Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

10 de mar. de 2015

ENGENHÃO-SOLUÇÃO OU AMEAÇA?

Revista Veja noticia acordo
com a Rede Record (leiam aqui)


Olá amigos.

Ontem, 9/3, meio que como uma bomba, mesmo que ainda em fase de pré-detonação, o Botafogo anunciou que encaminhou proposta à Rede Record com vistas a usar a marca da emissora no naming rights do estádio, à coisa de 15 milhões/ano. Nos comentários da postagem anterior, opiniões já foram dadas apontando na direção de ser este um movimento do clube, no tabuleiro de xadrez do jogo 'jogado' pela emissora que manda, formando assim opinião própria mas, principalmente, batendo pé na crítica à má distribuição da renda aos clubes de futebol feita pela dona dos direitos de transmissão no país.

O jogo é pesado e tem que ter cacife alto para bancá-lo. Aguardemos o desenrolar dos acontecimentos.

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

10 comentários:

  1. Paret, um detalhe sobre essa questão que surgiu ontem sobre uma possível negociação com a tv Record referente a naming rights:

    - hoje foi publicada pela FERJ alteração de nosso jogo na 11ª rodada, contra a Cabofriense, em Macaé. Programado para sábado, dia 21/03, o jogo passou para domingo, 22/03, às 16h, a pedido da tv, segundo a FERJ. O jogo do Fluminense que seria domingo passou para sábado;

    - nosso jogo de amanhã, no Niltão, contra o Tigres, terá transmissão do Sportv.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será um começo de reação? Como o Paret colocou, é um jogo de xadrez, só que em um tabuleiro de vários lados.

      Vamos acompanhar de perto, pois muita coisa vai acontecer.

      Abraços.

      Excluir
    2. A sensação foi que sim, Henrique. Me fiz a mesma pergunta quando li, assim como outros alvinegros via twitter.
      Vamos aguardar o desenrolar dos fatos.

      Excluir

    3. Pois é meus amigos: xadrez puro e genuíno.

      A emissora que manda pode sim retaliar, via comissão de arbitragem. Já houve de 2013 para cá a asfixia financeira com todas aquelas medidas (a do Engenhão a mais desonesta, de longe) só que ali, Maurício Assumpção tratou de dar a sua pisada na bola também.

      Só que neste caso, eles (os que mandam) ficam também de pés atados sem saber direito o que fazer caso este acordo venha a ser fechado. O Botafogo não está descumprindo o contrato assinado para as transmissões, não está comentendo qualquer ato ilícito e assim, o que deve doer neles é mesmo a licitação vencida em 2007 para a posse do Engenhão (vamos combinar, definitiva né? Quem, a partir de 2032, poderá tirá-lo do clube?).

      Vejam vocês como são as coisas. Um equipamento que até foi motivo de prejuízos até 2011, hoje vem a ser uma grande tábua de salvação para o clube no sentido de lhe dar algum poder de barganhar.

      De bom, nesta mudança para transmissão no domingo/16 horas, o fato de o clube poder mais uma vez faturar através deste magnífico contrato pontual de merchandising, mesmo sendo jogo contra pequeno.

      Paret.

      Excluir
    4. Pois é, mas me preocupa muito. Porque esta mudança? Algo já teria sido negociado? Porque "adoçar" a boca do clube agora, ou será que já conseguiram alguma garantia?

      É aquele tipod e assunto complicado de entender, mas com certeza a fraqueza momentênea da Globo pode nos ser bastante útil.

      Abraços.

      Excluir
  2. Boa tarde meus caríssimos Botafoguenses.

    Mesmo sem estar a par dessa negociação com a Record, me deixa apreensivo o fato de o Botafogo estar isolado nesta pretensão.

    Acho que se houvesse mais alguém junto(Vasco ou Flu) a coisa seria mais firme. Tenho medo de estar a diretoria dando um tiro no pé com esta decisão. Na acepção da palavra: jogando merda no ventilador.

    Mas, como paciência e caldo de galinha não faz mal algum vamos aguardar o que vem por ai.

    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  3. Meu caro amigo Paret, comprar briga com a Globo sozinho, nunca foi um bom negócio para ninguém. Temos vários exemplos de que não deram certo.

    Se naquela época tínhamos um grupo de clubes, capitaneado pelo SP e todos meteram o galho dentro, fica preocupado só o Botafogo metido nisto. Mas enfim, é pagar para ver.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Luiz.

      A cartada do Botafogo foi genial e já provocou reações - a emissora vai menguitar hoje à noite, talvez pelo décimo jogo seguido mas já mudou a programação a partir deste fim de semana. Descobriu que com time inferior, damos muito mais audiência do que o Flu e nos colocou na grade para o dia 23/3 (domingo após este próximo).

      E o momento é propício pois ela tá terminando uma novela boa e não deve conseguir emendar outra do mesmo nível no lugar, a audiência tá fazendo água feito um Titanic e isto representa um rombo nos cofres deles.

      Cito um exemplo - quando fizeram Avenida Brasil, o último capítulo foi negociado com os grandes à parte e o valor por 30 segundos dobrou. Fiquei vendo com meu filho e fiz as contas dos 6 intervalos comerciais - A emissora ganhou mais de 30 milhões de reais em 2 horas e meia.

      Se o programa, em via inversa, começar a perder para o Gugu e as aberrações das outras emissoras, dobrar nem pensar. O mercado reduz e o dinheiro migra para Gugu e assemelhados. É uma situação direta, receita proporcional à venda feita no vídeo.

      O problema da retaliação é que ela sempre vem e aí, o clube tem que estar forte e organizado.

      Paret.

      Excluir
    2. O seu último parágrafo diz tudo. Este é o receio.

      Excluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG