água abaixo. Este ano, esta qualidade diminuiu, os que estão chegando ainda têm muito a provar mas as exigências são menores (sem a Libertadores). O elenco, contudo, parece que vai ser maior, com jogadores que podem sobrar em algumas posições.

Só que o diferencial do ano passado era a pegada, este ano, quase que abandonada por um esquema de jogo diferente (sem os 3 volantes da era Jair Ventura). Na parte inicial da CB e no carioca, acho que isto fará pouca diferença mas no brasileirão a coisa pode não funcionar. Com isto, o que vejo é que no "frigir dos ovos", o time pode ficar neste 2018 na mesma situação do elenco do ano passado. Um frissom aqui, outro ali mas mais nada. Enfim, isto pode apenas ser exercício de futurologia.

DO JOGO

O time não deu espaços (ou, pelo menos, poucos foram estes espaços), diferentemente daquela primeira partida, aquele 2x2. Vejo Leo Valencia essencial como assistente, tendo sido o autor de assistências para vários gols dos jogos nos quais participou desde que chegou, só que, ao meu ver, a camisa pesou. Ele é bom, inteligente, sabe o que faz com a bola mas infelizmente, tem medo. Vê-se isto claramente nas inúmeras bolas em que ele, podendo avançar em direção à área, recua a jogada para os homens de defesa.

Vejo em Ezequiel um garoto promissor, mas que vai precisar de um cara experiente (como foi o Seedorf para o Vitinho e o Gabriel) para não se perder na afobação e ficar sem rumo (vide Gegê). Vejo no Renatinho um outro garoto igualmente promissor, mas do qual precisamos de mais observação para ver o que pode render. Botafogo não é Paraná Clube, nossos adversários não são os do interior do PR. Por fim, vejo que o Brenner, se não ficar insistindo em sair da área, pode ser um dos nossos homens-gol, já que é eficiente como goleador (sem comentar o nível ralo de técnica) e em matéria de pênaltis, é muito bom.

No mais, vencemos e estamos na liderança. Pelo andar da carruagem, devemos pegar um pequeno na semifinal do carioca, o que é bom para as pretensões deste elenco. Temos mais um jogo até lá.


O gol do jogo - Brenner

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

3 comentários:

  1. Bom dia caríssimos Botafoguenses

    Meu caro Paret, sou um eterno curioso sobre o futebol, e pegando gancho em seu editorial, vou discordar de Vc em duas coisas.

    Tenho assistido vários jogos, não do Rio, mas de SP e de Minas. Assisti dois jogos do Cruzeiro, e cheguei a conclusão de que em terra de cego quem tem um olho é rei. Explico: vc falou acima do Bruno Silva com qualidade. Rsrsrs, assista algum jogo do Cruzeiro e vc mudará de opinião rapidinho, o ditado já disse tudo. Assisti um jogo do Palmeiras e vi Vitor Luiz que é o mesmo caso do Bruno, são esforçados apenas isso.

    Quanto ao nosso elenco meu caro, é isso ai e não vai mudar muito, aliás repetindo as falas dos comentaristas do Sportv, "o futebol brasileiro nunca esteve tão ruim como está agora, sem qualidade, sem técnica, enfim um arremedo de jogadores disputando salário e não campeonatos ou futebol em si.

    Outra coisa, assisti ontem Santos e Ituano, e o nosso querido Jair Ventura vai penar bastante, tomou um sacode do Ituano no primeiro tempo e só não levou uma goleada porque Deus não quis por se tratar do Santos(rsrsrsrs).

    Um abraço a todos e no aguardo de que as coisas melhores para nós e para o bem do futebol e dos espectadores que por enquanto perdem seu tempo em assistir futebol na Tv. ou pagam para não ver nada.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,

    Eu vi uma boa evolução, tanto fisicamente quanto tecnicamente. Na parte tática, o que deu para ver é que começou a funcionar o que se tentava, então ainda tem um longo caminho.

    Acho que o principal foi ter dominado um adversário que talvez seja o mais organizado dos pequenos. De qualquer forma isso não é parâmetro para indicar o futuro deste ano.

    Na parte da futurologia (chute às cegas) eu vou discordar tentando ser otimista. Acho que tem muito mais espaço para este time crescer do que o do ano passado, tanto pela parte técnica quanto pelo lado de serem jogadores mais jovens. Então eu vislumbro uma chance um pouco maior de irmos mais longe, desde que a evolução de fato venha.

    E aí vem a preocupação sua, e do Luiz Fernando (nosso amigo do blog e não o xará jogador): conseguirá o Felipe Conceição ir longe e amadurecer junto com o time?

    Acho que ontem ele perdeu umas oportunidades de tentar pequenas mudanças. Na primeira substituição eu teria tirado o Luiz Fernando para a entrada do Ezequiel, fazendo um teste rápido com o Pimpão pela esquerda de volta.

    Logo em seguida, aí sim tiraria o Pimpão e colocaria o Renatinho, jogando o Valência para o lado do campo, para ver como funcionaria essa configuração com Renatinho no meio e Valência pelo lado.

    A última substituição foi a que menos fez sentido... tirar o Brenner e colocar o Dudu Cearense... Não entendi. Acho que quis descansar o Brenner e não quis abrir mão da altura na marcação (Brenner faz a primeira bola em todas as jogadas de bola parada dos adversários), mas eu não sei se é a melhor ideia. Infelizmente não temos outro atacante de área alto para fazer esta troca.

    Ainda temo pela falta de um lateral esquerdo melhor, mesmo Gilson tendo jogado razoavelmente bem, pois precisamos de pelo menos um "reserva" no mesmo nível. E sinto falta de um zagueiro mais experiente, mesmo que seja para o banco, diria que um substituto para o Emerson Silva.

    Com essas duas peças, a vinda do contestado Kieza (o segundo 9 que comentei), e a vinda de Roni ou Aguirre, acho que o time fica bem melhor que o do ano passado.

    O importante é rodar o elenco no Carioca e passar bem pelas primeiras fases da Copa do Brasil e Sulamericana. E isto ainda não está claro se ocorrerá.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá, amigos!

    Olha Luiz, eu falei de não termos Bruno Silva e Airton jogando com qualidade sim, mas com a forma sucinta com que montamos textos no blog, não temos como discorrer sobre tudo em detalhes.

    Concordo com vc e isto é a realidade...Vitor era um bom esforçado, Bruno era frequentemente vaiado antes da Libertadores e o bom Airton é um bichado. Estavam apenas jogando bem num momento em que o esquema de jogo os favorecia. No final do ano, todos mostraram o pouco futebol naquela queda do elenco e Airton sumiu, como vai sumir no Flu - passou a jogar bem e o físico não aguentou).

    No mais, Henrique e Luiz, concordando com o que saiu no Sportv, o futebol brasileiro inteiro tá uma draga. Dos sem grana (Botafogo), aos perigosamente endividados (Cruzeiro) e até àqueles a quem as maracutaias públicas entopem de dinheiro, mas este dinheiro, confrontado com o poderio financeiro europeu, só dá para trazer mais dragas.

    E é neste marasmo que vamos tentar ver se o nosso time consegue alguma coisa.

    Paret.

    ResponderExcluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG