Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

4 de fev. de 2017

CARIOCA - RESERVAS PARA RECUPERAR



BOTAFOGO 2 X 1 MACAÉ

Antes tarde do que nunca!

Amigos!

Depois de várias e várias situações da vida, aqui estou eu, de volta ao BLOG, de volta à nossa casa, ao Niltão.

Tive  prazer de ir o jogo, com meu filho mais novo, conhecer a lindeza que nosso estádio ficou, e de me reencontrar pessoalmente com Paret.

Como é uma postagem atrasada, vou me valer, sem pudor, de todas as vantagens que isso permite. Já vamos completar uma semana do jogo, já nos classificamos na Libertadores, e já sabemos que o próximo adversário é o Olímpia.

Então começo explicando ao nobre amigo Luiz o título que eu escolhi... e que deu errado dando certo: tinha duplo sentido. Era para os reservas recuperarem a situação no Carioca e a confiança, e apesar da vitória não foi bem isso que vimos. Mas também era para recuperar fisicamente s titulares para o jogo de quarta, este sim importante. Também não deu muito certo, pela ausência do Camilo, mas funcionou considerando a classificação.

O subtítulo, escolhido agora, também tem múltiplos sentidos: antes tarde a postagem, antes o gol da vitória, antes tarde a classificação, antes tarde o campeonato...

Este jogo serviu para vermos que alguns jogadores tem no máximo vontade, outros estão sem vontade, e alguns podem compor nosso elenco, que precisará sim desse revezamento. Lindoso e Guilherme foram muito bem e tiveram seu espaço na Libertadores.

Marcinho atuou bem na lateral direita, e pode pressionar o Jonas, e mais lá na frente até ao Luiz Ricardo.

Gustavo Bochecha foi a tristeza do jogo, contusão séria, e nem  foi possível avaliar nosso jovem e promissor volante. E agora devem ser 6 meses parado. 6 meses, guardem este prazo.

Na zaga  Igor Rabelo não mostrou muito. Quero ver mais esse jogador. Renan Fonseca lentamente vai recuperando o ritmo e a forma que  fizeram útil na série B. Não podemos esperar mais do que isso dele, mas isso será necessário e útil.

Matheus Fernandes parece ser um bom segundo volante/meia/homem que vem de trás. Alternou boas jogadas com algumas besteiras e perda de foco.

Leandrinho e Dudu Cearense lideraram  meio de campo. Quase toda bola passava pelos pés de Dudu. Mas era isso que se esperava deles, e mais um pouco. A perda de ritmo do time, pela falta de vontade de aumentar o placar e se impor no jogo, deve ser colocada bastante na conta deles. Depois de sofrer o empate o time partiu para cima, mostrando que querendo pode mais. E porque não quer? Porque o conformismo com a reserva, com o Time B, com os jogos secundários? Guilherme mostrou que isso é inaceitável, acreditou na bola perdida, literalmente perdida porque ele não conseguiu impedir que ela saísse, e antes tarde do que nunca, daquela bola da linha de fundo que viajaria para a cabeça do Vinícius Tanque, ela foi parar lá em Santiago, para ser tocada por Roger e colocada no fundo das redes por Pimpão. Nada é de graça.

Temos campeonato carioca pela frente, jogo contra  Flamengo, que terá que ser com reservas u misto, para recuperar nossos jogadores para quarta.

E daqui os seis meses, lá no segundo semestre, teremos Copa do Brasil, junto com Campeonato Brasileiro, e quem sabe até com Libertadores. Vamos precisar do Jefferson, do Luiz Ricardo, do Carli, do Bochecha, e de todos os "reservas" que mostrem muita vontade e alguma qualidade.

Minha aposta para 2017 é a Copa do Brasil. Já deixo avisado.

Abraços.

1 de fev. de 2017

COMEÇA A LIBERTADORES



Botafogo abre caminhada
na Libertadores/2017

BOTAFOGO x COLO COLO
À vitória!




PRÉ JOGO

- 11:00 - Time dá dica do mosaico a ser feito em homenagem a Nilton Santos: serão 20 mil peças em preto e branco.

- Até o horário acima indicado, ainda não se sabia se Renan Fonseca ou o menino Marcelo iriam substituir Joel Carli, ainda em recuperação de contusão.
________________________________________

E fomos mesmo de Marcelo na zaga - para a nossa felicidade.

Vou ser suscinto. Comecei o jogo olhando aquele primeiro tempo ali da Leste superior (ééé..voltei ao meu habitat de 2008) e tirando a seguinte conclusão: temos um meio de campo muito bom e o que temos agora é que montar um ataque de respeito, já que com o Pimpão segundona e o Roger "El Tanque" não vai dar Roger "El Tanque" no que o hermano tinha de pior). Mas na volta para a segunda etapa, a conclusão chegou a um ponto temerário, o de que temos, na verdade, um jogador de meio de campo valiosíssimo (Airton) e dois outros dos quais vou falar abaixo.

Camilo - definitivamente, depois de descoberto, sucumbiu às marcações dos adversários. Até consegue proteger bem a bola mas o passe já não sai com muita qualidade. É por causa da pré-temporada? Pode até ser mas receio que não o seja, já que ele arrebentou na chegada sem tê-la feito.

Montillo - o receio maior é o de que estejamos com o Montillo do Santos e não o  daquele ótimo ano do Cruzeiro. Também quero estar enganado - a conferir.

Então meus amigos, é muito cedo para conclusões deste tipo mas para esta pré Libertadores, infelizmente, tem o pior, aquele gol tomado no início do segundo tempo. Temo que, sem o Airton, não consigamos suportar a pressão do jogo no Chile. Vai valer então como mais uma experiência e uma bela lição, a de que se o time sai com 2x0, na volta, tem que fechar o meio e não colocar um meia atacante (João Paulo).

São as minhas impressões deste jogo e com mais um adendo: que os homens do clube tomem muito cuidado com o Marcelo. Não o queimem como fizeram com o Luis Henrique. Ele foi ontem o nosso melhor jogador em campo, após a saída do Airton.

O acesso ao blog não é recomentado com o navegador Internet Explorer.

Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG