Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

15 de jun. de 2015

ZONA DE CONFORTO - SELEÇÃO



O jogo foi ontem mas o assunto vai ser o mote da questão, não só na seleção como também no Botafogo: a tal 'Zona de Conforto'.

Hoje, no globoesporte.com, o técnico da seleção feminina de futebol avalia o risco de as meninas dormirem na tal zona de conforto, pegando adversárias mais fracas mas podendo ter dificuldades quando o funil apertar. Pois menos por isto do que propriamente pelos adversários, contando a dificuldade que tivemos para impor o nosso jogo contra o atrevido toque de bola peruano, a seleção brasileira não pode achar que o jogo contra a Colômbia está resolvido. Ninguém garante, após a inesperada derrota por 1x0 para a Venezuela, que o time do James Rodriguez vá vir com medo ou sem saber como jogar. É evidente que entrarão em campo com os nervos ainda abalados mas bastará um vacilo do hoje inconsistente sistema defensivo brasileiro para que eles encaixem uma boa jogada e dificultem o jogo inteiro.

Já quanto à 'Neymardependência' tão alardeada pela mídia, ponho na conta de treinadores que escalam mal e não conseguem fazer um grupo com os bons jogadores que ainda temos. O toque de bola do nosso time ontem, com a tranquilidade advinda pelo gol de empate bem rápido, mostrou que tem gente qualificada ali. Enfim, o treinador é ele. Bolas fora apenas este tal de William (bom jogador mas com idéias de que é Pelé), aquele tal de Fred (amigo do homem - horroroso), Davi Luis, que é bom mas precisa de um banco para reciclar e só. Gostei de todos os outros jogadores.


Ainda a Zona de Corforto.

Imagem - Lancenet


O Renê Simões, ante a falta de gente qualificada e barata no mercado, vai mesmo partir para apostar na base: um bom trunfo mas que tem que ser estudado com calma, para não queimar etapas de forma perigosa.

Hoje eu apostaria apenas no bom Luis Henrique, o atacante dos 14 gols em 10 jogos na CB sub 17. Quanto aos demais, são bons para banco mas somente para ir entrando em jogos resolvidos. Nada de apressar a escalação de garotos que não tenham o psicológico ainda tão formado quanto outros, como os exemplos do Gabriel e do Vitinho, este último, é bom que nos lembremos, salvo pela cabeça tranquila do Seedorf, pois demorou a 'dar em bola' no time de cima. 

Zona de conforto? Claro que sim.

O time vai ser um dos últimos a jogar nesta rodada (a oitava) mas mesmo com o segundo e o terceiro colocados se enfrentando amanhã, pode continuar líder sem jogar e ainda com mais pontos. Isto é bom mas representa um perigo, haja vista a mania dos nossos atletas de dormir na sombra a cada vez que as coisas parecem fáceis. Olho vivo! 

Iremos acompanhar este jogo entre Náutico e Payssandu amanhã e depois, faremos uma postagem sobre o resultado e com o pré-jogo da seleção.

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

13 comentários:

  1. Realmente Paret,

    Temos que tomar muito cuidado com esta zona de conforto. Se ela chegar, veremos de cara a primeira derrota nesta série B, algo que pode acontecer, e é natural que aconteça, mas que não pode ser digerido com facilidade.

    Sobre podermos continuar líder mesmo sem jogar, só perdemos a liderança se o áutico conseguir retumbante goleada no Paysandu, algo realmente improvável. Um empate é o resultado que desejamos, para vencermos em casa e então abrirmos 5 pontos para o segundo.

    Temos que ter raciocínio de Maratona. Uma prova de maratona você pode perder com um erro em qualquer dos 42 quilômetros, mas só vence no quilômetro final. São 38 rodadas, tem que ter seriedade em todas elas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. Invicto até o fim é impossível, haja vista os altos e baixos do elenco.

      Mas veja Henrique e vejam todos, como este garoto promete.

      http://www.falaglorioso.com.br/noticias-gloriosas/olho-nele-joia-do-bota-luis-henrique-comeca-a-treinar-no-elenco-principal/

      Mal foi à seleção, mal fez os primeiros jogos e já deixou a sua marca - 5 gols em 4 jogos.

      Tomara que não se atrapalhe com o elenco principal. Já está treinando entre os titulares.

      Paret.

      Excluir
    2. É, e ainda teve a volta do Octávio que será observado. Tomara que tenha ganho experiência na passagem pela Europa. Para que só jogou com jovens, mas mesmo assim se aprende muito. O garoto era bom mas inconstante e afobado.. Pode ajudar a compor.

      Abraços.

      Excluir
  2. Parabens pelo Blog, muito maneiro !!

    Se não for pedir muito entrem e confira o meu Blog. Saudações alvinegras!!

    http://fogaodomeucoracao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí amigo Paulo, tudo bem? Obrigado pela visita.

      Fui ao seu blog e tentei deixar comentário mas não consegui. Até fiz login com a minha conta mas na hora de confirmar o comentário nada ocorreu.

      Aqui entre nós, será um grande prazer se você fizer cadastro de seguidor no box ao lado. Volte sempre que puder e tente esclarecer o ocorrido no 'fogaodomeucoraçao' pois gostamos muito de trocar idéias.

      Paret.

      Excluir
  3. Boa noite,

    O jogo contra o Macaé não mais será realizado em Brasília, já que o acordo de quem estava interagindo com o Macaé para levar o jogo para lá não cumpriu o acordo no prazo estabelecido. A partida será mesmo em Macaé.

    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto saiu truncado, mas dá para entender...rsrs

      Excluir
    2. Sim Cadré. Uma pena este jogo ter voltado para o Moacyrzão, já que na minha opinião, jogaríamos "em casa" se fosse em Brasília.

      Paret.

      Excluir
  4. Amigos, o 7x1 tratou-se apenas de um caso estranho, um "dois toques" de titulares com reservas desinteressados do outro lado.

    Táticas mirabolantes deixemos para eles que precisam. A verdadeira essência do nosso futebol tá viva e surgiu ontem num pequeno estádio na Nova Zelândia..

    Brasil 5x0 Senegal (com cara de 9x3).

    Quem puder, pegue o vídeo completo no youtube e assista ao primeiro tempo (4x0). Vale a pena. Dá para voltar no tempo, Luiz.

    Paret.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

    Meu grande Paret, não assisti ao jogo pois era muito tarde e velho dorme cedo, mal deu para assistir Argentina e Uruguai, por sinal muito bom.

    Voltar no tempo, será? Nós que assistimos o verdadeiro futebol brasileiro, não esta caricatura de hoje, vendo esta cambada de pernas de pau fazendo não sei o que em campo ganhando verdadeiras fortunas, quando vemos numa seleção brasileira apenas um jogador tentando mostrar alguma coisa enquanto o resto não serve para nada, fica difícil analisar futebol desta forma. Para vc ter uma ideia do nível de hoje, Lucio Flávio e Kleber são contratados pelo Coritiba como salvadores da pátria, PODE? Hoje, jogadores que fizeram alguma coisa um dia, seguindo aquele ditado que diz que em terra de cego quem tem um olho é rei, vivem do nome, pois futebol que é bom neca.

    Uma seleção brasileira onde apenas um jogador se sobressai, pois o resto não é de nada, quer ganhar o quê?

    Quanto aos 7x1 meu caro, posso dizer que fiz parte de uma minoria que jamais quis a Copa do Mundo no Brasil, por várias razões, primeiro pelo roubo desenfreado que foi a construção de estádios onde sequer têm futebol adequado para ocupa-los, e em segundo porque desde o início a Tv Globo atrás do dinheiro que iria ganhar, incutiu na cabeça do povo menos esclarecido e principalmente na cabeça dos jogadores de que a Copa seria uma barbada, e deu no que deu. Eles deram muita sorte de a Copa ter sido no ano passado, pois se fosse neste ano o prejuízo seria enorme, pois está todo mundo com a corda no pescoço.

    Portanto meu caro, tenho minhas dúvidas se ainda vamos ver o passado em campo. Enquanto jogador de futebol pensar primeiro no dinheiro e depois no clube que lhe está pagando; enquanto a Rede Nojo mandar no futebol; enquanto vc assistir um time que a dois meses estava disputando um torneio para não cair para segunda divisão do Campeonato Paranaense(Atlético-PR) e até domingo passado era líder do Brasileiro, acho muito difícil voltarmos há algum passado. E para ilustrar este meu pensamento, quem assistiu a final da Champions Ligue e viu o jogador do Barcelona Xavi(acho que é assim que se escreve) se aposentando do futebol ao ganhar o título saiu correndo pelo gramado cantando o hino do clube algo inédito em todo a minha vida de futebol, ai sim eu acreditaria na volta do futebol brasileiro, do jeito que está meu caro sinto muito mas não acredito não.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo o seu ponto de vista Luiz. E entendo porque os garotos realmente saem da base para o ôba-ôba dos empresários e dos direitos de imagem, da pose e do estrelismo.

      O que falei foi que um time sub20 já com vários atletas rodados (temos um titular que está no Real Madri e ainda um outro em time grande europeu), deu uma aula de tática brasileira, não esta superior européia.

      Tática brasileira - um 4-4-2 simples, com marcação forte sem dar pancada, dando tôco para não deixar o adversário driblar e na hora da condução da bola, ter paciência para ir à frente na hora certa (ah se o Felipão fosse humilde e não tivesse esquecido isso).

      Os nossos garotos davam 2 dribles e imediatamente a bola saía como mágica para os pés do companheiro. Este, por vezes, devolvia de primeira e assim, de tabelinha em tabelinha, os atônitos senegaleses iam sendo envolvidos.

      Pegue o vídeo no youtube Luiz. Veja como foi o primeiro tempo (4x0). No segundo, apenas tocamos a bola mas ainda assim, várias tabelas bem feitas foram formadas. A do quinto gol foi uma pintura.

      Uma pena que chegam aos times de cima e se perdem na mesmície dos esquemas táticos.

      Outro timaço que vi em matéria de garoto bom foi o sub 17 do Vitória, que nos derrotou na final da Copa do Brasil da modalidade aqui na Arena Nilton Santos. Só garoto talentoso. Uma pena mesmo não subirem com este elã.

      Paret.

      Excluir
  6. Bom dia meus caríssimos Botafoguenses.

    Alguém aqui é pitonisa, mãe Diná ou coisa parecida.

    Comentamos aqui ontem à tarde sobre oi futebol brasileiro, e o que vimos à noite foi exatamente o que estamos falando desde quando ganhamos a Copa das Confederações em 2013: O futebol brasileiro nos moldes em que se encontra está fadado ao fracasso total.

    Vamos analisar(vai ser grande) por partes para ficar mais fácil de ser entendido (esta é a minha opinião, e por enquanto é o que está acontecendo). Todos tem o direito de discordar.

    1. Meus caros desde quando Dunga tem, gabarito suficiente e é técnico principalmente de seleção brasileira? Temos técnicos no Brasil consagrados por títulos que poucos tem, citemos alguns: Abel Braga, Tite, Luxemburgo(tenho horror deste cara), Murici, Cuca e outros menos votados mais com currículo invejável. Agora o que o Dunga ganhou até hoje, se não me engano o Campeonato Gaúcho que se limita a Inter e Grêmio, o resto é só para compor o campeonato.

    2. Douglas Rocha, Firmino, Felipe Coutinho, Felipe Luiz, Fred, Fernandinho, David Luiz, Thiago Silva, e tem alguns na reserva que eu nunca ouvi falar, não sei de onde veio e muito menos aonde vai. Esses sinceramente são jogadores de Seleção Brasileira? Tem gabarito para vestir aquela camisa? FALA SÉRIO. Fico com pena do Jefferson e do Neymar que não merecem estes companheiros. Com uma cambada destas de pernas de pau, vc abdica de chamar um Kaka, um Renato Augusto que come a bola no Corinthians e outros, é pra caba, até o Bill é melhor do que este tal de Firmino.

    3. Quem não sabe, talvez a minha netinha que tem 2 anos não saiba, que um time que se limita a um jogador, é só marca-lo devidamente para o resto ficar sem saber o que fazer, foi isso ou não o que aconteceu ontem? E o travestido de técnico em vez de colocar o Robinho para pelo menos dividir a qualidade técnica com o Neymar, coloca Felipe Coutinho. Levou o Robinho para que, para quando estiver ganhando de 4 ou 5 a zero colocá-lo para valorizar o seu passe e facilitar a sua renovação com o Santos? Não que ele seria a solução, mas pela bagagem e pelo nível técnico poderia ajudar a tirar um pouco a marcação em cima do Neymar ou quem sabe até fazer um gol salvador.

    4. Fica difícil ter esperança de alguma coisa neste estado de coisas, tomamos de 7 x 1 da Alemanha e infelizmente não aprendemos nada, continua-se a navegar nos mesmos moldes anteriores, ou seja, muda as moscas mas a merda continua a mesma. O intuito é sempre o mesmo ganhar dinheiro enquanto se pode, o futebol a deixa pra lá, o meu está garantido, ou alguém tem dúvidas de que um jogador ganhando 3,5 milhões por mês vai dar seu sangue pela seleção ou pelo clube europeu que lhe paga?

    Portanto meus amigos, este é o retrato do futebol brasileiro, não porque perdeu ontem o jogo e a cabeça, mas porque os erros são tão claros que só cego não enxerga. E estes erros vem de cima e refletem exatamente nos jogadores que não tem nenhum gabarito para vestir a camisa da seleção brasileira, ou se tem são ridiculamente mal dirigidos por um senhor que foi péssimo jogador, e continua sendo péssimo agora como "técnico".

    Era o que tinha a dizer, desculpem pelo tamanho do comentário, mas este BLOG nos dá a oportunidade de botar para fora toda esta porcaria e imundice que reina no futebol de hoje.

    Um abraço a todos e amanhã tem realmente o que nos interessa, o Botafogo de Futebol e Regatas.

    ResponderExcluir
  7. Excelente Luiz.

    Vai virar postagem.

    Paret.

    ResponderExcluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG